Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Caroline Elizabeth Dominguez
Nomes de citação
- Dominguez, Caroline
- Caroline Dominguez
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7B15-F14C-2003
- ORCID iD
- 0000-0002-8486-4142
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=uOQVq3UAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- M-3219-2013
- Scopus Author Id
- 36720333100
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Russo | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/07 - 2024/07
Concluído
|
Introdução ao Team Building para grandes turmas (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
2024 - 2024
Concluído
|
Exploração técnica e pedagógica de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial Generativa (IAG)" (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
2022/02/16 - 2022/02/18
Concluído
|
Educar para os desafios do século XXI: sustentabilidade e diversidade linguística e cultural (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2021/06/08 - 2021/06/10
Concluído
|
Digital education for a strong recovery. A forward look (Outros)
CERI-OCDE, França
|
|
2021/01/18 - 2021/01/19
Concluído
|
Fórum Europeu de Aprendizagem e Ensino 2021 - Incorporando e facilitando a sustentabilidade (Outros)
European University Association, Bélgica
|
|
2020/11/25 - 2020/11/25
Concluído
|
Avaliação da aprendizagem: dos fundamentos à prática (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2020/06/06 - 2020/06/14
Concluído
|
Eduscrum (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
|
certificado de participação |
2020/02/21 - 2020/02/21
Concluído
|
Dialogues about teaching generation Y (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
certificado de participação |
2020/02/21 - 2020/02/21
Concluído
|
Innovative Learning and Teaching Pedagogies (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
certificado de participação |
2020/02/11 - 2020/02/11
Concluído
|
Competências de comunicação no ensino superior (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
certificado de participação |
2020/01/31 - 2020/01/31
Concluído
|
Avaliação por etapas (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2020/01/30 - 2020/01/30
Concluído
|
Do mapa mental à narrativa digital: metodologias activas para a construção e comunicação do saber (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2020/01/29 - 2020/01/29
Concluído
|
Workshop prático de construção de perguntas de escolha múltipla para testar objetivos de maior complexidade (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2020/01/29 - 2020/01/29
Concluído
|
Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos Estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2020/01/28 - 2020/01/28
Concluído
|
Workshop para a Implementação de Team Based Learning (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado |
2020/01/27 - 2020/01/27
Concluído
|
Challenge based learning- a new role for universities to contribute to social transformation and public good (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2020/01/03 - 2020/01/03
Concluído
|
Estratégias eficazes de ensino para turmas grandes (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
certificado de participação |
2017/11/05 - 2019/09/10
Concluído
|
Musicoterapia (Master)
Universidad Pontificia de Salamanca, Espanha
"Musicoterapia en una población adulta com discapacidad." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18/20 |
2019/07/11 - 2019/07/11
Concluído
|
Class-itrim:aula ativa e vitaminada (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
certificado de participação |
2019/01/24 - 2019/01/24
Concluído
|
Research-Integration: what university is all about (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
2019/01/24 - 2019/01/24
Concluído
|
The 4C/ID model as an instructional design model that fits the need for complex learning (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
certificado de participação |
2015 - 2015
Concluído
|
Jornadas Boas práticas Lean (Outros)
CLT Services, Portugal
|
certificado de participação |
2014 - 2014
Concluído
|
Técnicas de comunicação presencial na era virtual (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
certificado de participação |
2011/09/01 - 2013/07/06
Concluído
|
Exâme final de piano (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em piano
Conservatório Regional de Música de Vila Real, Portugal
|
15 |
2013 - 2013
Concluído
|
Ensinar turmas grandes (ou pequenas) de acordo com Bolonha (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
certificado de participação |
2013 - 2013
Concluído
|
Essentials of Learner-Centered Teaching (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
certificado de participação |
2013 - 2013
Concluído
|
Conceção, planificação e avaliação de cursos à distância (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
certificado de participação |
2013 - 2013
Concluído
|
Plataformas de videoconferência na web (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
certificado de participação |
2012 - 2012
Concluído
|
Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa (Outros)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
certificado de participação |
2011 - 2011
Concluído
|
Tools to develop higher order thinking skils (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
certificado de participação |
2011 - 2011
Concluído
|
Using Concept maps (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
certificado de participação |
2010 - 2010
Concluído
|
Docência e aprendizagem colaborativa no ensino superior (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
1995 - 1995
Concluído
|
Ambiente e Ordenamento (Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
1991 - 1995
Concluído
|
Espaço, Sociedades Rurais e Lógicas Económicas (Doctorat)
Universite de Toulouse II (Le Mirail), França
"La dynamique tabacole sur le front pionnier de la province argentine de Misiones. À la croisée de plusieurs mondes." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Honorable |
1989 - 1990
Concluído
|
Desenvolvimento Rural (Mestrado)
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França
"L'évolution de l'agriculture et de l'élevage en zone de montagne. Le cas de la Corse." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bien |
1988 - 1989
Concluído
|
Desenvolvimento Regional (Pós-Graduação)
Instituto Agronómico de Montpellier, França
|
13,2 |
1983 - 1986
Concluído
|
Gestão Comercial (Licenciatura)
Universidade de Nancy II, França
|
13,12 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/05 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2001/01/01 - 2011/05 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | ||
1995/10 - 1997/12 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - 2017 | Secretária do comissão diretiva do curso de Engenharia e Gestão Industrial | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995/07 - 2003/09 | Diretora Técnica | Forestis-Associação Florestal de Portugal, Portugal |
1986/01 - 1988/12 | Técnica | Centro Internacional de Cooperação e Desenvolvimento Agrícola, Peru |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | WAY - Who sAw You then and who sees you now
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2023 | Fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education - CERI / OECD (OCDE)
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França |
Concluído
|
2022/02 - 2022/07 | Gestão de projetos de engenharia civil - Projeto pedagógico internacional COIL
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Piura, Peru |
Concluído
|
2020 - 2022 | R.U.-I.S. | Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável
POCI-02-0853-FEDER-046443
Investigador
Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas AICCOPN, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Concluído
|
2016/09 - 2019/08/30 | Crithinkedu-Critical Thinking Across the European Higehr Education Curricula
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2017/11 - 2019/02 | I& DOUROTUR – Tourism and technological innovation in the Douro
NORTE-01-0145-FEDER-000014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
2014/09 - 2015/10 | Pensamento Crítico em rede no ensino Superior
131/ID/2014
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/01 - 2010/12 | Virtual Learning for the management of successful Small and Medium Enterprises
0000000000
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Desenvolvimento das competências matemáticas através do jogo - Projeto pedagógico (UTAD)
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Em curso
|
2021 - Atual | Rede nacional do pensamento crítico no ensino superior (Crithinknet)
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
2020 - Atual | Projeto para a instituição Refood de Vila Real
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
2012 - Atual | Grupo Pensamento Crítico (UTAD)/WebPACT
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
2023 - 2024 | 2 projetos de melhoria contínua para a empresa Continental.
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2023 - 2023 | Projeto sobre mobilidade sustentável (UBike)
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2023 - 2023 | 3 projetos de melhoria contínua para a empresa Continental
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2022 - 2023 | 4 projetos de melhoria contínua para a empresa Continental
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2022 - 2022 | Portefólios colaborativos para a promoção do pensamento crítico e da autonomia na aprendizagem - Projeto Pedagógico
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2021 - 2022 | 2 projetos de melhoria contínua para a empresa Continental
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2020 - 2021 | 2 Projetos de melhoria contínua na empresa Carvalho e Mota
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | 4 Projetos de melhoria contínua nos SAS UTAD
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
2019 - 2019 | 2 Projetos de melhoria contínua na empresa POLO
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2018 | Projeto de melhoria contínua na empresa Contorno Vanguarda
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2018 | Projetos de melhoria contínua em 4 serviços do hospital de Vila Real
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Oradora no III Seminário do Projeto Way - “Quem te viu, quem te vê. Promover a aprendizagem auto regulada dos alunos através da observação colaborativa de aulas.” Realizado na escola-sede do Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão | III Seminário do Projeto Way
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Portugal)
|
2024 | Oradora na Conferência "A importância da autorregulação da aprendizagem no desenvolvimento do pensamento crítico", com colaboração de Helena Silva no II Seminário Way | II Seminário WAY. Escola São Pedro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
|
2023 | Oradora no Webinar Público Internacional “Evaluating ideas: Navigating an uncertain world with critical thinking”. Oradora com Jonathan Osborne (Stanford graduate school of Education, United States) e Elena Pasquinelli (Fondation la Main À la Pâte, France) e mikiko nishimura (International Christian University, Japan) e Valentina Patrini (Oecd) | Evaluating ideas: Navigating an uncertain world with critical thinking
OCDE
|
2022 | Oradora na palestra de divulgação da experiência pedagógica na Sociedade Portuguesa de Educação para Engenharia (SPEE) | Sociedade Portuguesa de Educação para Engenharia (SPEE)
(Portugal)
|
2022 | Oradora na conferência “Novos paradigmas de ensino e formação: A transformação do ensino superior” | Novos paradigmas de ensino e formação: A transformação do ensino superior
(Portugal)
|
2022 | Oradora na cerimónia pública de entrega dos prémios Santander-Uc de Inovação Pedagógica, organizada pela Universidade de Coimbra com uma Apresentação intitulada “O pensamento crítico no ensino superior: porque e como?” | O pensamento crítico no ensino superior: porque e como?
(Portugal)
|
2022 | Oradora no encontro do projeto fostering and assessing creativity and critical thinking in higher education and teacher education international project meeting OECD, Paris, França | Fostering and assessing creativity and critical thinking in higher education and teacher education international project meeting
OECD
OCDE
|
2019/06/03 | Apresentação Introdutória no 1st European Summit on Critical Thinking: Caroline Dominguez and Jan Elen, Critical Thinking in European Higher Education Curricula (comunicação de introdução ao summit), Dominguez, C. | 1st European Summit on Critical Thinking
UC Leuven-Limburg (Bélgica)
|
2019 | Oradora no seminário final “Dourotur-Pensar o futuro do turismo no Douro” | Dourotur-Pensar o futuro do turismo no Douro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
|
2018/09/06 | Apresentação oral "Ensinamentos do projecto Crithinkedu" no encontro interno do projeto do centro CERI da OCDE "Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking in Higher Education and teacher Education" | Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking in Higher Education and teacher Education
OCDE (Paris, França)
|
2017 | Oradora e coorganizadora no seminário “Conversas com sabor: promover o pensamento crítico nos nossos alunos: como fazer?” | “Conversas com sabor: promover o pensamento crítico nos nossos alunos: como fazer?” |
2016 | Oradora no workshop novos caminhos para a promoção do pensamento crítico no ensino superior. A experiência do grupo Webpact, uma comunidade de prática interdisciplinar da UTAD | Novos caminhos para a promoção do pensamento crítico no ensino superior
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
|
2012 | A avaliação entre pares on-line: um estudo de caso exploratório numa turma de Licenciatura em Engenharia Civil | 2ªs Jornadas E-Learning UTAD
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2022 | Melhoria contínua da produção dos 208 Rally 4
Orientador de Ricardo Alexandre da Mota Ribeiro
|
Mestrado em Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/11/07 - 2021/11/19 | Relatório de estágio. Otimização dos processos de montagem de sistemas opto-mecânicos.
Orientador de Pedro Miguel Pinheiro Magalhães
|
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | Implementação de metodologias Lean nos processos produtivos da empresa VMPS - Águas e Turismo S.A.
Orientador de Paula Alexandra Quintas Dias
|
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/02/14 | Aplicação dos princípios "Lean Thinking" num serviço hospitalar do CHTMAD
Coorientador de Ângela Patrícia Teixeira Almeida
|
Mestrado em Engenharia Biomédica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/12/01 - 2019/12/19 | Melhoria da Qualidade de projetos de reabilitação de edifícios de habitação.
Coorientador de Alana Sena de Mendonça (12 Dezembro 2019).
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
|
2018 - 2018 | Métodos de gestão de projectos (Agile, SCRUM, Kanban, etc..)
Orientador de João Guilherme Pinheiro Rodrigues
|
Licenciatura em engenharia de Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Otimização do abastecimento interno do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Orientador de Javier Rocha
|
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Diagnóstico e avaliação da dimensão emocional das equipas no contexto de projetos de engenharia informática.
Orientador de Nelson Miguel Alves Gomes
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Diagnóstico e avaliação da dimensão emocional das equipas no contexto de projetos de engenharia informática.
Orientador
|
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | A gestão dos stakeholders (interessados) na gestão de projetos de TIC/Informática: diagnóstico geral (ou estudo de caso).
Orientador de Emmanuel Antony Machado Teixeira
|
Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | A gestão da qualidade na gestão de projetos de TIC/Informática: diagnóstico geral (ou estudo de caso).
Orientador de Marco António Bartolo Fernandes
|
Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Valorization of wastes in biomedical sector. Licenciatura de Engenharia Biomédica. Aceder: Link
Orientador de Sônia Maria Matos Barbosa
|
Licenciatura em Engenharia Biomédica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Serviço experiencial em bibliotecas universitárias
Coorientador de Margarida Carvalho
|
economia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | A gestão do tempo em empresas de desenvolvimento de software : um estudo de caso
Orientador de Marco António Pinto de Almeida
|
Engenharia informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Gestão de riscos em projetos de construção : Caso de estudo
Orientador de Ana Isabel Pacheco Violante
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Gestão de equipas para o sucesso de projetos informáticos/TIC.
Orientador de Daniel Monteiro Vieira
|
Licenciatura em Engenharia de Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | O papel da gestão da comunicação no sucesso da gestão de projetos de informática e/ou TIC.
Orientador
|
Licenciatura em Tecnologia da Informação e Comunicação. (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | (2015) Gestão de riscos em projetos de sistemas de informação
Orientador de Sylvie Martins e Marcelo da Costa Gouvinhas
|
Licenciatura de Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | A gestão de equipas em obra nas empresas de construção civil: equipas de elevado desempenho. Estudo de caso.
Orientador de Pedro Miguel Ferreira Dias
|
Mestrado em Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Análise da gestão de projetos na área dos custos numa empresa de metalomecânica e possíveis melhorias.
Orientador de Iván Alonso
|
Ingenieria de Organización Industrial (Mestrado)
Universitat de València, Espanha
|
2014 - 2014 | O papel da gestão da comunicação no sucesso da gestão de projectos de informática e/ou TIC.
Orientador de João Pereira
|
Licenciatura de Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Gestão de Resíduos de construção civil e demolição
Orientador de Tiago Borges e Tiago Fernandes
|
Licenciatura de Engenharia Civil (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Acompanhamento do processo de gestão de risco na gestão de projetos de software.
Orientador de Alfredo Martins e Emerenciana Febria Moniz Soares
|
Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A gestão da motivação dos recursos humanos nas empresas de construção civil
Orientador de Pedro Cardoso
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | O risco na gestão de obras de construção civil
Orientador de Acácio Martins
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Implementação do sistema de gestão da qualidade nas empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica
Orientador de Filipe Lourenço
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | A prática de gestão de projectos nas empresas de metalomecânica portuguesas
Orientador de Ricardo Pinto
|
Engenharia Mecânica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | A certificação ambiental em empresas de construção civil
Orientador de João Felgueiras
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Análise de requisitos e construção de ferramentas de apoio ao ensino – Projecto VITA
Coorientador de Ana Silva Sá
|
Tecnologias da Informação e Comunicação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Avaliação da qualidade dos edifícios de habitação após ocupação em Portugal: uma proposta.
Orientador de Fátima Rodrigues
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Qualidade de projectos de edifícios de habitação: proposta de aspectos a avaliar em Portugal.
Orientador de João Pedro Júlio
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Definição de critérios de avaliação da qualidade de edifícios de habitação em Portugal
Orientador de Élio Malgueiro
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Gestão da qualidade nas empresas de construção. A certificação ISO 9001 no distrito de Braga.
Orientador de Liliana Pinto
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | A utilização do projecto técnico de edifícios habitacionais em micro e pequenas empresas de construção na região de Dão Lafões.
Orientador de João Pedro Pinto
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | A prática da gestão e projectos na gestãode obras de empresas de construção
Orientador de Fernando Pilar
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | A percepção da qualidade de edifícios de habitação no eixo Vila Real-Peso da Régua-Lâmego
Orientador de Rui Brito
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 - 2008 | As novas políticas municipais: o caso de prevenção e comabte aos incêndios florestais
Orientador
|
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 - 2008 | Avaliação da qualidade de vida urbana: a percepção dos habitantes do concelho de Lâmego
Orientador de Joana Sousa
|
Mestrado em Engenharia e Planeamento Municipal (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07/15 - Atual | Projeto "Ser em coletivo" (2021/07/15)
Oficina (workshop)
|
Associação Música Esperança portugal, Portugal |
2024 - 2024 | Co-facilitadora no workshop “Estratégias para Promover o Pensamento Crítico no Ensino e Aprendizagem da Matemática” na conferência
ProfMat (2024 - 2024)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019 - 2024 | Co(o)rganizadora e Oradora inicial do “Dia do Pensamento Crítico na UTAD e “dia Interinstitucional do Pensamento Crítico”. (2019 - 2024)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2023 | Workshop para docentes da Universidade da Beira Interior “Pensamento crítico no ensino superior: porque e como?" (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2022 - 2022 | Coordenação da Sepcial Track no congresso da TechEdu 2022 “Workblended apprenticeship curricula for developing critical thinking
in Higher Education classes” (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020/12/02 - 2020/12/02 | Organization of a Special Track "Using digital technologies to foster critical thinking in higher education: how would you
do it? " no Congresso Tech Edu 2020. (2020/12/02 - 2020/12/02)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020/04/27 - 2020/04/27 | Organização e animação de workshop: How to run a Critical Thinking day in your institution by engaging the engineering students,
teachers and professionals (2020/04/27 - 2020/04/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2020 - 2020 | Co-organização e formadora de workshop: how to run a critical thinking day in your Institution by engaging the engineering students, teachers and professionals, Universidade do Porto (2020 - 2020) | Universidade do Porto, Portugal |
2019/10/20 - 2019/10/25 | Co-organizadora do IV Seminário Internacional do Pensamento Crítico (2019/10/20 - 2019/10/25)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Veracruzana , México |
2019/06/03 - 2019/06/03 | Workshop sobre : Critical thinking in information literacy: what teachers can do in digital era (2019/06/03 - 2019/06/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
UC Leuven-Limburg, Bélgica |
2019/06/03 - 2019/06/03 | Workshop: Nobody said it was easy: Promoting Critical Thinking in STEM (2019/06/03 - 2019/06/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
UC Leuven-Limburg, Bélgica |
2019/06/03 - 2019/06/03 | Workshop no 1st European Summit for Critical Thinking : Enhance students critical thinking skills and dispositions through
cooperative learning (2019/06/03 - 2019/06/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
UC Leuven-Limburg, Bélgica |
2019/06/03 - 2019/06/03 | Member of the organizing committee of the First European Summit for Critical Thinking Education
(2019/06/03 - 2019/06/03)
Conferência
|
UC Leuven-Limburg, Bélgica |
2019 - 2019 | Membro da comissão organizadora do “First European Summit for Critical Thinking Education”, UC Leuven-Limburg, Bélgica. (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
UC Leuven-Limburg, Bélgica |
2019 - 2019 | Workshop critical thinking in information literacy: what teachers can do in digital era, Uc Leuven-Limburg, Bélgica (2019 - 2019)
Oficina (workshop)
|
|
2019 - 2019 | Coorganizadora no workshop no 1st European summit for critical thinking : nobody said it was easy: Promoting critical thinking in Stem (2019 - 2019) | |
2018/06/20 - 2018/06/22 | Co-coordenadora da organização da Special Track de Conferência Tech Edu 2018: Building critical thinking in higher education:
meeting the challenge (2018/06/20 - 2018/06/22)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Aristoteleio Panepistemio Thessalonikes Epitrope Ereunon, Grécia |
2018/04/20 - 2018/04/21 | Estratégias de desenvolvimento do Pensamento Crítico, workshop no II Encontro da rede de bibliotecas de Vila Real, Reinventar
a escola, preparar a mudança, UTAD, Vila Real Programa (2018/04/20 - 2018/04/20)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/01/29 - 2018/02/02 | Co-organizadora do Curso europeu Guidelines for quality assurance criteria in Critical Thinking Education (2018/01/29 - 2018/02/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
University Roma 3, Itália |
2017/09/01 - 2017/10/01 | Oragnização da celebração do dia Mundial da Música no campus da UTAD (2017/10/01 - 2017/10/01)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2016/10/20 - 2016/10/21 | Membro da comissão organizadora da conferência CISPEE 2016 (2016/10/20 - 2016/10/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2016 - 2016 | Membro da comissão organizadora da conferência CISPEE 2016 UTAD. Vila Real, Portugal. (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2014/05/08 - 2015/05/09 | Coordenadora da organização do 2º International Seminar on Critical Thinking (2015/05/08 - 2015/05/09)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2013 | Coordenadora do Programa da 1ª CISPEE e session chair (2013 - 2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Participou como ouvinte da série EUA webinar series - Artificial intelligence webinars, organizado pela Associação Universitária
Europeia
Conferência
|
Artificial intelligence webinars
European University Association, Bélgica
|
2024 - 2024 | Ouvinte no Open Education Week
Conferência
|
Open Education Week |
2023 - 2023 | Workshop para docentes da Universidade do Porto: “Pensamento crítico no ensino superior: porque e como?”
Oficina (workshop)
|
Pensamento crítico no ensino superior: porque e como?
Universidade do Porto, Portugal
|
2023 - 2023 | Moderadora da Sessão “The value of critical thinking in/for science Policy” com Ronald Barnett Emerito professor, para o workshop
anual JRC do centre for advanced studies and exploratory research da Comissão Europeia. Annual workshop 2023 critical thinking
in research, Jrc Ispra, Italy
Oficina (workshop)
|
Centre for Advanced Studies and Exploratory Research Annual Workshop 2023
Centre for Advanced Studies and Exploratory Research, Itália
|
2023 - 2023 | Ouvinte no Seminário "Boas práticas de inclusão no Ensino Superior"
Seminário
|
Boas práticas de inclusão no Ensino Superior
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2023 | Ouvinte no Creativity in Education Summit, organizado pela OCDE Centre for Educational Research and Innovation (CERI) e o
Global Institute of Creative Thinking (GioCT)
Seminário
|
Creativity in Education Summit
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França
|
2023 - 2023 | Ouvinte no XVI Simpósio Internacional de Investigação em Arte subordinado ao tema “Música e Sociedade interartes: ambientes
e paisagens sonoras” integrado no X Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas.
Simpósio
|
Música e Sociedade interartes: ambientes e paisagens sonoras
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2023 | Ouvinte na palestra concerto integrada no XIV Simpósio Internacional de Investigação em Arte subordinado ao tema “Música e
arte armorial: do Popular ao Erudito” Integrado no IV Eurofimus (versão de extensão europeia do FIMUS – Festival Internacional
de Música de Campina Grande) e no X Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas.
Simpósio
|
Música e arte armorial: do Popular ao Erudito
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2023 | Ouvinte no XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Encontro
|
XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2023 | Ouvinte no webinar “Beyond ChatGPT - what next for generative AI in high education?"
Outro
|
Beyond ChatGPT - what next for generative AI in high education?
European University Association, Bélgica
|
2022 - 2022 | Ouvinte no evento ChangeTalks - Inovação social e desenvolvimento regional
Outro
|
ChangeTalks - Inovação social e desenvolvimento regional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 - 2022 | Ouvinte no encontro "Educar para os desafios do século XXI: sustentabilidade e diversidade linguística e cultural"
Encontro
|
Educar para os desafios do século XXI: sustentabilidade e diversidade linguística e cultural
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2022 | Ouvinte no Evento: COLLab-Conference: Connecting HE-Teachers for innovative Learning and Teaching
Outro
|
COLLab-Conference: Connecting HE-Teachers for innovative Learning and Teaching
Technische Universität Hamburg, Alemanha
|
2021 - 2021 | Tutora externa como especialista no evento Mundis "Didática expressiva proximal: por educação artístico-musical de extensão
universitária”
Outro
|
Didática expressiva proximal: por educação artístico-musical de extensão universitária
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | Ouvinte na conferência virtual OCDE/CERI “Digital education for a strong recovery. A forward look”
Conferência
|
Digital education for a strong recovery. A forward look
OECD, França
|
2021 - 2021 | Ouvinte no fórum: 2021 European Learning & Teaching Forum - Embedding and facilitating sustainability. Hosted by European
University Association.
Outro
|
2021 European Learning & Teaching Forum - Embedding and facilitating sustainability
European University Association, Bélgica
|
2020/02/29 - 2020/02/29 | Formadora no curso "Educar para o Pensamento Crítico na sala de aula" (4 horas) para docentes de todos os níveis de ensino.
Outro
|
Educar para o Pensamento Crítico na sala de aula
Castelform, Portugal
Fórum da Maia, Portugal |
2020 - 2020 | Moderadora de IEE Educon 2020 - Global engineering education 2020
Outro
|
IEEE EDUCON - Global Engineering Education
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
|
2019 - 2019 | Representação da UTAD em um stand durante o decorrer da CONCRETA 2019, realizada na EXPONOR – Feira Internacional do Porto,
em Matosinhos.
Outro
|
EXPONOR – Feira Internacional do Porto,
Ordem dos Engenheiros, Portugal
|
2018 - 2018 | Dinamizadora de Workshop sobre estratégias de desenvolvimento do pensamento crítico, workshop no II encontro da rede de biblioteca
de Vila Real, reinvetar a escolar
Oficina (workshop)
|
II encontro da rede de biblioteca de Vila Real, reinvetar a escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/09/01 - 2016/10/01 | Organização da celebração do dia Mundial da Música no campus da UTAD
Oficina (workshop)
|
Dia Mundial da Música
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Participação no Fórum educação em engenharia, participação no encontro da spee working group, Portugal
Encontro
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | À raiz do problema do pensamento reflexivo: a aprendizagem experiencial colaborativa de Kolb em estudantes de marketing
Arguente principal
|
Paulo Sérgio Ribeiro Bogas (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal
|
2022 | Melhoria contínua da produção dos 208 Rally 4
Orientador
|
Ricardo Alexandre da Mota Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 | Otimização dos processos de montagem de sistemas optomecânicos
Orientador
|
Pedro Miguel Pinheiro Magalhães (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 | Implementação de metodologias Lean nos processos produtivos da empresa VMPS - Águas e Turismo S.A.
Orientador
|
Paula Alexandra Quintas Dias. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 | Promoção do Pensamento Crítico e Criativo em Alunos do Ensino Secundário
Arguente principal
|
Maria Palmira de Cunha Oliveira. (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 | Aplicação dos princípios "Lean Thinking" num serviço hospitalar do CHTMAD
Orientador
|
Ângela Patrícia Teixeira Almeida. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | Pensamento Crítico em Estudantes do Mestrado Integrado de Medicina e Médicos de Família.
Arguente principal
|
Isabel Augusta Tomás (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019 | Melhoria da Qualidade de Projetos de Reabilitação de Edifícios de Habitação
Orientador
|
Alana Sena de Mendonça (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/11/24 | Elevado Desempenho de Equipas de Sistemas de Informação
Arguente principal
|
José Pedro Abreu (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Plano de Manutenção preventiva e Conformidade com a Diretiva de Máquinas na empresa SUPER BOCK BEBIDAS S.A.
Arguente principal
|
André Filipe da Costa Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | Elevado desempenho em equipas de projetos de desenvolvimento de sistemas de Informação Facilitadores e Inibidores
Arguente principal
|
Luís André Cruz da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Práticas de avaliação do desempenho de elementos de equipas de projetos de tecnologias e sistemas de informação - um estudo
de caso
Arguente principal
|
Rui Filipe Gonçalves da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Elevado Desempenho de Equipas de Sistemas de Informação
Arguente principal
|
José Pedro Abreu (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Otimização do abastecimento interno do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Orientador
|
Javier Alvaerez da Rocha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | Gestão de riscos em projetos de construção: Caso de estudo
Orientador
|
Ana Isabel Pacheco Violante (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | A gestão do tempo em empresas de desenvolvimento de software: um estudo de caso
Orientador
|
Marco António Pinto Almeida (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | Serviço experiencial em bibliotecas universitárias
Orientador
|
Margarida Carvalho dos Reis (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Análise da gestão de projetos na área dos custos numa empresa de metalomecânica e possíveis melhorias.
Orientador
|
Iván Alonso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A gestão de equipas em obra nas empresas de construção civil: equipas de elevado desempenho. Estudo de caso.
Orientador
|
Pedro Miguel Ferreira Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Edificações Sustentáveis: Investigação sobre a efetiva implantação de uma Edificação Certificada no Sistema LEED em Belo Horizonte-Brasil.
Arguente principal
|
Janeth Vieira Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Gestão da Motivação dos Recursos Humanos nas Empresas de Construção Civil
Orientador
|
Pedro Tiago Rodrigues Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | O risco na gestão de obras de construção civil
Orientador
|
Acácio Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A
certificação ISO 9001 em Portugal
Orientador
|
Filipe Manuel da Silva Lourenço (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | A prática de gestão de projectos nas empresas de metalomecânica portuguesas
Orientador
|
Ricardo Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | A Certificação Ambiental em Empresas de Construção Civil
Orientador
|
João Pedro Macedo Felgueiras (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | A Percepção da Qualidade de Edifícios de Habitação no Eixo Vila Real – Peso da Régua - Lamego
Orientador
|
Rui Brito (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | A Prática da gestão de Projectos na gestão de Obras de Empresas de Construção.
Orientador
|
Fernando Eiras Novo do Pilar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | A utilização do projecto técnico de edifícios habitacionais em micro e pequenas empresas de construção na sub-região de Dão
Lafões
Orientador
|
João Pedro da Silva Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Gestão da qualidade nas empresas de construção. A certificação ISO 9001 no distrito de Braga
Orientador
|
Liliana Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Definição de critérios de avaliação da qualidade de edifícios de habitação em Portugal
Orientador
|
Élio Malgueiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Qualidade de Projectos de Edifícios de Habitação: proposta de Aspectos a Avaliar em Portugal
Orientador
|
João Pedro Júlio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Avaliação da qualidade dos edifícios de habitação após ocupação em Portugal: uma proposta.
Orientador
|
Fátima Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 | Avaliação da qualidade de vida urbana: a percepção dos habitantes do concelho de Lâmego
Orientador
|
Joana Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | ProjMAN – International Conference on Project MANagement | Porto |
2022 - 2022 | ProjMAN 2022 - International Conference on Project MANagement | Lisboa |
2022 - 2022 | 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education | Lisboa |
2021/06/21 - 2021/06/23 | CISPEE 2021 | University of Minho and University of Lisbon |
2021 - 2021 | 4nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education | Lisboa |
2021 - 2021 | EDUCON2020 – IEEE Global Engineering Education Conference | Áustria |
2020/04/27 - 2020/04/30 | IEEE-Educon 2020 | Porto, Portugal |
2018/06/27 - 2018/06/29 | CISPEE - Third International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education | Aveiro, Portugal |
2017/11/08 - 2017/11/10 | PROJMAN 2017 | Barcelona, Espanha |
2016/06/05 - 2016/07/06 | 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real |
2015/01 - 2015/01 | Conferência PROJMAN | Vila Moura, Portugal |
2014/10/15 - 2014/10/17 | Conferência PROJMAN | Troia, Portugal |
2014/02/26 - 2014/02/28 | REV-2014 | Polítécnico de Engenharia do Porto |
2013/10/31 - 2013/11/01 | 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education | Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Indagatio Didactica (1647-3582 ) | |
2024 - 2024 | Thinking Skills and Creativity (1878-0423) | |
2021 - 2021 | APEduC Journal (2184-7436) | |
2020/09/29 - 2020/12/03 | Thinking Skills and Creativity (1871-1871) | Elsevier |
2019/03/25 - 2019/05/04 | Education for Chemical Engineers Journal | Elsevier |
2017/02/02 - 2017/03/23 | EJEE-European Journal of Engineering Education | Taylor and Francis online |
2016/03/01 - 2016/05/19 | IEEE-RITA Revista Iberoamericana de Tecnologias de Aprendizage (1932-8540) | |
2014/10/17 - 2015/09/02 | EJEE | |
2014/06/04 - 2015/05/20 | Personnel Review (0048-3486) | Emerald Publishers |
2014/01/11 - 2014/03/05 | Dyna-Ingenieria e industria |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024 - 2024 | Membro da comissão externa de avaliação e da qualidade do projeto Europeu Think4Jobs
Membro
|
Erasmus Plus, Bélgica | |
2023 - 2023 | Membro do painel de Juri de admissão para a bolsa de Ethel Machergiany Silva Soares no âmbito do projeto “SUCESSO@UTAD”
Avaliador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2023 - 2023 | Membro do painel de Juri da bolsa de Andrea Lins, no âmbito do projeto financiado pela FCT: Way “Who sAw You then and who
sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation, 2022.01025.PTDC
Avaliador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2019 - 2020 | Membro da comissão de preparação da auto-avaliação do curso de licenciatura e de mestrado de Engenharia Mecânica para a A3ES.
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2015 - 2017 | Vogal da comissão diretiva do curso de Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial.
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Membro de painel de experts da OCDE para avaliar o “OECD professional learning framework for fostering and assessing creativity and critical thinking”. | CERI-OCDE, França |
2022 - 2022 | Especialista para as “Jornadas Inéditas de Investigação - Formação e práticas docentes”, na Universidade de Aveiro integrando júri de 3 trabalhos de teses de doutoramento em curso | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/03 - 2021/02 | Expert on the panel for validating the instrument, Integrated Explicit Instruction (IEI), created as part of the research work undertaken by Sindhu Joseph, register number 1830094, PhD research scholar at Christ deemed to be University, Bangalore, India. | CHRIST (Deemed to be University), Índia |
2020 - 2020 | Expert on the topic of "Critical Thinking" in the master’s thesis "Lego Serious Play within Learning Labs: How to develop Critical Thinking Skills in students". | University of Applied Sciences Munich, Alemanha |
2017/06/06 - 2017/10/22 | Membro de um panel Delphi de experts para uma investigação | University of Technical and Vocational Education, Malásia |
2016/06/20 - 2016/06/20 | Parecer Expert para o projecto post doc "Learning environments for critical thinking 2.0: the added value of instructional design research" for a "OUTGOING [Pegasus] Marie Sklodowska-Curie Fellowship" application to the Research Foundation Flanders – FWO. | European Comission, Bélgica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2001/01/01 - Atual | Engenharia das Organizações | Licenciatura em Informática (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2001/01 - Atual | Gestão industrial | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/05/11 - 2031/05 | Gestão industrial 1 | Engenharia Mecânica (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/05/11 - 2030/05 | Gestão de empesas de construção | Engenharia Civil (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/05 - 2030/05 | Gestão industrial 2 | Engenharia Mecânica (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2024 - 2024 | Formação para docentes: Promover o pensamento crítico usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos | Promover o pensamento crítico usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos (Outros) | Universidade do Porto, Portugal |
2024 - 2024 | Formação do curso pensamento crítico para docentes - Rede Portuguesa de Pensamento Crítico | Formação do curso pensamento crítico para docentes (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2024 - 2024 | Formação para estudantes - Como participar ativamente nas aulas | Como participar ativamente nas aulas (Outros) | Universidade do Porto, Portugal |
2024 - 2024 | Formadora no curso de pensamento crítico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2023 - 2024 | Indústria da Construção | Licenciatura de Engenharia Civil | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2024 | Investigação em Didáctica de Ciências e Tecnologia | Doutoramento em Didáctica de ciências e Tecnologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2024 | Seminário de Tópicos Actuais de Ciências e Tecnologia | Doutoramento em Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2024 | Gestão de Projetos em Engenharia Eletrotécnica | Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2024 | Gestão da Empresa Vitivinícola | Licenciatura em Enologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018 - 2024 | Engenharia nas Organizações | Licenciatura de Engenharia de Informática (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2023 | Coordenação e formação do curso no âmbito do “2.7 Skills for covid, na CESPU de Gândra” | A argumentação nos desafios da mudança (Outros) | Instituto Politécnico de Saúde do Norte, Portugal |
2022/01/11 - 2022/01/11 | Seminário Doutoral: Educação para o Pensamento Crítico | Programa Doutoral em Educação Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular do Departamento de Educação e Psicologia | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022 - 2022 | Mapas de conceitos | Mapas de Conceito (Outros) | Universidade Lusófona Lisboa , Portugal |
2022 - 2022 | Formadora da ação Jigsaw e mapas de conceituais para a promoção do pensamento crítico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2022 - 2022 | Formadora da ação “Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos”, Integrada nas Jornadas Interinstitucionais de desenvolvimento pedagógico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2021 - 2021 | Curso pensamento crítico para docentes | Pensamento crítico para docentes (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2021 - 2021 | Lições aprendidas do projeto europeu “Crithinkedu: Critical thinking across the european higher education curricula | Lições aprendidas do projeto europeu “Crithinkedu: Critical thinking across the european higher education curricula (Outros) | Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Formadora nas jornadas interinstitucionais de desenvolvimento pedagógico com a ação: Como promover o pensamento crítico e criativo usando o método cooperativo Jigsaw e os mapas de conceitos? | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2020/12/04 - 2020/12/04 | Educação para o Pensamento Crítico | Programa Doutoral em Educação, didática e Desenvolvimento Curricular I (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/10/01 - 2020/10/01 | Formadora no workshop Como envolver os docentes e os alunos num questionamento que promova o Pensamento Crítico¿ (3h30) 1ªs Jornadas interinstitucionais de desenvolvimento Pedagógico | Universidade do Minho, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
|
2020/09/25 - 2020/09/26 | Como promover o Pensamento Crítico na minha Unidade Curricular | Promover o Pensamento Crítico na Minha Unidade Curricular (Outros) | Universidade Lusófona, Portugal |
2020/02/07 - 2020/02/08 | Promover o Pensamento Crítico na minha Unidade Curricular | Promover o Pensamento Crítico na Minha Unidade Curricular (Outros) | Universidade Lusófona, Portugal |
2019/10/25 - 2019/10/25 | Seminário doutoral: Educar para o pensamento crítico em sala de aula | Programa Doutoral em Educação Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular do Departamento de Educação e Psicologia (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/07/05 - 2018/07/12 | Promover o pensamento crítico na minha unidade curricular | Promover o pensamento crítico na minha unidade curricular | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/06/18 - 2018/06/22 | Mobilidade Erasmus sobre Pensamento crítico na UOWM, Florina (Grécia). "Critical Thinking in Higher Education: Challenges and Practices" (5 dias) | University of Western Macedonia, Grécia | |
2001/01/01 - 2016/01/01 | Custos industriais | Engenharia Electrotecnia e Computadores (Licenciatura) | |
2006/05 - 2011/05 | Tecnologias de Informação e de comunicação nas organizações | Engenharia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/05 - 2011/05 | Gestão de projectos em engenharia | Engenharia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/05 - 2011/05 | Gestão de projectos tecnológicos | Engenharia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024 | Lançamento da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico - Crithinknet. A academia precisa de mais pensamento crítico, por isso criou-se uma rede para o reforçar. Jornal Público. | Jornal Público |
2023 | “Open Day” UTAD propôs alternativa sustentável de transporte | Notícias UTAD |
2022 | Conversa Pedagógica com a Professora Caroline Dominguez, na Newsletter da UTAD. | Newsletter Inovação Pedagógica |
2021 | Declarações no artigo “Alunos da UTAD ajudam pessoas a procurar emprego” | Jornal A voz de Trás-os-Montes |
2014 | Construindo pontes entre a ECT e as empresas da região. | Notícias UTAD |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023 - 2023 | PodCast | Conversas informais: água e resíduos ou água e recursos |
2019/05/22 - 2019/05/22 | 90 segundos ciência (podcast) | Pensamento Crítico nos curricula do Ensino Superior |
2019/05/15 - 2019/05/15 | TV UTAD | Dia do Pensamento Crítico na UTAD |
2016 - 2016 | TV Universidade do Porto | Novos caminhos para a promoção do pensamento crítico no ensino superior. A experiência do grupo WebPACT, uma comunidade de prática interdisciplinar da UTAD |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/05/31 - 2019/06/07 | Mobilidade Erasmus para a Katholic University of Leuven, Bélgica (5 dias) | Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014/01 - Atual | CIDTFF-Centro de Investigação em Didática e tecnologia na Formação de Formadores | Membro investigadora |
2013/09 - Atual | Scheme Comittee da APOGEP (Associação Portuguesa de Gestão de Projectos ) | |
2011/06/05 - Atual | Associação Música Esperança Portugal | President |
2011/05 - Atual | Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) | |
2014/05/05 - 2017/06/03 | FIME (International Federation of Música Esperanza) | Vice-President |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Membro da comissão organizadora da conferência CISPEE 2016 UTAD.
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2014/09 - Atual | Membro da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da UTAD no Laboratório de Pensamento Crítico
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2021 - 2024 | Membro do grupo de trabalho para a melhoria do ensino e da aprendizagem (Grupo MEA) da Pro-Reitora para a Inovação Pedagógica
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022 - 2023 | Membro do conselho pedagógico da escola de Ciência e Tecnologia
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022 - 2022 | Membro de Comissão Científica
Membro
|
International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da comissão científica IEEE EDUCON - Global Engineering Education 2022,
Membro
|
IEEE EDUCON - Global Engineering Education Conference, Tunísia |
2022 - 2022 | Participação enquanto especialista convidada no painel “Formação e práticas docentes”, no âmbito do evento VII edição das
Jornadas Caminhos de Investigação em Educação
Outro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2022 | Membro da comissão do grupo de trabalho criado por despacho nº5/2023/ECT constituído para a elaboração do relatório de autoavaliação
institucional (RAI), para o período 2017-2022
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da visita da comissão de avaliação externa A3ES, 1º e 2º ciclo em Engenharia Mecânica
Membro
|
|
2019 - 2021 | Membro do grupo de trabalho para a melhoria do ensino e da aprendizagem (Grupo MEA) da Pro-reitora para a área da Qualidade
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2016 - 2021 | Membro do grupo de Missão da Cultura criado e coordenado pela Reitoria
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da comissão de preparação da auto avaliação do curso de licenciatura e de mestrado de Engenharia Mecânica para a A3ES
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da Comissão de preparação para Guião da A3ES do 1º e 2º ciclo de Engenharia Civil. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012/02 - 2017/08 | Membro de Conselho Directivo do curso de Engenharia e Gestão Industrial da UTAD
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2013 | Membro da Comissão de Apoio à visita da Comissão Externa de Avaliação (CAE) da A3ES dos cursos de 1º, 2º e 3º ciclo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/10/15 - 2020/10/15 | Arguente de defesa de projeto de tese de doutoramento de Maria Palmira da Cunha Oliveira. Pensamento Crítico e Criativo nos Alunos de Ensino Secundário | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Boost your Startup Idea!
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | 2º prémio de Incentivo a projetos de Inovação Pedagógica da UTAD com o projeto Desenvolvimento das competências matemáticas
através do jogo
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 | 3º Prémio ao 1º Concurso INNOVASTAFF (2023) com ideia de desenvolvimento de uma startup.
Energy Transition Entrepreneurs in Action, Portugal
|
2022 | 1º prémio de Incentivo a projetos de Inovação Pedagógica da UTAD com “Portefólios colaborativos para a promoção do pensamento
crítico e da autonomia na aprendizagem
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 | Best paper award |
2021 | Honourable Mention
4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, Portugal
|
2021 | Prémio “Honourable Mention” para o artigo: Cruz G., Dominguez C., Cerveira A. (2021) Enhancing engineering students’ project
management skills in the middle of the COVID 19 Pandemic: an online project-based learning experience.
Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa de Ensino de Engenharia , Portugal
|
Outra distinção
1996 | Marketeer Universidades
Revista Marketeer, Portugal
|