Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Natália Gladcheff Zanon
- Data de nascimento
- 1987/07/07
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Zanon, Natália Gladcheff
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B312-2275-3B1E
- ORCID iD
- 0000-0001-5631-7072
Endereços de correio eletrónico
- natgz87@gmail.com (Profissional)
- up201900650@edu.fpce.up.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/16 - 2025/08/30
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2016/08/10 - 2019/02/17
Concluído
|
Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar (Master)
Especialização em Educação Escolar - Linha de pesquisa: Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
"A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a
partir de uma perspectiva crítica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2008/03/04 - 2011/12/23
Concluído
|
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licence)
Especialização em Educação
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
8 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/03 - 2014/12 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Prefeitura Municipal de São Carlos, Brasil |
Prefeitura Municipal de São Carlos, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/01/19 - 2019/08/31 | Professora de Inglês na Educação Pré-Escolar | Cooperativa Educacional de São Carlos, Brasil |
2014/02/11 - 2017/12/04 | Educadora de Infância e Professora de Primeiro Ciclo do Ensino Básico | Prefeitura Municipal de São Carlos, Brasil |
2013/02/02 - 2014/12/23 | Professora do Primeiro Ciclo do Ensino Básico | Escola Estadual "Eugênio Franco", Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/07/15 - 2022/04/14 | Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: Um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié
ICamões 2020 - Coop. Desenv. de Qualidade
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2011/03/01 - 2011/11/30 | Projeto de Extensão Arte na Biblioteca
23112.004403/2010-70
Bolseiro de Extensão
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
Universidade Federal de São Carlos/Pró-Reitoria de Extensão
Concluído
|
2009 - 2010/07/31 | Projeto alta-TA & Inclusão - viabilizando o uso de recursos de tecnologia assistiva na escolarização inclusiva de alunos com
necessidades educacionais especiais
477792/2008-1
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Psicologia, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/10 - 2021/06/23 | eSGarden - School Gardens for Future Citizens
Outra
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Em curso
|
2008/08/01 - 2008/12/31 | Comunidades de Aprendizagem
Voluntária
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/07/08 | Sensibilização para o contexto em cooperação para o desenvolvimento: uma experiência de formação contínua online com professores do Bié | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
|
2022/07/07 | Educação Ambiental Crítica no contexto da Educação Pré-escolar em Portugal | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | Desafios no processo colaborativo de uma formação contínua on-line em contexto angolano | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/07/16 | Garbage that Works: An environmental educational project with Brazilian immigrant students in Japan - (Trabalho aprovado à apresentação. Devido às contingências da Pandemia da COVID-19, o evento, que seria realizado em setembro/2020, acontecerá em setembro/2021) | XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, França)
|
2019/10/24 | A inserção da Educação Ambiental Crítica em Centros Municipais de Educação Infantil | II Seminário Internacional Expressa - "Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação"
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009/11/05 | A importância da Tecnologia Assistiva | V Congresso Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Brasil)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/07 - 2021/10/09 | Participação no III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e
Tecnologias educativas, que se realizou nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2021 na modalidade
online, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Portugal.
Seminário
|
III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas |
2020/10/27 - 2020/10/29 | Anualmente o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) reúne
moderadores/as e participantes de Tertúlias Dialógicas para aprofundar a formação nesta Atuação Educativa de Êxito e compartilhar
experiências das transformações promovidas.
Encontro
|
VIII Encontro de Tertúlias Dialógicas
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2019/10/25 - 2019/10/25 | Segundo Colóquio "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento: Património e Comunidade" promovido pelo projeto REduF em parceria
com a Câmara Municipal de Murça.
Conferência
|
2o Colóquio Internacional "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento: Património e Comunidade"
Câmara Municipal de Murça, Portugal
|
2015/07/06 - 2015/07/08 | Participação do mini-curso "A educação ambiental histórico crítica: uma construção coletiva", durante o Congresso de Pedagogia
Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano.
Oficina (workshop)
|
Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
|
2015/05/11 - 2015/06/05 | Curso de Extensão Universitária na modalidade de difusão: Atividades orientadoras de Ensino de matemática com o uso das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TICs).
Outro
|
Curso de Extensão Universitária na modalidade de difusão: Atividades orientadoras de Ensino de matemática com o uso das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TICs).
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Brasil
|
2009/11/03 - 2009/11/06 | Participação no V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e do curso: Maus-tratos contra a criança: identificação
e análise da atuação da escola junto aos alunos que sofrem maus-tratos no contexto doméstico, obtendo 44 horas de duração
e 100% de frequência.
Congresso
|
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
|
2008/09/16 - 2008/09/20 | Encontro realizado pelo Instituto Paulo Freire e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que trouxe como
tema Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. No ano em que se realizou o encontro (2008),
completou-se uma década do primeiro encontro do Fórum e 40 anos da Pedagogia do Oprimido. O VI Encontro Internacional do Fórum
Paulo Freire foi organizado em duas modalidades: Conferências e Círculos de Cultura.
Encontro
|
VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2008/03/01 - 2009/12/13 | Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia | Participação do projeto de intervenção socioambiental , realizando atividades de formação (palestras, elaboração de projetos, seminários técnicos e mobilização de recursos; atividades em campo com práticas supervisionadas na área da educação. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/12/17 - 2020/12/18 | Comissão Organizadora do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, subordinado ao tema A Construção
do/a Investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação.
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011/09/04 - 2011/09/07 | Participação da Comissão Executiva no VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, com carga horário total de 40 horas
Membro
|
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil |