???global.info.a_carregar???
Ana Elisa Esteves Santiago. Concluiu o(a) Licenciatura em Matemática - Ramo de formação educacional em 2002 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia e Doctor em Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales em 2008/09/11 pelo(a) Universidad de Salamanca. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra. Publicou artigos em revistas especializadas e capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 3 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Elisa Esteves Santiago

Nomes de citação

  • Santiago, Ana
  • Santiago, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
B313-9F4D-365A

Endereços de correio eletrónico

  • asantiago@esec.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2008/09/11
Concluído
Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales (Doctor)
Universidad de Salamanca, Espanha
"EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO E O SEU TRATAMENTO NO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XX E XXI " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Programa de Doutoramento em Educação Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidad de Salamanca, Espanha
"Análise dos Problemas de Optimização ao logo da História da Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente
2002
Concluído
Matemática - Ramo de formação educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
treze valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11/19 - 2016/07/19 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
2012/11/19 - 2016/07/13 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2016 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/05/08 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/08/01 - 2012/03/02 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011/02/28 - 2011/09/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2011/02/23 - 2011/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011/02/22 - 2011/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/09/30 - 2011/02/22 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2009/10/01 - 2010/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra, Portugal
2010/03/03 - 2010/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2008/10/01 - 2009/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/10/01 - 2008/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/03/14 - 2007/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/03/17 - 2006/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/11/02 - 2010/07/01 Formadora PFCM profs 1CEB Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2022 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
2019/09 - 2021/09 Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy
Sem código
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2019 - 2020 Monitorização do Projeto Mochila Leve
Sem referência
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/11 - 2019/07 Introdução da Khan Academy em escolas portuguesas
Sem referência
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2012 - 2015 Promover o sucesso em matemática
PTDC/CPE-CED/121774/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santiago, A.; Domingos, António Manuel Dias; Bate, Mónica. "PLANETA TERRA: PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR". Trabalho apresentado em EIEM 2022 Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
    Publicado
  2. "A Interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Educação em Ciências: interações e Desafios, Coimbra, 2021.
    Publicado
  3. "“O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de ciências naturais e matemática na formação docente". Trabalho apresentado em Educação em Ciências: interações e Desafios., Coimbra, 2021.
    Publicado
  4. "Mathematics and Financial Education in a citizenship project in a 1st CEB class". Trabalho apresentado em International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), 2021.
    Publicado
  5. Teixeira, Paula; Domingos, António; Costa, Conceição; Santiago, Ana; Castro, Joana. "Domingos, A., Santiago, A., Matos, A. I., Costa, C., Castro, J., & Teixeira, P. (2020). Orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy. In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.), Livro de atas do V Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2020. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-276-7.". 2020.
    Publicado
  6. Santiago, A.. "Orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy". Trabalho apresentado em V Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2020, Bragança, 2020.
    Publicado
  7. Santiago, Ana. "Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas". Trabalho apresentado em Encontro em Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  8. Santiago, Ana. "Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  9. Santiago, Ana. "O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero". Trabalho apresentado em Encontro em Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  10. Santiago, Ana. "Monitorização de um projeto envolvendo recursos tecnológicos: A plataforma Khan Academy,". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, Madrid, 2017.
    Publicado
  11. Santiago, Ana. "Monitoring a technological based approach in mathematics in portugal - the case of khan academy". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, Lyon, 2017.
    Publicado
  12. Santiago, Ana. "Norms and practices of secondary teachers’ formation. The Portuguese case (1915-1930". Trabalho apresentado em THE FIFTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION, Utrecht, 2017.
    Publicado
  13. Domingos, António; Santiago, Ana; Ventura, Cláudia; Costa, Maria da Conceição; Matos, José Manuel; Teixeira, Paula; Machado, Ricardo. "Monitorização de uma abordagem tecnológica em matemática - A academia de Khan em Portugal". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM), 2017.
    Publicado
  14. Santiago, Ana. "Os Estágios no Liceu D. João III e o Papel do Metodólogo José Augusto Cardoso". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero-Americano História Da Educação Matemática., Belém, Pará, 2015.
  15. Santiago, Ana. "Implementação da Educação Financeira na aula de Matemática: um estudo de caso com alunos do 7º ano". Trabalho apresentado em 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, Caparica, 2015.
    Publicado
  16. Santiago, Ana. "O primeiro programa de Matemática do Ensino Liceal português". Trabalho apresentado em 7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, Vol. I, Óbidos, 2014.
    Publicado
  17. Santiago, Ana. "Maximum and minimum: approaches to these concept in Portuguese textbooks". Trabalho apresentado em III International Conference on the History of Mathematics Education, Uppsala, 2013.
    Publicado
  18. Santiago, Ana. "Entre Euclides e a atualidade: um problema de otimização". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Serra da Estrela, 2013.
    Publicado
  19. Santiago, Ana. "As primeiras aplicações das derivadas nos manuais escolares do Ensino Secundário". Trabalho apresentado em I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática, 2011.
    Publicado
  20. Santiago, Ana. "Um problema de optimização: de Euclides à actualidade". Trabalho apresentado em XIII Simposio de la SEIEM, Santander, 2009.
    Publicado
  21. Santiago, Ana. "Modelo para análise dos problemas de optimização nos manuais escolares do Ensino Secundário ao longo do século XX e XXI". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2007.
    Publicado
  22. Santiago, Ana. "Análise histórica dos problemas de optimização no ensino secundário em Portugal". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Santos, Rita; Santiago, Ana; Cruz, Catarina. "Problem Posing and Problem Solving in Primary School: Opportunities for the Development of Different Literacies". Education Sciences 14 1 (2024): 97. http://dx.doi.org/10.3390/educsci14010097.
    10.3390/educsci14010097
  2. Esteve Santiago, Ana Elisa Esteves. "A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 12 5 (2021): 1-18. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n5a07.
    Publicado • 10.26843/rencima.v12n5a07
  3. "Planos de aula dos professores estagiários de Matemática nos anos 30". Educação & Matemática 159 (2021): https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/160.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Santiago, A.. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Liceu de Coimbra (1937-1947)". HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática 6 3 (2020): 152-173. http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/issue/view/23/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Domingos, António; Santiago, Ana; Matos, Ana I.; Joana Castro; Paula Cristina Teixeira. "Professores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy.". V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de Atas (2020): 372-382. http://hdl.handle.net/10198/20081.
    Publicado
  6. Santiago, Ana Elisa Esteves; Domingos, António Manuel Dias; Silva, Amarildo Melchiades da. "LITERACIA FINANCEIRA NO PROGRAMA INTERNACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES". Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 20 2 (2018): http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19138.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34019/1984-5499.2018.v20.19138
  7. Santiago, Ana. "). Las Matemáticas en la Telescuela de Portugal: Formación del profesorado y contribución del archivo personal del Profesor Bernardino Gonçalves Sobral". Revista Épsilon 33(3) 94 (2016): 19-32. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6301257.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Santiago, Ana. "Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira". Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro 6 3 (2016): http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4224.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Santiago, Ana Elisa Esteves. "A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR EM PORTUGAL". Boletim GEPEM 66 (2015): 20-30. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.025.
    Publicado • 10.4322/gepem.2015.025
  10. Santiago, Ana. "Las derivadas: Análisis del libro de texto de la enseñanza secundaria en Portugal con sus primeras aplicaciones". Épsilon - Revista de Educación Matemática 29(3) 82 (2012): 9-22.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Santiago, A.; martins, nuno; Mateus, vanessa. "A RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO 4.º ANO DO 1.º CEB". In PERCURSOS CONVERGENTES E DIVERGENTES EM EDUCAÇÃO, editado por Santiago, A.. Portugal, 2023.
    Publicado
  2. Santiago, A.; Cruz, Catarina; Santos, Rita. "Formulação de problemas, envolvendo Educação Financeira, por alunos do 1º CEB". In A Escola em transformação: Formação e prática docente., editado por Santiago, A.. Portugal, 2022.
    Publicado
  3. Santiago, A.. "El método de máximos y mínimos em los libros de texto españoles del siglo XVIII: influencias europeas". In Las Matemáticas em España durante el siglo XVIII através de los libros y sus autores, 115-134. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2020.
    Publicado
  4. Santiago, A.. "Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat". In A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação, 2020.
    Publicado
  5. Santiago, Ana. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal de 1910 até 1926". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 57-84. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Publicado
  6. Santiago, Ana. "Os professores de matemática dos liceus: acesso à profissão e formação (1836-1930)". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 209-226. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Publicado
  7. Santiago, Ana. "A matemática e o seu ensino nas Escolas Normais Superiores". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 227-252. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Publicado
  8. Santiago, Ana. "Formação de professores de Matemática — Liceu D. João III, Coimbra (1930-1970).". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 357-378. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Publicado
  9. Santiago, Ana. "Complexidade na génese e apropriação da inovação – o caso do ensino da didática da matemática nas Escolas Normais Superiores.". In Investigação, educação e desenvolvimento — revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio.. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2018.
    Publicado
  10. Santiago, Ana. "Notas Biográficas: José Augusto Cardoso (1891-1979)". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 493-496. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2016.
    Publicado
  11. Santiago, Ana. "Os programas de matemática do ensino liceal". In A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). caparica, Portugal: UIED, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Santiago, A.; Vale, Vera. PERCURSOS CONVERGENTES E DIVERGENTES EM EDUCAÇÃO. Portugal. 2023.
    Publicado
  2. Santiago, A.; Vale, Vera. A Escola em transformação: Formação e prática docente.. Portugal. 2022.
    Publicado
  3. Santiago, Ana. Santiago, A; Domingos, A. (2015). Atas do 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática.. Caparica, Portugal: UIED. 2015.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Santiago, Ana. Uma perspetiva histórica sobre temas financeiros no ensino português: programas, escolas e livros de texto. coimbra, Portugal: UIED. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Santiago, A.; Martins, Nuno. "Interdisciplinaridade, Geometria e Robótica Educativa: uma experiência de ensino no 2.º CEB". Trabalho apresentado em I Coloquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação, 2023.
  2. "Desenvolvimento do pensamento espacial, em contexto pré-escolar, através de uma abordagem STEAM em astronomia". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2021.
  3. "O uso da Plataforma HypatiaMat na promoção da aprendizagem da adição de números naturais". Trabalho apresentado em no XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM, 2021.
  4. Santiago, Ana. "ON-LINE PLATFORM AS AN ARTEFACT FOR TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS". Trabalho apresentado em 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2018.
  5. Santiago, Ana. "Las reformas curriculares de la disciplina de matemáticas en la enseñanza secundaria portuguesa a lo largo del siglo XIX". Trabalho apresentado em Simpósio da SEIEM, 2014.
Resumo em conferência
  1. Santiago, A.; Cruz, Catarina; Santos, Rita. "Formulação e resolução de problemas no 1.º CEB: Oportunidades para o desenvolvimento de diferentes literacias. In (Ed.). : Book of Abstracts. Instituto Politécnico de Santarém (p. 161-162)". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/21 Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino no 4.º ano do 1.º CEB VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2023/04/21 Robótica educativa em contexto de Creche: uma abordagem interdisciplinar VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2019 O uso do GeoGebra na compreensão e construção de definições III Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2019 A tecnologia na aula de matemática com a Khan Academy TIC@Portugal’19 – Ambientes Digitais Potenciadores de Aprendizagem
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
2018 A formação de professores de matemática em Portugal: Uma perspetiva histórica Colóquio Luso-Brasileiro de História da Educação: Ideias e Instituições
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal)
2018 Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas Encontro de Investigação em Educação Matemática
Escola Superior de educação de Coimbra (Portugal)
2018 Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936 Encontro em Investigação em Educação Matemática - A Aula de Matemática
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2018 O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero Encontro em Investigação em Educação Matemática - A Aula de Matemática
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2017 Educação Financeira e a aula de Matemática PROFMAT 2017
Associação de Professores de MAtemática (Portugal)
2017 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - LICEU DE COIMBRA (1930-1947) IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática
Universidad de Murcia (Espanha)
2016 O Referencial de Educação Financeira e a aula de Matemática PROFMAT 2016
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
2015 A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral 28º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
(Portugal)
2013 A matemática no ensino liceal no século XIX, em Portugal 2º Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática
CINVESTAV (Cancun)
2013 Maximum and minimum: approaches to these concepts in Portuguese textbooks Third International Conference of the History of Mathematics Education
Uppsala University (Uppsala)
2013 Entre Euclides e a atualidade: um problema de otimização Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Penhas da Saúde, Portugal)
2013 Os programas de Matemática do Ensino Liceal no século XIX 27º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
(Portugal)
2011 As primeiras aplicações das derivadas nos manuais escolares do Ensino Secundário I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Um problema de optimização: a resolução feita por Euclides e a resolução feita actualmente XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (Espanha)
2007 Modelo para análise dos problemas de optimização nos manuais escolares do Ensino Secundário ao longo do século XX e XXI XVI Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2006 Análise histórica dos problemas de optimização no ensino secundário em Portugal XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Educação Financeira no Ensino da Matemática: um estudo de caso do Ensino Básico
Orientador
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/11/01 - 2021/02/26 Adição de Números Naturais usando a Plataforma Hypatiamat
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas... valor de posição
Coorientador
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2015 Matemática e Educação Financeira: um estudo de caso do Ensino Secundário
Orientador
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2014 A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do Espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11/19 - Atual O EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, realiza-se a 19 e 20 de novembro de 2022, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao desenvolvimento curricular. (2022/11/19 - 2022/11/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/22 QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB
Arguente
MARISA ALEXANDRA CANDEIAS LOURENÇO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/01/22 A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
Vogal
Maria Manuela Subtil Brito Pedro (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/11/12 A Matemática no Ensino Primário em Angola: Proposta para uma Intervenção Formativa
Arguente
Eduardo Se´rgio Morais Nangacovie (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/07/16 O erro como instrumento de apoio aos processos de ensino e aprendizagem: uma experiência com alunos do 7.º ano de escolaridade
Arguente
Cristiana Solange Oliveira Amaral (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Desenvolvimento de Aprendizagens em Contexto Outdoor Integradas no Projeto EduPARK
Arguente
Rita Margarida Martinho Bola (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Tarefas de Visualização Espacial uma Experiência com Alunos de 3.º Ano
Arguente
Eliana Soraia Almeida Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
Arguente
Susana Isabel Gomes (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Pensamento Geométrico: Geometria não euclidiana no ensino secundário
Vogal
Maria Teresa Serrão Sanches Gonçalves (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 Discursos didáticos das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico: práticas e estratégias
Vogal
Maria Fernanda dos Santos Mendes Sampaio (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 Interdisciplinaridade e o Ensino
Arguente
Adriana Mendes Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 Formação de Professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969)
Arguente
Teresa Maria Pires Monteiro (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos
Vogal
Pedro da Cruz Almeida (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores
Arguente
Vivian Helena Brion da Costa (Mestrado)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2016 A Matemática nos cursos profissionais com recurso a tarefas de Educação Financeira
Arguente
Vera Lúcia Pinheiro Mota (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 A utilização das Aplicações Interativas no ensino e na aprendizagem das Equações do 1º grau
Arguente
Eduarda Maria Vieira dos Santos Nunes de Oliveira (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Aprendizagem das Funções e Sistemas de Equações no 8º Ano com Recurso à Calculadora Gráfica
Arguente
Luísa Adélia Lopes Fernandes (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 As tecnologias no ensino da matemática - Tarefas matemáticas no Ensino Básico com utilização da folha de cálculo
Arguente
César Augusto da Conceição Barros (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 A Matemática no curriculo de Angola: o caso dos exames de acesso ao Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, ISPTEC
Arguente
Leopoldina Maria Baltazar Rodrigues Paz (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Educação Financeira Escolar: Planejamento Financeiro
Arguente
Glaucia Sabadini Barbosa (Mestrado)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2014 O Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2007 versus o Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2013
Arguente
Diana Pires Mota Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A importância dos materiais didáticos no ensino da matemática no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Arguente
Andreia Magalhães Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Relatório de Atividade Profissional
Arguente
Joana Delgado Costa Cardoso de Brito da Cunha Malheiro (Mestrado)
2013 Relatório de Atividade Profissional
Arguente
Teresa de Jesus Valente Serra Rosa (Mestrado)
2013 A telescola: perspetivas de monitores
Arguente
Raquel Alexandra Carvalho Barros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013 Geometria: um estudo sobre ângulos e polígonos, no 9º ano de escolaridade, com recurso ao GeoGebra
Arguente
Cátia Mariana de Oliveira Ferreira Salvador (Mestrado)
2013 A matemática no jardim de infância
Arguente
Jeanine Coelho da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Cláudia Patrícia Vilela Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/19 - 2022/11/20 EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática Caparica
2018 - 2020 Encontro de Investigação e Práticas em Educação Escola Superior de educação de Coimbra
2019 - 2019 5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Brasil, UFJF
2016 - 2019 RELME
2017 - 2017 IV Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática Espanha, Múrcia
2017 - 2017 Escola de Verão em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática FCT UNL
2016 - 2016 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Brasil, UFJF
2015 - 2015 III Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática Brasil, Belém, Pará
2015 - 2015 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática FCT UNL
2014 - 2014 Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Brasil, UFJF
2013 - 2013 Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática 2013 Cancun, México
2011 - 2011 I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática Covilhã
2011 - 2011 XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2020 Revista Enseñanza de las Ciências (1579-1513)