???global.info.a_carregar???
Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2020) e Mestre em Comunicação Multimédia no ramo Audiovisual Digital (2022) pela mesma instituição a doutoranda frequenta atualmente o programa doutoral em Novos Media lecionado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tal como simultaneamente frequenta cadeiras isoladas do mestrado de Ciência Política no Departamento de Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território. Enquanto frequentou o mestrado a doutoranda iniciou a sua atividade profissional na DCTR ¿ Associação Cultural (2021-2022) onde desempenhava a função de criadora de conteúdos de comunicação, o que permitiu colocar em práticas as aprendizagens adquiridas durante a sua formação académica. Paralelamente, no segundo ano do mestrado desenvolveu a sua dissertação intitulada: ¿Da Relação entre Consumo mediático, Solidão e Participação Política ¿ o caso dos Jovens em Portugal¿ que defendeu em Julho de 2022 com uma avaliação de 18 valores. Foi no decorrer do processo de realização da investigação de mestrado que surgiu o interesse no estudo da relação entre os jovens e os novos media e como esta afeta o seu consumo de informação e participação política. A dissertação de mestrado deu origem ao artigo: ¿The correlation between Media Consumption and Loneliness: the case of young people in Portugal¿ aceite na conferência Complexis e apresentado em Abril de 2023 em Praga e o artigo ¿As Redes Sociais como meio de expressão política dos jovens em Portugal¿ submetido na revista Observatorio (OBS*) que encontra à espera de resposta. Faz parte dos seus interesses a relação entre os jovens e os novos media, o estudo dos hábitos de consumo de notícia e de participação política das gerações mais novas e os temas da literacia mediática, noticiosa e política.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Feio

Nomes de citação

  • Feio, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
761C-A3A2-126B
ORCID iD
0000-0002-6255-8128

Telefones

Telemóvel
  • 965249824 (Pessoal)

Moradas

  • Manuel Firmino, 30, 3800-213, Aveiro, Aveiro, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2025
Em curso
Novos Média (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07 - 2022/07/13
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Audiovisual Digital
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2017/09 - 2020/06/26
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06 - 2022/09 Criadora de Conteúdos de Comunicação e Professora de Dança DCTR - Associação Cultural , Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Feio, Catarina; Oliveira, Lídia. "Media Literacy – a systematic literature review". Trabalho apresentado em DigiCom 2023, Barcelos, 2023.
    Submetido
  2. Feio, Catarina; Silva, Lídia; Martins, Jose. "The correlation between Media Consumption and Loneliness: the case of young people in Portugal". Trabalho apresentado em COMPLEXIS – The International Conference on Complexity, Future Information Systems and Risk, Praga, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Feio, Catarina; Silva, Lídia; José Manuel Gaspar Martins. "As Redes Sociais como meio de expressão política dos jovens em Portugal". Observatorio (OBS*) (2024):
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. Feio, Catarina Maria Dias Pinheiro Peralta. "Da relação entre consumo mediático, solidão e participação política: o caso dos jovens em Portugal". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10773/35403.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/02/14 - Atual No dia 14 de fevereiro de 2022 participai na palestra em formato online “Métodos participativos de pesquisa em mídias digitais” com a Profa. Dra. Amanda Alencar, realizada pelo Grupo de Pesquisa Deslocar - interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (PPGCOM ESPM-SP).
Seminário
Métodos participativos de pesquisa em mídias digitais
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil