Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- André Melo Franco Lorena de Barros
Nomes de citação
- Barros, André
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8513-73A3-8390
- ORCID iD
- 0000-0002-7437-6540
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2026/09/01
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Social inclusion, digital literacy and uses of technology in education
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
PhD |
2018/07/01 - 2020/10/01
Concluído
|
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Master)
Especialização em Active educational methodologies and bilingual education.
Universidade de Brasília, Brasil
"Desenvolvimento do Letramento Científico por meio do Ensino Bilíngue de Biologia Associado à Aprendizagem Baseada em Problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Master |
2006/07/01 - 2011/04/07
Concluído
|
Licenciatura em Ciências Biológicas (Licence)
Universidade de Brasília, Brasil
|
Licenced |
2006/07/01 - 2011/02/18
Concluído
|
Ciências Biológicas (Bachelor)
Universidade de Brasília, Brasil
|
Bacharel |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02/12 - Atual | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2018/06/01 - 2020/06/01 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade de Brasília, Brasil |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil | ||
2012/06/01 - 2014/01/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasil |
Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasil | ||
2007/06/01 - 2009/01/01 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Cerrados, Brasil |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Cerrados, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/02/06 - 2022/08/16 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil |
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/12 - 2025/10/31 | SCIREARLY - Policies and Practices Based on Scientific Research for Reducing Underachievement and Early School Leaving in
Europe 101061288
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Horizon 2020
Em curso
|
2018/06/01 - 2020/06/01 | Desenvolvimento do Letramento Científico por meio do Ensino Bilíngue de Biologia Associado à Aprendizagem Baseada em Problemas
Bolseiro de Mestrado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2007/01/01 - 2009/12/01 | Desenvolvimento tecnológico para uso funcional das passifloras silvestres
Bolseiro de Iniciação Científica
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Cerrados, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Cerrados |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/08 | The influences of Well-being self-concept and cognition, and school strategies related to school success and early school leaving; a study based on a Systematic Review of Literature. | Bera Conference and WERA Focal Meeting
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
|
2024/08/27 | The transformation of the Romanian Strategies to integrate the Roma people in education from 2012 to 2027 and their persistent educational disadvantage | ECER 2024 "Education in an Age of Uncertainty: memory and hope for the future"
University of Cyprus (Nicosia, Chipre)
|
2019/11/12 | A Bilingual Didactic Sequence About Animals Evolution | V Congresso Internacional sobre Educación Bilingue
Facultad Ciencias de la Educación Universidad de Cordoba (Córdoba, Espanha)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/14 - 2023/12/15 | Membro da equipa Criadora e organizadora do XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação. Atuação
na seleção de palestrantes, organização financeira, inscrição e funcionamento do evento. (2023/12/14 - 2023/12/15)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/02/03 - 2023/02/04 | Auxílio na organização e dinâmica do evento, com apoio à inscrição, orientação de participantes e palestrantes. (2023/02/03 - 2023/02/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |