Artigo em conferência |
- Soares, Rogéria; Sousa, Jesus Maria. "A responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino
superior no Brasil e em Portugal". 2022.
- Sousa, Jesus Maria. "(Re)thinking education out of the box". Trabalho apresentado em IEEE 4th International Conference
on Universal Village UV 2018, Boston, 2018.
10.1109/uv.2018.8709305
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "O percurso do CIE-UMa". 2015.
O percurso do CIE-UMa / Jesus Maria Sousa . - Funchal, 2015. - 167 p.: il.; 21 cm. - In: Atas do 1º Encontro de alunos investigadores
de ciências da educação/ org. António V. Bento, Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2015
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos. "O pecado original do currículo". 2014.
- Sousa, Jesus Maria. "Que professor no futuro? A técnica de scenario planning". 2013.
- Sousa, Jesus Maria. "The ethnography of education as a new path for curriculum studies". 2013.
- Sousa, Jesus Maria. "Curriculum studies in Europe: future directions". 2013.
- Sousa, Jesus Maria. "The ethnography of education as a new path for curriculum studies". 2013.
- Sousa, Jesus Maria. "Trabalho docente: contextos e práticas. Professor de outrora, professor de agora.". 2011.
- Fraga, Nuno Silva; Sousa, Jesus Maria. "A dimensão europeia da educação: percursos alternativos de acolhimento". 2009.
- Sousa, Jesus Maria. "Que espaço para o professor na definição de políticas educativas e curriculares?". 2008.
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Inovação e incorporação de novos saberes: o desenho curricular de um mestrado
em inovação pedagógica". 2007.
- Sousa, Jesus Maria. "A etnografia ao serviço do currículo". 2007.
- Sousa, Jesus Maria. "Que currículo para a pós-modernidade?". 2007.
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Distribuição de uma "biblioteca essencial de literatura madeirense" pelas escolas
da RAM: legitimidade ou arbitrariedade curricular?". 2005.
- Sousa, Jesus Maria. "Walls to be demolished: a reflection from a critical perspective". 2003.
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Portugal: manifest for the republic education or teacher education under scrutiny".
2002.
- Sousa, Jesus Maria. "O papel do professor face à tensão entre globalização e diversidade". 2002.
- Sousa, Jesus Maria. "As dinâmicas do global e do particular: o dilema do currículo". 2002.
- Sousa, Jesus Maria. "Em busca de uma teoria da pessoa: relato de uma investigação". 2002.
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional". 2001.
- Sousa, Jesus Maria. "Currículos alternativos: um olhar etnográfico". 2000.
- Sousa, Jesus Maria. "Les scénarios: un sens projectif pour l’organisation de l’enseignement". 2000.
- Sousa, Jesus Maria. "The portuguese experience". 1999.
- Sousa, Jesus Maria. "La dimension personnelle dans la formation des enseignants". 1998.
- Sousa, Jesus Maria. "Investigação em educação: novos desafios". 1997.
- Sousa, Jesus Maria. "La dimension personnelle dans l’identité de l’enseignant. Les représentations des acteurs dans le monde
de formation". 1996.
|
Artigo em revista |
- Sousa, Jesus Maria. "Políticas Públicas do Ensino Superior Universitário Português: a compreensão dos significados que os
significantes carregam em si". Revista de Administração Educacional (2024):
Acesso aberto • No prelo
- Sousa, Jesus Maria. "Duas Faces de uma Mesma Moeda: estudo de caso comparado das percepções discentes de duas universidades
públicas, uma de Portugal e uma do Brasil, sobre a avaliação da qualidade do ensino superior". Revista Brasileira de Educação
(RBE) (2024):
Acesso aberto • No prelo
- Sousa, Jesus Maria. "A ruptura de paradigma na educação". RIAICES, Universidad de Oviedo 5 1 (2023): 81-85.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "The Feeling of Belonging and Inclusion in a European Outermost University". Asian Journal of Education
and Social Studies 45 4 (2023): 36-46.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola
no interior da Bahia". Brazilian Journal of Development 9 5 (2023): 16049-16065.
Publicado
- Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas; Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa; Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis.
"Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal". Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo
(2022): https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49145.
10.47149/pemo.v4.e49145
- Sousa, Jesus Maria. "Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?". (2020): http://hdl.handle.net/10400.13/4248.
- Sousa, Jesus Maria; Chilcoat, George W.; Ligon, Jerry A.. "Aiming at an Emancipatory Curriculum". Education Journal
8 3 (2019): 89-96. http://www.sciencepublishinggroup.com/journal/archive.aspx?journalid=196&issueid=-1.
Publicado • 10.11648
- Sousa, Jesus. "Uma escola que se esgotou". Revista Mátria Digital 6 (2018): 825-839.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Discutindo conceitos em torno do Currículo". Revista Tempos e Espaços em Educação
10 23 (2017): 15-25. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7441.
Acesso aberto • Publicado • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 15-25
- Sousa, Jesus Maria. "Knowledge and Curriculum Boundaries?". European Journal of Curriculum Studies 4 2 (2017): 644-655.
http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/160.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus; Sousa, Jesus Maria. "Um olhar etnográfico sobre o currículo". Práxis Educacional (2017):
- "Um olhar etnográfico sobre o currículo". Práxis Educacional (2017):
- Sousa, Jesus; Sousa, Jesus Maria. "Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão". Revista Tempos e Espaços em Educação,
vol. 9 (18) 9 18 (2016): 11-12. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4958.
Publicado • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 11-12
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus Maria. "Repensar o Currículo como emancipador". Revista Tempos e Espaços em Educação,
vol. 9 (18), 111-120 9 18 (2016): 111-120. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4969.
Publicado • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 111-120
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Currículo em tempo de mestiçagem". Revista Estudos Curriculares, 7 (1) (2016):
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Scenario Planning and the teacher’s future role". Asian Journal of Management Sciences
& Education (AJMSE), vol. 5 (3) (2016):
- Sousa, Jesus Maria. "Curriculum and Didactics: a matter of power. The case of the University of Madeira". (2016): http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/92.
- "Curriculum and Didactics: a matter of power. The case of the University of Madeira". European Journal of Curriculum Studies,
Vol. 02 (02), 282-296 (2016):
- Sousa, Jesus Maria; França, Ana Maria. "Que avaliação na educação de infância?". (2015): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6347.
10.25755/int.6347
- Sousa, Jesus Maria. "Curriculum and didactics: a matter of power. The case of the University of Madeira". (2015): http://hdl.handle.net/10400.13/4253.
- Jesus Maria Sousa. "Post modernity and creation of knowledge". Journal of Education Modern Review, 4 (3) (2014): http://www.academicstar.us/onlineupload.asp?shaction=show..
- Sousa, Jesus Maria; França, Ana Maria; Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Que avaliação na educação de infância?". Revista
Interacções 10 32 (2014): 40-53. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6347.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Avaliação Curricular e Paradigmas". Revista Tempos e Espaços em
Educação 11 (2014): 09-16. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2557.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus Maria; Jesus Maria Sousa. "Post Modernity and Creation of Knowledge". Journal of Modern Education Review
4 3 (2014): 190-199. http://hdl.handle.net/10400.13/778.
Acesso aberto • Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão". (2014): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4958.
- Sousa, Jesus Maria. "Professor de outrora e professor de agora". (2013): http://hdl.handle.net/10400.13/774.
- Sousa, Jesus Maria. "Avaliação curricular e paradigmas". (2013): http://hdl.handle.net/10400.13/4267.
10.20952/revtee.v0i0.2557
- Sousa, Jesus. "L’innovation pédagogique vue de l’intérieure". Hommage à Georges Lapassade (2010):
- Sousa, Jesus. "As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional". Revista Educação & Cultura Contemporânea (2008):
- Sousa, Jesus. "Alterar o currículo: mudar a identidade". Revista de Estudos Curriculares (2003):
- Sousa, Jesus. "As TIC redesenhando as fronteiras do currículo". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
(2003):
- Sousa, Jesus. "Os Jesuítas e a Ratio Studiorum: as raízes da formação de Professores na Madeira". Islenha (2003):
- Sousa, Jesus. "O olhar etnográfico da escola perante a diversidade cultural". PSI (Revista de Psicologia Social e Institucional)
(2000):
- Sousa, J.M.. "Education policy in Portugal: Changes and perspectives". Education Policy Analysis Archives 8 (2000):
http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-3042573780&partnerID=MN8TOARS.
|
Artigo em revista (magazine) |
- Sousa, Jesus Maria. "A formação do Professor como Pessoa", Reflexõesque transformam e inspiram, 2020, https://laconexao.net.br/site/wp-content/uploads/2020/05/Reflex%C3%A3o-pedag%C3%B3gica-01-A-forma%C3%A7%C3%A3o-do-professor-como-pessoa-Jesus-Maria-Sousa-1.pdf.
- "A aposta na Educação Sénior. Construção de uma nova profissionalidade", Tribuna da Madeira. Educação, 2005
|
Capítulo de livro |
- Sousa, Jesus Maria. "Currículo e etnografia da educação: um diálogo necessário". Portugal: Universidade da Madeira, Centro
de Investigação em Educação,
- Mendonça, Deolinda; Sousa, Jesus Maria. "Um estudo etnográfico numa organização educativa: a influência da liderança no contexto
escolar". Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação,
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Portugal: das portugiesische bildungssystem". Portugal: Schneider Verlag Hohengehren,
- Sousa, Jesus Maria. "A inadequação da escola num cenário de transição paradigmática". Portugal: Edições ASA,
- Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria. "O manifesto para a educação da República: avaliar o sistema educativo no “tribunal”
da praça pública?". Portugal: Universidade de Aveiro,
- Sousa, Jesus Maria. "Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores. Prefácio". In Práticas investigativas
na formação inicial de professores e educadores. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém, 2024.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "O papel da educação no empoderamento da pessoa". Centro de Investigação em Educação da Universidade da
Madeira (CIE-UMa), 2023.
10.34640/universidademadeira2023sousa
- Sousa, Jesus Maria. "A Educação Superior como Mercadoria: política econômica de estado e instrumento de formação de identidade".
In Pedagogia: a ciência da educação, 184-205. Brasil, 2023.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "O papel de Paulo Freire no currículo para o desenvolvimento comunitário". Centro de Investigação em Educação
da Universidade da Madeira (CIE-UMa), 2022.
10.34640/universidadmadeira2022sousa
- Sousa, Jesus Maria. "Quando a ciência dialoga com a vida no currículo". Centro de Investigação em Educação da Universidade
da Madeira (CIE-UMa), 2021.
10.34640/universidademadeira2021sousa
- Sousa, Jesus Maria. "Artes no currículo: expressão ou educação?". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação,
2020.
- Sousa, Jesus Maria. "O Currículo à luz das exigências do séc. XXI". In Tecendo Inovação e Construindo Aprendizagem,
134-156. Olinda, Brasil: Livro Rápido Editora, 2020.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "A regulação da qualidade do ensino superior como uma questão de poder". In Avaliação (externa) da
qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios, 15-21. Funchal, Portugal: Imprensa Académica,
2020.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Os desafios da Universidade da Madeira". In 31 Desafios para o ensino superior. Funchal, Portugal:
Imprensa Académica, 2020.
Publicado
- Sousa, Jesus. "Currículo, Inovação e Flexibilização na perspetiva académica". In Currículo, Inovação e Flexibilização,
73-81. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2019.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "A regulação da profissionalidade docente em andamentos". Universidade da Madeira, Centro de Investigação
em Educação, 2019.
- Sousa, Jesus Maria. "Escola em sofrimento?". In Didática da Educação Física: Perspetivas, interrogações e alternativas,
08-17. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2018.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "O impacto do doutoramento de Caen". In Construindo investigação em Ciências da Educação. Os doutoramentos
portugueses com Louis Marmoz, 99-118. Lisboa, Portugal: Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
Publicado
- Sousa, Jesus. "Currículo, Fronteiras e Migrações". In Currículo, Formação e Internacionalização: Desafios Contemporâneos,
41-51. Braga, Portugal: CIEd, Instituto de educação, Universidade do Minho, 2018.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria; Cavalcanti, Rilva; Jófili, Zélia; Gomes, Fátima. "Círculo de cultura na classe multisseriada". In Diálogos
com Paulo Freire… É tempo de quefazer, 271-293. Recife, Brasil: EDUFPE – Editora da Universidade Federal de Pernambuco,
2018.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Currículo e cidadania". Universidade da Madeira. Centro de Investigação em Educação, 2018.
- Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus. "Portugal". Portugal: Springer, 2017.
10.1007/1-4020-4874-2_39
- Sousa, Jesus. "A relação de poder entre o Currículo e a Didática. O caso da Universidade da Madeira". 2017.
- Sousa, Jesus. "A avaliação dos cursos em ciências da educação de uma universidade da ultraperiferia: o caso da Universidade
da Madeira". 2017.
- Sousa, Jesus. "A prática pedagógica indígena como perspectiva de inovação". In Anais do Encontro Internacional Trabalho
e Perspetiva de Formação de Trabalhadores, 1469-1482. Fortaleza, Brasil: Netbiblo, 2017.
Publicado • 10.4272/978-84-9745-925-9.ch2
- Sousa, Jesus. "Revoluções, Paradigmas e Inovação Pedagógica: provocações para um debate contemporâneo". In Anais do Encontro
Internacional Trabalho e Perspetiva de Formação de Trabalhadores, 1713-1724. Fortaleza, Brasil: LABOR/UFC - Núcleo de
Pesquisa em Educação Profissional - NUPEP/IFCE, Universidade Federal do Ceará, 2017.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Educação e democracia: utopia por realizar?". Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira,
2017.
- Sousa, Jesus Maria. "A relação de poder entre o currículo e a didática: o exemplo da UMa". CIE-UMa - Centro de Investigação
em Educação, 2016.
- Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "O que resta da investigação em educação em Portugal?". In A Escola Restante, 146-172.
Funchal, Portugal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2015.
Publicado
- Sousa, Jesus. "O currículo e a identidade cultural". 2015.
- Sousa, Jesus. "A Resposta de Jesus Maria Sousa, José Sílvio Fernandes, Ana Catarina Fernando, Helder Arsénio Lopes". 2015.
- Sousa, Jesus. "Estado Mínimo-Escola Mínima: Como fica o Currículo?". 2014.
- Sousa, Jesus; Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos. "O pecado original do currículo". Portugal: UTAD, 2014.
- Sousa, Jesus. "Lehrerbildung in Frankreich, Italien, Spanien und Portugal". 2014.
- Sousa, Jesus Maria. "Estado mínimo - escola mínima: como fica o currículo?". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação,
2014.
- Mendes, Guida; Sousa, Jesus Maria. "Políticas de educação de infância: a educação primeiro". Universidade da Madeira, Centro
de Investigação em Educação, 2013.
- Sousa, Jesus Maria. "Artes no Currículo: Expressão ou Educação?". In Educação. Artes, Cultura. Discursos e Práticas,
83-92. Funchal, Portugal: CIE-UMa, 2012.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Currículo-como-vida". Editora CRV, 2012.
|
Edição de livro |
- Rodrigues, Liliana; Sousa, Jesus Maria. Educação e desenvolvimento comunitário. Centro de Investigação em Educação
da Universidade da Madeira (CIE-UMa). 2023.
10.34640/universidademadeira2023rodriguesousa
- Sousa, Jesus Maria. Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios.
Funchal, Portugal: Imprensa Académica. 2020.
Publicado • Editor
- Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria. (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey. CIE-UMa -
Centro de Investigação em Educação. 2017.
- Fino, Carlos Manuel Nogueira ; Sousa, Jesus Maria. Pesquisar para mudar (a educação). 2011.
|
Edição de número de revista |
- Sousa, Jesus. "Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 9 (18)". Revista Tempos e Espaços em Educação (2016):
doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17
|
Entrada de enciclopédia |
- Sousa, Jesus. "Escola Superior de Educação". In Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira., 2018.
Publicado
|
Livro |
- Sousa, Jesus Maria. Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo. Uma reflexão a duas. Funchal, Portugal: Imprensa
Académica. 2022.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. Construindo investigação em Ciências da Educação. Os doutoramentos portugueses com Louis Marmoz..
Lisboa, Portugal: EDUCA. 2018.
Publicado
- Sousa, Jesus. Il professore come persona. 2007.
- Sousa, Jesus. Educação: textos de intervenção. 2004.
- Sousa, Jesus. O Professor como Pessoa. 2000.
|
Prefácio / Posfácio |
- Sousa, Jesus Maria. "Apresentando "A corporeidade dançante do Frevo Pernambucano"". Prefácio para A corporeidade dançante
do Frevo Pernambucano. Recife, Brasil: Editora Massagana da Fundação Joaquim Nabuco/FUNDARJ. 2021.
Publicado
- Sousa, Jesus. "Apresentação". Prefácio para Pesquisa Contrastiva: da crítica à razão comparativa ao método contrário às
ciências sociais e educação, 09-14. Salvador, Brasil: EDUFBA - Editora da Universidade Federal da Bahia. 2018.
Publicado
- Sousa, Jesus Maria. "Prefácio". Prefácio para Teatro de Cultura Popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e
cultural no Recife (1960-1964), 22-25. Recife, Brasil: CEPE, Companhia Editora de Pernambuco. 2017.
Publicado
|
Tese / Dissertação |
- Souto, Virgínia Maria de Paula Frota. "Farmácia viva como inovação pedagógica: um estudo etnográfico na Escola de Cidadania
Anísio da Frota". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3427.
- Chaves, Maria do Carmo Martins da Silva Figueira. "A avaliação do desempenho docente - (im)possibilidades de desenvolvimento
profissional: estudo de caso numa escola secundária". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3330.
- Soares, Rogéria Pereira Fernandes. "A3ES e SINAES/MEC: estudo comparado dos contextos institucionais e políticos de avaliação
e regulação do sistema de qualidade da educação superior em Portugal e no Brasil - Sentidos e identidades dos dois lados de
uma mesma moeda". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/4104.
- Pestana, Tânia Cristina Vieira. "Entre o internacional e o local: a educação de infância na encruzilhada das políticas de
globalização: um estudo de caso na Ilha da Madeira". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2857.
- Araújo, Samuel de. "A prática pedagógica de educação popular no sertão de pernambuco". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3127.
- Mendes, Guida Reis Rodrigues. "Linhas curriculares e práticas de educação de infância: um estudo pelas vozes das crianças".
Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2726.
- Macedo, Suzana Benedita de. "A dinâmica de uma classe multisseriada caracteriza inovação pedagógica?". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3083.
- Araújo, Hemetério Segundo Pereira. "A prática pedagógica do teatro na formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental:
as possibilidades de uma educação transformadora". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2727.
- Silva, Luciana Maria da. "Diversidade cultural: o lugar dos etnossaberes na formação do professor". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2756.
- Santos, Francisco Miguel Azinhais Abreu dos. "Regionalização da educação e currículo. Uma questão ideológica e de afirmação
de poder. O caso da Madeira em Portugal". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3131.
- Amorim, Rosania Maria Sacramento de. "Educação escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/Ba: um olhar reflexivo
sobre a interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/5140.
- Camacho, Maria José de Jesus. "Modelo de educação especial na Madeira de 1965 a 2011: conhecimento, cenários e propósitos,
numa perspectiva diacrónica: um estudo na Região Autónoma da Madeira". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2674.
- Ribeiro Junior, João Bosco dos Santos. "Amigos do Zippy: educação em busca da consciência emocional. Um estudo etnográfico".
Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2349.
- Padilha, Érica Oliveira Ramos de Souza. "Práticas pedagógicas de história no ensino médio em uma escola pública estadual na
cidade de Bom Conselho-PE/Brasil: existe inovação pedagógica?". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2337.
- Veloso, Simone Maria Lopes. "A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary". Mestrado,
2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2689.
- Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte. "A capoeira na Escola Helena Araújo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2691.
- Lopes, Aluísio Wagner de Araújo. "Inovação pedagógica numa escola pública: as práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelas
atividades da oficina Rádio Escola". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2217.
- Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro. "EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática
pedagógica inovadora?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1574.
- Freitas, Georgete Lopes. "O estado da arte das discussões sobre currículo na pós-moderna sociedade da informação: estudo de
caso e análise de conteúdo da produção científica dos pesquisadores em educação no período de 2001 a 2011". Doutoramento,
2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1509.
- Lobão, Regina Célia Marques. "Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula". Mestrado,
2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1869.
- Silva, José Rudimar Constâncio da. "Teatro de cultura popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no
Recife (1960-1964)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1095.
- Silva, José Rudimar Constâncio da. "Teatro de cultura popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no
Recife (1960-1964)". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1095.
- Santos, Magnólia Pereira dos. "Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola
ativa em classes multisseriadas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1000.
- Santos, Magnólia Pereira dos. "Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola
ativa em classes multisseriadas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1000.
- Santos, Magnólia Pereira dos. "Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola
ativa em classes multisseriadas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1000.
- Leite, Adriana Antero. "A prática pedagógica alfabetizadora bilíngue numa escola indígena: um estudo de caso na Escola Diferenciada
de Ensino Fundamental e Médio Maria Venâncio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1097.
- Gouveia, Maria Fernanda Batista Pestana. "Gestão flexível do currículo rumo à diferenciação pedagógica. Contributos para a
promoção de aprendizagens significativas: um estudo numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM". Doutoramento, 2014.
http://hdl.handle.net/10400.13/568.
- Perregil, Eva Sandrina Sousa. "O papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho dos educadores de infância na R.A.M.".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/684.
- Succi, Maria Adalgiza Albuquerque. "Inovação pedagógica: um estudo emergente sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal
de Frevo Maestro Fernando Borges. Recife - Pernambuco - Brasil". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1022.
- Santos, Maria Natalina Faria Cristóvão. "Património musical madeirense: a preservação da identidade através do currículo".
Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1131.
- Mendonça, Deolinda Jesus Marques. "A influência da liderança no contexto escolar: um estudo etnográfico numa organização educativa".
Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/364.
- Rocha, Divania Freire dos Santos. "A prática pedagógica no contexto da sala de aula em educação de jovens e adultos". Mestrado,
2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1125.
- Basílio, Helda Maria Carvalho. "O papel do supervisor pedagógico na transição do pré-escolar para o 1º ciclo, nas escolas
de 1ºciclo com pré-escolar do Concelho de Santa Cruz Madeira". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/360.
- Silva, João Carlos de Jesus Manique da, 1965-. "Estratégias de liderança de um diretor escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10281.
- Oliveira, Francisco Salgueiro de. "A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores". Mestrado,
2013. http://hdl.handle.net/10400.13/356.
- Leonardo, Rita Catarina Garcia. "Liderança e projecto educativo: estudo de caso numa escola de 1º ciclo com pré-escolar da
Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/379.
- Rodrigues, Cátia de Jesus Sousa. "Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no
1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2280.
- Silva, Maria Isabel Jardim da. "A (re)construção do PCT: uma abordagem às práticas dos professores no âmbito da gestão/flexibilização
curricular. Um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico RAM". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1136.
- Araújo, Márcia Neves dos Santos. "A utilização pedagógica das inteligências múltiplas como inovação da prática formativa:
um estudo etnográfico realizado com professores da educação infantil". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1047.
- Silva, Reinilva Barreto Lins da. "O uso do lúdico como inovação pedagógica na aprendizagem de genética: um facilitador no
desempenho do aprendiz". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1138.
- Gouveia, Natércia Fabíola Vieira da Luz. "Arquivo Regional da Madeira – Implementação e desenvolvimento de projectos educativos
e culturais: um estudo de caso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/429.
- Sá, Naira Antunes Camargos de. "Práticas pedagógico-culturais voluntárias no contexto social de crianças em situação de pobreza
de Caruaru-Pe". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1143.
- Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas. "Modelos curriculares na educação de infância: o enfoque na expressão dramática: da
teoria às práticas". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/737.
- Lucena, Jojemima Estevão de Mesquita. "Aprendizagem dos estudantes com "altas habilidades" no contexto da inovação pedagógica:
estudo de uma prática". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1606.
- Virgens Filho, Cândido Santos. "O que a universidade faz com a cultura popular : o caso da capoeira como inovação pedagógica".
Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1455.
- Pereira, Luísa Isabel Nobre. "Aprender inglês no ensino pré-escolar: um desafio à inovação pedagógica?". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/294.
- Machado, Glória Maria Alves. "A colaboração entre estudantes em classe multisseriada: um caminho para pensar a inovação pedagógica?".
Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1454.
- Cavalcanti, Rilva José Pereira Uchôa. "O círculo de cultura na classe multisseriada: uma inovação pedagógica?". Doutoramento,
2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1450.
- Saho, Mari. "O currículo de formação profissional de enfermeiros: aspecto inovador no processo de implementação". Doutoramento,
2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1452.
- Nunes, Maria do Carmo Fernandes Góis. "Escola a tempo inteiro e formação docente: qual o contributo no desenvolvimento de
competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.13/1602.
- Santos, Simone Verónica Serrão dos. "O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógica". Mestrado,
2011. http://hdl.handle.net/10400.13/1595.
- Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da. "Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da
formação contínua de professores". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.13/1607.
- Gouveia, Natércia Fabíola Vieira da Luz. "Arquivo Regional da Madeira-Implementação e desenvolvimento de projectos educativos
e culturais: um estudo de caso". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10174/17921.
- Silva, Maria Isabel Jardim da. "Projecto curricular de turma e inovação pedagógica: uma abordagem reflexiva e construtiva
sobre as concepções e as práticas dos professores no âmbito da inovação curricular: um estudo numa escola do 1º ciclo do ensino
básico da RAM". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.13/1648.
- Gonçalves, Glória Josefina Rodrigues Leça. "Colaboração e educação: colaboração entre docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico:
influências no desenvolvimento profissional e no desenvolvimento curricular". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10400.13/746.
- Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes. "La dimension personelle dans la formation des enseignants de l'enseignement de base
du 1er cycle à Madère". Doutoramento, 1995. http://hdl.handle.net/10400.13/9.
|