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Academic Assistant Professor in IPLeiria, BSC, "Undergraduate in Games", and Universidade Lusofóna, BSC, "Videojogos". Former ETIC Programme Academic Coordinator in HND/BA, BTEC-Pearson "Computer Animation and Videogames". Current PhD researcher candidate in Media Arts. Lead PlayStation® First Project Manager, working within the development & deployment of videogames projects. Responsible for budgetary control, Public Relations, Marketing and project development coordination. Co-founder of GameNest® programme. GameNest assisted the Winner of PlayStation® Talents - PlayStation Prémios® Awards 2017 with "Out of Line", plus Nordic Game Discovery Contest Winner "Keg Wars" (2018). Managing videogame development teams, encompassing Services Providers, Agencies and Development studios. Book author, three published titles: "História dos Videojogos - A génese da Indústria" and Revolução Interactiva - Compêndio Visual de Computadores, Jogos Electrónicos, Consolas Domésticas e Portáteis", co-Author in "Service Games: The Rise and Fall of SEGA".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ivan Barroso

Nomes de citação

  • Barroso, Ivan

Identificadores de autor

Ciência ID
8B10-45D1-3146

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Servo-Croata Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/11 - 2024
Em curso
New Media Arts (Doutoramento)
Especialização em Games Studies
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2019
Concluído
Especialista em Games Studies (Título de especialista)
Especialização em Games Studies
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004/09 - 2006/07
Concluído
Arts (Mestrado)
Especialização em Arts, Culture and Design
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
15
2001/09 - 2004/09
Concluído
Arts (Bacharelato)
Especialização em Arts
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014/10 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Abrantes, Eduarda; Pinto, Carina; Simão, A; Guerra, C; Fortes, M.; Barroso, Ivan; Gonçalves, Filipe; Reis, Gustavo. "MorphoPlay ¿ Designing a Serious Game to Diagnose Children with Speech Problems". Trabalho apresentado em ICGI2023 - International Conference on Graphics and Interaction, Tomar, 2023.
    Publicado
  2. Barroso, Ivan; Sousa, Micael. "Playing at Class: Increasing the Awareness of Tabletop Game Design for Videogame Development". Trabalho apresentado em 23rd International Conference on Intelligent Games and Simulation, Game-on 2022At: Lisbon 2022-09, Lisboa, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Raimonda Agne Medeisiene; Darius Karasa; Vicky Maratou; Jack Dylan Moore; Sara Hasani; Carla Sousa; Filipe Luz. "The Challenges and Opportunities of Analogue Game-Based Learning". (2021): https://www.researchgate.net/publication/356604747_The_Challenges_and_Opportunities_of_Analogue_Game-Based_Learning?channel=doi&linkId=61a4a7857323543e2111de29&showFulltext=true.
    Publicado • Pessoal de suporte
  2. Barroso, Ivan. "The relation between gamers audiences and gaming industry workforce". International Journal of Film and Media Arts 5 1 (2020): 6-12. http://dx.doi.org/10.24140/ijfma.v5.n1.01.
    10.24140/ijfma.v5.n1.01
Capítulo de livro
  1. Barroso, Ivan; Sousa, Carla. "Videogame Students in Portuguese Higher Education: Perceptions, Motivations, and Playing Habits – A Case Study". In Communications in Computer and Information Science, 49-58. Springer Nature Switzerland, 2024.
    10.1007/978-3-031-51452-4_4
Livro
  1. Barroso, Ivan. Revolução Interactiva: Compêndio Visual - Computadores, Jogos Electrónicos, Consolas Domésticas e Portáteis. Países Baixos: Blurb Ed.. 2018.
    Publicado
  2. Barroso, Ivan; Sam Pettus; David Munoz; Kevin Wiliams. Services Games: The Rise and Fall of SEGA. Estados Unidos: CreateSpace Independent Publishing Platfor. 2013.
    Publicado
  3. Barroso, Ivan. História dos Videojogos: A Génese da Indústria. Países Baixos: Blurb Ed.. 2012.
    Publicado