???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Margarida dos Santos Simões Torres

Nomes de citação

  • Torres, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
981B-065F-186D
ORCID iD
0000-0002-0399-0922
Researcher Id
K-8208-2014
Scopus Author Id
55532848300

Endereços de correio eletrónico

  • joana.torres@fc.up.pt (Profissional)
  • joana.torres@iees.pt (Profissional)
  • joana.torres@dct.uc.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2017 - 2017
Concluído
Laboratório de Parasitologia - Aplicação em Contexto Escolar (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2017
Concluído
PhD in Teaching and Dissemination of Science (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Developing Prospective Science Teachers Views of the Nature of Science: The Specific Case of Scientific Models" (TESE/DISSERTAÇÃO)
APROVADA - n/a
2015 - 2015
Concluído
Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA (Outros)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
2015
Concluído
Diploma de español como lengua extranjera DELE B2 (Outros)
Instituto Cervantes Sede Central Alcalá de Henares, Espanha
2014/08/24 - 2014/08/29
Concluído
ESERA Summer School 2014 (Outros)
European Science Education Research Association, Chipre
2014 - 2014
Concluído
Curso do Nvivo10 (Outros)
Timberlake Consultants, Reino Unido
2012 - 2012
Concluído
Treinadora de Desporto de Dança Desportiva - Grau I. (Outros)
Instituto Português do Desporto e Juventude, Portugal
2010 - 2011
Concluído
Certificate of Advanced English (Outros)
British Council, Reino Unido
2008 - 2011
Concluído
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do EB e ES (Master in Biology and Geology Teaching) (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Promoção do questionamento a partir de diferentes contextos de problematização: Um estudo com alunos do 12º ano na área da Educação Ambiental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009 - 2010
Concluído
First Certificate in English (Outros)
British Council, Reino Unido
2008 - 2009
Concluído
Geologia (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2005 - 2008
Concluído
Licenciatura em Biologia, com formação complementar em Ciências Biológicas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/12/31 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Ciência da Terra Polo Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020/09/01 - 2022/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/01 - 2017/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - 2020/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio de Gaia, Portugal
Colégio de Gaia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/02/01 - 2016/08/31 PhD Student in Science Education (Scholarship Reference: SFRH/BD/85735/2012) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2009/01/01 - 2014/12/30 Since 2009 - Centre of Geology of the University of Porto collaborating member. Universidade do Porto Centro de Geologia, Portugal
2012/07 - 2012/07 Monitor of the project Universidade Júnior Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2011/01/01 - 2012/05/31 Grant Holder of the Project ""Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach".". Ref: PTDC/CPE-CED/108197/2008. Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2007/02/01 - 2009/02/01 AS PRE-GRADUATED STUDENT collaborator: "Discovering Planctomycetes Biodiversity” (IPG113) PI - Olga Maria Lage; project from FCUP (Faculty of sciences, University of Porto) Sponsor: Caixa geral de De Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/05 - 2013/10 Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA TERRA
UID/GEO/04683/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/02/01 - 2025/01/31 European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"
ERASMUS+ (KA220-SCH - Cooperation partnerships in school education)
Investigador
Em curso
2021 - 2023/12 Projecto e-Bug PT
Projecto e-Bug PT
Investigador
EEA Grants
Concluído
2021/04/01 - 2023/03/31 SHS - Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention
Investigador
Concluído
2015/12/31 - 2016/12/31 Widening Interdisciplinary Sustainability Education (2015-1-PL01-KA203-016621)
2015-1-PL01-KA203-016621
Investigador
Erasmus Plus
Concluído
2007 - 2009 Discovering Planctomycetes Biodiversity
IPG113
Universidade do Porto, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Joana Torres; Susana Sá. "HEALTH PROMOTION IN PRIMARY EDUCATION: HOW DO TEXTBOOKS FOSTER HYGIENE AND PREVENTION OF INFECTIONS?". 2021.
    10.21125/iceri.2021.2150
  2. Torres, J.; Moura, R.; Vasconcelos, C.. "Is that simple to implement models and nature of science in geoscience classes?". 2017.
    10.5593/sgem2017/54/S22.012
  3. Clara Vasconcelos; Joana Costa; Luísa Vasconcelos; Joana Torres. "THE 2030 AGENDA FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: PORTUGUESE CITIZENS LITERACY AND EMERGING QUESTIONS FOR RESEARCH". 2016.
    10.21125/iceri.2016.0843
  4. Joana Torres; Clara Vasconcelos. "NATURE OF SCIENCE AND MODELS: A FOLLOW UP STUDY CONCERNING PROSPECTIVE SCIENCE TEACHERS’ OPINIONS AFTER AN INTERVENTION PROGRAMME". 2016.
    10.21125/iceri.2016.0926
  5. Vasconcelos, C.; Torres, Joana. "Geoscience Education modelling related to seismic risks:The use of Gowin’s Vee.". Trabalho apresentado em 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
  6. Vasconcelos, C.; Torres, Joana; Vasconcelos, L.; Moutinho, S.. "Geoethics in the context of Sustainability and its Teaching across the Curriculum.". Trabalho apresentado em 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation., 2015.
  7. Vasconcelos, C.; Moura, R.; Torres, J.; Moutinho, S.; Lima, A.. "Replica of a shaking table from the XIX century: A workshop applied to higher education students". 2015.
  8. Torres, Joana; Amador, F.; Vasconcelos, C.. "Developing prospective science teachers’ views of nature of science: The scientific models.". Trabalho apresentado em ESERA 2015 Conference. Science Education research: Engaging learners for a sustainable future,, 2015.
  9. Vasconcelos, Clara; Almeida, A.; Torres, Joana; Costa, J.. "Património histórico, cultural e geológico da cidade do Porto como recurso educativo.". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, Vila Nova de Gaia, 2015.
    Publicado
  10. Torres, Joana. "Desenvolvimento de conceções sobre a natureza da ciência de estudantes de biologia e de geologia em formação inicial de professores: O caso particular dos modelos científicos.". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015.
    Publicado
  11. Faria, J.; Torres, Joana; Moutinho, S.; Vasconcelos, Clara. "Grelha de análise de atividades de modelação: a follow up study". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, Lisbon, 2015.
  12. Vasconcelos, Clara; Torres, Joana. "A modelação no ensino das Ciências Naturais.". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, Lisboa, 2015.
  13. Torres, Joana; Costa, J.; Vasconcelos, Clara. "Geomedicina – Contributos da história da geologia e sua aplicação no ensino". Trabalho apresentado em 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, 2015.
    Publicado
  14. Torres, Joana; Amador, Filomena. "Os modelos da estrutura interna da Terra nos manuais escolares: Uma perspetiva histórica". Trabalho apresentado em Perspetivas sobre Construir Ciência, Aveiro, 2015.
    Publicado
  15. Moutinho, S.; Torres, Joana; Martins, R.; Vasconcelos, Clara. "Prospective science teachers’ views of Problem-Based Learning". Trabalho apresentado em ATEE Annual Conference 2014 - Transitions in teacher education and professional identities, Braga, 2014.
    Publicado
  16. Torres, Joana; Moutinho, S.; Almeida, A.; Vasconcelos, Clara. "Aprendizagem baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de Geologia". Trabalho apresentado em PANPBL2014 Congresso Internacional – Do texto ao contexto, 2014.
    Publicado
  17. Torres, Joana; Vasconcelos, Clara. "Aplicação de um programa de intervenção em História da Ciência dirigido a estudantes do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia". Trabalho apresentado em Colóquio II - História das Ciências para o Ensino, 2014.
    Publicado
  18. Costa, J.; Torres, Joana; Moutinho, S.; Vasconcelos, Clara. "Reconstituição da Baixa Pombalina após o terramoto de 1755: Contribuição de Manuel da Maia e colaboradores.". Trabalho apresentado em Colóquio II - História das Ciências para o Ensino, 2014.
    Publicado
  19. Torres, Joana; Rui Moura; Vasconcelos, Clara; Amador, Filomena. "Nature of Science, Models and Earth Structure Models: Portuguese Prsospective Science Teachers Views". Trabalho apresentado em 13th SGEM GeoConference on ECOLOGY, ECONOMICS, EDUCATION AND LEGISLATION, Albena, 2013.
    Publicado • 10.5593/SGEM2013/BE5.V2/S22.015
  20. Sara Moutinho; Torres, Joana; Almeida, António; Vasconcelos, Clara. "Portuguese teachers’ views about geoscience models". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional sobre Investigación en la Didática de las Ciencias, Girona, 2013.
    Publicado
  21. Torres, Joana; Sara Moutinho; Almeida, António; Vasconcelos, Clara. "Portuguese science teachers’ views about Nature of Science and Scientific Models". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional sobre Investigación en la Didática de las Ciencias, Girona, 2013.
    Publicado
  22. Almeida, António; Vasconcelos, Clara; Conceição Pereira; Torres, Joana; Sara Moutinho; Almeida, António.; Vasconcelos, Clara.; et al. "The role of geology in a sustainable society: Perceptions of university students.". Trabalho apresentado em ICERI2013 Conference, Sevilha, 2013.
    Publicado
  23. Torres, Joana; Sara Moutinho; Almeida, António; Conceição Pereira; Vasconcelos, Clara. "Pupils’ mental models of earth’s internal structure". Trabalho apresentado em ICERI2013 Conference, Sevilha, 2013.
    Publicado
  24. Vasconcelos, Clara; Torres, Joana. "A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Educação Ambiental". Trabalho apresentado em Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013.
    Publicado
  25. Torres, Joana; Sara Moutinho; Vasconcelos, Clara. "Questioning in natural science tests and textbooks: A look into Portuguese curriculum". Trabalho apresentado em ESERA 2013 Conference, Chipre, 2013.
    Publicado
  26. Torres, Joana; Vasconcelos, C.. "Evolução Histórica dos modelos da estrutura interna da Terra: Visões de professores de ciências". Trabalho apresentado em E-book do colóquio I – História da Ciência para o Ensino – Atas do Colóquio I, 2013.
  27. Vasconcelos, Clara; Torres, Joana. "Problem-Based and lecture-based learning: A quasi-experimental study with natural sciences students". Trabalho apresentado em ESERA 2013 Conference: Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherence in Learning, Nicosia, 2013.
    Publicado
  28. Almeida, A.; Vasconcelos, Clara; Torres, Joana; Moutinho, S.. "How is the reintroduction of extinct animals regarded by students from two distinct school levels?". Trabalho apresentado em ESERA 2013 Conference: Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherence in Learning, Nicosia, 2013.
    Publicado
  29. Vasconcelos, Clara; Amador, Filomena; Torres, Joana. "Students’ perceptions of the implementations of science curriculum in Portugal: Rethinking paths, reinventing ways.". Trabalho apresentado em 5th ICERI: International Congress of Education, Research and Innovation, Madrid, 2012.
    Publicado
  30. Torres, Joana; Preto, Carla; Vasconcelos, Clara; Almeida, António. "Cuestionamiento a partir de escenarios de problematización". Trabalho apresentado em Simposio sobre Enseñanza de la Geología, Huelva, 2012.
    Publicado
  31. Torres, Joana; Almeida, António; Vasconcelos, Clara. "Catastrofismo ou gradualismo? Concepções de alunos sobre causas das extinções em massa e perda de biodiversidade no Holocénico". Trabalho apresentado em VIII Congresso Nacional de Geologia 2010 / 30º Curso de Actualização de Professores, Braga, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Torres, Joana. "Potentialities of science comics for science communication: lessons from the classroom". Journal of Science Communication 23 08 (2024): https://doi.org/10.22323/2.23080802.
    10.22323/2.23080802
  2. António Almeida; Joana Torres; Isilda Rodrigues. "The Impact of Meat Consumption on Human Health, the Environment and Animal Welfare: Perceptions and Knowledge of Pre-Service Teachers". Societies (2023): https://doi.org/10.3390/soc13060143.
    10.3390/soc13060143
  3. Sant’Ovaia, Helena; Cruz, Cláudia; Guedes, Alexandra; Ribeiro, Helena; Santos, Patrícia; Pereira, Sónia; Espinha Marques, Jorge; et al. "Contamination Fingerprints in an Inactive W (Sn) Mine: The Regoufe Mine Study Case (Northern Portugal)". Minerals 13 4 (2023): 497. http://dx.doi.org/10.3390/min13040497.
    10.3390/min13040497
  4. Joana Torres; Isilda Rodrigues. "História da Ciência & COVID-19: Oportunidades e Constrangimentos no Ensino em Portugal". revistamultidisciplinar.com (2022): https://doi.org/10.23882/rmd.22097.
    10.23882/rmd.22097
  5. Joana Torres; Clara Vasconcelos. "Models and the Nature of Science: What Mediates Their Implementation in Portuguese Biology and Geology Classes?". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11110688.
    10.3390/educsci11110688
  6. Torres, Joana; Vasconcelos, Clara. "Prospective Science Teachers’ Views of Nature of Science: Data from an Intervention Programme". EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education 16 1 (2019): http://dx.doi.org/10.29333/ejmste/110783.
    Acesso aberto • 10.29333/ejmste/110783
  7. Torres, Joana; Vasconcelos,, Clara. "Models in science and for teaching science: Data from an intervention programme". International Journal of Learning and Teaching 9 1 (2017): 308-318. http://dx.doi.org/10.18844/ijlt.v9i1.2225.
    10.18844/ijlt.v9i1.2225
  8. Vasconcelos, C.; Torres, J.; Costa, J.. "What happens to the boats? The 1755 Lisbon earthquake and Portuguese tsunami literacy". Geosphere 13 3 (2017): 723-732. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020062517&partnerID=MN8TOARS.
    10.1130/GES01205.1
  9. Torres, J.; Vasconcelos, C.. "Development and validation of an instrument for analysing teachers' views about models | Desarrollo y validación de un instrumento para analizar las visiones de los profesores sobre modelos". Revista Eureka 14 1 (2017): 181-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011292303&partnerID=MN8TOARS.
    10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2017.v14.i1.14
  10. Rosely Aparecida Liguori Imbernon; Joana Torres; Clara Vasconcelos. "Training indigenous teachers in the Amazon region in Brazil (Acre State)". Contemporary Educational Researches Journal 6 3 (2016): 77-77. http://dx.doi.org/10.18844/cerj.v6i3.721.
    10.18844/cerj.v6i3.721
  11. Torres, J.; Vasconcelos, C.. "Views of nature of science: Adaptation of a questionnaire for Portuguese prospective science teachers | Visiones sobre la naturaleza de la ciencia: Adaptación de un cuestionario para futuros profesores de ciencias". Journal of Science Education 17 2 (2016): 48-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011270131&partnerID=MN8TOARS.
  12. Vasconcelos, C.; Torres, J.; Vasconcelos, L.; Moutinho, S.. "Sustainable development and its connection to teaching geoethics". Episodes 39 3 (2016): 509-517. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84999009665&partnerID=MN8TOARS.
    10.18814/epiiugs/2016/v39i3/99771
  13. Clara Vasconcelos; Joana Torres; Sara Moutinho; Idalina Martins; Nilza Costa; Kris Gritter. "Uncovering Portuguese teachers’ difficulties in implementing sciences curriculum". Cogent Education 2 1 (2015): 1060755-1060755. https://doi.org/10.1080/2331186X.2015.1060755.
    10.1080/2331186X.2015.1060755
  14. Torres, J.; Moutinho, S.; Vasconcelos, C.. "Nature of science, scientific and Geoscience models: Examining students and teachers' views". Journal of Turkish Science Education 12 4 (2015): 3-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954210509&partnerID=MN8TOARS.
    10.12973/tused.10148a
  15. Joana Torres; António Almeida; Clara Vasconcelos. "Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências Naturais". Ciência & Educação (Bauru) (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251042220009.
  16. Torres, J.; Vasconcelos, C.. "Nature of science and models: Comparing portuguese prospective teachers' views". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education 11 6 (2015): 1473-1494. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84948123964&partnerID=MN8TOARS.
    10.12973/eurasia.2015.1407a
  17. Sara Moutinho; Joana Torres; Isabel Fernandes; Clara Vasconcelos. "Problem-Based Learning And Nature of Science: A Study With Science Teachers". Procedia - Social and Behavioral Sciences 191 (2015): 1871-1875.
    10.1016/j.sbspro.2015.04.324
  18. Torres, Joana; Vasconcelos, C.. "Natureza da ciência e modelos científicos: um estudo com futuros professores do ensino básico". Interações 11 39 (2015): http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8752/6310.
  19. Pinto, R.; Torres, Joana; Moutinho, S.; Almeida, A.; Vasconcelos, C.. "Promover o questionamento junto de alunos de ciências do ensino básico.". Interações 11 39 (2015): http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8767/6325.
  20. Rodrigues, Isilda; Torres, Joana; Vasconcelos, C.. "Teachers' Training and History of Science: A Quasi-Experimental Study". International Journal of History and Cultural Studies 1 2 (2015): 1-5. https://www.arcjournals.org/international-journal-of-history-and-cultural-studies/volume-1-issue-2.
  21. Moutinho, Sara; Torres, Joana; Vasconcelos, Clara. "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ENSINO EXPOSITIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO". Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 4 01 (2014): 15-31. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v4i01.64.
    10.36524/dect.v4i01.64
  22. Torres, J.; Vasconcelos, C.. "Models and modelling in biology and geology teachers’ initial training | Os modelos e a modelação na formação inicial de professores de biologia e de geologia". Comunicacoes Geologicas 101 Special Is (2014): 1391-1394. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84995602567&partnerID=MN8TOARS.
  23. Martins, R.; Torres, Joana; Moutinho, S.; Santos, J.; Vasconcelos, C.. "El cuestionamiento en la clase de Ciencias: Desde los libros de texto hasta la formulación de preguntas por los estudiantes.". Ensenanza de las ciências de la tierra 22 3 (2014): 251-256. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5424164.
  24. Almeida, António; Vasconcelos, Clara; Strecht-Ribeiro, Orlando; Torres, Joana. "Non-anthropocentric Reasoning in Children: Its incidence when they are confronted with ecological dilemmas". International Journal of Science Education 35 2 (2013): 312-334. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500693.2011.608387#.UvOylPl_v-s.
    Publicado • 10.1080/09500693.2011.608387
  25. Almeida, António; Vasconcelos, Clara; Torres, Joana. "Perceções do bem-estar animal em crianças do 1º ciclo". Investigações em Ensino de Ciências 18 (2013): 161-176. http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID325/v18_n1_a2013.pdf.
    Publicado
  26. Torres, J.; Vasconcelos, C.. "Evaluation of the Portuguese curriculum of physics and natural sciences: What do teachers think? | Avaliação do currículo português de ciências físicas e naturais: O que pensam os professores?". Journal of Science Education 14 SPEC. ISSU (2013): 12-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883027943&partnerID=MN8TOARS.
  27. Torres, J.; Preto, C.; Vasconcelos, C.. "Problem based learning environmental scenarios: An analysis of science students and teachers questioning | Aprendizaje basado en problemas en escenarios ambientales: Un análisis de interrogación de estudiantes de ciencias y profesores". Journal of Science Education 14 2 (2013): 71-74. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84882957784&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Joaquim Paulo Lima; Susana Sá; João Pascoinho; Eusébio Costa; Joana Torres; Manuel Trigueiro da Rocha. "The Impact of Remote Teaching in Teachers’ Motivation: In Time Pandemic COVID-19". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_11
  2. Joana Torres; Rosa Martins; César de Freitas; Ana Camões; Isilda Rodrigues. "Eco-Schools in Higher Education Institutions: Analysing Portuguese Students’ Practices and Perspectives". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_13
  3. Susana Sá; Ana Camões; Eusébio Costa; César de Freitas; Joana Torres. "D@L Classes Under COVID-19: The Video Analysis in Higher Education with WebQDA". 2022.
    10.1007/978-981-16-9701-2_37
  4. Rodrigues, Isilda; Torres, Joana; Favas, Paulo. "Geomedicine and History of Science: A Contribution to Scientific Culture". In Geoscience Education, 207-223. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-43319-6_12
  5. Vasconcelos, Clara; Vasconcelos, Maria Luísa; Torres, Joana. "Education and Geoethics: Three Fictional Life Stories". In Geoscience Education, 225-236. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-43319-6_13
  6. Torres, Joana; Vasconcelos, Clara. "Models in Geoscience Classes: How Can Teachers Use Them?". In Geoscience Education, 25-41. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-43319-6_2
Poster em conferência
  1. Vasconcelos, Clara; Torres, Joana; Luís Dourado; Laurinda Leite. "Questions in science textbooks: Do they prompt students’ inquiry and problem-based learning?". Trabalho apresentado em ESERA Conference 2011, 2011.
  2. Lage, Olga; Bondoso, Joana; Abreu, Rodrigo; Viana, Flávia; Torres, Joana. "Study of Pirellula sp. OJF20 Life cycle.". Trabalho apresentado em XXII International Symposium on Microbial Ecology ISME12, 2008.
  3. Bondoso, Joana; Viana, Flávia; Torres, Joana; Abreu, Rodrigo; Lage, Olga. "A novel genera of Planctomycetes associated with marine macroalgae.". Trabalho apresentado em International Symposium on Current Issues and Perspectives in Aquatic Microbiology and Microbial Ecology, 2008.
Resumo em conferência
  1. Torres, Joana; Guise, M.; Martins, R.; Pascoalinho, D.. "E-bug platform: contribution to health literacy promotion". Trabalho apresentado em 11º Congresso Internacional em Saúde, CISaúde, Braga, 2024.
    Publicado
  2. Pinheiro, Sandra; Lopes, João Teixeira; Helena Sant'Ovaia; Torres, Joana; Flores, Deolinda. Autor correspondente: Pinheiro, Sandra. "Pensar o legado mineiro a partir da Sociologia ¿ Os exemplos das Minas do Pejão e Regoufe". Coimbra, 2023.
    Publicado
  3. Moura, Marta; Sá, Susana; Noronha-Sousa, Dulce; Paulo, Estrela; Martins, Rosa; Torres, Joana. "THE NATURE: THE EMPOWERMENT OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1145
  4. Torres, Joana; Ferreira, L.; Machado, G.; Pinto, S. S.; Cruz, C. ; Ribeiro, Joana; Marques, J. E.; Sant'Ovaia, H.; Flores, D.. "Projeto SHS – Contributos das Ciências da Terra, Educação, Sociologia e Belas Artes para o desenvolvimento de um projeto focado na exploração mineira". Trabalho apresentado em Jornadas do ICT, 2022.
  5. Torres, Joana. "História das epidemias". Trabalho apresentado em VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2021.
  6. Torres, Joana; Carneiro-Carvalho, A. ; Rodrigues, Isilda. "A História da Reprodução Animal e o Ensino das Ciências: Contributos para a compreensão da Natureza da Ciência". Trabalho apresentado em VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2021.
  7. Mendes, A.; Castelo, C.; Silva, M.; Ribeiro, T.; Torres, Joana. "Tomar ou não antibióticos? – Conceções de visitantes a uma exposição escolar". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências/III International Seminar of Science Education, Porto, 2019.
    Publicado
  8. Torres, Joana; Vasconcelos, Clara. "Natureza da Ciência e Modelos Científicos: Um estudo com futuros professores do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, Faro, 2014.
    Publicado
  9. Torres, Joana; Vasconcelos, Clara. "Models in Geoscience classes: Prospective Science Teachers’ opinions after an Intervention Programme". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Geoscience Education, Hyderabad, 2014.
  10. Vasconcelos, Clara; Costa, J.; Torres, Joana; Almeida, A.; Moura, R.. "What happens to the boats? A look into tsunami geoscientific literacy". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Geoscience Education, Hyderabad, 2014.
  11. José Azevedo; Diana Seabra; Paulo Fontes; Torres, Joana; Nuno Francisco; Susana Neves. "Redes sociais e divulgação da ciência: Novos e velhos desafios.". Trabalho apresentado em Sci Com PT 2013, Lisboa, 2013.
    Publicado
  12. Amador, M. F.; Vasconcelos, C.; Almeida, A.; Torres, Joana. "Aprender com cenários do quotidiano: Revisitando o contributo da Geologia para a sociedade". Trabalho apresentado em 46º Congresso Brasileiro de Geologia /1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012.
  13. Torres, Joana; Viana, Flávia; Abreu, Rodrigo; Bondoso, Joana; Lage, Olga. "Discovering Planctomycetes Biodiversity". Trabalho apresentado em II Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP09, Porto, 2009.
    Publicado
  14. Viana, Flávia; Torres, Joana; Abreu, Rodrigo; Bondoso, Joana; Lage, Olga. "Characterization of Planctomycetes Pirellula sp. OJF20 and Pirellula sp. OJF27 isolated from the surface of macroalgae". Trabalho apresentado em I Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP08, Porto, 2008.
    Publicado
  15. Abreu, Rodrigo; Viana, Flávia; Torres, Joana; Bondoso, Joana; Lage, Olga; Lobo-da-Cunha, A.. "Ultrastructural characterization of Pirellula sp. OJF20.". Trabalho apresentado em I Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto IJUP08, Porto, 2008.
    Publicado
  16. Bondoso, Joana; Viana, Flávia; Torres, Joana; Abreu, Rodrigo; Lage, Olga. "Diversity of Planctomycetes associated with marine macroalgae.". Trabalho apresentado em XXXIII Congresso Nacional Micro'07 Biotec'07, Lisboa, 2007.
    Publicado
  17. Lage, Olga; Bondoso, Joana; Viana, Flávia; Torres, Joana; Abreu, Rodrigo; Lobo-da-Cunha, A.. "Ultrastrutural study of Pirellula sp. OJF20 isolated from Corallina sp. Surface". Trabalho apresentado em International Conference on Microscopy and Microanalysis INCOMAM’07, Coimbra, 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Joana Margarida dos Santos Simões Torres. "Developing prospective scinece teachers' views of the nature of science: The specific case of scientific models". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10216/104889.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. 2003. I Festival Internacional de SALSA MENTEKULTA.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015/10/09 Invited Speaker of a panel discussion Seminário Prática profissional de professores: Reflexão e investigação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/09/01 Invitation to present a poster in "Summer School Poster Session" - Developing Prospective Science Teachers' views of Nature of Science: The specific case of Scientific Models. ESERA 2015 Conference
(Finlândia)
2015/07/03 Invited speaker - Os modelos e a modelação no ensino das Ciências: Uma intervenção no ensino superior I Colóquio Educação em Ciências
(Coimbra, Portugal)
2014/10/04 Invited speaker - Aplicação de um programa de intervenção em História da Ciência dirigido a estudantes do mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia II Colóquio História das Ciências para o Ensino
(Coimbra, Portugal)
2014 Os modelos da estrutura interna da Terra nos manuais escolares: Uma perspetiva histórica. Construir Ciência – Construir o Mundo. 4º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia.
(Aveiro, Portugal)
2013 Invited speaker - Evolução histórica dos modelos da estrutura interna da Terra: Visões de professores de Ciências Colóquio História das Ciências para o Ensino
(Coimbra)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/06 “Projeto CIA (Ciência em Ação) – Implementar a prática sistemática de atividades experimentais e/ou laboratoriais e evidenciar o seu impacto na aprendizagem dos alunos”
Orientador
Mestrado em Educação – Área de Especialização de Gestão e Administração Educacional (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/03 - 2022/09 “Arte e Ciência: Um estudo Qualitativo sobre o papel da Arte na motivação para as Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico”
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (relatório final de Prática de Ensino Supervisionada II) (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/09 - 2022/03 “Arte e Ciência: Um estudo Qualitativo sobre o papel da Arte na motivação para as Ciências na Educação Pré-escolar”
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (relatório final de Prática de Ensino Supervisionada I),
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências - Conference inscriptions and organization. (2017 - 2017)
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2016 - 2016 Member of the conference organisation - II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (2016 - 2016) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2015 Collaborative member of the organising committee - I Colóquio Educação em Ciências (2015 - 2015) Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Collaborative member of the organising committee - II Colóquio em História das Ciências (2015 - 2015) Universidade de Coimbra, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/10 - 2023/07/13 Workshop of the Project «European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"».
Oficina (workshop)
Universitat de Barcelona Departament de Didàctiques Aplicades, Espanha
2022/07/18 - 2022/07/22 Workshop of the project «European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"».
Oficina (workshop)
2022/04/11 - 2022/04/11 Workshop of SHS project: Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention
Oficina (workshop)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12 O contributo das Lideranças Intermédias para (numa) Organização Escolar
Arguente principal
Maria de Fátima dos Prazeres Tomás Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023/12 Relação de poder entre Diretor e o Presidente do Conselho Geral das Escolas Públicas Portuguesas
Presidente do júri
Hugo Daniel Martinho Loureiro Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023/08 Análise da aplicação dos recursos do FUNDEB em municípios Goianos e o desenvolvimento de um modelo de plano de gestão
Arguente principal
Kêila Paula Monteiro Rezende (Mestrado)
Universidade Federal de Catalão, Brasil
2023/07 O contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no desenvolvimento de competências sociais: Estudo com alunos do 5ºano de escolaridade
Arguente principal
Maria Carolina Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023/06 Projeto CIA (Ciência em Ação) – Implementar a prática sistemática de atividades experimentais e/ou laboratoriais e evidenciar o seu impacto na aprendizagem dos alunos
Orientador
José Carlos Pacheco da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023/06 Redes Sociais e Educação para a Saúde – um estudo com alunos do ensino superior brasileiro
Arguente
Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/05 Educação Emocional como Promoção de Saúde Mental para os Policiais Militares de Araxá-MG
Arguente principal
Jéssica Mara de Paula Guimarães (Mestrado)
Universidade Federal de Catalão, Brasil
2022/03 As Artes Visuais no desenvolvimento da motricidade fina no Pré-Escolar
Presidente do júri
Ana Margarida Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022/03 Arte e Ciência: Um estudo Qualitativo sobre o papel da Arte na motivação para as Ciências na Educação Pré-escolar
Orientador
Vitória Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2022 Arte e Ciência: Um estudo Qualitativo sobre o papel da Arte na motivação para as Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Vitória Teixeira (Mestrado)
2022 Mensuração e comparação da percepção da qualidade em serviços em uma instituição privada de ensino superior: aplicação do modelo SERVPERF
Arguente
Gabriel Antônio Amaral da Silva (Mestrado)
2022 Tríade: Liderança, Supervisão Pedagógica e Avaliação Externa das Escolas
Arguente principal
Maria do Carmo Melo Simões (Mestrado)
2021/10 Síndrome burnout em professores numa escola profissional em contexto da pandemia pelo covid-19
Arguente principal
Marcelino José Matias Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021/07 A Aprendizagem em Contacto com a Natureza
Arguente
Marta Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021 As Ciências e a Tecnologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/09/04 - 2023/09/06 3º congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
2023/07/16 - 2023/07/20 XI Congresso Nacional de Geologia
2021/10/26 - 2021/10/29 II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino/ VIII Jornada de História da Ciência e Ensino
2019/09/05 - 2019/09/07 XVIII ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências/ III ISSE - International Seminar of Science Education

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Reviewer of Articles in Education Sciences (ISSN 2227-7102) in 2020 and 2021
2023/07 - 2023/07 Jury of PhD project. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/08 - 2022/08 Project Jury - Análise da aplicação dos recursos do FUNDEB em Municípios Goianos e o desenvolvimento de um modelo de plano de gestão, of Kêila Paula Monteiro Rezende. Universidade Federal de Catalão, Brasil
2022/07 - 2022/07 Jury of PhD project. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/06 - 2022/06 Project Jury - “Educação emocional como promoção de saúde mental para os policiais militares de ARAXÁ-MG", of Jéssica Mara De Paula Guimarães. Universidade Federal de Catalão, Brasil
2021 - 2021 Reviewer of conference proposals - XI edição do Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências.
2021 - 2021 Reviewer of conference proposals – ESERA Conference 2021.
2020 - 2020 Reviewer of an article in Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education (e-ISSN - 2633-6537)
2020 - 2020 Reviewer of an article in journal APEduC (ISSN 2184-7436)
2019 - 2019 Reviewer of an Article in CATENA (ISSN 0341-8162) in 2019.
2018 - 2018 Reviewer of Article in journal Sustainability (ISSN 2071-1050) in 2018.
2017 - 2018 Reviewer of Articles in Journal Geosciences (ISSN 2076-3263) in 2017 and 2018
2017 - 2017 Reviewer of conference proposals - X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, organizado pela revista Enseñanza de las Ciencias. – 2017.