???global.info.a_carregar???
Pedro Dourado is a PhD candidate at the University of Porto. His research focuses on the impact of digital communication in promoting the sustainability of Portuguese authorial fashion. With professional experience in the areas of marketing, communication and fashion, he is the author of papers in the fields of sustainable fashion, brand value, digital platforms of circular fashion and influencer marketing. He is member of CITCEM - Center for Transdisciplinary Research “Culture, Space and Memory”, at Universidade of Porto, Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Manuel Dourado dos Santos Pereira Gomes

Nomes de citação

  • Dourado, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
7411-EF34-46C0
ORCID iD
0000-0002-8196-3399

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/09 - 2024
Em curso
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
18
2016/09 - 2018/11/29
Concluído
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"A Aplicabilidade do Modelo See Now, Buy Now e a sua Relação com o Consumidor e o Valor das Marcas: O Contexto de Moda Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2012/09 - 2015/06/20
Concluído
Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Licenciatura)
Especialização em Assessoria
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
17
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/15 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Ventura + Partners, Portugal
2015/06/15 - 2019/04/14 Técnico Superior (Técnico Superior) Eusébio & Rodrigues, Portugal
2015/02/23 - 2015/05/22 Assistente Técnico (Assistente Técnico) EDP, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/10 - Atual A influência da comunicação digital na promoção da sustentabilidade: o caso da moda de autor portuguesa
2021.07379.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dourado, Pedro. "Online Influencer Marketing: Defining The New Cool". Trabalho apresentado em FL Conference | Fashion & Sustainability, Lisboa e Cascais, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Dourado, Pedro; Machado, Sara Monteiro. "Opinião Pública e Cultura Participativa na Era da Personalização". Trabalho apresentado em XVII Congresso Ibero-Americano de Comunicação, Porto, 2022.
    Aceite para publicação
  3. Dourado, Pedro. "O Impacto do User Generated Content na Promoção da Moda Sustentável". Trabalho apresentado em XVI Congresso Brasileiro Científico de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas da Abrapcorp, Alagoas, 2022.
Artigo em revista
  1. Pedro Dourado. "Usability and User Experience on Secondhand Fashion Digital Platforms: A Comparative Study". Observatorio (OBS*) (2023): https://doi.org/10.15847/obsOBS17320232154.
    10.15847/obsOBS17320232154
  2. Dourado, Pedro; Brandão, Amélia; Palma Martos, Luís. "See Now, Buy Now Model: A Passport to Fashion Brand Equity". Scientific Annals of Economics and Business 67 (2020): 33-55.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47743/saeb-2020-0028
Tese / Dissertação
  1. Dourado, Pedro. "A Aplicabilidade do Modelo See Now, Buy Now e a sua Relação com o Consumidor e o Valor das Marcas: O Contexto de Moda Português". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Economia, 2018. https://hdl.handle.net/10216/117198.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/05/26 O Impacto do User Generated Content na Promoção da Moda Sustentável XVI Congresso Brasileiro Científico de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas da Abrapcorp
Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Brasil)