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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JAELSON Bitran Trindade

Nomes de citação

  • TRINDADE, Jaelson Bitran

Identificadores de autor

Ciência ID
9216-37A5-4F78
Google Scholar ID
0000-0003-4766-4667

Endereços de correio eletrónico

  • jaelsont@yahoo.com.br (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia - História

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1994 - 2002/11/29
Concluído
História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) (Doctor)
Especialização em História Social e da Cultura
Universidade de São Paulo Departamento de História, Brasil
"A produção de arquitetura nas Minas Gerais na província do Brasil " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
1974 - 1976
Concluído
História (Licence)
Especialização em Pedagogia
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
1971 - 1976
Concluído
História (Bachelor)
Universidade de São Paulo Departamento de História, Brasil
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1970/05/02 - 2019/05/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Ministério da Cultura, Brasil
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Ministério da Cultura, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2005/04/02 - 2005/07/01 La doble águila barroca de la mundialidad: el plan de un imperio de la Iglesia en las "cuatro partes del mundo”
FCES 2005 ICI
Investigador
Fundación Carolina, Espanha
Fundación Carolina
Concluído
1997/03 - 1999/04 A prática artística no modo de existência luso-brasileiro. A arte e o artista no século XVIII, em Portugal e no Brasil.
CAPES PEE 1997
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação, Brasil
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação
Concluído
1997/03 - 1997/08 As Artes no Brasil-Colônia e suas Relações com a Região Norte de Portugal. Fontes para o seu Estudo.
CJCUSP 1997 FFLCH1500
Investigador responsável
Universidade de São Paulo - Cátedra Jaime Cortesão e Instituto Camões, Portugal, Brasil
Concluído
1995/03 - 1997/02 A Prática Artística no Modo de Existência Colonial.
CAPES DS 1995
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de São Paulo Departamento de História, Brasil
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
1992/02 - 1992/11 A Aldeia de São João Batista de Peruíbe - Projeto Ruínas do Abarebebê, aldeamento missionário
MAE 1992 SJBP1765
Investigador responsável
Universidade de São Paulo Museu de Arqueologia e Etnologia, Brasil
Concluído
1977 - 1978 Diagnóstico Geral da Cidade de Itu para Implantação de um Programa de Ação Cultural.
Investigador responsável
Concluído
1972/03 - 1972/12 Levantamento métrico-arquitetônico e histórico da cidade de São Luís do Paraitinga - SP.
Investigador
Escritório de Arquitetura - Massaioshi Kamimura, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
1976 - 1977 Museu da Baixada Santista e Arquivo Histórico Regional
CPHSP MBS 1976
Investigador responsável
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. TRINDADE, Jaelson Bitran. "Demografia de povoamento: São Paulo, 1532-1900, um território em construção .", BHD – Boletim de História Demográfica., 2006, https://doczz.com.br/doc/105240/bhd-40---n%C3%BAcleo-de-estudos-em-hist%C3%B3ria-demogr%C3%A1fica..
Artigo em revista
  1. Trindade, Jaelson Bitran. "Luís Saia, arquiteto (1911-1975): a descoberta, estudo e restauro das “moradas paulistas”". Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo 18-19 (2014): 123-169. https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/117005.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.1984-4506.v0i18-19p123-169
  2. "Patrimônio e História: a abordagem territorial.". Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 34 (2012): 302-335. http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Numero%2034.pdf.
    Acesso aberto
  3. Trindade, Jaelson Bitran. "O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade". Anais do Museu Paulista 18 2 (2010): 11-91. https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5533.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0101-47142010000200002
  4. "Nas encruzilhadas da arte: o pintor Barradas, de Lisboa (1747)". Museu Revista do Círculo Dr. José de Figueiredo IV Série 07 (1998): 107-135.
    Publicado
  5. TRINDADE, Jaelson Bitran; CASTAGNA, Paulo Augusto. "Música Pré-Barroca Luso-Americana: o Grupo de Mogi das Cruzes". Data Revista Del Instituto de Estudios Andinos y Amazónicos (1997): 309-336.
    Publicado
  6. "As Zonas Velhas de S. Paulo e seu Patrimônio Artístico". Barroco Revista do Centro de Pesquisas do Barroco Mineiro - Número Especial - II Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte 17 (1997): 121-125.
    Publicado
  7. "Piedade Lusitana - sobre a imprensa e o poder". Revista Brasileira de História 16 (1996): 143-164.
    Publicado
  8. TRINDADE, Jaelson Bitran. "Arte e Sociedade: o Barroco no Brasil". BARROCO Revista do Centro de Pesquisas do Barroco Mineiro Número Especial II Congresso do Barroco no Brasil - Arquitetura e Artes Plásticas 15 (1992): 365-367.
  9. TRINDADE, Jaelson Bitran; ANTUNES, Gilson; JARDIM, J. M; DREIFUSS, R. A.. "Mesa-Redonda: Acervos Arquivísticos". Revista do o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 22 (1987): 171-185.
    Acesso aberto • Publicado
  10. "Músca Colonial Paulista: o Grupo de Mogi das Cruzes". Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 20 (1984): 171-185.
    Acesso aberto • Publicado
  11. TRINDADE, Jaelson Bitran; CERQUEIRA, Carlos G. F.. "Ante-Projeto Memória Social Paulista". Revista de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP LX (1977): 229-252. https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/75693.
    Acesso aberto
  12. TRINDADE, Jaelson Bitran; PACHECO, Carlos; BERARDI JR, E.. "Notícia de uma pesquisa realizada no Museu da Inconfidência em Ouro Preto sobre fontes primárias.]". Revista de História da FFLCH - Universidade de São Paulo LI (1974): 263-269. https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/132142.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. "Iconografia em suspeição: a destituição de S. Gregório Magno na decoração da Igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz, em Ouro Preto". 56-80. Campinas SP, Brasil: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2019.
    Publicado
  2. "O patrimônio cultural da imigração japonesa em São Paulo: testemunhos espaciais". In Imigração Japonesa no Brasil. Trajetória, Imaginário e Memória, 525-563. SAO PAULO, Brasil: EDUSP Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
    Publicado
  3. TRINDADE, Jaelson Bitran; CASTAGNA, Paulo Augusto. "Chapelmasters and musical practice in Brazilian cities in the eighteenth century". In Music and Urban Society in Colonial Latin America, 132-150. Cambridge UK: : Cambridge University Press,, 2010.
    Publicado
  4. "Portugueses em Santos (SP) - 1890-1930: cultura arquitetônica e estratégias espaciais". In Deslocamentos & histórias: os Portugueses, 303-320. Bauru SP, Brasil: EDUSC Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2008.
    Publicado
  5. TRINDADE, Jaelson Bitran. "O açúcar, a cidade e a política: os manifestos “ituanos”, 1822 e 1842". In Actas do IV Seminário Internacional de História do Açúcar – Preços, Medidas e Fiscalidades / Cidades do Açúcar,, 463-504. Funchal Madeira, Portugal: CEHA - Centro e Estudos de História do Atlântico, 2006.
  6. "Patrimônio musical do Brasil: os acervos arquivísticos". In Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica, 221-261. Juiz de Fora MG, Brasil: Centro Cultural Pró-Música, 2006.
    Publicado
  7. "Embu-Mirim: arte na Aldeia". In Atas do I Encontro de História da Arte - Revisão historiográfica: o estado da questão, 48-57. Campinas SP, Brasil: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2005.
    Publicado
  8. "A talha da época de Pedro II de Portugal: porta do céu para a conversão universal". 311-330. Rio de Janeiro, Brasil: CBHA, PUC-RJ, UERJ,/UFRJ, 2004.
    Publicado
  9. "Samba dos Antepassados: música e religião entre escravos". In Atas do IV Encontro de Musicologia Histórica, 221-261. Juiz de Fora MG Rio de Janeiro, Brasil: Pró-Música e Fundação Biblioteca Nacional, 2002.
    Publicado
  10. "Vieira, o Império e a Arte: emblemática e ornamentação barroca". In Barroco Iberoamericano - Territorio, Arte, Espacio y Sociedad. Actas del III Congreso Internacional del Barroco Iberoamericano, 285-301. Sevilla, Espanha: Editora Giralda / Universidad Pablo de Olavide, 2001.
    Publicado
  11. TRINDADE, Jaelson Bitran. "Debret pitoresco ou o roteiro do Sul". 89-107. Rio de Janeiro, Brasil: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.
    Publicado
  12. TRINDADE, Jaelson Bitran. "Corporação e as Artes Plásticas: o Pintor, de Artesão a Artista". In Pinacoteca do Estado - Um olhar crítico sobre o acervo do século XIX: reflexões iconográficas - memória., 246-269. SAO PAULO SP, Brasil: Pinacoteca do Estado de São Paulo., 1994.
    Publicado
  13. "A Corporação e as Artes Plásticas: o Pintor, de Artesão a Artista". 06-27. SAO PAULO SP, Brasil: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1994.
    Publicado
  14. "Arte Colonial: Corporação e Escravidão". In A Mão Afro-Brasileira: significado da contribuição artística e histórica, 118-130. SAO PAULO SP, Brasil: TENENGE/Fundação Emilio Odebrecht, 1988.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Luís Saia: Memória e Política. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília DF, 2014.
  2. O olhar e o ficar. A busca do Paraíso. 170 anos de imigração dos povos de língua alemã.. Museu da Imigração / Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1994.
  3. TRINDADE, Jaelson Bitran; GIOBELLINA BRUMANA, Fernando Org; GONZÁLEZ MARTÍNEZ, Elda; PAULA, Joaquim Carlos de. Espacios de la Religiosidad Popular. ICI - Instituto de Cooperación Iberoamericana, 1989.
Livro
  1. Tropeiros (estudo de formação regional). SAO PAULO, Brasil: Editora Editoração. 1992.
    Publicado
  2. TRINDADE, Jaelson Bitran; SAIA,Luís. São Luis do Paraitinga - levantamento métrico-arquitetônico e fotográfico, e estudos da formação de uma cidade tradicional paulista. SAO PAULO, Brasil: CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. 1977.
    Publicado
Relatório
  1. 2010. São Luiz do Paraitinga, uma cidade do urbanismo ilustrado. Estudo para o tombamento como monumento nacional do conjunto urbano-arquitetônico e paisagístico de São Luiz do Paraitinga. https://www.academia.edu/12125238/S%C3%A3o_Luiz_do_Paraitinga_uma_cidade_do_urbanismo_ilustrado.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/08 Águia do Império de Cristo no Mundo Todo: A Companhia de Jesus e a “Conversão Universal” – Aldeias, Colégios e Fazendas. Conferência.
Companhia de Jesus do Brasil / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (Serra - ES, Brasil)
2017 Patrimônio Cultural: Memória, História e Política. Conferência em Mesa-Redonda. XXI Semana de História Mesa Redonda - Usos públicos e políticos da História e o papel do historiador.
Universidade Paulista Julio de Mesquita - Campus de Franca, São Paulo. (Franca - SP, Brasil)
2014/10/24 • Arquitetura e Paisagem – reconstituições, restaurações: o Sítio de Santo Antônio de Boiprossugava. Conferência. Mesa-Redonda Restauro e técnicas de intervenção construtiva.
Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio do Brasil (CICOP-Brasil) e organizado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fil (Bauru - SP, Brasil)
2013/10 A morada paulista: construções em terra, com alpendres e corredores e assoalhos. Conferência. Mesa-Redonda. I Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira .
Universidade Federal do Espírito Santo - ES (Vitória - ES, Brasil)
2013 O Projeto universal jesuíta. Conferência. Mesa-Redonda "Missões Revisitadas" 2° FHist - Festival de História de Diamantina
Prefeitura Municipal de Diamantina / Instituto do Patrimônio HIstórico e Artístico Nacional , Ministério da Cultura (Diamantina - MG, Brasil)
2012/08 A Companhia de Jesus e o projeto imperial eclesiástico do barroco no século XVIII: a ação dos Padres Malagrida e Padre Charlevoix e o símbolo da dupla águia. Colóquio Internacional Messianismo, Milenarismo e Profecia no Mundo Ibérico séculos XV-XVIII . Conferência. Mesa-Redonda.
Universidade Federal de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em História / Universidade Federal do Rioi de Janeiro / Cátedra Jaime Cortesão da Universidade de São Paulo (SAO PAULO, Brasil)
2009 Bens culturais: o saber histórico e a coletividade. Comunicação. XXV Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História (ANPUH)
Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil)
2008 “Um mundo apenas não é suficiente”: Charlevoix e Malagrida e o “projeto universal” dos Jesuítas no limiar de seu 3° século / “Une seul monde ne suffit pas”: Charlevoix e Malagrida et le projet universel des Jésuites à l’aube de leur troisième siècle. 133ème Congrès national des sociétés historiques et scientifiques de France - Migrations, transferts et échanges de part et d'autre de l'Atlantique
Université du Québec / CTHS - Comité des Travaux Historiques et Scientifiques - École National des Chartes (Québec, Canadá)
1995 Embú Mirim: Arte na Aldeia (o acervo artístico da antiga aldeia jesuítica de N. Sr.a do Rosário do Embú-SP). Comunicação. III Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte
Universidade de Évora / Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (Cáceres) (Évora, Portugal)
1990 Prática Artística no Modo de Existência Colonial: Modelos e Vias. Comunicação. I Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte.
Universidade de Coimbra - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras (Coimbra, Portugal)
1989 Arte e Sociedade: o Barroco no Brasil. Comunicação. II Congresso do Barroco no Brasil: Arquitetura e Artes Plásticas. Arte e Sociedade: o Barroco no Brasil
Revista Barroco / Ministério da Cultura/SPHAN/Pró-Memória, (Ouro PreMG, Brasil)