Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Margarida Fialho
Nomes de citação
- Fialho, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 781C-545C-1AB4
- ORCID iD
- 0000-0002-0826-9595
Endereços de correio eletrónico
- ana_margarida_fialho@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-margarida-batista-fialho/cv (Profissional)
- http://primeirosanos.iscte-iul.pt/ (Blogue)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/12 - 2021
Em curso
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2007 - 2012
Concluído
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Competência Social e Estratégias Sociais de Crianças com Incapacidades e com Desenvolvimento Típico em Contexto Pré-Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/09 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/11 - 2020/02 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/12 - 2019/11 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/10/01 - 2014/09/30 | Investigador (Investigação) | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Lisboa, Portugal |
2014/01/02 - 2014/06/27 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009/11/01 - 2010/06/15 | Estagiário de Investigação (Investigação) | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/12 - 2019/11 | Family risk, maternal sensitivity, and social skills in the preschool context: Mediating effect of emotion regulation and
moderating effect of quality of teacher-child interactions
SFRH/BD/92248/2013
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia |
2012/11 - 2014/10 | Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/09 | Academias Gulbenkian do Conhecimento - Academia The Inventors
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2017/12 - 2020/12 | BECERID - A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support
Disadvantaged and Diverse children
2017-1-be02-ka201-034755
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/06 | A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Funchal, Portugal)
|
2019 | PrimeirosAnos.pt: A blog about early childhood education based on research | Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education |
2018 | Projeto BECERID: o blogue como plataforma de aprendizagem em educação de infância para apoiar a inclusão e a diversidade | Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação |
2018 | A blog about early childhood education based on research | 2018 EDULOG International Conference - Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us |
2018 | O contexto familiar e as competências sociais em idade pré-escolar: Poderá a qualidade das interações educador-criança influenciar esta relação? | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação |
2017/08 | Associations between children’s ideas about participation and their social skills: Classroom-level moderators | 18th European Conference on Developmental Psychology
(Utrecht)
|
2017/06 | Pro.Pares. Experiências sociais em contexto de jardim de infância: perspectivas de crianças e de educadores | Conferência Mais e Melhor Educação
(Maia, Portugal)
|
2017 | Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings: The role of teacher-child interactions, individual skills, and ECEC dosage | Porto International Conference of Research in Education
(Porto, Portugal)
|
2016/06 | Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children’s early academic skills? | EARLI SIG 5 CONFERENCE: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
|
2015/03 | Dosage as a moderator of classroom organization quality effects on children’s social skills | 2015 SRCD Biennial Meeting
(Filadélfia, Estados Unidos)
|
2014/08 | Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting | EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014/05 | Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices | 9th EFQUEL Innovation Forum & LINQ 2014
(Creta, Grécia)
|
2014/04 | Supporting self-determination in inclusive preschool classrooms: Results from observations | International Congress on Early Childhood Intervention
(Antalya, Turquia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2020 | Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: Efeito mediador dos problemas de comportamento.
Coorientador
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01/30 - 2020/01/30 | (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à educação de infância (BECERID Erasmus+ Project conference and workshops) (2020) (2020/01/30 - 2020/01/30)
Encontro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/06/29 - 2017/06/30 | VI Encontro Nacional de Psicologia Comunitária: Contributos para a Transformação Social (2017/06/29 - 2017/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/05/28 - 2015/05/29 | XI PhD Meeting in Social and Organizational Psychology (2015/05/28 - 2015/05/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/06/21 - 2012/06/23 | 2º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (2012/06/21 - 2012/06/23)
Conferência
|
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Lisboa, Portugal |
2010/02 - 2010/02 | 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2010/02 - 2010/02)
Congresso
|
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2020 | Scientific Prize Iscte-IUL 2020
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | Scientific Prize Iscte-IUL 2018
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 | Publication Prize CIS-Iscte 2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2013 | Phd Grant - SFRH/BD/92248/2013
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|