???global.info.a_carregar???
João Ferreira do Rosário holds a Ph.D. in Management and is Marketing Professor-Coordinator at Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Polytechnic University of Lisbon, Portugal. Coordinator of Advertising and Marketing Department, Coordinator of an ESCS Research Line Communication, Strategies, and Creativity. Member of the ESCS Technical-Scientific Council and Pedagogic Council. Professor of Marketing and Management courses at graduation and master's degrees. Integrated Researcher at LIACOM-Communication and Media Applied Research Laboratory. Collaborator-Researcher at CiTUR - Center for Applied Research in Tourism. Published scientific articles, communications, and book chapters in the Marketing, Tourism and Information and Communication Technologies research areas. Scientific journals editor and reviewer and scientific conferences and books reviewer. Portuguese coordinator of trans-European academic projects such as Businet HedCom, Businet International Trade Mission, REVE-IP, and IP ISTAR-DOT-Erasmus. Project coordinator of IPL-IDICA Research Projects, Member of the FCT R&D Projects in All Scientific Domains "SHIFT" project research team.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário

Nomes de citação

  • João Ferreira do Rosário
  • João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário
  • João Rosário
  • Ferreira do Rosário, João

Identificadores de autor

Ciência ID
AA19-63F3-0F90
ORCID iD
0000-0003-2524-8523

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
PhD in Management (Doutoramento)
Especialização em Marketing
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
"Analysis of the Network Effects in the Diffusion of Information Systems - The Case of Open Source" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003
Concluído
Master of Science in Management with a specialization in Marketing (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
"The Portuguese Market of Mobile Telecommunications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com Distinção
1988
Concluído
Bachelor's in Economics (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/05 - Atual Investigador (Investigação) LIACOM-Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Media, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020/03 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2004 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005/11 - 2011/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1999/11 - 2005/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1995/02 - 1998/09 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Gestão Bancária, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/18 - Atual Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/03/24 - Atual Advertising and Marketing Master Technical-Scientific Council Member Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - Atual Scientific-Technical Council (Member) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - Atual Advertising and Marketing Section Coordinator Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - Atual Pedagogical Council (Alternate Member) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/01 - Atual ESCS Research Line “Communication, Strategies, and Creativity” Coordinator Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - Atual Courses Scheduling and Timetabling software Manager Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2019 IPL General Council (Alternate Member) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2017 Pedagogical Council (Member) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2017 Scientific-Technical Council (Alternate Member) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2011 SID (Information and Documentation Service) team member Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2008 - 2011 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório CPIESCS, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2007 Scientific-Technical Council (Member) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991 - 1999 Marketing Communications Mgr Grupo Prológica, Portugal
1988/03 - 1991/06 Consultant IPE-CIFAG + Iberconsult, Portugal
1991 - 1991 Consultant Microsoft Portugal, Portugal
1989 - 1991 Product Manager Sonicel - Panasonic, Portugal
1988 - 1989 Media Planner, IT Manager Sensus Bozell, Portugal
1988 - 1988 Manager Anka Petróleos, Portugal
1987 - 1988 Programmer Analyst NCR Portugal, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/01/02 - 2025/01/01 SHIFT - SHIFT - Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing; Framework para o Marketing Turístico, orientado para a Inovação, Sustentabilidade e Interação
PTDC/EGE-OGE/2146/2021
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/09/07 - 2021/09/30 Sustentable Youth Tourism: Generation Z Clusters
TURGENZ
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2019/05 - 2020/09/30 Assessment of Smart Tourism Attractions
SMARTURIS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018/06/01 - 2019/09/30 Evaluation of the touristic attractiveness of the city of Lisbon: Feelings & Performance, two methodological approaches
TURISLX18
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018/06/01 - 2019/09/30 Health and Beauty Advertising Observatory
OBSPUB18
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/07/18 - 2018/07/30 Polientrepreneurship Innovation Network (PIN) Massive Open Online Course (MOOC)
PIN MOOC
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2011/01 - 2011/06 Strategic Project (PEst/OE/EGE/UI4027/2011)
PEst/OE/EGE/UI4027/2011
Bolseiro de Doutoramento
Advance Research Center ISEG, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2007/01/07 - 2009/03/27 EU Lifelong Learning Intensive Program ISTAR-DOT
EU Lifelong Learning Intensive Program ISTAR-DOT
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2005/05/02 - 2006/03/30 REVE Real Virtual Erasmus International Student Business Challenge 2005-2006
Europace REVE
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2003/02 - 2005/02 A Economia Digital e do Conhecimento - The Digital and Knowledge Economy
EDICO-2003
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/11/06 - 2024/03/15 International Trade Mission Ljubljana 2024
Businet
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2022/11/14 - 2023/03/09 International Trade Mission Rome 2023
Businet
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2021/10/04 - 2022/07/05 Prova que Visibilidade Sumol gera Vendas
Prova que Visibilidade Sumol gera Vendas
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2022/03/07 - 2022/06/21 Cross-Border Project
Cross-Border Project
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2021/11/08 - 2022/04/14 Businet International Trade Mission Madrid 2022
Businet International Trade Mission
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2020/11/02 - 2021/03/10 Businet International Trade Mission Lisboa 2021 (Online)
Businet International Trade Mission Lisboa 2021
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2019/11/02 - 2020/03/13 Businet International Trade Mission Lisboa 2020
Businet International Trade Mission Lisboa 2020
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2017/11/13 - 2018/04/19 Businet Hedcom Paris 2018
Businet Hedcom Paris 2018
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2018 - 2018 Belgium King Visit to Portugal-Presentation of a Belgium tourism campaign
PXL
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2016/11/02 - 2017/04/21 Businet HedCom Lisboa 2017
Businet Headcom Lisboa 2017
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2015/11/02 - 2016/04/29 Businet HedCom Hague 2016
Businet HedCom Hague 2016
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2014/11/02 - 2015/04/30 Businet HedCom Mons 2015
Businet HedCom Mons 2015
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2013/11/02 - 2014/04/30 Businet HedCom Paris 2014
Businet Hedcom Paris 2014
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2012 - 2012 EDP University Challenge 2012
EDP
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2011 - 2011 Competition “Constrói o stand do futuro!” Shopper Conference 2011 (WSC2011).
WSC 2011
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2010 - 2011 International Business Game 2010
EU
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2008 - 2008 Google Marketing Challenge (1st Edition)
Google
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira do Rosário, João; Santos, Zélia Raposo; Filipe Segurado Severino; Calisto, Maria de Lurdes; Nunes, Sandra Cristina Dias; Costa, Teresa. "Avaliando Lisboa: Uma abordagem de Desempenho para Destinos Turísticos". Trabalho apresentado em RIPTUR-Um novo SHIFT para o Futuro (webinar. organização IPS), Setúbal, 2024.
  2. Ferreira do Rosário, João; Filipe Segurado Severino; Nunes, Sandra Cristina Dias; Santos, Zélia Raposo; Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes. "An Importance–Performance Analysis Approach to a Tourism Destination: the Case of Lisbon Metropolitan Area, Portugal". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Tourism Research - ICTR 2024, Cape Town, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.34190/ictr.7.1.2098
  3. Severino, F.; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário; Maria Teresa Gomes Valente da Costa; Rui Neves Madeira; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Belo, Miguel; et al. "Trends and Events for Future Tourism". Trabalho apresentado em 10th International Tourism Conference - Tourism Priorities & Challenges:Recovery & Resilience, Barcelona, 2023.
  4. Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Correia, Maria do Rosário; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "A publicidade em Saúde e Beleza em Portugal.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional de Comunicação IBERCOM 2019, 2021.
    Publicado
  5. Jorge Veríssimo; Carla Medeiros; João Ferreira do Rosário; João Barros; David, Alexandra; Rosário Correia. "Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares. Culturas locales, culturas globales, Madrid, 2020.
    Publicado
  6. Jorge Veríssimo; Carla Medeiros; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social; João Barros; Alexandra David; Rosário Correia. "Publicidade das Marcas de Saúde e Beleza em Portugal". Trabalho apresentado em Congresso Ibercom 2019, Bogotá, 2019.
    Publicado
  7. Alexandra David; Carla Medeiros; Rosário Correia; João Barros; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social; Jorge Veríssimo. "Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal?". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM, Funchal, 2019.
    Publicado
  8. João Ferreira do Rosário; Reis, António Palma dos. "Buying behavior and competition in the software market". Trabalho apresentado em 12ª CAPSI - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Guimarães, 2012.
    Publicado
  9. Ferreira do Rosário, João; António Palma dos Reis. "A influência da Economia de Rede na opção por standards de Sistemas de Informação: elementos para a construção de uma métrica". Trabalho apresentado em 7ª CAPSI - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Aveiro, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Ferreira do Rosário, João. "Começar de Novo Ou Mais do Mesmo? - Start Again or More of the Same?", Público, 2004
  2. Ferreira do Rosário, João. "Risco de Conluio Tácito nos Telemóveis - Mobile Tacit Collusion Risk", Público, 2002
Artigo em revista
  1. Adriana Simões; João Rosário; Cláudia Silvestre. "The influencing factors in the purchase process of the breakfast cereals". Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais (2024): https://doi.org/10.29073/naus.v7i1.918.
    10.29073/naus.v7i1.918
  2. Cristiana Pereira; Ferreira do Rosário, João. "Influência do Marketing e-Word-of-Mouth versus Marketing de Influenciadores Digitais nas decisões de compra de turismo pelos Millennials". Comunicação Pública 19 36 (2024): 1-8. https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/816/756.
    Publicado
  3. João Ferreira do Rosário; Sandra M. Loureiro; do Rosário, J.F.; Loureiro, S.M.C.. "The effectiveness of e-word-of-mouth communication about smartphones purchase intention: digital influencer". International Journal of Internet Marketing and Advertising 15 4 (2021): 429-449. https://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijima&year=2021&vol=15&issue=4.
    Publicado • 10.1504/IJIMA.2021.117567
  4. Ferreira do Rosário, João. "Definição de standards nos mercados e suas implicações - Market standards definitions and their implications". Comunicação pública 1 2 (2006): 145-160.
    Publicado
  5. Orlando Gomes; Luis Cavique; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social. "Dinâmica de Fidelização de Clientes - Clients Fidelization Dynamics". Economia Global e Gestão 9 3 (2004): 47-63.
    Publicado • 10.3895/rde.v0n2.2138
Capítulo de livro
  1. Rosário, João Ferreira do; Machado, Ana Teresa; Belo, Miguel; Severino, Filipe Segurado; Ramos, Célia M.Q.; Calisto, Maria de Lurdes; Costa, Teresa. "Exploring Future Scenarios in Tourism". In Advances in Hospitality, Tourism, and the Services Industry, editado por Ramos, Célia; Costa, Teresa; Filipe Segurado Severino; Calisto, Maria de Lurdes, 66-91. IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-0960-5.ch003
  2. Montargil, Filipe; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário; Severino, Filipe. "What do the experts say? Geopolitical and economic panorama in a scenario of uncertainty". In SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2023.
    Publicado
  3. do Rosário, João Ferreira; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Gustavo, Nuno. "Importance-Performance Analysis of Tourism Destination Attractiveness". In Optimizing Digital Solutions for Hyper-Personalization in Tourism and Hospitality, 231-254. IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8306-7.ch012
  4. Sandra M. Loureiro; Eduardo M. Sarmento; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário. "Incorporating VR, AR, and Related Technologies in the Tourism Industry". In State of the Art. Estados Unidos, 2020.
    10.4018/978-1-7998-2874-7.ch013
  5. Eduardo Moraes Sarmento; Sandra Loureiro; João Rosário. "Incorporating Virtual Reality, Augmented Reality and related technologies in tourism industry. State of the art.". 211-233. Estados Unidos, 2020.
    Publicado
  6. Eduardo Moraes Sarmento; Sandra Loureiro; João Rosário; Loureiro, S.M.C.; Sarmento, E.M.; do Rosário, J.F.. "Overview of underpinnings of tourism impacts. Lisbon destination". In The Routledge Handbook of Tourism Impacts, 49-61. Routledge, 2019.
    Publicado • 10.4324/9781351025102-4
  7. do Rosário, J.C.. "Analyzing Open Source software business model viability". In Advances in Applied Business Research: The L.A.B.S. Initiative, 32-46. Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Costa, Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Ramos, Célia M.Q.; Montargil, Filipe; Severino, Filipe; Ferreira do Rosário, João; et al. SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal. 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do; Reis, António Palma dos. "Influencing factors on the buying behavior in the software market". Trabalho apresentado em 41st EMAC - Marketing to Citizens Going beyond Customers and Consumers, 2012.
Resumo em conferência
  1. Costa, Teresa; Severino, Filipe; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa; Santos, Zélia Raposo; Ferreira do Rosário, João. "Anticipating Tomorrow’s Tourism: Unveiling the Most Significant Trends for the Next Five Years". Trabalho apresentado em XV International Tourism Congress: The Image and Sustainability of Tourism Destinations., Mirandela, 2023.
    Publicado
  2. Calisto, Maria de Lurdes; Costa, Teresa; Severino, Filipe; Belo, Miguel; Machado, Ana Teresa; Ferreira do Rosário, João. "Collaborative Tourism Marketing –A New Theoretical Framework". Trabalho apresentado em 36th Global Research Conference on Marketing and Entrepreneurship. American Marketing Association, Entrepreneurial Marketing SIG., Hamburg, 2023.
    Publicado
  3. Machado, Ana Teresa; Calisto, Maria de Lurdes; Ferreira do Rosário, João; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Georgette Andraz; Carvalho, Luisa. "Motivations for Traveling in the Near Future, Generational Differences". Trabalho apresentado em XIII International Tourism Congress, Estoril, 2021.
    Publicado
  4. João Ferreira do Rosário; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Ana Teresa Machado-Escola Superior de Comunicação Social; Maria de Lurdes Calisto - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Carvalho, Luisa; Georgette Andraz. "Generation Z: Insights into Travel Behavior". Trabalho apresentado em ICSTM 2021: XV. International Conference on Sustainable Tourism Management, Stockholm, 2021.
    Publicado
  5. Calisto, Maria de Lurdes; Gustavo, Nuno Silva; Batista, Manuel; Ferreira do Rosário, João; Machado, Ana Teresa. "Are Lisbon's Attractions Smart? Looking for Tourists' Perceptions.". Trabalho apresentado em IV International Forum on Management (2020), Lisbon, 2021.
    Publicado
  6. Machado, Ana Teresa; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Ferreira do Rosário, João; Calisto, Maria de Lurdes. "Smart tourist attractions: a metric proposal". Trabalho apresentado em ITC 20 - XII International Tourism Congress The Image and Sustainability of Tourism Destinations, Leiria, 2020.
    Publicado
  7. Ferreira do Rosário, João; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Manuel Batista; Calisto, Maria de Lurdes; Machado, Ana Teresa. "Are Lisbon Attractions smart looking for tourist perceptions?". Trabalho apresentado em IFM2020-IV International Forum on Management – Organizations in the digital age: challenges for sustainability., Lisbon, 2020.
    Publicado
  8. Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social; Ana Teresa Machado-Escola Superior de Comunicação Social; Maria de Lurdes Calisto - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. "How Smart Are Tourist Attractions? The case of the city of Lisbon". Trabalho apresentado em XI International Tourism Congress 2019, Funchal, 2019.
  9. Ana Teresa Machado-Escola Superior de Comunicação Social; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Maria de Lurdes Calisto - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. "Lisbon’s Cultural Heritage in the Light of Tourists’ Opinions". Trabalho apresentado em ICOT19: International Conference on Tourism: “Tourism into the New Decade: Challenges and Prospects”, Braga, 2019.
    Publicado
  10. João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social; Maria de Lurdes Calisto - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Ana Teresa Machado-Escola Superior de Comunicação Social; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Rui Gonçalves - NOVA Information Management School. "Sentiment Analysis of Tourist Online Reviews Concerning Lisbon CulturalPatrimony, as a Contribute to the City Attractiveness Evaluation". Trabalho apresentado em . ICHTMM 2019: International Conference on Hospitality, Tourism Marketing and Management, Berlim, 2019.
    Publicado
  11. Maria de Lurdes Calisto - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Ana Teresa Machado-Escola Superior de Comunicação Social; Nuno Gustavo - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Rui Gonçalves - NOVA Information Management School; João Carlos Vinagre Ferreira do Rosário - Escola Superior de Comunicação Social. "Sentiment Analysis in Tourism Location Evaluation: Lisbon monuments and museums case". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018: TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, Olhão, 2019.
    Aceite para publicação
  12. Ferreira do Rosário, João; Reis, António Palma dos. "Consumers and Suppliers Decision Process in Information System Markets". Trabalho apresentado em 24th European Conference on Operational Research (Euro XXIV Lisbon), Lisboa, 2010.
    Publicado
  13. João Ferreira do Rosário; Orlando Gomes; Luis Cavique. "A Economia em Rede". Trabalho apresentado em 11º Congresso da APDIO - IO 2004, Porto, 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do. "Influence of network effects on the diffusion of information systems: the case of open source". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/4084.
  2. Rosário, João. "Mercado português de telecomunicações móveis - Mobile telecommunications Portuguese market". Mestrado, 2003.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/02/15 The Future of Tourism-International Meeting Session ""Economic and Geopolitical Panorama in a Scenario of Uncertainty". Introduction and moderator The Future of Tourism International Meeting
Instituto Politécnico de Setúbal; Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Lisboa; Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/03/31 Marketing in markets with network effects IPSTAR-DOT Project
Katholieke Hogeschool Kempen (Geel, Bélgica)
2006/03/28 Network Economy and Consumer Choice International Days Business Studies
Katholieke Hogeschool Kempen (Geel, Bélgica)
2004/12 A Economia em Rede Congresso "Investigação Operacional 2004"
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023/12/14 Plano de Marketing IPSIS - Consultora de Comunicação
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023 - 2023/12/14 O que leva o adepto ao estádio de futebol? Fatores influenciadores da decisão
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023 - 2023/12/12 A impulsividade e outros fatores na decisão de compra pelo comércio online
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022/12/12 A decisão de compra tendo em conta a sustentabilidade e o impacto da pandemia Covid-19
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022 O Impacto dos Influenciadores Digitais versus Passa-Palavra no Setor do Turismo: Geração Millennial
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022 Fatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambiental
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/02 - 2021/10 Plano de Inbound Marketing Business to Business (B2B) - Faurecia Aptoide Automotive
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 O poder da embalagem na prateleira: o caso dos cereais de pequeno almoço
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Fatores que influenciam a decisão de compra de azeite - Factors that influence the olive oil purchase decision
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Plano de Negócios: The Tee Sudio - The Tee Studio Business Plan
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Plano de Marketing - PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal - Marketing Plan PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Plano de Negócio para a Comercialização de malas personalizadas online "Marianitas" - Business Plan of personalized bags online sale "Marianitas"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal - The factors influencing the intention of tourism online buying in Portugal
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Determinantes que influenciam a decisão de compra de sumos de fruta e néctares. O caso da marca Compal - Determinants that influence the decision to buy fruit juices and nectars. The case of the Compal brand
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Concetualização de uma plataforma digital de vestuário em segunda mão com a vertente solidária - Conceptualization of a second-hand digital clothing platform with a solidarity side
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 O impacto do patrocínio na atitude e intenção de compra dos consumidores: Estudo do caso do patrocínio do Festival NOS Alive - The impact of sponsorship on consumers' attitude and buying intention: The sponsorship case of NOS Alive Festival case study
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 Plano de Negócios: UpBiz - UpBiz Business Plan
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 App mobile "My Corine de Farme"
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH - Corporate marketing internship report in Insite IT GmbH company
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Campanha de comunicação de Ambient Media para a marca Leroy Merlin - Leroy Merlin brand Ambient Media communication campaign
Coorientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Plano de marketing para a empresa: Salss - Importação e Comércio Lda
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2013 O impacto do patrocínio na intenção de compra dos consumidores: estudo do caso do patrocínio da Volta a Portugal pela Liberty Seguros
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011 - 2011 A nova abordagem do webmarketing aliada ao comportamento do consumidor
Orientador
Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10/03 - 2023/02/14 The Future of Tourism-International Meeting (2023/02/15 - 2023/02/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/27 How the Senses and Technologies of the Store Atmosphere Influence Brand Attachment and its Results on Brand Advocacy and Brand Intimacy
Arguente principal
Beatriz Noronha de Almeida Sampaio Mariz (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11/23 Concept stores, Marcas e Clientes
Presidente do júri
Inês Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/11/03 Criação de site e do blog da ATITTUDE
Arguente
Sofia Santos (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023/05/23 Projeto Estratégico de Marketing-Formação de Executivos em Marketing do IPAM e IADE. Impacto, Relevância e Tendências na Área.
Presidente do júri
Carla Viana (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2022/12/22 “Ativismo Corporativo, Marca e Causas Sociais: O Caso Ben & Jerry's".
Presidente do júri
Inês Vaz Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/12/16 Novas formas de comunicação publicitária sonora - O caso da SPORT TV no Clubhouse.
Arguente principal
Maria Francisca Costa Seabra da Silva (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/12/07 O impacto da personalidade de marca no brand attachment: o caso da Nike
Presidente do júri
Rita Figueiras dos Santos Martins-Mourão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022/12/06 Plano de Negócio: Alojamento Rural “Eco-Turismo de Luxo” no Vale de Foz Côa
Arguente principal
Pedro Nuno de Sá Bernardo Henrique Casquinha (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022/11/29 Human Branding na indústria de Hospitalidade e Turismo
Arguente principal
Francisco Manuel Victor Vinagre (Mestrado)
ISCTE Business School, Portugal
2022/11/28 The impact of film-induced tourism, emotional responses and lifestyle patterns on behavioral intentions to travel to a destination
Arguente principal
Julia Ryan Novak (Mestrado)
ISCTE Business School, Portugal
2022/05/24 Plano de Negócios Casa do Lima
Arguente principal
Guilherme Manuel Franco Afonso (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022/02/04 Aplicações digitais como ferramentas de personalização e comercialização em hotelaria: A perspetiva dos empresários e especialistas do setor
Arguente principal
Leonor de Barros Martins (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2021/12/10 O impacto do marketing sustentável na criação de vantagem competitiva e na satisfação dos consumidores: o caso do Lidl
Presidente do júri
Vanessa Luzia Rodrigues Palma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/11/30 Fatores determinantes para o engagement no Instagram de marcas de restauração
Presidente do júri
Ricardo Lopes Barreira Gomes Camacho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/11/17 A perceção da valorização da hiperpersonalização em hotelaria pela Gen Z”
Arguente principal
Beatriz Isabel da Silva Farinha (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2021/11/03 Explorar a interação entre trabalhadores e Inteligência Artificial dentro das organizações
Arguente principal
Diogo Afonso Capelo Neto (Mestrado)
ISCTE Business School, Portugal
2021/07/20 Efeitos das Experiências Sensoriais Olfativas na Avaliação da Experiência de Visita do Comprador em Lojas Físicas de Roupa
Presidente do júri
Elisa Rijo Ribeiro Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/07/20 Impacto das Fake Web User Reviews no Setor da Restauração”
Presidente do júri
Vlada Domanska (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/07/07 O Impacto das Reviews Online na Gestão Operacional dos Gerentes da Restauração: O Caso dos Restaurantes da Região Oeste
Presidente do júri
Rosana Filipa Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/04/30 Plano de Marketing Digital Empresa Dan Cake
Arguente
Francesco Berrettini (Outro)
Universidade do Algarve, Portugal
2021/01/18 Living Room Instead of Hotel Room, the Underlying Motivation of Peer-to-Peer Booking: A Focus on Airbnb and Hotels
Arguente principal
Artur Martea (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020/05/08 Exploring university students engagement in learning through gamification, transmedia and virtual reality
Arguente
Fernando José de Aires Angelino (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/04/07 O papel da marca no momento de consumo de café no canal Horeca
Arguente principal
Joana Raquel da Silva Batalha (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020/03/20 Projeto Casa da Terra – Proposta de desenvolvimento de um TER
Arguente principal
Inês Filipa Marques Ramos (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020/03/10 O marketing nos mercados organizacionais e a relevância da marca corporativa - Marketing in the organizational markets and the relevance of the corporation brand
Arguente
Paula Maria Maqueijo Francisco (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2020/02/18 Os Eventos como Estratégia de Marketing Experiencial das Marcas: O caso dos Festivais de Música em Portugal
Arguente principal
Mariana Coutinho Dinis Torres (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020/01/09 Planeamento Estratégico e Desenvolvimento de Destinos Turísticos: Plano de Desenvolvimento do Turismo para o concelho de Ovar
Arguente principal
Francisca Ferreira da Costa e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/12/06 As motivações que levam casais estrangeiros a escolher Portugal como destino para o seu casamento. O caso de estudo do Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument
Arguente principal
Catarina Alexandra Verganista Mateus Martins (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/12/06 A perceção do turista relativamente aos impactos do alojamento local no destino turístico: antes e após a experiência turística ¿ O caso de Lisboa
Arguente principal
Maria Inês Mendonça Gonçalves Curado Ascenção (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/12/06 Pequenos turistas: a oferta de empresas hoteleiras direcionada ao segmento infantil
Arguente principal
Ana Catarina Raimundo Belo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/12/04 Fatores determinantes na escolha de uma Transportadora Aérea: A importância do programa de Fidelização. O caso TAP
Presidente do júri
David Plácido (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019/12/04 Fatores determinantes da reserva online de alojamento nas Gerações X e Y
Presidente do júri
Catarina Martins e Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019/11/28 Plano de negócios. Show Portugal
Arguente principal
Andreia Castanho Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/10/11 A profissão youtuber em função do humor
Arguente principal
Carlos Eduardo Barbosa de Sousa (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019/07/19 As mudanças das representações sociais de gênero nas publicidades dos anos de 1952 e 2016
Arguente principal
Bruna Correia Bruck (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/12/27 Os novos Modelos de Negócio das aplicações móveis de viagens
Arguente principal
Sónia Alexandra Ferreira Dias (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/12/27 Determinantes na escolha de um destino para a realização de eventos corporativos: O Caso de Cascais
Arguente principal
Maria Inês Cartaxo Guimarães (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/12/27 O Incentivo ao Engagement na Brande Experience - Aplicação Cuckuu
Arguente principal
Marcela Elisa Vieira de Sousa (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/12/20 Projeto de conceito e estrutura de um website para a Biblioteca Municipal do Barreiro
Presidente do júri
Sofia Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/12/17 16ª Conferência Trienal International Council of Museums - Património Cultural vs. Identidade Cultural: o papel da conservação
Arguente
Pedro Silva Pedroso (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/07/31 Plano de Negócio-Quinta do Sossego
Arguente principal
Sara Rita da Silva Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/07/27 S´Tour- City Branding em Setúbal
Arguente principal
Sara Patrícia Pereira Malhão (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/07/21 Os Consumidores nas Redes Sociais – As suas Motivações e as Percepções das Marcas
Arguente principal
Soraia Inês Pires de Oliveira (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/04/26 Plano de Negócios Ecosaraz Glamping
Arguente principal
Andreia Sofia Trinca Quintas (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/01/23 A Comunicação de Marketing na Restauração Direcionada para Turistas: O Caso da Cidade de Lisboa
Arguente principal
Bárbara Amaral Viegas (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017/12/14 Conta-me uma estória, dir-te-ei quem és: storytelling como ferramenta de branding
Presidente do júri
Tânia Filipa Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/12/07 Projeto de campanha para a esterilização de gatos domésticos e errantes
Presidente do júri
Susana Isabel Viana Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/11/30 Plano de marketing interno para a Guarda Nacional Republicana
Presidente do júri
Luís Ribeiro Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/07/06 Plano de Negócios – Segredo da Beira
Arguente principal
Mariana Filipa da Silva de Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017/05/31 As Estratégias de Marketing Hoteleiro da Província de Inhambane: Caso do Projecto Capulana
Arguente principal
António Gomes Matola (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2016/12/05 Do marketing tradicional ao marketing experiencial – o caso do Instituto Espanhol de Línguas
Presidente do júri
Marcos Freijo Marcos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016/05/03 Plano de Marketing 2004-2006 da Portgás
Arguente
Maria Isabel Rodrigues Bastos (Outro)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016 Facilitadores e inibidores da Qualidade da Relação,num relacionamento diádico business-to-business: o sector do vinho em Portugal - Facilitators and inhibitors of Relationship Quality, in a dyadic business-to-business relationship: the wine sector in Portugal
Arguente
Namércio Pereira da Cunha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2015/12/15 Proposta de melhoria de presença online de marca Cabeça, Aldeia Natal
Presidente do júri
Inês Cunha Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015/07/06 Plano de Marketing 2014 Reynaers Aluminium - Reynaers Aluminium Marketing Plan 2014
Arguente
Romeu Filipe da Costa Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2014/09/22 A comunicação integrada de marketing : um novo sentido para a comunicação da Maria Papoila
Arguente principal
Francisca Maria Castro Lopes Rodrigues Carolino (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2012/10/01 Marketing em Tempos de Crise - Turismo de Lifestyle
Arguente principal
Filipa Azevedo da Glória Dias Mendes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/02/15 - 2023/02/15 The Future of Tourism-International Meeting FCT Founded SHIFT Project
2022/09/01 - 2022/09/03 ICMarkTech’22 - The 4th International Conference on Marketing and Technologies University of Santiago de Compostela, Spain
2021/12/02 - 2021/12/04 ICMarkTech’21 - The 2021 International Conference on Marketing and Technologies University of La Laguna, Spain
2020/11/05 - 2020/11/08 2020 Global Marketing Conference (Virtual Conference) “Bridging Asia and the World: New Marketing and Management in Digitally Connected World” Seoul, Republic of Korea
2020/10/08 - 2020/10/10 ICMarkTech'20 - International Conference on Marketing and Technologies of 2020 ISCTE-IUL
2019/11/27 - 2019/11/29 ICMarktech19 - International Conference on Marketing and Technologies IPMaia
2019/07/11 - 2019/07/14 2019 Global Fashion Management Conference “Fashion, Culture and Design Management in Sustainable Environment” Paris, France
2018/07/26 - 2018/07/29 2018 Global Marketing Conference “Bridging Asia and the World: Searching for Academic Excellence and Best Practice in Marketing and Management” Tokyo, Japan
2017/07/06 - 2017/07/09 2017 Global Fashion Management Conference “Fashion, Music and Design Management in the Networked World” Vienna, Austria
2016/09/14 - 2016/09/16 EuroMed 2016 - 9th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, " Innovation, Entrepreneurship and Digital Ecosystems" Warsaw, Poland
2015/09/16 - 2015/09/18 EuroMed 2015 - 8th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, "Innovation, Entrepreneurship and Sustainable Value Chain in a Dynamic Environment" Verona, Itália
2014/11/03 - 2014/11/08 EuroMed 2014 - 7th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, "The International Conference on Cultural Heritage" Limassol, Cyprus
2014/05/16 - 2014/05/17 ISDOC 2014 - International Conference on Information Systems and Design of Communication ISCTE-IUL
2013/09/23 - 2013/09/24 EuroMed 2013 - 6th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, ¿The Confronting Contemporary Business Challenges through Management Innovation¿ Estoril, Portugal
2013/07/11 - 2013/07/11 OSDOC 2013-Workshop on Open Source and Design of Communication ISCTE

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/04/27 - Atual Frontiers in Psychology (Editorial Board of Quantitative Psychology and Measurement) (1664-1078) Frontiers
2019/11/11 - Atual IGI-Global books (books chapters) IGI-Global
2016/10/24 - Atual Comunicação Pública (1646-1479) Escola Superior de Comunicação Social - IPL
2014/12/12 - Atual Revista de Ciências da Computação (2182-1801) Universidade Aberta
2023/09/11 - 2026/09/11 International Journal of Business and Economics Research (2328-7543) Science Publishing Group

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02 - 2021/02 A3Es evaluation process for the Audiovisual and Multimedia bachelor's degree at Escola Superior de Comunicação Social. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/02 - 2018/02 A3Es evaluation process for the Advertising and Marketing bachelor's degree at Escola Superior de Comunicação Social. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Marketing 5.0: Customer-Centric Marketing Gestão Estratégica das Relações Públicas (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023 - Atual Inteligência Artificial e Marketing Pós-Graduação em Data Science e Marketing (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - Atual Atelier de Análise e Investigação de Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015/02 - Atual Globalization and International Marketing (Erasmus course) Erasmus (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014/09 - Atual Gestão e Finanças Gestão Estratégica das Relações Públicas (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - Atual Marketing Operacional (with Markstrat Simulator) Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2001/09 - Atual Políticas de Produto e Preço (before Gestão de Produto e Preço and Estratégias de Produto e Preço) Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2023 Marketing 5.0 e Proposta de Valor Publicidade e Marketing (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010/09 - 2021/07 Finanças em Marketing Publicidade e Marketing (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2020 Marketing e Comunicação de Organizações e Produtos Criativos Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2019 Estratégias de Mercado Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/01/23 - 2018/01/23 Lecture Marketing e Publicidade - atividades de influência na sociedade - Marketing and Advertising - activities of influence in the society 17º Curso de Planeamento de Operações Psicológicas (Especialização pós-licenciatura) Instituto Universitário Militar, Portugal
2017/01/19 - 2017/01/19 Lecture Marketing e Publicidade - atividades de influência na sociedade - Marketing and Advertising - activities of influence in the society 16º Curso de Planeamento de Operações Psicológicas (Especialização pós-licenciatura) Instituto Universitário Militar, Portugal
2006 - 2017 Sistemas de Informação de Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005/09 - 2016/02/28 Ateliê de Análise e Diagnóstico de Marketing (semester course-market and consumer research) Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2016 Atelier de Análise e Diagnóstico de Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2015 Modalidades de Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - 2014 Fundamentos de Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013/11/09 - 2013/11/09 Lecture "Network effects no contexto de Open Source" - "Network effects in the Open Source context" Software de Código Aberto (Mestrado integrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 - 2012 Marketing nas Infocom Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2012 Seminário de PM-III Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011/11/05 - 2011/11/05 Lecture "Network effects no contexto de Open Source" - "Network effects in the Open Source context" Software de Código Aberto (Mestrado integrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Account Management Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2008 - 2011 Seminário de PM-IV Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2011 Seminário de PM-II Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2011 Princípios de Marketing Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2011 Seminário de PM-I Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2008 - 2010 Auditoria de Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Sem. Profissoes de Com./ Gest. Prod. em Marketing Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2008 Marketing de Serviços Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2007 Marketing Digital II Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2003 - 2007 Marketing Internacional Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2000/02 - 2006/07 Marketing Estratégico e Operacional (with Markstrat Simulator) Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006/03/15 - 2006/03/15 Network Economy and Consumer Choice Thomas More - Campus Geel, Bélgica
2004 - 2006 Plano de Marketing Curso de Especialização "Plano de Marketing" (Diploma de especialização) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1999 - 2006 Seminário Curricular Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2003 - 2005 Estratégias de Mercado Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1999/09 - 2004/07 Projeto Multidisciplinar (year course for creation of a Marketing Plan starting with the market and consumer research) Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2002 - 2004 Marketing Industrial e de Serviços Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1994 - 1998 Marketing Bancário Gestão Bancária (Diploma de especialização) Instituto Superior de Gestão Bancária, Portugal
1994 - 1995 Gestão do Mix de Comunicação Dislogo-Curso Aberto de Marketing para Executivos (Especialização pós-licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2003 - 2017 ADMES - Academia de Docentes de Marketing do Ensino Superior - Academy of Higher Education Marketing Teachers
Diretor

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/09/19 - Atual Júri de Admissão a Provas Públicas de Professor-Especialista Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/04/28 - Atual Ecocycles (2416-2140) European Ecocycles Society
2022/06/15 - Atual Spanish Journal of Marketing Emerald Publishing
2021/11/09 - Atual International Journal of E-Business Research IGI Global
2021/06/01 - Atual International Journal of Consumer Studies (1470-6431) Wiley
2021/04/27 - Atual Frontiers Quantitative Psychology and Measurement (2297-4687) Frontiers
2021/01 - Atual International Journal of Hospitality Management (0278-4319) Elsevier
2020/11/04 - Atual American Journal of Industrial and Business Management American Journal of Industrial and Business Management (2164-5167 ) Scientific Research
2020/09/30 - Atual European Journal of Tourism, Hospitality, and Recreation (2182-4916) Polytechnic Institute of Leiria
2020/04/25 - Atual Tourism Management (0261-5177) Elsevier
2019/08 - Atual IGI Global Book Chapters IGI Global
2016/11/11 - Atual Comunicação Pública Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa
2015/02/03 - Atual Revista de Ciências da Computação Universidade Aberta
Distinções

Prémio

2019 Best Presentation Award
World Academy of Science Engineering and Technology, Turquia