???global.info.a_carregar???
Natália Gladcheff Zanon. Mestre em Educação Escolar (2019) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Integra e participa da comunidade de prática "Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação" (IDEAFor) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Colaborou em atividades de formação de professores no projeto "School Gardens for future citizens" (Erasmus+ KA2) e, como bolseira de investigação, atua na implementação e desenvolvimento de uma formação contínua de professores no projeto "Cooperação para o desenvolvimento de qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié" (Instituto Camões). No mestrado focou na Educação Ambiental Crítica na Educação Pré-Escolar, tema que irá aprofundar no projeto de doutoramento, pelo desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental Crítica na Educação Pré-Escolar, através do envolvimento de educadores/as em processos de formação e de investigação-ação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Natália Gladcheff Zanon
Data de nascimento
1987/07/07
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Zanon, Natália Gladcheff

Identificadores de autor

Ciência ID
B312-2275-3B1E
ORCID iD
0000-0001-5631-7072

Endereços de correio eletrónico

  • natgz87@gmail.com (Profissional)
  • up201900650@edu.fpce.up.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2019/09/16 - 2025/08/30
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/08/10 - 2019/02/17
Concluído
Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar (Master)
Especialização em Educação Escolar - Linha de pesquisa: Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
"A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2008/03/04 - 2011/12/23
Concluído
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licence)
Especialização em Educação
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
8
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/03 - 2014/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura Municipal de São Carlos, Brasil
Prefeitura Municipal de São Carlos, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/19 - 2019/08/31 Professora de Inglês na Educação Pré-Escolar Cooperativa Educacional de São Carlos, Brasil
2014/02/11 - 2017/12/04 Educadora de Infância e Professora de Primeiro Ciclo do Ensino Básico Prefeitura Municipal de São Carlos, Brasil
2013/02/02 - 2014/12/23 Professora do Primeiro Ciclo do Ensino Básico Escola Estadual "Eugênio Franco", Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/07/15 - 2022/04/14 Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: Um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié
ICamões 2020 - Coop. Desenv. de Qualidade
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2011/03/01 - 2011/11/30 Projeto de Extensão Arte na Biblioteca
23112.004403/2010-70
Bolseiro de Extensão
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Universidade Federal de São Carlos/Pró-Reitoria de Extensão
Concluído
2009 - 2010/07/31 Projeto alta-TA & Inclusão - viabilizando o uso de recursos de tecnologia assistiva na escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais
477792/2008-1
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Psicologia, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2021/01/10 - 2021/06/23 eSGarden - School Gardens for Future Citizens
Outra
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2008/08/01 - 2008/12/31 Comunidades de Aprendizagem
Voluntária
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. ZANON, Natália Gladcheff; TEIXEIRA, Lucas André; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. "A inserção da Educação Ambiental na educação escolar: as percepções de professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de São Carlos". Trabalho apresentado em Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, 2018.
    10.29327/15394.3-4
  2. Zanon, Natália Gladcheff; Yamashiro, Juliana Archiza; Lourenço, Gerusa Ferreira; Mendes, Enicéia Gonçalves. "A importância da Tecnologia Assistiva". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial,, Londrina, 2009.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi. "A percepção de professoras da Educação Infantil na perspectiva da Educação Ambiental Crítica". In Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores: uma visão multidisciplinar. Brasil: Editora Científica Digital, 2021.
    Publicado • 10.37885/210203076
  2. Goyos, Laís Pieroni; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; Viveiro, Alessandra Aparecida; Rocha, Pedro Neves; Arruda, Andréia Aparecida; Souza, Carina Teles; Nascibem, Fábio Gabriel; et al. "Paulo Freire na produção científica brasileira sobre Ensino de Ciências e Educação Ambiental". In Nuevos retos de la enseñanza de las ciencias, 475-480. Vigo, Espanha: Educación, 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina. "A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, 2021.
  2. "A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, 2021.
  3. Zanon, Natália Gladcheff; Pereira, Fátima; Torres, Ana Cristina. "Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação". Trabalho apresentado em XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação - A construção do(a) investigador(a) ao longo do(s) processo(s) de investigação, 2020.
  4. Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi. "A inserção da Educação Ambiental na educação escolar: as percepções de professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de São Carlos". Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, 2018.
Resumo em conferência
  1. Zanon, Natália Gladcheff. "Educação Ambiental Crítica no Jardimde Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação.". Trabalho apresentado em XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação, Porto, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Zanon, Natália Gladcheff. "A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica.". Mestrado, 2019. https://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/4896.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/08 Sensibilização para o contexto em cooperação para o desenvolvimento: uma experiência de formação contínua online com professores do Bié I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
2022/07/07 Educação Ambiental Crítica no contexto da Educação Pré-escolar em Portugal I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/07 Desafios no processo colaborativo de uma formação contínua on-line em contexto angolano I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07/16 Garbage that Works: An environmental educational project with Brazilian immigrant students in Japan - (Trabalho aprovado à apresentação. Devido às contingências da Pandemia da COVID-19, o evento, que seria realizado em setembro/2020, acontecerá em setembro/2021) XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, França)
2019/10/24 A inserção da Educação Ambiental Crítica em Centros Municipais de Educação Infantil II Seminário Internacional Expressa - "Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação"
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2009/11/05 A importância da Tecnologia Assistiva V Congresso Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/07 - 2021/10/09 Participação no III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, que se realizou nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2021 na modalidade online, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.
Seminário
III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
2020/10/27 - 2020/10/29 Anualmente o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) reúne moderadores/as e participantes de Tertúlias Dialógicas para aprofundar a formação nesta Atuação Educativa de Êxito e compartilhar experiências das transformações promovidas.
Encontro
VIII Encontro de Tertúlias Dialógicas
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2019/10/25 - 2019/10/25 Segundo Colóquio "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento: Património e Comunidade" promovido pelo projeto REduF em parceria com a Câmara Municipal de Murça.
Conferência
2o Colóquio Internacional "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento: Património e Comunidade"
Câmara Municipal de Murça, Portugal
2015/07/06 - 2015/07/08 Participação do mini-curso "A educação ambiental histórico crítica: uma construção coletiva", durante o Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano.
Oficina (workshop)
Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2015/05/11 - 2015/06/05 Curso de Extensão Universitária na modalidade de difusão: Atividades orientadoras de Ensino de matemática com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Outro
Curso de Extensão Universitária na modalidade de difusão: Atividades orientadoras de Ensino de matemática com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Brasil
2009/11/03 - 2009/11/06 Participação no V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e do curso: Maus-tratos contra a criança: identificação e análise da atuação da escola junto aos alunos que sofrem maus-tratos no contexto doméstico, obtendo 44 horas de duração e 100% de frequência.
Congresso
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2008/09/16 - 2008/09/20 Encontro realizado pelo Instituto Paulo Freire e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que trouxe como tema Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. No ano em que se realizou o encontro (2008), completou-se uma década do primeiro encontro do Fórum e 40 anos da Pedagogia do Oprimido. O VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire foi organizado em duas modalidades: Conferências e Círculos de Cultura.
Encontro
VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008/03/01 - 2009/12/13 Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia Participação do projeto de intervenção socioambiental , realizando atividades de formação (palestras, elaboração de projetos, seminários técnicos e mobilização de recursos; atividades em campo com práticas supervisionadas na área da educação.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/12/17 - 2020/12/18 Comissão Organizadora do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, subordinado ao tema A Construção do/a Investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação.
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/09/04 - 2011/09/07 Participação da Comissão Executiva no VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, com carga horário total de 40 horas
Membro
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil