???global.info.a_carregar???
Maria Coutinho, enquanto dava seguimento à sua formação académica de base (Licenciatura Estudos Portugueses e Lusófonos, FCSH-NOVA) desenvolveu um primeiro caminho profissional no âmbito da educação e intervenção social onde implementou e coordenou inúmeros projectos educativos e actividades formativas para públicos infanto-juvenis em articulação com Escolas, Câmaras Municipais, Museus e outros parceiros e, mais tarde, conteúdos e programas pedagógicos. Assinala-se uma viragem neste percurso aquando da conclusão da referida Licenciatura e do crescente compromisso com actividades académicas, como projectos de investigação em Literatura, ou como o desafio de redesenhar e desenvolver uma revista científica como a Medievalista (funções que desempenhará até 2018), à data sob a Direcção de José Mattoso. É neste período, operando deliberadamente sobre o interesse de fazer dialogar a Literatura com as Artes, que opta por dar seguimento à formação académica, agora em História da Arte (Pós-Graduação em História da Arte FCSH-NOVA). A sua investigação, numa primeira fase centrada em artistas contemporâneos (Ana Hatherly, Ilda David’, João Pedro Proença, João Vieira, entre outros), cedo ganhou corpo como uma reflexão mais ampla que visava debater ideias identitárias disciplinares e historiográficas sobre Imagem | Artes Visuais e Literatura, designadamente por via poesia visual medieval, acabando por posicionar-se num plano mais teórico ou propositivo – sem, porém, perder de vista a importância de um exaustivo labor sobre fontes históricas, manuscritas e impressas. Naquela articulação exigente, mas fecunda, entre a teoria, crítica, historiografia contemporâneas e a arte medieval, sustentou-se também a co-organização de outras iniciativas como cursos, seminários, workshops, desta feita enquadrados no Instituto de História da Arte (FCSH-NOVA), ou ainda no ELAB (Laboratório de Estudos Avançados, FCSH-NOVA) onde, de resto, Maria Coutinho participou activamente nos grupos de trabalho, fóruns de pesquisa ou mesmo no desenho de ações científicas. Concluído o Doutoramento segue-se o convite para desempenhar funções no Arquivo de História Social no ICS, em 2017. Esta experiência profissional, para além da investigação e classificação de material de arquivo, integrará mais tarde tarefas específicas de bibliometria e biblioteconomia. Em 2019 assume funções como Professora Auxiliar Convidada na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, estruturando uma, até aqui, experiência de docência avulsa. Neste contexto assumiu responsabilidades de ensino de diversas UCs em História da Arte, Teoria da Arte e Metodologias artísticas e é neste eixo de convergência se enquadram as orientações ou co-orientações de projectos de investigação em áreas múltiplas. Também na Escola das Artes e CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) assume a participação em órgãos de gestão, coordenação ou representação (designadamente a Vice-Direcção do Centro de Investigação), que têm permitido trabalhar activamente na missão Escola das Artes e no desenvolvimento estratégico do CITAR.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Coutinho

Nomes de citação

  • Coutinho, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
9412-BED4-1678
ORCID iD
0000-0002-0410-8225

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Doutoramento em História da Arte - Teoria da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Carmina Figurata e a teoria da imagem carolíngea. Contributos para uma reflexão sobre a relação texto-imagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2015 - 2015
Concluído
Horizonte 2020 - Preparação de propostas em colaboração (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Open Access | Acesso Aberto ao conhecimento científico (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/10 - 2011/10
Concluído
Stage de initiation au manuscrit medieval et au livre humaniste (Outros)
Especialização em Estudo de manuscritos medievais e modernos
Institut de Recherche et d'Histoire des Textes, França
2010 - 2010
Frequentou
Spring School Myths, Nation-Building, Political Identities (Outros)
Especialização em História política
Universitat Siegen Fachbereich 1 Sozialwissenschaften Philosophie Theologie Geschichte Geographie, Alemanha
2010
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Teoria da Arte
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Carmina Figurata e a teoria da imagem carolíngia. Contributos para uma reflexão sobre a relação texto-imagem." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009
Concluído
Pós Graduação em História da Arte, especialização em História da Arte Medieval (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Verbo e Imagem. Para um estudo da iluminura nos Manuscritos Bíblicos dos séculos XI e XII em fundos portugueses." (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2007
Concluído
Estudos Portugueses e Lusófonos (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Não se aplica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/04/01 - 2017/05/01 Investigador visitante (Investigação) The Robert Anderson Research Trust, Reino Unido
2015/02 - 2015/03 Investigador visitante (Investigação) Casa de Velázquez, Espanha
2010/01/01 - 2014/01/01 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019/09/01 - 2023/09/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 - 2022 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01/01 - 2007/12/31 Formação de ciência experimental e animação científica para crianças e jovens Ciência Divertida©, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Palmeirão, Joana; Coutinho, Maria; Vieira, Eduarda; Ferreira, Teresa. ""Corpi santi" in Portugal. An overview". Trabalho apresentado em Reliquiarium: Relíquias em projecto / Relics in project, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Palmeirão, Joana; Nunes, Margarida; Manhita, Ana; Coutinho, Maria; Vieira, Eduarda ; Ferreira, Teresa; Joana Palmeirão; et al. Autor correspondente: Palmeirão, Joana. "Material characterization of an 18th-century Roman martyr' reliquary: the case study of Saint Fortunato". Trabalho apresentado em RelicS 2021 - 1st International Conference on Relic Studies, Porto, 2021.
    Submetido
Artigo em revista
  1. Coutinho, Vânia Maria; Instituto de Estudos Medievais (IEM). "Comentário aos Livros de Reis, de Rábano Mauro". (2015): http://www.revistainvenire.pt/revista/especial-1#invenire/19.
  2. Coutinho, Maria. "De computo de Rábano Mauro. O texto e as iluminuras do Santa Cruz 8 e do Alc. 426". Medievalista online 15 (2014): http://dx.doi.org/10.4000/medievalista.301.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/medievalista.301
Capítulo de livro
  1. Coutinho, Maria. "Dispositivos visuais, ordenação e memorização. Breve comentário às iniciais, diagramas e ao loquela digitorum dos Alc. 424 a 426". In Luz, cor e ouro: Estudos sobre manuscritos iluminados, editado por Barreira, Catarina, 65-88. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2016.
    Publicado
  2. Coutinho, Maria. "Panofsky e a tradição da Bildwissenschaft, para lá do cerco ao método iconológico". In Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França - Sessões Simultâneas 2012 (2.ª edição revista e aumentada). Portugal: Atena Editora, 2014.
    Publicado
  3. Coutinho, Maria. "Fundo, Linha, Figura. A literatura e a imagem em Ilda David’". In Mulheres Pintoras em Portugal. De Josefa de Óbidos a Paula Rego, editado por Leandro, Sandra; Silva, Raquel Henriques da, 198-217. Lisboa, Portugal: Esfera dos Livros, 2013.
    Publicado
  4. Coutinho, Maria. "The alleged defence of 'scriptura' by Hrabanus Maurus. A visual apologia in honor of the holy cross". In Perspectives Contemporaines sur le Monde Medieval, 387-392. Pitesti, Roménia: Centrul de Studii Medievale sj Premoderne, 2011.
    Publicado
  5. Coutinho, Maria. "José Dominguez Alvarez". In 100 Obras da Colecção do CAM, 39-39. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
    Publicado
  6. Coutinho, Maria. "João Vieira". In 100 Obras da Colecção do CAM, 106-106. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Oliveira, Luís Filipe; Fontes, João Luís; Costa, Adelaide; Miranda, Adelaide; Sousa, Bernardo Vasconcelos e ; Fernandes, Isabel Cristina; Isabel Barros Dias; et al. "Medievalista 32". Medievalista 32 (2022): http://dx.doi.org/10.4000/medievalista.5614.
    Publicado • 10.4000/medievalista.5614
Livro
  1. Leandro, Sandra; Silva, Raquel Henriques da; Serrão, Vítor; Arruda, Luísa; Ortigão, Maria João; Ferreira, Emília; Conde, Idalina; et al. Mulheres Pintoras em Portugal: de Josefa d'Óbidos a Paula Rego. Portugal: Esfera do Caos. 2013.
Poster em conferência
  1. Palmeirão, Joana; Nunes, Margarida; Manhita, Ana; Coutinho, Maria; Vieira, Eduarda ; Ferreira, Teresa. "The ceroplastic simulacra of Vitoria, Leonora and Martian". Trabalho apresentado em TECHNART 2023, 2023.
  2. Palmeirão, Joana; Nunes, Margarida; Manhita, Ana; Coutinho, Maria; Vieira, Eduarda ; Ferreira, Teresa. Autor correspondente: Ferreira, Teresa. "The early Christian martyrs Martian, Victory and Leonora. Studies on three ceroplastic reliquaries from Portugal". Trabalho apresentado em InArt 2022: 5th International Conference on Innovation in Art Research and Technology, 2022.
  3. Joana Palmeirão; Margarida Nunes; Ana Manhita; Maria Coutinho; Eduarda Vieira; Teresa Ferreira. "The early Christian Martyrs Martian, Victory and Leonora". 2022.
Recurso online
  1. Coutinho, Maria. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/155. 2017. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/155.
    https://doi.org/10.4000/medievalista.1393
  2. Coutinho, Maria. Conhecer Manuscritos iluminados da Biblioteca da Ajuda. 2016. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/194.
    https://doi.org/10.4000/medievalista.1040
  3. Coutinho, Maria. “Base de dados das cantigas medievais galego-portuguesas (Projecto "Littera")”. 2012. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/299.
    https://doi.org/10.4000/medievalista.852
  4. Coutinho, Maria. Seminário de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar". 2011. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/search/index?query=maria+coutinho&dateFromYear=&dateFromMonth=&dateFromDay=&dateToYear=&dateToMonth=&dateToDay=&authors=.
    https://doi.org/10.4000/medievalista.237
  5. Coutinho, Maria. Luciana Stegagno Picchio, tributo a uma Medievalista. 2009. https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/357.
Resumo em conferência
  1. Palmeirão, Joana; Nunes, Margarida; Manhita, Ana; Coutinho, Maria; Vieira, Eduarda ; Ferreira, Teresa. "The ceroplastic simulacra of Vitoria, Eleonora and Martian". Trabalho apresentado em TECHNART 2023 International conference on analytical techniques in art and cultural heritage, Lisboa, 2023.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Coutinho, Maria. "Book review: Perrin, Michel Jean-Louis – L’iconographie de la Gloire à la sainte croix de Raban Maur". Revisão de L’iconographie de la Gloire à la sainte croix de Raban Maur 11, (2014): 362-365.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Coutinho, Maria. "Carmina figurata e a teoria da imagem carolíngia". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2016. https://run.unl.pt/handle/10362/19090.

Outros

Outra produção
  1. Editorial. v14 n1. 2022. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f9b63cb2-cc2c-4d9f-b2f6-72907d53e3be.
    10.34632/jsta.2022.11465
  2. Editorial. 2022. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/a8dbc07f-2de8-4b71-aef5-6117ca436c3e.
    10.34632/jsta.2022.11686
  3. Editorial. v13 n3. 2021. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/03410757-97fc-413e-8b3e-f1be99501c9d.
    10.34632/jsta.2021.11083
  4. Editorial. v13 n2. 2021. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c17d04fe-0f61-4259-abad-9949351bf4c8.
    10.34632/jsta.2021.10111
  5. Editorial. v13n1. 2021. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Natálio; João Pedro Amorim. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/392d0250-82e3-4e0d-8b3b-80e59971b1f0.
    10.34632/jsta.2021.9981
  6. Salò e a potência da (não)recursividade histórica. Texto de sala. In: Cineclube da Escola das Artes. Projecção de Salò o le 120 giornate di Sodoma, de Pier Paolo Pasolini, inserido no ciclo “Uma Questão de Moralidade”, curado por Miguel Mesquita. 2021. Coutinho, Maria.
  7. Azul. Texto curatorial da exposição Da Cor / Das Cores. Azul a Cor que sonha. CITAR, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.. 2021. Coutinho, Maria.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Carmina figurata in motion: the (acrothelestics and) figurative poems of the Codex Vigilanus Medieval Europe in Motion 2015 - Medieval manuscripts in motion
Biblioteca Nacional de Portugal | IEM NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
2014 História da arte medieval: notas sobre as voltas do 'pictorial turn' Seminário Aberto Como falar de História Cultural e das Mentalidades no séc. XXI | Homenagem a Jacques Le Goff
IEM NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
2013 In honorem sanctae crucis beyond the visible 5th European Congress of Medieval Studies. Secrets and Discovery in the Middle Ages
FIDEM (Federation of Institutes for Medieval Studies) (Porto, Portugal)
2012/11/24 Panofsky e a tradição da Bildwissenschaft; para lá do fechamento na iconografia IV Congresso Internacional de História da Arte Portuguesa. Homenagem a José Augusto França
Associação Portuguesa de Historiadores da Arte | Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2011/12/04 The alleged defense of scriptura by Rabanus Maurus. A visual apologia confirming the norms of Nicea International Colloquium: Contemporary Perspectives on medieval world.
Universitatea din Pite¿ti (Pitesti, Roménia)
2011 Studies in Medieval Art, Music and Literature | Historiography on Medieval Portugal (c.1950-2010) 42nd meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies
Instituto de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
2009/06/26 A dinâmica texto-imagem em Ilda David Antes e depois de Paula Rego: mulheres pintoras em Portugal
Centro Cultural de Cascais (Cascais, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01/10 - Atual Representações animistas na fotografia japonesa: Masahisa Fukase e Nobuyoshi Araki
Orientador
Mestrado em Fotografia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2024/01/10 - Atual In Vivo
Orientador
Mestrado em Fotografia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/12/19 - Atual Estudo e tratamento do livro História Geral de Ethiopia a alta de Balthazar Telles de 1660
Orientador
Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022 - Atual As jóias de Marta ortigão.
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021 - Atual Itã: A representação e a representatividade decolonial feminina da Amazônia contemporânea no audiovisual.
Orientador
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022 - 2024/01/09 Circunscrição de um Anti-Cinema.
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022 - 2023/12/20 #Women_Life_Freedom.
Coorientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023 - 2023 Ficção diante da invisibilidade: mundos possíveis, indução e representação na arte sonora.
Orientador
Mestrado em Som e Imagem, New Media Art (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022 - 2023 A tomada de decisão perante um ato de vandalismo: confronto entre os valores históricos e estéticos na intervenção de conservação-restauro do retrato de D. Maria Ermelinda Vianna.
Coorientador
Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 - 2023 SIMULACRA CORPORUM SANCTORUM MARTYRUM. ESTUDO DE UM PATRIMÓNIO EM RISCO E ESTRATÉGIAS PARA A SUA VALORIZAÇÃO E SALVAGUARDA
Coorientador
Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020 - 2022 Dissected Beauty: A Estética do Kitsch e a sua inscrição no corpo e no espaço.
Orientador
Mestrado em Fotografia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020 - 2021 Função-Monstro e o cinema
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 International Conference: Explorations on Sound and New Media Art Conference. https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/art-center/conferences/explorations-sound-and-new-media-art-conference (2023/11/09 - 2023/11/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022 - 2022 Conferência internacional: Spring Seminar. Traumatic Landscapes https://m.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/spring-seminar-2022-traumatic-landscapes (2022/05/04 - 2022/05/06)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022 - 2022 Ink & Motion #1 ¿ International Conference on Animation and Comics. https://m.porto.ucp.pt/pt/inkandmotion (2022/03/23 - 2022/03/25)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2021 - 2021 [e]motion ¿ I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts. https://m.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/emotion-i-graduate-conference-science-and-technology-arts (2021/12/09 - 2021/12/11)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2020 - 2021 RelicS 2021 - 1st International Conference on Relic Studies. https://www.ucp.pt/node/34451 (2021/11/24 - 2021/11/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2020 - 2020 International Seminar: Art Under Political Order. https://m.porto.ucp.pt/pt/artunderpoliticalorder (2020/02/14 - 2020/02/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2016 - 2016 A Imagem e a Comunicação com o Sagrado na Idade Média: Alejandro García Avilez Som, Visibilidade e Imagem na Idade Média: Jessica Barker (2016/05/05 - 2016/05/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Conferência internacional: "10 Anos da Medievalista: As Revistas de Ciências Sociais e os seus Desafios (2015/09/25 - 2015/09/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
2015 - 2015 Conferência aberta: "O fundo da Biblioteca da Ajuda: novos caminhos para a investigação". Org. Coutinho, M., Ribeiro, L., Binnebeke, X. e Direcção Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda. FCSH-NOVA (2015/10/16 - 2015/10/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
2015 - 2015 Workshop, concerto e visita guiada à exposição: "Conhecer os Manuscritos iluminados da Biblioteca da Ajuda. Org. Coutinho, M., Ribeiro, L., Binnebeke, X., e Dir. Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda. (2015/09/26 - 2015/09/26)
Concerto (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
2014 - 2014 Seminário: A Bíblia Românica da Ajuda: o manuscrito e o seu percurso (2014/10/28 - 2014/10/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
2014 - 2014 Curso intensivo: "Seminários de Primavera 1: Curso de perspectivas de Teoria, Crítica e História da Arte". Org. Coutinho, Maria; Leal, Joana Cunha; Almeida, Emília Pinto de; Rodrigues, André da Silveira; Nunes, Sofia. CEEAA, Escola Superior Artística do Porto, | Instituto de História da Arte, FCSH-NOVA. (2014/03/28 - 2014/03/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
2013 - 2013 Curso de Verão: "Palavra – Imagem: contributos para uma investigação crítica III. Poesia e outras Artes". Org. Coutinho, Maria; Marques, Elisabete; Miranda, Rita; Campino, Sara; Almeida, Emília Pinto de. ELAB, Laboratório de Estudos Literários Avançados, FCSH-NOVA. (2013/07/18 - 2013/07/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Curso de Verão: "Palavra – Imagem: contributos para uma investigação crítica II. Possibilidades Ekfrásticas". Org. Coutinho, Maria; Marques, Elisabete; Miranda, Rita; Campino, Sara; Almeida, Emília Pinto de. ELAB, Laboratório de Estudos Literários Avançados, FCSH-NOVA. (2012/07/19 - 2012/07/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Curso de Verão: "Para uma análise crítica do uso do tempo na história da arte". Org. Coutinho, Maria; Leal, Joana Cunha; Almeida, Emília Pinto de; Rodrigues, André da Silveira; Nunes, Sofia. Instituto de História da Arte. FCSH-NOVA. (2012/07/02 - 2012/07/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
2011 - 2011 Curso de Verão: "Palavra – Imagem: contributos para uma investigação crítica". Org. Coutinho, Maria; Marques, Elisabete; Miranda, Rita; Campino, Sara; Almeida, Emília Pinto de. ELAB, Laboratório de Estudos Literários Avançados, FCSH-NOVA. (2011/07/18 - 2011/07/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/01/29 - 2022/01/29 Comunicação na mesa-redonda do lançamento da revista Contemporânea # 7. Contemporânea | Galeria Municipal do Porto, Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Mesa-redonda
Lançamento Contemporânea # 7
Revista Contemporânea , Portugal
2022 - 2022 Apresentação e moderação da Aula Aberta de Ulrich Baer (NY University) “Photography as Witness: On some Distinctions between Documentary and Testimonial Images”. In: Programa de Aulas Abertas 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nQJkMDN0nWE
Outro
Programa de Aulas Abertas 2022
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022 - 2022 Apresentação e moderação da Aula Aberta de Luís Camilo Osorio (PUC-Rio) “Da virada antropológica nos anos 1970 à arte indígena contemporânea no Brasil”. In: Programa de Aulas Abertas 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MK2U_TCW1V0
Outro
Programa de Aulas Abertas 2022
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022 - 2022 Apresentação e moderação do workshop com Ariela Aïsha Azoulai (Brown University). In: Porto Summer School on Art & Cinema 4th ed. Brazil: Cross Dynamics of Otherness.
Outro
Porto Summer School on Art & Cinema 4th ed. Brazil: Cross Dynamics of Otherness
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022 - 2022 Apresentação e moderação do workshop com Ass. Kebraku. Porto Summer School on Art & Cinema 4th ed. Brazil: Cross Dynamics of Otherness.
Outro
Porto Summer School on Art & Cinema 4th ed. Brazil: Cross Dynamics of Otherness.
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022 - 2022 Apresentação e moderação do webinar: A Mulher na Arte: porque [ainda] somos um tema? Balona, A., Rebelo, M., Florenzano G. Projecto Participo! Participação Cívica e Política das Mulheres da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Org. Dinis, M. Financiado por meio dos EEA Grants e operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j_9YYQNSn0o
Mesa-redonda
A Mulher na Arte: porque [ainda] somos um tema?
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021 - 2021 Apresentação e moderação da Aula Aberta de Delfim Sardo (FBAUL) “A Ambiência é uma Realidade Material”. In: Programa de Aulas Abertas 2021 | Arte, Pensamento, Som. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sYkBc6nQ_k4
Outro
Programa de Aulas Abertas 2021 | Arte, Pensamento, Som.
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2021 - 2021 Apresentação e moderação da Opening Lecture de Ulrich Baer (NY University) “Haunting Images. Ghostly Photographs in the Age of Global Media”. In: Spring Seminar 2021. Spectrology, Haunting & Ghosts. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zF76mGathDo&t=266s
Outro
Spring Seminar 2021. Spectrology, Haunting & Ghosts
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/29 Paisagem no Cinema Português de Ficção: Projecto Litoral
Presidente do júri
Francisco Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/03/29 O Medieval Contemporãneo: Natureza como fonte primordial
Presidente do júri
Miguel Mesquita (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/02 FEBRE POSTAL
Presidente do júri
Vasco André Ribeiro de Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/02 Assistência de Imagem e Montagem Na Olhar de Ulisses
Presidente do júri
Cristiana Isabel Pacheco Meireles (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023 Para Rosi- Fotografias de memorias
Presidente do júri
Maria Dolores Jaramillo Tapia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022 A história da Conservação e Restauro no Brasil: dos anos 40 aos anos 90
Vogal
May Christina Cunha de Paiva (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11 - 2022/11 International conference Public Art as a Bridge over Troubled Places School of Arts of Universidade Católica Portuguesa
2021 - 2021 Sculpt 2021 - Shaping Genealogies School of Arts of Universidade Católica Portuguesa (online)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2023 Bolsas de Investigação FCT/CITAR. Presidente do Júri para avaliação de candidaturas para bolsas de Doutoramento no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, pelo financiamento programático da FCT. Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2021 - 2022 Membro do Júri de avaliação científica do Concursos para Projectos de Investigação e dos Estágios Creditados de Investigação Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Bolsa de Mérito Universidade Nova de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal