???global.info.a_carregar???
Docente do Ensino Superior nas áreas de Língua Estrangeira (Inglês) e Ciências da Educação; Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Politécnico da Maia; Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Maia; Coordenadora da Área Científica de Humanidades Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe; Investigadora CeiED; Doutorada em Ciências da Educação; Mestre em Educação Especial; Especializada em Neuroeducação; Especializada em Transtornos da Conduta Infantil; Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês/Alemão, Faculdade de Letras do Porto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sonia Leite
Data de nascimento
1977/03/05
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Leite, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
C819-9E15-E99B
ORCID iD
0000-0002-6525-4322

Telefones

Telemóvel
  • 939505670 (Pessoal)

Moradas

  • Alameda Eça de Queirós, nr 350, 2º Hab-2, 4200-274, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/02/03 - 2022/02/04
Concluído
Workshop em Educação Inclusiva no Ensino Superior (Outros)
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
2022 - 2022
Concluído
Workshop em Investigação Científica: da conceção à disseminação (Outros)
Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2021 - 2022
Concluído
Gestão de Voluntariado (Outros)
A Pista Mágica, Portugal
2021/09 - 2021/09
Concluído
Workshop NVivo (Outros)
Universidade da Maia, Portugal
2021 - 2021
Concluído
Transtornos da Conduta Infantil (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade Europeia Miguel Cervantes, Espanha
2019/05/07 - 2019/05/22
Concluído
Curso PBL: Project/Program Based Learning (Outros)
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
2015 - 2016
Concluído
Neuroeducação (Diploma de especialização)
Instituto Português de Psicologia, Portugal
18
2011 - 2015
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2009
Concluído
Educação Especial (Mestrado)
Especialização em domínio Cognitivo e Motor
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2001 - 2003
Concluído
Educação Especial (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Não Aplicável
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1997 - 2001
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Formação Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2000/04/01 - 2000/04/30
Concluído
Oberstufe (Bakkalaureus)
Especialização em Alemão
Goethe Universität Frankfurt Institut für Ethnologie, Alemanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Portugal
2009 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01 - Atual Colaboradora Agrupamento de Escolas da Madalena, Portugal
2020/03 - Atual Avaliadora Externa Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2020 - Atual Membro do Conselho Geral do IPMAIA Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2019 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2019 - Atual Membro Efetivo do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Atual Membro Conselho pedagógico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Atual Coordenadora do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2022 Membro Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2022 Coordenadora de Área Científica - Humanidades Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2015 - 2018 Secretária Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2011 - 2015 Coordenação CET Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2011 Professora de Educação Especial Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Maia, Portugal
2009 - 2010 Professora de Educação Especial Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Portugal
2008 - 2009 Professora de Educação Especial Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de escolas de Ínfias, Portugal
2007 - 2008 Professora de Educação Especial Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Portugal
2006 - 2007 Professora de Educação Especial Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Caíde de Rei, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes Instituto Politécnico da Maia, Portugal
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2023 - Atual Avaliadora Relatórios Finais Projetos Erasmus Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
2021 - Atual Avaliadora Externa Projetos Erasmus + Educação e Formação Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
2019 - Atual Formadora Inglês / Português BWIZER, Portugal
2016 - Atual Avaliadora Externa Projetos Erasmus + Juventude em Ação Agência Nacional Erasmus +, Portugal
2024/09/09 - 2024/09/09 Formadora Agrupamento de Escolas da Madalena, Portugal
2021 - 2022 Formação Especializada - Gestão de Voluntariado Pista Mágica, Portugal
2003 - 2007 Tradutora de Inglês - Português Centro de Explicações "Bom Saber", Portugal
2001 - 2004 Explicadora de Inglês Alemão Academia Logos, Portugal
2001 - 2003 Professora de Inglês The Kids Club, Portugal
The Kids Club, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/05 - Atual Pedagogia XXI
-
Investigador
2024/04 - Atual Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior
-
Investigador
Universidade da Maia, Portugal
Em curso
2017 - 2020 Entrance
1
Investigador
Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Leite, S.; Martins, R.; Pascoinho, J.; Paulo, E.; Camões, A.; Pereira, C.. "Inclusion in the Primary Education: Perspective of a student with Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em ICITED24, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Leite, S.; Martins, R.; Pascoinho, J.; Paulo, E.; Cunha, S.. "Perception of primary school teachers regarding the inclusion of students with non-functional autism in a regular education". 2024.
    Aceite para publicação
  3. Carreira, Rui; Carvalho, Carla; Espino, Yamisel; Neves, Sofia; Ruão, Sónia; Azevedo, Cláudia; Leite, S.. "PORTUGUESE ENGAGED RESEARCH AND LEARNING COMMUNITY". Trabalho apresentado em ICERI2020, 2020.
    10.21125/iceri.2020.0744
Artigo em revista
  1. Leite, S.; Mendonça, S.; Paulo, E.; Pascoinho, João; Martins, R.. "Language in Pitt Hopkins syndrome: A study on the communication profile of seven individuals". Int. J. of Education Economics and Development (2024):
    Aceite para publicação
  2. José Luís Braga; Isabel Borges; Catarina Mota; Miguel Magalhães; Sónia Leite. "Creating a city image based on foreign visitors’ views retrieved from historical documents". International Conference on Tourism Research 15 1 (2022): 39-45. https://doi.org/10.34190/ictr.15.1.242.
    10.34190/ictr.15.1.242
  3. Leite, S.; Isabel Borges; Sandra Brás; Adriana Machado; Sónia Leite; Eusébio Costa; Stéphanie Mota. "Digital nomads: a growing trend in tourism hospitality in Portugal". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_45.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-981-16-9701-2_45
  4. Leite, S.; Susana Sá; Eusébio Costa; Isabel Borges; Catarina Mota; Sónia Leite; Ana Raquel Noronha; et al. "Online guest reviews reputation: its importance in a pandemic crisis". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_46.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-981-16-9701-2_43
  5. Leite, S.; Sónia Leite; Isabel Borges; Eusébio Costa; Adriana Machado; José Luís Braga; Stéphanie Mota. "The Role of Museums in Times of Pandemic – Museu da Misericórida do Porto case study". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_42.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-981-16-9701-2_42
  6. Leite, S.. "The Role of Parents in Times of Pandemic". European Journal of Education and Pedagogy 2 3 (2021): 102-104.
    Publicado
  7. Leite, S.. "O papel do Gabinete para a Plataforma e Inovação do Instituto Politécnico da Maia face à transição para a modalidade de Ensino à Distância devido à Pandemia Covid-19". Revista Psicologia e Educação - Universidade da Beira Interior 4 1 (2021):
    Publicado
  8. Leite, S.. "Is there a match between the skills sought out by accounting employers and the skills that accounting graduates consider important?". International Journal of Engineering Research 5 2 (2021): 17-21.
    Publicado
  9. Leite, S.. "Do the skills sought for by employers in the field of education match the skills that graduates consider most important?". Social Science and Humanities Journal 5 1 (2021): 2094-2097.
    Publicado
  10. Leite, S.; Américo Silva; José Luís Braga; Catarina Mota; Sandra Brás; Sónia Leite. "The Impact of the Culture-Heritage Relationship for Tourism and Sustainable Development". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_33.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-981-16-9701-2_33
  11. Leite, S.. "Face-to-face, mixed or distance learning regime? Which one do students of a Higher Education Institution prefer?". International Journal of Education 8 12 (2020): 41-46.
  12. Leite, Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry. "The Role of Students’ Motivation When Attending Higher Education Institutions". International Journal of Media Culture and Literature 6 2 (2020): 201-214.
    Publicado
  13. Leite, S.. "The importance of accounting professionals motivation in relation to teleworking". Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ) 7 7 (2020): 492-498. https://doi.org/10.14738/assrj.77.8600.
    Publicado • 10.14738/assrj.77.8600
  14. Leite, S.. "Living Dyslexia in the Foreign Language". Advances in Social Sciences Research Journal 7 2 (2020): 9-19. https://doi.org/10.14738/assrj.72.7759.
    10.14738/assrj.72.7759
  15. Leite, S.. "Perception of Higher Education Teachers' Motivtion in Relation to Teleworking". International Journal of Recent Advances in Multidisciplinary Research (IJRAMR) 07 09 (2020): 6179-6182.
    Aceite para publicação
  16. Leite, S.; Brás, D.. "Perceção dos professores do 1º CEB, relativamente ao decreto-lei 54/2018 sobre a educação inclusiva". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 702-713. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp702-713.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/2178-2911.2019v20espp702-713
  17. Leite, S.. "Perception of Accounting Organisations Needs and the Role of Higher Education Institutions". Advances in Social Sciences Research Journal 6 10 (2019): 423-431. http://dx.doi.org/10.14738/assrj.610.7313.
    Publicado • 10.14738/assrj.610.7313
  18. Leite, S.. "The Basics About Community Based Research". Advances in Social Sciences Research Journal 6 10 (2019): 178-183.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Leite, S.. "A Dislexia na Aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira, nomeadamente o Inglês". Littera Docente e Discente 2 3 (2013): 1-14.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Leite, S.. "As Dificuldades de Aprendizagem nas Teorias Sociais". Littera Docente e Discente 2 4 (2013): 1-12.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Leite, S.. "Dyslexia Through the Eyes of Primary School Teachers". Procedia - Social and Behavioral Sciences 69 (2012): 41-46. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.381.
    10.1016/j.sbspro.2012.11.381
  22. Leite, S.. "From Exclusion to Inclusion Going Through Segregation and Integration: The Role of the School and of the Sociopedagogical Mediator". Procedia - Social and Behavioral Sciences 69 (2012): 47-53. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.382.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.sbspro.2012.11.382
Capítulo de livro
  1. Tânia Silva; Sónia Leite; Rosa Martins; Eusébio Costa; Estrela Paulo; João Pascoinho; Leite, S.. "ICT and the Role of Educators in the Inclusion of Children with Autism Spectrum Disorder (ASD)". In ICITED 22. 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_2
  2. Da Mota, Catarina Freitas; Borges, Isabel; Braga, José Luís; Brás, Sandra; Silva, Américo; Leite, Sónia. "The Technological Impact on Local Tourism: The Case of Fafe". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 145-156. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_14
  3. Mário Faria; Sónia Leite; Rosa Martins; Eusébio Costa; Estrela Paulo; João Pascoinho; Leite, S.; Dulce Noronha-Sousa; Leite, S. "The Importance of the Family in Early Intervention Practices Using ICT". In ICITED22. 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_3
  4. Sandra Brás; José Luís Braga; Isabel Borges; Américo Silva; Catarina Mota; Sónia Leite. "Wine Tourism as a Promoter of the Sustainability of the Destination: The Case of Celorico De Basto". 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_57
  5. Braga, José Luís; Otón, Miguel Pazos; Pereira, Miguel; Mota, Catarina; Magalhães, Miguel; Leite, Sónia. "Effects of the Pandemic on Urban Tourism in the City of Porto". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 683-698. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_55
  6. Leite, Sónia; Martins, Rosa; Costa, Eusébio; Noronha-Sousa, Dulce. "The Importance of Motivating Students with Special Needs Attending Higher Education in the Face of Distance Education". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 55-62. Springer Nature Singapore, 2023.
  7. Leite, Sónia; Borges, Isabel; Costa, Eusébio; Silva, Fátima Matos; Mota, Stéphanie. "Perception of Students of the Degree in Tourism Regarding the Importance of a Foreign Language: English". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 561-569. Springer Nature Singapore, 2022.
  8. Leite, S.. "The impact of nurseries on child development". In Entrance Handbook, 68-72. Entrance Project, 2020.
    Publicado
  9. Leite, S.. "The impact of institutionalisation centres on the elderly". In Entrance Handbook, 85-87. Entrance Project, 2020.
    Publicado • 10.1017/cbo9780511758690.008
Livro
  1. Leite, S.. A Dislexia na Leitura e Escrita na Língua Materna e Língua Estrangeira. Brasil: Novas Edições Académicas. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Leite, S.. "Position of Students of an HEI in Relation to the Preferential Education Regime in Time of Pandemic". Trabalho apresentado em INTED2021, 2021.
  2. Leite, S.. "Perceção dos professores do 1º CEB, relativamente ao decreto-lei 54/2018". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2019.
    Publicado
  3. Leite, S.. "Perception of Portuguese and english Language Teachers in view of the importance of collaborative work in order to promote the success of of teaching/learning of students with dyslexia". Trabalho apresentado em World Education Research Association (WERA), 2019.
    Publicado
  4. Leite, S.. "How to live Dyslexia in the foreign language". Trabalho apresentado em The Singapure Education and Technology Conferenece, 2018.
    Publicado
  5. Leite, S.. "Living Dyslexia as a second language". Trabalho apresentado em II Congresso de Didactica de la Lengua Inglesa, 2018.
    Publicado
  6. Leite, S.. "The Impact of Dyslexia in Reading and Writing Activities in the Mother Tongue and the Foreign Tongue (English)". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2017.
    10.21125/iceri.2017.0340
  7. Leite, S.. "O Orçamento Participativo enquanto mecanismo promotor da participação de crianças com incapacidade em contexto comunitário". Trabalho apresentado em III Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação, Porto, 2012.
    Publicado
  8. Leite, S.. "Percepção dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à problemática da Dislexia". Trabalho apresentado em II Encontro de investigadores: Investigar em Educação e Mudança da Escola, Universidade Lusófona do Porto, 2011.
    Publicado
  9. Leite, S.. "Da Exclusão à Inclusão passando pela Segregação e pela Integração: o papel do mediador sócio-pedagógico". Trabalho apresentado em XI Congresso SPCE, 2011.
    Publicado
  10. Leite, S.. "The view of primary school teachers concerning dyslexia and the problems associated". Trabalho apresentado em XI Congresso SPCE, 2011.
Tese / Dissertação
  1. Leite, Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry. "O Impacto da Dislexia nas Atividades de Leitura e Escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira no 2º Ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6674.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/12 Perspective of a student with Autism Spectrum Disorder ICITED24
(Brasil)
2024/07/12 Perception of primary school teachers regarding the inclusion of students with non-functional autism in a regular education classes ICITED24
(Recife, Brasil)
2021/03/08 Position of students of an HEI in relation to the preferential education regime in time of pandemic International technology, education and development conference
INTED2021 (Portugal)
2017/11/16 The impact of dyslexia in reading and writting activities in the mother tongue and the foreign tongue (English) International Conference of Education, Research and Innovation
ICERI 2017 (Espanha)
2016/01/29 O apoio e inclusão de diferentes populações no contexto social Semana do Ensino Superior
Escola Profissional de Gaia
2015/05/25 O Impacto da Dislexia na Língua Portuguesa
Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira (Portugal)
2012/06/01 A dislexia na aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira, nomeadamente o Inglês III Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação
Universidade Lusófona
2012/06/01 O orçamento participativo enquanto mecanismo promotor da participação de crianças com incapacidade em contexto comunitário III Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação
Universidade Lusófona
2012/05/19 A Dislexia na Aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira, nomeadamente o Inglês VII Congresso Neurociência e Educação Especial
Psicossoma
2011/10/29 The view of primary school teachers concerning dyslexi 2º Congresso Internacional: Derrubar Barreiras. Facilitar Percursos
Pin Pró Inclusão
2011/10/20 Educação e Diversidade Educação, Arte e Cultura
Universidade Aberta (Portugal)
2011/07/09 Preceção dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à problemática da dislexia II Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação
Universidade Lusófona
2011/07/02 Da Exclusão à Inclusão passando pela Segregação e Integração: o papel do mediador sócio-pedagógico XI Congresso SPCE
Instituto Politécnico da Guarda
2011/07/02 The view of primary school teachers concerning dyslexia and the problems associated XI Congresso SPCE
Instituto Politécnico da Guarda

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Orientação Estágios CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens
Orientador
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Outra)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2023 - 2024/05 Hiperatividade e Défice de Atenção segundo a perspetiva dos professores
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto de Estudos Europeus de Fafe, Portugal
2023 - 2024 O impacto do confinamento nas crianças com Necessidades Específicas
Orientador
Educação Especial, domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2024  A Música como meio (veículo) facilitador de uma escola inclusiva
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Desafio da educacao inclusiva no ensino da fisica e quimica no secundario/profissional.
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2024 O espaço exterior como ambiente facilitador das aprendizagens
Orientador
educação especial - domínio cognitivo-motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Estratégias de Ensino para alunos com necessidades educativas especiais em Educação Física
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Principais Dificuldades no Ensino Regular para Trabalhar com Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) 
Orientador
Educação Especial - domínio Cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Desenho Universal para a Aprendizagem como estratégia de integração de crianças com NEE em contexto pré-escolar 
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 As atitudes de professores de Educação Física do 2º e 3º ciclo face à inclusão
Orientador
Educação Especial, domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Estudo de caso: A dislexia em contexto escolar
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024  Educar pela Arte – Promoção da inclusão de alunos com perturbação do espectro do Autismo
Orientador
Educação Especial, domínio cognitivo-motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Perturbações do défice de atenção e hiperatividade
Orientador
Educação Especial - domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Estratégias pedagógicas para alunos com dislexia - princípios básicos, uma revisão da literatura
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Sobredotação: características socioemocionais
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Síndrome de Down. Estudo de caso.
Orientador
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto de Estudos Europeus de Fafe, Portugal
2023/02 - 2023/07 A Importância da Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2023 Perturbações do Espetro do Autismo - Práticas de Inclusão em crianças do 1.º Ciclo
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2023 Inclusão no 1º ciclo: Perspetiva de um aluno com Perturbação do Espetro de Autismo
Orientador
2023 - 2023 Perceção dos professores do primeiro ciclo do ensino básico face à inclusão dos alunos com autismo não funcional numa turma de ensino regular
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2023 Desafios, dificuldades e constrangimentos dos Educadores/docentes na nova realidade da inclusão
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2022 - 2023 O Papel do Diretor na Modelagem da Escola Inclusiva
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021 - 2022 “Intervenção Precoce na Infância: a perspetiva dos profissionais perante uma criança em desenvolvimento”
Orientador
Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Intervenção Precoce (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021 - 2022 Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Intervenção Precoce
Orientador
Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Intervenção Precoce (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021 - 2022 Os Educadores de Intervenção Precoce e o Seu Papel na Inclusão das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Os Educadores de Intervenção Precoce e o Seu Papel na Inclusão das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021 - 2022 Implementação do Programa de Mentoria - 2020/2021- Eficácia no sucesso escolar dos mentorandos – O caso de Proença-a-Nova
Orientador
Formação especializada em Administração e organização escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - Atual Openweek: A relação entre pais e filhos adolescentes (2024/03/20 - 2024/03/20)
Conferência
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
2021 - Atual III Jornadas da Educação - IPMAIA: A Descentralização de competências na área da educação (2021/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2015 - Atual Universidade Jovem (2015)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Atual Natal Solidário (2015)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Atual Feria das Profissões (2015 - 2019)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2012/05/16 - Atual Palestra: Prevenção, Identificação e Intervenção em comportamentos de risco (2012/05/16)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009/12/03 - Atual Dia Internacional do Deficiente: uma escola inclusiva (2009/12/03 - 2009/12/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Portugal
2022/09/12 - 2022/09/16 Blended Intensive Program: Me in the world II (2022/09 - 2022/09)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2022/04 - 2022/04 Educar para uma sociedade sem violência (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2022 - 2022 Workshop em Investigação Científica: da conceção à disseminação (2022 - 2022) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2019 - 2019 II Jornadas da Educação : Bullying; (2019)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2018 Workshop Volunteer Management and Leadership; (2018 - 2018)
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2018 Ensino Superior Inclusivo: Oportunidades vs Desafios (2018 - 2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2017 - 2017 I Jornadas da Educação: Estratégias pedagógicas potenciadoras do sucesso educativo (2017 - 2017)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2013 - 2013 Prevenção, identificação e intervenção em comportamentos de risco: um roteiro (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2011/11/15 - Atual Ação de Sensibilização e Divulgação sobre Síndrome de Asperger Projeto gaivota
Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/18 Contributos da Equipa Multidisciplinar para a Educação Inclusiva no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Arguente principal
Iracema Andrade Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/07/05 Educação inclusiva no ensino regular: estudo de caso de alunos com transtorno do espetro do autismo de uma escola de Goiás.
Arguente principal
Ana Paula de Oliveira Castro (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/01/12 Desafios da Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior de Aparecida de Goiânia
Arguente principal
Maria de Fátima Nascimento Freitas (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/11/14 Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, Brasil
Arguente principal
Sarah Gonçalves Barros (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 Pedagogia da inclusão: Atitudes e Ações
Arguente
Valéria Freitas Pereira (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Pedagogia critica e dialogo intercultural no ensino da Lingua Inglesa. Um estudo de caso
Arguente principal
Everton Diogo da Silva Lins (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 Os professores e a percecão das praticas educativas inclusivas: relacões com variáveis sociodemograficas.
Arguente principal
Helena Flora Neves (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 Avaliação Diagnóstica e seu Impacto na Aprendizagem - Um Estudo de Caso em Escola de Governo no Brasil
Arguente principal
Patrícia Viana Mastella (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/01/10 - Atual World Education Research Association Espanha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Istanbul Aydin Üniversitesi International Journal of Media Culture and Literature (2667-8403) Istanbul Aydin University
2017 - Atual Revista de Educação Especial IESF
2020 - 2020 Progress in Language, Literature and Education Research (0045-1274)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/01 - Atual Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente
Avaliador
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2020 - Atual Avaliadora Externa Inspeção Geral da Educação e Ciência
Avaliador
2018/06/29 - Atual XVII Fórum Jovens Promotores de Saúde
Avaliador
Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Norte, Portugal
2018 - Atual Avaliadora Externa de Projetos da Agência Nacional Erasmus + / Corpo Europeu de Solidariedade

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/11 - 2024/07 Apoio no Agrupamento de Escolas da Madalena para reestruturação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/09/09 - Atual Formação em Educação Inclusiva
2023 - Atual Erasmus
2022 - Atual Curso: Capacitação Parental Capacitação Parental (Outros) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2022 - Atual Curso: Eu no Mundo Eu no Mundo Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2022 - Atual Curso: Formação Dinamizadores Universidade Jovem Curso: Formação Dinamizadores Universidade Jovem (Outros) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2019 - Atual Curso: Dislexia: Causas, Avaliação e Intervenção Dislexia: Causas, Avaliação e Intervenção (Outros) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2024/05/02 - 2024/05/06 Blended Intensive Program: Me in the world III Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/10 - Atual Comissão Científica ICDTHT'25

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - 2019 Provas Maiores de 23 Instituto Politécnico da Maia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/10 - Atual Progress in Language, Literature and Education Research Vol.1 B P International