Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Elisa Esteves Santiago
Nomes de citação
- Santiago, Ana
- Santiago, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B313-9F4D-365A
Endereços de correio eletrónico
- asantiago@esec.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/09/11
Concluído
|
Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales (Doctor)
Universidad de Salamanca, Espanha
"EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO E O SEU TRATAMENTO NO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XX E XXI
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005
Concluído
|
Programa de Doutoramento em Educação Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidad de Salamanca, Espanha
"Análise dos Problemas de Optimização ao logo da História da Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobressaliente |
2002
Concluído
|
Matemática - Ramo de formação educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
treze valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/11/19 - 2016/07/19 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2012/11/19 - 2016/07/13 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2012 - 2016 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/05/08 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2011/08/01 - 2012/03/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2011/02/28 - 2011/09/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Europeia, Portugal |
2011/02/23 - 2011/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2011/02/22 - 2011/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2010/09/30 - 2011/02/22 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2009/10/01 - 2010/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra, Portugal |
2010/03/03 - 2010/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2008/10/01 - 2009/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2007/10/01 - 2008/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2007/03/14 - 2007/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2006/03/17 - 2006/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/11/02 - 2010/07/01 | Formadora PFCM profs 1CEB | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2022 | Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
|
|
2019/09 - 2021/09 | Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy
Sem código
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | Monitorização do Projeto Mochila Leve
Sem referência
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/11 - 2019/07 | Introdução da Khan Academy em escolas portuguesas
Sem referência
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2015 | Promover o sucesso em matemática
PTDC/CPE-CED/121774/2010
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04/21 | Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino no 4.º ano do 1.º CEB | VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
|
2023/04/21 | Robótica educativa em contexto de Creche: uma abordagem interdisciplinar | VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
|
2019 | O uso do GeoGebra na compreensão e construção de definições | III Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
|
2019 | A tecnologia na aula de matemática com a Khan Academy | TIC@Portugal’19 – Ambientes Digitais Potenciadores de Aprendizagem
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
|
2018 | A formação de professores de matemática em Portugal: Uma perspetiva histórica | Colóquio Luso-Brasileiro de História da Educação: Ideias e Instituições
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal)
|
2018 | Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas | Encontro de Investigação em Educação Matemática
Escola Superior de educação de Coimbra (Portugal)
|
2018 | Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936 | Encontro em Investigação em Educação Matemática - A Aula de Matemática
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
|
2018 | O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero | Encontro em Investigação em Educação Matemática - A Aula de Matemática
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
|
2017 | Educação Financeira e a aula de Matemática | PROFMAT 2017
Associação de Professores de MAtemática (Portugal)
|
2017 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - LICEU DE COIMBRA (1930-1947) | IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática
Universidad de Murcia (Espanha)
|
2016 | O Referencial de Educação Financeira e a aula de Matemática | PROFMAT 2016
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
|
2015 | A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral | 28º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
(Portugal)
|
2013 | A matemática no ensino liceal no século XIX, em Portugal | 2º Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática
CINVESTAV (Cancun)
|
2013 | Maximum and minimum: approaches to these concepts in Portuguese textbooks | Third International Conference of the History of Mathematics Education
Uppsala University (Uppsala)
|
2013 | Entre Euclides e a atualidade: um problema de otimização | Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Penhas da Saúde, Portugal)
|
2013 | Os programas de Matemática do Ensino Liceal no século XIX | 27º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
(Portugal)
|
2011 | As primeiras aplicações das derivadas nos manuais escolares do Ensino Secundário | I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2009 | Um problema de optimização: a resolução feita por Euclides e a resolução feita actualmente | XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (Espanha)
|
2007 | Modelo para análise dos problemas de optimização nos manuais escolares do Ensino Secundário ao longo do século XX e XXI | XVI Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2006 | Análise histórica dos problemas de optimização no ensino secundário em Portugal | XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | Educação Financeira no Ensino da Matemática: um estudo de caso do Ensino Básico
Orientador
|
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018/11/01 - 2021/02/26 | Adição de Números Naturais usando a Plataforma Hypatiamat
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 - 2019 | Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números
falados, unidades numéricas... valor de posição
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2015 | Matemática e Educação Financeira: um estudo de caso do Ensino Secundário
Orientador
|
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2014 | A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do Espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves
Sobral
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/19 - Atual | O EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, realiza-se a 19 e 20 de novembro de 2022, na Faculdade de Ciências
e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos
ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao desenvolvimento curricular. (2022/11/19 - 2022/11/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/22 | QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB
Arguente
|
MARISA ALEXANDRA CANDEIAS LOURENÇO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2021/01/22 | A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
Vogal
|
Maria Manuela Subtil Brito Pedro (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/11/12 | A Matemática no Ensino Primário em Angola: Proposta para uma Intervenção Formativa
Arguente
|
Eduardo Se´rgio Morais Nangacovie (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/07/16 | O erro como instrumento de apoio aos processos de ensino e aprendizagem: uma experiência com alunos do 7.º ano de escolaridade
Arguente
|
Cristiana Solange Oliveira Amaral (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento de Aprendizagens em Contexto Outdoor Integradas no Projeto EduPARK
Arguente
|
Rita Margarida Martinho Bola (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Tarefas de Visualização Espacial uma Experiência com Alunos de 3.º Ano
Arguente
|
Eliana Soraia Almeida Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
Arguente
|
Susana Isabel Gomes (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | Pensamento Geométrico: Geometria não euclidiana no ensino secundário
Vogal
|
Maria Teresa Serrão Sanches Gonçalves (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 | Discursos didáticos das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico: práticas e estratégias
Vogal
|
Maria Fernanda dos Santos Mendes Sampaio (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 | Interdisciplinaridade e o Ensino
Arguente
|
Adriana Mendes Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2018 | Formação de Professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969)
Arguente
|
Teresa Maria Pires Monteiro (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 | Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos
Vogal
|
Pedro da Cruz Almeida (Doutoramento)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores
Arguente
|
Vivian Helena Brion da Costa (Mestrado)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
|
2016 | A Matemática nos cursos profissionais com recurso a tarefas de Educação Financeira
Arguente
|
Vera Lúcia Pinheiro Mota (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | A utilização das Aplicações Interativas no ensino e na aprendizagem das Equações do 1º grau
Arguente
|
Eduarda Maria Vieira dos Santos Nunes de Oliveira (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Aprendizagem das Funções e Sistemas de Equações no 8º Ano com Recurso à Calculadora Gráfica
Arguente
|
Luísa Adélia Lopes Fernandes (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | As tecnologias no ensino da matemática - Tarefas matemáticas no Ensino Básico com utilização da folha de cálculo
Arguente
|
César Augusto da Conceição Barros (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | A Matemática no curriculo de Angola: o caso dos exames de acesso ao Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências,
ISPTEC
Arguente
|
Leopoldina Maria Baltazar Rodrigues Paz (Mestrado)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Educação Financeira Escolar: Planejamento Financeiro
Arguente
|
Glaucia Sabadini Barbosa (Mestrado)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
|
2014 | O Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2007 versus o Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico
de 2013
Arguente
|
Diana Pires Mota Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A importância dos materiais didáticos no ensino da matemática no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Arguente
|
Andreia Magalhães Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Relatório de Atividade Profissional
Arguente
|
Joana Delgado Costa Cardoso de Brito da Cunha Malheiro (Mestrado) |
2013 | Relatório de Atividade Profissional
Arguente
|
Teresa de Jesus Valente Serra Rosa (Mestrado) |
2013 | A telescola: perspetivas de monitores
Arguente
|
Raquel Alexandra Carvalho Barros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2013 | Geometria: um estudo sobre ângulos e polígonos, no 9º ano de escolaridade, com recurso ao GeoGebra
Arguente
|
Cátia Mariana de Oliveira Ferreira Salvador (Mestrado) |
2013 | A matemática no jardim de infância
Arguente
|
Jeanine Coelho da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Cláudia Patrícia Vilela Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/11/19 - 2022/11/20 | EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática | Caparica |
2018 - 2020 | Encontro de Investigação e Práticas em Educação | Escola Superior de educação de Coimbra |
2019 - 2019 | 5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática | Brasil, UFJF |
2016 - 2019 | RELME | |
2017 - 2017 | IV Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática | Espanha, Múrcia |
2017 - 2017 | Escola de Verão em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática | FCT UNL |
2016 - 2016 | 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática | Brasil, UFJF |
2015 - 2015 | III Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática | Brasil, Belém, Pará |
2015 - 2015 | 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática | FCT UNL |
2014 - 2014 | Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática | Brasil, UFJF |
2013 - 2013 | Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática 2013 | Cancun, México |
2011 - 2011 | I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática | Covilhã |
2011 - 2011 | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - 2020 | Revista Enseñanza de las Ciências (1579-1513) |