Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paulo Manuel Teixeira Marinho
Nomes de citação
- Marinho, Paulo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8613-FFE4-17C0
- ORCID iD
- 0000-0003-4898-2982
Endereços de correio eletrónico
- pmtmarinho@fpce.up.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2015/12/31
Concluído
|
Post-doctorate in Education (Pós-doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Excelent |
2009/10/01 - 2014/03/31
Concluído
|
Doctoral Program in Educational Sciences (Doutoramento)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
"The Assessment of Learning in Basic Education: Contributions to Understanding its Relationship with School Success" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction unanimous |
2008
Concluído
|
Educational Sciences (Licenciatura)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
"Promoting Quality and Educational Success" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 Values |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2022/04/22 | Investigador (Investigação) | University of Porto, Portugal |
Faculty of Psychology and Education Sciences - Centre for Research and Intervention in Education , Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal, Portugal |
2022/04/30 - 2024/08 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2015/02/23 - 2019/12/31 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - Atual | Member of the Ibero-American Research Network on change and school effectiveness - RINACE | Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo AECID , Espanha |
2009/09/01 - Atual | Member of the Centre for Research and Intervention in Education | Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal | ||
2015/01/02 - 2019/12/31 | Consutant/Scientific Adviser in State Departments of Education | Secretary of Education, Maceió, Brazil (Educational Evaluation Sector - SAVE), Brasil |
Secretary of Education, Maceió, Brazil (Educational Evaluation Sector - SAVE), Brasil | ||
2016 - 2019/12 | Consultant of United Nations Development Programme | United Nations Development Programme (UNDP), Brasil |
United Nations Development Programme (UNDP), Brasil | ||
2013/11/01 - 2015/01/31 | Socio-educational and training mediator | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de escolas de Campo [School Cluster of Campo, Valongo], Portugal | ||
2009/10/01 - 2013/10/31 | Doctoral scholarship from Portuguese Foundation for Science and Technology | Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal | ||
2007/11 - 2009/06 | Coordinator of Cultural and Educational Exchange between schools Ibero-American | Comulti Research Group - Federal University of Alagoas, Brasil |
Comulti Research Group - Federal University of Alagoas, Brasil | ||
2007/07/01 - 2007/12/22 | Santander academic mobility scholarship | Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil | ||
1996 - 2003 | Sociocultural Animator | Agency of Youth Training and Cultural Animation , Portugal |
Agency of Youth Training and Cultural Animation , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/04 - Atual | Todo o Índio tem Ciência _Every indigenous has science
FAPEAL
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Estadual de Alagoas, Brasil
|
Em curso
|
2022/09/01 - 2026/08/31 | EscuelaQResiste – Transformative resistance in schools: Counter-narratives in Education for Social Justice
PID2021-122310NB-I00
Investigador
|
Em curso
|
2022/02/01 - 2024/12/31 | Organizational culture and learning communities in Higher Education
CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021_Faixa B - Grupos Consolidados
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
Em curso
|
2022/09/01 - 2023/08/31 | Self-assessment of Schools and School Management: The Use of Assessment in Decision Making
167/2020_conc1_01
Investigador
Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto, Portugal
|
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/12 | DEMOSpEJS – Democracy in schools as the cornerstone of education for social justice [A democracia nas escolas como a pedra
angular de uma educação para a justiça social]
EDU2017-82688-P
Investigador
Fundación de la Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
Agencia Estatal de Investigación/MEIC Spain
Concluído
|
2018/09/01 - 2022/12 | Indicators, Models and Experiences of Monitoring and Assessment of Learning and Development of Children from 3 to 18 years
old [Indicadores, Modelos e Experiências de Monitorização e Avaliação de Aprendizagens e de Desenvolvimento das Crianças dos
3 aos 18 anos]
w/r
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2018/04/01 - 2022/12 | Quilombola Schools, Curriculum, Identities and Diversity [Escolas Quilombola, Currículo, Identidades e Diversidade]
6488b69d64
Orientador
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2019/12 - 2022/07 | Perfil Académico e Profissional de Professores do Ensino Superior que Asseguram a Formação Inicial de Professores.
EDULOG/PAPP/2019
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2017/01/01 - 2019/12/31 | Schools Self-evaluation: Evaluate to Know, Intervene and Improve [Autoavaliação de Escolas: Avaliar para Conhecer, Intervir
e Melhorar]
BRA10-36827
Investigador responsável
Secretary of Education, Maceió, Brazil (Educational Evaluation Sector - SAVE), Brasil
|
United Nations Development Programme (UNDP)
Concluído
|
2018/06/01 - 2019/06/30 | Curricular Autonomy and Flexibility in relation to the GERM in Portuguese schools [A Autonomia e Flexibilização Curricular
na sua relação com GERM nas escolas portuguesas]
not funding
Investigador responsável
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto,
Portugal
|
Concluído
|
2015/01/01 - 2015/12/31 | The school organizational cultures and teaching professionals and its implications for assessment [A cultura organizacional
escolar e profissional docente e suas implicações na avaliação]
PNPD/CAPES-2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nivel Superior - CAPES
Concluído
|
2009/11 - 2013/10 | Assessment of learning in Basic Education: contributions to the understanding of its relation with school success
SFRH/BD/61474/2009
Bolseiro de Doutoramento
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2022/04/22 | DigP-SEM - Digital Platforms in School Clusters' Educational Management [Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos]
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2019/08/31 | Perspectives of Basic and Secondary Education Students on Learning Assessment Practices [Perspetivas de Alunos dos Ensinos
básico e secundário sobre Práticas de Avaliação das Aprendizagens]
jjjj
Investigador responsável
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto,
Portugal
|
Não financiado
|
2015/02/23 - 2019/04/16 | Educação Continuada, Curriculo e Práticas Culturais [Continuing Education, Curriculum and Cultural Practices]
552158/2011-9
Investigador
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nivel Superior - CAPES Concluído
|
2016/10/01 - 2018/05/31 | The Assessment of Learning in Basic Education in Portugal: an analysis of political agenda and the context of practice [A
Avaliação das Aprendizagens no Ensino básico em Portugal: uma análise da agenda política e do contexto de prática]
not funding
Investigador responsável
Centre for Research and Intervention in Education - Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto,
Portugal
|
Concluído
|
2015/02/20 - 2017/12/22 | Assessment of / for learning: construction of guidelines for public schools [Avaliação da/para aprendizagem: construções de
diretrizes para a rede de ensino público]
Investigador responsável
Secretary of Education, Maceió, Brazil (Educational Evaluation Sector - SAVE), Brasil
|
United Nations Development Programme (UNDP)
Concluído
|
2016/05/01 - 2017/08/31 | School cultures and their relationship with Management and Leadership [Culturas escolares e sua relação com Gestão e Lideranças]
FAPEAL-2017/2018
Investigador
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas
Concluído
|
2015/05/01 - 2017/08/31 | Learning Assessment: Conceptions and practices in public schools [Avaliação da aprendizagem: Conceções e práticas em escolas
públicas ]
MCT/CNPq/MEC/
Investigador responsável
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2016/08/01 - 2017/07/31 | From genealogy / cartography of school organizational culture to the construction of a glossary of theoretical-epistemological
foundations [Da genealogia /cartografia da cultural organizacional escolar à construção de um glossário de fundamentos teóricos-epistemológicos]
ref.PIBIC2016/17CNPQ
Orientador
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2015/08/01 - 2016/07/31 | The school organizational culture: a genealogical and cartographic study [A cultura organizacional escolar: um estudo genealógico
e cartográfico]
PIBIC2015/2106CNPQ
Orientador
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2011/02/10 - 2015/12/31 | Reading and Training of Readers in the State of Alagoas: study of literacy intervention of Education of Youths and Adults
CAPES/INEP, n.º 38/2010
Investigador
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nivel Superior - CAPES
Concluído
|
2013 - 2015 | Young people in situations of school "repetition": permanence and access to success
w/r
Investigador responsável
School Clusters of Campo - Valongo, Portugal
|
Department of Education of Valongo Municipality, Porto, Portugal
Concluído
|
2011/09/01 - 2012/09/30 | Senses and meanings of life in school: "voices" of students of Basic Education
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/12/06 | Descolonizar o currículo na era da globalização: mais justiça curricular e social em contexto de epistemicídio | VIII ENFORSUP e III INTERFOR
Universidade de Brasíla
|
2019/06/13 | Autonomia e flexibilização curricular: um antídoto para o GERM nas escolas portuguesas? | II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 13 a 14 de junho de 2019
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2019/06/13 | Perpsetiva de alunos sobre práticas de avaliação das aprendizagens | II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 13 a 14 de junho de 2019
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2019 | A avaliação da aprendizagem na EJA: uma corrida de ciclista para a aprendizagem | I Seminário em Educação de Jovens e Adultos
Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológico de Alagoas – campus Piranha
|
2018/10/23 | A categorização da permanência escolar no PROEJA: estudo preliminar | V ALFAEJA INTERNACIONAL - 22 a 24 de outubro de 2018
Universidade do Estado da Bahia
|
2018/10/23 | Formação Docente na contemporaneidade: saberes específicos da EJA no Curso de Licenciatura em Educação Física | V ALFAEJA INTERNACIONAL - 22 a 24 de outubro de 2018
Universidade do Estado da Bahia
|
2018/10/22 | Um estudo da cultura organizacional escolar no contexto da EJA | V ALFAEJA INTERNACIONAL - 22 a 24 de outubro de 2018
Universidade do Estado da Bahia
|
2018/07/16 | Entre redes de conhecimentos: construindo currículos democráticos nos cotidianos | 6º Congresso Internacional de Amercanistas, realizado de 15 a 20 de julho de 2018
Universidada de Salamanca, Espanha
|
2018/07/10 | O “Amigo Crítico” no assessoramento a escolas – uma análise focada na relação com uma cultura de autoavaliação | I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 9 e 10 de julho de 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018/07/09 | O Formador de Professores em Matemática: de uma influente qualificação a um isolamento profissional em contextos de ação | I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 9 e 10 de julho de 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018/07/09 | Autoavaliação de escolas: uma proposta de política pública para a melhoria educacional na rede municipal de educação de Maceió. | I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 9 e 10 de julho de 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018/07/09 | Políticas de avaliação da aprendizagem em Portugal: uma análise das políticas ao contexto da prática | I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 9 e 10 de julho de 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018/01/30 | Permanência e acesso ao sucesso escolar de jovens-alunos em repetência e absentismo escolar | VI Colóquio Outros Sentidos para Novas Cidadanias - 30 e 31 de janeiro de 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018/01/11 | A autoavaliação em territórios educativos de marginalização e exclusão: um dispositivo promotor de qualidade e equidade educacional | Seminário Internacional: A Diversidade como oportunidade - Que saberes e recursos profissionais? – 11 a 12 de Janeiro de 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018 | O Iceberg da cultura escolar – contributos para compreender e repensar a formação e ação docente | XI Encontro Internacional de formação de professores e estágio curricular supervisionada – diversidade, saberes e práticas
inovadoras: os entre lugares da formação de professores e do estágio curricular
Universidade de Brasíla
|
2017/11/28 | A cultura escolar – contributos para compreender e repensar as ações cotidianas dos professores | I Colóquio Internacional Aprendizados ao longo da vida - 27 a 28 de novembro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
2017/10/23 | A construção de um Glossário da cultura da organização escolar | IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - 23 a 24 de outubro
Universidade do Estado da Bahia
|
2016/12/06 | A cultura escolar e profissional docente | V Semana Internacional de Pedagogia/III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho Docente/ I seminário de Alfabetização, Leitura
e Cognição de Alagoas - 5 a 9 de dezembro de 2016
Universidade Federal de Alagoas
|
2016/09/02 | Construção das Diretrizes da Avaliação da/para a Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Maceió: (Des)construindo Conceitos e Concepções | XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões
Curriculares - 31 de agosto a 2 de setembro de 2016
Universidade Federal de Pernambuco
|
2016/08/31 | O Currículo na EJA: as Táticas dos "Praticantespensantes" em direção a justiça cognitiva e social | XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões
Curriculares - 31 de agosto a 2 de setembro de 2016
Universidade Federal de Pernambuco
|
2016/06/02 | De um Currículo prescrito à construção de um Currículo "pensadopraticado" na Educação de Jovens e Adultos | IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste Brasileiro e IX Encontro Estadual de Política e
Administração da Educação - RN - 01 a 03 de junho de 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
2016/01/30 | Projetos integradores: articulando teoria/prática na formação inicial de professores | XXII Colóquio da AFIRSE Portugal - As pedagogias na sociedade contemporânea - desafios às escolas e aos educadores - 28, 29
e 30 de janeiro de 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2016/01/29 | O currículo "pensadopraticado" em cursos vocacionais: o reconhecimento e construção de saberes | XXII Colóquio da AFIRSE Portugal - As pedagogias na sociedade contemporânea - desafios às escolas e aos educadores - 28,
29 e 30 de janeiro de 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2016 | Da crise paradigmática epistemológica à construção de conhecimentos | Aula Inaugural da turma 2016 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática
Universidade Federal de Alagoas
|
2016 | Jovens no Proeja: Desvelando mitos | V Semana Internacional de Pedagogia/III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho Docente/ I seminário de Alfabetização, Leitura
e Cognição de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas
|
2015/11/23 | A cultura organizacional escolar: um estudo genealógico e cartográfico | IV Semana Internacional de Pedagogia e do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - 21 a 25 de novembro de 2015
Universidade Federal de Alagoas
|
2015/11/22 | A Cultura escolar como arco íris cultural: 'a diferença somos nós' | IV Semana Internacional de Pedagogia e do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - 21 a 25 de novembro de 2015
Universidade Federal de Alagoas
|
2015/11/21 | As culturas periféricas: Periferias existenciais na cultura escolar | IV Semana Internacional de Pedagogia e do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil - 21 a 25 de novembro de 2015
Universidade Federal de Alagoas
|
2015/11/08 | Cultura Docente: (entre)laçamentos nas ações pedagógicas de professores | II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - 8 a 11 de novembro
Universidade do Estado da Bahia
|
2015/06/16 | Formação de Professores para Educação de Adultos em Portugal – percursos e processos 'negligenciados' | Congresso Académico Integrado de Inovação e tecnologia - Caiite - 15 a 20 de junho
Universidade Federal de Alagoas
|
2015/06/03 | O Icebergue da Cultura Organizacional (escolar) e as implicações no trabalho docente | Encontro de Formação do PRODOCÊNCIA
Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológico de Alagoas
|
2015/06 | Observatórios entre Escola e a Sociedade | II Seminário de Observatórios de Educação e Formação
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
|
2015/01/30 | A avaliação da aprendizagem na organização escolar: um epicentro gerador do sucesso escolar? | XXII Colóquio da AFIRSE, Portugal - Diversidade e complexidade da avaliação em educação e formação. Contributos da Investigação
- 29, 30 e 31 de janeiro de 2015
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2014/09/08 | Escola pública - que desafios? | III Seminário Agrupamento de Escolas de Campo, Valongo
Agrupamento de Escolas de Campo, Valongo
|
2013/11/02 | O Iceberg da cultura da avaliação: um desafio para o trabalho dos professores | II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e IV Encontro Brasileiro da Rede Estrado - 1 a 3 de novembro
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Universidade Federal de Alagoas
|
2013 | Natureza e Processos de Trabalho Docente na Avaliação da Aprendizagem: entre um ‘reino burocrático’ e a lógica do ‘time is Money’ | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o trabalho Docente e Formação – Políticas e Investigação: pontes para a mudança
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2012/02/04 | Avaliar para Classificar ou para aprender? Da intenção à ação | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? - 2 a 4 de
fevereiro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2011/11/24 | A Cultura Organizacional Escolar e Profissional: Implicações e Desafios no trabalho dos professores | II Roda de Conversa organizada pelo Grupo de pesquisa "Formação de Professores: Políticas e Práticas
Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológico de Alagoas
|
2011/11/07 | A avaliação da aprendizagem no trabalho dos professores - Do conflito paradigmático e intencional a uma oportunidade de uma prática promissora | V Seminário de estágio Supervisionado nas Licenciaturas: caminho e descaminhos na formação inicial do professor
Universidade Federal de Alagoas
|
2011/11/03 | A avaliação ao serviço da aprendizagem – do enunciado ao realizado | I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado
Universidade Federal de Alagoas e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2011/10/08 | Formative assessment and teacher professional cultures | ”. I International Congress on Curriculum and Instruction (INCCUI 2011, 5, 6, 7, 8/10/2011)
Anadolu University; Eskisehir/Turkey
|
2011/09/30 | Projeto curricular de turma: conceber, gerir e avaliar | Jornadas de coordenação dos diretores de turma do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Mangualde organizadas pelo EDUFOR
- 30/09/2011; 01 e 08/10/2011
Centro de Formação de associação de Escolas dos Concelhos de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva
|
2011/01/27 | La Evaluación al servicio del aprendizaje un reto para la promoción del êxito escolar | Encontro Internacional de Pedagogia 2011 – Havana, Cuba, 25 a 28 de janeiro de 2011
Universidade de Havana
|
2010/11/05 | A avaliação da aprendizagem como processo promotor de sucesso escolar: O papel dos professores | II Congresso Internacional de Avaliação em Educação – 4 , 5, 6 de novembro de 2010
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga
|
2010/10/01 | A avaliação da aprendizagem: de conceções a procedimentos promotores de sucesso escolar | II Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2010/06/22 | A avaliação da aprendizagem como dispositivo gerador de sucesso | IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro - 21, 22 e 23 de junho de 2010
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2010/06/02 | El asesoramiento como dinamizador y facilitador del desarrollo y mejoramiento de la escuela – Un agente de cambio | XVI Congresso Mundial de Ciencias de la Educación – “LAS IDENTIDADES CULTURALES EN EL MARCO DE LA MUNDIALIZACIÓN: EL SURGIMENTO
DE NUEVOS ACTORES EN EDUCACIÓN - 31 de mayo, 1, 2, 3, y 4 de junio
Universidade de Monterrey, México
|
2010/04/20 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DOCENTE | XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didáctica e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho
docente: Políticas e práticas educacionais - 20 a 23 de abril
Universidade Federal de Minas Gerais
|
2010 | Tutoria em Educação: Um Plano de Ação |
Agrupamento de Escolas de Pedome
|
2010 | (Partilha de) Práticas de Desenvolvimento Profissional numa cultura de colaboração: todos como “amigos críticos | II Fórum de partilha pedagógica
Agrupamento de Escolas de Pedome
|
2009/09/11 | O Portfolio como estratégia de aprendizagem e avaliação | X CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA - 9, 10 e 11 de setembro
Universidade do Minho, Braga
|
2009/07/03 | O Portfolio como estratégia de avaliação formativa alternativa no ensino superior – potencialidades, riscos e desafios | Congresso de Docência Universitária - 2 a 4 de Julho
Universidade de Vigo - Espanha
|
2009/05/02 | O Governo da Escola, Especificidades e Desafios num Território Educativo de intervenção Prioritária (TEIP) | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Avaliar, Descentralizar - 30 de Abril, 1 e 2 de
Maio de 2009
Escola Superior de Educação de Bragança
|
2009/05/01 | Promover a Participação Ativa da Comunidade Educativa na Construção de um (possível) Projeto Educativo Municipal – Um Exemplo de Práticas promissoras (?) | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Avaliar, Descentralizar - 30 de Abril, 1 e 2 de
Maio de 2009
Escola Superior de Educação de Bragança
|
2009 | Articulação Curricular: Potencialidades e Desafios |
Agrupamento de Escolas Leornardo Coimbra Filho
|
2008/10/06 | Formação de Professores – Um Processo em Mutação | Encontro de Pedagogia da Faculdade Raimundo Marinho - 6 a 10 de outubro de 2008
Faculdade Raimundo Marinho
|
2008 | Media in Portugal - formative fields? [Os Mídias em Portugal - campos formativos?] | Educação, Mídias e Linguagem
Universidade Federal de Alagoas
|
2007/11/27 | Communication, technology and educator training [Comunicação, tecnologia e formação de educadores] | II Seminário de Educação e Formação do Pedagogo: Ciência, tecnologia e sociedade
UNIBRASIL (Curitiba)
|
2007/11/12 | Construindo um Currículo para uma Diferenciação Pedagógica | III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares – “Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em
litígio? - 12 a 14 de novembro de 2007
Universidade Federal da Paraíba
|
2007/10/18 | Portfolio as a Learning Assessment Tool [Portfolio como instrumento de Avaliação da Aprendizagem] | Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC
CESMAC
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | The physical education curriculum in its relation to health education: approximations and distances - Brazil and Portugal
[O currículo da educação física na sua relação com a educação para a saúde: Aproximações e distanciamentos - Brasil e Portugal]
Coorientador
|
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2019 - Atual | A metodologia de reconhecimento de saberes: das experiências de trabalho e vida à aprendizagem permanente
Coorientador
|
Education (Mestrado)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2017 - Atual | O lugar do PROEJA na política de oferta do IFAL: os impactos após sua implantação
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2017 - 2022/07 | Learning assessment: conceptions, policies and practices [A avaliação da aprendizagem: conceções, políticas e práticas]
Coorientador
|
Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | A Inclusão Social e Digital no desenvolvimento de uma cultura democrática de jovens: estudo de caso
Coorientador
|
Master's degree.
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | A escola Inclusiva e as Tecnologias Digitais: processos de mediação socioeducativa
Coorientador
|
Master's degree. |
2017 - 2021/07/29 | PERMANÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
in(re)sistência pelo direito à educação
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2019/09/15 - 2020/07/31 | Tecnologias na formação inical de professores: mapeamento e caracterização de UCs
Coorientador
|
Education Sciences (Iniciação científica)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2019/09/15 - 2020/07/31 | Tecnologias na formação inicial de professores: mapeamento e caracterização de UCs
Coorientador
|
Education Sciences (Iniciação científica)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2019 - 2020/07/31 | Tecnologias na formação inicial de professores: mapeamento e caracterização de UCs
Coorientador
|
Education Sciences (Iniciação científica)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2018 - 2020 | As culturas organizacionais escolares: um estudo do trabalho docente na educação de jovens e adultos
Orientador
|
Education (Mestrado)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2016 - 2020 | O currículo pensado-praticado da Educação Física para Educação de Jovens e Adultos - anos iniciais
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2015 - 2019/04/18 | O Formador de Professores no Curso de Licenciaturas em Matemática do Instituto Federal de Alagoas: da profissionalização à
prática pedagógica / The Teacher Trainer in the Mathematics Degree Course at the Federal Institute of Alagoas: from professionalization
to pedagogical practice
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2018 - 2019 | Currículo na/da Educação Física: das relações históricas às concepções curriculares
Orientador
|
Education (Iniciação científica)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2015 - 2019 | Projeto pedagógico e política de formação de professores – desafios e perspectivas
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2017 - 2018 | Mapeamento do currículo da Educação Física em escolas do ensino fundamental: casos múltiplos
Orientador
|
Education (Iniciação científica)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2016 - 2017 | A Construção de um Glossário da Cultura Organizacional Escolar
Orientador
|
Education (Iniciação científica)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2015 - 2016 | Um estudo genealógico e cartográfico das culturas organizacionais escolares
Orientador
|
Education (Iniciação científica)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/04 - 2021/09 | IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação/IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (2021/07/09 - 2021/07/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | V Semana Internacional de Pedagogia, III Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação, I Seminário de Alfabetização,
Leitura e Cognição de Alagoas (2015 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
2013 - 2013 | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação (2013 - 2013) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2011 - 2011 | I Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação (2011 - 2011) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/29 | PERMANÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
in(re)sistência pelo direito à educação
Orientador
|
MARIA DE FÁTIMA FEITOSA AMORIM GOMES (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2021/07/23 | A Interdisciplinaridade e a Educação Artística - Dos Princípios às Possibilidades de Concretização
Arguente principal
|
Luís Manuel Tavares Pires Dias dos Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/06/28 | CURRÍCULO E SABERES DOS DISCENTES: VOZES SILENCIADAS E
CLAMORES OUVIDOS
Arguente principal
|
Renata Cardoso Oliveira (Mestrado)
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília , Brasil
|
2021/06/28 | As experiências emocionais dos alunos, no ano de transição do primeiro para o segundo ciclo,
nas suas múltiplas formas de existência
Arguente principal
|
CARLÚCIO OLEGÁRIO NUNES (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/12/21 | #E-se-fosses-tu-?: mediação entre as comunidades e o GAAF: contributos para (re)pensar as questões da violência na escola
Arguente principal
|
Daniela Filipa da Cunha Rego (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/12/17 | Sobre a (in)visibilidade da aprendizagem
Arguente principal
|
Ana Raquel Madureira Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/03/20 | The Inclusion Culture of Students with Special Educational in Education of young people and adults: Teachers' Conceptions
and Practices [A CULTURA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NEE NA EJA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES]
Arguente
|
Ilda Elisabeth Acioly LIma (Mestrado)
Universidade Estadual de Alagoas, Brasil
|
2019/11/19 | Intervene with children and young people in a non-formal context: what meanings? What possibilities? [Intervir com crianças
e jovens em contexto não formal: que sentidos? Que possibilidades?]
Arguente principal
|
Daniela Monteiro dos Santos (Mestrado)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2019/11/19 | Projetos integradores: trabalho como princípio educativo, politecnia e formação omnilateral
Arguente principal
|
Dannyelle Cruz Schetine (Mestrado)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, Brasil
|
2019/11/15 | mathematics teaching a flight in citizenship - (Des)cerrando gaiolas epistemológicas - ensino da matemática um voo na cidadania
Arguente principal
|
Ana da Conceição Jacinto Escola (Mestrado)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2019/11/11 | Educational management, autonomy and school mediation in a School Cluster [Gestão educacional, autonomia e mediação escolar
num agrupamento de escolas]
Arguente principal
|
Bruno Miguel de Sousa Almeida (Mestrado)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2019/09/02 | Da Cópia à Criação no Curso Técnico em artesanato do IFAL
Arguente
|
Iolita Marques e Lira (Mestrado)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2019/04/18 | O Formador de Professores no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas: da profissionalização à
prática pedagógica /The Teacher Trainer in Mathematics Degree Course at the Federal Institute of Alagoas: from professionalization
to pedagogical practice
Orientador
|
Regina Maria de Oliveira Brasileiro (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2019/03/25 | Dimensões de um modelo sustentável de formação de professores de educação infantil: em busca de possibilidades
Arguente principal
|
Janaila dos Santos Silva (Doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2019/03/20 | Metacognição, Letramento e Compreensão do Texto Académico
Arguente principal
|
Niedja Balbino do Egito (Doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2018/07/05 | A Mediação socioeducativa em contexto TEIP: Lugares, possibilidades e desafios
Arguente principal
|
Mariana Gonçalves Veloso Teixeira da Mota (Mestrado)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2018/07/05 | Assessoria e monitorização ao serviço da autoavaliação em contexto escolar
Arguente principal
|
Andreia Raquel Alves Dias (Mestrado)
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal
|
2017/10/23 | (De)Invilizando os currículos praticados-pensados nas/das turmas da Educação de Jovens e Adultos
Arguente
|
Valéria Campos Cavalcante (Doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2017/05/29 | Brincadeira de família em contexto de educação infantil: processos de significação e culturas de pares
Arguente
|
Renata da Costa Maynart (Doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2017/05/08 | O Cotidiano Escolar dos Jovens na/da Educação de Jovens e Adultos: compreensão dos (des)encontros entre juventudes e escola
Arguente principal
|
Divanir Maria de Lima (Doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2016/12/06 | Permanência escolar no proeja: olhares dos estudantes do curso técnico em cozinha do IFAL
Arguente
|
Vanda Figueredo Cardoso (Mestrado)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2015/05/26 | O Livro Didático na EJA: Desafios e possibilidades para (re)invenção de práticas culturais no cotidiano escolar
Arguente
|
Elisabete Duarte de Oliveira (Doutoramento)
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | III Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 21 a 22 de setembro de 2020 | Faculty of Psychology and Education Sciences of University of Porto; Federal University of Pernambuco |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 13 a 14 de junho de 2019 | Faculty of Psychology and Education Sciences of University of Porto |
2019 - 2019 | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores | University of Lisbon |
2018 - 2018 | I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) – 9 e 10 de julho de 2018 | Faculty of Psychology and Education Sciences of University of Porto |
2016 - 2016 | V Semana Internacional de Pedagogia, III Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação, I Seminário de Alfabetização, Leitura e Cognição de Alagoas | Federal University of Alagoas |
2015 - 2015 | IV Congreso Internacional de Docencia Universitaria | University of Vigo, Spain |
2014 - 2014 | VIII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
2013 - 2013 | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o trabalho Docente e Formação – Políticas e Investigação: pontes para a mudança | Faculty of Psychology and Education Sciences of University of Porto |
2011 - 2011 | I Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação | Federal University of Alagoas |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Debates em Educação (2175-6600) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017 - 2019 | Master and PhD selection committee
Avaliador
|
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2019/06 | Autoavaliação de escolas : Avaliar para aprender e melhorar / Self-evaluation of schools: Evaluate to learn and improve | Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil, Brasil |
2012 - 2013 | Consultant in schools that integrate priority intervention educational territories (TEIP) | School Clusters of António Nobre, Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Consultant in schools that integrate priority intervention educational territories (TEIP) | School Clusters of Pedome, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/05 - Atual | Organizações e Administração Educacional / Educational Organizations and Administration | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/09/11 - Atual | Laboratório Multimédia e Educação/Multimedia Education Laboratory | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/09/12 - 2023/12/15 | Organização Escolar/School organization | (Mestrado) | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2023/09/11 - 2023/12/15 | Teoria e Desenvolvimento do currículo/Curriculum Theory and Development | (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/01/06 - 2022/01/19 | Formação e Desenvolvimento Profissional _Training and Professional Development | Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal, Portugal |
2021/09/17 - 2022/01/12 | Teoria e Desenvolvimento do Currículo/Curriculum Theory and Development | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/01/07 - 2021/02/18 | Formação e Desenvolvimento Profissional _Training and Professional Development | (Mestrado) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2020/09/14 - 2021/01/26 | Mediação Social e Trabalho Educativo _ Social Mediation and Educational Work | (Licenciatura) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2020/09/14 - 2021/01/26 | Contextos de Trabalho em Educação e Mediação_Work Contexts in Education and Mediation | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal | |
2021/01/21 - 2021/01/21 | Seminário_Seminar | (Doutoramento) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2020/02/11 - 2020/05 | Evaluation of Projects | Education Sciences (Mestrado) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2019/02/01 - 2019/06/30 | Seminar on Scientific writing | Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2018/03/05 - 2019/05/21 | (Re) Building Professional Identity and action of Pedagogical Coordinators [(Re) Construindo a Identidade Profissional e a ação de Coordenadores Pedagógicos] | (Outros) | Department of Education of the Municipality of Macéio - Alagoas, Brasil |
2018/08 - 2018/12 | Didactics | Pedagogy (Licenciatura) | Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
2018 - 2018 | Content analysis as a qualitative data analysis technique [Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos] | (Outros) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
2018 - 2018 | School, culture and diversities [Escola, cultura e diversidades] | (Outros) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
2017 - 2018 | School self-evaluation [Autoavaliação de escolas] | (Outros) | Department of Education of the Municipality of Macéio - Alagoas, Brasil |
2017/08/01 - 2017/12/21 | Education and Culture | Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
2017/08 - 2017/12 | Didactics | Pedagogy (Licenciatura) | Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
2016/08/01 - 2016/12/22 | Education and Culture | Education | Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
2016/08/01 - 2016/12/21 | Didactics | Pedagogy (Licenciatura) | Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
2015/02/01 - 2015/06/30 | Education and Culture | Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2015/01 - 2015/06 | Planning, Curriculum and Evaluation | Pedagogy (Licenciatura) | Centre of Education of Federal University of Alagoas, Brasil |
2015/03/31 - 2015/05/05 | School organizational culture: contributions to a theoretical and research approach [Cultura organizacional escolar: contributos para uma abordagem teórica e de investigação] | (Outros) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
2012 - 2013 | Principles and measures of educational intervention | Education Sciences (Mestrado) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2012 - 2013 | Project design and management | Education Sciences (Licenciatura) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2011/08 - 2011/12 | Planning, curriculum and evaluation | Pedagogy (Licenciatura) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
2010 - 2011 | Initiation to mediation and training: project design | Education Sciences (Licenciatura) | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2010/08 - 2010/12 | Planning, curriculum and evaluation | Pedagogy (Licenciatura) | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Jury of researchers selection for research projects | Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal |
2018/11 - 2019/02 | Jury of selection exams for master and Phd | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
2017/11 - 2018/02 | Jury of selection exams for master and Phd | Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil |
Distinções
Prémio
2015 | CAPES Postdoctoral Scholarship |
2010 | FCT PhD Scholarship |
2007 | SANTANDER
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Outra distinção
2019 | Education scientist
Federal University of Alagoas, Brazil, Brasil
|
2014 | Doctor's Distinction |