???global.info.a_carregar???
Audria Albuquerque Leal. Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2011/07/26 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É Pós-doutorado no(a) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística. Possui 2 capítulo(s) de livros. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Avaliação; Texto multimodal; prática profissional; boas práticas linguístico-textuais; Ensino; Interacionismo sociodiscursivo; Modelo didático de gênero; Gênero textual cartoon; Género textual; Cartoon; ensino de Português; língua materna; trabalho com a gramática; Portugal; Brasil; análise crítico-comparativa; Semiótica Social e Interacionismo Sociodiscursivo; Tipos de discurso; Gênero textual; Temporalidade; multimodality; text genre; social semiotics and argumentation; Ensino de Língua Portuguesa; Gramática; Ensino de Gramática; Ensino no Brasil; Ensino em Portugal; discurso mediático; multimodalidade; género textual; texto multimodal; plano de texto; organizadores textuais; comentário; Multimodality; Text genre; journalistic text; portuguese press; brazilian press; semiotic; Semiótica Social; Gênero Textual; multimodal text, types of discourse, textual genre, temporality, social semiotics and socio-discursive interactionism; text; genre; Social semiotics; Socio-discursive interactionism; escrita académica; interacionismo sociodiscursivo; Multimodalidade; Multiliteracia; Literacia; Linguagem não verbal; Multiliteracy; Learning; Non-verbal language; Theme-rheme; Systemic-functional linguistics; Interpretive process; reportagem; Brasil e Portugal; gramática do design visual; Instrumento didático; leitura; semiótica social; comentários; texto jornalístico; mecanismos enunciativos; processos de coesão e conexão; Atividades de vocabulário; Livros didáticos de língua portuguesa; Práticas sociais; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Audria Albuquerque Leal

Nomes de citação

  • Leal, Audria
  • Leal, Audria Albuquerque

Identificadores de autor

Ciência ID
4A1F-E3A9-3BCE
ORCID iD
0000-0002-7190-2234

Endereços de correio eletrónico

  • audrialeal@fcsh.unl.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2011/07/26
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Teoria do Texto
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Organização Textual do Género Textual Castoon: Aspectos Linguísticos e Condicionamentos Não Linguísticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011
Concluído
Curso de Doutoramento em Linguística, especialidade em Teoria do Texto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Organização Textual do Gênero Cartoon: aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade com Muito Bom e com Disti
2002
Concluído
Master's in Linguistics / Mestrado em Linguísitica (Master)
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
"Exercícios de Vocabulário: O léxico no Livro Didático" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Pass / Aprovada
2000
Concluído
Undergraduate in (Arts) Letters / Licenciatura em Letras (Licence)
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
"Análise dos exercícios de vocabulário em livro didático: uma perspectiva longitudinal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Coenficiente de rendimento escolar: 8,06 (escala d
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10/01 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/01/02 - 2004/06/20 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10/01 - Atual Gênero Reportagem em Portugal e no Brasil: modos de funcionalidade do texto multimodal.
SFRH/BPD/111234/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
2007/09 - 2011/09 A organização textual do gênero cartoon: aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos
SFRH / BD / 36338 / 2007
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "O poder na reportagem:". 2018.
  2. Gomes, Andréia; Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Brasil e Portugal:". 2018.
  3. Leal, Audria Albuquerque; Teixeira, Carla; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "A multimodalidade na escrita académica". 2018.
  4. Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde Alves; Leal, Audria Albuquerque; Jorge, Noémia de Oliveira; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Organizadores textuais e plano de texto". 2017.
  5. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "A organização discursiva em reportagens no Brasil e em Portugal". 2017.
  6. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "O percurso de leitura no género reportagem". 2017.
  7. Leal, Audria Albuquerque; Marques, Isabelle Simões; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "A construção da emotização na atividade jornalística". 2017.
  8. Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza; Teixeira, Carla; Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS). "Multimodalité dans les medias lusophones". 2016.
  9. Leal, Audria Albuquerque; Teixeira, Carla; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Texto e gramática na mídia publicitária". 2015.
Artigo em revista
  1. Leal, Audria; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde. "O discurso de uma professora sobre a atividade prescritiva: significações sobre o trabalho de ensino e de aprendizagem do português/domínio da leitura". ReVEL 18 17 (2020): 315-342. http://www.revel.inf.br/files/7ca1c0bb367b66f984828320a0cbf76b.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Leal, Audria Albuquerque; Gonçalves, Matilde. "Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura". Linha D'Água 33 2 (2020): 39-68. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
  3. Leal, Audria; Sandra Patrícia Ataíde Ferreira. "O trabalho do professor e as prescrições do domínio da leitura nas AE em Portugal". International Journal of Developmental and Educational Psychology. PSICOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN Y SABERES ORIGINARIOS INFAD Revista de Psicología. 1 1 (2019): 293-308.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Leal, Audria; Clara Nunes Correia. "Leituras da Moda: a construção de um objeto". In MODAS, MODOS, MANEIRAS, editado por Maria Augusta Babo e Jorge Lozano, 75-90. Lisboa, Portugal: IC Nova, 2019.
    Publicado
  2. Leal, Audria; Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Teixeira dos Santos (501F-7AFD-E034). "A multimodalidade na escrita académica". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção, editado por Fausto Caels, Luís Filipe Barbeiro e Joana Vieira Santos, 287-311. Coimbra e Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  3. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Multimodalidade e Multiliteracia". NOVA FCSH - CLUNL, 2018.
  4. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "A Infra-estrutura do Texto Multimodal". Mercado das Letras, 2016.
Tese / Dissertação
  1. Leal, Audria Albuquerque. "A organização textual do género "cartoon": aspectos linguísticos e condicionantes não-linguísticos". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6646.
  2. LEAL, Audria Albuquerque. "Exercícios de vocabulário : o léxico no livro didático". Mestrado, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7907.

Outros

Outra produção
  1. Multimodalidade e Argumentação no Género Reportagem. This paper aims to study the role of the visual in the argumentation used in the genre news report. For this purpose, we look at two texts of this genre from the Portuguese magazine Visão. Our analysis is based on the theoretical assumptions of Social Semiotics, including the methodological framework of the Grammar of Visual Design. In fact, the present paper seeks to consider the role of the non-. 2018. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). http://hdl.handle.net/10362/64657.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.133
  2. Multimodality and Argumentation on the genre reportage. This paper aims to study the role of visual in the argumentation of the genre Reportage the semiotics representations in the genre News Report. For this, we analyze two text of this genre from Portuguese magazine Visão. For this analysis we follow the theoretical proposals The Social Semiotics, including the methodological framework of The Grammar of Visual Design. In fact, as we indicated, the pr. 2018. Leal, Audria Albuquerque. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/133.
  3. As representações semióticas no gênero. This paper aims to study the semiotics representations of the News Report genre. Thereunto, it analyzes two texts of this text genre of two Portuguese magazines: Visão and Sábado. For this analysis it follows the theoretical proposals of the Socio-discursive Interactionism and The Social Semiotics, including the methodological framework of The Grammar of Visual Design. Therefore, the current paper. 2018. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). http://hdl.handle.net/10362/64254.
    https://doi.org/10.1590/1982-4017-180205-10717
  4. O ensino de gramática no Brasil e em Portugal. Este artigo realiza um panorama acerca do ensino de Português como língua materna no Brasil e em Portugal. Dá-se destaque ao trabalho com a gramática em sala de aula, sobretudo no ensino médio (ou secundário). Para isso, expõem-se os documentos que fundamentam, de modo geral, o ensino em ambos os países e, a seguir, aprofundam-se os princípios teórico-metodológicos que norteiam o trabalho com a gr. 2017. Gomes, Andréia; Leal, Audria Albuquerque; Souza, Sweder; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/36658.
    https://doi.org/10.14393/LL63-v33n2a2017-7
  5. O Modelo Didáctico do Gênero Cartoon. Este artigo apresenta as características do gênero textual cartoon e a adaptação dessas características para fins didáticos, mais especificamente, a elaboração de um modelo didático desse gênero. Nosso estudo baseia-se na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). A metodologia que utilizamos para a análise dos cartoons e para a elaboração do modelo didático integra os estudos do ISD, so. 2017. Leal, Audria Albuquerque; Silva-Hardmeyer, Carla; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). http://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2017-2/especial/.
  6. A construção da temporalidade no texto multimodal . Este artigo tem o objetivo de estudar a construção da categoria gramatical temporalidade no texto multimodal. Para isso, analisamos o gênero textual cartoon retirados de três jornais portugueses: Diário de Notícias, Publico e Correio da Manhã. Para esta análise, nós seguimos as propostas teóricas da Semiótica Social, do Interacionimo Sociodiscursivo e da Teoria Formal Enunciativa. Os resultados in. 2016. Leal, Audria Albuquerque; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/18243/13646.
  7. A CONSTRUÇÃO DA TEMPORALIDADE NO TEXTO MULTIMODAL. Este artigo tem o objetivo de estudar a construção da categoria gramatical temporalidade no texto multimodal. Para isso, analisamos o gênero textual cartoon retirados de três jornais portugueses: Diário de Notícias, Publico e Correio da Manhã. Para esta analise nos seguimos as propostas teóricas da Semiotica Social, do Interacionimo Sociodiscursivo e da TFE. Os resultados indicam que os significad. 2016. Leal, Audria. http://hdl.handle.net/10362/19415.
  8. A Análise Temática na Perspetiva Funcional. In this paper we present a proposal for a thematic analysis of a text on wine, produced within oenological and commercial activities. Althought we assume as epistemological and methodological framework the socio-discursive interactionism (SDI), the analysis is done on the basis of thematic analysis tools provided by systemic-functional linguistics (SFL), focusing specifically on the concepts of su. 2014. Leal, Audria Albuquerque; Jorge, Noémia de Oliveira; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). http://hdl.handle.net/10362/25193.
  9. Da aplicabilidade da noção de figura de acção. Análise de textos de autor. 2013. Leal, Audria; Teixeira, Carla. http://hdl.handle.net/10362/19448.
  10. Mecanismos de textualização e construção textual: para uma abordagem sócio­ discursiva do cartoon. Os textos, como resultados das atividades humanas, possuem na sua organização parâmetros que dependem do contexto situacional, estrutura e regras do sistema linguístico. Estes parâmetros são dependentes das decisões do produtor dos textos, entre as quais figuram a escolha do género e, consequentemente, da sua arquitetura interna. A partir desta ideia, Bronckart (1999) desenvolve um modelo de análi. 2013. Leal,Audria; Caldes,Ana. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672013000100007.
  11. La dynamicité de la langue dans des textes de différents genres. UID/LIN/03213/2013. 2009. Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano; Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza; Leal, Audria Albuquerque; Teixeira, Carla; Departamento de Linguística (DL); Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS). http://hdl.handle.net/10362/33103.
Distinções

Prémio

2014 Prêmio de Empreendedorismo FCSH/Nova - Melhores Planos de Negócios.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Banco Santander Portugal, Portugal
1997 Prêmio Iniciação à Docência, Pró reitoria de Graduação/UFPB
Universidade Federal da Paraíba, Brasil