Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Liane Teixeira de Castro Araújo
Nomes de citação
- Araújo, Catarina Liane
- Araújo, C.
- C . L. Araújo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4B14-40F5-687C
- ORCID iD
- 0000-0003-3930-7352
- Researcher Id
- N-9713-2015
Endereços de correio eletrónico
- claraujo@esev.ipv.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020 - 2023/09/30
Em curso
|
Mestrado em Utilização Educativa das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
|
2023/07/03 - 2023/07/28
Concluído
|
Curso Intensivo de Verão - Alemão (A1) (Outros)
Instituto Britânico de Braga, Portugal
|
|
2019/10/05 - 2020/07/07
Concluído
|
Curso de Especialização em Utilização Pedagógica das TIC (Diploma de especialização)
Especialização em Training and Certification System for ICT Skills for teachers
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
17 |
2012/10 - 2017/07/20
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Writing; Self-regulated Strategy Development; Information and Communication Technology
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita de textos Argumentativos de Opinião: O papel das Estratégias de Autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2009 - 2011
Concluído
|
Mestrado em Educação Especial com especialização em DAE (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um Estudo Quantitativo sobre o Uso de Estratégias de Autorregulação numa Turma
Inclusiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2005 - 2009
Concluído
|
Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12/07 - Atual | Investigador (Investigação) | Polytechnic Institute of Viseu - School of Education, Portugal |
Centre for Studies in Education and Innovation (CI&DEI), Portugal | ||
2018/02 - Atual | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/02 - 2020/09 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/01 - 2019/08 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/01 - 2016/12 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2011/02 - 2012/12 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/02 - 2012/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/01 - 2012/08 | Investigador (Investigação) | Ministério da Educação, Portugal |
2011/02 - 2012/06 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
2021/09/27 - 2022/07/30 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2020/12/17 - 2021/04/30 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/02 - 2012/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
2010/09 - 2010/10 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
2009/09 - 2010/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | FutureKids - Delegação de Braga, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11 - Atual | Trainer | Instituto CRIAP, Portugal |
Instituto CRIAP, Portugal | ||
2011/01 - Atual | Técnico Especialista (Técnica) | Clínica do Desenvolvimento - MIM, Portugal |
2017/01 - 2019/09 | Técnico Especialista (Técnica) | LUSOINFO, Portugal |
2009/05 - 2009/06 | Outra Situação (Técnica) | Psiquilíbrios - Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/10 - 2017/01 | "Dificuldades de Aprendizagem Específicas na escrita de textos argumentativos de opinião: O papel das estratégias de autorregulação
no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação"
SFRH/BD/86175/2012
SFRH / BD / 86175 / 2012
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2023/02/28 | projeto Skills Boost
Bolseiro de Investigação
|
Concluído
|
2022/12 - 2023/02 | Projeto +InIPCA: mais sucesso| mais inclusão| mais inovação| mais diversidade| mais pluralidade ["+InIPCA Project: more success|more
inclusion|more innovation|more diversity|more plurality"]]
POCH-02-53I2-FSE-000038
Investigador
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
Concluído
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | Laboratório de Tecnologias e aprendizagem de programação e robótica no Pré-escolar e 1ª Ciclo de Ensino Básico
PTDC/CED-EDG/28710/2017
Universidade Aberta, Portugal
Universidade do Minho, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/02/21 - 2020/08/20 | Projeto KIT@ - Media competence training for professionals in daycare centers and relevant institutions in rural areas of
Europe
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Union
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | EARLY - Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children (2021-2024) - ERASMUS + Project
KA220-HED-11DCFB02
Outra
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/02 - Atual | Associação Arca Comum
Sem código
Secretária do conselho Fiscal
|
Desativado
|
2022 - Atual | Writing in Higher Education - Case studies
Without Code
Outra
|
Não financiado
|
2017/11/09 - Atual | KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré- Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal
Investigador
University of Minho - Institute of Education, Portugal
|
Em curso
|
2022/09 - 2025 | Comunidade Permane(cer)
Awaiting code assignment
Outra
|
Não financiado
|
2022/09 - 2024 | Media literacy practices in kindergartens in Portugal
Waiting for a code
Investigador
|
Não financiado
|
2013/02 - 2015/01 | Comenius Network - The voice of the European Teachers
526613-LLP-1-2012-1-NL-COMENIU
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Em curso
|
2010/01 - 2012/08 | Projecto Pigafetta - Projecto de Investigação sobre a Utilização Educativa do Computador Magalhães no 1.º ciclo no Norte de
Portugal
2009/057F/GEPE/ABS
Ministério da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2011 | The effects of socioeconomic status and multilingualism on children´s cognitive development"
CO09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX.
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Outros
Outra produção |
|
Técnica de investigação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/16 | Inovação Pedagógica e Tecnológica – Ouvir futuros professores | TIC@PORTUGAL'23 - XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC SOBRE
Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa)
|
2023/07/16 | Que projeto é o teu? - Investigação em Educação Artística e Tecnológica | TIC@PORTUGAL'23 - XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC |
2022/11/28 | Ensino Remoto de emergência na educação pré-escolar em Portugal: perspetivas sobre dificuldades experenciadas e implicações futuras | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2022/11/26 | Ensino remoto de emergência na educação pré-escolar em Portugal: perspetivas sobre dificuldades experienciadas e implicações futuras |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2022/11/08 | RELATIONSHIPS BETWEEN ROBOTICS, PROGRAMMING AND NARRATIVES IN PRE-SCHOOL AND PRIMARY EDUCATION | 15th International Conference of Education, Reseach and Innovation
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
2022/11/07 | BUILDING ACTIVE CITIZENS - STRATEGIES AND PRACTICES OF EDUCATION FOR CITIZENSHIP: TRAINING EXPERIENCES OF PRE-SCHOOL AND PRIMARY TEACHERS | 15th International Conference of Education, Reseach and Innovation
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
2022/11/07 | Building Active Citizens - Strategies and Practices of Education for Citizenhip: training Experiences of Pre-school and Primary Teachers | ICERI 2002 (15th Annual Internacional Conference of Education, Research and Innovation
(Sevillha, Espanha)
|
2022/11 | Relationships berween robotics, programming and narratives in pre-school and primary education | ICERI 2022 (15th annual Internacional Conference of Education, Reseach and Innovation
IATED (Seville, Espanha)
|
2022/10/12 | Media Literacy in Early Education: European Policies and Curricular Differentiation | Conference of the International Council for Educational Media (ICEM) 22
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém)
|
2022/10/12 | Dilemma: Do they write with or without the use of ICT? - Students' perceptions | Conference of the International Council for Educational Media (ICEM) 22
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém)
|
2022/09/06 | Writing Practices in Elementary School: A Case Study in Portugal | ECER PLUS 22
Yerevan (Yerevan)
|
2022/05/06 | Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formação | 6th International Conference on Teacher Education - UNCERTAINTIES AND CHALLENGES IN EDUCATIONAL RESEARCH
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/03/30 | Apoyar la inclusión con literatura sobre programación, robótica y pensamiento computacional en el contexto de la enseñanza preescolar |
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
2022/03/03 | Strategies and practices of education for citizenship: training experiences of kindergarten teachers and teachers in the northern region of Portugal. | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/02/18 | Pensamento Computacional, Programação, Robótica e Inclusão: Utopia ou realidade? |
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2021/10/25 | Projeto Kit@ - Formaçao em Literacia Mediática para Educadores de Infância na Europa. | 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd Internacional Congress Perspectives on Education
Escola Superior de Educação de Visue (Viseu, Portugal)
|
2020 | "Relationships between robotics, programming and narratives in pre-school and primary education" | SIG Writing 2020
EARLI
|
2020 | Look, theres a dinosaur! - The use of mixed reality in the writing of descriptive essays | SIG Writing 2020 |
2019/11/13 | Argumentus - An educational Game for Writing using self-regulated strategy development (SRSD) | ICERI 2019 -International Conference of Education |
2019/11/12 | Yes, I Know what to do! - An Exploratory study using self-regulated Self-Development (SRSD) and Technology in the context of the classroom | ICERI 2019 -International Conference of Education |
2019/10/24 | Writing classroom intervention for all - Portuguese practical | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho |
2019/06 | Oradora convidada para o painel de Debate: TIC e Educação Inclusiva¿, do III Encontro Professores Inovadores com TIC, organizado pelo Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, com a colaboração do Centro de Competência TIC da Universidade do Minho, que decorreu na Escola Superior de Bragança, nos dias 14 e 15 de junho de 2019 (Bragança, Portugal). | II Encontro Professores Inovadores com TIC
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
|
2019/05 | Training - Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education, oriented by Marina Bers, professor at Tufts University - USA (3 h), na Universidade do Minho, (Braga, Portugal). | Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education”
Universidade do Minho
|
2019 | Multimodal Literacy in the classroom: The use of Universal and Inclusive methodologies in writing texts | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade do Minho
|
2018/11 | SRSD+ICT model as a promising model in writing intervention in classroom context | 1 st Literacy Summit – practice x science x technology
Universidade do Porto
|
2018/11 | “Effect of SRSD and SRSD+ICT intervention in writing performance” | 1st Literacy Summit – practice x science x technology
Universidade do Porto
|
2017 | AUTORREGULAÇÃO NA ESCRITA: SELF-REGULATED STRATEGY DEVELOPMENT E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Trilhos que se constroem os professores | II Encontro Internacional de Formação de Professores
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017 | Tradução, Adaptação e Validação da Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho /Universidade da Corunã (Braga, Portugal, Portugal)
|
2017 | Students writing skills and their self-perceptions in writing of 4th grade students | JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
learning”
EARLI (Tampere, Finlândia)
|
2017 | Students' Choices in Writing: Using ICT combined with Self-Regulated Strategies | World Conference on Computing in Education (WCCE 2017)
IFIP (Dublin, Irlanda)
|
2017 | Do papel para a realidade ou da realidade para o papel? | II Internacional Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017 | Self-regulation in writing: selfregulated strategy development and information and communication technologies. | |
2017 | Perceção de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas Práticas em Sala de Aula | II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017 |
2017 | Do papel para a realidade ou da realidade para o papel?. | II Encontro internacional de formação na docência
Instituto Politécnico de Bragança
|
2016 | "Eu comando o meu processo de escrita!" - O Impacto das Intervenções SRSD e SRSD+ICT no desempenho da Escrita. |
(Portugal)
|
2015 | Bem-me-quer/Mal-me-quer: as TIC nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita | II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade.
Universidade do Minho/ Universidade de Cabo Verde (Praia Cabo Verde, Cabo Verde)
|
2015 | Infância, Tecnologias e Sustentabilidade | Intensive Course: Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to
identity and diversity in school collaboration
União Europeia/Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Could my writing really improve? An exploratory study using SRSD and ICT in the classroom context | Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs
DISES -CEC (Braga, Portugal)
|
2014 | From the Vegetable Garden to the Beanstalk Bank - The Financial Education in Schools | VoiceS 2014 Derby Conference
VOICES PROJECT (Derby, Uk, Reino Unido)
|
2014 | O impacto das estratégias de autorregulação na escrita de textos de opinião. | Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva
Universidade do Minho (Praia, Cabo Verde)
|
2013 | Problemas e Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita de Textos Argumentativos de Opinião: O Papel das Estratégias de Autorregulação e das Novas Tecnologias | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | How to Improve the Writing of Opinion Essays?- The Role of Self-Regulated Strategies Development | Internacional Psychological Applications Conferences and Trends 2013
World Institute for Advanced Research and Science (Madrid, Espanha)
|
2013 | Simbiose?!- A relação entre o Modelos de Utilização de Estratégias de Autorregulação com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação e a escrita de textos argumentativos de opinião por alunos com dificuldades e problemas na escrita | XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2013 | O Papel das práticas Educativas na Delinquência Juvenil - O Autorrelato | XII Congresso Internacional Galego-português de Pedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2013 | Squeak Etoys - Eu Consigo Criar os meus Mundos! Estudo de Caso junto de Alunos com Necessidades Educativas Especiais | VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2011 | A Evolução do Conceito de Dificuldades de Aprendizagem Específicas. | II Congresso Internacional - CADIN
CADIN (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Atividades de Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Pré-escolar e 1.º Ciclo. | Congresso Internacional - CADIN
CADIN (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - Atual | Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) através das disciplinas de Educação Visual e de Educação
Tecnológica
Coorientador
|
Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University
of Minho, Portugal, Portugal
|
2022/04/04 - Atual | Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
através das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica
Coorientador
|
Master degree
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/02 - 2022/07 | Estágio de CTeSP de AI - 2.º Ano
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/21 - 2022/10/22 | SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS.
(2021/02/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022/02/19 - 2022/02/19 | Acompanhamento na dinamização a oficina "Where´s my teddy? |Onde está o meu urso? realizado no dia 19 de fevereiro de 2022 (2022/02 - 2022/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/02/18 - 2022/02/19 | Moderadora da Mesa redonda (Roundtable – online) "Computação nos primeiros anos de escolaridade: integração curricular transversal
| Computing in the first years of schooling: cross-curricular integration" com
Weipeng Yang, Education University of Hong Kong; Sarika Kewalramani, Monash University, Melbourne e Katharina Geldreich, Technical
University of Munich. (2021/02 - 2022/02/19)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2022/02/19 | Membro da Comissão organizadora da Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação
Básica - Programar nos Primeiros Anos. (2022/02/18 - 2022/02/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/02/18 - 2022/02/18 | Moderadora das Sessões paralelas na Sala 2 (10H e 17H) do dia 18 de fevereiro de 2022 (2022/02 - 2022/02)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2020/01 - 2022 | I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education¿ (2020) | |
2018 - 2018 | II Encontro de Professores Educadores com TIC
Encontro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017 (2017)
Conferência (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to identity and diversity
in school collaboration
Outro (Outra)
|
European Commission, Portugal |
2013 - 2013 | VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2013
Conferência (Coorganizador)
|
|
2012 - 2012 | Programar é Fixe!
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2011 - 2011 | VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação na Educação - Challenges
Conferência (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Necessidades Educativas Especial, especialmente Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Competências de desenvolvimento do pensamento crítico em crianças e Jovens
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/08/28 - Atual | JURE 2017 Conference: Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative learning | JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative
learning”
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
|
2017/07/03 - Atual | World Conference on Computing in Education (WCCE 2017)
Conferência
|
World Conference on Computing in Education (WCCE 2017) |
2015/12/04 - Atual | II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade,
Praia, Cabo Verde
Conferência
|
II.º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. |
2023/11/17 - 2023/11/18 | V Congresso Internacional de Criminologia [5th International Congress of Criminology]
Congresso
|
Associação Portuguesa de Criminologia, Portugal
|
2023/09/01 - 2023/09/01 | Moderação da Sessão "16. ONLINE 21A: ICT in Reading, Writing, and Moral Education, no Congresso ECER 2022 - The European Conference on Educational Research | |
2023/07/16 - 2023/07/16 | TIC@PORTUGAL'23 - XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
Exposição
|
|
2023/07/10 - 2023/07/11 | 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
Congresso
|
|
2023/07/03 - 2023/07/06 | KLAARA 2023 - 3.ª Conferência - Linguagem e Comunicação Acessível
Conferência
|
Instituto Politécnico de Leiria Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, Portugal
|
2022/11/24 - 2022/11/26 | 10.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 3rd INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION.
Conferência
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/11/17 - 2022/11/18 | 2021-1-TR01-KA220_HED-000027617
Encontro
|
Transnational project meeting of the project EARLY - Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children
Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University
of Minho, Portugal, Portugal
|
2022/11/07 - 2022/11/09 | ICERI 22 -Sevilha
Conferência
|
15th International Conference of Education, Reseach and Innovation |
2022/09/01 - 2022/09/10 | ECER 2022 - The European Conference on Educational Research (ECER PLUS - online)
Conferência
|
|
2022/07/07 - 2022/07/07 | Participação no SETA - Seminário de Educação, Tecnologias e Aprendizagem¿, que decorreu no dia 7 de julho de 2022, entre as
9h e as 18h, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu.
Seminário
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/06/03 - 2022/06/03 | III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E RESPOSTAS PARA CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO – I JORNADAS INTERNACIONAIS DA PREVENÇÃO
À PROMOÇÃO DA AUTONOMIA
Seminário
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/04/01 - 2022/04/01 | Participante no VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ietic2022
Outro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022/03/30 - 2022/04/01 | Participation como assistente en el III Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Educación Infantil
Congresso
|
|
2022/03/09 - 2022/03/09 | Participou no 9.º Seminário Novos & Velhos: desafios da prática e da investigação, que decorreu no dia 09 de março
2022, entre as 14h00 e as 17h00, em formato híbrido, organizado pelo departamento de Psicologia e de Ciências da
Educação da Escola Superior de Educação de Viseu.
Seminário
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/03/03 - 2022/03/04 | VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC202
Conferência
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022/02/18 - 2022/02/19 | I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica - Programar nos Primeiros
Anos
Conferência
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/01/28 - 2022/01/28 | Webinar Formação de professores e prática profissional: desafios e possibilidades |
Universidade do Porto, Portugal
|
2022/01/13 - 2022/01/13 | ILA Intensive: Assessing and Addressing the Needs of Young Readers | |
2021/11/25 - 2021/11/27 | 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd Internacional Congress Perspectives on Education
Conferência
|
9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd Internacional Congress Perspectives on Education |
2021/11/04 - 2021/11/06 | Advancing Writing Instruction
Oficina (workshop)
|
|
2019/05/13 - 2019/05/15 | XI International Conference on ICT in Education
Conferência
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/05/29 - 2018/05/30 | 2nd Workshop - Lisbon, Portugal Erasmus + Project: 2017-1-DE02-KA202-004186 "Kit@- Media competency training for professional in day-care centers and comparable instituttions in rural areas of Europe" |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/08/30 - 2017/09/04 | 17th Biennial EARLI Conference "Education in the crossroads of economy and politics - Role of research in the advancement of public good" | 17th Biennial EARLI Conference "Education in the crossroads of economy and politics – Role of research in the advancement
of public good
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
|
2014/12/03 - 2014/12/06 | Iº Congresso Cabo Verdiano de Educação Inclusiva
Conferência
|
Iº Congresso CaboVerdiano de Educação Inclusiva |
2014 - 2014 | Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs
Conferência
|
Braga 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Specail Education Needs
CEC - Council for Exceptional Children / DISES -Division of International Special Education and Services, Portugal
|
2014 - 2014 | EARLI SIG Conference on Writing Research
Conferência
|
EARLI SIG Conference on Writing Research
European Associaton for Research Learning and Instruction /SIG WRITING, Países Baixos
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/10 | Defesa de Portfólio do CTeSP de Apoio à Infância (Membro do júri - Presidente)
Presidente do júri
|
Alexandra Tomé Magalhães (Outro)
Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University
of Minho, Portugal, Portugal
|
2023/07/10 | Defesa de Portfólio de Estágio em Contexto de Formação do Curso Técnico Superior de Apoio à Infância
Arguente principal
|
Maria João Veigas Abrantes (Outro)
Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University
of Minho, Portugal, Portugal
|
2023/07/10 | Defesa de Portfólio de Estágio em Contexto de Formação do Curso Técnico Superior de Apoio à Infância
Orientador
|
Carolina Lopes Veríssimo (Outro)
Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University
of Minho, Portugal, Portugal
|
2023/05/22 | DAS CONCEÇÕES ÀS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA LEITURA POR PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO DE ENSINO
BÁSICO
Arguente principal
|
Fátima Maria Gonçalves Pereira Trindade (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa/ Faculdade de e Psicologia e Ciências da educação da Universidade de Coimbra,
Portugal
|
2023/01/26 | Práticas baseadas na evidência para o desenvolvimento da escrita, em contexto de sala de aula, com alunos com dificuldades
de aprendizagem específicas: Revisão sistemática da literatura
Arguente principal
|
Cátia Manuela Guerra Sacadura (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11/24 - 2024/11/25 | 2.º Congresso de Investigação em Educação Artística | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2023/12 - 2024/05/10 | University of Minho | |
2023/12 - 2024/05/10 | Universidade do Minho, Braga, Portugal | |
2024/01 - 2024/05 | “XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife | Instituto de Educação da Universidade do Minho |
2023/09 - 2024/03/03 | IV Jornadas Internacionais de Tunas - JIT24 - A necessidade de adaptação das Tunas aos novos tempos. [IV Jornadas Internacionais de Tunas - JIT24 - The need for tunas to adapt to the new times.] | Instituto Politécnico de Bragança [Polytechnic Institute of Bragança- Portugal] |
2023/11 - 2024/03 | IV Jornadas Internacionais de Tunas - JIT24 - A necessidade de adaptação das Tunas aos novos tempos. [IV Jornadas Internacionais de Tunas - JIT24 - The need for tunas to adapt to the new times.] | Instituto Politécnico de Bragança |
2023/03/24 - 2023/03/26 | III Jornadas Internacionais de Tunas - JIT23 | Instituto Politécnico de Bragança |
2022/11/24 - 2022/11/26 | 10.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / 3rd INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION | Escola Superior de Educação de Viseu |
2022/10/21 - 2022/10/22 | Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação; Literacias, Inclusão e Tecnologias | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2022/10/21 - 2022/10/22 | Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação; Literacias, Inclusão e Tecnologias (moderação de painel de sessão Plenária 1) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2022/10/20 - 2022/10/21 | Congresso Internacional Sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2022/09/21 - 2022/09/22 | Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação; Literacias, Inclusão e Tecnologias | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2022/06/24 - 2022/06/25 | V Encontro de Professores Inovadores com TIC | Instituto Politécnico de Bragança/ Universidade do Minho |
2022/04/01 - 2022/04/01 | EPPAA+ - Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior- Encontro Internacional | Escola Superior de Educação de Viseu. |
2021/01 - 2022/02 | I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica - Programar nos Primeiros Anos | University of Minho |
2020/09/11 - 2020/09/12 | IV Encontro de Professores Inovadores com TIC | Instituto Politécnico de Bragança/ Universidade do Minho |
2019 - 2019 | III Encontro Professores Inovadores com TIC | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2018 - 2018 | II Encontro Professores Inovadores com TIC | Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2015 - 2015 | IX Conferencia Internacional de TIC na Educação - Meio Século de TIC na Educação- Challenges 2015 | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/06/13 - Atual | Journal of International Special Needs Education ( 2159-4341) | DISES |
2022/05/23 - Atual | Pensamiento Crítico, Creatividad y Pensamiento Computacional en la Sociedad Digital (1989-3469) | Revista Prisma Social |
2021/05 - Atual | Journal Eduser (1645-4774) | Instituto Politécnico de Bragança |
2020/09 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação na Universidade do Minho |
2020/06 - Atual | Journal of Education - Inclusive Education | IAFOR |
2020 - Atual | IAFOR «Journal of Education: Invitation to Review for COVID-19 Special Issue (2227-7102) | |
2020 - Atual | Journal: "Revista Portuguesa de Educação" (0871-9187/ E-ISSN: 2) | |
2019/01 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/11 - Atual | Revisora de artigo para a Revista Portuguesa de Educação (RPE) [Article reviewer for the Portuguese Journal of Education (RPE)]
Avaliador
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | |
2023/06/13 - Atual | Journal of International Special Needs Education
Avaliador
|
Council for Exceptional Children, Estados Unidos |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2022 | Revisão Científica do relatório técnico "Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional na educação pré-escolar e 1.o ciclo do ensino básico. Necessidades de formação de educadores e professores." elaborado por José Luís Pires Ramos, Rui Gonçalo Espadeiro e Ricardo Monginho, da Universidade de Évora, no âmbito do projeto KML2 - ISBN (versão digital): 978-972-778-252-9 | Universidade de Évora, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | Oradora por convite com a comunicação “O Modelo SRSD na escrita” na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2016/06/12 - Atual | Oradora por convite com a comunicação - Estratégias de Ensino Autorregulado na Escrita, na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2016/06 - Atual | Oradora por convite com a comunicação ¿O Modelo SRSD na escrita, na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2016/02/09 - Atual | Oradora convidada com a comunicação: As TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico / Uso das TIC em contexto educativo: como e porquê? na disciplina de tecnologia educativa da Licenciatura em Educação Básica | ||
2016 - Atual | Curso de formação: “Problemas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita: Estratégias de Intervenção” (25h), CCPFC/ACC-8369315, no âmbito do projeto de investigação com referência: SFRH/BD/86175/2012, e realizado com Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. | ||
2016 - Atual | Oradora por convite com a comunicação: Autorregulação na Aprendizagem da Matemática, na disciplina de disciplina de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho (4h). | ||
2015/05/22 - Atual | Oradora convidada com a comunicação: A Utilização das TIC junto dos Alunos com Problemas e Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita, realizada no âmbito da Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas às NEE, do mestrado em Educação Especial, área de especialização Domínio Cognitivo e Motor, na Escola Superior de Viseu. | ||
2015 - Atual | Curso de formação: “Problemas de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita: Estratégias de Intervenção” (25h), CCPFC/ACC-8369315, no âmbito do projeto de investigação com referência: SFRH/BD/86175/2012, e realizado com Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. | ||
2011/06 - Atual | Oradora com a comunicação “Estratégias de Ensino Autorregulado na Escrita” na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2023/09 - 2024/02 | Filosofia da educação - Philosophy of education TA e TB | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | |
2023/09 - 2024/02 | Teoria da Educação - Educational theory | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | |
2023/09 - 2024/02 | Projeto Integrado | Higher Technical Professional Courses - Support | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2023/10/23 - 2023/10/27 | I am teaching a mobility program (Erasmus + training) at the Technische Universitat Darmstadt, Germany, between 23 and 27 October 2023. | Master and Degrees (Mestrado) | |
2023/02 - 2023/07 | Seminário de Investigação em Educação Artística e Tecnológica | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Pedagogia da Infância | Técnico Superior de Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) | Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University of Minho, Portugal, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Didácticas Específicas da Educação Básica II | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | |
2023/02 - 2023/07 | Seminário de Investigação sobre as Práticas | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico / Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University of Minho, Portugal, Portugal |
2022/09 - 2023/07 | Teoria da Educação | Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado) | Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University of Minho, Portugal, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Didácticas Específicas da Educação Básica I | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | |
2022/09 - 2023/02 | Ambientes Digitais para Crianças | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University of Minho, Portugal, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Filosofia da Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | |
2022/11/26 - 2022/11/26 | Oficina 5 - Ser COOL: Curioso, Observador, Otimista e Lutador - Congresso Olhares 10 | (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022/10/22 - 2022/10/22 | Ação de Curta Duração - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias | (Outros) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2022/10/21 - 2022/10/21 | Ação de Curta duração- Congresso internacional sobre Educação: literacias, inclusão e Tecnologias | (Outros) | Polytechnic Institute of Viseu/School of Education (Centre for Studies in Education/ Research Centre on Education -University of Minho, Portugal, Portugal |
2021/09/27 - 2022/07/31 | 1S-AI-Ocupação de Tempos Livres e Lazer 1S-AI - Metodologia de Projeto Aplicada a Serviços Educativos de Apoio à Infância 1S-EB-Filosofia da Educação 2S-AI-Pedagogia da Infância 2S-EEVTEB-Seminário de Investigação em Educação Artística e Tecnológica 2S-AI - Estágio | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | |
2022/04/22 - 2022/04/22 | Colaborou, a convite da Coordenadora do Curso de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor do Mestrado em Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Dr.ª Anabela Santos), na Unidade Curricular: Dificuldades de Aprendizagem Especificas: Dislexia (4h), ano letivo 2021-2022 no Curso de Especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor. | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2020/12/17 - 2021/04/30 | Teoria da Educação Desenvolvimento e Gestão Curricular | (Mestrado) | |
2020/05/25 - 2020/06 | Lecionou, a convite, uma sessão denominada Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Escrita - Estratégias de Intervenção no contexto da UC de Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, do mestrado em educação especial, área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do domínio cognitivo e motor, do Instituto de Educação, Universidade do Minho. A sessão decorreu no dia 25 de maio de 2020, entre as 16h e as 18h, através da plataforma Blackboard Collaborate Ultra. | ||
2019/05 - 2019/06 | Oradora por convite com a comunicação - A Autorregulado na Aprendizagem¿ na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (Maio 2019, 2h). | ||
2019 - 2019 | Ação de formação: Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica (Oficina de Formação), CCPFC/ACC-103517/19, 50 horas, realizado no âmbito do projeto Laboratório de Tecnologias e aprendizagem de programação para o pré-escolas e 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal no Instituto de Educação da Universidade do Minho | ||
2018 - 2019 | Ação de formação: Investigar e intervir - estratégias e práticas de educação para a cidadania (Oficina de Formação), CCPFC/ACC-103992/19 - 60 horas, realizado em parceria entre a CIM do Cávado e a LUSOINFO em Barcelos (Centro Escolar António Fogaça) e Vila Verde (Câmara Municipal de Vila Verde). | ||
2018 - 2019 | Ação de formação: Organização e Dinamização de atividades de educação para a cidadania em plataformas digitais -(Oficina de Formação), CCPFC/ACC-104026/19, 60 horas, realizado em parceria entre a CIM do Ave e a LUSOINFO em Vila Nova de Famalicão (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco), Fafe/Vizela (Agrupamento de Escolas Montelongo), Cabeceiras de Basto (Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Bastos) e Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho (Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio/ Agrupamento Vertical de Escolas Vieira de Araújo). | ||
2018/05 - 2018/06 | Oradora por convite com a comunicação: O Modelo SRSD na escrita, na disciplina de Metodologias e Estratégias de Intervenção junto de alunos com DAE do Mestrado em Educação Especial da Universidade do Minho (4h). | ||
2018 - 2018 | Ação de formação: Investigar e intervir - estratégias e práticas de educação para a cidadania (Oficina de Formação), CCPFC/ACC-84118/15 ¿ 50 horas, realizado em parceria entre a CIM do Ave e a LUSOINFO na 2/3 de Vizela, em Vizela. | ||
2017 - 2017 | Ação de formação: Investigar e intervir ¿ estratégias e práticas de educação para a cidadania(Oficina de Formação), CCPFC/ACC-84118/15 - 50 horas, realizado em parceria entre a CIM do Ave e a LUSOINFO no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão. | ||
2009 - 2011 | Assistente de Investigação e de Formação de Professores na área científico-pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/07 | Participação na 2.ª Rúbrica "De mim para ti": "As férias e as novas tecnologias". |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/12/07 - Atual | Integrated member in Centre for Studies in Education and Innovation (CI&DEI) http://www.ipv.pt/cidei | Integrated member |
2021/10 - Atual | Internacional Literacy Association | |
2017 - Atual | Council for Exceptional Children | |
2015 - Atual | Colaboradora com a Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (http://www.appdae.net/). | |
2014/05 - Atual | European Association for Research on Learning and instruction | |
2014 - Atual | Membro de VoiceS Network (http://www.european-teachers.eu/). | |
2013/01 - Atual | Collaborating Members in Research Centre on Education (CIEd) | Collaborating Members |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | XIV Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Instituto de Educação - Universidade do Minho | |
2017 - Atual | Membro da European Literacy Network, Grupo 2 - Developmental Aspects of Literacy and Education in a Digital World (https://www.is1401eln.eu/en/) | |
2017 - Atual | Membro do UDL-Implementation and Research Network (UDL-IRN). | |
2017 - Atual | Membro do Council for exceptional Children (CEC): https://www.cec.sped.org/. | |
2017 - Atual | Colaboradora com a Plataforma Mundial sobre Self-Regulated Strategy Development (SRSD): https://srsdonline.org/srsd-research/. | |
2015 - Atual | Integrated competences for European Teachers: digital applications and environments: giving voice(s) to identity and diversity in school collaboration | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - Atual | Membro JURI da European Association for Research in Learning and Instruction (EARLI), nos grupos: SIG 26 - Argumentation, Dialogue and Reasoning, SIG 01 - Assessment and Evaluation, SIG 02 - Comprehension of Text and Graphics, SIG 07 - Technology-Enhanced Learning And Instruction, SIG 08 - Motivation and Emotion, SIG 11 - Teaching and Teacher Education, SIG 12 - Writing, SIG 15 - Special Educational Needs, SIG 16 - Metacognition, SIG 18 - Educational Effectiveness, SIG 22 - Neuroscience and Education (https://www.earli.org/). | |
2023/11/24 - 2023/11/25 | Member of the Scientific Committee of the Art Education Research Congress - 2nd edition [Integrou a Comissão Científica do
2.º Congresso de Investigação em Educação Artística - CIEA]
Membro
|
School of Education - Polytechnic Institute of Viseu (ESEV-IPV), Portugal |
2022 - 2022/10 | Congresso Sentidos
Outro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Peer review de comunicação para a conferência JURE 2017 Conference: “Education in the light of multiple perspectives: Towards intertwining personalised and collaborative learning”, Tampere, Finlândia | |
2015 - Atual | Online Platform “+ Cidadania”. | |
2012 - Atual | Software - Manual Digital II | |
2023/12 - 2024/09/04 | EARLI SIG 15 Conference 2024 - Neurodiversity in Education: Research and Practice | European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
2023/12 - 2024/08/30 | 18th International Conference on Motivation (ICM 2024) - Motivation & Emotion: Challenges and resources for teaching, learning, and research - EARLI SIG 8 | European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
2023/12 - 2024/08/27 | Reviewer for SIG Writing 2024 Research School | European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
2023/12 - 2024/06/25 | SIG Writing 2024 Research School - Paris, France | European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
2023/06/15 - 2023/06/16 | Arguição de júri do projeto tese de uma aluna do Doutoramento em Estudos da Criança, especialização em Educação Especial (I. M. L. F. M.) no âmbito das VIII Jornadas em Estudos da Criança | Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - 2022 | Revisão Técnica do MOOC intitulado: ¿Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-escolar no âmbito do projeto "Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal" (2018-2022), realizado com a coordenação do Instituto de Educação, da Universidade de Évora e da Universidade Aberta em colaboração com outras instituições. (Referência PTDC/CED-EDG/2017). | |
2020/06 - 2020/08 | Revisão Técnica da Plataforma NAU, Cursos de produtores NAU |
Distinções
Outra distinção
2018 | Recognized the doctoral research project as a truly remarkable and valuable contribution to the field.
SRSD online, Estados Unidos
|
2014 | Scientific Community Support Fund (FACC) travel grant for research meeting at Arizona State University with Dr. Steve Graham and Dr. Karen Harris. |
2012 | Individual PhD Grant |