???global.info.a_carregar???
Zélia de Jesus Calvário RaposoSantos. She completed her PhD in Information Management in 2022/04/28 at Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS, Master in Statistics and Information Management in 1998/10/12 by Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, an undergraduate in Applied Mathematics in 1990 by Universidade Lusíada de Lisboa and DEA in Comunicación Social in 2003 by Universidad Complutense de Madrid. Is Adjunct Teacher at Instituto Politécnico de Lisboa, Sub-coordinator of the master course in Advertising and Marketing at Instituto Politécnico de Lisboa, Bureau of Quality Support at Instituto Politécnico de Lisboa and Invited Associate Professor at Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS. She published some articles in TOP journals, participates and participated as Researcher in 3 project(s). Works in the area(s) of Exact Sciences with emphasis on Mathematics with emphasis on Applied Mathematics, Social Sciences with emphasis on Media and Communications with emphasis on Information Science, Social Sciences with emphasis on Media and Communications with emphasis on Journalism and Social Media and Social Sciences with emphasis on Economics and Business. In their professional activities interacted with several collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are Jornalismo; notícias; Literacia; social media; marketing; consumer behaviour; brand community; brand loyalty; brand community; virtual environment; brand attitude; Brand outcome.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Zélia de Jesus Calvário Raposo Santos

Nomes de citação

  • Santos, Zélia Raposo

Identificadores de autor

Ciência ID
A115-4D53-4B0F
ORCID iD
0000-0003-3858-311X

Endereços de correio eletrónico

  • zsantos@escs.ipl.pt (Profissional)
  • zsantos@novaims.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2015/09 - 2022/04/28
Concluído
Information Management (Doutoramento)
Especialização em Data Driven Marketing
Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS, Portugal
"The importance of social media brand communities for brands of fast-moving consumer goods" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and praise by unanimity
2001 - 2003
Concluído
Comunicación Social (DEA)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"Consumer satisfaction model applied to television programms" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995/10/01 - 1998/10/12
Concluído
Statistics and Information Management (Mestrado)
Especialização em Statistics
Universidade Nova de Lisboa Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Portugal
"Advanced Economic Indicators: an Application to the Portuguese Economy" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1985 - 1990
Concluído
Applied Mathematics (Licenciatura)
Especialização em Statistics and Operational Research
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador (Investigação) LIACOM - Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Information Management School - Nova IMS, Portugal
2000/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1997/09/01 - 2000/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1990/09 - 2000/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
1996/09 - 1997/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990 - 1994 Técnico Superior (Técnico Superior) Galp Energia SGPS SA, Portugal
1990 - 1990 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11 - Atual Sub-coordinator of the master course in Advertising and Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012/01 - Atual Bureau of Quality Support Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/01/02 - 2025/12/31 SHIFT - Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism
PTDC/EGE-OGE/2146/2021
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - 2018 Journalism Academy: room for news literacy
2674406
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/11/07 - 2024/11/30 Digital Communication and Digital Marketing: a cross-cultural learning experience between PT and USA
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Em curso
2019/10/07 - 2022/10/07 Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu (AGC 2019 - Metodologias Experimentais, n.º 230929
AGC 2019 - Metodologias Experimentais
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira do Rosário, João; Santos, Zélia Raposo; Filipe Segurado Severino; Calisto, Maria de Lurdes; Nunes, Sandra Cristina Dias; Costa, Teresa. "Avaliando Lisboa: Uma abordagem de Desempenho para Destinos Turísticos". Trabalho apresentado em RIPTUR-Um novo SHIFT para o Futuro (webinar. organização IPS), Setúbal, 2024.
  2. Severino, Filipe Segurado ; Roque, Ana Gláucia; Cristina, Margarida ; Santos, Zélia Raposo; Nunes, Sandra; Costa, Teresa; Filipe Segurado Severino; et al. "Perceptions and Realities of Lisbon: An Examination of the Image of a Tourist Destination". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Tourism Research, ICTR 2024, 2024.
    Aceite para publicação • 10.34190/ictr.7.1.2097
  3. João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário; Severino, Filipe Segurado ; Nunes, Sandra; Santos, Zélia Raposo; Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes. "An Importance–Performance Analysis approach to tourism destination: the case of Lisbon Metropolitan Area, Portugal". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Tourism Research, ICTR 2024, Cape Town, 2024.
    Aceite para publicação
  4. Severino, F.; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário; Maria Teresa Gomes Valente da Costa; Rui Neves Madeira; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Belo, Miguel; et al. "Trends and Events for Future Tourism". Trabalho apresentado em 10th International Tourism Conference - Tourism Priorities & Challenges:Recovery & Resilience, Barcelona, 2023.
  5. Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Nunes, Sandra; Severino, Filipe. "The Macro Context for Entrepreneurship in Tourism: A Review of Emerging Trends". Trabalho apresentado em 6th International Conference onTourism Research, Pafos, 2023.
  6. Bonacho, Fernanda ; Santos, Zélia Raposo. "Porque as notícias fazem-me pensar sobre as coisas¿: desafios da leitura mediática do mundo". Trabalho apresentado em VI Congresso Literacia, Media, Cidadania ¿ Transição Digital e Políticas Públicas, 2023.
    Publicado
  7. Bonacho, Fernanda ; Raposo Santos, Zélia. Autor correspondente: Bonacho, Fernanda. "Habits of inquiry and skills of expression needed to be critical thinkers". Trabalho apresentado em 4th International Media Literacy Research Symposium, Pyle Center, Michigan, Madison, 2022.
  8. Raposo Santos, Zélia. "ELeituras de um mundo transmedia: desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil., Rio de Janeiro, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Raposo Santos, Zélia; Darcy, Charlotte. Autor correspondente: Raposo Santos, Zélia. "EXPLORING THE IMPACT OF SPONSORSHIP DISCLOSURE ON CONSUMER PURCHASE INTENTIONS ON SOCIAL MEDIA MARKETING". International Journal of Advanced Research 12 08 (2024): 452-466.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Severino, Filipe; Santos, Zélia Raposo. "Macro-environmental factors for tourism and hospitality: a systematic review". International Journal of Tourism Research (2023):
    Submetido
  3. Raposo Santos, Zélia; Simões Coelho, Pedro; Rita, Paulo. Autor correspondente: Raposo Santos, Zélia. "Consumer engagement in social media brand communities: A literature review". International Journal of Information Management 63 (2022): 102457-102457. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102457.
    10.1016/j.ijinfomgt.2021.102457
  4. Rita, Paulo; Simões Coelho, Pedro; Raposo Santos, Zélia. Autor correspondente: Raposo Santos, Zélia. "Fostering Consumer–Brand Relationships through social media brand communities". Journal of Marketing Communications (2021): 1-31. http://dx.doi.org/10.1080/13527266.2021.1950199.
    10.1080/13527266.2021.1950199
  5. Raposo Santos, Zélia; Coelho, Pedro Simões; Rita, Paulo. "On the relationship between consumer-brand identification, brand community, and brand loyalty". Journal of Retailing and Consumer Services 43 March (2018): 101-110. http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0969698916305240.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Machado, Ana Teresa; Filipe Segurado Severino; Costa, Teresa; Santos, Zélia Raposo; Calisto, Maria de Lurdes; Ana Teresa Machado; Filipe Segurado Severino; et al. "Macro-Environmental Dynamics Shaping Tourism and Hospitality". In Social Media Strategies for Tourism Interactivity, editado por Ramos, Célia; Costa, Teresa; Filipe Segurado Severino; Calisto, Maria de Lurdes. ICI GLOBAL, 2024.
    Em revisão • 10.4018/979-8-3693-0960-5.ch001
  2. Costa, Teresa; Santos, Zélia Raposo; Severino, F.. "Sustainable Transformation Through Inner Development Goals - Sustainability and Development: Dilemmas and Challenges". In SHIFT & |Inspire: Tourism & Hospitality Trends (pp32-35), Editora Instituto Politécnico de Setúbal, ISBN(electronic): 978. Instituto Politécnico de Setúbal, 2023.
    Publicado • https://dli.org/10.60548/8xby-qx47
  3. Bonacho, Fernanda ; Lopes, Anabela de Sousa; Rezola, Maria Inácia; Santos, Zélia Raposo. "A Academia em Lisboa: ler o mundo a ouvir, dizer e experimentar". In Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu. 2023.
    Em revisão
Edição de número de revista
  1. Ana Teresa Machado; Raposo Santos, Zélia. "Techvolution: exploring the nexus of new technologies, consumers, and marketing". Comunicação Pública 19 36 (2024):
    Editor
Livro
  1. Raposo Santos, Zélia; Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Ferreira do Rosário, João; Nunes, Sandra; Severino, Filipe; et al. SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Setúbal: Instituto Politécnico de setúbal. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Costa, Teresa; Severino, Filipe; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Santos, Zélia Raposo; Ferreira do Rosário, João. "Anticipating Tomorrow¿s Tourism: Unveiling the Most Significant Trends for the Next Five Years". Trabalho apresentado em XV International Tourism Congress: The Image and Sustainability of Tourism Destinations., Mirandela, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/27 Trends and Events for Future Tourism
Escola Universitària Formatic Barcelona (Barcelona, Espanha)
2023/06/08 The Macro Context for Entrepreneurship in Tourism: A Review of Emerging Trends 6th International Conference on Tourism Research, ICTR 2023
(Pafos, Chipre)
2023/04/21 Porque as notícias fazem-me pensar sobre as coisas: desafios da leitura mediática do mundo VI Congresso Literacia, Media e Cidadania
ESCS - IPL (Lisboa)
2021/11/26 Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) na ESCS-IPL e os desafios lançados pela pandemia 11ª Conferência Forges
Forges
2021/04/13 ELeituras de um mundo transmedia: Desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulação II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/21, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. (Rio de Janeiro)
2019/12/04 New challenges whilst using new media, new meanings whilst reading the world Conferência Internacional: Media Literacy in a Media-Rich Ecology, ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal
ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/11 - 2024/01/31 Influencer Marketing Strategies in the Fitness Industry
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/11 - 2024/01/30 Social media marketing: The relationship between sponsorship disclosure and consumer’s purchase intention with the effects of product match-up
Orientador
2023/11 - 2024/01/29 Que fatores afetam a predisposição dos consumidores para divulgar informações pessoais?
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/03 - 2023/12 A representação das mulheres desportistas na imprensa desportiva: o caso do Record
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/02 - 2023/12 Falsa Existência, Real Relação? O fenómeno dos Influenciadores Virtuais
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/02 - 2023/12 O Brand Activism nas Redes Sociais e o Amor à Marca: o Caso Dove
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/02 - 2023/12 Concept Stores, Marcas e Clientes
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/11/01 - 2023/07/15 Exploring Negatively Valenced Customer Engagement Behaviours: Insights from a Service Failure and Service Recovery Context
Coorientador
2022 - 2022/10/31 O efeito do cultivo no consumo informativo durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022/10/31 ATIVISMO CORPORATIVO, MARCA E CAUSAS SOCIAIS: O CASO BEN & JERRY’S
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Estágio Curricular na Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
Coorientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Fatores determinantes na escolha de uma Transportadora Aérea: A importância do programa de Fidelização
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02/15 - 2023/02/15 Organizing committee and the scientific committee of The Future of Tourism: International Meeting, Lisbon, 15th February, 2023 (2023/02/15)
Encontro (Membro da Comissão Científica)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/07 SOCIAL MEDIA INFLUENCER’S EXPERTISE ROLE IN CONSUMER BRAND ENGAGEMENT IN THE MUSIC INDUSTRY
Arguente
Inês Soromenho Santos Ramos Sequeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2024/02/06 The impact of introducing a Phygital consumer experience as an escape and its effect on online patronage and loyalty
Arguente
Darren Keith Adams (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/12/14 Análise do Discurso Publicitário Televisivo direcionado a Crianças em Portugal tendo em conta as diferenças de Género
Presidente do júri
Maria Rêgo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/12/12 Humanizar Marcas de Luxo: Estratégia de Redes Sociais para a marca bicentenária Leitão & Irmão
Presidente do júri
Joana Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/11/22 A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok”
Presidente do júri
Lara Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/11/22 Efeito da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem de Marca: O Caso Disney
Presidente do júri
Rita Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/10/27 Motivações e adopções da adopção de veículos 100% electricos. Segmentação d econsumidores
Arguente
Madalena Sofia dos Santos Fernandes Neves Santo (Mestrado)
2023/10/24 Forecasting Demand in the Pharmaceutical Industry Using Machine Learning
Arguente
João Aires Lancastre de Sousa Cabral de Ascensão (Mestrado)
2023/10/23 The impact of social sharing and destination quality on tourist behavior on the recovery of China's tourism
Arguente
Yu Wu (Mestrado)
2023/07/18 Plano de Comunicação Integrada em Marketing para a Marca Filmin
Presidente do júri
Beatriz Lomba (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/12/19 A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
Presidente do júri
Ana Carolina Saldanha Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/12/14 PLANO DE COMUNICAÇÃO DE CONSCIENCIALIZAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Presidente do júri
Ana Rita Leal (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/12/06 O Poder de Influência das Redes Sociais no Consumo de Conteúdos da Netflix em Portugal
Presidente do júri
Júlia dos Santos Bertassoni (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/11/29 Influência dos Conteúdos da Netflix no Comportamento dos Consumidores: o caso da Série da Netflix, The Queen's Gambit
Presidente do júri
Rafael Marques Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/03 - 2023/10/03 Revisão Sistemática de Literatura (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/11/01 - Atual Review of Communication Research (2255-4165)
2020 - Atual Journal of Research in Interactive Marketing Emerald Publishing
2019 - Atual Journal of Brand Management Springer
2018 - 2018 ALLIED Jornals Scientific Research Publishing
2018 - 2018 Eurasian Bussiness Review Springer
2018 - 2018 The Service Industries Journal Taylor and Francis Online