???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Bonetti Brasil Soares iniciou em 2023 o Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Concluiu o Mestrado em Letras em 2021 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e possui as seguintes formaões: Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação em 2021 pela Faculdade Unina; Pós-Graduação em Distúrbios de aprendizagem em 2022 pelo(a) Faculdade Unina; Pós-Graduação em ESL - English as Second Language - Inglês como Segunda Língua em 2018 pela Southern Utah University College of Humanities and Social Sciences; Pós-Graduação em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em 2003 pelo Centro Universitário Campos de Andrade; Pós-Graduação em Gestão Escolar - Ênfase em Administração Escolar em 2014 pela Faculdade São Braz, Licença em Magistério em 1996 pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto e Licenciatura em Letras Português/Inglês em 2002 pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Atua há 25 anos como professora do ensino básico e secundário, inclusive na modalidade educação bilíngue, tendo atuado tanto no Brasil como nos Estados Unidos da América. Também exerceu funções como administradora escolar, coordenadora de projetos e tradutora independente. Recebeu 2 prêmios e homenagens ao longo de sua vida acadêmica e profissional. Atua no campo da educação e sua atividade como pesquisadora se concentra nas seguintes áreas: CLIL; design de currículos; design de materiais didáticos; tradução; metodologias inovadoras; políticas públicas para a educação bilíngue; formação de professores para a educação bilíngue.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Bonetti Brasil Soares

Nomes de citação

  • Brasil Soares, Ana
  • Soares, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
8E11-4BF4-29DF
ORCID iD
0000-0002-7874-4777

Telefones

Telemóvel
  • (+1) 8014991908 (Pessoal)

Moradas

  • 849 E 275 N, 84319, Hyrum, Utah, Estados Unidos (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/09 - 2026/06
Em curso
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Especialização em CLIL
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022
Concluído
Distúrbios de aprendizagem (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Faculdade Unina, Brasil
A
2019/03 - 2021/02
Concluído
Mestrado em Letras (Master)
Especialização em Práticas linguísticas, culturais e de ensino
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil
"Educação bilíngue no Brasl: Promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2020 - 2021
Concluído
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Faculdade Unina, Brasil
A
2017 - 2018
Concluído
ESL - English as Second Language - Inglês como Segunda Língua (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Southern Utah University College of Humanities and Social Sciences, Estados Unidos
A
2013 - 2014
Concluído
Gestão Escolar - Ênfase em Admnistração Escolar (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Faculdade São Braz, Brasil
A
2002 - 2003
Concluído
Especialização em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Postgraduate Certificate)
Especialização em Linguística e Literatura
Centro Universitário Campos de Andrade, Brasil
A
1999 - 2002
Concluído
Letras Português/Inglês (Bachelor)
Especialização em Línguas e Literaturas
Centro Universitário Campos de Andrade, Brasil
"Desvios fonológicos na produção escrita: Trocas entre os pares de fonemas e grafemas surdos e sonoros" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1994 - 1996
Concluído
Magistério (Licence)
Especialização em Educação
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, Brasil
A
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Logan City School District, Estados Unidos
2018 - 2021 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Sistema FIEP - Colégio Sesi e Colégio Sesi Internacional, Brasil
2015 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Alpine School District, Estados Unidos
Rocky Mountain Elementary School, Estados Unidos
2008 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Brasil
2005 - 2007 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2000 - 2005 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2021 Tradutor independente Intellectual Reserve, Inc., Estados Unidos
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brasil Soares, Ana. "Educação bilíngue no Brasil: Trilhando caminhos rumo à proficiência linguística e acadêmica". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Humanidades nas Fronteiras, Foz do Iguaçu, 2019.
Artigo em revista
  1. Ana Cristina Bonetti Brasil Soares. "Do ensino de língua estrangeira à educação bilíngue: uma breve análise da educação para o bilinguismo no Brasil". Revista Diadorim (2020): https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989.
    10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989
Documento de trabalho
  1. Brasil Soares, Ana; Pacheco, Tania Cristina Silva. 2006. "Reorientação curricular - Materiais Didáticos - Futebol: uma linguagem universal".
Tese / Dissertação
  1. "Educação bilíngue no Brasil: Promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica". Mestrado, 2021. https://tede.unioeste.br/handle/tede/5263.
  2. "Desvios fonológicos na produção escrita: trocas entre os pares de fonemas e grafemas surdos e sonoros". Licenciatura, Centro Universitário Campos de Andrade, 2002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/15 Curriculum integration in the DLI Elementary Classroom: How to fit everything in your instructional day 2024 UFLA Conference
Utah Foreign Language Association (Orem, Estados Unidos)
2024/02/08 CLIL Education: Creating reference resources for language and academic proficiency 8th Advanced Research Seminar - CETAPS
CETAPS - FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019 Educação bilíngue no Brasil: Trilhando caminhos rumo à proficiência linguística e acadêmica II Congresso Internacional de Humanidades nas Fronteiras
UNIOESTE/UNILA (Foz do Iguaçu, Brasil)
2019 Experiências como professora bilíngue no Estado de Utah - EUA: uma nova perspectiva sobre a educação bilíngue XIX EPLE - Encontros de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná - Questões de Ensino a Aprendizagem de Línguas Adicionais
UTFPR - Universidade Tecnológica federal do Paraná (Pato Branco - Paraná, Brasil)
2019 Educação bilíngue no Brasil: Caminhos a percorrer XIX EPLE - Encontros de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná - Questões de Ensino a Aprendizagem de Línguas Adicionais
UTFPR - Universidade Tecnológica federal do Paraná (Pato Branco - Paraná, Brasil)
2018 Deeper Learning Projects Administrator's Committee of Alpine School District
Alpine School District (American Fork, Estados Unidos)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11/22 - 2024/11/24 Convention proposal reviewer for the 2024 ACTFL Convention. (2024/11/22 - 2024/11/24)
Outro (Outra)
American Council on the Teaching of Foreign Languages, Estados Unidos

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2013/04/23 - Atual Programa Vitrine Recursos para a pesquisa genealógica e de história da família

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies Pesquisador-Colaborador
2023 - Atual ACTFL - American Council on the Teaching of Foreign Languages
2017 - Atual UFLA - Utah Foreign Language Association

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2004 - 2005 Membro do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais, Brasil

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2000 - 2001 Tutora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa Centro Universitário Campos de Andrade
Distinções

Prémio

2018 Outstanding Educator
Pleasant Grove Council PTA, Estados Unidos

Outra distinção

2002 Melhor aluna da classe de 2002
Centro Universitário Campos de Andrade, Brasil