Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elsa Canelo
Nomes de citação
- Canelo, Elsa
- Canelo, E.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9319-28C9-C983
Moradas
- Rua Reis Pinto Nº 8 B - ALTA DE LISBOA, 1750-400 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/09 - 2020/06/12
Concluído
|
Ecologia Humana (Doutoramento)
Especialização em Leitura Assistida por Animais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Uso da Terapia Assistida Por Animais na Superação de Dificuldades de Leitura em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em
Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom com Distinção |
2015/03/26
Concluído
|
Da Oralidade à Escrita: Percursos Pedagógicos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Especialização em Ensino
Ministério da Educação e Cultura, Portugal
Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Portugal Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, Portugal |
|
2009/09/07
Concluído
|
Formação Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Formação Continua de Professores (Outros)
Especialização em Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
2008/09/29
Concluído
|
Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB- 1º Ano (Outros)
Especialização em Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
2004/10/28
Concluído
|
Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (Mestrado)
Especialização em Ciências Sociais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Conservação da Biodiversidade: O Caso do Lince-Ibérico nas Serras da Malcata e Gata" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000
Concluído
|
Professores do Ensino Básico, variante de Português e Francês (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Associação Portuguesa de Neurofibromatose (APNF), Portugal |
Ministério da Educação e Cultura, Portugal | ||
1999 - 2021/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - 2022 | Read4Succeed (2019-2020) Improving migrant, refugee and from deprived neighborhood children reading skills through an Animal
Assisted Reading program
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/06/24 | Leitura Assistida por Cães (Cães&Livros - R.E.A.D. Portugal) com crianças com Neurofibromatose: relatos de um Projeto |
Instituto superior de Educação e Ciências - ISEC, Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2018/07/08 | Affiliation with nature: learning to read with dogs in the school ecosystem in Portugal | XXIII International Conference of the Society for Human Ecology (SHE)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/30 | Plantas, Sementes e Germinação | 1º Encontro do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/10/28 - 2018/10/29 | Especialistas, portugueses e espanhóis, reuniram-se para debater o tema - Intervenções Assistidas por Animais: o animal como
parte integrante de diversas intervenções em áreas como a saúde e educação, em que a presença do mesmo é um facilitador para
atingir resultados positivos. O recurso a Intervenções Assistidas por Animais (IAA) é cada vez maior e, por esse motivo, vários
técnicos, especificamente psicólogos, professores e médicos, treinadores debateram a aplicação deste tipo de intervenções
em diversos casos.
Conferência
|
2ª Conferência Internacional de Intervenções Assistidas por Animais
Centro Cultural de Cascais, Portugal
|
2008/06/30 - 2008/06/30 | Realizou-se um balanço sobre a importância da educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade orientada por ideais
humanistas que integram os saberes científicos na cultura. Destacaram-se as finalidades da educação em
Ciências para todas as crianças, com particular ênfase na promoção da literacia científica própria deste nível etário.
Encontro
|
1º Encontro do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2005/05/19 - 2005/05/19 | A visão holística da Saúde remete para a gestão autárquica uma responsabilidade acrescida ao nível do Planeamento urbanístico,
Intervenção social, Politica educativa, Gestão ambiental e Cooperação na política de Saúde Pública.
Encontro
|
Encontro “Cidade, Ambiente e Saúde”
Câmara Municipal da Amadora, Portugal
Serviço de Saúde Pública, Portugal |
2004/10/08 - 2004/10/08 | This project aimed to demonstrate the potential benefits from game and biodiversity resulting from the use of game crops as
a management option.
Seminário
|
Seminário “Gestão de habitat para a fauna em meio agro-florestal”
Universidade de Lisboa Centro de Ecologia Aplicada Prof Baeta Neves, Portugal
|
2002/11/27 - 2002/11/27 | A importância das relações e da cooperação entre as famílias e as escolas como fator fundamental para a promoção do sucesso
escolar das crianças.
Seminário
|
Seminário "Pais e escola- parceria para o sucesso"
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
|
2001/12/10 - 2001/12/10 | A importância de conhecer e respeitar as diferentes culturas das minorias étnicas que constituem o tecido social do concelho
da Amadora é crucial para a sua integração. Neste workshop, alunos da Escola Intercultural da Amadora apresentaram costumes,
tradições e gastronomia da sua cultura.
Oficina (workshop)
|
Cabo Verde: Cultura e Tradições
Pelouro das Minorias Étnicas e Comunidades Imigrantes , Portugal
Câmara Municipal da Amadora, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | TRADUÇÃO DO WHITE PAPER DA IAHAIO O White Paper é um documento e uma comunicação oficial da IAHAIO e seu idioma oficial é o inglês. A versão em português foi traduzida por ABRE – Associação Brasileira de Reabilitação Equestre e pelo Médico Veterinário John Gilbert Banfield, a Srª Elsa Canelo (Ph.D.) revisou a tradução e a IAHAIO autorizou a tradução. Se houver uma controvérsia sobre o conteúdo da tradução, redação etc., a versão original em inglês serve como referência principal. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/09/23 - Atual | Child-Animal Interaction Research Network: CAIRN (School of Health in Social Sciences - University of Edinburgh) CAIRN brings together academic researchers from different universities who are actively investigating relationships between children and animals. |