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Joana Miguel has worked as a Speech Therapist since 2006, following her graduation from the Escola Superior de Saúde de Alcoitão. She specialized in Special Education at the Faculdade de Motricidade Humana, University of Lisbon, in 2009. She is currently a PhD candidate in Psycholinguistics at the Faculty of Social and Human Sciences, NOVA University of Lisbon. Her professional focus is on children and adolescents with neurodevelopmental disorders. Joana serves as the Clinical Director at CAIDI (Center for Support and Intervention in Child Development). Her research interests include language acquisition and processing, reading, and writing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Beatriz Moreira Fontes Miguel

Nomes de citação

  • Miguel, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
B216-11CE-BD3A
ORCID iD
0000-0003-3445-9488

Endereços de correio eletrónico

  • joana.miguel@caidi.pt (Profissional)
  • a2021114819@campus.fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/06/05 - 2023/07/10
Concluído
Project Management Course II - From standards to practice (Outros)
NOVA Escola Doutoral, Portugal
19
2023/01/16 - 2023/02/06
Concluído
Project Management Course (Outros)
NOVA Escola Doutoral, Portugal
18
2023
Em curso
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicolinguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Identificação de preditores cognitivos e linguísticos para a aprendizagem da leitura: estudo longitudinal a partir da idade pré-escolar " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009
Concluído
Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
18
2006
Concluído
Terapia da Fala (Licenciatura)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/01 - Atual Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) CENTRO APOIO INTERVENÇÃO INFANTIL - CAIDI, Portugal
2009 - 2015 Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas - APECI, Portugal
2007 - 2009 Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Filomena; Miguel, Joana; Ramos, Joana; Neves, Lara. "Programa de estimulação psicomotora infantil (ProEPI) – Análise de eficácia". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Práticas Educativas da Escola Superior de Educação João de Deus, LISBOA, 2024.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ramos, Joana; Silva, Filomena; Correia, Ricardina; Batista, Elsa; Miguel, Joana. "O impacto de um Programa de Estimulação Psicomotora Infantil (ProEPI) no desenvolvimento global das crianças após confinamentos - A importância dos pré-requisitos para as aprendizagens académicas.". Educação para o desenvolvimento 9 (2022): 63-74.
Capítulo de livro
  1. Miguel, Joana. "Processamento Morfológico: da questão à «inresposta»?". In Múltiplos olhares sobre a DIS.lexia, editado por Ferreira, P.C.; Mangas, C.; Pinto, C.; Fonseca, M.; Tavares, D., 22-44. Papa-Letras, 2023.
Poster em conferência
  1. Pinto, Carina; Villalva, A.; Silva, Cândida G.; Abrantes, Eduarda; Lima, Etelvina; Miguel, Joana; Minussi, Rafael Dias. "MorphoPlay: morphological awareness assessment with a game mobile app". Trabalho apresentado em AMLaP 29 conference, Architectures and Mechanisms for Language Processing, 2023.
Resumo em conferência
  1. Miguel, Joana; Barbosa, Catarina; Veríssimo, João. "Testing the Tolerance Principle: Children with Developmental Language Disorder". Trabalho apresentado em 12th ESLA Congress of Speech and Language Therapy, Bruges, 2024.
    Publicado
  2. Pinto, Carina; Villalva, Alina; Silva, Cândida G.; Abrantes, Eduarda; Lima, Etelvina; Miguel, Joana; Souza, Sydelle; et al. "MorphoPlay: Prova de avaliação da consciência morfológica para crianças do 1º ciclo.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, Lisboa, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/27 Testing the Tolerance Principle: Children with Developmental Language Disorder 12th European Congress of Speech and Language Therapy
European Speech and Language Therapy Association (ESLA) (Bruges, Bélgica)
2023/07/27 Avaliação do conhecimento morfológico de crianças em idade pré-escolar: resultados de um estudo piloto X Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment : X LLDI
2023/05/26 MorphoPlay – Prova de avaliação da consciência morfológica para crianças do 1º ciclo Event titleIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala: Avaliação e intervenção: (re)pensar, (re)considerar e (re)construir
2023/05/05 The impact of a Child Psychomotor Stimulation Program (ProEPI) on global development - The importance of prerequisites for academic learning European OMEP Conference “Quality and Equality in Early Childhood Education and Care”
National Committee OMEP (Organisation Mondiale pour l'Education Prescolaire) de Cyprus (Limassol, Chipre)
2022/05/03 Processamento Morfológico: Da questão à inresposta? Ciclo multidisciplinar sobre Perturbações de Aprendizagem Específicas
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/30 - 2023/07/01 XVII Fórum de Partilha Linguística / 17th Forum for Linguistic Sharing (2023/06/30 - 2023/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/10 - 2024/01/12 Bayesian Workshop (by Prof. Mark Andrews and Prof. João Veríssimo)
Oficina (workshop)
Bayesian Workshop
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/07/06 - 2023/07/07 Mixed Effects Models in Language Research (by Prof. George Pontikas)
Oficina (workshop)
Mixed Effects Models in Language Research workshop
University of Reading Centre for Literacy and Multilingualism, Reino Unido
2023/07/03 - 2023/07/07 L2 speech perception and production in instructed SLA: tasks, measures and cognitive individual differences (by Prof. Joan Carles Mora) Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions (by Prof. Jacopo Torregrossa)
Outro
Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 L2 speech learning: The effects of phonetic training (by Prof. Anabela Rato)
Outro
Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Experimental and computational approaches to lexicon and morphology (by Prof. João Veríssimo) Lisbon Summer School in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/03/28 - 2021/03/28 Focus Group - Comitê de especialistas para revisão, análise e validação do conteúdo do documento "Good Practice Guidelines For Transcription Of Children's Speech Samples In Clinical Practice And Research", desenvolvido pelo Child Speech Disorder Research Network, para o Português Europeu. Em âmbito de projeto de investigação, sob orientação da Professora Sónia Pós de Mina. Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/10/03 - 2023/03/20 Pós-Graduação em Mediação da Aprendizagem em crianças com Perturbação da Linguagem oral/escrita (Pós-Graduação) Escola Superior de Educação João de Deus, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/02 - Atual Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala Departamento de Linguagem da Criança