
Curriculum Vitae
Juliana Andreia Oliveira Martins
Juliana Martins. Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (desde 2018) e especialista em Psicologia da
Educação (desde 2020). Atualmente desempenha a função de Investigadora doutorada no projeto “Não há planeta B!” financiado
pela FCT na Universidade do Minho, onde investiga os fatores que motivam as ações dos adolescentes para mitigar as alterações
climáticas. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Aplicada em junho de 2022 e o Mestrado em Psicologia Aplicada em julho de
2016, ambos na Universidade do Minho. Desde o início que a sua carreira de investigação foi pautada pela ligação à prática
através da participação em vários projetos de intervenção. Durante o seu doutoramento desenvolveu programas de tutoria escolar
particularmente direcionadas a alunos do ensino básico provenientes de contextos vulneráveis. Estes tinham como objetivo promover
o envolvimento escolar, a definição de objetivos SMART e competências de autorregulação da aprendizagem, bem como fomentar
trajetórias educativas bem-sucedidas. Paralelamente, desenvolveu e colaborou em vários projetos de investigação-ação por meio
da avaliação e intervenção psicológicas (individuais e em grupo) junto de diferentes populações (e.g., jovens hospitalizados,
crianças/famílias durante a pandemia Covid-19, alunos e professores de bairros escolares desfavorecidos, docentes e estudantes
do ensino superior e famílias de etnia cigana). Assim, consolidou a sua experiência no desenvolvimento de intervenções ajustadas
às características e idiossincrasias das diferentes populações-alvo, bem como no planeamento, implementação e monitorização/avaliação
de programas de intervenção destinados à promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar. É também de salientar
a sua experiência na construção de cursos formativos [e.g., MENTOR - Tutorias Autorregulatórias' da Direção Geral da Educação/Escola
de Psicologia da Universidade do Minho; nas modalidades presencial, online, b-learning e oficinas de formação) e na formação
de diferentes agentes educativos e técnicos (e.g., professores do ensino básico, diretores escolares, inspetores escolares,
psicólogos, formadores de centros de formação, docentes e técnicos de instituições de ensino superior). Mais recentemente,
concluiu a Especialização Avançada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (2024). É autora de 13 artigos, 8 capítulos
científicos internacionais e de diversas apresentações em congressos e conferências internacionais e é revisora em revistas
de Psicologia e Educação. O seu trabalho, ainda que recente, tem recebido notoriedade e citação (índice h: Scopus 4; Google
Scholar 6). Desempenhou ainda funções de docência na Universidade do Minho (e.g., UC: Psicologia da Motivação). Organizou
eventos científicos e de interação com a comunidade.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Juliana Andreia Oliveira Martins
- Data de nascimento
- 1992/02/08
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Martins, J.
- Juliana Martins
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 601B-5900-BD80
- ORCID iD
- 0000-0002-8242-6173
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=o4bNB1cAAAAJ&hl=en
- Researcher Id
- Ciência ID: 601B-5900-BD80
- Scopus Author Id
- 57201061089
Endereços de correio eletrónico
- juliana.oliveira.martins.psi@gmail.com (Profissional)
- jaomartins@psi.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057 B, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- guia-psi.com (Profissional)
- https://www.linkedin.com/in/juliana-martins-23372269/ (Rede social)
- https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Martins-17 (Profissional)
- https://scholar.google.com/citations?user=o4bNB1cAAAAJ&hl=en (Académico)
- https://sites.google.com/view/leaf2research/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 (Profissional)
- https://sciprofiles.com/profile/3247556 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2025/01/13 - 2025/01/15
Concluído
|
Desenvolver e Validar Escalas de Avaliação com o JAMOVI (18 horas) (Outros)
GADES SOLUTIONS, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
|
2024/10/03 - 2024/10/04
Concluído
|
Niños y jóvenes con especial vulnerabilidad en protección infantil: revisión internacional de programas terapéuticos innovadores
(16 horas) (Outros)
Universidad de Oviedo, Espanha
|
|
2024/05/08 - 2024/05/09
Concluído
|
Nature Masterclass in Scientific Writing and Publishing (Outros)
Especialização em Nature Masterclass
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
|
2022/10/15 - 2024/02/01
Concluído
|
Advanced Post-University Specialization in Cognitive-Behavioral Psychotherapies [Especialização Avançada Pós-Universitária
em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais] (237 horas) (Pós-Graduação)
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
|
17 |
2023/09/20 - 2023/10/25
Concluído
|
Skills4Parenting+ Psychological Intervention Program [Programa de Intervenção Psicológica Skills4Parenting+] (15 horas) (Outros)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
|
2023/09/06 - 2023/09/08
Concluído
|
Qualitative Data Analysis with NVivo [Análise Qualitativa de Dados com NVivo] (18 horas) (Outros)
GADES SOLUTIONS, Portugal
|
|
2022/12/06 - 2022/12/20
Concluído
|
Psychological Intervention with Refugees and Asylum Seekers (2nd edition) [Intervenção Psicológica com Pessoas Refugiadas
e Requerentes de Asilo] (10 horas) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100 |
2022/10/13 - 2022/10/26
Concluído
|
Guidelines for Supervision Practice (5th edition) [Orientações para a Prática da Supervisão] (10 horas) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100 |
2022/09/27 - 2022/10/11
Concluído
|
Psychological Intervention with Older Adults (7th edition) [Intervenção Psicológica com Adultos Mais Velhos - 7ª edição] (10
horas) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100 |
2018/02/02 - 2022/06/13
Concluído
|
Ph.D in Applied Psychology [Psicologia Aplicada] (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Minho, Portugal
"Projeto Bússola: Impacto de um School based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do Ensino Básico [Compass
Project: impact of a school-based mentoring program on the school engagement of elementary school students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good [approved unanimously and with distinction] |
2021/06/22 - 2021/07/05
Concluído
|
Psychological Intervention with LGBTQ People (3rd edition) [Intervenção Psicológica Com Pessoas LGBTQ] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2021/02/11 - 2021/03/03
Concluído
|
Implementation of Psychology Services in Health Units of the Portuguese Health Service [Implementação de Serviços de Psicologia
em Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/11/25 - 2020/12/16
Concluído
|
Provision of Psychology Services Mediated by Information and Communication Technologies (8th edition) [Prestação de Serviços
de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação] (10 horas) (Outros)
Especialização em Work, Social and Organizational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/11/10 - 2020/12/03
Concluído
|
Financial Education and Psychology (28th edition) [Educação Financeira e Psicologia] (10 horas) (Outros)
Especialização em Work, Social and Organizational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/10/27 - 2020/11/21
Concluído
|
Personal and Professional Marketing [Marketing Pessoal e Profissional] (10 horas) (Outros)
Especialização em Educational Psychology; Work, Social and Organizational Psychology; Vocational and Career Development Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/10/19 - 2020/11/12
Concluído
|
Interprofessional Communication and Information Sharing (34th edition) [Comunicação Interprofissional e Partilha de Informação]
(10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology; Educational Psychology; Work, Social and OrganizationalPsychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/10/12 - 2020/11/09
Concluído
|
Health Literacy, The Psychologist's Role (30th edition) [Literacia em Saúde, O Papel do Psicólogo] (10 horas) (Outros)
Especialização em Educational Psychology; Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/06/29 - 2020/07/13
Concluído
|
The Professional in the Scope of Palliative Care (10th edition) [O Profissional no âmbito dos Cuidados Paliativos] (10 horas)
(Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/06/12 - 2020/06/30
Concluído
|
Psychological Intervention in Alcoholism related Problems (18th edition) [Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao
Álcool] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/05/08 - 2020/05/27
Concluído
|
Intervention with Children and Youth At-Risk (17th edition) [Intervenção com Crianças e Jovens em Risco] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
100% |
2020/05/07
Concluído
|
Educational Psychologist (Título de especialista)
Especialização em Educational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2020/04/01
Concluído
|
Curso: Guia de Orientação para a linha de Atendimento Telefónico em Fase Pandémica COVID-19. (Outros)
Especialização em Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2020/03 - 2020/03/23
Concluído
|
Psychological First Aid [MOOC](15 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Johns Hopkins University, Estados Unidos
|
|
2017/09/01 - 2018/09/30
Concluído
|
Intervenção de Mediação Cognitiva: Programa de Enriquecimento Instrumental - Nível 1 [Mediated Cognitive Intervention: Instrumental
Enrichment Program - Level 1] (72 horas) (Outros)
Especialização em Intervenção Cognitiva Mediada
CEAME, Chile, Chile
|
|
2018/02/05 - 2018/03/15
Concluído
|
Junior Psychologist Initial Training [Formação Inicial Psicólogo Júnior] (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Very Good [Muito bom] |
2017/09/22 - 2017/09/30
Concluído
|
Curso Prático de Avaliação Psicológica de Condutores [Practical Course on Drivers' Psychological Assessment] (24 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
|
20 |
2017/08/04 - 2017/08/04
Concluído
|
Workshop: Aplicabilidade da WISC-lll na Avaliação Neuropsicológica [Workshop: Applicability of WISC-III in Neuropsychological
Assessment] (7 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
|
|
2017/07/12 - 2017/07/27
Concluído
|
Curso Avançado de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção [Advanced Course on Attention Deficit Hyperactivity
Disorder: Assessment and Intervention] (17 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
|
18 |
2017/07/11 - 2017/07/11
Concluído
|
Workshop em Avaliação Psicológica - Avaliação Multiaxal de Achanbach: CBCL, TRF, YSR, SCICA (7h) [Achenbach System of Empirically
Based Assessment: CBCL, TRF, YSR, SCICA] (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
|
|
2014/09/01 - 2016/07/15
Concluído
|
Applied Psychology (Mestrado)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
"Systematic review of school engagement in elementary school: Interveners and outcomes." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2011/10/01 - 2014/07/06
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Psychology
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
16 (Very Good) |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11/21 - Atual | Junior Researcher [Investigadora Júnior] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | ||
2018/05/18 - Atual | Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses [Effective member of the Portuguese Association of Psychologists] | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | ||
2018/04/01 - 2022/05/31 | Ph.D. Student Fellow [Bolseiro de Investigação de Doutoramento] | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | ||
2017/10 - 2018/12 | Consulta de Apoio Psicológico e Psicopedagógico em Psicologia da Educação | Rosário, Hogemann & Pereira - Psicologia e Educação, Lda (Edy&Co) , Portugal |
Rosário, Hogemann & Pereira - Psicologia e Educação, Lda (Edy&Co) , Portugal | ||
2016/07/01 - 2018/03/31 | Research Collaborator [Colaborador de Investigação] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | ||
2017/03/01 - 2018/03/01 | Estágio Profissional em Psicologia da Educação - Psicólogo Júnior | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Serviço de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal | ||
2015/10/01 - 2016/04/30 | Educational Psychology Intern [Estagiário de Psicologia da Educação] | Hospital de Braga, Portugal |
Hospital de Braga Pediatria, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/04/01 - 2022/06/13 | Compass Project: Impact of a school-based mentoring program on the school engagement of elementary school students [Projeto
Bússola: Impacto de um School-based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do ensino básico]
SFRH/BD/132058/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/03/15 - 2018/03/14 | Project MENTOR-Self-Regulatory Mentoring [Projeto MENTOR - Tutorias Autorregulatórias]
CIPSI-03-2016
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Direção-Geral de Educação
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2025/01/16 | "There's no PLANet B!": Adolescents' agency towards climate change problem
PTDC/PSI-GER/1892/2021
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/09 - 2017/07 | “MENTOR: Tutorias autorregulatórias”.
MENTOR
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Direção-Geral de Educação
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Study Skills Project - SoUMinho 5.0 [Projeto: Competências de Estudo - SoUMinho 5.0]
SoUMinho 5.0
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
|
SoUminho5.0
Em curso
|
2023/04/03 - 2023/06/28 | cUMe Program: Study Skills at the University of Minho - UMINHO4U [Programa cUMe: Competências de Estudo na Universidade do
Minho - UMINHO4U]
cUMe_UMINHO4U
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
POCH; UMUNHO4U
Concluído
|
2020/03 - 2021/06 | Covid-19 into Trials and Tribulations - Social Network Intervention [Covid-19 em Sarilhos]
COVID-19 em Sarilhos
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian ‘MAIS Val Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo). Concluído
|
2018/10 - 2021/06 | Learning to Be with Transversal Skills (MENTOR - Self-regulatory Mentoring). [Aprender a Ser com Competências Transversais
(MENTOR - Tutorias Autorregulatórias)].]
CIM_Cávado
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal |
Comunidade Intermunicipal do Cávado.
Concluído
|
2018 - 2021 | "AWAKENING TO LEARN: Program To Promote School Engagement Of Gypsy Children Attending Elementary School" [DESPER TAR PARA
APRENDER: Programa De Promoção De School Engagement Em Crianças De Etnia Cigana Do 1.º Ciclo Do Ensino Básico]
-----
Research Collaborator
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/02 - 2020/07 | Serviços Psicologia_Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Serviços de Ação Social - IPVC
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Concluído
|
2019/09 - 2020/07 | Rainbow Project: Promoting Self-Regulated learning through Narratives (Gulbenkian Knowledge Academies) [Projeto Arco-Íris:
Promoção da Autorregulação da Aprendizagem através de Narrativas (Academias Gulbenkian do Conhecimento)]
UMINHO/Gulbenkian
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2019 - 2020 | Mentor: Mentoring on Self-regulated Learning of Elementary Children from Rural and Low-income Background
CIM_TTM
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Concluído
|
2018/09 - 2019/06 | Mentor: Programa de Tutoria Escolar
Mentor_Barroselas
Desenvolvimento técnico
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Portugal
|
Escola Básica e Secundária de Barroselas
Concluído
|
2017/09 - 2018/02 | Tasca do Laranja [projeto de intervenção baseado na narrativa autorregulatória "O monte das árvores carecas"]
Tasca do Laranja_APCB
Desenvolvimento técnico
Associação de Paralisia Cerebral de Braga , Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2017 | Math homework monitoring: Mapping and examining teacher, student and parent practices
----
Research Collaborator
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/10 - 2016/07 | "CresciMENTE" Project [Learning to learn in the hospital setting; Projeto CresciMENTE]
CRESCIMENTE/GUIA
Desenvolvimento técnico
|
Samsung Electronics Co., Ltd Direção-Geral de Educação Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/07/24 | Adolescents’ Agency Toward Climate Change Questionnaire: Development, and Content Validity | 33rd International Congress of Psychology [21st - 26th July 2024]
International Congress of Psychology (Prague, República Checa)
|
2023/12 | Youngsters' behaviors to address climate change measures: Preliminary findings of a scoping review | IX Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almeria (Sevilla, Espanha)
|
2023/12 | Impact of a Group Mentoring Program on Students' Educational Variables | IX Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
(Sevilla, Espanha)
|
2023/10 | Self-reported eco-parenting behaviors: Are they enough to fight climate change? | 11th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada
|
2023/07/12 | Compass Project: Impact of a School-based Mentoring Program in elementary students' School Engagement [Projeto Bússola: Impacto de um Programa de Tutoria Escolar no Envolvimento Escolar de Alunos do Ensino Básico] | ENCO(M)TRE - Encontro Nacional “Comunidades Marginalizadas: Transformar a Educação”
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/06 | Mapping parents' worries and perceived roles in a time of climate crisis: Preliminary findings | Xi Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2023/06 | Impact of the narrative-based intervention 'Yellow Trails and Tribulations' on elementary students' self-regulation skills: Implementers' perspectives | Xi Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2023/06 | Mentoring Program to Promote Self-regulated Learning Skills: A Qualitative Analysis of the Mentees? Life Goals Map | Xi Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2023/05/15 | The Potential of Mentoring Throughout the Doctorate. | SIMPSI (Doctoral Symposium PSI.UNorte)
School of Psychology, University of Minho (Braga, Portugal)
|
2022/11/28 | Measures of behaviors to address climate change: A scoping review protocol | VIII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almeria (Madrid, Espanha)
|
2022/05/05 | Intervention Programs, Recommendations, and Relevant Audiences I - An integrated approach to "Specific tutoring support and Mentoring. [Programas de Intervenção, Recomendações e Audiências Relevantes I - Uma abordagem integrada ATE/Mentorias]. | IX Seminar of Educational Psychology [IX Seminário de Psicologia da Educação]
Direção-Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Figueira da Foz, Portugal)
|
2021/09/03 | Students perceived impact of a mentoring program on school engagement: A qualitative study | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/10 | Mentoring in a school context: Impact of remedial and promotional approaches. [Tutorias em contexto escolar: Impacto das abordagens remediativa e promocional.] | I National Seminar on Tutoring in School Context [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar]
Universidade do Minho (Sines, Portugal)
|
2019/10 | How to organize a mentoring session? [Como organizar uma sessão de tutoria?] | I National Seminar on Mentoring in School Context [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar]
Universidade do Minho (Sines, Portugal)
|
2019/09 | Returning to school life after hospital discharge. | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Coruña, Espanha)
|
2019/07/17 | The Role of Prior Achievement And Self-Efficacy on Students’ Homework Engagement | III International Congress of Student Engagement in School: Perspectives from Psychology and Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2019/07 | Students’ perspectives on homework feedback: The pros and cons for school engagement. | III International Congress Students Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
(Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | Projeto de formação em resposta à medida educativa “Apoio Tutorial Específico”. | 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
|
2018/06/29 | Self-regulatory Mentoring: A tool to prevent school dropout and promote educational success. [Tutorias Autorregulatórias: Uma ferramenta para prevenir o abandono escolar e promover o sucesso educativo.] | 6th Meeting "Psychology in an Educational Context" [6.º Encontro "Psicologia em Contexto Educativo"]
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/06 | Student’s math homework engagement: The role of teacher, student and parent related variables. | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2017/11 | Feedback a las tareas para casa como herramienta promotora del envolvimiento escolar. | I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
(Oviedo, Espanha)
|
2017/11 | Impacto de un curso online en la promoción de competencias de profesores-tutores | I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
(Oviedo, Espanha)
|
2016/09 | Alunos não tradicionais na Universidade do Minho: Um modelo exploratório da intenção de continuar a estudar | II Seminário Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/06 | Práticas de monitorização do TPC utilizadas pelos professores de matemática do 3.º ciclo do EB: Quê e para quê? | I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
(Famalicão, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/01/16 - 2025/01/16 | “Não há planeta B!”: Qual o papel dos jovens no combate às alterações climáticas?
(2025/01/16 - 2025/01/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Agrupamento de Escolas António Feijó, Portugal |
2025/01/07 - 2025/01/07 | “Não há planeta B”: Qual o papel dos jovens no combate às alterações climáticas?
(2025/01/07 - 2025/01/07)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Escola secundária Henrique Medina, Portugal |
2023/11/23 - 2023/11/23 | Dinamização de uma sessão denominada "Os jovens e a emergênciaclimática: Papel e impacto." [Young people and the climate change],
com alunos do 3.º ciclo do ensino básico. (2023/11/23 - 2023/11/23)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Agrupamento de Escolas de Gouveia, Portugal |
2022/07/21 - 2022/07/21 | ENAPEE: ENCONTRO NACIONAL 'APRENDER PARA ENVOLVER' NA ESCOLA [ENAPEE: NATIONAL MEETING 'LEARNING TO ENGAGE' AT SCHOOL] (2022/07/21 - 2022/07/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2020/06/09 - 2020/06/09 | I Online Seminar "Yellow Trials and Tribulations": Field reports in time of pandemic [I Encontro Online "Sarilhos do Amarelo":
Relatos do Terreno em Tempo de Pandemia] (2020/06/09 - 2020/06/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/10/25 - 2019/10/25 | 1st National Seminar Mentoring in the School Context: Dialogue(s) between Research and Educational Practice [I Seminário
Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa] (2019/10/25 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/03 - 2024/10/04 | Niños y jóvenes con especial vulnerabilidad en protección infantil: revisión internacional de programas terapéuticos innovadores.
[Children and youth with special vulnerability in child protection: An international review of innovative therapeutic programmes.]
Conferência
|
II Conferencia Internacional ACORES24
Universidad de Oviedo, Espanha
|
2024/09/25 - 2024/09/27 | XIII IBERIA-AMERICAN CONGRESS OF PSYCHOLOGY | 6TH CONGRESS OF THE ORDER OF PORTUGUESE PSYCHOLOGISTS. [XIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO
DE PSICOLOGIA | 6.º CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES.]
Congresso
|
XIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PSICOLOGIA | 6.º CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2024/07/21 - 2024/07/26 | 33rd International Congress of Psychology (ICP 2024; Prague, Czech Republic)
Congresso
|
33rd International Congress of Psychology |
2023/10/10 - 2023/10/10 | Dinamização de uma sessão denominada "Os jovens e a emergência climática: Papel e impacto." [Young people and the climate
emergency: Role and impact.]
Oficina (workshop)
|
O melhor estudante na Uminho. VEM – Viver Experiências na Uminho
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023/07/12 - 2023/07/12 | Compass Project: Impact of a School-based Mentoring Program in elementary students' School Engagement. [Projeto Bússola: Impacto
de um Programa de Tutoria Escolar no Envolvimento Escolar de Alunos do Ensino Básico.]
Encontro
|
ENCO(M)TRE - National Meeting “Marginalized Communities: Transforming Education” [ENCO(M)TRE - Encontro Nacional “Comunidades
Marginalizadas: Transformar a Educação”]
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2022/05/05 - 2022/05/05 | Intervention Programs, Recommendations, and Relevant Audiences I - An integrated approach to "Specific tutoring support and
Mentoring. [Programas de Intervenção, Recomendações e Audiências Relevantes I - Uma abordagem integrada ATE/Mentorias].
Seminário
|
IX Seminar of Educational Psychology [IX Seminário de Psicologia da Educação]
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
2021/07/20 - 2021/07/20 | II Online Meeting "Yellow Trials and Tribulations": We have found Yellow and now what? [II Encontro Online "Sarilhos do Amarelo":
Encontrámos o Amarelo. E agora?]
Encontro
|
II Online Meeting "Yellow Trials and Tribulations": We have found Yellow and now what? [II Encontro Online "Sarilhos do Amarelo":
Encontrámos o Amarelo. E agora?]
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2021/06/14 - 2021/06/14 | Workshop Emotional Intelligence, organized by the Doctoral College UMinho, University of Minho, Braga, Portugal.
Oficina (workshop)
|
Emotional Intelligence
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/05/18 - 2021/05/18 | IV Webinar "Teaching and Learning Portuguese Language" [IV Webinar “Ensinar e Aprender Português"]
Outro
|
IV Webinar “Ensinar e Aprender Português |
2021/04/28 - 2021/04/28 | Researcher Academy On Campus
Social Sciences & Humanities Open: All About Reviewing
Outro
|
Social Sciences & Humanities Open: All About Reviewing
Elsevier Ltd, Reino Unido
|
2021/03/15 - 2021/03/15 | “VIII Seminar on Educational Psychology – Educational Psychology: Well-being and Educational Success” [“VIII Seminário de
Psicologia da Educação – Psicologia da Educação: Bem-Estar e Sucesso Educativo”]
Seminário
|
“VIII Seminar on Educational Psychology – Educational Psychology: Well-being and Educational Success” [“VIII Seminário de
Psicologia da Educação – Psicologia da Educação: Bem-Estar e Sucesso Educativo”]
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2020/12/21 - 2020/12/21 | Workshop Balance of Skills and Self-Knowledge
Oficina (workshop)
|
Balance of Skills and Self-Knowledge
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/06/29 - 2018/06/29 | Self-regulatory Mentoring: A tool to prevent school dropout and promote educational success. [Tutorias Autorregulatórias:
Uma ferramenta para prevenir o abandono escolar e promover o sucesso educativo.]
Encontro
|
6.º Encontro "Psicologia em Contexto Educativo"
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
|
2018/04/19 - 2018/04/20 | II Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Educação, Mobilidade e Emprego
Seminário
|
II Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Educação, Mobilidade e Emprego
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2017/11/03 - 2017/11/04 | Tutorias Autorregulatórias: Uma ferramenta para prevenir o abandono escolar e promover o sucesso educativo
Seminário
|
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2017/11/03 - 2017/11/04 | V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Seminário
|
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Direção-Geral de Educação, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06 | The effect of learners’ characteristics on the impact of gamification on user engagement: An experimental task with college
students
Arguente principal
|
Mariana Moreira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023/07/03 | Parent and child perspectives of engagement in an online intervention to promote self-regulation skills for healthy eating:
A qualitative study
Arguente
|
Andrea Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2022/11/18 | Engagement and Disaffection of Roma Students from Portugal, Spain and Romania: A perspective of antecedents, mediators and
outcomes
Arguente
|
Daniela Moreira Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/02 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento da estudante de Doutoramento Daniela Moreira Costa - Doutoramento em Psicologia [PhD
Evaluation Committee - PhD student Daniela Moreira Costa - Doctoral Program in Psychology]
Avaliador
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | |
2022/02 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento do Estudante de Doutoramento Hélder Oliveira - Doutoramento em Psicologia [PhD Evaluation
Committee - PhD student Hélder Oliveira - Doctoral Program Psychology
Avaliador
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/10 - 2021/06 | "School-based Group Mentoring" Coordination and Supervision - Elementary and Middle School Teachers and Students [A THREE-YEAR PROJECT] | Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/05 - 2025/01/07 | Dissertation | Dissertation (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2024/02/05 - 2025/01/07 | Internship in Educational Psychology [Estágio em Psicologia da Educação] | Internship in Educational Psychology (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2024/02/05 - 2024/07/31 | Psychology of Motivation [Psicologia da Motivação] | Psychology (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2024/02/05 - 2024/07/31 | Research Project in Educational Psychology | Masters in Educational Psychology (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2024/06/28 - 2024/07/03 | Formação de professores do ensino secundário sobre "Programas de Intervenção em contexto escolar: Do planeamento à operacionalização". [7h] | (Outros) | Escola Secundária das Taipas, Portugal Rosário, Högemann & Pereira – Psicologia e Educação, Lda (Edy&Co - Spinoff da Universidade do Minho), Portugal |
2023/10 - 2023/10 | How to search in multidisciplinary, domain-specific and grey literature databases effectively? | Research Methods (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2023/09/09 - 2023/09/09 | Systematic Review of Literature: From Planning to Execution and Reporting. | Advanced Studies in Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2022/09/23 - 2022/09/23 | Systematic Review of Literature: From Planning to Execution and Reporting | Advanced Studies in Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2018/09/03 - 2019/04/05 | MENTOR - Self-regulatory Mentoring [MENTOR - Tutorias autorregulatórias] | MENTOR - Self-regulatory Mentoring [MENTOR - Tutorias autorregulatórias] | Universidade do Minho, Portugal Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal |
2018/01 - 2018/05 | B-Learning Training Course - Self-regulatory Mentoring | Psychology and Orientation | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/06 | E-learning Certificated Course - MENTOR: Self-regulatory Mentoring | Certificated Teachers Training Course (MENTOR) (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2016/09 - 2017/06 | MOOC - MENTOR: Self-regulatory mentoring | MOOC - MENTOR: Self-regulatory mentoring | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2016/12 - 2016/12 | B-learning Course: Educational Inspection (Government Department [Inspeção Geral de Educação (IGEC)]) - MENTOR - Self-regulatory Mentoring | B-learning Course: Educational Inspection (Government Department [Inspeção Geral de Educação (IGEC)]) - MENTOR - Self-regulatory Mentoring | Direção-Geral de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/05/10 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses [Order of Portuguese Psychologists] | Effective Member number 22579 |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | Effective Member of the Committee for the granting of Research fellowships (Master’s Degree). [Membro Efetivo no Júri de concursos para a atribuição de bolsas de Investigação (Grau de Mestre).] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2023/07/10 - 2023/07/10 | Curricular Internship Report in Educational Psychology [Student: Rafael Barreto de Castro] | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/08/28 - Atual | Scientific Reports (2045-2322) | Nature Portfolio |
2024/08/12 - Atual | Social Psychology of Education (1573-1928) | Springer Nature |
2023/04 - Atual | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Frontiers Media |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/11 - 2023/12 | "Instruments to assess children and adolescents climate change mitigation behaviors": A Scoping Review (methodology) [10 horas] | Sara Miranda |
2022/04 - 2023/03 | "Meaning in Life and Catholic Priests: A Scoping Review on theoretical and methodological issues, and research findings” (methodology) (10 horas] | Claúdio Santana |
Distinções
Título
2020 | Specialist in Educational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|