???global.info.a_carregar???
Thiago is a FCT-funded Researcher Fellow at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE - University of Porto), under a CEEC grant (https://doi.org/10.54499/2022.06800.CEECIND/CP1757/CT0001). He earned his PhD in Education Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP) with a thesis focused on youth schooling trajectories developed in peripheral contexts. His main research interests relate to educational trajectories of students from disadvantaged contexts, school pedagogies and innovation (including teacher training), family impact on education, youth cultures, and diversity in and internationalisation of higher education. He holds a master's in education sciences (FPCEUP) and a degree in Languages (Portuguese/English) (University of São Paulo - USP). He has actively participated in inter/national projects in the field of education in the last ten years, having authored and co-authored several scientific papers and book chapters on topics such as educational trajectories, family ties with education, narrative methodology, pedagogical innovation and higher education policies. Currently, he is leading a project focused on the trajectories of displaced and low-SES higher education students. Thiago is also a member of a Cost Action centred on the grassroots of digital Europe (CA21141), integrates a national funded project on self-regulated learning (2022.01025.PTDC) and an international research team working on the internationalisation of teacher education (2021-1-PL01-KA220-HED-000031129). He has been an ad hoc reviewer of several high-impact international journals in education (Scopus indexed) since 2019. Thiago is a lecturer at FPCEUP, where he has taught at all levels of tertiary education, including elective and compulsory courses. In the past, he acted as evaluator (panel student member) of higher education courses for the Portuguese Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Thiago Freires Rodrigues

Nomes de citação

  • Freires, Thiago

Identificadores de autor

Ciência ID
8D17-5CE8-1A3C
ORCID iD
0000-0003-4741-0763
Scopus Author Id
57190129867

Endereços de correio eletrónico

  • tfreires@fpce.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/09 - 2019/12/18
Concluído
[PhD] Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Senses of school in peripheral contexts: Brazilian and Portuguese youth narratives" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved unanimously (No scales)
2011/09 - 2013/07/05
Concluído
[Master's] Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The emergence of secondary specialized artistic education in the lives of students: Educational trajectories [A emergência do ensino secundário artístico especializado na vida dos estudantes: trajetórias educacionais]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2007/03 - 2009/12
Concluído
Languages Teaching Education (Licence)
Especialização em English and Portuguese Teaching (lower and upper secondary education)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
9,3 (out of 10)
2004/03 - 2008/12
Concluído
Languages (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em English and Portuguese languages and literatures
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
8 (out of 10)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/08/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2022/05/09 - 2023/07/31 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/06/15 - 2022/02/14 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
2020/04/01 - 2021/05 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2019/01 - 2020/03/31 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014/09 - 2018/09 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/05 - 2014/09 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01 - 2012/12 Instructional Designer (Remote) Anima Media, Brasil
Anima Media, Brasil
2009/08 - 2010/12 Foreign Languages Coordinator and English Teacher Instituto de Arte e Ciência - INDAC, Brasil
Instituto de Arte e Ciência - INDAC, Brasil
2008/07 - 2009/07 English Teacher Cultural Norte Americano - CNA, Brasil
Cultural Norte Americano - CNA, Brasil
2007/01 - 2008/07 Intern (English Teaching Department) Alumni, Brasil
Alumni, Brasil
2005/05 - 2006/12 Intern (CRM Department) Página Viva CRM, Brasil
Nestlé Brasil Ltda, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10 - Atual WAY - Who sAw You then and who sees you now! – Promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/06 - Atual Grassroots of Digital Europe: from Historic to Contemporary Culture of Creative Computing (GRADE)
Investigador
COST - European Cooperation in Science and Technology
Em curso
2023/01 - Atual DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2021/01 - 2024/01 Citizenship Education in the context of European Values (CitEdEV)
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Comission
Concluído
2021/06/15 - 2022/07 GROW.UP - Crescer em Regiões de Fronteira em Portugal: Jovens, Percursos Educativos e Agendas
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/04 - 2021/05 Talking about doctoral education: The perspectives of the Portuguese universities and doctoral students
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
EDULOG
Concluído
2019/01 - 2020/07 ReKINDLE+50 - Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindling teaching profession after 50
PTDC/CED-EDG/28017/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/09 - 2018/09 Senses of school in peripheral contexts: Brazilian and Portuguese youth narratives
PD/BD/105700/2014
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/05 - 2014/08 EU-USR | Comparative Research on University Social Responsibility in Europe and Development of a Community Reference Framework
LLPErasmus-EAC/27/11, 527209
European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2023/08/01 - 2029/07/31 ADHERe - Acknowledging Diversity in Higher Education: Realizing pathways from displaced and low socioeconomic status students
2022.06800.CEECIND/CP1757/CT0001
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2022/05 - 2023/07/31 Acknowledging Educational Innovation Outlined through technology deployment digital agenda(s), pedagogical practices and school change (AEIOU)
UIDB/00167/2020; UIDP/00167/2020
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2012/10 - 2013/10 Schooling experience centrality in the structuring of youth lives: biographical narratives of lower secondary education students
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Rectorship of the University of Porto

Banco Santander Totta
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, T.; Freires, Thiago; Diogo, S.. "Translating European narratives on doctoral education on the national level: The Portuguese case.". Trabalho apresentado em European Consortium for Political Research (ECPR) General Conference, 2021.
    No prelo
  2. Thiago Freires; Sandra Santos; Sónia Cardoso. "DOCTORAL EDUCATION IN PORTUGAL: MAPPING THE LANDSCAPE". Trabalho apresentado em ICERI2020, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.0739
  3. Morgado, José Carlos; Mouraz, Ana; Freires, Thiago. "Reinventing the curriculum to innovate the practices: veteran teachers' use of technology [Reinventar o currículo para inovar as práticas: a utilização das tecnologias pelos professores veteranos]". Trabalho apresentado em XXVI AFIRSE Portugal, Lisbon, 2020.
    Publicado
  4. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Popular classes and schooling processes - decoding the Portuguese periphery [Classes populares e processos de escolarização – desmistificando a periferia portuguesa]". Trabalho apresentado em XIII SPCE, Viseu, 2016.
    Publicado
  5. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Beyond school's walls: the students and the periphery [Para além dos muros da escola: os estudantes e a periferia]". Trabalho apresentado em V Jornadas de Historias de vida en educacion. Voces silenciadas, Almería, 2015.
    Publicado • 10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00329
  6. Pereira, Fátima; Freires, Thiago; Santos, Carolina. "Educational relationship - On the other side of the mirror: students' voice on teachers' work [A relação educativa - O outro lado do espelho: vozes de alunos/as sobre o trabalho docente]". Trabalho apresentado em Teaching work and training: Politics, practices and research. Bridges for change [Trabalho docente e formação: Políticas, práticas e investigação: Pontes para a mudança], Porto, 2014.
    Publicado
  7. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Familiar involvement insights: Perspectives from Portuguese Elementary School students". Trabalho apresentado em ISEPSS & APCMB Conference, Kuala Lumpur, 2013.
    Publicado
  8. Santos, Carolina; Freires, Thiago; Sousa, Soraia; Pereira, Fátima. "Nuclear and peripheral nodes of students' discourse on schooling experience [Centralidades e periferias nos discursos de jovens sobre percursos e experiências escolares]". Trabalho apresentado em I Coloquium of Education Social Sciences [I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação], Braga, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Freires, Thiago; Dotta, Leanete Thomas; Pereira, Fátima. "Young People's Construction of Identity in the Context of Southern Europe: Finding Leads for Citizenship Education". Societies 14 1 (2024): 9. http://dx.doi.org/10.3390/soc14010009.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/soc14010009
  2. Amorim, José Pedro; Freires, Thiago; Rodrigues, Fernanda; Coimbra, Joaquim Luís; Menezes, Isabel. "University social responsibility: A paradox or a vast field of tensions?". Journal of Higher Education Outreach and Engagement, 27 3 (2023): 45-58. https://openjournals.libs.uga.edu/jheoe/article/view/2632.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Thiago Freires; Sara Faria; Sofia Marques da Silva. "Understanding the public participation of young people in border regions of mainland Portugal: youth as local development agent". Journal of Youth Studies (2023): https://doi.org/10.1080/13676261.2023.2271857.
    10.1080/13676261.2023.2271857
  4. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Parental and Family Involvement in Schools: Perceptions of Young Brazilian and Portuguese People from Underprivileged Contexts". Studia paedagogica 28 2 (2023): 29-48. http://dx.doi.org/10.5817/sp2023-2-2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5817/sp2023-2-2
  5. Thiago Freires; Fátima Pereira. "Pensar o lugar das periferias no desenvolvimento de trajetórias educativas: apontamentos a partir de um estudo narrativo com jovens do Brasil e de Portugal". Revista Brasileira de Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280118.
    Acesso aberto • 10.1590/s1413-24782023280118
  6. Freires, Thiago; Santos, Sandra; Cardoso, Sónia. "Educação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário [Doctoral Education in Portugal: Mapping the landscape]". Revista Portuguesa de Educação 35 1 (2022): 264-286. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.22610.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.22610
  7. Morgado, José Carlos; Bento, Marco; Freires, Thiago. "Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente: o que pensam os professores veteranos. [Mobile technology as strategy for professional development of teachers: what veteran teachers have to say]". Revista Portuguesa de Educação 35 1 (2022): 428-448. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.24177.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.24177
  8. José Carlos Morgado; José Alberto Lencastre; Thiago Freires; Marco Bento. "Smart Education as Empowerment: Outlining Veteran Teachers’ Training to Promote Digital Migration [Scopus]". Technology, Knowledge and Learning (2021): https://doi.org/10.1007/s10758-021-09494-6.
    Publicado • 10.1007/s10758-021-09494-6
  9. Lencastre, José Alberto; Morgado, José Carlos; Freires, Thiago; Bento, Marco. "A Systematic Review on the Flipped Classroom Model as a Promoter of Curriculum Innovation". International Journal of Instruction 13 4 (2020): 575-592. http://dx.doi.org/10.29333/iji.2020.13436a.
    Publicado • 10.29333/iji.2020.13436a
  10. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Living in between: Schooling processes of working-class students in Northern Portugal [Scopus]". Educar 54 1 (2018): 31-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061398531&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.5565/rev/educar.918
  11. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Secondary specialist arts education: Perceptions of youths in Northern Portugal [Scopus]". Educacao e Pesquisa 44 1 (2018): 1-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85041554768&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/S1678-4634201707160053
  12. Freires, Thiago; Pereira, Fátima; Santos, Carolina. "Family involvement in schooling. A north Portugal portrait by elementary students [Scopus]". New Educational Review 44 2 (2016): 52-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84977542266&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.15804/tner.2016.44.2.04
  13. Pereira, Fátima; Freires, Thiago; Santos, Carolina. "Schooling effects in the life of students: in between narratives [Efeitos da escolaridade na vida dos estudantes: nas entrelinhas das narrativas]". Soletras 24 (2012): 341-356. https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5047.
    Publicado • 10.12957/soletras.2012.5047
Capítulo de livro
  1. Silva, Sofia Marques; Freires, Thiago. "Municipalities, young people, and local development focused on youth: The case of border regions from continental Portugal. [Autarquias, jovens e desenvolvimento local centrado na juventude: o caso das regiões de fronteira de Portugal continental.]". In Local development in Portugal [Desenvolvimento local em Portugal]. Portugal: Afrontamento, 2024.
    No prelo
  2. Morgado, José Carlos; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Freires, Thiago. "«Veteran» teachers and technology integration in educational contexts: A systematic review [Professores «veteranos» e a integração da tecnologia em contextos educativos: Uma revisão sistemática]". In Rekindle, curricular flexibility and learning environments [Rekindle, flexibilidade curricular e cenários de aprendizagem], editado por Mouraz, Ana; Monteiro, Angélica. Vila Nova de Famalicão, Portugal: De Facto Editores, 2021.
    Publicado
  3. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Promoting ethically responsible research: reflections based on narrative work in education [Por uma investigação eticamente responsável: reflexões a partir do trabalho narrativo em educação]". In Essays on ethics and research in education and psychology [Ensaios sobre Ética e investigação em Psicologia e em educação], editado por Nascimento, Inês; Savi, Pedro. Portugal: Legis, 2020.
    Publicado
  4. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Occupying school and the world - on the heterogeneity of contemporary public education in Brazil and Portugal [Ocupar a escola e o mundo – sobre a heterogeneidade do Ensino Público contemporâneo no Brasil e em Portugal]". In Curriculum, Politics and Culture: Dialogues between Brazil and Portugal [Currículo, Política e Cultura: Conversas entre Brasil e Portugal], editado por Macedo, Elizabeth; Menezes, Isabel, 249-268. Curitiba, Brasil: CRV, 2019.
    Publicado
  5. Freires, Thiago; Bento, Marco; Morgado, José Carlos; Lencastre, José Alberto. "Veteran teachers and curriculum innovation: challenges on resourcing on technology as a pedagogical device [Professores veteranos e inovação curricular: desafios do recurso à tecnologia como instrumento pedagógico]". In Curriculum, assessment, training and educational technologies (CAFTe). Theoretical and practical contributions [Currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas (CAFTe). Contributos teóricos e práticos], editado por Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa, 761-772. Portugal: CIIE, 2019.
    Publicado
  6. Pereira, Fátima; Freires, Thiago; Santos, Carolina; Magalhães, Dulce; Mouraz, Ana; Sousa, Soraia. "Students Voices About How Schooling Affects Their Lives". In Reimagining the purpose of schools and educational organisations: Developing critical thinking, agency, beliefs in schools and educational organisations, editado por Montgomery, Anthony; Kehoe, Ian, 145-160. Suiça: Springer, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-24699-4_11
  7. Freires, Thiago; Pereira, Fátima; Santos, Carolina. "Teachers representation: between memories and narratives [A composição da figura docente: entre memórias e narrativas por outros olhares]". In Between crisis and euphoria: Educational practicies and policies in Brazil and Portugal [Entre crise e euforia: Práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal], editado por Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira; Gomes, Elias Evangelista, 375-397. Portugal: FLUP, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Freires, Thiago. II Seminário Internacional Expressa: Re-imaginar a comunicação científica em educação. Livro de resumos. Porto, Portugal: CIIE. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Freires, Thiago. I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação - Livro de Resumos. Porto, Portugal: CIIE. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Silva, Sofia Marques; Sampaio, Marta ; Silva, Nicolas Martins da; Faria, Sara; Freires, Thiago. Agendas for youth and their communities: Proposals from young people growing up in border regions. [Agendas para a juventude e as suas comunidades: Propostas de jovens a crescer em regiões de fronteira]. Porto, Portugal: CIIE. 2022.
    Publicado
  2. Cardoso, S.; Carvalho, T.; Soares, D.; Santos, S.; Diogo, S.; Freires, Thiago. Talking about doctoral education: The perspectives of the Portuguese universities and doctoral students. [Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses.]. Porto, Portugal: EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo. 2022.
    Publicado
Relatório
  1. Ross, A, Loughan, T. et al (2024) Young People’s Understanding of European Values: Enhancing abilities, supporting parti. 2024. Young People's Understanding of European Values: Enhancing abilities, supporting participation and voice.
  2. Freires, Thiago; Amorim, José Pedro; Loja, Ema; Coimbra, Joaquim; Rodrigues, Fernanda; Menezes, Isabel. 2015. Mapping current university social responsibility practices in Europe. http://www.eu-usr.eu/wp-content/uploads/2015/04/D1.4-Final-Report-Public-Part-EN.pdf.
  3. Amorim, José Pedro; Freires, Thiago; Loja, Ema; Rodrigues, Fernanda; Coimbra, Joaquim; Menezes, Isabel. 2015. What is university social responsibility?. http://www.eu-usr.eu/wp-content/uploads/2015/04/D1.4-Final-Report-Public-Part-EN.pdf.
  4. Freires, Thiago; Amorim, José Pedro; Coimbra, Joaquim; Menezes, Isabel. 2015. University Social Responsibility: A common European reference framework. http://www.eu-usr.eu/wp-content/uploads/2015/04/D1.4-Final-Report-Public-Part-PT.pdf.
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Artur; Freires, Thiago; Arminda Galas; Fernandes, Laurinda; Torres, Ana Cristina. "Promoção da autorregulação das aprendizagens através da observação e feedback entre alunos: perspetivas de docentes no desenho e implementação do projeto WAY [Promoting self-regulated learning through observation and feedback between students: teachers' perspectives on the design and implementation of the WAY project]". Trabalho apresentado em A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios, Porto, 2024.
    Publicado
  2. Freires, Thiago; Pereira, Fátima; Dotta, Leanete Thomas. "Reflecting on education for citizenship in Southern Europe: Mapping out values as spontaneously raised by young people.". Trabalho apresentado em 24th Annual CiCea International Conference 2023 and 2nd Joint Conference with CitEdEV & Student Research Conference - Strengthening Citizenship Education in Times of Conflict, Madrid, 2023.
    Publicado
  3. Freires, Thiago; Pereira, Fátima; Dotta, Leanete Thomas; Chistolini, Sandra. "Priorities in developing values education in the regions of Europe.". Trabalho apresentado em CitEdEV International Annual Conference 2022. Citizenship education in divided times: Building connections through values., Prague, 2022.
    Publicado
  4. Freires, Thiago; Dotta, Leanete Thomas; Pereira, Fátima. "Education for citizenship in the context of European values: perspectives from southern Europe [Educação para a cidadania no contexto dos valores europeus: perspectivas do sul da Europa.]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia, Porto, 2022.
    Publicado
  5. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Pedagogical geographies - The school experience in peripheral contexts [Geografias pedagógicas – A construção da experiência escolar em contextos periféricos]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia, Porto, 2022.
    Publicado
  6. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "The third bank of the river: on compulsory education and social justice [A terceira margem do rio: da educação obrigatória e sua relação com justiça social]". Trabalho apresentado em I International Seminar EXPRESSA: Reimagining the scientific communication [I Seminário Internacional Expressa: Re-imaginar a comunicação científica em educação], Porto, 2017.
    Publicado
  7. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "What can Specialized Artistic Schools teach us? Youths' narratives on schooling effects of secondary education". Trabalho apresentado em 8th Meeting of Young Researchers of University of Porto, Porto, 2015.
    Publicado
  8. Freires, Thiago; Pereira, Fátima; Santos, Carolina. "Schooling as experience: Narratives of Portuguese 9th grade students". Trabalho apresentado em 7th Meeting of Young Researchers of University of Porto, 2014.
    Publicado
  9. Freires, Thiago; Pereira, Fátima. "Alternative secondary school programs: An overview on Arts School effects on Portuguese students’ educational trajectories". Trabalho apresentado em ISEPSS & APCMB Conference, Kuala Lumpur, 2013.
    Publicado
  10. Santos, Carolina; Sousa, Soraia; Rodrigues, Thiago; Pereira, Fátima. "Schooling effects on students’ lives: the implicit discourse of narratives". Trabalho apresentado em 6th Meeting of Young Researchers of University of Porto, Porto, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Freires, Thiago. "Senses of School in peripheral contexts: Brazilian and Portuguese youth narratives [Sentidos da Escola em contextos periféricos: narrativas de jovens brasileiros e portugueses]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2019.
  2. Freires, Thiago. "The emergence of secondary artistic specialized education in the life of students: educational trajectories [A emergência do ensino secundário artístico especializado na vida dos estudantes: Trajetórias educacionais]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/72788.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Freires, Thiago; Lacerda, Larissa Gomes; Jesus, Maria; Sampaio, Marta ; Silva, Sofia Marques. 2023. Podcast JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: A vida para além... do doutoramento. SoundCloud / Spotify.
  2. Freires, Thiago; Sampaio, Marta ; Silva, Nicolas Martins da; Faria, Sara; Silva, Sofia Marques. 2022. Podcast JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: GROW.UP. SoundCloud / Spotify.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06 The DITE report: What people think internationalisation of education is? DITE – Diverse Internationalisation of teacher education – International Conference
University of Szczecin (Szczecin, Polónia)
2023/05 Reflecting on education for citizenship in Southern Europe: Mapping out values as spontaneously raised by young people. 24th Annual CiCea International Conference 2023 and 2nd Joint Conference with CitEdEV & Student Research Conference - Strengthening Citizenship Education in Times of Conflict
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2022/07/08 Citizenship education in the context of European values: Southern Europe perspectives [Educação para a cidadania no contexto dos valores europeus: Perspetivas do sul da Europa] I International Congress School, Identities and Democracy [I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia]
Univeridade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2022/07/07 Pedagogical geographies - The shaping of schooling experience in peripheral contexts [Geografias pedagógicas - A construção da experiência escolar em contextos periféricos] I International Congress School, Identities and Democracy [I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia]
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/08/30 Translating European narratives on doctoral education on the national level: The Portuguese case. European Consortium for Political Research (ECPR) General Conference
ECPR (Online)
2020/11 Doctoral education in Portugal: Mapping the landscape. 13th annual conference of education, research and innovation (ICERI 2020)
(Espanha)
2019/11 'Turn off the TV and come meet me' - Acknowledging self-assertion processes in the Brazilian Northeast periphery ['Desliga a TV e vem me ver' - Processos de afirmação de si na periferia do nordeste brasileiro] II JEDI Seminar
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2019/11 On technologies, educational relationship and alterities in pedagogical contexts [Sobre tecnologias, relação educativa e alteridades em contextos pedagógicos] II JEDI Seminar
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2019/10 Family knots: youth perceptions on family-school relationship [Nós familiares: perceções juvenis sobre a relação família-escola] II International Seminar EXPRESSA: Reimagining the scientific communication in education
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2019/10 Portuguese teaching force aging challenges [Desafios do envelhecimento do corpo docente escolar português] II International Seminar EXPRESSA: Reimagining the scientific communication in education
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2019/09 Turning teacher aging into a potential for curriculum innovation – Rekindle+50 ECER 2019
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
2017/08 Schooling trajectories in disadvantaged neighborhoods of Portugal and Brazil – constellations of school’s meanings for secondary education students Emerging Researcher's Conference 2017
University College Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
2017/06 The third bank of the river: on compulsory education and social justice [A terceira margem do rio: da educação obrigatória e sua relação com justiça social] II International Seminar EXPRESSA: Reimagining the scientific communication in education
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2016/12 Schooling processes in peripheral contexts from Brazil and Portugal: senses of school experience for secondary education students [Processos de escolarização em regiões periféricas no Brasil e em Portugal – sentidos da experiência escolar segundo jovens do ensino secundário] VIII International Seminar of the Doctoral Program in Educational Sciences
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2016/10 Popular classes and schooling processes - decoding the Portuguese periphery [Classes populares e processos de escolarização – desmistificando a periferia portuguesa] XIII SPCE Conference
Polytechnic Institute of Viseu (Viseu, Portugal)
2015/09 A word on periphery and schooling processes: what do Portuguese students have to say? Emerging Researchers’ Conference 2015
Corvinus University (Budapest, Hungria)
2015/09 We're not that different. The schooling impact of a Specialized Artistic School in Portugal ECER 2015
Corvinus University (Budapest, Hungria)
2015/03 Beyond school's walls: the students and the periphery [Para além dos muros da escola: os estudantes e a periferia] V Conference on Life Histories in Education
University of Almería (Almería, Espanha)
2015/02 Youth educational paths: The artistic schooling program in Portugal [Percursos educativos juvenis: a escolarização artística em Portugal] II Project Forum on Researching and Intervention in Education [Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação]
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - Atual Formation of attitudes and values as transversal skills in teaching practice in first degrees and master's courses in the areas of technological, human and social sciences [Formação de atitudes e valores como competências transversais na prática docente em cursos de licenciatura e mestrado nas áreas de ciências tecnológicas, humanas e sociais]
Coorientador
Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/09 - Atual [Early childhood in the digital age: perspectives of kindergarten teachers and children's relatives on the influence of digital technologies on their education] Primeira infância na era digital: perspetivas de educadoras de infância e de familiares sobre a influência das tecnologias digitais na educação das crianças
Coorientador
Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/09 - 2023/07 Verdadeira Grandeza. Como nos tornamos professores? [True length. How do we become teachers?]
Orientador
Teaching of Visual Arts for Teachers of the 3rd cycle of Basic Education and of Secondary Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01 - 2024/12 XIII OBVIE Debate Cycle [Ciclo de Debates OBVIE] (2024/01 - 2024/12)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2024/07 April. Ground of utopias that became an actual ground [Abril. Chão de utopias que se tornaram chão] (2024/07/11 - 2024/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/12 - 2022/07/12 IX International Seminar of Education and Training Observatories [IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação] (2022/05/10 - 2022/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/05 - 2022/07/06 Teacher Education: building an agenda for the 21st century (2022/07/05 - 2022/07/06)
Conferência (Outra)
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
2021/10/01 - 2022/06/09 GROW.UP Final Seminar and III International Seminar JEDI (Youth, Education, Diversity and Inclusion) (2022/06/08 - 2022/06/09)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/01/01 - 2020/07/01 II Seminar "Digital Migration and Curriculum Innovation: Giving new meaning to experience and rekindling teaching profession after 50" [II Seminário “Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50”] (2020/10 - 2020/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/01/01 - 2019/10/31 II International Seminar EXPRESSA: Reimagining the scientific communication in education [II Seminário Internacional EXPRESSA – Reimaginando a comunicação científica em educação] (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/02/01 - 2019/07/31 I Seminar "Digital Migration and Curriculum Innovation: Giving new meaning to experience and rekindling teaching profession after 50" [I Seminário “Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50”] (2019/07/01 - 2019/07/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/01/01 - 2017/06/30 I International Seminar EXPRESSA: Reimagining the scientific communication in education [I Seminário Internacional EXPRESSA – Reimaginando a comunicação científica em educação] (2017/06/21 - 2017/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/09/01 - 2015/12/31 VII International Seminar of the Doctoral Program in Educational Sciences [VII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação] (2015/12/03 - 2015/12/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/10/16 - 2015/10/17 II European Conference on Curriculum Studies: policies, perspectives and practices (ECCS) (2015/10/16 - 2015/10/17)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/09/01 - 2014/09/05 European Conference on Educational Research (ECER) 2014 (2014/09/01 - 2014/09/05)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/02 - Atual Chair of a Parallel Session on "Reading and Writing Didactics" [Moderador de sessão paralela do eixo temático Didáticas da leitura e da escrita]
Conferência
Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/06 - 2033/06 Chair of an online session of the XII Cycle of Debates OBVIE "Public School Management and Administration: How to contribute to teachers' professional empowerment and well-being?" [Moderador de sessão online do XII Ciclo de Debates OBVIE, Gestão e Administração da Escola Pública: Como contribuir para o empoderamento profissional e o bem-estar dos professores?]
Seminário
XII Cycle of Debates OBVIE
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/07/11 - 2024/07/11 Chair of the Parallel Session "Scholol and Community" [Moderador da sessão paralela Escola e Comunidade]
Congresso
Congresso Internacional do OBVIE | ¿Abril, chão de utopias que se tornaram chão
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2023/09 Chair of an online Parallel Session on Training and education [Moderador de sessão paralela online do eixo temático Formação e educação]
Seminário
IV International Seminar CAFTe/XIVEIFORPECS
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2023/09 Chair of the Panel "Maker activism and the right to repair" [Moderador do Painel "Maker activism and the right to repair"]
Oficina (workshop)
1st GRADE Workshop
University of Turku, Finlândia
2022/07/12 - 2022/07/12 Chair of the Parallel Session «Competences, practices and possibilites» [Moderador da Sessão Paralela «Competências, práticas e possibilidades»]
Seminário
IX International Seminar of Education and Training Observatories [IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/09 - 2022/07/09 Chair of the Parallel Session «Biographies and teachers' cycles of life: teaching and research in the last 50 years [Moderador da Sessão Paralela «Biografias e ciclos de vida dos professores: docência e investigação nos últimos 50 anos»]
Congresso
I International Congress School, Identities and Democracy [I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/11/28 - 2019/11/28 Chair of the Parallel Session «Development of intercultural competences in formal and non-formal educational contexts for the inclusion of youth in its diversity» [ Moderador da Sessão Paralela «Desenvolvimento de competências interculturais em contextos educativos formais ou não formais para a inclusão de jovens na sua diversidade»]
Seminário
II JEDI Seminar
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/07/22 - 2019/07/22 Chair of the Parallel Session «Sensitive themes, methods and publics of the research in Psychology and Eductation» [Moderador da Sessão Paralela «Temas, métodos e públicos sensíveis da Investigação em Psicologia e em Educação»]
Seminário
Portuguese-Brazilian Seminar of Ethics on Psychology and Education Research
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/01 Chair of the Panel Discussion «Veteran teachers and curriculum innovation» [Moderador do Painel Professores veteranos e a inovação curricular]
Seminário
II Seminar "Digital Migration and Curriculum Innovation: (Re)Signifying the experience and rekindling teaching profession after 50"
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/08/11 - 2014/08/13 Chair of the Parallel Session «Public school and schooling trajectories» [Moderador da Sessão Paralela «Escola Pública e Percursos de Escolarização»]
Conferência
XII SPCE Conference
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/12 Formation of attitudes and values as transversal competences in teaching practice in undergraduate and master's degrees in the areas of technological, human and social sciences. [Formação de atitudes e valores como competências transversais na prática docente em cursos de licenciatura e mestrado nas áreas das ciências tecnológicas, humanas e sociais.] (Qualification exam)
Orientador
Marcus Solon Sá de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/07/04 True length. How do we become teachers? [Verdadeira grandeza. Como nos tornamos professores?]
Orientador
Joana Coelho de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/01/29 Professional development and teaching duty learning on the scope of curricular internship supervision in History: Basic education teachers' narratives [Desenvolvimento profisisonal e aprendizagem da docência na supervisão de estágio curricular em História: Narrativas de professores da educação básica]
Arguente
Caio Corrêa Derossi (Mestrado)
Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/02 - Atual Panel member (student) of the Portuguese Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES)
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/01 - Atual Coordinator of FPCEUP's research team at Agrupamento de Escolas À Beira Douro [school cluster], under the partnership established via the Observatory of Life in Schools (OBVIE - CIIE). The protocol aims to develop research and intervention activities in collaboration with the school staff in the domain of professional development. Agrupamento de Escolas À Beira Douro, Portugal
2023/01 - Atual Coordinator of FPCEUP's research team at Agrupamento de Escolas de Gondifelos [school cluster], under the partnership established via the Observatory of Life in Schools (OBVIE - CIIE). The protocol aims to develop research and intervention activities in collaboration with the school staff in the domain of professional development. Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Portugal
2023/01 - Atual Member of FPCEUP's research team at Agrupamento de Escolas de Valadares [school cluster], under the partnership established via the Observatory of Life in Schools (OBVIE - CIIE). The protocol aims to develop research and intervention activities in collaboration with the school staff in the domain of community relationships. Agrupamento de Escolas de Valadares, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/07 Public school, teachers' work and justice in education Education Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2024/07 Presentation of Papers in Conferences Education Sciences (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2024/07 Research Seminar II Education Sciences (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/01 - 2024/02 Internationalization in school context: Enhancing Diversity and Internationalization in Teacher Training Master's in Teaching for teacher of the 3rd cycle of basic education (all scientific areas) (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09 - 2024/02 Research Methods: Laboratory of Qualitative Research Methods Education Sciences (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/02 - 2023/07 Workshop on writing Education Sciences (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/01 - 2023/07 Public school, teachers' work and justice in education Education Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/07 Teacher training Master's in Teaching of Visual Arts for Teachers of the 3rd cycle of Basic Education and of Secondary Education (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/07 Dissertation Master's in Education Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/01 Laboratory of Multimedia Education Education Sciences (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/02 - 2022/02 Senses of school in peripheral contexts: narratives of Brazilian and Portuguese youth Mater's in Education Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/10 - 2021/10 The restructuring of youth transitions and the world of work, the NEET case. [A reestruturação das transições juvenis e o mundo do trabalho, o caso dos NEET] Master's in Education Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/03 - 2020/03 Ethics and research methodology in education [In-depth issues in research methodology] Education Sciences (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/07 - Atual Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (2254-3139)
2022/11 - Atual Education Sciences (2227-7102) MDPI
2022 - Atual Educação, Sociedade & Culturas (2184-8408) CIIE/FPCEUP
2021 - Atual Social Sciences (2076-0760)
2020 - Atual Technology Knowledge and Learning (2211-1670) Springer-Verlag
2019 - Atual International Journal of Instruction (1694-609X) Modestum Limited
Distinções

Prémio

2017 Emerging Researchers' Conference and European Conference on Education Research Bursary
EERA - European Educational Research Association, Alemanha