???global.info.a_carregar???
Rui Trindade is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) and integrated member of the Centre for Research and Intervention in Education of the the University of Porto, where he co-chairs the Pedagogical Teaching and Innovation research and teaching research and advanced training group. He also co-chairs the Evaluation and Public Policies in Education strategic area at CIIE. He is he Portuguese representative at the Governing Board of the Centre for Educational Research and Innovation (CERI) of OECD. He is the chairperson of the Scientific-Pedagogical Council of Continuing Education of the Ministry of Education. Rui Trinade served as a member of the advisory team to the National Curricular and Organisational Flexibility and Autonomy Programme from the Ministry of Education, a key pilot-experience being developed in 230 schools' clusters across the country. Rui Trindade was also appointed by the Ministry of Education as a member of the Council of the National Institute of Educational Evaluation (IAVE). His research includes pedagogical and didactic innovation, epistemology and curriculum studies, pedagogy of higher education, teacher education. He has been investigator on a number of externally funded research.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Trindade

Nomes de citação

  • Trindade, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
8E15-5931-2C6A
ORCID iD
0000-0001-8740-5382

Telefones

Telefone
  • 226079726 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2020/07/03
Concluído
Habilitation [Agregação] in Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004
Concluído
Ph. D. in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Escola e influência educativa:O estatuto dos discursos inovadores no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal [School and educational influence:The status of innovative discourses in the elementary school in Portugal]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1996
Concluído
Master in Education: Child Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"As escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico como espaços de formação pessoal e social: Contributo para uma reflexão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (maximum grade). Unanimity
1991
Concluído
Graduation in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O desenvolvimento de competências metacognitivas de leitura em crianças da Educação Pré-Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1976/10/01 - 1979/07/15
Concluído
Primary School Teacher Degree (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004/03/12 - 2020/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2007 - 2013 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/09/01 - Atual Researcher Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2023/12/31 Equity through PISA: results and discourses
PTDC/CED-EDG/2124/2020
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2022/07/31 Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2022 eSGarden - School Gardens for Future Citizens
2018-1-ES01-KA201-050599
Investigador
European Commission
Concluído
2011/01 - 2012/12 A Cidadania Universal da Igualdade da Diferença: As ‘Acessibilidades’ Formativas e Formadoras de Acções, Conhecimentos e Experiências
POPH
Investigador responsável
European Commission
Concluído
2009/09 - 2010/08 Argumentar, Precisa-se!
Proj. PP19
Investigador responsável
Universidade do Porto/Santander Totta
Concluído
2006/09/01 - 2008/12/31 Mediation: actors, training and professions
POCI/CED/56626/2004
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Maria Amélia; Trindade, Rui. "Educação para todos: NEERE: modelo de não exclusão pela eficácia na remediação educativa". 2012.
  2. Trindade, Rui. "As políticas educativas como obstáculo à escola democraticamente organizada". 2012.
  3. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "As responsabilidades da escola e dos profissionais de educação que aí intervêm: contributo para um debate". 2011.
  4. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Weblog como espaço de produção e de desenvolvimento da escrita". 2011.
  5. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Currículo, equidade e qualidade: entre o pragmatismo curricular e pedagógico e a necessidade de interpelação política das escolas". 2010.
  6. Trindade, Rui; Leite, Carlinda; Ferreira, José Manuel Martins; Faustino, Ana Maria; Villate, Jaime. "Projecto: Argumentar, precisa-se!". 2010.
  7. Mouraz, Ana; Faustino, Ana M.; Villate, Jaime; Ferreira, José Manuel Martins; Trindade, Rui. "Projecto: Argumentar, precisa-se!". Porto, 2010.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "De par em par: incursões na pedagogia universitária, tal qual se faz". 2010.
  9. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Faculdade de Engenharia. "Inter-institutional Peer Observation of Classes - a powerful tool to improve the quality of teaching and learning". 2010.
  10. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Projecto: argumentar, precisa-se!". 2010.
  11. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Faculdade de Engenharia. "Do We Need Argumentative Reasoning in Higher Education?". 2010.
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Projecto argumentar, precisa-se!". 2010.
  13. Trindade, Rui; Coelho, Carina. "Actividades de enriquecimento curricular: riscos e potencialidades de uma "Escola a Tempo Inteiro"". 2008.
  14. Trindade, Rui; Martins, Ana Maria. "O papel da avaliação no jardim-de-infância: potencialidades e riscos". 2008.
  15. Trindade, Rui; Machado, Madalena. "A avaliação na educação pré-escolar: contributo para o estudo da especificidade educativa do jardim-de-infância". 2008.
  16. Gonçalves, Maria José; Trindade, Rui. "O corpo como lugar da diferença: espaços e tempos de comunicação através da expressão dramática". 2008.
  17. Trindade, Rui. "A construção dos objectos do saber escolar: um desafio curricular e didáctico". 2005.
  18. Trindade, Rui. "A escola como um espaço de afirmação da cidadania: contributo para um debate sobre a violência das e nas escolas". 2003.
  19. Carvalho, Angelina; Trindade, Rui. "Labirintos da adolescência". 2000.
  20. Trindade, Rui. "Os projectos educativos e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos: uma relação indissociável". 1998.
  21. Matos, Damião; Trindade, Rui. "A imagem da mulher na publicidade televisiva". 1998.
Artigo em revista
  1. Trindade, Rui. "A difusão da obra pedagógica de Dewey em Portugal: O contributo de Adolfo Lima [The diffusion of Dewey's pedagogical work in Portugal: The contribution of Adolfo Lima]". Revista Portuguesa de Educação 33 1 (2020): 21-37. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18825.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.18825
  2. Trindade, Rui. "A formação de professores e o seu contributo para a reinvenção da profissão docente [Teacher education and its contribution to the reinvention of the teaching profession]". Revista Cocar 8 (2020): 293-314.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ens, Romilda Teodora; Ribas, Marciele Stiegler; Oliveira, José Luis de; Trindade, Rui. "Teacher’s appreciation: Political priority, tension or uncertainty?". Cadernos de Pesquisa 49 172 (2019): 260-283. http://dx.doi.org/10.1590/198053145675.
    Acesso aberto • 10.1590/198053145675
  4. "O projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Que desafios curriculares e pedagógicos?". Revista de Estudos Curriculares 10 2 (2019): 22-38. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/83.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Trindade, Rui. "Maria Montessori: Educação, ciência e catolicismo [Maria Montessori: Education, science and catholicism]". Educação Unisinos 22 3 (2018): http://dx.doi.org/10.4013/edu.2018.223.01.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4013/edu.2018.223.01
  6. Neves, Ivone; Trindade, Rui. "Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal". Revista Liberato 19 32 (2018): 141-156. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2018v19n32.p141.
    10.31514/rliberato.2018v19n32.p141
  7. "MEM/Portugal sentidos e significados de uma (auto)formação cooperada entre professores". Revista Labor 1 19 (2018): 63-74.
    Acesso aberto
  8. Neves, Ivone; Trindade, Rui. "Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal". Revista Liberato 19 32 (2018): 141-156. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2018v19n32.p141.
    Acesso aberto • 10.31514/rliberato.2018v19n32.p141
  9. Trindade, Rui. "O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUTO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS CURRICULARES COMO DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS". Revista Diálogo Educacional 17 53 (2017): http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao04.
    10.7213/1981-416x.17.053.ao04
  10. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar". Revista Diálogo Educacional 16 50 (2017): 1031. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.16.050.ao01.
    10.7213/1981-416x.16.050.ao01
  11. Haetinger, Max Günther; Trindade, Rui. "Educação, escola, criatividade e tecnologia: contributos para a conceitualização de um modelo pedagógico do século XXI". REVISTA INTERSABERES 12 25 (2017): http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1214.
    10.22169/revint.v12i25.1214
  12. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "A atividade curricular e pedagógica dos professores como fonte de tensões e dilemas profissionais: contributo para uma interpelação sobre a profissão docente". Revista Brasileira de Educação 22 69 (2017): 565-587. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226928.
    10.1590/s1413-24782017226928
  13. Trindade, Rui. "A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas : perspetivas e questões". Revista Lusófona de Educação 27 (2014): 43-57. http://hdl.handle.net/10437/6047.
  14. Mouraz, Ana; Leite, Carlinda; Trindade, Rui; Ferreira, José Manuel Martins; Faustino, Ana Maria; Villate, Jaime. "Argumentative skills in higher education: a comparative approach". Journal of Education & Human Development 3 1 (2014): 1-154. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/84069.
  15. Trindade,Rui. "Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: a perspetiva docente na E-Learning". (2014): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000800211.
  16. Leite, Cristina; Lencastre, Marina; Trindade, Rui. "A educação sexual nas notícias da agência LUSA". Revista Iberoamericana de Salud y Ciudadanía 1 2 (2014): 39-41.
  17. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "A diferenciação curricular e pedagógica como um desafio epistemológico". Cadernos de Pesquisa: Pensamento educacional 9 (2014): 21-43.
  18. Trindade, Rui. "Competências e educação: contributo para uma reflexão de caráter pedagógico". Boletim Técnico do SENAC – Revista da Educação Profissional 39 1 (2013): 55-71. 0102-549X.
  19. Rubin, Claudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui. "A situação do intérprete de Língua Gestual Portuguesa no contexto do ensino superior universitário e politécnico". Arqueiro (2013): 7-19.
  20. Sousa, Rita Ramos; Trindade, Rui. "O impacto da saúde escolar na comunidade educativa". Educação, Sociedade & Culturas 38 (2013): 99-116.
  21. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "A gestão curricular como um desafio epistemológico: a diferenciação educativa em debate". Interações 8 22 (2012): 62-82. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/1536.
  22. Leite, Carlinda; Mouraz, Ana; Trindade, Rui; Ferreira, José Martins; Faustino, Ana Maria; Villate, Jaime. "A place for arguing in engineering education: A study on students' assessments". European Journal of Engineering Education 36 6 (2011): 607-616. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860850543&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2011.640661
  23. Trindade, Rui. "A educação escolar como empreendimento ético – Entre o dizer e o fazer e a necessidade de refletir sobre o que foi feito e o que foi dito". Educação, Sociedade & Culturas 32 (2011): 143-144.
  24. Trindade, Rui. "Educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: Desafios e perspectivas". Revista de Educação Pública 20 43 (2011): 231-251.
  25. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "Avaliar as escolas: para quê e porquê?". Elo 17 (2010): 33-40. 1517-7238.
  26. Trindade, Rui. "Recognizing the students in order to reinvent the school: From the affirmation of a need to the misleads of a desire | Reconhecer os alunos para reinventar a escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo". Educação e Pesquisa 35 2 (2009): 265-285. 1517-9702.
    10.1590/S1517-97022009000200004
  27. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "As responsabilidades sociais da escola e dos profissionais da educação que aí intervêm: contributo para um debate". Cadernos de Pedagogia Social 3 (2009): 61-73. 1646-7280.
  28. Cortesão, Luiza; Costa, Alexandra Sá; Rodrigues, Lurdes; Trindade, Rui. "Mergulhando no arco-íris sócio-cultural: contributo para o conhecimento dos trabalhos sobre educação e diversidade em Portugal". Investigar em Educação 1 1 (2002): 19-99. 1645-7587.
  29. Trindade, Rui. "Escolaridade básica e cidadania: contributo para um debate que se quer mais urgente que apressado". Revista Portuguesa de Educação 13 1 (2000): 39-75. 0871-9187.
  30. Trindade, Rui; Cosme, Ariana; Antunes, Fátima; Lopes, Amélia; Rangel, Manuel. "Homenagem a José Gomes Bento". Educação, Sociedade & Culturas 11 (1999): 205-215. 0872-7643.
  31. Trindade, Rui. "A educação escolar e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos: contributo para uma refelexão sobre a área da formação pessoal e social". Cadernos de Consulta Psicológica 12 (1996): 65-70. 0871-7516.
  32. Trindade, Rui. "A educação escolar e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos: Contributo para uma reflexão sobre a área da Formação Pessoal e Social". Cadernos de Consulta Psicológica 12 (1996): 65-70.
Capítulo de livro
  1. Trindade, Rui. "). Os Centros de Formação das Associações de Escolas: 25 anos depois…". In Formação contínua de professores em Portugal – de ontem para amanhã, 79-87. Santo Tirso: De Facto Editores, 2018.
  2. Trindade, Rui. "A relação pedagógica no século XXI: Continuidades e ruturas". In .), Da construção do sucesso escolar: Uma visão integrada, 173-184. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2017.
  3. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "Educação: Desafios, possibilidades e respostas". In A arte de acolher, 39-50. Curitiba, Brasil: Editora SENAC, 2017.
  4. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "A Declaração de Bolonha e a construção do espaço europeu do Ensino Superior: Contributo para uma reflexão pedagógica a partir da experiência portuguesa". In Políticas de expansão universitária, 191-228. Curitiba, Brasil: PUCPRESS, 2017.
  5. Torres, Patrícia; Santos, Kátia; Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "A aprendizagem é pessoal, mas se dá no coletivo – Uma experiência formativa de aprendizagem colaborativa para docentes on-line". In Redes e mídias sociais, 93-115. Curitiba, Brasil: Appris editora, 2017.
  6. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "Formação de professores e isomorfismo pedagógico". In Formando formadores para a Escola do séc. XXI: Relatos de pesquisa, 15-33. Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2017.
  7. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "Reinventar o trabalho docente: Possibilidades, desafios e equívocos". In Complexidade e transdisciplinaridade: Novas perspetivas teóricas e práticas para a formação de professores, 255-269. Curitiba: Editora Appris, 2015.
  8. Garcia, Joe; Trindade, Rui. "Sobre a dimensão ética da educação escolar". In Ética e educação: Questões e reflexões, 11-22. Rio de Janeiro, Brasil: WAK Editora, 2012.
  9. Trindade, Rui. "A ação educativa como empreendimento ético: Uma reflexão que se quer mais urgente do que apressada.". In Ética e educação: Questões e reflexões, 23-84. Rio de Janeiro, Brasil: WAK Editora, 2012.
  10. Trindade, Rui. "Escola e democracia: contributo para uma reflexão sobre a acção docente". In Educação: Docência e humanização, 67-77. Stª Cruz do Sul, Brasil: EDUNISC, 2011.
  11. Trindade, Rui. "Currículo, equidade e qualidade: entre o pragmatismo curricular e pedagógico e a necessidade de interpelação política das escolas". In Políticas fundamentais e práticas do currículo, 70-80. Porto, Portugal: Porto Editora, 2011.
  12. Trindade, Rui. "O ensino superior como espaço de formação: do paradigma pedagógico da aprendizagem ao paradigma da comunicação". In Sentidos da pedagogia no Ensino Superior, 75-98. Porto, Portugal: CIIE/Livpsic, 2010.
  13. Trindade, Rui. "Desenvolvimento cognitivo e ação educativa nas escolas: Uma relação a interpelar". In Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem escolar: O que o professor deve dominar para ensinar bem?, 101-113. Pinhais, Brasil: Editora Melo, 2010.
  14. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "Dos medos como expressão de humanidade". In Ai que medo!, 34-35. Porto, Portugal: Panmixia – Associação Cultural, 2008.
  15. Trindade, Rui. "Errar é preciso porque aprender é um ato tão humano quanto complexo". In Ih! Errei! – Contributos para uma prática mais competente: 10 reflexões sobre o erro na escola, 89-95. Pinhais, Brasil: Editora melo, 2007.
  16. Trindade, Rui. "Um texto como pretexto". In Diálogos através de Paulo Freire, 117-123. Porto, Portugal: Instituto Paulo Freire - Centro de Recursos Paulo Freire da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2004.
  17. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "A construção de uma escola pública e democrática". In Escola da Ponte: Um outro caminho para a educação, 71-76. São Paulo, Brasil: Editora Didáctica Suplegraf, 2004.
  18. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. "A construção de uma escola pública e democrática". In Escola da Ponte: Defender a Escola Pública, 81-87. Porto, Portugal: Profedições, 2004.
  19. Baldaia, António; Cosme, Ariana; Trindade, Rui. "Ensino básico: constrangimentos, desafios, dilemas e equívocos". In Pensar o Ensino Básico, 5-31. Porto, Portugal: Profedições, 2001.
  20. Trindade, Rui. "Ensino básico: um reencontro com a terceira via". In Pensar o Ensino Básico, 41-47. Porto, Portugal: Profedições, 2001.
  21. Trindade, Rui. "Ensino Básico Integrado e Promoção do Sucesso Educativo". In Educação Básica: Reflexões e propostas, 109-124. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1996.
Livro
  1. Trindade, Rui. Escola e Conhecimento: O vínculo incontornável. Porto, Portugal: Porto Editora. 2024.
    Publicado
  2. O contributo da psicologia da educação e o desenvolvimento de projetos de formação de profissionais de educação: Exigências e possibilidades. Porto: Mais Leituras. 2021.
    Publicado
  3. Cidadania e desenvolvimento: Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  4. Trindade, Rui. Autonomia, gestão e flexibilidade curricular: Relatos de práticas [Autonomy, management and curricular flexibility: Reports of practices]. Lisboa: Leya Educação. 2018.
  5. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Cidadania e desenvolvimento: Propostas e estratégias de ação [Citizenship and development: Proposals and action strategies]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2018.
  6. Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisbon: Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. 2018.
    Publicado
  7. Trindade, Rui. A ação docente no ensino superior: contributo para um debate [Teaching action in higher education: contribution to a debate]. Porto, Portugal: Livpsic. 2015.
  8. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. Organização e gestão do trabalho pedagógico: Perspectivas, questões, desafios e respostas [Organization and management of pedagogical work: Perspectives, questions, challenges and answers]. Porto, Portugal: Livpsic. 2013.
  9. Trindade, Rui. A ação educativa como um empreendimento ético: uma reflexão que se quer mais urgente do que apressada [Educational action as an ethical undertaking: a reflection that is more urgent than rushed]. Rio de Janeiro, Brasil: Wak Editora. 2012.
  10. Garcia, Joe; Trindade, Rui. Ética e educação: Questões e reflexões [Ethics and education: Questions and reflections]. Rio de Janeiro: WAK Editora. 2012.
  11. Trindade, Rui. O movimento da educação nova e a reinvenção da escola: Da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo [The movement of new education and the reinvention of school: From the affirmation of a necessity to the equivoques of a desire]. Porto, Portugal: UP Editora. 2011.
  12. Trindade, Rui. Experiências educativas e situações de aprendizagem: Novas práticas pedagógicas [Educational experiences and learning situations: New pedagogical practices]. São Paulo, Brasil: Leya & Fundação Lemann. 2011.
  13. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Aprender a aprender na Escola: Porquê? Como? Quando? [Learning to learn at school: Why? How? When?]. Pinhais, Brasil: Editora Melo. 2011.
  14. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Educar e aprender na escola: Questões, perspectivas e respostas pedagógicas [Educating and learning in school: Questions, perspectives and pedagogical answers]. Gaia: Fundação Manuel Leão. 2010.
  15. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Escola, educação e aprendizagem: Desafios e respostas pedagógicas [School, education and learning: Challenges and pedagogical responses]. Rio de Janeiro, Brasil: WAK. 2010.
  16. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho: Gerir as salas de aula como comunidades de aprendizagem [All learning is personal, but no one learns alone: Managing classrooms as learning communities]. Pinhais, Brasil: Editora Melo. 2010.
  17. Trindade, Rui. Escola, poder e saber: A relação pedagógica em debate [School, power and knowledge: The pedagogical relationship in debate]. Porto, Portugal: Livpsic. 2009.
  18. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. Escola a Tempo Inteiro: Escola para que te quero? [Full-time school: What do I want you for, school ?]. Porto, Portugal: Profedições. 2007.
  19. Cortesão, Luiza; Stoer, Stephen; Casa-Nova, Maria José; Trindade, Rui. Pontes para outras viagens: Escola e comunidade cigana – Representações recíprocas [Bridges for other trips: School and Roma community - Reciprocal representations]. Lisboa: ACIME e FCT. 2005.
  20. Canário, Rui; Matos, Filomena; Trindade, Rui. Escola da Ponte: Defender a Escola Pública [ 42/5000 Escola da Ponte: Defending the Public School]. Porto, Portugal: Profedições. 2004.
  21. Canário, Rui; Matos, Filomena; Trindade, Rui. Escola da Ponte: Um outro caminho para a educação [Escola da Ponte: Another path to education]. São Paulo, Brasil: Editora Didáctica Suplegraf. 2004.
  22. Carvalho, Angelina; Cosme, Ariana; Trindade, Rui; Gama, Manuela; Santos, Milice Ribeiro; Santos, Paulo Jorge. Entrar no Ensino Secundário [Entering Secondary Education]. Porto, Portugal: ASA. 2003.
  23. Trindade, Rui. Experiências educativas e situações de aprendizagem: Novas práticas pedagógicas [Educational experiences and learning situations: New pedagogical practices]. Porto, Portugal: ASA. 2002.
  24. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Manual de sobrevivência para professores [Survival Guide for Teachers]. Porto, Portugal: ASA. 2002.
  25. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Isso vai sair no teste? [Will this be on the test?]. Porto, Portugal: ASA. 2002.
  26. Trindade, Rui; Cosme, Ariana. Área de Estudo Acompanhado: O essencial para ensinar a aprender. Porto, Portugal: ASA. 2001.
  27. Cosme, Ariana; Trindade, Rui. Área de Projecto: Percursos com sentidos {Project Area: Paths with directions]. Porto, Portugal: ASA. 2001.
  28. Cortesão, Luiza; Leite, Carlinda; Madeira, Rosa; Nunes, Rosa; Trindade, Rui. Nos bastidores da formação: Contributo para o conhecimento da situação actual da formação de adultos para a diversidade em Portugal [Behind the scenes of training: Contribution to the knowledge of the current situation of adult education for diversity in Portugal]. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2000.
    Publicado
  29. Cortesão, Luiza; Trevisan, Gabriela; Araújo, M. José; Almeida, M. Lisete; Fernandes, Preciosa; Trindade, Rui. Na floresta dos materiais: Catálogo analítico de materiais de formação para a diversidade [In the forest of materials: Analytical catalog of training materials for diversity.]. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2000.
    Publicado
  30. Trindade, Rui. As escolas do ensino básico como espaços de formação pessoal e social: Questões e perspectivas [Primary schools as spaces for personal and social training: Issues and perspectives]. Porto, Portugal: Porto Editora. 1998.
    Publicado
  31. Pires, Eurico Lemos; Garcia, Maria Adelina; Trindade, Rui; Rodrigues, Maria Manuela. Das comunidades educativas às vizinhanças escolares: Estudo de caso [From educational communities to school neighborhoods: Case study]. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
Relatório
  1. Rui Trindade; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Faculdade de Engenharia. 2010. Argumentar precisas-se!: projecto UP19: relatório final. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/74403.
Tradução
  1. Trindade, Rui. Supervision and technical review. Porto, Portugal: Porto Editora. 2002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/05 Inovação Curricular e Pedagógica nas Escolas: O conhecimento culturalmente validado como a problemática subentendida
Conselho Nacional de Educação de Portugal (Lisbon, Portugal)
2022/10/05 Gestão curricular e pedagógica numa Escola inclusiva, culturalmente significativa e humanamente empoderadora
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brazil) (online, Brasil)
2021/11/16 Neurociências, Ética e Educação: Prescrever ou potenciar?
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
2021/10/14 A Escola do século XXI: Que ilusões? Que desafios?
99.Faculdade de Educação e Desporto (FAED) da Universidade de Cabo Verde (UNICV). (Cabo Verde)
2021/08/16 Educação e Formação de Professores
Universidade Oeste de Stª Catarina (online, Brasil)
2021/06/16 Ser professor na Universidade Congresso Internacional de Ensino Universitário
CINDU (online, Espanha)
2020/10/16 Poder e autoridade nas escolas: Contributo para uma reflexão curricular e pedagógica
Facudade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019 Inivted speaker, Opening session - Educar para a autonomia: Dos equívocos aos desafios [Educating for autonomy: From mistakes to challenges] IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
2017 Inivted speaker - O direito de aprender [The right to learn] XXI Fórum Internacional de Educação
UNICNEC – Centro Universitário Cenecista de Osório
2016 Invited speaker - O Ensino Universitário como Espaço de Formação: Contributo para uma reflexão pedagógica [University Teaching as a Training Space: Contribution to a pedagogical reflection] XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPP – Cátedra UNESCO) e IX Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar (ENAEH)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil) (Brasil)
2011 Invited speaker, Closing session - Da necessidade de reinvenção da Escola à reinvenção da profissão docente [From the need to reinvent the School to the reinvention of the teaching profession] IV Congresso Internacional de Educação: Docência e Humanização
Universidade de Stª Cruz do Sul (Rio Grande do Sul) (Brasil)
2010 Invited speaker, Opening session - Educação, Formação de Professores e suas dimensões sócio-históricas: Desafios e perspectivas [Education, Teacher Education and its socio-historical dimensions: Challenges and perspectives] 18ª Edição do Seminário Educação 2010 realizado pelo Instituto de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)
2010 Invited keynote - Ser professor: Como e porquê? [Being a teacher: How and why?] VIII Congresso Internacional sobre Tecnologia na Educação
(Brasil)
2010 Invited speaker - Currículo, equidade e qualidade: Entre o pragmatismo curricular e pedagógico e a necessidade de interpelação política das escolas [Curriculum, equity and quality: Between curricular and pedagogical pragmatism and the need for political challenge from schools] Mesa Redonda «Currículo, Equidade e Qualidade» no âmbito do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, UPorto (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2019 Inovação pedagógica na Europa e possíveis convergências com a educação no Brasil [Pedagogical innovation in Europe and possible convergences with education in Brazil]
Orientador
Post doc
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Políticas educacionais e representações sociais: análise integrativa de produção bibliográfica dos pesquisadores do ciers-ed (2006-2015) [Educational policies and social representations: integrative analysis of bibliographic production by researchers at ciers-ed (2006-2015)]
Orientador
Post doc
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Formação integral, cultura de resistência e aprendizagem cooperativa: A (re)invenção da Escola com base nas experiências do MEM/Portugal [Integral training, culture of resistance and cooperative learning: The (re) invention of the School based on the experiences of MEM / Portugal]
Orientador
Post doc
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 A criação de um Pervasive Book para o aprimoramento de práticas educacionais abertas e a partilha de conhecimentos [The creation of a Pervasive Book for the improvement of open educational practices and the sharing of knowledge]
Orientador
Post doc
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2017 Supervisão e Formação de Profissionais de Educação reflexivos: Estudo de caso num estágio de um curso de formação inicial de Educadores de Infância [Supervision and Training of Reflective Education Professionals: Case study in an internship of an initial training course for Kindergarten Educators]
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2017 O desenvolvimento de estratégias metacognitivas e de autorregulação: Estudo de caso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário [The development of metacognitive and self-regulatory strategies: Case study in the discipline of Physics and Chemistry A, in Secondary Education]
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2017 Educação, escola, tecnologia e criatividade: contributos para a conceitualização de um modelo pedagógico do século XXI [Education, school, technology and creativity: contributions to the conceptualization of a 21st century pedagogical model]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2016 Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um movimento de inovação curricular, centrado na integração curricular, na escola básica portuguesa [PROCUR Project: Testimonies about a curricular innovation movement, centered on curricular integration, in the Portuguese basic school]
Coorientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 - 2015 Leitura e Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: “Narrar diversidades” entre o riso e a dor [Reading and Literacy in the early years of elementary school: “Narrating diversities” between laughter and pain]
Orientador
Post doc
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2015 O signwriting como um sistema de escrita apropriado às línguas gestuais. Um contributo para o desenvolvimento de competências de escrita do aluno surdo? [Signwriting as a writing system appropriate to sign languages. A contribution to the development of writing skills of the deaf student?]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2014 Sexualidade e Educação: Qual o papel das agências noticiosas? – Estudo de caso da Agência Lusa [Sexuality and Education: What is the role of news agencies? - Case study of Agência Lusa]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2014 Diferenciação curricular e pedagógica e dificuldades de aprendizagem no 1º CEB [Curricular and pedagogical differentiation and learning difficulties in the 1st cycle of basic education]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2012 Educação para todos: Modelo de não exclusão pela eficácia na remediação educativa [Education for all: Model of non-exclusion for effectiveness in educational remediation]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006 - 2010 Bibliotecas Escolares ou Centros de Recursos Educativos? Rumo à descoberta dos sentidos e das práticas promocionais de literacias (Estudo de Caso: 2005 – 2009) [School Libraries or Educational Resource Centers? Towards the discovery of the meanings and promotional practices of literacies (Case Study: 2005 - 2009)]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2009 O Movimento Associativo de Pais e a construção da Escola Pública [The Associative Movement of Parents and the construction of the Public School]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 XIV Congresso Nacional de Educação Educere, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPP – Cátedra UNESCO) (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2019 - 2019 I Seminário Internacional «Expressa» - Re-imaginar a comunicação científica em educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 VI Congresso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2019): El futuro de la docencia em la Universidad (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Vigo, Espanha
2019 - 2019 Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Congresso Humanitas (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2018 - 2018 IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Seminário Internacional «A diversidade como oportunidade: Que saberes e recursos profissionais?» (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Cross-Curricular Teaching | Curriculum Flexibility and Innovation (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Conferência Internacional «Making Learning Meaningful» (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2018 - 2018 V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades – Flexibilizar e inovar numa escola em transformação” (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 I Seminário Internacional «Expressa» - Re-imaginar a comunicação científica em educação (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 V Congresso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2017): El futuro de la docencia em la Universidad (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Vigo, Espanha
2017 - 2017 IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “Inovação e melhoria pedagógica” (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 XIII Congresso Nacional de Educação Educere, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPP – Cátedra UNESCO) (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2017 - 2017 Congresso Internacional «O tempo dos professores» (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 I Congresso Internacional Virtual en Investigación e Innovaçión Educativa (CIVINEDU) (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2016 - 2016 III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “Inovação e melhoria pedagógica” (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015 - 2015 III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica (III CIECITEC) (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes Campus de Santo Angelo, Brasil
2015 - 2015 IV Congresso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2015): El futuro de la docencia em la Universidad (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Vigo, Espanha
2015 - 2015 II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS): Curriculum Studies: policies, perspectives and practices (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 II Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação «Observatórios entre a Escola e a Sociedade» (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 XII Congresso Nacional de Educação Educere, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPP – Cátedra UNESCO) e IX Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar (ENAEH) (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2015 - 2015 IV Semana de Pedagogia 2015/I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2014 - 2014 I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Seminário Internacional que se subordinou ao tema: O Jardim de Infância como espaço de vida, de cultura e de educação, onde se descreveram, analisaram e refletiram sobre dois projetos: (i) O projeto do CEMEI Alpheo Miguel (Campinas – BRASIL), apresentado por Denise Furgeri e Marcia Souza e o projeto da OSMOPE (Porto – PORTUGAL), apresentado por Sílvia Béreny. (2014 - 2014)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2014 Ciclo de Seminários Internacional «Escola e Pedagogia: Reflexões sobre o dizer e o fazer (2013 - 2014)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente / V Encontro Brasileiro da Rede Estrado (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 VII Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 LIC’12 – Lusófona International Congress (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal

Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011 - 2011 I Fórum de Projetos «Investigar e Intervir em Educação» (2011 - 2011)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente / IV Encontro Brasileiro da Rede Estrado (2011 - 2011)
Seminário
2010 - 2010 Encontro «Agir e Decidir num Território Educativo de Intervenção Prioritária» (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 IX Colóquio sobre Questões Curriculares / Colóquio Luso-Brasileiro, subordinado ao tema: «Debater o Currículo e seus campos – Políticas, fundamentos e práticas» (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 XXIX Congresso do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2004 - 2004 IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, “Caminhando para uma cidadania multicultural” (2004 - 2004)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Avaliar para aprender nas disciplinas de inglês e matemática no ensino secundário [Evaluate to learn in the subjects of English and mathematics in secondary education]
Arguente principal
Isabel Maria Antunes Vieira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 A profissionalidade de professores formadores: Um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFNR [The professionality of teacher educators: A study at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFNR]
Arguente principal
Antónia Francimar da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 “Eu não brinco na hora da lição”: Narrativas sobre os sentidos produzidos por crianças em três escolas «transformadoras» no Brasil e em Portugal [“I don't play during class”: Narratives about the senses produced by children in three “transforming” schools in Brazil and Portugal]
Arguente principal
Ana Lúcia Werneck Veiga (Doutoramento)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2018 Perspetivas dos alunos e professores da 12º classe sobre o Trabalho de Casa: Um estudo de caso no distrito de Nampula [Perspectives of 12th grade students and teachers on Homework: A case study in the district of Nampula]
Arguente principal
Elias Áchimo Aly (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 Os modos de aprender e ensinar no Ensino Superior: Estudo de caso do Curso de Direito da Universidade Católica de Moçambique [Ways of learning and teaching in Higher Education: Case study of the Law Course at the Catholic University of Mozambique]
Arguente principal
Bianca Jaime Gerente (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 Transnacionalismo e políticas educativas: O impacto do sistema educativo mundial nos sistemas educativos nacionais: O caso angolano (1975-2015) [Transnationalism and educational policies: The impact of the world education system on national education systems: The Angolan case (1975-2015)]
Arguente principal
André Vela Ngaba (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2018 Estratégias de ensino e a aquisição de competências: O caso das unidades curriculares no domínio da Matemática do 1º ciclo do Ensino Superior Português [Teaching strategies and the acquisition of skills: The case of curricular units in the field of Mathematics in the 1st cycle of Portuguese Higher Education]
Arguente principal
António José da Silva Andrade (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): Um contributo para o (des)encantamento do licenciado em Geografia do IFRN [Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID): A contribution to the (dis) enchantment of the graduate in Geography at IFRN]
Arguente principal
Levi Rodrigues de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 “E de dentro do circo saiu um passarhomem, metade homem e metade pássaro". As Culturas Infantis no Jardim de Infância [“And from inside the circus, a birdman came out, half a man and half a bird.” Children's Cultures in Kindergarten]
Arguente principal
Maria Manuela de Sampaio Pinto Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 O caso das parcerias sociais entre o governo e organizações do segundo e terceiro setor no âmbito da educação de adultos em Angola: Ensaio de uma epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimento [The case of social partnerships between the government and second and third sector organizations in the context of adult education in Angola: Essay on a situated epistemology of development cooperation]
Arguente principal
Carolina Fátima Babo Mendes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2017 A construção da relação pedagógica em Educação Física: Um estudo de caso [The construction of the pedagogical relationship in Physical Education: A case study]
Arguente principal
Bruno Miguel Soares de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2017 Diversidade e inclusão no Instituto Superior Politécnico: Da caraterização à compreensão das vivências dos estudantes [Diversity and inclusion at the Instituto Superior Politécnico: From characterization to understanding students' experiences]
Arguente
Maria Augusta Cadilha Xavier Gonçalves Manso (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016 Pedagogia Social em Portugal: Sobre o estatuto disciplinar, académico e profissional [Social Pedagogy in Portugal: About disciplinary, academic and professional status]
Arguente principal
Raquel Rodrigues Monteiro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016 Liderança, clima e conflitos na escola [Leadership, climate and conflicts at school]
Arguente principal
Filomena Maria Coelho Pacheco (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Os exames extraordinários como sistema de certificação de competências no Ensino Secundário Geral – Estudo de Caso numa Escola Secundária de Nampula [Extraordinary exams as a system of certification of competences in General Secondary Education - Case Study in a Secondary School in Nampula]
Arguente principal
Jaime Álvaro Natércio Benedito Murambire (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2015 A bioliteracia dos alunos do Ensino Secundário: As decisões políticas e as realidades reveladas [The bioliteracy of secondary school students: Political decisions and revealed realities]
Arguente principal
Maria da Conceição Ferreira Soeiro (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 O Modelo de Educação Desportiva no Ensino do Atletismo: Estudo aplicado no 2º Ciclo do Ensino Básico [The Model of Sports Education in the Teaching of Athletics: Study applied in the 2nd Cycle of Basic Education]
Arguente
José Augusto Rodrigues Pereira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 Risco & Stroke: A experiência do ensino do design gráfico para a construção do indivíduo [Risco & Stroke: The experience of teaching graphic design for the construction of the individual]
Arguente
Maria Raquel Canedo de Sousa Morais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014 A relação pedagógica como um jogar [The pedagogical relationship as playing]
Arguente principal
Clóvis da Silva Brito (Doutoramento)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
2014 Supervisão na Formação em Serviço Social [Supervision in Social Service Training]
Arguente principal
Maria Dorita Pestana Anjo Freitas (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2014 A mulher moçambicana na ocupação de cargos de decisão: Um estudo de caso no âmbito das direcções provinciais de Nampula [Mozambican women in decision-making positions: A case study within the provincial directorates of Nampula]
Arguente principal
Natália Helena da Fonseca Bolacha (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2014 Práticas democráticas na Escola: Um estudo de caso numa Escola Secundária do Norte de Moçambique [Democratic Practices at School: A case study at a Secondary School in Northern Mozambique]
Arguente principal
Pedro Marcelino (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2014 Novos desafios à aprendizagem e autonomia em Matemática {New challenges for learning and autonomy in Mathematics]
Arguente principal
Amélia Orquídea Garcia Gomes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 Avaliação para a aprendizagem: A articulação entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação (Mato Grosso – Brasil) [Assessment for learning: The articulation between Teaching, Learning and Assessment (Mato Grosso - Brazil)]
Arguente principal
Rosenei Bairros de Freitas Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 Educação em Tempo Integral: Resultados e representações de professores de matemática e de alunos do 3º ciclo da rede de ensino de Belo Horizonte [Full-time education: Results and representations of mathematics teachers and students of the 3rd cycle of the Belo Horizonte school network]
Arguente principal
Iracema Campos Cusati (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2013 "Como pensam "elas" a organização das sociedades e o exercício da cidadania? Do desenvolvimento do pensamento político à vivência da cidadania participada em contexto escolar no pré-escolar e ensino básico ["How do" they "think about the organization of societies and the exercise of citizenship? From the development of political thought to the experience of participated citizenship in a school context in pre-school and basic education]
Arguente principal
Teresa Maria e Cruz Morais Silva Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Autoavaliação para a aprendizagem: Um modelo para os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico [Self-assessment for learning: A model for the 2nd and 3rd cycles of Basic Education]
Arguente principal
Margarida Maria Pereira Soares (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 A aprendizagem cooperativa no ensino do inglês: Um estudo experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico [Cooperative learning in teaching English: An experimental study in the 1st Cycle of Basic Education]
Arguente principal
Maria da Conceição dos Santos Nicolau (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Efeitos da formação – O caso de uma ação de formação inserida no Programa de Formação Contínua de Professores em Atendimento Educacional Especializado [Effects of training - The case of a training action included in the Continuing Education Program for Teachers in Specialized Educational Assistance]
Arguente principal
Giovana Rodrigues Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 Uma outra forma de fazer escola: A Voz do Operário da Ajuda [Another way of doing school: The Voice of the Operário da Ajuda]
Arguente principal
Pascal Paulus (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 Desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior: Contributos para a compreensão do desenvolvimento profissional dos docentes que atuam na formação inicial de professores [Professional development of higher education teachers: Contributions to the understanding of the professional development of teachers working in initial teacher education]
Arguente principal
Marta Mateus de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 Assessorias das direções de escolas públicas portuguesas [Advisory services from the directions of Portuguese public schools]
Arguente principal
Manuel Alexandre Alvelos Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2011 O Currículo e a prática pedagógica com recurso ao b-learning no Ensino Superior [The curriculum and pedagogical practice using b-learning in Higher Education]
Arguente principal
Angélica Maria Reis Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 Saberes e construção de identidades profissionais docentes no Ensino Secundário em contexto de globalização: O caso dos/as professores/as de Economia [Knowledge and construction of professional teaching identities in Secondary Education in the context of globalization: The case of Economics teachers]
Arguente principal
Fernando Manuel Ferreira Rodrigues da Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Educação e mediação sociocultural: A emergência de novos papéis sociais na escola [Education and socio-cultural mediation: The emergence of new social roles at school]
Arguente principal
Ana Maria Sousa Neves Vieira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 Gestão de conflitos e prevenção da violência em meio escolar [Conflict management and violence prevention in schools]
Arguente
Elsa Dulce Ferreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2009 Saber ver no desenho: Percepção e representação no ensino do desenho de observação [Knowing how to see in drawing: Perception and representation in the teaching of observation drawing]
Arguente
Maria Raquel Nunes de Almeida e Casal Pelayo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 Competências linguística: Histórias de vida de alunos e necessidades de formação dos docentes [Language skills: Student life stories and teacher training needs]
Arguente principal
Maria Albertina Alexandre Carvalho Capa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2005 Tempo de escola e tempo de vida: Estudo sobre a organização do tempo na Escola Primária [School time and lifetime: Study on the organization of time in Primary School]
Arguente principal
Ana Francisca da Silva Moura (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/09/27 - 2021/09/30 Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brazil)
2021/06/14 - 2021/06/17 CINDU
2020/05/07 - 2020/05/08 Escola Superior de Educação de Bragança

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Reviewer - Filosofia da Educação Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
2017 - Atual Coleção Formação de Professores, publicada pela Editora Appris (Curitiba- BRASIL)
2017 - Atual Boletim Técnico do Senac (2448-1483) Boletim Tecnico do Senac/Senac Journal of Education and Work
2013 - Atual Revista da Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Mato Grosso
2009 - Atual Reviewer - Educação, Sociedade & Culturas CIIE
2006 - Atual Reviewer - Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2018 - 2018 Reviewer - Revista Brasileira de Educação (1413-2478) SciELO
2015 - 2018 Reviewer - Revista da Faculdade de Educação (0102-2555) SciELO
2015 - 2015 Reviewer - REDU Revista de Docencia Universitaria Universitat Politecnica de Valencia
2015 - 2015 Reviewer - American Journal of Sociology Research

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/06/01 - 2024/02/20 Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Portugal President
2018/06/01 - 2024/02/20 Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) Member
2018/05/01 - 2022/06/01 Centre for Education, Research and Innovation (CERI) of OECD Member of Governing Board

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Member of the General Council, appointed by the Secretary of State of Education, Portuguese Government Ministério da Educação, Portugal
2018 - Atual Member of the Governing Board as the Portuguese representative OECD, França
2017/06/01 - Atual Entity responsible for the regulatory system for continuing teacher education in Portugal
Presidente / Vice-presidente
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2017 - Atual Member of the advisory team to the National Curricular and Organisational Flexibility and Autonomy Programme, a key pilot-experience being developed in 230 schools´ clusters across the country Ministério da Educação, Portugal
2006 - 2008 President Movimento da Escola Moderna (MEM) / Modern School Movement, Portugal
Distinções

Outra distinção

2012 Menção Honrosa