Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vera Maria Silvério do Vale Silvério do Vale
Nomes de citação
- Vale, Vera
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AA1F-5E69-3F28
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
"n/a" (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Tecer para não ter de remendar-O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores
de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/09/01 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal | ||
2011 - 2013 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Teachers Competencies for Social Inclusion of Migrants and Refugies in Early Childhood Education (BE IN)
2019-1-PT01-KA203-060683
|
Agencia Nacional ERASMUS+
Em curso
|
2015 - Atual | Anos Incríveis para a promoção da saúde mental
EEA Grants PT06 – 51SM04
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
EEA Grants
Concluído
|
2008 - Atual | "Early Prevention/Intervention in disruptive behaviours disorders: efficacy of parentes and teachers programmes"
PTDC/PSI/102556/2008
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2021 | Limites Invisíveis -Programas Casa da Mata-Metodologias Experimentais
231516
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/06/17 | O Brincar em contexto natureza: Benefícios do Projeto Limites Invisíveis | IV Jornadas de Educação-Educar para o futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2017/08/29 | "Invisible Limits project: Innovative outdoor learning approach in Portugal" | EECERA 2017 Confrence
EECERA (Bolonha, Itália)
|
2016/10/14 | "Limites Invisíveis: um projeto de educação na natureza" | Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudança na Educação e Lei de Bases
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/05/06 | "Como ser um/a educador/a ainda mais Incrível" | Conferencia Internacional sobre Desenvolvimento e Estar na Infãncia "Crianças Felizes"
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/10/31 | "Educação Pré-escolar, Literacia Estatística e Sociedae: desafios e mudanças no sec XXI" | Conferencia Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Sociedade Portuguesa de matemática (Coimbra, Portugal)
|
2015/10/20 | "O dentro e o fora na Educação de Infância" | Colóquio Internacional Olhares sobre a Infãncia e as crianças: narrativas da modernidade( e pós-modernidade) portuguesa e
brasileira
GRUPOEDE-CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2015/05/17 | "As necessidades emergentes das crianças e o programa Anos Incríveis" | X Congresso neurociências e educação Especial "A educação tem futuro em Portugal"
Psicossoma (Viseu, Portugal)
|
2015/03/17 | "Perspectivas de estudantes de educação de infância acerca da aprendizagem das crianças" | Seminário Conceções da Infãncia e Vivências das Crianças
GRUPOEDE-CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2015/03/17 | Worhshop PHDA- "Anos Incríveis" | Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Coimbra, Portugal)
|
2014/09/27 | "O programa Incredible Years TCM para educadores de infância em Portugal: Qual benefício adicional comparativamente ao programa Incredible Years para pais" | 3ª Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes-intervenções empiricamente validadas para a população
portuguesa
Universidade de Lisboa- Faculdade de Psicologia (Lisboa, Portugal)
|
2014/03/23 | "As emoções na educação pré-escolar" | I Jornadas de Educação
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2013/11/09 | O programa Anos Incríveis para educadores em Portugal | Conferencia Internacional Prevenção e intervenção precoces em disturbios de comportamento em idade pré-escolar
Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2013/03/09 | Talent Teachers, Talent Children: relato de uma experiencia | IWE2013 Citizens´Year: 10 years of IWE
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
|
2012/10/31 | Pedagogias para a Infância | Colóquio "A educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil"
Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais-CEIS20 (Coimbra, Portugal)
|
2012/09/14 | "Early childhood practitioners´perspectives about early learning" (Poster) | 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012/09/01 | "The Incredible Years Teachers Training in Portugal: How does it work in the promotion of the collaboration between preschool teachers and parents" | EECERA "Pre-Birth To Three: identities, learning, diversities"
EECERA (Porto, Portugal)
|
2012/09/01 | Poster "Teachers satisfaction with the training in the Incredible Years Program" | EECERA "Pre-Birth To Three: identities, learning, diversities"
EECERA (Porto, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/21 | “Representações sociais e perceção emocional de crianças entre os 3 e os 10 anos face à pandemia pelo SARS-CoV-2”
Arguente
|
Jéssica Isabel Pinheiro Canário (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/20 | Playfulness da criança e cuidadores:
instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender Brincar Crescer
Arguente principal
|
Carla Marisa Candeias Colaço (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/12/16 | O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem
Arguente principal
|
Cátia Mafalda Rito Gaspar (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/07/22 | Práticas de intervenção Precoce centradas nos contextos naturais e o seu contributo para a promoção de desenvolvimento de
uma criança
Arguente principal
|
Elisabete Lopes Aleixo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2014/03/21 | PHDA em contexto Pré-escolar: intervenção junto de uma criança com recurso < técnicas de modificação comportamental
Arguente principal
|
Filipa Patrícia Pereira Nunes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2014/01/16 | Software inclusivo com recurso ao símbolo na aprendizagem da leitura e da escrita de um aluno com deficiência intelectual
Arguente principal
|
Maria Clara Rodrigues Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2014/01/08 | A aprendizagem musical e escolar da criança: contributo para uma relação de potencialidade
Arguente
|
João Paulo de Almeida Ramalho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/06/17 | Dificuldade intelectual e desenvolvimento: promoção de competência sociais-estudo de caso
Arguente principal
|
Elizabete Manuela Monteiro Bento Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Distinções
Outra distinção
2003 | "El livro de los cuentos del mundo" prémio de literatura infantil |