???global.info.a_carregar???
Pedro Caetano is both a researcher integrated at CICS.Nova and a high school teacher in the fields of Geography and Sociology. Possessing a degree in Geography as well as a PhD in Sociology, he has collaborated with numerous research teams, employing both multidisciplinary and interdisciplinary approaches to his work. From his CV, he has prioritized international publications exploring critical topics such as social theory, inclusion, interculturality, as well as students’ and teacher’s engagements.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Jorge da Costa Caetano

Nomes de citação

  • CAETANO, Pedro Jorge
  • Caetano, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
7319-EED4-FBB1

Endereços de correio eletrónico

  • pedrocaetano@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Geografia Cultural
  • Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau Classificação
2008 - 2014
Concluído
Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Individuação e reconhecimento: processos de socialização política na incerteza dos itinerários escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2008
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Sem tese (licenciatura de Bolonha)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
1996
Concluído
Geografia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Do Território ao Ciberespaço" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08 - Atual outra situação (Outra situação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/01 - 2012/12 Individuação e Reconhecimento: Processos de Socialização Política na Incerteza dos Itinerários Escolares Fundação Para a Ciência e Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/04 - 2022/02/03 Educational achievements among Ciganos: research action and co-design project
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2021 Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design
PTDC/CED-EDG/30175/2017
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
2018 - 2021 Coreografias ético-ontológicas: Formas de objetivação e avaliação do embrião humano in vitro no contexto da Procriação Medicamente Assistida e da Investigação Científica
PTDC/SOC-SOC/29764/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2010 - 2012 Construindo camihos para a morte: uma análise do quotidiano dos profissionais de saúde
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 Género, Desigualdade, Humilhação: Sentimentos de Injustiça na Escola
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011 Modernidade e justiça: controvérsias, causas públicas e participação política numa perspetiva comparada Portugal/Brasil
CAPES/ FCT Nº 276/2010
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Federal Fluminense, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2010 O Futuro em Aberto: Incertezas e Riscos nas Escolhas Escolares
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2010 Observatório dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Investigador
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Susana Mourão; Sara Pinheiro; Maria Manuela Mendes; Pedro Caetano; Olga Magano. "How Did the COVID-19 Pandemic and Digital Divide Impact Ciganos/Roma School Pathways?". Social Sciences (2023): http://dx.doi.org/10.3390/socsci12020086.
    10.3390/socsci12020086
  2. Pedro Candeias; Pedro Caetano; Maria Manuela Mendes; Olga Magano; Caetano, Pedro. "The closed door? The relationship of the Ciganos with the labour market from the perspective of the employment and training officers". Social Work and Society International online journal 21 1 (2023): https://doaj.org/article/bfe2041008e547279aad51f0552a6f3e.
    Aceite para publicação
  3. Pedro Jorge Da Costa Caetano; Stefánia Toma; Thomas Kemple; Maria Manuela Mendes. "Beyond Weber: Social Change between Disenchantment and Rationalization Processes in Plural Communities". Intersections (2023): http://dx.doi.org/10.17356/ieejsp.v9i3.1287.
    10.17356/ieejsp.v9i3.1287
  4. Pedro Jorge Caetano; Maria Manuela Mendes. "The Spirit of Schooling: The relevance of the sense of a calling on the school experiences of secondary-school Roma/Ciganos students". Intersections (2023): http://dx.doi.org/10.17356/ieejsp.v9i3.1145.
    10.17356/ieejsp.v9i3.1145
  5. Pedro Jorge Caetano; Maria Manuela Mendes; Olga Magano. "Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios". Revista Vértices 23 3 (2021): 635-651. https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651.
    10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651
  6. CAETANO, Pedro Jorge. "Em torno da hermenêutica da escola: anatomia de uma política em mutação". Educação e Pesquisa 44 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844184044.
    Acesso aberto • 10.1590/s1678-4634201844184044
  7. CAETANO, Pedro Jorge. "Melhorar o mundo, a escola e a si próprio: Os caminhos entrecruzados da experiência juvenil". ETD: Educação Temática Digital 20 2 (2018): 413-433. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650671/17904.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/etd.v20i2.8650671
  8. CAETANO, Pedro Jorge. "A SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES NO PLURAL". Educação & Sociedade 37 137 (2016): 1045-1060. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020160004&lng=pt&nrm=iso.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/ES0101-73302016165913
  9. CAETANO, Pedro Jorge; Pedro Caetano. "As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português". Revista Espaço & Geografia, Revista do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade de Brasília-DF 19 1 (2016): 1-33. http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pedro Caetano; Luís Gouveia. "Entre o modelo magistral e a responsabilidade social". Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política 6 1 (2016): 236-265. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/459a1d5d-e9cc-484e-b2f1-1406165862b5.
  11. Caetano, P.; Mendes, M.M.. "Shaping ways of managing diversity in Portuguese schools, from the student’s perspective". International Review of Sociology 24 2 (2014): 325-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84904270686&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03906701.2014.933027
  12. Resende, José Manuel; Caetano, Pedro; Dionísio, Bruno. "Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar". DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 7 1 (2014): 11-38. https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7249.
    Publicado
  13. José Manuel Resende; Pedro Caetano. "Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projecto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis". Sociologia XX NA (2011): 317-330. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/118a4b70-7560-48ec-ab5c-51c067d96368.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Caetano, Pedro; Mendes, Maria Manuela; Pinheiro, Sara; Mourão, Susana. Autor correspondente: Mendes, Maria Manuela. "Research in School Contexts". In In Roma and Education: Collaborative Research and Knowledge Co-production Practices, editado por Editora Mundos Sociais, 61-90. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  2. Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Caetano, Pedro; Candeias, Pedro; Pinheiro, Sara; Mourão, Susana. Autor correspondente: Mendes, Maria Manuela. "Conclusions and recommendations in terms of public measures and policies". In In Roma and Education: Collaborative Research and Knowledge Co-production Practices, editado por Editora Mundos Sociais, 137-143. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  3. Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Caetano, Pedro; Candeias, Pedro; Pinheiro, Sara; Mourão, Susana. Autor correspondente: Mendes, Maria Manuela. "Conclusions and recommendations regarding public measures and policies". In In Roma and Education: Collaborative Research and Knowledge Co-production Practices, editado por Editora Mundos Sociais, 137-143. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  4. Resende, José Manuel; CAETANO, Pedro Jorge. "Os sentidos plurais de justiça na juventude escolarizada como competências políticas". In Os dilemas da participação, 313-340. Valongo, Portugal: Lema D'Origem, 2021.
    Publicado
  5. "Introduction". 1-9. Routledge, 2021.
    10.4324/9781003182139-1
  6. "Building a bridge of justice". 13-33. Routledge, 2021.
    10.4324/9781003182139-3
  7. José Manuel Resende; Pedro Caetano; Resende, José Manuel; CAETANO, Pedro Jorge. "A escola à prova das promessas de cidadania". In (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos: a crise, formas de (des)legitimação e modos de representação e de mobilização, editado por Resende, {Jos{\'e, 305-328. Carviçais, Portugal: Lema d´Origem, 2020.
    Publicado
  8. Pedro Caetano. "Arriscar o emprego: a perspetiva dos estudantes sobre o mundo da sociedade dos trabalhadores em rede". In A Governação à lupa das operações críticas: Os limites do (In) suportável e do (In) Tolerável das Políticas e das Ações Públicas, editado por Jos{\'e, 263-283. Portugal: Lema d´Origem, 2019.
    Publicado
  9. Pedro Caetano. "The Implications of Relatedness in an Academic Context, from the point of view of the student". In Challenges of Communication in a Context of Crisis. Troubles, Misunderstandings and Discords, editado por Resende, {Jos{\'e, 85-102. Newcastle Upon-Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
    Publicado
  10. Pedro Caetano. "A democracia à prova". In O que podemos aprender com os estudantes, editado por Resende, {Jos{\'e, 223-239. Portugal: Lema d´Origem, 2017.
    Publicado
  11. Pedro Caetano; José Manuel Resende. "Será a sociedade dos alunos uma sociedade (in) decente? Perspetivas, críticas e situações". In (Con) Vivemos numa Sociedade Justa e Decente? Críticas, Envolvimentos e Transformações, editado por Resende, {Jos{\'e, 135-158. Portugal: Fronteira do Caos Editores, 2017.
    Publicado
  12. CAETANO, Pedro Jorge. "Cidadania e alteridade. Como coordenar as diferenças? Subsídios para uma sociologia do respeito". In As artes de (re)fazer o mundo: habitar, compor e ordenar a vida em sociedade, 317-335. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2016.
    Publicado
  13. José Manuel Resende; Pedro Caetano. "A arte de fazer a medida. O julgamento dos professores em contextos de avaliação escolar". 97-129. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2015.
    Publicado
  14. Resende, José Manuel; CAETANO, Pedro Jorge. "Da philia à hierarquia na escola : composições da ordem escolar?". In Habitar a escola e as suas margens: Geografias plurais em confronto, 133-144. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.
    Publicado
  15. José Manuel Resende; Pedro Caetano. "Configurações do trabalho docente em Escolas TEIP". In Escolas Singulares, editado por Lopes, {Jo{\~a, 99-109. Porto, Portugal: Editora Afrontamento, 2012.
    Publicado
  16. José Manuel Resende; Pedro Caetano. "Socialização Política na Escola Secundária Portuguesa: As composições do Projeto Estatal Imaginado de Cidadania e as Gramáticas Políticas disponíveis". editado por Juarez Dyrell; Nogueira, {Maria Alice, 258-273. Belo Horizonte, Brasil: Editora UFMG, 2012.
    Publicado
  17. Pedro Caetano. "A escola como teatro de inovação: pressupostos sociológicos para uma participação criativa". 125-138. Instituto Polit{\'e, 2011.
  18. Caetano, Pedro. "The School Put to the Test by the Labor Market: The Case of Education and Training Courses in Portuguese Education System". In The Crisis of Schooling? Learning, Knowledge and Competencies in Modern Societies, editado por Resende, José Manuel; Maria Manuel Baptista Vieira da Fonseca, 49-68. Newcastle-Upon-Tyne, Reino Unido: Cambridge Schollars Publishing, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Caetano, Pedro; Mendes, Maria Manuela. Simmel and Beyond. London, Reino Unido: Routledge. 2021.
    Publicado • 10.4324/9781003182139
  2. José Manuel Resende; Pedro Caetano; CAETANO, Pedro Jorge. (Ar)riscar em mundos imprevisíveis e incertos. Portugal: Lema d{\textquoteright. 2020.
  3. Ferla, Alcindo Antônio; Maranhão, Thaís; Rocha, Cristianne Maria Famer; Peixoto, Guilherme Pereira; Silva, Igor Fangueiro da; Barrios, Sueli Goi; Rocha, Vera. As artes de (re) fazer o mundo: Habitar, compor e ordenar a vida em sociedade. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre. 2016.
    Publicado • Editor
  4. Dionísio, Bruno; Catarina Delaunay; Alexandre Cotovio Martins; José Manuel Resende; Pedro Caetano. Pluralidades Públicas do Público? Controvérsias em educação, saúde e nos modos de ser solidário.. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre. 2011.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Penna, Nelba; Mendes, Maria Manuela; Maria Benedita Portugal e Melo; Caetano, Pedro; Malheiros, Jorge Macaísta. "Nota Introdutória". Revista Espaço e Geografia 19 1 (2016): http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/485/265.
    Publicado
  2. Mendes, Maria Manuela; Melo, Maria Benedita Portugal e; CAETANO, Pedro Jorge; Resende, José Manuel. "Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Dossie Controvérsias Públicas em Portugal e no Brasil, nota de abertura". Dilemas 7 1 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893318859&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
Livro
  1. Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; CAETANO, Pedro Jorge; Candeias, Pedro; Mourão, Susana; Pinheiro, Sara. Autor correspondente: Mendes, Maria Manuela. Ciganos/Roma e Educação: Investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento. [Gypsies/Roma and Education: Collaborative research and knowledge co-production practices]. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais.. 2023.
    Publicado
Recurso online
  1. Caetano, Pedro. Projetar novos mundos, habitar velhos terrirórios. 2023. https://www.youtube.com/watch?v=sqfsArbmU3Y.
  2. CAETANO, Pedro Jorge. Percepções sobre o ensino da Sociologia no Ensino Secundário. 2018. https://jornalsocedu.wordpress.com/percecoes-sobre-o-ensino-da-sociologia-no-ensino-secundario/.
Resumo em conferência
  1. Caetano, Pedro. Autor correspondente: Caetano, Pedro. "A riqueza e a “engenhosidade” da metodologia dos cenários na pesquisa em Ciências Sociais". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre Metodologia (Qualis 2021), Santiago de Compostela, 2021.
  2. CAETANO, Pedro Jorge; Maria Manuela Mendes. "The Spirit of Schooling: Personal Stories of Ciganos Students of Portuguese Secondary Education". Trabalho apresentado em 15th Conference of the European Association (ESA 2021), Barcelona, 2021.
  3. Pedro Caetano; Maria Manuela Mendes. "Building a bridge of justice". Trabalho apresentado em https://www.europeansociology.org/about-esa-2019/programme, Manchester, 2019.
  4. CAETANO, Pedro Jorge. "The normative moods of action : Another way of thinking materialism". Trabalho apresentado em 12th Conference of the European Association, Prague, 2015.
    Publicado
  5. CAETANO, Pedro Jorge. "Sentidos de Autonomia e Modalidades de Ação dos Estudantes de 4 Escolas Secundárias Portuguesas". Trabalho apresentado em Congresso « Educação e Democracia : representações sociais, práticas educativas e cidadania, Aveiro, 2007.
    Publicado
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/08 - Atual European Sociological Association Member
Atual Associação Portuguesa de Sociologia
Distinções

Prémio

2008 PhD Research Scholarship