???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Alexandra Valente da Silva

Nomes de citação

  • Valente, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
CD19-D777-1639
ORCID iD
0000-0002-6022-6402

Endereços de correio eletrónico

  • paula.alexandra.valente@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/11/03
Concluído
Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
"e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o Ensino de Inglês (LE/L2)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2020
Concluído
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino de Inglês
Universidade Aberta, Portugal
"E-Learning e Formação Profissional: cenários e estratégias didáticas para o Ensino de Língua Inglesa (LE/L2)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"A Supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/10 - 2024/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria (ISLA-Leiria), Portugal
2013 - 2013 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/01 - Atual Contrato sem termo em funções públicas Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2021/06/01 - 2023/03/31 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Técnica Superior Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Centro Nacional de Qualificação de Formadores, Portugal
2016 - 2021 Técnica Superior Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013 - 2016 Formadora de línguas estrangeiras Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2012 - 2012 Formadora de CLC e de Línguas Estrangeiras INSIGNARE Ourém - Associação de Ensino e Formação Profissional, Portugal
2010 - 2012 Formadora de CLC e de Línguas Estrangeira Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2006 - 2012 Membro de júri Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2005 - 2010 Formadora de línguas estrangeiras Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2009 - 2009 Formadora de Espanhol Escola Profissional de Sicó, Portugal
2006 - 2009 Formadora de Inglês e Espanhol Centro de Novas oportunidades (CNO) CEFOSAP, Portugal
2007 - 2007 Formadora de Espanhol Factor H – Consultadoria e formação , Portugal
2005 - 2006 Tradutora gabinete de Arquitetura - José Marini Bragança, Arquiteto, Portugal
2004 - 2004 Tradução e legendagem de filmes Cinematex, Espanha
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Arnaldo; Moreira, Lúcia de Freitas; Silva, Paula Alexandra Valente da. "Framework for pedagogical training of trainers in digital content for self-learning (e-Contents)". 2022.
    10.21125/inted.2022.0309
  2. Santos, Arnaldo; Moreira, L. F.; Valente, P.; Vieira P.F.. "Referencial de formação pedagógica de formadores em conteúdos digitais para autoaprendizagem (e-Conteúdos)". Trabalho apresentado em AFFIRSE, 2022.
    Publicado
  3. Leão, A.; Valente, P.. "Estilos de Aprendizaje, Competencia Cultural Intercultural en el Aula de Lengua Extranjera y las Tecnologías Digitales". Trabalho apresentado em VIII Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, 2018.
    Publicado
  4. Valente, P.; Vieira Barros, Daniela Melare. "El Elearning y la eSupervisión Pedagógica como estratégias en la formación en el contexto empresarial". Trabalho apresentado em Congresso Iberoamericano Estilos de Aprendizaje, 2017.
    Publicado
  5. Valente, P.; Garcia L.. "O e-Learning e o b-Learning em contexto empresarial". Trabalho apresentado em VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Estilos de Aprendizagem, Educação, Tecnologias e Inovação, 2016.
    Publicado
  6. Leal, F; Valente, P.; Vieira Barros, Daniela Melare. "La Supervisión y el Aprendizaje en el contexto de la formación empresarial: estudio de caso en Portugal". Trabalho apresentado em XXI Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento y VII de Pizarra Digital: Encuentro entre Culturas y Sociedad Digital, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Nobre, A.; Chenoll, Antonio; Valente, P.. "A internacionalização da educação: (Re)pensando a didática das línguas e do plurilinguismo". Revista UniRede (2025):
    Aceite para publicação • 00000
  2. Féliz, Laura; Carrascal, Silvia; Melaré Vieira, Daniela; Valente, P.. "Formación Profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República Dominicana". Alteridad 18 2 (2023): 234-247. https://doi.org/10.17163/alt.v18n2.2023.07.
    10.17163/alt.v18n2.2023.07
  3. Valente, P.; Barros, D.M.V.. "A eSupervisão Didático-Pedagógica de cursos de formação eLearning em contexto empresarial: estudo de caso em Portugal.". Indagatio Didactica (2019):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Valente, P., & Vieira Barros, D. M.. "Didactic Strategies for Teaching Foreign Languages in Distance Vocational Training: A Global Entrepreneurship Perspective". In Entrepreneurial Education in a Global and Digital World – Fundamentals and Opportunities (Volume 1). 2024.
    No prelo • 000
  2. Nobre, A., Chenoll, A., & Valente, P.. "Personalization and adaptive learning using AI for content creation in foreign languages". In E-book Inteligência Artificial e Educação. Portugal: Universidade Aberta, 2024.
    Aceite para publicação • 00000
  3. Nobre, A.; Chenoll, Antonio; Valente, P.. "Criação de Conteúdos em Línguas Estrangeiras com a IA". In E-book Inteligência Artificial e Educação. Portugal: Universidade Aberta, 2024.
    Aceite para publicação • 00000
  4. Nobre, A., Chenoll, A., & Valente, P.. "Poesis na convergência da inteligência artificial generativa e o ensino de línguas estrangeiras". In E-book Inteligência Artificial e Educação. Portugal, 2024.
    Aceite para publicação • 0000
  5. Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana Maria de Jesus Ferreira; Mora, Antonio Chenoll; Valente, P.. "Didactic Knowledge (DK) eLearning Optimizing Digital Strategies for the Continuous Pedagogical Training of Trainers". In Advances in Human Resources Management and Organizational Development, 224-250. IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-0556-0.ch011
Livro
  1. Luís, C., Valente, P., & Maurício, S.. Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores - forScrum. Instituto do Emprego e Formação Profissional. 2024.
  2. Santos, Arnaldo; Moreira, L. F., ; Valente, P.; Vieira, P. F.. Referencial de formação pedagógica contínua de formação em conteúdos digitais para autoaprendizagem (e-Conteúdos). Portugal: Instituto do Emprego e Formação Profissional. 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa (LE/L2)". Doutoramento, Universidade Aberta, 2022.
  2. "A Supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial.". Mestrado, Universidade Aberta, 2017.