Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Ellison
Nomes de citação
- Ellison, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7614-5C18-10E8
- ORCID iD
- 0000-0001-9060-4147
Endereços de correio eletrónico
- mellison@letras.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 226077100 (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Via Panorâmica, s/n, 4150-564, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.cetaps.com/clil/maria-ellison/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Didática de Línguas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"CLIL as a Catalyst for Developing Reflective Practice in Foreign Language Teacher Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção |
2008
Concluído
|
Masters in Teaching English to Speakers of Other Languages (TESOL) (Mestrado)
The University of Manchester Faculty of Humanities, Reino Unido
"Developing initial teacher education through action research" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Merit |
1993 - 1995
Concluído
|
Diploma in the Teaching of English as a Foreign Language to Adults (DipTEFLA) (Outros)
Royal Society of Arts, UK, Reino Unido
|
|
1989 - 1989
Concluído
|
Certificate in Teaching English as a Foreign Language (Outros)
Royal Society of Arts, UK, Reino Unido
|
|
1985 - 1989
Concluído
|
Bachelor of Education - Primary years (B.Ed. Honours) (Bachelor)
Bath College of Higher Education, Reino Unido
|
Upper second class honours (2:1) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - 2016 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1992 - 1992 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Director of Master's in Teaching English and Spanish or French or German in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - Atual | Convener of the Working CLIL Research Strand of TEALS | Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2016 - Atual | Director of Master's in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2005 - 2009 | Pedagogic Coordinator of STEPS-UP project (Support for Teaching English in Primary Schools) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992 - 1998 | English language teacher - Taught all levels from Beginners to Advanced including F.C.E, C.A.E and Proficiency classes and many young learner classes. | British Council Portugal, Portugal |
1991/01 - 1991/07 | Full time primary school teacher at Holy Trinity C.E Primary School. Taught children aged 6-7. | Tameside Metropolitan Borough, Reino Unido |
1990 - 1991 | Taught English language to levels from Beginners to Advanced | Royal School of Languages, Portugal |
1990/09 - 1990/12 | Full time primary school teacher at Dowson Primary School, Hyde. Taught children aged 6-7. | Tameside Metropolitan Borough Council, Reino Unido |
1989 - 1990 | English language teacher - Taught all levels from Beginners to Advanced including F.C.E, C.A.E and Proficiency classes and many young learner classes. | Royal School of Languages, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2025/08/31 | STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning
KA220-SCH-18827CF0
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2020/09 - 2023/09 | Towards an Integrated Bilingual Model
2020-1-ES01-KA203-082544
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10/06 - 2026/10/05 | CLILNetLE - CLIL Network for Languages in Education: Towards bi- and multilingual disciplinary literacies
Investigador
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/13 | . Contexts and conditions for successful CLIL: what our research has told us. |
Bilingual Education Research Center, National Tsing Hua University, Taiwan. (Taiwan)
|
2024/06/08 | What research can tell CLIL teachers: a bilingual conversation. O que a investigação tem a dizer aos docentes CLIL: uma conversa bilingue. | Simpósio Educação e Ensino Bilingue/CLIL, os primeiros 10 anos em Portugal/Symposium: Bilingual Education/CLIL, the first
10 years in Portugal
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Ciência e Inovação, Portugal/ Ministry of Education and British Council,
Portugal. & British Council Portugal (Fundão, Portugal)
|
2023/07/13 | Addressing professional development for CLIL in Portugal |
Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) (Porto, Portugal)
|
2022/11/14 | Assessing academic language proficiency: outcomes of the IBModel digital testing. |
Faculdade de Letras, Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
2022/10/22 | Textbook Analysis for Literacy Development in CLIL |
CIEB: Asociación Enseñanza Bilingue; University of Jaen (Jaen, Espanha)
|
2022/05/28 | From separation to integration: thinking like a CLIL teacher | Primary English Education in Portugal (PEEP) 22 Meeting
Universidade do Minho via Zoom (Portugal)
|
2022/05/26 | Assessing academic language proficiency: our digital tests | Doing English Today: Environmental Issues and Bilingual Education in the Digital Age
Università degli Studi di Palermo (Palermo, Itália)
|
2022/05/13 | Tender English Language Learning (TELL): catching them being caring |
Portuguese Association of English Language Teachers (Braga, Portugal)
|
2022/04/22 | Assessing academic language proficiency |
Faculdade de Letras, Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
|
2022/04/21 | Key issues in teacher education for CLIL |
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/03/25 | Evaluation and assessment: our IBModel digital tests. | Bilingual Education Today.
University of Cordoba (Córdoba, Espanha)
|
2021/06/25 | Thinking like a CLIL Teacher: Challenges of Teachers during Interactive Materials Design | 2021 International Academic Forum: Content and Language Integrated Learning
. Bilingual Education Research Center, National Tsing Hua University, Taiwan (Taiwan)
|
2019/10/19 | The CLIL Impact: A Whole School Approach to Language Awareness across the Curriculum. | VI International Conference on Bilingual Education in Educational Institutions of the Spanish Association of Bilingual Education
Languages. Bilingualism. Bilingual Education
Spanish Association of Bilingual Education Languages. Bilingualism. Bilingual Education at of Granada
|
2019/05/11 | CLIL: Implementation and Challenges across Educational Levels. | Fourth Symposium on CLIL in the Adige Valley, Implementation and Challenges,
TESOL Italy (Rovereto, Itália)
|
2019/01/19 | Stories for a Healthy Mind | 1st APPI Storytelling Day
APPI (Porto, Portugal)
|
2018/10/22 | CLIL: Bringing the best of both worlds into a quality whole school approach. | Erasmus K2 final project meeting GoCLIL
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, (Valadares, Portugal)
|
2018/10/19 | Mapping CLIL/Bilingual Education in Portugal: Where does it go from here? | V International Conference on Bilingual Education in Educational Institutions of the Spanish Association of Bilingual Education
the Spanish Association of Bilingual Education at the University of Extremadura, Badajoz (Badajoz, Espanha)
|
2018/04/29 | “Do cats meow in English or Portuguese?” | Teaching Effectively, Teaching Affectively
APPI (Aveiro, Portugal)
|
2018/04/21 | CLIL in Secondary Education: the Case of the GoCLIL Project in Portugal | CLIL for Primary, Secondary and Higher Education
IPCB – ESE Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2018/03/17 | Net)Working CLIL in Portugal and beyond | WORKING CLIL: A series of workshops and posters on Content and Language Integrated Learning (CLIL).
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/02/12 | Teacher education practices for developing literacies in foreign languages | Family Literacy Works. Que perfil para um Facilitador de Literacia Familiar?
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga (Braga)
|
2017/11 | CLIL: Benefits and Challenges for Teachers and Learners | Ciclo de encontros temáticos. Ensinar e aprender na Europa. O desenvolvimento de multiliteracias em ambiente educativo
CFAE/Braga Sul. Agrupamento de Escolas D. Maria (Braga)
|
2017/10 | Implementing CLIL: what every school should know. | : Implementar o CLIL partilha de práticas de sala de aula.
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves,Valadares (Valadares)
|
2017/03 | Towards an understanding of CLIL in context | International Seminar: Challenges and Solutions for ESL Writing in Today's World
Parvatibai Chowgule College of Arts and Science (Margão, Índia)
|
2017/03 | Designing EAP courses: understanding and responding to need. | International Seminar: Challenges and Solutions for ESL Writing in Today's World
Parvatibai Chowgule College of Arts and Science (Margão, Índia)
|
2017/03 | Reflecting on writing - writing to reflect. | International Seminar: Challenges and Solutions for ESL Writing in Today's World.
Parvatibai Chowgule College of Arts and Science (Margão, Índia)
|
2017/02 | Lectures on CLIL; Developing thinking skills in young learner classrooms | Lectures on CLIL
Facultat d'Educació, Psicologia i Treball Social. Dept. de didàctiques especifiques, University of Lleida, Catalonia (Lleida, Espanha)
|
2016/12 | Understanding CLIL for Young Learners | Seminar series Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Institute of Education, University of the Minho (Braga)
|
2016/11 | Go-ing into CLIL. GoCLIL Erasmus K2 launch meeting | GoCLIL Erasmus K2 launch meeting
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, (Valadares)
|
2016/06/16 | CLIL: Essential professional development for primary English language teachers | International Conference of the Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior (Aprolínguas)
APROLINGUAS at Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/24 | CLIL: The Added Value for Primary English Language Teachers | International Forum on English Language Teaching VII. New Demands, New Directions and New Dynamics in ELT for Young Learners
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto)
|
2015/09/03 | Teachers' perceptions of 'need' in EAP and ICLHE contexts. | Integrating Content and Language in Higher Education 2015: At the Crossroads Between Innovation and Practice.
Université Libre de Bruxelles (Brussels, Bélgica)
|
2015/04/18 | Implementação de CLIL no 3º. CEB, com recursos próprios e em parceria | Conferência Ensino Bilingue Precoce/CLIL em Inglês no 1º CEB - Uma realidade em construção em Portugal
DGE-British Council at Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa (Lisbon)
|
2015/04 | The Go-CLIL Project: 21st Century Skills in Practice | 29th APPI Conference: 21st Century Skills in ELT
APPI at ISCTE IUL (Lisbon, Portugal)
|
2014/02 | The STEPS Project. | NELLIP Conference: Sello Europeo de las Lenguas para prácticas docentes de excelencia
. Faculty of Teacher Education, University of Extremadura (Caceres, Espanha)
|
2013/06 | CLIL as a Catalyst for Developing Reflective Practice | Applied Linguistics Perspectives on Content and Language Integrated Learning (ALP-CLIL) Conference.
Autonomous University of Madrid (Madrid, Espanha)
|
2013/04 | CLIL: It'll get you thinking | 27th APPI Conference. ELT From Strategy to Action
APPI at Instituto Universitário de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/10 | STEPS Project | Award Ceremony for the European Language Label Award
British Council (Lisbon)
|
2012/04 | STEPS Project | 26th APPI Conference. Motivated Teachers Make a Difference
APPI (Coimbra, Portugal)
|
2011/12 | Experimenting with Content and Language Integrated Learning (CLIL) in Pre-Service Language Teacher Education | International Exhibition and Scientific Conference: Education in the Epoch of Great Revival.
Government of Turkmenistan (Ashgabat, Turquemenistão)
|
2011/11 | CLIL: Shaping Best Practice in Language Teacher Education | Colóquio Internacional Educação em Línguas Questões Identidade, Docência e Avaliação
Faculdade de Letras, Universidade do Porto
|
2011/04 | Think about it! Developing Critical Thinking Skills in the Young Learner Classroom | 25th APPI Conference: Shaping the Future of ELT
APPI at Hotel Sana Lisboa
|
2010/11 | Scaffolding in the primary CLIL classroom: Teacher strategies for making input comprehensible | 3rd International Conference in Teaching English as a Second Language: Research in Action, Research for Action.
FCSH Universidade Nova, Lisboa (Lisbon)
|
2010/06 | The S.T.E.P.S Project: Teachers' Perspectives on Experimenting with CLIL in Portuguese Primary Schools | Guest lecturer
University of Cologne (Cologne)
|
2009/05 | (De)Constructing CLIL in the primary context: Primary practice revisited and reconsidered | 23rd APPI Conference The English Classroom Revisited
APPI at Hotel Sana Lisboa
|
2009/04 | S.T.E.P.S project | European Language Label Conference - Creativity in Language Teaching - Language Teaching for Creativity
European Commission (Tallinn)
|
2008/03 | Teaching Young Learners: Essential knowledge, strategies and techniques for starting off | Guest speaker for teacher development session given as part of the language teacher education progra
Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2007/05 | Making the most of an early start: when younger can be better in the young learner classroom | 21st APPI Conference ‘Adjust Practice, Promote Innovation’
APPI
|
2006/11 | The Dynamics of Intercultural Education at the level of Teacher/Student, Trainee/Student Interaction | Eu e o Outro” – Colóquio Internacional Interdisciplinar.
Faculdade de Letras, Universidade do Porto
|
2005/10 | Making and Doing (in) English: Incorporating ELT into Best Primary Practice. | APPI 2nd Young learner conference: ‘First Steps to Success
APPI at Sana Meloa Hotel (Lisbon)
|
1996 | English through storytelling and games | 1996. English through storytelling and games. O Ensino das Línguas Estrangeiras No 1º ciclo do Ensino Básico. Ministry of
Education. Curia, Portugal.
Portuguese Ministry of Education (Curia, Portugal)
|
1996 | The Use of Games in English Language Learning | Seminário Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo
Portuguese Ministry of Education (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/08/08 - Atual |
Developing Speaking Skills Through Informations Gap Activities in the EFL Classroom.
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/08/08 - Atual | Managing disruptive behavior in EFL classes: Gamifying classroom rules to promote good behaviour.
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/08/07 - Atual | O impacto dos manuais digitais nas aulas de Português e de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/08/07 - Atual | Using Picture books in the ELT classroom to promote critical thinking an increase participation in young learners.
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/08/07 - Atual | Leitura por prazer
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/08/07 - Atual |
Desenvolvimento de uma consciência intercultural na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo.
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/08/24 - Atual |
Interdisciplinary Collaboration and Integrating Content and Language in Higher Education (ICLHE)
Coorientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/09/08 - Atual | O Vídeo na Aula de Língua Estrangeira: motivar para a troca de experiências comunicacionais.
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/06/01 - 2023/11/28 | O PIBID e a construção da profissionalidade do professor de inglês em início de carreira
Coorientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/01/01 - 2023/04/19 | Matemática e Estudo do Meio em Inglês: um projeto interdisciplinar nas aulas de língua estrangeira no 1º Ciclo
Orientador
|
Ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/01/01 - 2023/03/29 |
A diferenciação pedagógica em fichas de trabalho na aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/01/01 - 2023/03/09 | Melhorar as capacidades cognitivas dos alunos através de questões do professor na sala de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/09/01 - 2022/11/28 |
A escrita processual colaborativa como estratégia benéfica para o cultivo de uma escrita reflexiva. (Superação de adversidades
em contexto de Covid-19)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/01/01 - 2022/03/04 |
Using inter group competition in order to improve motivation in reluctant learners in the Primary English foreign language
classroom
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/01/01 - 2022/02/28 | A autonomia do aluno no Ensino de Inglês do 1ºciclo do Ensino Básico - aspetos metacognitivos
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/01/01 - 2022/02/25 |
Role-playing activities based on storytelling lessons as a means to improve primary level learners’ confidence when speaking
English as a foreign language
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/09/03 - 2021/10/06 | A autoavaliação nas aulas de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/08/11 - 2021/06/04 | Pictorial representations of learning as a means of making distracted students reflect and maintain focus in Primary English
Language lessons
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/08/03 - 2021/03/04 |
Teaching reading comprehension: constructing meaning from texts in the primary EFL classroom
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/08/06 - 2021/02/25 | O uso de flashcards: uma estratégia que estimula a interação oral em Inglês através de questões e respostas em pequenos grupos
do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/08/04 - 2021/02/23 | Increasing reluctant students’ spoken production through the use of guessing games in pairs in a 4th grade English as a foreign
language classroom
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/01/01 - 2021/02/09 |
Vídeos musicais: um aliado para os estudantes de inglês de 1º Ciclo relembrarem conteúdo
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/03 - 2020/06/30 |
Mind maps as a thought-organising tool in pre-writing activities to improve the organisation of writing in English as a foreign
language classes
Orientador
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2020 | Post-doctoral research: Translanguaging and scaffolding strategies: a case study in a primary bilingual classroom
Orientador
|
CLIL/bilingual education (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/11/17 - 2019/11/29 |
Leitura e interpretação de textos de caráter fantástico na aula de língua estrangeira: redação de textos criativos
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/08/06 - 2019/11/21 |
Planned Translanguaging as a means to improve students’ working relationship in pairwork activities
Orientador
|
Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/20 - 2019/11/13 | O uso de sequências interativas - Think-Pair-Share em expressão oral para reduzir a ansiedade dos alunos na aula de língua
estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/08/08 - 2019/11/13 |
O Kahoot como ferramenta motivadora no processo de ensino-aprendizagem integrado numa unidade didática de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/08/30 - 2018/03/09 | Geometria em Inglês: oportunidades para a aprendizagem integrada de língua estrangeira no 1º Ciclo
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/08/09 - 2017/11/27 |
Promovendo a interação oral durante o trabalho colaborativo de grupo em aulas de Inglês e de Espanhol
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/10/06 - 2017/11/22 | O uso de jogos para promover a aquisição da gramática e do vocabulário na aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/08/10 - 2017/11/15 |
A promoção de diferentes níveis de pensamento e da oralidade dos alunos de línguas estrangeiras, utilizando a Taxonomia de
Bloom, aplicada a recursos (audio)visuais
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/03/21 - 2017/11/10 | O uso do vídeo como ferramenta de reflexão sobre a prática letiva no ensino do Inglês como língua estrangeira
Orientador
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/08/09 - 2017/10/31 | Promover competências linguísticas em sala de aula - Do léxico à semântica lexical: colocações e isotopias
Coorientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/07/29 - 2016/12/17 |
O uso do blogue como ferramenta pedagógica para a promoção da escrita nas aulas de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/08/24 - 2016/11/30 |
Desenvolvimento de atividades tiered e bias para aprendentes rápidos numa turma pedagogicamente diferenciada na aula de língua
estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/08/10 - 2016/11/23 |
O uso do ditado como estratégia de treino de pronúncia na sala de aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/08/31 - 2016/11/17 |
A implementação da abordagem por tarefas para a promoção da interação oral em sala de aula de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/10/05 - 2016/07/28 | O potencial do Task-Based Learning (TBL) para trazer a autenticidade para a sala de aula de língua estrangeira através das
tarefas baseadas no mundo real
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/08/11 - 2015/12/01 | Organização Textual: A escrita por parágrafos através da técnica What_Why-How
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/08/11 - 2015/11/18 |
Abrir a sala de aula à escrita: O texto-modelo como estratégia para melhorar a produção escrita dos apendentes de língua estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/08/27 - 2013/12/03 |
Os exercícios de lacuna de informação como motivadores da comunicação oral
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/11/20 - 2013/11/20 |
O recurso à publicidade para desenvolvimento das atividades escritas na aula de língua estrangeira.
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2011/09/28 - 2012/11/08 |
As histórias no ensino do inglês no 1º ciclo como motor de desnvolvimento cognitivo
Coorientador
|
Ensino do Inglês e Alemão/ Francês/ Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2011/06/26 - 2012/07/26 | Das histórias ao teatro: um caminho para a motivação e participação nas aulas de língua inglesa no 1º ciclo do Ensino Básico
de turmas multiculturais
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2009/09/25 - 2011/11/28 | A auto-avaliação nas aulas de línguas estrangeiras
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/09/22 - 2011/11/25 | Integração de aspectos culturais para fomentar a consciência cultural
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/09/22 - 2011/11/25 | Aprender a cooperar, cooperar para aprender - o método Jigsaw em trabalhos de pares e/ou de grupo nas aulas de Língua Inglesa
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2009/09/25 - 2011/11/07 |
O Peer Tutoring nas Aulas de Língua Estrangeira
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2010/09/22 - 2011/10/04 |
Show and Tell - Melhorar a Fluência Linguística
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/08/05 - 2010/11/03 |
O contributo dos exercícios de lacuna de informação para o desenvolvimento da comunicação oral
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/08/06 - 2009/12/18 | A Leitura de Histórias como base para uma Escrita Reflexiva nas aulas de Língua Estrangeira.
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/08/05 - 2009/12/10 | Interacção verbal e Estilos de Aprendizagem
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/08/06 - 2009/11/30 |
O Role Play como ferramenta no desenvolvimento das competencias comunicativas dos alunos do ensino básico.
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/09/08 - 2009/11/26 | Em busca de tarefas autênticas na aula de lingua estrangeira: a leitura do texto autêntico como elemento motivador para a
escrita do e-mail.
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2008/09/08 - 2009/11/23 | Por detrás da máscara: o Role Play como propulsor da motivação para a expressão oral.
Coorientador
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/13 - 2023/07/14 | 3rd International Working CLIL Colloquium. Moving CLIL forward: towards sustainable educational practices. FLUP. 13 & 14 July,
2023. https://cetaps.wixsite.com/workingclil2023 (2023/07/13 - 2023/07/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022/11/14 - 2022/11/15 | Evaluating and assessing teaching and learning in CLIL/bilingual education. Faculdade de Letras, Universidade do Porto.14
& 15 November, 2022. Erasmus project: Towards a Bilingual Model (IBModel). (2022/11/14 - 2022/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022/04/20 - 2022/04/22 | Bilingual Education/CLIL Today – Training days & Seminar. Faculdade de Letras, Universidade do Porto. 20, 21, 22 April, 2022.
Erasmus project: Towards a Bilingual Model (IBModel). (2022/04/20 - 2022/04/22)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021/03/26 - 2021/03/27 | 2nd International Working CLIL Colloquium. Integration, Innovation and Inclusion. A series of workshops and posters on CLIL
held virtually on 26 & 27 March, 2021. https://cetaps.wixsite.com/workingclil2 (2021/03/26 - 2021/03/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2020/11/12 - 2020/11/14 | Teachers and teacher educators: Education and professional
development for early language learning (2020/11/12 - 2020/11/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/09/26 - 2020/09/26 | Working CLIL Virtual Webinar 26 September, 2020. Keynote speakers: Prof. Dr David Marsh (U. Jyvaskyla, Finland) Prof. Drª
Ana Llinares (U. Autonoma, Madrid). (2020/09/26 - 2020/09/26)
Seminário
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2018/03/16 - 2018/03/17 | 1st International Working CLIL Colloquium: A series of workshops and posters on Content and Language Integrated Learning (CLIL).
FLUP 16 – 17 March, 2018. (2018/03/16 - 2018/03/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016/06/16 - 2016/06/18 | International Conference of the Portuguese Association of Teachers of Foreign Language in Higher Education (Aprolínguas) The
Bologna Declaration, the CEFR and beyond. FLUP 16-18 June, 2016. (2016/06/16 - 2016/06/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2003/11/07 - 2015/10/24 | Member of organising committee of the International Forum on English Language (IFELT): 2003; 2005; 2007; 2009; 2011; 2013;
2015. (2003/11/07 - 2015/10/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2011/11/04 - 2011/11/05 | Colóquio Internacional Educação em Línguas Questões de Identidade, Docência e Avaliação. FLUP 4 -5 November, 2011. (2011/11/04 - 2011/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/11 - 2019/07/12 | Think tank on plurilinguistic policy for Iberoamerica (PROPUESTA DE UNA POLÍTICA PLURILINGÜE PARA EL ESPACIO IBEROAMERICANO)
Encontro
|
Universidad de La Laguna Facultad de Educación, Espanha
|
2018/09/26 - 2018/09/27 | Think tank: Implementing Internationalization of Academia: Teaching, Learning & Researching through English. Members of the
think tank produced a shape report of the same name.
Encontro
|
Universidad de Guadalajara, México
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/14 | Integrating Content and Language in Higher Education: Exploring Teacher Collaboration in a Portuguese Higher Education Polytechnic
Arguente principal
|
Mónica Martins de Andrade Régio (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
|
2023/11/17 | O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Presidente do júri
|
Diana de Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/10 | Projeto de pen-pals para o desenvolvimento da escrita em língua estrangeira
Presidente do júri
|
Filipe Silva Oliveira Barbosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/10 |
Da visualização à produção: O vídeo e a aprendizagem de vocabulário em sala de aula de língua estrangeira
Presidente do júri
|
Ana Rita Marques Aurora (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/08 | As atividades de escrita como estratégia de promoção da criatividade na aprendizagem de língua estrangeira
Presidente do júri
|
Catarina Pereira de Sá (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/03 |
A importância das transições entre as atividades para a motivação dos/das estudantes
Presidente do júri
|
João Manuel Pinto Cerqueira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/03 |
Promover a interação oral nas aulas de Inglês e de Espanhol através do trabalho de grupo
Presidente do júri
|
Catarina Correia Alves Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/27 |
Práticas Pedagógicas Impulsionadoras para a Participação Qualitativa em sala de Aula de Língua Estrangeira
Presidente do júri
|
Nuno Diogo Franco Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/27 |
Recursos digitais para uma aprendizagem mais eficaz em aulas de língua estrangeira de 45 minutos
Presidente do júri
|
Ana Cristina Moutinho Polido (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/17 |
Estratégias de interação para incentivar e aumentar a participação espontânea na sala de aula de língua estrangeira
Presidente do júri
|
Sara Catarina Coutada Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/16 |
O trabalho colaborativo para facilitar o desenvolvimento de estratégias e fomentar a disposição para a interação oral nas
aulas de língua estrangeira
Presidente do júri
|
Joana França Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/09/22 | Trabalho com a pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
Presidente do júri
|
Andreia Sofia Faria Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/04/14 | Matemática e Estudo do Meio em Inglês: um projeto interdisciplinar nas aulas de língua estrangeira no 1º Ciclo
Orientador
|
Jéssica Carolina Rodrigues Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/03/29 | A diferenciação pedagógica em fichas de trabalho na aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mafalda Filipa Guedes Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/03/10 | Citizenship and EFL symbiosis on mainstream schooling: a key to Intercultural Democratic Education.
Arguente principal
|
Ana Isabel dos Santos Ponce de Leão (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/03/09 | Melhorar as capacidades cognitivas dos alunos através de questões do professor na sala de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Lara Rafaela Ribeiro Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/11/22 | Os recursos multimédia e a retenção de vocabulário na aprendizagem da língua Inglesa no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Patrícia Alexandra Sampaio Pinheiro Vaz (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/07/13 | Promoting learner autonomy in young learners: Self-assessment as a means to develop more independent primary learners of English
as a foreign language
Arguente
|
Ana Araújo León (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/07/05 | Assess me and I learn: Formatively assessing oral communication in the primary English classroom
Arguente principal
|
Susana Passos Medina (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/05/20 | Using kinesthetic activities to increase student participation and aid understanding of English as a foreign language in the
primary classroom
Orientador
|
Ligia Maria Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/03/04 |
Using inter group competition in order to improve motivation in reluctant learners in the Primary English foreign language
classroom
Orientador
|
Tiago dos Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/02/28 | A autonomia do aluno no Ensino de Inglês do 1ºciclo do Ensino Básico - aspetos metacognitivos
Orientador
|
Nuno André Carmo Luís (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/02/25 | Role-playing activities based on storytelling lessons as a means to improve primary level learners’ confidence when speaking
English as a foreign language
Orientador
|
Catarina Neves Abelha Coelho Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/07/22 | Can we speak? Approaching oral proficiency in the EFL classroom
Vogal
|
Ruben Tiago Medronho Constantino Correia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/07/20 | Avaliação da implementação da abordagem CLIL: um estudo do caso.
Arguente principal
|
Maria Manuela Teixeira Lourenço (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/06/04 |
Pictorial representations of learning as a means of making distracted students reflect and maintain focus in Primary English
Language lessons
Orientador
|
Sara Milene da Costa Pestana (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/06/02 |
A autoavaliação nas aulas de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Graça Cristina Maia Guedes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/04/27 | Role-play as an effective technique to enhance speaking in less confident young learners when acquiring a second language
Presidente do júri
|
Rosa Cristina Faria Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/03/04 |
Teaching reading comprehension: constructing meaning from texts in the primary EFL classroom
Orientador
|
Jorge Gabriel Marques Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/25 |
O uso de flashcards: uma estratégia que estimula a interação oral em Inglês através de questões e respostas em pequenos grupos
do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Rute Joana Araújo Cruz Vidal (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/23 |
Increasing reluctant students’ spoken production through the use of guessing games in pairs in a 4th grade English as a foreign
language classroom
Orientador
|
António Alexandre Figueira Freitas Ornelas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/17 | O Uso da Língua Inglesa: A Implementação de Atividades com Fantoches na Sala de Aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Telma Filipa Gomes Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/12 | The use of gamification to enhance young learners’ engagement and motivation in the English classroom
Presidente do júri
|
Vítor Diogo Soares Duarte (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/09 | Vídeos musicais: um aliado para os estudantes de inglês de 1º Ciclo relembrarem conteúdo
Orientador
|
Daniela Bento Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/06/30 | Mind maps as a thought-organising tool in pre-writing activities to improve the organisation of writing in English as a foreign
language classes
Orientador
|
Fábio Lucas Monteiro Leite (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/05/06 | Citizenship and Language Education Picture Books: New Opportunities for Young Teenagers
Vogal
|
Helena Maria da Mota Lopes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/04/20 |
A promoção da oralidade em L2 através da interação entre professor e aluno (classroom discourse)
Arguente principal
|
Lígia Manuela Lopes Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/02 | IFE A Alma do Negócio: Inglês para Fins Específicos nas áreas de Contabilidade e Finanças
Vogal
|
Ana Sofia Antunes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/11/13 |
O Kahoot como ferramenta motivadora no processo de ensino-aprendizagem integrado numa unidade didática de língua estrangeira
Orientador
|
Helena Raquel da Silva Vieira Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/11/13 | O uso de sequências interativas think – pair – group – share em expressão oral para reduzir a ansiedade dos alunos na aula
de língua estrangeira
Orientador
|
Anabela Valente Muge (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/11 | Planned Translanguaging as a means to improve students’ working relationship in pairwork activities
Orientador
|
Catarina Neves Abelha Coelho Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/07/04 | Bilingual Literacy in Early Childhood Education and Primary Education
Arguente principal
|
Sara Isabel Rendón Romero (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2018/12/04 | Students' and Teacher's Perceptions and Motivation in a Galician Plurilingual High School: a Study in CLIL Physics and Chemistry
Arguente principal
|
Noelia Mª Galán Rodríguez. (Doutoramento)
Universidad da Coruña Facultade de Filoloxía, Espanha
|
2018/11/27 | A utilização de histórias para desenvolver a produção escrita, nomeadamente a escrita de narrativas, dos alunos de Inglês
do 8º ano do Ensino Básico
Arguente principal
|
Ana da Liberdade e Silva Macedo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/14 | Comic strips as a multimodal teaching tool to promote literacies
Orientador
|
Ema Sofia Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/04/09 | Como se ensinar cultura: A abordagem de aspectos culturais no ensino de língua inglesa sob a ótica do professor brasileiro
Vogal
|
Ana Carolina Brun Tavares (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/03/09 | Geometria em Inglês: oportunidades para a aprendizagem integrada de língua estrangeira no 1º Ciclo
Orientador
|
Carla Maria Franco Neves de Sa Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/11/27 | O desenvolvimento dos níveis de fluência em língua estrangeira através do uso de vídeos e atividades de interação oral
Arguente principal
|
Jaquelina Sofia da Costa Vinagre (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/11/27 | Promovendo a interação oral durante o trabalho colaborativo de grupo em aulas de Inglês e de Espanhol
Orientador
|
Cláudio Filipe Gomes Balbino (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/11/10 |
O uso do vídeo como ferramenta de reflexão sobre a prática letiva no ensino do Inglês como língua estrangeira
Orientador
|
Mónica Zita dos Santos Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/11/03 |
Investigating Foreign Language Curriculum Design and Development in Portuguese Higher Education Institutions
Vogal
|
Kerwin Anthony Livingstone (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/06 | Communicative Activities in English Language Teaching in Primary School
Arguente principal
|
Sandra Marina Lopes Teixeira Martins Cabral (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/06 | A classroom, different windows to learn – some applications of the theory of multiple intelligences in teaching English in
primary school
Arguente
|
Silvia Paula Henriques Estevão (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/12 | Falar melhor para melhor nos entendermos: a competência fonológica no desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua estrangeira
Arguente
|
Catia Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/11/30 | Desenvolvimento de atividades tiered e bias para aprendentes rápidos numa turma pedagogicamente diferenciada na aula de língua
estrangeira
Orientador
|
Ana Luísa Ferreira Miranda Vítor (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/11/23 | O uso do ditado como estratégia de treino de pronúncia na sala de aula de língua estrangeira
Orientador
|
Joana Catarina Coutinho Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/07/28 | O potencial do Task-Based Learning (TBL) para trazer a autenticidade para a sala de aula de língua estrangeira através das
tarefas baseadas no mundo real
Orientador
|
Andreia Alice Barbosa da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/01 | Assessment for Learning in EBE/CLIL: a learning-oriented approach to assessing English language skills and curriculum content
at early primary level
Arguente
|
Ana Cristina da Costa Mano Xavier (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/11/20 | O recurso à publicidade para desenvolvimento das atividades escritas na aula de língua estrangeira.
Orientador
|
Andrea da Silva Rocha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/11/08 | As histórias no ensino do inglês no 1º ciclo como motor de desnvolvimento cognitivo
Orientador
|
Raquel Maria Moreira Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/07/26 | Das histórias ao teatro: um caminho para a motivação e participação nas aulas de língua inglesa no 1º ciclo do Ensino Básico
de turmas multiculturais
Orientador
|
Patricia Antonieta de Campos Osório (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/11 | FCSH: Universidade Nova, Lisboa | |
2024/06 - 2024/10/27 | University of Murcia, Spain | |
2023/11/29 - 2023/12/01 | XXIV Congreso Internacional de la SEDLL La Didáctica de la Lengua y la Literatura ante el reto de la nueva ley educativa | University of Santiago de Compostela, Spain |
2023/10/20 - 2023/10/22 | IX CONGRESO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA BILINGÜE EN CENTROS EDUCATIVOS ENSEÑANZA BILINGÜE: EL PROFESOR, MOTOR DE MEJORA | University of Alcalá, Spain |
2023/01/13 - 2023/01/14 | TEFL 8: ‘Learning to communicate - communicating to learn: English language learning in formal education’ | FCSH: Universidade Nova, Lisboa |
2022/10/21 - 2022/10/23 | VIII CONGRESO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA BILINGÜE EN CENTROS EDUCATIVOS IDIOMAS. BILINGÜISMO. ENSEÑANZA BILINGÜEEnseñanza bilingüe: inclusión y excelencia | University of Jaen, Spain |
2019/10/18 - 2019/10/20 | VI CONGRESO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA BILINGÜE EN CENTROS EDUCATIVOS IDIOMAS. BILINGÜISMO. ENSEÑANZA BILINGÜE | Faculty of Educational Science - University of Granada, Spain |
2017 - 2019 | Primary English Education in Portugal network |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | External advisor/pedagogic coordinator of the GoCLIL project at Escola Secundário Joaquim Ferreira Alves, Valadares, Gaia, Portugal. Invited to advise on and monitor the implementation of CLIL in classes within the 2nd and 3rd cycles and provide teacher training/development. | |
2013 - 2013 | Invited by National Education Council of Portugal (CNE) to advise on the integration of English within the Portuguese primary curriculum (2013). | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/01/23 - Atual | CLIL in the primary school context The Continuing Training Unit in CLIL in the Primary School Context is funded by the «Next Generation EU» programme under the Recovery and Resilience Plan (RRP), through the «U.Porto Programme for Multidisciplinary Education and Training – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Content and Language Integrated Learning (CLIL) | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Didactics of English | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Didactics of English for Young Learners | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Supervised Teaching Practice I - seminar | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Supervised Teaching Practice II - seminar | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015 - Atual | Specific teaching methodology I | Ciências da Linguagem (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - Atual | English seminar For Master's in Teaching English and another foreign language in 3rd cycle and secondary education; Master's in Teaching Portuguese and a foreign language in 3rd cycle and secondary education | Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - Atual | English teaching methodology I For Master's in teaching English and another foreign language in 3rd cycle of basic education and secondary education; Master's in teaching Portuguese and a foreign language in 3rd cycle of basic education and secondary education 2006/2007; 2008/2009; 2010 - 2012; 2015 - current | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2004 - Atual | Supervision of English language teaching practica in schools | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/11/06 - 2023/12/06 | English language for CLIL teachers The Continuing Training Unit in English language for CLIL teachers is funded by the «Next Generation EU» programme under the Recovery and Resilience Plan (RRP), through the «U.Porto Programme for Multidisciplinary Education and Training – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos». | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2009 - 2022 | English I For Master's in Teaching English and another foreign language in 3rd cycle of basic education and secondary education; Master's in Teaching Portuguese and a foreign language in 3rd cycle of basic education and secondary education | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2004 - 2020 | Technical English for Information Science 2004 - 2006; 2014 - 2020 | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - 2019 | English B2.1 For bachelors' degrees (licenciaturas) in Languages, Literatures and Cultures; Languages and International Relations; Applied Languages; Language Science. | Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015 - 2019 | English for Nutritional Science | Ciências da Nutrição (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Portugal |
2016 - 2018 | Teaching English for Specific Purposes 2016/2017; 2017/2018 | Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015 - 2017 | Curricular module on Researching, Learning and Teaching. Master's in English Language Teaching by distance learning. 2015 /2016; 2016/2017. | Ensino de Inglês (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2016 | Didactics for teaching young learners I Didactics for teaching young learners II In-service course for teachers to become qualified to teach English in primary schools. Curso de complemento de formação superior para qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 120 | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - 2015 | English Teaching Methodology II For Master's in teaching English and another foreign language in 3rd cycle of basic education and secondary education; Master's in teaching Portuguese and a foreign language in 3rd cycle of basic education and secondary education; Master's in Teaching English in 3rd cycle of basic education and secondary education | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2009 - 2014 | English C1.1 For Bachelors' degrees (licenciaturas) in Languages, Literatures and Cultures; Languages and International Relations; Applied Languages; Language Science. | Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2009 - 2014 | English C1.2. For Bachelors' degrees (licenciaturas) in Languages, Literatures and Cultures; Languages and International Relations; Applied Languages; Language Science. | Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2012 | Content and Language Integrated Learning in primary schools In-service accredited professional development course for teachers. (25 hours) | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2008 - 2009 | English B2.2 For Bachelors' degrees (licenciaturas) in Languages, Literatures and Cultures; Languages and International Relations; Applied Languages; Language Science. | Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2005 - 2008 | Teaching English in Primary Schools (54 hours) 2 ECTS IN-service accredited professional development course for teachers. Four editions of the course given from 2005 - 2008. | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2006/03 - 2006/04 | Teaching English as a Foreign Language to Young Learners Gestão Curricular do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico: Curso de Formação a Distância (Ministry of Education) Online course facilitator/tutor | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal | |
2005 - 2006 | Language A I - English I Bachelor's degree (licenciatura) in European Studies; European Studies: Languages and International Relations | Estudos Europeus (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2005 - 2006 | Language B I - English I For the Bachelors' degrees in European Studies: European Studies: Languages and International Relations | Estudos Europeus (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2005 - 2006 | Foreign Language A I - English I For the Bachelor's degree in European Studies: Intercultural Communication and Translation | Estudos Europeus, variante de Comunicação Intercultural e Tradução (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2005 - 2006 | Foreign Language B I - English I For the Bachelor's degree in European Studies: Intercultural Communication and Translation | Estudos Europeus, variante de Comunicação Intercultural e Tradução (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2005 - 2006 | Foreign Language I - English For the Bachelor's degree in MLL: Portuguese Language & Culture (Teaching Portuguese as a Foreign Language) | Línguas e Lit Modernas, var. de Português - Língua, Literatura e Cultura (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1999 - 2005 | English II For Bachelors' degrees (licenciaturas) in European Studies; Modern Languages and Literature - French and English Studies; Modern Languages and Literature - English and German Studies; Modern Languages and Literature - Portuguese and English Studies | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2003 - 2004 | English III For the Bachelors' degrees in : European Studies; European Studies, with French and English; European Studies, with English and German | Estudos Europeus (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2001 - 2002 | English for Academic Purposes For the Post-graduate course in Document Science; Master's in Applied Linguistics | Ciências Documentais (Especialização pós-licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2001 - 2002 | English for Academic Purposes For the Master's in Applied Linguistics | Linguística (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - 2002 | English II - Língua Vivia II Instrumento do trabalho For the Bachelor's degree in Sociology 1998/1999; 2000 - 2002 | Sociologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - 2002 | English I - Língua Viva Inglês I (Instrumento de Trabalho para Estudos Portugueses) For the Bachelor's degree in Portuguese Studies | Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - 2002 | English II - Língua Viva Inglês II (Instrumento de Trabalho para Estudos Portugueses) For the Bachelor's degree in Portuguese Studies | Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - 2000 | English I - Língua Viva I Instrumento do trabalho For the Bachelor's degree in Sociology | Sociologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Member of Scientific Committee of the Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e
no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Member of the Scientific Committee for the Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico
e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022 - Atual | Editorial Board
NABE Journal Of Research and Practice (NJRP) https://nabe.org/nabe-journal-of-research-practice-njrp/
Membro
|
|
2016 - Atual | Member of Scientific Committee of the Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015 - Atual | Editorial board
Linguarum Arena - Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Porto
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015 - Atual | Member of the GRIDd group (Grupo de Reflexão sobre Investigação Didática) for the re-structuring of the Introduction to Professional
Practice on the Masters degrees for Teaching Foreign Languages. Collaboration with colleagues from other language areas (Spanish,
French, German, Portuguese) on: the creation of descriptors for supervision and evaluation of teaching practice; guidelines
for action research carried out by student-teachers; content and structure of teaching practice reports; content and organization
of vivas.
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2014 - Atual | Editorial team member for Latin American Journal of Content and Language Integrated Learning (LACLIL)
Membro
|
Universidad de La Sabana, Colômbia |
2012 - Atual | Editorial board
E-TEALS - An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022/10/06 - 2026/10/05 | Member of the Management Committee for Portugal for the COST Action: CLILNetLE. CLIL network for Languages in Education: Towards
bi- and multilingual disciplinary literacies. Management committee for Portugal. https://www.cost.eu/actions/CA21114/
Membro
|
|
2018 - 2022 | Member of the Stakeholder Committee for Portugal of the Erasmus project CLIL for Young Euroepan Citizens.
Membro
|
|
2016 - 2019 | Member of the Scientific committee of the Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015 - 2017 | Member of the Stakeholder Committee for Portugal of the Erasmus project C4C–CLIL for Children. (KA2 - Cooperation for Innovation
and the Exchange of Good Practices) http://www.clil4children.eu
Membro
|
Distinções
Prémio
2012 | European Language Label of Label Awards |
2008 | European Language Label Award (Selo Europeu)
European Commission, Bélgica
|