Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Filipa Matos Teixeira
- Data de nascimento
- 1994/09/23
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Teixeira, Sara
- Sara Teixeira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6E11-42CB-D24F
- ORCID iD
- 0000-0003-4926-8609
Endereços de correio eletrónico
- sarateixeira.psi@gmail.com (Profissional)
Moradas
- Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- www.guia-psi.com (Profissional)
- www.linkedin.com/in/teixeirasara/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/02/01 - 2026
Em curso
|
Doctorate Student in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"A furry tale of hope: Fostering self-regulation, hope, and academic buoyancy in elementary school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2023/08 - 2023/12
Concluído
|
Assistance Dog Training Course (Postgraduate Certificate)
Asociación Bocalán, Argentina
|
|
2020 - 2021/06
Concluído
|
Animal-Assisted Interventions Course (Outros)
Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (Ânimas), Portugal
|
|
2018 - 2020/04/27
Concluído
|
Animal-Assisted Therapy (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP, Portugal
|
18 |
2018/09 - 2019/09
Concluído
|
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Muito Bom |
2018/07 - 2018/09
Concluído
|
Aprender a Aprender - Intervenção baseada na narrativa "Sarilhos do Amarelo" para promoção de competências de autorregulação
(Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA), Portugal
|
Excelente |
2017
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Minho, Portugal
"Recidivism in Sex Offenders: Risk Factors and Criminal Careers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/08/16 - 2021/06/30 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | PhD Student Fellow | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | ||
2020/08 - Atual | Volunteering | Kokua - Cães de Ajuda Social, Portugal |
2016/10 - 2017/07 | Curricular Internship in Pshychology of Justice | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, Portugal | ||
2014/11 - 2015/07 | Research collaborator - Animal Learning and Behavior Lab | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Animal Learning and Behavior Lab, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/08 - 2021/06 | Aprender a Aprender [Learning2Learn]
UMINHO/BI/325/2018
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/07 - 2021/07 | MAISVAL Project | Learn-to-Learn: Self-regulatory promotion intervention program [Aprender a Aprender: Programa de promoção
de competências de Autorregulação]
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | TIER [Tools for Inclusion and Educational research]
TIER
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2020/07 | COVID-19 into Trials and Tribulations - social network intervention
FBCOVID19
IGCOVID19
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10 | Animal-Assisted Therapies to Promote Mental Health in Higher Education [Terapias com Animais para Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior] | I UAlg Mental Health Week [I Semana da Saúde Mental da UAlg]
University of Algarve [Universidade do Algarve] (Faro, Portugal)
|
2022/10 | Development of a Narrative-Based Canine-Assisted Intervention Program to promote Hope and Self Regulation in elementary school children | II International Congress of Social Aid Animals
Associação Ânimas (Porto, Portugal)
|
2022/04/28 | Workshop - "Promoção de autodeterminação em contextos educativos e de saúde" | 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - “Ecossistemas de bem-estar e aprendizagem”
Universidade Lusíada (Lisboa) (Lisbon, Portugal)
|
2022/02/04 | Pitch - "A Furry Tale of Hope: Fostering Self-Regulation, Hope, and Academic Buoyancy in Elementary School" | 1.ª Convenção Psicologia U.Norte e 1.º Simpósio Doutoral Psicologia U.Norte - SimPsi U.Norte
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021 | Understand The Reflexive Thinking Competencies With A Focus On Critical Thinking In Children In Elementary School: Study Protocol | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021 | Can A School-Based Intervention On Self-Regulation Promote Selective Attention In 4th Grade Students? | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/09/25 | Promoção de competências de autorregulação através das redes sociais/com recurso ao Instagram® e Facebook® (Armanda Pereira, Sara Teixeira, Ivan Gross, Camila Aguiar & Pedro Rosário) | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/06 | Learning2Learn Project: Sessions for parents and educators (8 meetings during school year) (2020/10 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2018/09 - 2021/06 | Learning2Learn Project: Sessions for teachers (2 meetings during school year) (2018/09 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/04/12 - 2019/06/12 | "Endless Woods Adventure" [Learning2Learn Project] - Event to children and teachers from Valongo / "Aventura no Bosque-Sem-Fim"
[Projeto Aprender a Aprender] - Evento para cerca de 800 alunos e professores do 4º ano do concelho de Valongo, Porto, Portugal.
Um dos objetivos deste projeto era o combate ao insucesso escolar e o apoio na transição do 1º para o 2º ciclo, a partir do
envolvimento das crianças no imaginário de histórias (neste caso, a narrativa Sarilhos do Amarelo). (2019/06/12 - 2019/06/12)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/06/02 - 2022/06/02 | "Animal-Assisted Interventions - The case of Dog-Assisted Reading" | Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2020/10/21 - 2020/10/21 | Invited Trainer - Yellow Trials and Tribulations Online Training | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | |
2019 - 2020 | Yellow Trials and Tribulations Intervention Supervision | Associação Bagos D'Ouro, Portugal | |
2019/09 - 2019/09 | Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares CIM-Terras de Trás-os-Montes: MENTOR | Tutorias Autorregulatórias | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/08 - Atual | Kokua - Cães de Ajuda Social (www.kokua.pt) | Volunteer |
2020/01/21 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) | Membro efetivo - Cédula Profissional: 24347 |
2018 - 2020 | CNE - Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 525 - São Pedro Fins) | Volunteer |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/05 | Learning2Learn Project: Intervention program sessions (one hour weekly sessions at school with 6 classes - October to December; hybrid intervention program sessions with 8 classes - January to April: at school and online one hour weekly sessions) | 4th grade students |
2019/09 - 2020/06 | Learning2Learn Project: Intervention program sessions (one hour weekly sessions at school from September to February; program delivered by video from March to June) | 4th grade students |
2018/09 - 2019/06 | Learning2Learn Project: Intervention program school sessions (one hour weekly sessions with five 4th grade classes) | 4th grade students |