???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Bonetti Brasil Soares iniciou em 2023 o Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Concluiu o Mestrado em Letras em 2021 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e possui as seguintes formaões: Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação em 2021 pela Faculdade Unina; Pós-Graduação em Distúrbios de aprendizagem em 2022 pelo(a) Faculdade Unina; Pós-Graduação em ESL - English as Second Language - Inglês como Segunda Língua em 2018 pela Southern Utah University College of Humanities and Social Sciences; Pós-Graduação em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em 2003 pelo Centro Universitário Campos de Andrade; Pós-Graduação em Gestão Escolar - Ênfase em Administração Escolar em 2014 pela Faculdade São Braz, Licença em Magistério em 1996 pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto e Licenciatura em Letras Português/Inglês em 2002 pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Atua há 25 anos como professora do ensino básico e secundário, inclusive na modalidade educação bilíngue, tendo atuado tanto no Brasil como nos Estados Unidos da América. Também exerceu funções como administradora escolar, coordenadora de projetos e tradutora independente. Recebeu 2 prêmios e homenagens ao longo de sua vida acadêmica e profissional. Atua no campo da educação e sua atividade como pesquisadora se concentra nas seguintes áreas: CLIL; design de currículos; design de materiais didáticos; tradução; metodologias inovadoras; políticas públicas para a educação bilíngue; formação de professores para a educação bilíngue.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Cristina Bonetti Brasil Soares

Citation names

  • Brasil Soares, Ana
  • Soares, Ana

Author identifiers

Ciência ID
8E11-4BF4-29DF
ORCID iD
0000-0002-7874-4777

Telephones

Mobile phone
  • (+1) 8014991908 (Personal)

Addresses

  • 849 E 275 N, 84319, Hyrum, Utah, United States (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Italian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2023/09 - 2026/06
Ongoing
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Major in CLIL
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2022
Concluded
Distúrbios de aprendizagem (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade Unina, Brazil
A
2019/03 - 2021/02
Concluded
Mestrado em Letras (Master)
Major in Práticas linguísticas, culturais e de ensino
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brazil
"Educação bilíngue no Brasl: Promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica" (THESIS/DISSERTATION)
18
2020 - 2021
Concluded
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade Unina, Brazil
A
2017 - 2018
Concluded
ESL - English as Second Language - Inglês como Segunda Língua (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Southern Utah University College of Humanities and Social Sciences, United States
A
2013 - 2014
Concluded
Gestão Escolar - Ênfase em Admnistração Escolar (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Faculdade São Braz, Brazil
A
2002 - 2003
Concluded
Especialização em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Postgraduate Certificate)
Major in Linguística e Literatura
Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil
A
1999 - 2002
Concluded
Letras Português/Inglês (Bachelor)
Major in Línguas e Literaturas
Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil
"Desvios fonológicos na produção escrita: Trocas entre os pares de fonemas e grafemas surdos e sonoros" (THESIS/DISSERTATION)
A
1994 - 1996
Concluded
Magistério (Licence)
Major in Educação
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, Brazil
A
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2021 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Logan City School District, United States
2018 - 2021 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Sistema FIEP - Colégio Sesi e Colégio Sesi Internacional, Brazil
2015 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Alpine School District, United States
Rocky Mountain Elementary School, United States
2008 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Brazil
2005 - 2007 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2000 - 2005 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2021 - 2021 Tradutor independente Intellectual Reserve, Inc., United States
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Brasil Soares, Ana. "Educação bilíngue no Brasil: Trilhando caminhos rumo à proficiência linguística e acadêmica". Paper presented in II Congresso Internacional de Humanidades nas Fronteiras, Foz do Iguaçu, 2019.
Journal article
  1. Ana Cristina Bonetti Brasil Soares. "Do ensino de língua estrangeira à educação bilíngue: uma breve análise da educação para o bilinguismo no Brasil". Revista Diadorim (2020): https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989.
    10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989
Thesis / Dissertation
  1. "Educação bilíngue no Brasil: Promovendo encontros em busca de altos níveis de proficiência linguística e acadêmica". Master, 2021. https://tede.unioeste.br/handle/tede/5263.
  2. "Desvios fonológicos na produção escrita: trocas entre os pares de fonemas e grafemas surdos e sonoros". Degree, Centro Universitário Campos de Andrade, 2002.
Working paper
  1. Brasil Soares, Ana; Pacheco, Tania Cristina Silva. 2006. "Reorientação curricular - Materiais Didáticos - Futebol: uma linguagem universal".
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/02/15 Curriculum integration in the DLI Elementary Classroom: How to fit everything in your instructional day 2024 UFLA Conference
Utah Foreign Language Association (Orem, United States)
2024/02/08 CLIL Education: Creating reference resources for language and academic proficiency 8th Advanced Research Seminar - CETAPS
CETAPS - FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019 Educação bilíngue no Brasil: Trilhando caminhos rumo à proficiência linguística e acadêmica II Congresso Internacional de Humanidades nas Fronteiras
UNIOESTE/UNILA (Foz do Iguaçu, Brazil)
2019 Experiências como professora bilíngue no Estado de Utah - EUA: uma nova perspectiva sobre a educação bilíngue XIX EPLE - Encontros de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná - Questões de Ensino a Aprendizagem de Línguas Adicionais
UTFPR - Universidade Tecnológica federal do Paraná (Pato Branco - Paraná, Brazil)
2019 Educação bilíngue no Brasil: Caminhos a percorrer XIX EPLE - Encontros de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná - Questões de Ensino a Aprendizagem de Línguas Adicionais
UTFPR - Universidade Tecnológica federal do Paraná (Pato Branco - Paraná, Brazil)
2018 Deeper Learning Projects Administrator's Committee of Alpine School District
Alpine School District (American Fork, United States)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/11/22 - 2024/11/24 Convention proposal reviewer for the 2024 ACTFL Convention. (2024/11/22 - 2024/11/24)
Other (Other)
American Council on the Teaching of Foreign Languages, United States

Association member

Society Organization name Role
2023 - Current CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies Pesquisador-Colaborador
2023 - Current ACTFL - American Council on the Teaching of Foreign Languages
2017 - Current UFLA - Utah Foreign Language Association

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2004 - 2005 Membro do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais, Brazil

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2013/04/23 - Current Programa Vitrine Recursos para a pesquisa genealógica e de história da família

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2000 - 2001 Tutora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa Centro Universitário Campos de Andrade
Distinctions

Award

2018 Outstanding Educator
Pleasant Grove Council PTA, United States

Other distinction

2002 Melhor aluna da classe de 2002
Centro Universitário Campos de Andrade, Brazil