Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Brocardo
Nomes de citação
- Brocardo, Joana
- Porfírio, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6F1B-36A7-BE1D
- ORCID iD
- 0000-0002-0526-7332
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002
Concluído
|
Phd in Education- specialization in didactics of mathematics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"As investigações na aula de Matemática: Um projecto curricular no 8º ano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
1993
Concluído
|
Master in Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A resolução de problemas na aula de Matemática: Uma experiência no 7º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good |
1979
Concluído
|
Licenciatura in Mathematics (Romo Educacional) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores (máx. 20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2003/05/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1993 - 2003 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal | ||
1988 - 1993 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1975/01/07 - 1988/06 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993 - Atual | Membro de Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2012/02 - 2016/02 | Diretor ou presidente da unidade orgânica | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2013/01 - 2014/12 | Membro da Assembleia de Representantes do IPS | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2010/01 - 2012/01 | Coordenador do mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2008/09 - 2009/11 | Diretora Geral de Educação (DGIDC) | Ministério de Educação, Portugal |
2006/06 - 2008/08 | Subdiretor-Geral de Educação (DGIDC) | Ministério de Educação, Portugal |
2002/07 - 2004/08 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1993 - 1996 | Coordenadora do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Centro de investigação UIDEF | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2019 | Membro do CIEF (Centro de Investigação do IE, Universidade de Lisboa) | CIEF, Instituto de Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2020/06/01 | Investigar o uso de recursos educativos digitais pelas crianças
REDs_Sabin2019
Investigador responsável
CIEF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/11 - Atual | Recursos Educativos Digitais - RED .
POCH-04-5267-FSE-000124, 2018 a 2021
Investigador
CIEF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Em curso
|
2018/09 - Atual | REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
IC&DT – AAC n.º 02/SAICT/2017 – 028022
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2004 - 2007 | Developing Number sense: Curricular demands and perspectives
" (FCT POCI/CED/59680/2004(2005/07)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2002 - 2003 | Competências de cálculo e sentido de número
CC_IIE_02
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional |
1995 - 1998 | Explorar e Investigar para aprender Matemática
JNICT_
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1993/01 - 1997/10 | Aprendizagens em Matemática: Um estudo sobre a construção de conceitos
PCSH/CED/920/95
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/06 | In-service teacher education for promoting mathematics reasoning in primary school (Communication at ICMI 14 Shangai) | Communication at ICMI 14 Shangai |
2019/04 | O perfil do aluno aluno século XXI. | Práticas mobilizadoras e transformadoras no âmbito de Autonomia e Flexibilidade Curricular
CFP e CM de Loulé
|
2019/02 | Exploring students adaptive use of domain specific knowledge | 11th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht)
|
2018/09 | Sentido de número e pensamento algébrico: características, relações e aprendizagem com sucesso. | V Encontro de Educação Matemática. São Carlos. Brasil. (2018)
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
|
2017 | O conhecimento do professor no ensino da estatística: Um estudo numa turma de 4.º ano Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico”,Setúbal,2017 (Comunicação). | IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Tasks to develop flexible multiplicative reasoning, | 10th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 10),Dublin,2017
Universidade de Dublin (Dublin, Irlanda)
|
2016/04 | Teacher Education in context | ETEN - European Teacher education Network.
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Designing tasks for adaptative/flexible multiplicative reasoning | 13th International Congress on Mathematical Education (ICME13)
Universidade de Hamburgo (Hamburgo)
|
2014 | Diferentes visões sobre a aprendizagem dos números racionais: Refletir para perspetivar práticas | Algarmat 2014 Encontro Regional de Professores de Matemática Olhão
AMP - Núcleo do Algarve (Olhão, Portugal)
|
2014 | Exploring flexibility in mental calculation in the domain of multiplicative reasoning | ECER 2014 The Past, Present and Future of Educational Research in Europe,
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013 | Cálculo mental flexível: Desafios e complexidades | XVI Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos Pré, 1º e 2º Ciclos
ESE Santarém (Santarém, Portugal)
|
2012 | Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano | ViseuMat
APM - Viseu (Viseu, Portugal)
|
2012 | 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks, | 12th International Congress on Mathematical Education (ICME 12)
Universidade de Seul (Seul, Coreia do Sul)
|
2011/07 | Desenvolvendo o cálculo mental | ProfMat2011
APM - Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)
|
2011 | Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks | Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35)
Universidade Ankara (Ankara, Turquia)
|
2011 | "Teachers' practices and number sense development in elementary school" | 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35)
Universidade de Ankara (Ankara, Turquia)
|
2010 | Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento de sentido de número. | Seminário do programa de Formação de Professores, (2010).
ESE Viseu (Viseu, Portugal)
|
2010 | Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa | II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal
ESE/IPS (Setubal, Portugal)
|
2009 | Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número. | XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2006 | Desenvolvimento curricular: Contributos de um projecto centrado no sentido do número | Encontro de Investigação em Educação Matemática
APM (Monte Gordo)
|
2003 | Investigações matemáticas: um projecto de desenvolvimento curricular. | XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática
APM - ESE de Leiria (Leiria, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | Comparação multiplicativa e cálculo flexível: Um passo para a proporcionalidade,
Orientador de Graça Cebola
|
Doutoramento (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | O conhecimento para ensinar estatística: Uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4.º ano
Orientador de Raquel Vicente Quintinha
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Diferenciar em matemática: as potencialidades das tarefas paralelas no desenvolvimento do cálculo mental - Relatório de mestrado
Orientador de Catarina Lopes
|
Mestrado Pré-Pri (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Feedback e resolução de problemas de matemática: uma experiência com alunos do 4º ano - relatório de mestrado
Orientador de Anabela Ornelas
|
Mestrado Pré/Pri (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2018 | Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo
de alfabetização
Coorientador de Giovana Pereira Sander
|
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2016 - 2016 | Resolução de problemas com números racionais: Um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade, 2016.
Orientador de Anabela Pacheco Vieira Canelas,
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | A utilização de materiais na aprendizagem da geometria
Orientador de Joana Filipa Queirós Martins
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam Matemática no estado de São Paulo, no Brasil e em
Portugal (Pós-doc)
Orientador de Zionice Garbelini Martos Rodrigues
|
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Resolução de tarefas multiplicativas: O conhecimento pessoal de alunos do 3º ano
Orientador de Milene Alexandra Lopes Farinha
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2014 | As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º ciclo - tese Doutoramento
Orientador de Catarina Delgado
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Desenvolver o cálculo mental no contexto da resolução de problemas de adição e subtração: Um estudo com alunos do 2.º ano
de escolaridade, 2013
Orientador de Nuno Miguel Ferreira Oliveira
|
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Os registos dos alunos na resolução de problemas de proporcionalidade, 2013.
Orientador de Diana Medeiros
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2013 | A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo - Tese de doutoramento
Orientador de Fátima Mendes
|
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2012 | Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática - Tese de doutoramento
Orientador de José António de Oliveira Duarte
|
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | O ensino da Matemática em Portugal - Estágio pós-graduação do Programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual
Paulista , 2011. (Orientador).
Orientador de Mara Sueli
|
Estágio Pós Graduação (Outra)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
|
2011 - 2011 | Números naturais e subtração: Um estudo no 1.º ciclo, 2011.
Orientador de Fátima Gonçalves
|
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Explorações e investigações matemáticas e a aprendizagem da geometria
Orientador de Marta Procópio
|
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | O papel das tecnologias de informação e comunicação: O caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido do
número
Orientador de João Vítor Torres
|
Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | Actividades de carácter investigativo em ambientes de geometria dinâmica. Um estudo com alunos de 6º e 7º Anos, 2006. Dissertação
(Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Orientador de Isabel Maria Aleixo dos Reis Gorgulho
|
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A estatística no 1.º Ciclo: Uma abordagem no 3.º ano de escolaridade
Orientador de Teresa Olga da Costa Duarte
|
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/11/08 - 2018/11/08 | Um olhar sobre a Investigação em Educação em Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias - Seminário de caráter pedagógico
destinado aos estudantes dos Mestrados em Educação e Ensino (2018/11/09 - 2018/11/09)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/01 - 2018/08 | Simpósio Convidado “A investigação sobre a prática na formação inicial de professors: contributos de estudos focados no ensino
da Matemática e das Ciências” - Evento de caráter científico (2018/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017/11 - 2017/11 | Um olhar sobre a Investigação em Educação em Matemática - Seminário de caráter pedagógico destinado aos estudantes dos Mestrados
em Educação e Ensino (2017/11/22 - 2017/11/22)
Encontro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | ETEN 2016 The European Teacher Education Network Conference (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2014 - 2014 | "A aprendizagem da escrita", Conferência proferida por Inês Sim-Sim - Evento de natureza pedagógico destinados aos estudantes
da ESE/IPS e aos professores da Zona de Setúbal (2014 - 2014)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Encontro de Investigação em Educação Matemática - evento de carácter científico (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM, Portugal |
2013 - 2013 | Conferência "Tecendo tempos e andamentos na educação de infância", Teresa Vasconcelos - Evento de natureza Pedagógico destinado
a estudantes da ESE/IPS e a professores e educadores da região de Setúbal (2013 - 2013)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2013 | Encontro em Memória de Paulo Abrantes: Matemática para todos, Matemática com todos,2013 - Evento de carácter científico (2013 - 2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2010 - 2010 | Seminário de investigação em Educação Matemática - Seminário de natureza científica (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2007 - 2007 | Seminário intermédio do Programa de Formação contínua de professores - Evento de caráter pedagógico destinado aos professores
de 1.º Ciclo da Zona de Setúbal (2007/03/23 - 2007/03/23)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2006 - 2006 | Encontro Nacional de Professores de Matemática - Evento de caráter pedagógico (2006 - 2006)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2005 - 2005 | XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (XVI SIEM) (2005 - 2005)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2002 - 2002 | Encontro: A Matemática nos primeiros anos - Evento de carácter pedagógico realizado na ESE/IPS (2012/02 - 2012/02)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
1997 - 1997 | CIEAEM 49, realizado em Setúbal (1997 - 1997)
Congresso (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/05/29 - 2019/05/29 | Gestech EDU: gestão do sistema educativo. Conferência organizada pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação
Conferência
|
Gestech EdU: Gestão do sistema educativo |
2018/08 - 2018/09 | Mobilidade Internacional (8 dias) Participação por convite na conferência EEMAI 2018 (https://eemai2018.faiufscar.com/pagina/2504-programa%C3%A7%C3%A3o-#/) e responsável por dinamizar sessões sobre investigação em educação matemática para os estudantes de pós-graduação da Universidade de São Francisco e da Universidade Federal de São Carlos. Dei igualmente aulas aos estudantes de Licenciatura da Universidade de São Carlos. | EEMAI 2018
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil
|
2011/09 - 2011/09 | Mobilidade Internacional. Visita, a convite do professor Nelson Pirola à Unesp - Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (15 dias). Lecionei um mini-curso sobre investigação em educação matemática destinado aos estudantes da pós-graduação, realizei uma conferência gravada por uma rádio do Estado de São Paulo e dinamizei uma ação de formação contínua destinada a professores em exercício. |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
|
2011 - 2011 | Mobilidade Internacional - Bolsa concedida pelo IPS para participar na Semana internacional do University College UCC, Copenhage (8 dias) Durante a semana dei aulas a várias turmas do University Colleage, participei num seminário de investigação e realizei visitas a escolas. | Semana Internacional |
1996 - 1999 | Mobilidade internacional - Coordenadora institucional de um Tempus Mobility Joint European Project. Este projeto envolveu a mobilidade de docentes e estudantes. Participei em três ações de uma semana cada uma, nos seguintes locais: Universidade de Rzeszowie (PL) (1997, 1999), Regentaat Normal School RENO (B) (1998). Participei, ainda, em todas as atividades de coordenação do projeto e à integração de estudantes Polacoe e envio de estudantes da ESE para a Polónia | Mobilidade Internacional - Tempus Mobility Joint European Project |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/12 | A Dança como contexto para a aprendizagem da Matemática
Arguente
|
Mercedes Prieto Martinez (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Sentido de número e Estatística: Uma investigação com crianças do 1.º ciclo de alfabetização
Arguente
|
Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
|
2016 | Cálculo mental com números racionais : um estudo com alunos do 6º ano de escolariedade - Doutoramento
Arguente
|
Renata Carvalho (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Desdobramento da programação de computadores na potencialização dos processos auxiliares da aprendizagem em alunos participantes
no projeto escola de Hackers
Arguente
|
Fernanda Batistela (Doutoramento)
Fundação Universidade de Passo Fundo, Brasil
|
2013 | Desenvolvimento do pensamento algébrico
Arguente
|
Ana Rézio (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2013 | A aprendizagem dos números racionais através das conexões entre as suas representações: Uma expenriência de ensino no 2º ciclo
do Ensino Básico
Arguente
|
Hélia Margarida Gaspar Lopes Ventura (Doutoramento) |
2013 | O desenvolvimento do pensamento algégbrico na formação inicial e professores dos primeiros anos
Arguente
|
Neuza Cristina Vicente Branco (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade
Arguente
|
Ana Isabel Silvestre (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O desenvolvimento de sentido de número no contexto da resolução de problemas de adição e subtração
Arguente
|
Elvira da Graça Ferreira (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Sentido de número e desempenho na Matemática: Diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1.º ciclo
Arguente
|
Lília Sofia Ferreira Lopes Marcelino (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos do Território Cultura e Desenvolvimento, Portugal
|
2011 | O desenvolvimento de sentido da multiplicação e da divisão de números racionais - doutoramento
Arguente principal
|
Hélia Pinto (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Histórias com problemas e a sua ligação à promoção da numeracia e da literacia no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Maria de Fátima Morais Sardinha (Doutoramento) |
2010 | A formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Superior de Ciências de Educação em Benguela - Angola: Um
estudo sobre o seu desenvolvimento
Arguente
|
Aberto Domingos Jacinto Quitembo (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Relação família/escola - duas realidades. Uma visão de Ecologia Humana
Arguente
|
Helder Nuno Martins Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | El sentido del número: Una experiência de aprendizagem y desarrollo en education infantl
Arguente
|
Maria Vitória Valdez Faria Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Extremadura, Espanha
|
2007 | O professor estagiário de Matemática e a integração das tecnologias na sala de aula - Doutoramento
Arguente
|
Nélia Amado (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2005 | Modelo do pensamento visual-espacial: transformações geométricas no início da escolaridade
Arguente
|
Maria da Conceição Monteiro da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2003 | Práticas de ensino da Matemática
Arguente
|
Ana Paula Canavarro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018 - 2018 | XV Conferência Iberoamericana | Medelín, Colômbia |
2016/04 - 2017/03 | Congresso Ibero-americado em Educação Matemática CIBEM 2017 | Madrid |
2014 - 2014 | Encontro de Investigação em Educação Matemática, SPIEM | Setúbal |
2012 - 2012 | International Congress of Mathematics Education ICME 12 | Coreia do Sul |
2008 - 2008 | Encontro de Investigação em Educação Matemática | Évora |
2008 - 2008 | International Congress of Mathematics Education, ICME 11 | México |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Quadrante (0872-3915) | APM |
2017 - 2017 | Quadrante (0872-3915) | APM |
2017 - 2017 | RIPEM (2238-0345) | Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
2015 - 2015 | International Journal of Educational Studies in Mathematics (2148-5984) | International Journal of Educational Studies in Mathematics (IJESIM) |
2014 - 2014 | International Journal of Educational Studies in Mathematics (0013-1954 ) | Springer |
2014 - 2014 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2013 - 2013 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer-Verlag |
2013 - 2013 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer-Verlag |
2012 - 2012 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer-Verlag |
2002 - 2011 | Quadrante | APM |
2010 - 2010 | Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) | Springer-Verlag |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | Comissão de Avaliação Docente da ESE/IPS
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2006 - 2008 | Comissão de acompanhamento do Plano da Matemática I
Membro
|
Ministério da Educação, Portugal | |
2001 - 2002 | Auditora de provas de aferição de Matemática
Especialista
|
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/04 - Atual | Parecer sobre os Currículo dos ensinos básico e secundário - relatora do parecer escrito elaborado pelo Conselho Nacional de Educação | |
2016 - 2019/03 | Prestação de serviço ao exterior - Projeto Aprendizagem Para Todos. Elemento da equipa do PAT - projeto com o Ministério de Educação de Angola | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1994 - 2016 | Consultoria na área do Desenvolvimento Curricular e na Formação de Professores - Projeto Desenvolvimento Curricular do Ensino Básico, República Popular de Angola. | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2010 - 2012 | Prestação de Serviço ao exterior - Avaliação de manuais escolares de Matemática - PSE da ESE/IPS com a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Prestação de Serviço ao Exterior - Participação no Projecto de Formação de Formadores de Professores do Ensino Primário do Ministério de Educação de Angola Escola do Magistério Primário de Benguela. | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2009 | Conselho Consultivo da DGIDC para implementação do novo programa de Matemática do Ensino Básico | Ministério da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - 2018 | Ação de Formação (Litoral Alentejano) - Matemática 1º e 2º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas) | ||
2018 - 2018 | Ação de Formação (Ordem de Santiago) - Matemática 1º e 2º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas) | ||
2018 - 2018 | Ação de Formação (Seixal) - Matemática 1º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas) | ||
2016 - 2016 | Oficina de Formação sobre a aprendizagem da Matemática para professores do 1.º e 2.º Ciclos, 2016 (Aperfeiçoamento, 30 horas), promovido por Escola Portuguesa de Macau | (Outros) | |
2001 - 2002 | Formadora do Círculo de Estudos “Aprender Matemática Investigando” (formação à distância, 60 horas) promovido pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( 2 edições 2001/2002, 2002/2003). | Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal | |
1994 - 1996 | Formação de Quadros Pedagógicos para o Ministério da Educação da República de Moçambique ( 60 horas + 30 horas - orientação de monografias na área da Matemática) | (Bacharelato) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Membro |
1989 - Atual | Associação de Professores de Matemática | Sócio |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/01/23 - Atual | Júri para recrutamento de um professor coordenador na área de formação de professores
Vogal
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2012 - Atual | Membro do Conselho Científico da revista Medi@ções (revista com revisão por pares)
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1998 - Atual | Membro do Conselho editorial da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por
pares)
Membro
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2018/02 - 2018/06 | Comissão Científica do XIVCongresso de Ciências de Educação
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2018/01 - 2018/03 | Comissão Científica do II encontro A formação de educadores e professores na universidade de Évora
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2018 - 2018 | Comissão Científica do VIII SEMAT – Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática
Membro
|
Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Brasil |
2017/02 - 2017/06 | Comissão Cientifica do XIIICongresso de Ciências de Educação
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Elemento do grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério de Educação para criar o perfil de competências após 12 anos de escolaridade.
Membro
|
Ministério da Educação, Portugal |
2013 - 2016 | Representante da ESE/IPS no ETEN European Teacher Education Network
Outro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2015 | Participação em atividades de relação com a comunidade - Membro externo, em representação da ESE/IPS, do Conselho Geral da
Escola Secundária de Bocage, Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2015 | Diretora da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Diretor
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2012 - 2015 | Diretora da revista Quadrante | |
2014 - 2014 | Comissão Científica do Encontro de investigação em Educação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM, Portugal |
2012 - 2012 | Organização de Grupo de Trabalho sobre Números e Operações na 12th International Congress on Mathematical Education (ICME12),
realizado em Seul
2
Coordenador
|
|
2009 - 2009 | Comissão Organizadora e Comissão Científica da Conferência sobre o Ensino da Matemática II
Coordenador
|
Ministério da Educação, Portugal |
2008/05 - 2008/05 | Comissão Organizadora e Comissão Científica da Conferência sobre o Ensino da Matemática I
Coordenador
|
|
2008 - 2008 | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Coordenador
|
Ministério da Educação, Portugal |
2006 - 2008 | Coordenadora do Plano da Matemática I. Plano desenvolvido a
nível nacional sob tutela do Ministério de Educação.
Coordenador
|
Ministério da Educação, Portugal |
1997 - 2007 | Membro da International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education
Membro
|
|
2001/01/03 - 2006/12/31 | Membro do Conselho Redatorial da revista Educação e Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2006 - 2006 | Comissão Científica do Seminário de Investigação em Educação Matemática
Coordenador
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
1998 - 2003 | Sub-diretora da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Outro
|
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal |
2001 - 2001 | Comissão Científica do CIEAEM 53, realizado em Verbânia
Membro
|
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Suiça |
1999 - 1999 | Comissão Científica do CIEAEM 51, realizado em Chichester
Membro
|
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Suiça |
1998 - 1998 | Comissão Científica do CIEAEM 50, realizado em Neuchatel
Membro
|
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Suiça |
1997 - 1997 | Comissão Científica do CIEAEM 49, realizado em Setúbal
Membro
|
|
1994 - 1996 | Prestação de serviço ao exterior -Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde
Coordenador
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |