Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Inês Godinho Mendes Viveiros Gil
- Data de nascimento
- 1964/12/11
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Inês Gil
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9917-C25E-FF71
Endereços de correio eletrónico
- ines.gil@ulusofona.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 217515500 (Profissional)
Moradas
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação. Campo grande, 376 , 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologias. Av. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013 - 2015
Concluído
|
O Tempo como Revelação no Cinema: um Itinerário 1928-2012 (Pós-doutoramento)
Especialização em Cinema e Teologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
|
N/A |
2008 - 2010
Concluído
|
A Cor do Tempo. Arquivo e Cinema: o caso Português (Pós-doutoramento)
Especialização em Esthétiques, Sciences et Technologies du Cinéma et de l'Audiovisuel
Université Paris 8, França
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
n/a |
1999 - 2002
Concluído
|
Esthétiques, sciences et technologies des arts (Docteur)
Especialização em cinema
Université Paris 8, França
"L'atmosphère au cinéma.Le cas de La Nuit du Chasseur de Charles Laughton entre réalisme et onirisme" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Louvor e Distinção |
1994 - 1996
Concluído
|
Esthétiques, sciences et technologies des arts (Master)
Especialização em Cinema
Université Paris 8, França
"La Nuit du Chasseur à découvert: Les croquis de Davis Grubb et la mise en scène de Charles Laughton à travers les rushes
du film" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1990 - 1994
Concluído
|
Conservação e Restauro do Património Cultural Cinematográfico e Fotográfico (Licence)
Especialização em Restauro de Film e Fotografia
Institut National du Patrimoine Département des restaurateurs, França
"La Collection Will Day: préservation de trois films cinématographiques Pathé sur support en nitrate de cellulose coloriés
au pochoir" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/01/25 - 2020/02/03 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Stockholms Konstnarliga Hagskola, Suécia | ||
2011 - 2016 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - 2017 | Coordinator of Photography BA | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2002 - 2010 | Coordinator of the cross fields of the Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia BA | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2009 | Coordinator of the Estudos Cinematográficos Masters | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Coordinator of the Film Heritage 2º Cycle (Master) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal | ||
1998/09 - 2001/08 | Coordinator | Centro Português de Fotografia, Portugal |
1996 - 1997 | Restauration and duplication of cellulose nitrate negatives | University of California Los Angeles Film and Television Archive, Estados Unidos |
University of California Los Angeles Arts Library, Estados Unidos | ||
1995 - 1996 | Film preservationist assistant | Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, Estados Unidos |
Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, Estados Unidos | ||
1994 - 1995 | Film preservationist assistant | University of California Los Angeles Film and Television Archive, Estados Unidos |
University of California Los Angeles Film and Television Archive, Estados Unidos |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01 - Atual | MIGRA-TED: Migrations and human rights enhanced through Technology in EDucation
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
European Commission - Education, Audiovisual and Culture Agency
Em curso
|
2023/12/01 - 2024/11/30 | European Scientific Cinema – film as a tool for science
101035820
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Em curso
|
2019/09/01 - 2020/03/31 | O Cinema Científico em Portugal, a arte de observar a vida
UID/CCI/04667/2019
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2019 | (Re)think Before Act - Alternative Narratives to Violent Extremism
Investigador
|
OLAE - Observatório Lusófono de Actividades Económicas & CICANT
Em curso
|
2009 - 2013 | História da Cultura Visual da Medicina em Portugal
I&D HC/0110/2009
Investigador
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL/FCSH/UNL), Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2009 - 2013 | COMUNIMEDIA - MOBILE MEDIA, COMMUNITY AND SOCIAL CAPITAL
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/15 | Miguel Mota e Cientificamente: a divulgação científica enquanto processo criativo | II Congreso Internacional Cine e Imagen Cientifico
II Congreso Internacional Cine e Imagen Cientifico (Madrid, Espanha)
|
2021/06/24 | Movements that only cinema can capture”: in search of Portuguese science films | VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual
(Lisboa, Portugal)
|
2020/03/03 | Fotogenia do Silêncio | As coisas fundadas no silêncio/Conferências, exposição, perfomances, workshop, filosofia com crianças, concerto e cinema
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2016/09 | "Lost Face. More than a photographic novel", | International Conference PHOTOGRAPHY IN ACADEMIC RESEARCH
Royal Anthropological Institute (London, Reino Unido)
|
2016/03 | Photographic Atmosphere as Texture | Photographic Agencies and Materialities/3rd international photography research conference
School of Arts, Design and Architecture, Aalto University (Helsinki, Finlândia)
|
2013/03/02 | The atmosphere of sacredness in Gonc¸alo Tocha’s E´ na Terra na~o e´ na Lua | Fantasy vs. Reality in Contemporary Portuguese Cinema
Queen Mary University (London, Reino Unido)
|
2012/11 | A Imagem em sofrimento: uma experie^ncia interior | Um Olhar Sobre a Histo´ria da Cultura Visual da Medicina em Portugal
CENTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAC¸A~O E LINGUAGENS Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/11 | Marker and the mystic lyrism of Tarkovski in Une Journe´e d’Andrei¨ Arsenevich | International Conference on PHOTOGRAPHY AND CINEMA: 50 Years of Chris Marker’s "La Jete´e"
Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/10 | Film as Moving Picture: The Virtual Time in Bruegel’s The Mill and The Cross | 4th European Communication Conference
ECREA 2012 and Turkish Communication Association (Istambul, Turquia)
|
2012/09 | Intimacy and Cinematographic Atmosphere | Confere^ncia internacional SERCIA, Cine´ma de l'intime et/ou intimite´ dans le film anglophone
Universite´ de Bourgogne (Dijon, França)
|
2012/07 | The Expression of the Sacred in Contemporary Cinema | Confere^ncia Internacional IAMCR
University of KwaZulu-Natal (UKZN) nd the South African Communication Association (SACOMM) (Durban, África do Sul)
|
2012/07 | The Cinematographic Atmosphere | Confere^ncia Internacional IAMCR
University of KwaZulu-Natal (UKZN) nd the South African Communication Association (SACOMM)
|
2012/06 | Body and Screen: the Memory of Time | Confere^ncia Internacional NECS Time Networks: Screen Media and Memory
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/05 | Photographic Atmosphere | Confere^ncia Internacional Beyond Representation: Photography, Humans and Computers
South Bank University (London, Reino Unido)
|
2012/03 | Construction of the Sacred in the Moving Image | Visualist 2012, International Congress on Visual Culture: New approaches in Communication, Art and Design
Istambul Kultur University of Art and Design Faculty (Istambul, Turquia)
|
2011/07 | Film and Video as Expression and Experience of the Religious | IAMCR2011 Istanbul Conference “Cities, Connectivity and Creativity.
Kadir Has University, Istambul. (Istambul, Turquia)
|
2010/10 | La traverse´e du plan. Le passage dans l’oeuvre de Bill Viola | 3e Festival Cinespi, Repre´sentations de L’Apocalypse au cine´ma "Entre angoisse et de´voilement
Universidade Cato´lica de Louvain (Louvain, Bélgica)
|
2010/05 | Atmosphe`re et nouvelles technologies | 78e Congre`s de l'Acfas Images, re´cits et nouveaux me´dias
Universidade de Montre´al (Montréal, Canadá)
|
2007/10 | Cinema, memo´ria e sensac¸a~o | XI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
PUC (Rio de Janeiro, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | CREATING A VISUAL AFFECTIVE CINEMATOGRAPHIC SCRIPT
(AN EXPLORATION VIA THE DEVELOPMENT OF THE CINEMATOGRAPHY FOR THE FILM
“THE ONES WITH THE TEMPERED FLOWERS”
Orientador
|
Media Art and Communication (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 - Atual | Screen Practice: Comedy and the Appeal of the Female Gaze
Orientador
|
Media Arts and Communication (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
2020 - Atual | Oubliette: A exumação do arquivo enquanto atmosfera cinemática.
Orientador de Jerónimo Rocha
|
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2021 | CASAS REGIONAIS EM LISBOA
Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa
Coorientador de Luís Carlos Pereira Esteves
|
Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/03 - 2015/03 | FlumenFest Minho International Film Festival (BRAGA) (2015 - 2015)
Festival (Coorganizador)
|
Arquidiocese de Braga, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/06 | Tese que apresenta o processo de criação da curta-metragem Ctrl+Z, projeto final do mestrado em cinema da Universidade da
Beira Interior.
Arguente
|
Bruno Serra Acosta (Mestrado) |
2023/05/25 | A presente dissertação pretende mostrar de que forma o ser humano
modificou o planeta Terra e como os meios de comunicação – em específico a fotografia
e o cinema – têm contribuído para a visão que o ser humano tem das outras espécies que
coexistem com ele na Terra.
Arguente
|
Raquel Alexandra da Conceição Barata (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/11/17 | Que fotografia? O fotográfico na prática artística contemporânea em Portugal
Arguente
|
Filippo de Tomasi (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/05/11 | A Ligação Cabo Verde-Fontainhas:
A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
Arguente
|
Jelson Paulo Fernandes da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/04/01 | O FENÓMENO RELIGIOSO EM A COR DA ROMÃ: ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE ARMÉNIA
Vogal
|
GABRIEL GOUVÊA BOGOSSIAN (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2021/06/30 | Profissão Acordeonista. Documentário Cinematográfico.
Arguente principal
|
Samuel Amaro Guerreiro Benedito (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
2021/01/25 | A importância da cor nos filmes de Wes Anderson
Análise dos filmes Moonrise Kingdom, The Grand Budapest Hotel e Isle of
Dogs
Arguente
|
Carolina Silvério Cabrita (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/09/20 | Escrita, Produção e Realização de Secreto LX e a Narrativa Dramática de Final Feliz
Arguente principal
|
Patrick Orlando (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2020/06/29 | A luz da representação. Os ambientes luminosos na prática artística.
Arguente principal
|
Ruth Iana Paul de Sousa Ferreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/06/25 | A paisagem na Fotografia Contempora^nea: atrave´s da Camera Obscura de Abelardo Morell
Arguente principal
|
Agustina Ine´s Ara´n Pellegrino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/03/13 | Fotografias de Identidade: Inter-objetividade, Nostalgia e Criatividade
Arguente principal
|
Rosa Areal Medeiros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/05/29 | Arte, Técnica e (In)Visibilidade do Corpo - Os desafios da apropriação artística da imagiologia médica
Arguente
|
Lui´s Alberto Bento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/06/21 | Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra: A Fotografia de Rua como Sinopse da Modernidade Cinematográfica
Vogal
|
Luis Guilherme Jorda~o de Mendonc¸a (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/05/11 | Imagem (de) arquivo e tempo mnemotécnico - para um projeto de arquiviologia na história da arte
Vogal
|
Miguel Mesquita Duarte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | A Fotografia Documental na Imprensa Nacional: O Real e o Verosimil
Arguente
|
Maria de Fa´tima Lopes Cardoso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | Quem é o Fotógrafo? O retrato e a fotografia participativa
Arguente
|
Maria Joa~o Fernandes Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/04 | Eu, Animal, a ordem do fílmico na consciencialização eco-crítica e na mudança de paradigma
Arguente
|
Ilda Teresa de Castro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011/04 | Luz e Arquitectura do Espaço no Filme, imagem, memória e emoção na década da mente
Arguente
|
Maria Irene A^ngelo Apari´cio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/02 | Do Corpo à Imagem, Da Imagem ao Corpo: A Fotografia e os Fantasmas do seu Automatismo
Arguente
|
Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008/12 | A Apropriação Fotográfica, o acto fotográfico na legitimidade de uma prática artistica
Arguente
|
Hugo Renato de Gouveia Olim (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2005/09 | Cinema e Tecnologia; A transformação da Linguagem Cinematográfica e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arguente
|
Jorge Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/27 - 2018/09/30 | Jury of the section "COMEÇAR a OLHAR" - Festival Olhares do Mediterrâneo 2018 (5ª edição) |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2019 - 2021 | MEMÓRIA, FILMES DE FAMÍLIA E A ANIMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS AUTOBIOGRAFIA | Patrícia Mendonça Tebet |