???global.info.a_carregar???
Docente do Ensino Superior nas áreas de Língua Estrangeira (Inglês) e Ciências da Educação; Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Politécnico da Maia; Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Maia; Coordenadora da Área Científica de Humanidades Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe; Investigadora CeiED; Doutorada em Ciências da Educação; Mestre em Educação Especial; Especializada em Neuroeducação; Especializada em Transtornos da Conduta Infantil; Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês/Alemão, Faculdade de Letras do Porto.
Identification

Personal identification

Full name
Sonia Leite
Date of birth
1977/03/05
Gender
Female

Citation names

  • Leite, S.

Author identifiers

Ciência ID
C819-9E15-E99B
ORCID iD
0000-0002-6525-4322

Telephones

Mobile phone
  • 939505670 (Personal)

Addresses

  • Alameda Eça de Queirós, nr 350, 2º Hab-2, 4200-274, Porto, Porto, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
German Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2022/02/03 - 2022/02/04
Concluded
Workshop em Educação Inclusiva no Ensino Superior (Outros)
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
2022 - 2022
Concluded
Workshop em Investigação Científica: da conceção à disseminação (Outros)
Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2021 - 2022
Concluded
Gestão de Voluntariado (Outros)
A Pista Mágica, Portugal
2021/09 - 2021/09
Concluded
Workshop NVivo (Outros)
Universidade da Maia, Portugal
2021 - 2021
Concluded
Transtornos da Conduta Infantil (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Universidade Europeia Miguel Cervantes, Spain
2019/05/07 - 2019/05/22
Concluded
Curso PBL: Project/Program Based Learning (Outros)
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
2015 - 2016
Concluded
Neuroeducação (Diploma de especialização)
Instituto Português de Psicologia, Portugal
18
2011 - 2015
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Não Aplicável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2009
Concluded
Educação Especial (Mestrado)
Major in domínio Cognitivo e Motor
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2001 - 2003
Concluded
Educação Especial (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Major in Não Aplicável
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1997 - 2001
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Major in Formação Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2000/04/01 - 2000/04/30
Concluded
Oberstufe (Bakkalaureus)
Major in Alemão
Goethe Universität Frankfurt Institut für Ethnologie, Germany
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2016/09/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
Instituto superior de Estudos Europeus de Fafe, Portugal
2015 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Tecnologias de Fafe, Portugal
2009 - 2015 Assistant (University Teacher) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2024/01 - Current Colaboradora Agrupamento de Escolas da Madalena, Portugal
2020/03 - Current Avaliadora Externa Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2020 - Current Membro do Conselho Geral do IPMAIA Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2019 - Current President of the Pedagogic Council Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2019 - Current Membro Efetivo do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Current Membro Conselho pedagógico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Current Coordenadora do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2022 Membro Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2022 Coordenadora de Área Científica - Humanidades Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2015 - 2018 Secretária Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2011 - 2015 Coordenação CET Acompanhamento de Crianças e Jovens Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2011 Professora de Educação Especial / Inclusiva EB1/JI da Maia, Portugal
Agrupamento de Escolas da Maia, Portugal
2009 - 2010 Professora de Educação Especial / Inclusiva EB1 de Quatro Caminhos, Portugal
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Portugal
2009 - 2010 Professora EB1 Quinta de S. Gens, Portugal
2008 - 2009 Professora de Educação Especial / Inclusiva EB1 de Infias, Portugal
EB1 de Infias, Portugal
2008 - 2009 Professora EB1 de S. Paio, Portugal
2007 - 2008 Professora de Educação Especial / Inclusiva EB1 da Ponte, Portugal
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Portugal
2007 - 2008 Professora EB1/JI de Outeiro, Portugal
2006 - 2007 Professora de Educação Especial / Inclusiva EB1 Cernadelo, Portugal
Agrupamento de Escolas de Caíde de Rei, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2023/01 - Current Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes Instituto Politécnico da Maia, Portugal
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2023 - Current Avaliadora Relatórios Finais Projetos Erasmus Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
2021 - Current Avaliadora Externa Projetos Erasmus + Educação e Formação Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal
2019 - Current Formadora Inglês / Português BWIZER, Portugal
2016 - Current Avaliadora Externa Projetos Erasmus + Juventude em Ação Agência Nacional Erasmus +, Portugal
2024/09/09 - 2024/09/09 Formadora Agrupamento de Escolas da Madalena, Portugal
2021 - 2022 Formação Especializada - Gestão de Voluntariado Pista Mágica, Portugal
2003 - 2007 Tradutora de Inglês - Português Centro de Explicações "Bom Saber", Portugal
2001 - 2004 Explicadora de Inglês Alemão Academia Logos, Portugal
2001 - 2003 Professora de Inglês The Kids Club, Portugal
The Kids Club, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2024/05 - Current Pedagogia XXI
-
Researcher
2024/04 - Current Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior
-
Researcher
Universidade da Maia, Portugal
Ongoing
2017 - 2020 Entrance
1
Researcher
Universidade Livre de Bruxelas, Belgium
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Leite, S.. A Dislexia na Leitura e Escrita na Língua Materna e Língua Estrangeira. Brazil: Novas Edições Académicas. 2018.
    Published
Book chapter
  1. Tânia Silva; Sónia Leite; Rosa Martins; Eusébio Costa; Estrela Paulo; João Pascoinho; Leite, S.. "ICT and the Role of Educators in the Inclusion of Children with Autism Spectrum Disorder (ASD)". In ICITED 22. 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_2
  2. Da Mota, Catarina Freitas; Borges, Isabel; Braga, José Luís; Brás, Sandra; Silva, Américo; Leite, Sónia. "The Technological Impact on Local Tourism: The Case of Fafe". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 145-156. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_14
  3. Mário Faria; Sónia Leite; Rosa Martins; Eusébio Costa; Estrela Paulo; João Pascoinho; Leite, S.; Dulce Noronha-Sousa; Leite, S. "The Importance of the Family in Early Intervention Practices Using ICT". In ICITED22. 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_3
  4. Sandra Brás; José Luís Braga; Isabel Borges; Américo Silva; Catarina Mota; Sónia Leite. "Wine Tourism as a Promoter of the Sustainability of the Destination: The Case of Celorico De Basto". 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_57
  5. Braga, José Luís; Otón, Miguel Pazos; Pereira, Miguel; Mota, Catarina; Magalhães, Miguel; Leite, Sónia. "Effects of the Pandemic on Urban Tourism in the City of Porto". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 683-698. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_55
  6. Leite, Sónia; Martins, Rosa; Costa, Eusébio; Noronha-Sousa, Dulce. "The Importance of Motivating Students with Special Needs Attending Higher Education in the Face of Distance Education". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 55-62. Springer Nature Singapore, 2023.
  7. Leite, Sónia; Borges, Isabel; Costa, Eusébio; Silva, Fátima Matos; Mota, Stéphanie. "Perception of Students of the Degree in Tourism Regarding the Importance of a Foreign Language: English". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 561-569. Springer Nature Singapore, 2022.
  8. Leite, S.. "The impact of nurseries on child development". In Entrance Handbook, 68-72. Entrance Project, 2020.
    Published
  9. Leite, S.. "The impact of institutionalisation centres on the elderly". In Entrance Handbook, 85-87. Entrance Project, 2020.
    Published • 10.1017/cbo9780511758690.008
Conference abstract
  1. Leite, S.. "Position of Students of an HEI in Relation to the Preferential Education Regime in Time of Pandemic". Paper presented in INTED2021, 2021.
  2. Leite, S.. "Perceção dos professores do 1º CEB, relativamente ao decreto-lei 54/2018". Paper presented in 1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2019.
    Published
  3. Leite, S.. "Perception of Portuguese and english Language Teachers in view of the importance of collaborative work in order to promote the success of of teaching/learning of students with dyslexia". Paper presented in World Education Research Association (WERA), 2019.
    Published
  4. Leite, S.. "How to live Dyslexia in the foreign language". Paper presented in The Singapure Education and Technology Conferenece, 2018.
    Published
  5. Leite, S.. "Living Dyslexia as a second language". Paper presented in II Congresso de Didactica de la Lengua Inglesa, 2018.
    Published
  6. Leite, S.. "The Impact of Dyslexia in Reading and Writing Activities in the Mother Tongue and the Foreign Tongue (English)". Paper presented in 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2017.
    10.21125/iceri.2017.0340
  7. Leite, S.. "O Orçamento Participativo enquanto mecanismo promotor da participação de crianças com incapacidade em contexto comunitário". Paper presented in III Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação, Porto, 2012.
    Published
  8. Leite, S.. "Percepção dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à problemática da Dislexia". Paper presented in II Encontro de investigadores: Investigar em Educação e Mudança da Escola, Universidade Lusófona do Porto, 2011.
    Published
  9. Leite, S.. "Da Exclusão à Inclusão passando pela Segregação e pela Integração: o papel do mediador sócio-pedagógico". Paper presented in XI Congresso SPCE, 2011.
    Published
  10. Leite, S.. "The view of primary school teachers concerning dyslexia and the problems associated". Paper presented in XI Congresso SPCE, 2011.
Conference paper
  1. Leite, S.; Martins, R.; Pascoinho, J.; Paulo, E.; Camões, A.; Pereira, C.. "Inclusion in the Primary Education: Perspective of a student with Autism Spectrum Disorder". Paper presented in ICITED24, 2024.
    Accepted
  2. Leite, S.; Martins, R.; Pascoinho, J.; Paulo, E.; Cunha, S.. "Perception of primary school teachers regarding the inclusion of students with non-functional autism in a regular education". 2024.
    Accepted
  3. Carreira, Rui; Carvalho, Carla; Espino, Yamisel; Neves, Sofia; Ruão, Sónia; Azevedo, Cláudia; Leite, S.. "PORTUGUESE ENGAGED RESEARCH AND LEARNING COMMUNITY". Paper presented in ICERI2020, 2020.
    10.21125/iceri.2020.0744
Journal article
  1. Leite, S.; Mendonça, S.; Paulo, E.; Pascoinho, João; Martins, R.. "Language in Pitt Hopkins syndrome: A study on the communication profile of seven individuals". Int. J. of Education Economics and Development (2024):
    Accepted
  2. José Luís Braga; Isabel Borges; Catarina Mota; Miguel Magalhães; Sónia Leite. "Creating a city image based on foreign visitors’ views retrieved from historical documents". International Conference on Tourism Research 15 1 (2022): 39-45. https://doi.org/10.34190/ictr.15.1.242.
    10.34190/ictr.15.1.242
  3. Leite, S.; Isabel Borges; Sandra Brás; Adriana Machado; Sónia Leite; Eusébio Costa; Stéphanie Mota. "Digital nomads: a growing trend in tourism hospitality in Portugal". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_45.
    Accepted • 10.1007/978-981-16-9701-2_45
  4. Leite, S.; Susana Sá; Eusébio Costa; Isabel Borges; Catarina Mota; Sónia Leite; Ana Raquel Noronha; et al. "Online guest reviews reputation: its importance in a pandemic crisis". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_46.
    Accepted • 10.1007/978-981-16-9701-2_43
  5. Leite, S.; Sónia Leite; Isabel Borges; Eusébio Costa; Adriana Machado; José Luís Braga; Stéphanie Mota. "The Role of Museums in Times of Pandemic – Museu da Misericórida do Porto case study". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_42.
    Accepted • 10.1007/978-981-16-9701-2_42
  6. Leite, S.. "The Role of Parents in Times of Pandemic". European Journal of Education and Pedagogy 2 3 (2021): 102-104.
    Published
  7. Leite, S.. "O papel do Gabinete para a Plataforma e Inovação do Instituto Politécnico da Maia face à transição para a modalidade de Ensino à Distância devido à Pandemia Covid-19". Revista Psicologia e Educação - Universidade da Beira Interior 4 1 (2021):
    Published
  8. Leite, S.. "Is there a match between the skills sought out by accounting employers and the skills that accounting graduates consider important?". International Journal of Engineering Research 5 2 (2021): 17-21.
    Published
  9. Leite, S.. "Do the skills sought for by employers in the field of education match the skills that graduates consider most important?". Social Science and Humanities Journal 5 1 (2021): 2094-2097.
    Published
  10. Leite, S.; Américo Silva; José Luís Braga; Catarina Mota; Sandra Brás; Sónia Leite. "The Impact of the Culture-Heritage Relationship for Tourism and Sustainable Development". (2021): https://doi.org/10.1007/978-981-16-9701-2_33.
    Accepted • 10.1007/978-981-16-9701-2_33
  11. Leite, S.. "Face-to-face, mixed or distance learning regime? Which one do students of a Higher Education Institution prefer?". International Journal of Education 8 12 (2020): 41-46.
  12. Leite, Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry. "The Role of Students’ Motivation When Attending Higher Education Institutions". International Journal of Media Culture and Literature 6 2 (2020): 201-214.
    Published
  13. Leite, S.. "The importance of accounting professionals motivation in relation to teleworking". Advances in Social Sciences Research Journal (ASSRJ) 7 7 (2020): 492-498. https://doi.org/10.14738/assrj.77.8600.
    Published • 10.14738/assrj.77.8600
  14. Leite, S.. "Living Dyslexia in the Foreign Language". Advances in Social Sciences Research Journal 7 2 (2020): 9-19. https://doi.org/10.14738/assrj.72.7759.
    10.14738/assrj.72.7759
  15. Leite, S.. "Perception of Higher Education Teachers' Motivtion in Relation to Teleworking". International Journal of Recent Advances in Multidisciplinary Research (IJRAMR) 07 09 (2020): 6179-6182.
    Accepted
  16. Leite, S.; Brás, D.. "Perceção dos professores do 1º CEB, relativamente ao decreto-lei 54/2018 sobre a educação inclusiva". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 702-713. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp702-713.
    Open access • Published • 10.23925/2178-2911.2019v20espp702-713
  17. Leite, S.. "Perception of Accounting Organisations Needs and the Role of Higher Education Institutions". Advances in Social Sciences Research Journal 6 10 (2019): 423-431. http://dx.doi.org/10.14738/assrj.610.7313.
    Published • 10.14738/assrj.610.7313
  18. Leite, S.. "The Basics About Community Based Research". Advances in Social Sciences Research Journal 6 10 (2019): 178-183.
    Open access • Published
  19. Leite, S.. "A Dislexia na Aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira, nomeadamente o Inglês". Littera Docente e Discente 2 3 (2013): 1-14.
    Open access • Published
  20. Leite, S.. "As Dificuldades de Aprendizagem nas Teorias Sociais". Littera Docente e Discente 2 4 (2013): 1-12.
    Open access • Published
  21. Leite, S.. "Dyslexia Through the Eyes of Primary School Teachers". Procedia - Social and Behavioral Sciences 69 (2012): 41-46. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.381.
    10.1016/j.sbspro.2012.11.381
  22. Leite, S.. "From Exclusion to Inclusion Going Through Segregation and Integration: The Role of the School and of the Sociopedagogical Mediator". Procedia - Social and Behavioral Sciences 69 (2012): 47-53. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.382.
    Open access • Published • 10.1016/j.sbspro.2012.11.382
Thesis / Dissertation
  1. Leite, Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry. "O Impacto da Dislexia nas Atividades de Leitura e Escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira no 2º Ciclo do Ensino Básico". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6674.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/07/12 Perspective of a student with Autism Spectrum Disorder ICITED24
(Brazil)
2024/07/12 Perception of primary school teachers regarding the inclusion of students with non-functional autism in a regular education classes ICITED24
(Recife, Brazil)
2021/03/08 Position of students of an HEI in relation to the preferential education regime in time of pandemic International technology, education and development conference
INTED2021 (Portugal)
2017/11/16 The impact of dyslexia in reading and writting activities in the mother tongue and the foreign tongue (English) International Conference of Education, Research and Innovation
ICERI 2017 (Spain)
2016/01/29 O apoio e inclusão de diferentes populações no contexto social Semana do Ensino Superior
Escola Profissional de Gaia
2015/05/25 O Impacto da Dislexia na Língua Portuguesa
Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira (Portugal)
2012/06/01 A dislexia na aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira, nomeadamente o Inglês III Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação
Universidade Lusófona
2012/06/01 O orçamento participativo enquanto mecanismo promotor da participação de crianças com incapacidade em contexto comunitário III Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação
Universidade Lusófona
2012/05/19 A Dislexia na Aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira, nomeadamente o Inglês VII Congresso Neurociência e Educação Especial
Psicossoma
2011/10/29 The view of primary school teachers concerning dyslexi 2º Congresso Internacional: Derrubar Barreiras. Facilitar Percursos
Pin Pró Inclusão
2011/10/20 Educação e Diversidade Educação, Arte e Cultura
Universidade Aberta (Portugal)
2011/07/09 Preceção dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à problemática da dislexia II Encontro de Investigadores do Centro de Estudos em Educação e Formação
Universidade Lusófona
2011/07/02 Da Exclusão à Inclusão passando pela Segregação e Integração: o papel do mediador sócio-pedagógico XI Congresso SPCE
Instituto Politécnico da Guarda
2011/07/02 The view of primary school teachers concerning dyslexia and the problems associated XI Congresso SPCE
Instituto Politécnico da Guarda

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015 - Current Orientação Estágios CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens
Supervisor
Acompanhamento de Crianças e Jovens (Other)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2023 - 2024/05 Hiperatividade e Défice de Atenção segundo a perspetiva dos professores
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Instituto de Estudos Europeus de Fafe, Portugal
2023 - 2024 O impacto do confinamento nas crianças com Necessidades Específicas
Supervisor
Educação Especial, domínio Cognitivo e Motor (Specialization course)
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Projeto:  A Música como meio (veículo) facilitador de uma escola inclusiva: um estudo no 1º CEB
Supervisor
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Specialization course)
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Desafio da educacao inclusiva no ensino da fisica e quimica no secundario/profissional.
Supervisor
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Specialization course)
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2024 O espaço exterior como ambiente facilitador das aprendizagens
Supervisor
educação especial - domínio cognitivo-motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Estratégias de Ensino para alunos com necessidades educativas especiais em Educação Física
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Principais Dificuldades no Ensino Regular para Trabalhar com Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) 
Supervisor
Educação Especial - domínio Cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Desenho Universal para a Aprendizagem como estratégia de integração de crianças com NEE em contexto pré-escolar 
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 As atitudes de professores de Educação Física do 2º e 3º ciclo face à inclusão
Supervisor
Educação Especial, domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Estudo de caso: A dislexia em contexto escolar
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024  Projeto: Educar pela Arte – Promoção da inclusão de alunos com perturbação do espectro do Autismo - um estudo no 1º CEB
Supervisor
Educação Especial, domínio cognitivo-motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Perturbações do défice de atenção e hiperatividade
Supervisor
Educação Especial - domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Estratégias pedagógicas para alunos com dislexia - princípios básicos, uma revisão da literatura
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Sobredotação: características socioemocionais
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2023 - 2024 Síndrome de Down. Estudo de caso.
Supervisor
Educação Especial domínio cognitivo e motor (Specialization course)
Instituto de Estudos Europeus de Fafe, Portugal
2023/02 - 2023/07 A Importância da Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem
Supervisor
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2023 Perturbações do Espetro do Autismo - Práticas de Inclusão em crianças do 1.º Ciclo
Supervisor
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2023 Projeto: Inclusão no 1º ciclo: A perspetiva de um aluno com Perturbação do Espetro de Autismo
Supervisor
2023 - 2023 Perceção dos professores do primeiro ciclo do ensino básico face à inclusão dos alunos com autismo não funcional numa turma de ensino regular
Supervisor
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2023 - 2023 Desafios, dificuldades e constrangimentos dos Educadores/docentes na nova realidade da inclusão
Supervisor
Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, Portugal
2022 - 2023 O Papel do Diretor na Modelagem da Escola Inclusiva
Supervisor
Gestão e Administração Escolar (Master)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2021 - 2022 “Intervenção Precoce na Infância: a perspetiva dos profissionais perante uma criança em desenvolvimento”
Supervisor
Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Intervenção Precoce (Specialization course)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021 - 2022 Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Intervenção Precoce
Supervisor
Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Intervenção Precoce (Specialization course)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021 - 2022 Os Educadores de Intervenção Precoce e o Seu Papel na Inclusão das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Supervisor
Os Educadores de Intervenção Precoce e o Seu Papel na Inclusão das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (Specialization course)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2021 - 2022 Projeto: Implementação do Programa de Mentoria - 2020/2021- Eficácia no sucesso escolar dos mentorandos – O caso de Proença-a-Nova
Supervisor
Formação especializada em Administração e organização escolar (Specialization course)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
2012 - 2013 Projeto: Avaliação e intervenção em Dislexia
Co-supervisor

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024 - Current Openweek: A relação entre pais e filhos adolescentes (2024/03/20 - 2024/03/20)
Conference
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
2021 - Current III Jornadas da Educação - IPMAIA: A Descentralização de competências na área da educação (2021/04)
Conference (President of the Organising Committee)
2015 - Current Universidade Jovem (2015)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Current Natal Solidário (2015)
Other (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2015 - Current Feria das Profissões (2015 - 2019)
Other (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2012/05/16 - Current Palestra: Prevenção, Identificação e Intervenção em comportamentos de risco (2012/05/16)
Seminar (President of the Organising Committee)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009/12/03 - Current Dia Internacional do Deficiente: uma escola inclusiva (2009/12/03 - 2009/12/03)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Portugal
2022/09/12 - 2022/09/16 Blended Intensive Program: Me in the world II (2022/09 - 2022/09)
Other (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2022/04 - 2022/04 Educar para uma sociedade sem violência (2022 - 2022)
Conference (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2022 - 2022 Workshop em Investigação Científica: da conceção à disseminação (2022 - 2022) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2019 - 2019 II Jornadas da Educação : Bullying; (2019)
Round table (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2018 Workshop Volunteer Management and Leadership; (2018 - 2018)
Workshop
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2018 Ensino Superior Inclusivo: Oportunidades vs Desafios (2018 - 2018)
Seminar (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2017 - 2017 I Jornadas da Educação: Estratégias pedagógicas potenciadoras do sucesso educativo (2017 - 2017)
Seminar (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2013 - 2013 Prevenção, identificação e intervenção em comportamentos de risco: um roteiro (2013 - 2013)
Seminar (President of the Organising Committee)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2011/11/15 - Current Ação de Sensibilização e Divulgação sobre Síndrome de Asperger Projeto gaivota
Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/12/18 Contributos da Equipa Multidisciplinar para a Educação Inclusiva no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
Iracema Andrade Costa Ferreira (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/07/05 Educação inclusiva no ensino regular: estudo de caso de alunos com transtorno do espetro do autismo de uma escola de Goiás.
(Thesis) Main arguer
Ana Paula de Oliveira Castro (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/01/12 Desafios da Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior de Aparecida de Goiânia
(Thesis) Main arguer
Maria de Fátima Nascimento Freitas (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/11/14 Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, Brasil
(Thesis) Main arguer
Sarah Gonçalves Barros (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020 Pedagogia da inclusão: Atitudes e Ações
(Thesis) Arguer
Valéria Freitas Pereira (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Pedagogia critica e dialogo intercultural no ensino da Lingua Inglesa. Um estudo de caso
(Thesis) Main arguer
Everton Diogo da Silva Lins (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 Os professores e a percecão das praticas educativas inclusivas: relacões com variáveis sociodemograficas.
(Thesis) Main arguer
Helena Flora Neves (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 Avaliação Diagnóstica e seu Impacto na Aprendizagem - Um Estudo de Caso em Escola de Governo no Brasil
(Thesis) Main arguer
Patrícia Viana Mastella (Master)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2023/10 - Current Progress in Language, Literature and Education Research Vol.1 B P International

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2024/10 - Current Comissão Científica ICDTHT'25

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020/01/10 - Current World Education Research Association Espanha

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023/11 - 2024/07 Colaboração com o Agrupamento de Escolas da Madalena para reestruturação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/09/09 - Current Formação em Educação Inclusiva
2023 - Current Erasmus
2022 - Current Projeto: Capacitação Parental (1º CEB) Capacitação Parental (Outros) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2022 - Current Curso: Eu no Mundo Eu no Mundo Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2022 - Current Curso: Formação Dinamizadores Universidade Jovem Curso: Formação Dinamizadores Universidade Jovem (Outros) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2019 - Current Curso: Dislexia: Causas, Avaliação e Intervenção Dislexia: Causas, Avaliação e Intervenção (Outros) Instituto Politécnico da Maia - Centro de Formação ao Longo da Vida , Portugal
2024/05/02 - 2024/05/06 Blended Intensive Program: Me in the world III Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2023/01 - Current Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente
Evaluator
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2020 - Current Avaliadora Externa Inspeção Geral da Educação e Ciência
Evaluator
2018/06/29 - Current XVII Fórum Jovens Promotores de Saúde
Evaluator
Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Norte, Portugal
2018 - Current Avaliadora Externa de Projetos da Agência Nacional Erasmus + / Corpo Europeu de Solidariedade

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020 - Current Istanbul Aydin Üniversitesi International Journal of Media Culture and Literature (2667-8403) Istanbul Aydin University
2017 - Current Revista de Educação Especial IESF
2020 - 2020 Progress in Language, Literature and Education Research (0045-1274)

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2016 - 2019 Provas Maiores de 23 Instituto Politécnico da Maia, Portugal