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Rogério Salema de Araújo Puga Leal. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 45 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Qualidade; Website; Análise de Kano; QFD; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica; Lean; D.M.A.I.C; Faturação; Cobrança; Reparação automóvel; introduction; Coffee house; Nível de serviço; Estratégia; SPC; Call Center; Cartas de Controlo; Serviços; Qualidade nos serviços; Consumidor; Satisfação; Teatro; Gestão de empresas; Hotelaria; Turismo; service quality; restaurant; Kaizen; Lean services; Kaizen Diário; 5S; Mapeamento de processos; training needs; TQM; RECOVSAT; Recuperação de serviço; Reclamações; Aviação civil; Formação; Manutenção aeronáutica; Six sigma; DMAIC; TAP MTO; Fusões; Aquisições; Gestão; Mudança; Recursos humanos; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rogério Salema de Araújo Puga Leal

Nomes de citação

  • Puga-Leal, Rogério
  • Leal, Rogério Puga

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1E-37C5-B327
ORCID iD
0000-0002-8352-5528

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2000/04/02
Concluído
Engenharia Industrial - Sistemas de Gestão (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Aprovado por unanimidade
1987
Concluído
Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1986
Concluído
Engenharia Física e dos Materiais, ramo de Engenharia dos Materiais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1986/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual METROFOOD-RI Infrastructure for Promoting Metrology in Food and Nutrition (H2020 – ESFRI Roadmap 2018)
H2020 – ESFRI Roadmap 2018
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial, Portugal
Em curso
2008 - Atual Lean, Agile, Resilient and Green Supply Chain Management (LARG SCM)
LARG SCM -MIT-Pt/EDAM-IASC/0033/2008
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2000 - Atual Improving Vocational Education in TQM by developing in-Company Work-based Learning Techniques (IMVOCED)
UK/00/B/F/PP – 129-092
Investigador
1998 - Atual Team Approaches to Developing, Implementing and Disseminating Internal Quality Assurance Systems (SQUADDIES)
TEMPUS SJEP 13035-98
Investigador
1996 - Atual Restructured in-company Masters Degree
TEMPUS SJEP-11027-96
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cabral, I.; Grilo, A.; Puga-Leal, R.; Cruz-Machado, V.. "An information model in lean, agile, resilient and green supply chains". 2011.
    10.1109/ICCSN.2011.6015004
  2. Espadinha-Cruz, P.; Grilo, A.; Puga-Leal, R.; Cruz-Machado, V.. "A model for evaluating Lean, Agile, Resilient and Green practices interoperability in supply chains". 2011.
    10.1109/IEEM.2011.6118107
  3. Puga-Leal, Rogério; Monteiro, Mário; Pereira, Zulema. "Customer's perceptions in a cultural activity: the case of a municipal theatre". Trabalho apresentado em International Research Symposium on Service Excellence in Management, 2011.
  4. Requeijo, José G; Puga-Leal, Rogério; Pereira, Z.L.. "The utilization of Q charts to control service processes". Trabalho apresentado em Annual EurOMA Conference, Managing Operations in Service Economies, 2010.
  5. Puga-Leal, Rogério; Pereira, Zulema Lopes. "Development of a service Capability Index". Trabalho apresentado em QUIS 11 – Services Conference, 2009.
  6. Puga-Leal, Rogério; Pereira, Z.L.. "Zone of Tolerance and Process Capability in Services". Trabalho apresentado em 53rd European Organization for Quality Annual Congress, 2009.
  7. Puga-Leal, Rogério; Patrício, Vera; Pereira, Z.L.. "Service Quality in Restaurants: A Case Study in a Portuguese Resort". Trabalho apresentado em 49th EOQ Congress, 2005.
  8. Dias, J. M.; Puga-Leal, Rogério; Pereira, Z.L.. "Service Reliability in Electrical Distribution Networks". Trabalho apresentado em 49th EOQ Congress, 2005.
Artigo em revista
  1. Ormazabal, M.; Prieto-Sandoval, V.; Puga-Leal, R.; Jaca, C.. "Circular Economy in Spanish SMEs: Challenges and opportunities". Journal of Cleaner Production 185 (2018): 157-167. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85046022598&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2018.03.031
  2. Requeijo, J.G.; Puga-Leal, R.; Matos, A.S.. "Z and W charts for controlling service processes". International Journal of Quality and Reliability Management 34 2 (2017): 295-306. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010064660&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJQRM-05-2015-0085
  3. Ormazabal, M.; Puga-Leal, R.. "An exploratory study of UK companies' taxonomy based on environmental drivers". Journal of Cleaner Production 133 (2016): 479-486. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988729255&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2016.06.011
  4. Maria do Ceu Ferreira; Ana Matos; Rogério Puga Leal. "Evaluation of the role of metrological traceability in health care: a comparison study by statistical approach". Accred Qual Assur 20 6 (2015): 457-464. http://dx.doi.org/10.1007/s00769-015-1149-9.
    10.1007/s00769-015-1149-9
  5. Costa, A.C.; Puga-Leal, R.; Pereira, Z.L.. "An assessment of Recovsat utilization for different service typologies". Quality Innovation Prosperity 16 2 (2012): 49-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875882805&partnerID=MN8TOARS.
  6. Ana Cristina Costa; Rogério Puga-Leal; Zulema Lopes Pereira. "An Assessment of Recovsat Utilization for Different Service Typologies". QIP Journal 16 2 (2012): http://dx.doi.org/10.12776/qip.v16i2.64.
    10.12776/qip.v16i2.64
  7. Costa, A.F.; Puga-Leal, R.; Nunes, I.L.. "An exploratory study of the Work Ability Index (WAI) and its components in a group of computer workers". Work 39 4 (2011): 357-367. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051515413&partnerID=MN8TOARS.
    10.3233/WOR-2011-1186
  8. Puga-Leal, Rogério; Requeijo, J.; Pereira, Z.L.. "Uma Visão Global sobre a Qualidade em Serviços". TMQ Qualidade, nº0, Edições Sílabo (2009):
  9. Requeijo, J.; Puga-Leal, Rogério; Pereira, Z.L.. "Controlo estatístico do processo em sistemas produtivos com grande diversidade de produtos". TMQ Qualidade, nº0, Edições Sílabo (2009):
  10. Carlos Malarranha; Rogerio Puga Leal; Zulema Lopes Pereira. "Application of quality methodologies to the development of a website". IJIEM 5 4 (2008): 313-313. http://dx.doi.org/10.1504/ijiem.2008.020104.
    10.1504/ijiem.2008.020104
  11. Puga-Leal, R.; Pereira, Z.L.. "Process capability in services". International Journal of Quality and Reliability Management 24 8 (2007): 800-812. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548685410&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/02656710710817090
  12. Dias, J. M.; Puga-Leal, Rogério; Pereira, Z.L.. "Optimização do Período de Substituição Preventiva de Componentes em Função dos Custos". Manutenção - APMI – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (2007):
  13. Rogério Puga Leal; Zulema Lopes Pereira. "Service recovery at a financial institution". Int J Qual & Reliability Mgmt 20 6 (2003): 646-663. http://dx.doi.org/10.1108/02656710310482113.
    10.1108/02656710310482113
Artigo em revista (magazine)
  1. Matos, A; Requeijo, J.G.; Puga-Leal, Rogério. "Cartas de controlo com dados autocorrelacionados: linhas de orientação para a sua implementação", Qualidade, 2016
  2. Puga-Leal, Rogério; Requeijo, J.; Matos, A.. "Contributos para a avaliação da capacidade de processo em serviços", Qualidade, 2015
  3. Requeijo, J.; Puga-Leal, Rogério; Matos, A.. "Controlo Estatístico multivariado do vector média de processos com grande número de dados", Qualidade, 2015
Capítulo de livro
  1. Puga-Leal, Rogério; Ormazabal, Marta. "Service Capability Analysis as a Contribution to Co-Creation". In Handbook of Research on Strategic Alliances and Value Co-Creation in the Service Industry, 133-153. IGI Global, 2017.
    10.4018/978-1-5225-2084-9.ch007
  2. Baptista, L.L; Dias, J.M; Puga-Leal, Rogério. "O Custo do Ciclo de Vida Centrado na Fiabilidade". In Riscos Industriais e Emergentes. 2009.
    Publicado
Livro
  1. Puga-Leal, Rogério. Estatística Aplicada – Manual do Formador, Colecção Modulform. 1998.
    Publicado
  2. Puga-Leal, Rogério. Estatística Aplicada – Manual do Formando, Colecção Modulform. 1998.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Average Run Length Performance Approach to Determine the Best Control Chart When Process Data is Autocorrelated. 2014. Ana Sofia Matos; Rogério Puga-Leal; José Gomes Requeijo. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-55182-6_1.
    10.1007/978-3-642-55182-6_1
  2. Lean Services: An Approach for Supply Chains Based on the Gaps Model of Service Quality. 2014. Raul Susano; Carmen Jaca; Rogério Puga-Leal. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-55182-6_46.
    10.1007/978-3-642-55182-6_46
  3. Analysis and Comparison of Life Cycle Assessment and Carbon Footprint Software. 2014. Marta Ormazabal; Carmen Jaca; Rogério Puga-Leal. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-55122-2_131.
    10.1007/978-3-642-55122-2_131
  4. Road Map to the Statistical Process Control. 2014. José Gomes Requeijo; Rogério Puga-Leal; Ana Sofia Matos. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-55122-2_82.
    10.1007/978-3-642-55122-2_82
  5. Applicability of SERVQUAL in restaurants: an exploratory study in a Portuguese resort. SERVQUAL is the most popular instrument to ascertain service quality. However, some debate exists about its ability to characterize different service environments. Furthermore, there is not a consensus about the inclusion of customer expectations in the model. The research presented in this paper intends to discuss the applicability of SERVQUAL to restaurant services and to analyze the inclusion o. 2006. Patrício, Vera; Leal, Rogério P.; Pereira, Zulema L.. http://hdl.handle.net/10362/1726.
  6. Editorial Note. Editorial note. 2005. Moniz, António Brandão; Leal, Rogério P.. http://hdl.handle.net/10362/1686.
  7. Training needs in TQM: the Portuguese perspective. A survey to assess training needs in TQM was developed in several European countries, within the framework of a Leonardo’s project named IMVOCED. Beyond a comparison of the results in each country, a global analysis was performed to design a TQM programme to be delivered by WBL (Work Based Learning). Differences were found between countries, and the Portuguese results also revealed that different. 2005. Leal, Rogério P.; Oliveira, Paula; Dias, José M.; Pereira, Zulema L.. http://hdl.handle.net/10362/1697.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 Continuous Improvement Acceptance Model (CIAM): Towards understanding employee participation”,
Arguente
Daniel Jurburg Melnik (Doutoramento)
Universidad de Navarra - Campus San Sebastian, Espanha
2012 The integration of Value Analysis in the configuration process of agile/virtual companies
Arguente
António Manuel Pires (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2011 Impact of quality and product innovation on national exports
Vogal
Graça Maria de Oliveira Miranda Silva (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 A model of organizacional structure based on Lean Thinking principles
Vogal
Manuel de Jesus Carrasqueira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009 The influence of process management on organizational performance: an empirical study in the social sector
Vogal
Maria da Glória Pereira Antunes (Doutoramento)
2006 Digital Library on Quality Assessment in Distance-based Higher Education
Arguente
Fernando da Cruz Bandeira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - Atual International Conference on Quality Engineering and Management
2017 - Atual 47th International Conference on Computers & Industrial Engineering
2017 - Atual 13.º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
2019 - Atual Journal of Agronomy Research
2018 - Atual Journal of Cleaner Production
2009 - Atual International Transactions in Operational Research

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2008 - Atual Avaliação de projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico de diferentes tipologias. realizadas no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégia Nacional) e P2020

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Representação da FCT NOVA na Comissão Técnica da SGS-ICS focada na certificação de pessoas.
2003 - Atual Representação da FCT NOVA na comissão consultiva da SGS ICS (International Certification Services). Os principais serviços da SGS ICS focam-se nas atividades de certificação em diferentes domínios: Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão Ambiental, Certificação de Produtos, etc.
Membro
Distinções

Prémio

2019 “Premio Santander de Investigación sobre Responsabilidad Social Corporativa”, 2019 (Santander Award for Research on Corporate Social Responsibility).
Banco Santander Central Hispano SA, Espanha
2015 Award for the best paper of 2015 in the journal “Qualidade”, from the Portuguese Association for Quality. • Puga-Leal, R., Requeijo, J. and Matos, A. (2015) “Contributos para a avaliação da capacidade de processso em serviços” (A contribution to the asse