???global.info.a_carregar???
Marta has a master degree in Biology and Geology Teacher Education for Middle and Secondary Schools by the Faculty of Sciences of the University of Porto and has a degree in Biology (pre-Bologna) from the same institution. She is a PhD student in Teaching and Dissemination of Sciences (expertise in Science Teaching) at the Faculty of Sciences of the University of Porto. She is also a researcher at CIIMAR, Interdisciplinary Center for Marine and Environmental Research of the University of Porto, in the "Sustainability and Social and Educational Innovation" team. She has published some works in the field of Science Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARTA CRISTINA DE SOUSA PAZ

Nomes de citação

  • Paz, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
8912-CC29-24B5
ORCID iD
0000-0003-4807-9494

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Português (Idioma materno)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. PAZ, MARTA; Vasconcelos, Clara. "Literacia científica no tema da vacinação contra a COVID-19: entre o comunicar e o ensinar". Trabalho apresentado em VIII SIACTS - Interações CTS: impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação”., 2022.
    Publicado • 10.34624/id.v15i1.32240
  2. Paz, Marta; Ribeiro, Tiago. "(Des)Construir o DNA e a síntese proteica: sinergias entre o uso de modelos e a aprendizagem de alunos do ensino secundário". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible., 2021.
    Publicado
  3. Paz, Marta; Vasconcelos, Clara. "Ensinar Geoética no ensino secundário: contributo para uma cidadania participativa". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible., 2021.
    Publicado
  4. Alves, Maria de Lurdes; PAZ, MARTA; Vasconcelos, Clara. "Pollution Soil Perception and Biodiversity Impact: Can Students Enrich their Scientific Knowledge Using Problem Based Learning?". Trabalho apresentado em 17th International Conference Hands-on Science. Science Education. Discovering and understanding the wonders of Nature, 2020.
    Publicado
  5. Ferreira, Lúcia; PAZ, MARTA; Alves, Maria de Lurdes; Mendonça, Maria João; Vasconcelos, Clara. "Literacia em Geociências, a ética e o custo do conforto no desenvolvimento sustentável: as baterias de iões de lítio". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências NEC & III International Seminar in Science, Porto, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vasconcelos, Clara; Paz, Marta. Autor correspondente: Vasconcelos, Clara. "Inquiring children and elementary school teachers to diagnose their conceptions about islands". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1115984.
    10.3389/feduc.2023.1115984
  2. Isabel Maria Teixeira; Christinne Costa Eloy; Marta Cristina de Sousa Paz; Jorge Paulo Maurício de Carvalho. "Da luneta de Galileu ao telescópio espacial Hubble: contributos do desenvolvimento tecnológico na divulgação da História da Astronomia". Research, Society and Development 11 5 (2022): e26811528214-e26811528214. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28214.
    10.33448/rsd-v11i5.28214
  3. PAZ, MARTA; Teixeira, Isabel ; Lima, Dulce. Autor correspondente: PAZ, MARTA. "Are new pandemics a historical fate of human evolution? Education and the contribution from a geoethical perspective". Paedagogica Historica CPDH (2022): https://doi.org/10.1080/00309230.2022.2034898.
    No prelo • 10.1080/00309230.2022.2034898
  4. Marta Paz. "As bases neuronais da memória e da aprendizagem". revistamultidisciplinar.com 3 2 (2021): 67-74. https://doi.org/10.23882/NE2148.
    Publicado • 10.23882/NE2148
Capítulo de livro
  1. Ribeiro, Tiago; Silva, Joana; PAZ, MARTA; Cardoso, A.; Teles, Nuno; Nogueira, Claudia ; Ribeiro, Telmo; et al. Autor correspondente: Ribeiro, Tiago. "Strengthening Bridges Between STEM Education and Entrepreneurship: Pathways to Societal Empowerment Towards Sustainability". In Enhancing Entrepreneurial Mindsets Through STEM Education, 25-47. Springer, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-17816-0_2
  2. PAZ, MARTA; Rosely Imbernon; Vasconcelos, Clara. "Sentimentos Paradoxais Resultantes da Pandemia de Covid-19: Um Estudo Comparativo entre Portugal e Brasil". In Teoria Social em Transformação: Dimensões Teóricas e Práticas Sociais de Construção de Saberes e de Relações de Poder, 191-206. São Paulo, Brasil: Blucher, 2023.
    Publicado
  3. PAZ, MARTA; Abrunhosa, Maria de Lurdes; Vasconcelos, Clara; Marta Paz; Maria Lurdes Abrunhosa; Clara Vasconcelos. "Teaching Geoethics and Groundwater Sustainability Through a Project-Based Approach". In Advances in Geoethics and Groundwater Management : Theory and Practice for a Sustainable Development, 367-370. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-59320-9_76
Poster em conferência
  1. Paz, Marta; Vasconcelos, Clara. "Integrating Bio and Geoethics in Science Teaching: a project-based investigation to promote a more participatory citizenship". Trabalho apresentado em Ciência 2022 - Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal, 2022.
  2. Marta Paz; Maria Lurdes Abrunhosa; Luís Calafate. "Can We Use Music as a Useful Teaching and Learning Strategy? A Pre-experimental Design Applied to the Study of Fermentation". Trabalho apresentado em 17th Hands-on Science. Science Education. Discovering and understanding the wonders of Nature, 2020.
  3. Marta Paz; Maria de Lurdes Alves; Sandra Ferraz; Luís Calafate; Clara Vasconcelos. "Antes da Última Gota: a Geoética e a Sustentabilidade de Águas Subterrâneas". Trabalho apresentado em XVIII ENEC & III ISSE, 2019.
Relatório
  1. Marta Cristina de Sousa Paz. 2019. Viva la Geoethics: o ensino da Geoética e da Sustentabilidade de Águas Subterrâneas através de um projeto. https://hdl.handle.net/10216/124803.
Resumo em conferência
  1. PAZ, MARTA; Sílvia Soares; Rafaela Gavina; Iolanda Silva. "Desenvolver competências profissionais nos anos de formação inicial: propostas didáticas segundo um ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas /V International Seminar on Science Education, Castelo Branco, 2022.
    Publicado
  2. Vasconcelos, Clara; Ribeiro, Tiago; PAZ, MARTA; Iwinska, Katarzyna. "Be wise and live PASSIONately: an international academic partnership to promote sustainable development and social innovation in higher education". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas /V International Seminar on Science Education, Castelo Branco, 2022.
    Publicado
  3. PAZ, MARTA; Pinheiro, Luisa; Vidal, Rute; Barbosa Sara ; Silva, Larissa. "Relações bióticas, espécies invasoras e qualidade ecológica da água: quatro propostas didáticas para o ensino de Ciências Naturais no 8º ano do ensino básico.". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas /V International Seminar on Science Education, Castelo Branco, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/11 Scientific Literacy to address sustainability: A study on deep-sea mining education with adolescents from a social care institution International Scientific Workshop on Challenges of Sustainable Education
Department of Physics - University of Trento (Trento, Itália)
2024/01/18 Bio e Geoética no Ensino de Ciências: um estudo preliminar acerca das perceções de professores portugueses sobre o tema XX Encontro Nacional de Educação em Ciências/ VI International Seminar of Science
Associação Portuguesa de educação em Ciências/ Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/11/24 Literacia científica no tema da vacinação contra a COVID-19: entre o comunicar e o ensinar. VIII SIACTS - Interações CTS: Impactos Sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação
Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo)
2022/09/17 Desenvolver competências profissionais nos anos de formação inicial: propostas didáticas segundo um ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas. II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas /V International Seminar on Science Education
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/17 Relações bióticas, espécies invasoras e qualidade ecológica da água: quatro propostas didáticas para o ensino de Ciências Naturais no 8º ano de escolaridade II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas /V International Seminar on Science Education
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/04 - 2024/09/04 IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABI 2024
Encontro
IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABI
2024/06/11 - 2024/06/12 Participação em workshop
Seminário
International Scientific Workshop on Challenges of Sustainable Education
Università degli Studi di Trento Dipartimento di Fisica, Itália
2023/05/16 - 2023/05/16 Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da tecnologia à Pedagogia
Conferência
Ciclo de e conferências Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da tecnologia à Pedagogia
Escola virtual, Portugal
2023/05/09 - 2023/05/09 Training pupils on Geosciences through virtual field trips (online)
Seminário
Training pupils on Geosciences through virtual field trips
European Federation of Geologists, Bélgica
2023/04/24 - 2023/04/26 Geosciences Information for Teachers (GIFT - online)
Seminário
Geosciences Information for Teachers
European Geosciences Union, Alemanha
2023/01/11 - 2023/01/11 A arte de ser um professor extraordinário
Escola virtual, Portugal
2022/11/22 - 2022/11/24 Participação no VIII SIACTS – Interações CTS: Impactos no Ambiente, Saúde e Educação (online)
Simpósio
VIII Simpósio Ibero-americano CTS – Interações CTS: Impactos no Ambiente, Saúde e Educação
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
2022/11/22 - 2022/11/23 Participação no VIII Seminário Ibero-americano em CTS
Seminário
VIII Seminário Ibero-americano CTS - Interações CTS: Impactos Sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação
2022/09/16 - 2022/09/17 Participação no II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas | V Seminário Internacional de Educação em Ciências (Castelo Branco, Portugal)
Seminário
II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas | V Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/10 - 2022/09/10 VII Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi 2022
Encontro
VII Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi 2022
2022/03/16 - 2022/03/23 Curso de formação em "Ludificação da Aprendizagem" (4 horas - online)
Oficina (workshop)
Ludificação da Aprendizagem
Universidade do Porto, Portugal
2022/02/22 - 2022/03/22 Curso de "Formação em Storytelling: Inevitável" (18 horas - online)
Outro
Formação em Storytelling: Inevitável
2021/12/04 - 2021/12/04 Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) “Crianças e jovens em risco: conhecê-los para melhor educar" (3h)
Outro
Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) “Crianças e jovens em risco: conhecê-los para melhor educar"
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e de Geologia, Portugal
2021/11/29 - 2021/12/03 Doctor' Preneuriales Entrepreneurship Training Course (online) - part of EUGLOH WP4 "Professional and Personal Development & Employability"
Oficina (workshop)
Doctor' Preneuriales Entrepreneurship Training Course
Université Paris-Saclay, França

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/03/01 - 2023/08/31 Didática da Biologia (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2022/10/01 - 2023/02 Neurociências e Cognição
2022/02/14 - 2022/08/14 Didática da Biologia