Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- António Ângelo Vasconcelos
Nomes de citação
- Vasconcelos, António Ângelo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 761F-81B8-2707
- ORCID iD
- 0000-0002-1888-310X
Endereços de correio eletrónico
- antonio.vasconcelos@ese.ips.pt (Profissional)
- aavasconcelos@sapo.pt (Pessoal)
Telefones
- Fax
-
- (351) 265710891 Ext.: 811 (Profissional)
- Telefone
-
- (351) 265710800 Ext.: 811 (Profissional)
- (351) 212720787 (Pessoal)
- Telemóvel
-
- (351) 961735146 (Pessoal)
Moradas
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Campus do IPS, Estefanilha, 2914 504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
- Rua Francisco Sá de Miranda n.º 10, 5.º , 2800-087, Almada, Almada, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial (Profissional)
- http://antonioangelovasconcelos.blogspot.pt/ (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Outras Humanidades
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011
Concluído
|
Educação - Administração e Política Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A educação artístico-musical: cenas, actores e políticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
2000
Concluído
|
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Conservatório de Música: actores, organização e políticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1995
Concluído
|
Administração Educacional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
1992
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Bom |
1986
Concluído
|
Curso Geral de Composição ao abrigo da Experiência Pedagógica de 1971 (Bacharelato)
Especialização em Música
Conservatório de Música de Calouste Gulkbenkian, Portugal
|
Suficiente |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/12 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09/26 - 2020 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1988/09 - 1994/07 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992/09 - 1996/07 | Diretor | Escola Profissional de Música de Almada, Portugal |
1992/09 - 1993/08 | Professor de Música | Escola Secundária Rainha D. Leonor, Portugal |
1991/09 - 1992/08 | Professor de Música | Escola Secundária D. Pedro V, Portugal |
1988/09 - 1989/07 | Professor de Música | Academia de Múisca Luisa Todi, Portugal |
1984/09 - 1986/08 | Professor de Música | Escola Secundária José Estevão, Aveiro, Portugal |
1980/09 - 1984/07 | Professor e Diretor | Escola de Música Teclado, Portugal |
1979/09 - 1980/08 | Professor de Música | Escola Preparatória João Grave, Vagos, Aveiro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo
Sem referência
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2019 - 2024 | Aprendizagens Baseadas nas Criatividades
ABCria
Investigador responsável
|
Em curso
|
2019 - 2024 | A Educação Artística e a Democracia: por uma ecologia de ação e de formação
EAD-EcoA
Investigador responsável
|
Em curso
|
2021 - 2023 | Investigar e avaliar o projeto ReCriar-Se
IAReCriAr-se
Investigador responsável
|
Em curso
|
2020 - 2023 | As políticas públicas de educação em tempos incertos (pandémicos e pós-pandémicos)-um olhar através da imprensa
PPEdu
Investigador responsável
|
Em curso
|
2019 - 2023 | Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE)
PRECASE
Investigador
|
|
2019 - 2020 | Artes na cidade: os 25 anos do Sementes – Mostra Internacional de Artes para o pequeno público
Semear as Artes na Cidade
Investigador responsável
|
Em curso
|
2015 - 2019 | Artes, Inclusão, Bem Estar e Democracia
AIBInDe
Investigador responsável
|
Concluído
|
2014 - 2019 | A Educação Artística e Musical e as aprendizagens formais, não formais e informais.
EAM-Afin
Investigador responsável
|
|
2014 - 2019 | A Educação para a Criatividade.
A Educação para a Criatividade.
Investigador responsável
|
Concluído
|
2016/01/02 - 2018/12/22 | Outras Bandas - Instrumentos de Inclusão
OBiN
Investigador responsável
|
Concluído
|
2012 - 2015 | Cantar Mais - Mundos com Voz
Cantar Mais Mundos com Voz
|
N/A |
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 657 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0657/2011
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2011 | O Ensino da Música em Portugal nos últimos 30 anos
O Ensino da Música em Portugal nos últimos 30 anos
Investigador responsável
|
|
2004 - 2006 | Gabinete Coordenador de Educação Artística: memórias de um percurso ao serviço da educação artística.
Gabinete Coordenador de Educação Artística: memórias de um percurso ao serviço da educação artística.
Investigador responsável
|
|
2003 - 2003 | Evaluación de la Formación en los Conservatórios y Escuelas de Música de Espanha
Evaluación de la Formación en los Conservatórios y Escuelas de Música de Espanha
Investigador
|
|
2001 - 2002 | Entre margens: rostos, memórias e saberes
Entre margens: rostos, memórias e saberes
Investigador responsável
|
Concluído
|
1999 - 2002 | Revisão Curricular do Ensino Vocacional da Música
Revisão Curricular do Ensino Vocacional da Música
Investigador
|
|
1997 - 2000 | O Conservatório de Música: Atores, Organização e Políticas
O Conservatório de Música: Atores, Organização e Políticas
Investigador responsável
|
Concluído
|
1997 - 1998 | Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário – Ensino Especializado de Música
Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário – Ensino Especializado de Música
Investigador
|
|
1997 - 1998 | Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário ¿ Ensino Especializado de Música
Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário Ensino Especializado de Música
|
N/A |
1995 - 1996 | História da Academia de Amadores de Música
História da Academia de Amadores de Música,
Investigador
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2024 | Ensino Especializado de Música - Perspetivas políticas e pedagógicas . Um olhar a partir de teses de mestrado (2010-2020)
EEM-PPP
Investigador responsável
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12 | As Práticas Artísticas, As Crianças e as Imaginações: Potenciar o que não se conhece | V Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB Reflexão e Prática
(Lisboa)
|
2023 | Música e Inclusão: O Projeto Recriar-se e os desafios das práticas artístico-musicais na educação não formal | Música e Inclusão: O Projeto Recriar-se e os desafios das práticas artístico-musicais na educação não formal
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Investigação sobre as práticas: Aprendizagens integradoras em Educação Artística e História | III Seminário Dar Asas ao Saber: Comunidades de formação e educação ao longo da vida
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal (Portugal)
|
2023 | Práticas Artísticas Comunitárias e Participação Coletiva: Cultura como Meio e Ato de Cidadania | Encontros com a Cultura. Armazém UR-GENTE
UR-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinares de Bissau (Bissau, Guiné-Bissau)
|
2023 | As Práticas Culturais e Artísticas sem barreiras: uma questão de democracia | Seminário Setúbal, Cultura sem Barreiras
Câmara Municipal de Setúbal (Portugal)
|
2023 | O Ensino Profissional Artístico de Música: Uma Experiência Sem Precedentes | V Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: Ensino Artístico Especializado de Música: Do Pop
ao Rock: Contextos, Realidades e Perspetivas
Conservatório de Música do Vale do Sousa (Portugal)
|
2023 | Educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social: o caso do Recriar-se |
XXX Colóquio AFIRSE 2023
|
2023 | Contributos para a História do Ensino de Música em Portugal- o caso do Decreto-Lei 310-83, de 1 julho e as lutas políticas e de políticas | XII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | Falando sobre: música e movimento na infância | Falando sobre: música e movimento na infância
Universidade de Aveiro
|
2022 | Eu queria que os outros dissessem de mim: Olha um homem! – Caracterização do projeto Recriar-se | XI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | O Projeto Recriar-se, as práticas musicais e os desafios dos processos de reencantamento | XI Encontro de Investigação em Música,
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | Música, Bem-Estar e Inclusão: o projeto Recriar-se e os desafios das práticas artísticas, investigativas e formativas | REM Talks - Reflexões sobre o Ensino de Música
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)
|
2022 | As artes, as crianças e a escola: por uma ecologia de ação | Formação e Capacitação de Profissionais de Educação do Projeto Somos Moçambique
(Moçambique)
|
2022 | Aprendizagens baseadas nas criatividades: re-imaginando mundos na construção de um otimismo crítico e transformador | XXIX Congresso AFIRSE
XXIX Congresso AFIRSE (Portugal)
|
2022 | Ensinar e aprender no ensino especializado de música: uma rede diferenciada e interdependente de problemáticas | 2.º Congresso do Ensino Artístico Especializado |
2022 | Pensar e agir na complexidade gerindo o imprevisível: por uma ecologia de ação e de formação | Dar Asas ao Saber - Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal
|
2022 | O Ensino Artístico Especializado no Interior Norte: Passado, Presente e Futuro | II Jornadas de Musicologia
Conservatório Regional de Vila Real. (Portugal)
|
2022 | As Artes, as Imaginações e as Escolas: por uma ecologia de ação criativa | IX Jornadas da Educação – Mais Arte para uma melhor Escola
do CFAE Sousa Nascente, dos quatro Agrupamentos de Escolas de Lousada e do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada (Portugal)
|
2022 | As Artes na Cidade e as Crianças: das práticas curiosas e da pedagogia do encontro em contextos dialógicos | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2022 | O Ensino Especializado de Música e a Democracia: entre diferentes mundos e desafios | II Academia dos Professores
Academia de Música de Lisboa.
|
2022 | Passados, Presentes e Futuros | XVI Encontro Nacional da APEM
Associação Portuguesa de Educação Musical (Portugal)
|
2022 | O projeto Recriar-se, as práticas musicais e os desafios dos processos de reencantamento | XI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | Educação Musical, Redes e Imaginações: desafios e diálogos de uma Ecologia de Ação Criativa | XIV Encontro Regional Sudoeste da ABEM||VI Encontro de Educação Musical do Colégio D. Pedro
XIV Encontro Regional Sudoeste da ABEM||VI Encontro de Educação Musical do Colégio D. Pedro (Brasil)
|
2021 | As Artes, as Crianças e a construção de uma cidadania cosmopolita: o caso do festival sementes – mostra internacional de artes para o pequeno público | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades da Vida –Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE Portugal
|
2021 | Investigação, construção de saberes e práticas profissionais: 5 notas breves em forma de desafios | Dar asas ao saber – Investigação, construção de saberes e práticas profissionais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal
|
2021 | O Ensino Especializado de Música e os futuros: contributos para o debate | O Ensino Especializado de Música e os futuros
Plataforma de Professores do Ensino Artístico Especializado (Portugal)
|
2021 | Políticas públicas da educação em tempos de pandemia - um olhar através da imprensa | Cultura Digital e Educação na década de 20
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal
|
2021 | Artes, Educação e Territórios: por uma ecologia de ação artística e formativa | Artes e Territórios
Direção Geral de Educação-Programa de Educação Estética e Artística
|
2021 | Re-Imaginando mundos: práticas criativas e pedagogias digitais | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Portugal)
|
2021 | O Projeto Recriar-se e as pessoas sem abrigo: dimensões criativas, ecológicas, políticas e sociais das práticas artísticas comunitárias | IV Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias. Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo
Universidade do Porto (Portugal)
|
2021 | Música, Emoções e Bem-Estar: o Projeto Recriar-se e as pessoas em situação de sem abrigo | International Conference IC CIPEM 2021 - "Perspectives in Psychology of Music and Music Education
CIPEM (Portugal)
|
2019 | A aprendizagem do desconhecido através do risco e da criatividade: a convivialidade entre diferentes | 9.º Encontro do CiED
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2019 | A Educação Artística em tempos incertos: por uma ecologia de ação e de formação | Simpósio ‘Cultura e Sustentabilidade’,
Festival DME - Dias de Música Eletroacústica - e Lisboa Incomum (LIsboa, Portugal)
|
2019 | Outras Bandas - instrumentos de inclusão: o IPS e a intervenção pedagógica, artística e social | 2.º Congresso IPS-40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal,
Instituto Politécnico de Setúbal, (Setúbal, Portugal)
|
2019 | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A batalha da Inclusão pelo sucesso escolar | 2.º Congresso IPS-40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019 | Uma ponte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) | EIRPAC 2019, 3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Da aprendizagem coletiva de instrumentos e da ecologia de ação artística e musical | Conferência Internacional CIPEM 2019 “Desafios em Educação Musical”
Escola Superior de Educação do InstitutoPolitécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido - o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto De Educação da Universidade de Lisboa (LIsboa, Portugal)
|
2019 | Aprender o que não se conhece através das Artes Performativas: da criatividade, do risco e da colaboração | 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Santarém, Portugal)
|
2019 | Composição e Análise Musical: as políticas públicas e a criatividade | ENCAPE 2019, Encontro Nacional de Composição e Análise Musical – Perspetivas Educacionais
Universidade de Aveiro, Conservatório de Música de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Das garagens aos palcos do outro lado do rio: aprender a tocar em contextos não formais e periféricos | VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in 21st Centuy
CESEM-Évora, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019 | Música, Educação Artístico-Musical e Cidadania: uma perspetiva ecológica | III Colóquio Internacional Ler e Ser
Ajudaris (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Ensino especializado de música: percursos e alternativas | Ensino especializado de música: percursos e alternativas
de Música de Castelo de Paiva, (Castelo de Paiva)
|
2018 | Património sonoro e musical: por uma ecologia de ação criativa | Encontro de Património, Educação e Cultura,
Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do IPCB, Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2018 | Formação de professores em Artes: espanto, sonhos e identidades na co-construção da profissionalidade docente | VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação - Utopias Pedagógicas em Artes como Gesto de (Re)Existência
Sesc de Arte/Educação, Universidade Federal de Pernanbuco (Recife, Brasil)
|
2018 | Investigação e Inovação Responsável nas Artes e Comunidades: da inquietação, da colaboração e da partilha | 6th International Congress of Educational Sciences and Development.
Universidade de Granada e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Investigación e Innovación Responsable en Educación Artístico-Musical: inquietud, colaboración y compartir | CIMIE 2017, Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa |
2017 | Artes e Inclusão Social | Artes e Inclusão Social |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2019 | Histórias com arte. As histórias infantis como indutoras à expressão plástica
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A música portuguesa como fonte indutora do desenvolvimento da criança no 2º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A obra de arte como indutor motivacional das aprendizagens de alunos de 1º Ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A música portuguesa como fonte indutora do desenvolvimento da criança no 2º ano de escolaridade,
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A obra de arte como indutor motivacional das aprendizagens de alunos de 1º Ciclo,
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Concerto com Banda Filarmónica e Instrumental Orff no 1º Ciclo. Aprendizagens artístico-musicais e sociais
Orientador
|
|
2015 - 2016 | Concerto Coral com repertório da Walt Disney e músicos profissionais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Produção e realização de um teatro musical. Estudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto Musical com a participação de um músico ‘pop’: Aprendizagens e perceções em contexto de 2º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | A Expressão Musical na Educação de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Música de Conjunto no 1º Ciclo,
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto com Banda Filarmónica e Instrumental Orff no 1º Ciclo. Aprendizagens artístico-musicais e sociais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto Coral com repertório da Walt Disney e músicos profissionais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Produção e realização de um teatro musical. Estudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto Musical com a participação de um músico ‘pop’: Aprendizagens e perceções em contexto de 2º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | A Expressão Musical na Educação de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2016 | Música de Conjunto no 1º Ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Rotinas: Momentos de Transição em Creche e Jardim-de-Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | A Expressão Musical na Creche e Jardim-de-Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Denominadores Comuns e Culturas Musicais – possíveis trajectórias e consequências para disciplina Música de Conjunto
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Música de Conjunto (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2013 - 2014 | Música Timorense no 2.º ciclo. Aprendizagens artísticas e culturais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A Vida de Carolina. Criação de Música Teatral no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Concerto de Natal: Construção Social e Desenvolvimento da musicalidade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A Expressão Musical em Creche e em Jardim-de-Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Música Pop-Rock na sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A expressão musical na educação de infância, Conceções e práticas das educadoras
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2014 | A Música e a Inclusão
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Composição Musical no 1.º ciclo do Ensino Básico. Escrita de Canções em Sala de Aula
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Bandas Pop/Rock em Contexto Extracurricular
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Orquestra Orff Pegonini: Aprendizagens e Processos de Interpretação Musical
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Criação e Interpretação de um Conto de Natal
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Música teatral – Aprendizagens envolvidas na produção e realização de uma ópera ligeira infantil
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Integração de Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico num Orfeão e Banda Locais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A música tradicional Portuguesa no contexto do ensino especializado da dança
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Música e Dança: Aprendizagens Musicais no 3.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Música Tradicional Portuguesa no contexto do ensino especializado da dança
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Práticas Instrumentais Conjuntas dos seis aos dez anos no âmbito do ensino especializado
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Práticas instrumentais diversificadas no 2.º ciclo do ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Canções Pop/Rock. Composição de Canções Pop/Rock no 3.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Iniciação ao Jazz no 1.º ciclo, Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Música entre Gerações
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Processos criativos no Clube de Música
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) |
2011 - 2012 | Práticas Instrumentais em Contextos Educativos Especiais
Orientador
|
Sílvia Oliveira Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A construção de um teatro musical no 1.º ciclo de ensino básico em contexto de AEC
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A Música, as crianças e os jovens com Deficiência Mental Profunda e Borderline
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico (Mestrado) |
2010 - 2011 | A Música que nos toca. A escola para além de um lugar de saber
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Teatro Musical na escola
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Clube de Música na escola
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Composição de canções no 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Projectos artísticos em contextos educativos de reinserção escolar e social
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Cavaquinho no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) |
2010 - 2011 | Agrupamento musical Tuna
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Os instrumentos pop rock na aproximação ao cante alentejano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Música Tradicional Portuguesa na formação musical dos alunos no 2,º ciclo de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A percussão na disciplina de Educação Musical
Orientador
|
Maria de Fátima Valido Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | As práticas artístico-musicais em contexto escolar: bastidores, performance e aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Juntos também na música
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Práticas artísticas no 1.º ciclo do Ensino Básico. Preparação e realização de um concerto de música coral com crianças, músicos
e membros da comunidade educativa
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) |
2010 - 2011 | Música, Movimento e Dança
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Coro Infantil em contexto do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop em contexto de sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Um concerto de Natal: Um projecto de interligação de diferentes práticas musicais e artísticas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop-Rock em sala de aula: Um estudo sobre a autonomia musical dos alunos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Educar/Transformar: um projecto de percussão na promoção da formação musical e da socialização
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em agrupamento instrumental e com recurso a software musical: um estudo sobre as possíveis influências
entre os dois territórios composicionais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Ópera para crianças em contexto de Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop em sala de aula: um estudo sobre recursos e processos de aprendizagens autónomas
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A utilização de guitarras em agrupamentos instrumentais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula: Indutores musicais e extra-musicais
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A tuna em contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Um Clube de Teatro Musical na escola: Um projecto de desenvolvimento pessoal e social
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Espectáculo de escola como contributo para uma educação mais inclusiva
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Produção e realização de uma Ópera para crianças. Projecto de integração de saberes artísticos da escola e da comunidade
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Ópera infantil: Um projecto de integração
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Orquestra Geração na EB 2,3 Miguel Torga – Amadora e a disciplina de Educação Musical
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Perspectivas de uma ópera ligeira infantil em contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Música tradicional portuguesa no 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição no projecto de teatro musical: projecto de criação artística com uma turma de 6º ano do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) |
2009 - 2010 | Audição Musical Participada ao vivo: Aprendizagens significativas no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Comunicação e interacção social através da música em jovens com autismo,
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | O coro infantil do 2º ciclo do Ensino Básico: Condicionantes e possibilidades
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | O potencial educativo do cavaquinho
Orientador
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop em contexto de enriquecimento curricular
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula: Um projecto em torno de imagem e de texto
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Projectos de óperas para crianças em contexto de Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Ensino de um instrumento, profissionalidade docente e conhecimento: uma análise crítica a partir de trabalhos académicos
Encontro
|
VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
2017 - 2017 | Ensinar e aprender música: por uma ecologia da ação educativo-artística e musical
Seminário
|
Seminário
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Cooperação com a autarquia e instituições de formação, cultura e recreio: o projeto Outras Bandas - Instrumentos de Inclusão
em Almada
Encontro
|
Fórum Politécnico |
2017 - 2017 | Partilhar práticas, criar laços
Encontro
|
Partilhar práticas, criar laços
Agrupamento de Escolas da Trafaria, Portugal
|
2017 - 2017 | Promovendo a mudança pedagógica e incentivando a imaginação: a criatividade na formação de professores
Congresso
|
CNAPPES, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2017 | O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: perspetivas
Encontro
|
O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: perspetivas
Academia de Música de Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | A escola e a construção de um bem comum - perspetivas de estudantes
Encontro
|
A escola e a construção de um bem comum - perspetivas de estudantes
Agrupamento de Escolas da Trafaria, Portugal
|
2017 - 2017 | O ensino e a aprendizagem de um instrumento nos conservatórios e a academias: problemáticas e desafios
Congresso
|
I Congresso do Ensino Artístico Especializado
AEEP, Portugal
|
2017 - 2017 | Artes, Criatividades e Cidade: diálogos, complementaridades e desafios
Encontro
|
Ciclos de S. Vicente, Cruzamentos |
2016 - 2016 | Publicar ou Perecer: desafiando o modelo atual de disseminação de conhecimento em música e dança
Mesa-redonda
|
Fórum INET-MD AVEIRO
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | A escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum
Congresso
|
XIII Congresso SPCE
SPCE, Portugal
|
2016 - 2016 | O ensino especializado de música e os territórios: da imaginação ao centro e dos localismos cosmopolitas
Encontro
|
Conservatório de Música e de Artes do Montijo, Portugal
|
2016 - 2016 | Artisticidades, criatividades e contextos: por uma ecologia de saberes no ensino de música
Oficina (workshop)
|
V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação
SESC/Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2016 - 2016 | As práticas artísticas na educação e a convivialidade entre diferentes: desafios para uma ecologia aprendente
Congresso
|
V Congresso Internacional SESC de Arte-Educação
l SESC de Arte-Educação/ Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2016 - 2016 | Aprendizagens colaborativas, multipolares e criatividades: a formação de compositores no ensino superior
Congresso
|
CNaPPES.2016 – 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior |
2016 - 2016 | As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas
Congresso
|
II Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação, |
2016 - 2016 | Do Conhecimento, das Políticas e das micropolíticas
Encontro
|
I Encontro Distrital CPCJ EPIS sobre a temática do Absentismo e Abandono Escolar |
2016 - 2016 | Investigação em Organização e Gestão do Ensino da Música: conhecer para intervir
Seminário
|
Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal
|
2016 - 2016 | Organização do Ensino da Música: entre as políticas públicas e as micro-políticas organizacionais
Seminário
|
Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal
|
2016 - 2016 | Gestão da escola de música: uma organização em rede
Seminário
|
Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal
|
2016 - 2016 | Arts education: a question of democracy between different worlds and imaginaries
Conferência
|
The 2016 European Teacher Educational Network Conference, Instituto Politécncio de Setúbal,
uropean Teacher Educational Network, Portugal
|
2016 - 2016 | Abordagem Orff-Schulwerk: um olhar subjectivo, crítico e prospectivo
Encontro
|
|
2016 - 2016 | A música na infância - as crianças como artistas
Seminário
|
Formação OCEPE ARTES
Organização AlmadaForma-Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada] Monte de Caparica, Portugal
|
2016 - 2016 | A educação artística como: uma questão de cidadania
Conferência
|
Conferência "Educação e Cidadania. Pode a Escola ser outra coisa?.
Organização SNAP Sampaio da Nóvoa a PresidenteOeiras, Portugal
|
2016 - 2016 | As artes, a Cultura e a Escola: tudo o que não invento é falso
Conferência
|
Ciclo de Conferências: Para que serve a Escola?-
Escola EB2,3 Piscinas – Olivais , Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | O trabalho coral com crianças e jovens: desafios e dificuldades
Mesa-redonda
|
V Encontro Nacional da APEM - Cantar Mais e a Criatividade no Ensino da Música,
APEM, Portugal
|
2015 - 2015 | O ensino das artes e a aprendizagem pela descoberta: perspectivas teóricas, práticas e críticas
Encontro
|
Encontro “Bruner na Escola”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Música, sistema educativo e políticas: mudanças, permanências e desafios
Encontro
|
Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança, Portugal
|
2015 - 2015 | Música na escola e na comunidade: participação, criatividade, democracia
Encontro
|
Encontro “Arte, Escola, Comunidade”
Teatro da Trindade, Portugal
|
2015 - 2015 | O Ensino Especializado de Música entre Diferentes Mundos, Complexidades e Desafios
Encontro
|
II Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale de Sousa, Olhares e Geografias Sobre o Ensino da Música
Conservatório de Música do Vale de Sousa, Portugal
|
2015 - 2015 | Músicas, memórias e identidades: há muitos mundos numa só música
Encontro
|
Imagens e Memórias
Museu do Trabalho, Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | As artes, a cultura e o trabalho artístico numa era de incertezas: problemáticas e desafios
Encontro
|
Forum IPCB/ESART, Castelo Branco,
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2014 - 2014 | A educação para a criatividade e a Pedagogia para a autonomia no ensino superior de música: o caso da formação de compositores
Encontro
|
Pedagogia para a Autonomia. Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis” - 6º Encontro do ,
GT-PA , Braga, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Ver o mundo através do canto em conjunto: por uma prática guiada pela ética do cuidado
Arguente principal
|
Ágata Cernadas Ricca Gonçalves (Doutoramento) |
2023 | Reportório de Música Portuguesa para Quarteto de Cordas dos séculos XX e XXI-Recensão e adequação ao nível de ensino
Arguente principal
|
Diogo Simões Martins (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021 | Prevalência de lesões músculo-esqueléticas nos membros superiores em alunos de cordas friccionadas: Estratégias de prevenção
Arguente principal
|
Sara Salvador Lopes Ramalho (Mestrado) |
2021 | Avaliação das Aprendizagens na Educação Musical
Arguente principal
|
Andreia Filipa Alves Carrinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 | Criação de Materiais Pedagógicos para o 1º Grau de Formação Musical – Versatilidade e Ludicidade.
Arguente principal
|
Joana Madeira da Costa e Silva. (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021 | Impacto da Pandemia por Covid-19 no Ensino da Educação. Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico: a perspetiva docente
Arguente principal
|
Sérgio Luís Carvalho Salgueiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 | Motivação dos alunos para as atividades de Educação Musical no 2º Ciclo
Arguente principal
|
Hélder Jorge do Campo Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 | Licenciatura em Música - inter-relação e aplicabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária em Roraima – Brasil
Arguente principal
|
Licenciatura em Música - inter-relação e aplicabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitá (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 | A Formação Musical no contexto da Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical
Arguente principal
|
Ana Cristina Ferreira de Sousa Urbano (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021 | Gestão da Qualidade na Educação através do Ensino da Música
Arguente principal
|
Pedro Emanuel de Figueiredo (Mestrado) |
2020 | Avaliação da Performance Musical – Prática Avaliativa no Ensino Especializado de Música
Arguente principal
|
André Xavier da Cruz Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2020 | Abordagem Musical ao Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças com PEA
Arguente principal
|
Daniel Filipe da Costa Domingues (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2020 | O ensino da música erudita ocidental contemporânea: o estudo de dois casos
Arguente principal
|
Maria Inês Nunes Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2019 | Os Novos Standards: pianistas de Jazz e o repertório Pop-Rock
Arguente
|
Alexandre Henrique de Sousa Diniz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | A música do quotidiano dos alunos do ensino artístico vocacional como potenciadora da motivação nas aulas de Classe de Conjunto
Coral
Arguente principal
|
Ricardo Nuno Chéu Figueira Líbano (Mestrado)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2019 | Onda de Ritmo - Aprendizagem não-formal no contexto de educação em Música Popular
Arguente principal
|
Ronald David McLeod Goodman (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | O programa de alfabetização e aceleração escolar numa escola de Luanda: funcionamento e resultados académicos
Presidente do júri
|
Rosa Vivânia Capitão Ambrósio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa – estudo de caso
Presidente do júri
|
Sandra Maria Ventura de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | Autonomia e Flexibilidade Curricular ao alcance do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória: a potencialidade
do projeto de intervenção
Arguente principal
|
Maria Clara Marques Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | O Papel do Coordenador de Departamento: Liderança e Supervisão. “Estudo de Caso”
Arguente principal
|
Abílio Leonel da Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | Histórias com arte. As histórias infantis como indutoras à expressão plástica
Orientador
|
Iolanda Maria Libório de Carvalho (Mestrado) |
2018 | Desenvolvimento das Práticas de Leituras na Aprendizagem dos Instrumentos de Percussão
Arguente principal
|
Pedro Nuno Contente Martins (Mestrado) |
2018 | Poesia e Música - A Poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto
iniciação e de Guitarra
Arguente principal
|
José Rodrigo Pinho Barros (Mestrado) |
2018 | Estratégias para o um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática
individual de violino
Arguente principal
|
Daniel de Jesus Miguéis (Mestrado)
Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 | Aprendizagem do Trompete através da Tradição Oral Portuguesa e Músicas Infantis
Arguente principal
|
André Filipe Mateus Marçal (Mestrado)
Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 | A Inserção de Músicas Populares no Repertório Didático para Guitarra Clássica no Ensino Especializado da Música
Arguente principal
|
Abel Coito Beja (Mestrado)
Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 | Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
Presidente do júri
|
Maria da Conceição Padrão Paulo Moura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2017 | O ensino-aprendizagem instrumental e as dificuldades de aprendizagem: contextualização no ensino artístico especializado de música | (Outro) |
2017 | O ensino da guitarra portuguesa: práticas da fase inicial da aprendizagem na tradição oral versus ensino oficial em contexto de conservatório | (Mestrado) |
2017 | “Dificuldades desejáveis” como estratégia de estudo na Guitarra | (Mestrado) |
2017 | A disciplina de Formação Musical e a sua componente Interdisciplinar: uma reflexão | (Mestrado) |
2017 | Os conservatórios de música públicos de Portugal: um contributo para a compreensão das suas práticas na perspetiva dos seus atores | (Outro) |
2017 | Evaluación del plan de estudios del título de maestro de primaria 2010 en la Universidad de Granada. El papel de la educación musical en la formación del professorado | (Outro) |
2017 | O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no contexto local e nacional e no ensino de Guitarra Clássica | (Mestrado) |
2016 | Aptidão Musical: Inata ou Adquirida? | (Mestrado) |
2016 | A classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo | (Mestrado) |
2016 | A Comunicação de Instruções no Ensino e Aprendizagem do Instrumento: o uso de pistas pedagógicas em aulas de violino | (Doutoramento) |
2016 | Double Bass and Electric Bass: The case Study of John Patitucci | (Doutoramento) |
2016 | Repensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal | (Mestrado) |
2016 | Estratégias para o desenvolvimento da Perceção Auditiva na Formação Musical | (Mestrado) |
2016 | A Prática da Leitura Como Contributo Para o Ensino de Instrumento | (Mestrado) |
2016 | O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas do ensino vocacional: estudo comparativo dos modelos pedagógicos | (Mestrado) |
2015 | Sedentarismo | (Outro) |
2015 | Autoavaliação da Leitura Oral com Recurso ao Registo Audiovisual | (Mestrado) |
2015 | Provas públicas para Especialista na área da Música | (Outro) |
2015 | Processo de Reconhecimento e Validação de Competências | (Outro) |
2015 | A Aprendizagem Musical no Desenvolvimento Pessoal e Social de uma Jovem com Síndrome de Down | (Mestrado) |
2015 | Cultura a Brincar | (Outro) |
2015 | Critérios de Seleção de Material para Clarinete: Manual de Orientação | (Mestrado) |
2015 | Cordofones e Reportório Tradicional Madeirense em Estilo Pop-Rock: Aprendizagens e Perceções no 3.º Ciclo | (Mestrado) |
2015 | Sequenciação Musical em Computador no contexto do 1.º ciclo | (Mestrado) |
2015 | A Música de Conjunto no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perceções e Aprendizagens Musicais e Sociais | (Mestrado) |
2015 | Cordofones Tradicionais Madeirenses em Música Pop: Aprendizagens e Perceções | (Mestrado) |
2015 | Hip-Hop, uma cultura de influência | (Outro) |
2015 | Orquestra de Cordofones no 1.º ciclo: Aprendizagens Musicais e Sociais | (Mestrado) |
2015 | Teatro Musical com Repertório Tradicional Português com Crianças e Músicos Profissionais: Aprendizagens Musicais, Sociais e Culturais no 1.º Ciclo | (Mestrado) |
2015 | Realização de uma Cantata em Contexto de 2.º Ciclo: Aprendizagens Musicais, Sociais e Culturais | (Mestrado) |
2015 | Coro do 3ºB da escola da Fonte Santa: estudo sobre aprendizagens musicais e dinâmicas escolares desenvolvidas numa turma de 3º ano do 1º ciclo em contexto de coro em sala de aula | (Mestrado) |
2014 | O Trabalho em Equipa em Contexto de Educação de Infância. Conceções e Práticas das Equipas pedagógicas | (Mestrado) |
2014 | O Processo de Integração/Inclusão de um Novo Membro nas Equipas Pedagógicas em Contextos de Educação de Infância | (Mestrado) |
2014 | A expressão plástica. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica. Uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica | (Mestrado) |
2014 | Sopa de Miúdos | (Outro) |
2014 | Desenvolvimento técnico do aluno de flauta de bisel: Contribuições da música contemporânea na execução do repertório antigo | (Mestrado) |
2014 | A Higiene na Primária | (Outro) |
2014 | Vamos salvar o planeta | (Outro) |
2014 | O Trabalho Colaborativo em Equipa. Conceções e Práticas das Equipas pedagógicas | (Mestrado) |
2013 | A disciplina na creche e no jardim-de-infância | (Mestrado) |
2013 | Disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas | (Mestrado) |
2013 | Pintar a música: da fruição musical à criação plástica | (Mestrado) |
2013 | As Relações de Amizade em Creche e Jardim-de-Infância | (Mestrado) |
2013 | A Importância da Arte na Educação de Infância | (Mestrado) |
2012 | As festividades escolares: Perceções da Comunidade Educativa, | (Mestrado) |
2012 | Relação Escola e Família: Realização de um espetáculo musical com alunos e pais | (Mestrado) |
2012 | Improvisação musical no 1º ciclo do ensino básico. Estudo sobre o pensamento musical de crianças de 9 anos através das suas improvisações | (Mestrado) |
2012 | Teatro Musical em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Perspectivas dos Atores e do Público | (Mestrado) |
2012 | O braguinha e a música tradicional madeirense em ambiente extraescolar: Estudo sobre motivações e aprendizagens | (Mestrado) |
2012 | Aprendizagem de conceitos musicais na teoria e na prática: Projeto com iniciantes de um instrumento de sopro numa banda filarmónica | (Mestrado) |
2012 | Criação de História Musicada em Contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo sobre Dinâmicas Musicais e Relacionais | (Mestrado) |
2012 | Sustentabilidade e inclusão no ensino especializado da música. Um currículo alternativo para as crianças distanciadas geograficamente dos centros de ensino especializado da música na região autónoma da Madeira | (Mestrado) |
2012 | Composição Musical no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Contributo dos Indutores | (Mestrado) |
2012 | Realização de um espetáculo musical multicultural: estudo sobre estratégias facilitadoras de inclusão | (Mestrado) |
2012 | Sensibilização para os Instrumentos musicais, Estudo sobre estratégias de aprendizagem e motivação | (Mestrado) |
2012 | Grupo coral na escola do 1º ciclo: Perceções da Comunidade Educativa | (Mestrado) |
2012 | Playback Instrumental como Suporte Musical no Ensino do Piano: Estudo sobre Competências Instrumentais e Motivação | (Mestrado) |
2012 | Criação no Ensino Extraescolar. Composições de braguinha com alunos do Ensino Básico | (Mestrado) |
2012 | Estratégias de promoção de melhorias comportamentais em educação musical | (Mestrado) |
2012 | O bandolim no 1º ciclo do Ensino Básico. Uma experiência nas atividades de enriquecimento curricular / modalidades artísticas | (Mestrado) |
2012 | Música e Inclusão. Realização de um concerto com jovens com NEE e músicos profissionais do GCEA | (Mestrado) |
2011 | Dinâmicas de Grupo em Educação Musical | (Mestrado) |
2011 | Educação musical a adolescentes com deficiência mental: formação de um grupo de percussões | (Mestrado) |
2011 | Do silêncio ao som: estudo de caso sobre a recuperação auditiva de uma criança surda | (Mestrado) |
2011 | Composição em sala de aula: A imagem como indutora da composição musical, | (Mestrado) |
2011 | Composição musical no 3º ciclo do ensino básico | (Mestrado) |
2011 | Composição musical em contexto de 2º e 4º ano do ensino básico | (Mestrado) |
2011 | A composição musical no 2º ciclo; estudo sobre o desenvolvimento musical | (Mestrado) |
2011 | A música nos percursos escolares alternativos em contexto de 2º ciclo do ensino básico | (Mestrado) |
2011 | Estudo sobre o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes através do projecto centrado na ópera | (Mestrado) |
2011 | A criação musical de crianças em idade pré-escolar | (Mestrado) |
2011 | A composição musical a partir de pinturas abstractas: estudo sobre as influências da interpretação de partituras gráficas no desenvolvimento do pensamento musical | (Mestrado) |
2011 | Improvisação em grupo instrumental diversificado com jovens entre os 12 e os 15 anos | (Mestrado) |
2010 | Projecto educativo Festival da Canção na Turma (Composição, interpretação e análise crítica) | (Mestrado) |
2010 | Composição musical livre em instrumentos musicais diversificados: projecto em sala de aula | (Mestrado) |
2010 | Metodologia Jazz em sala de aula: Improvisação com utilização de 12 compassos na forma blues | (Mestrado) |
2010 | A flauta de bisel num teatro musical: uma proposta de metodologia em Educação Musical | (Mestrado) |
2010 | A aprendizagem da leitura das notas musicais na pauta: Uma estratégia centrada em pequenos ensembles de flautas de bisel | (Mestrado) |
2010 | Composição em grupos de flautas e grupos de instrumentos diversificados | (Mestrado) |
2010 | Clube de cordofones madeirenses: Projecto de integração em espectáculos com grupos profissionais | (Mestrado) |
2010 | Clubes de Música Pop/Rock e de Música Tradicional: Projectos extra-curriculares assentes na música popular | (Mestrado) |
2010 | A composição em sala de aula: Estudo comparativo entre composição escrita e de memória | (Mestrado) |
2010 | Será que existem diferenças significativas entre as qualidades das composições de crianças do 6º ano realizadas no software e em instrumentos? | (Mestrado) |
2010 | Educação Musical, Clube de Sopros e Banda Filarmónica: um projecto de articulação escola/meio | (Mestrado) |
2010 | Ensembles instrumentais em sala de aula: Dinâmicas desenvolvidas em pequeno grupo | (Mestrado) |
2010 | Plateia Activa | (Mestrado) |
2010 | Realização de um projecto interdisciplinar em torno de uma ópera ligeira infantil/teatro musical em contexto escolar numa turma de 6º ano de escolaridade | (Mestrado) |
2010 | Música tradicional madeirense: Factores de adesão/rejeição dos alunos do 6º ano no Ensino Básico | (Mestrado) |
2010 | Actividades artísticas diversificadas na área de Expressão Musical e Dramática no 1º ciclo do Ensino Básico: Estudo comparativo entre rapazes e raparigas | (Mestrado) |
2010 | “Vozes de Primavera”: um festival na escola | (Mestrado) |
2010 | Grupo Coral no contexto do 1º ciclo do Ensino Básico: factores educativos, sociais e culturais | (Mestrado) |
2010 | Agrupamentos instrumentais em contexto da disciplina de Música no 3º ciclo do Ensino Básico: Projecto de valorização dos cordofones tradicionais madeirenses | (Mestrado) |
2010 | Inclusão de diferentes competências artísticas dos alunos em sala de aula: um projecto de diferenciação pedagógica | (Mestrado) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
Atual | Revista Medi@ções | |
Atual | Revista Internacional de Educación Musical | |
Atual | Revista Portuguesa de Educação Musical | |
Atual | Revista do Fórum Português de Administração Educacional | |
Atual | Revista Portuguesa de Educação Artística |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2020 | Perito Externo no âmbito Projeto TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Comunitária) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2018 - Atual | Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal - CiEF-IPS | Co-Coordenação |
2013/01 - Atual | Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança | |
Atual | Associação Portuguesa de Educação Musical | |
Atual | Fórum Português de Administração Educacional | |
Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | |
Atual | Instituto das Comunidades Educativas - Setúbal |