???global.info.a_carregar???
José Alexandre Pinto. Concluiu o Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia em 2014 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino de Ciências da Natureza em 2001 pela Universidade do Minho e Licenciatura em PEB variante de Matemática e Ciências da Natureza em 1991 pelo Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação. É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto , Investigador integrado no inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação da ESE P.Porto e investigador colaborador no CIDTFF da Universidade de Aveiro. [José Alexandre Pinto completed his PhD in Didactics of Sciences and Technology in 2014 at the University of UTAD; his Master's degree in Pedagogical Supervision in Sciences Teaching in 2001 at the University of Minho and his Degree in Elementary School Teachers - Mathematics and Natural Sciences in 1991 at the Polytechnic Institute of Porto. Is a Full Professor at Porto Polytechnic, currently acting as President of the School of Education. Is a researcher at inED - Center for Research and Innovation in Education at ESE P.Porto and a collaborating researcher at CIDTFF - Center for Research in Didactics and Technology in the Training of Trainers]
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, José Alexandre da Silva
  • A. Pinto

Identificadores de autor

Ciência ID
CD1E-596B-60AF
ORCID iD
0000-0002-3774-0884

Endereços de correio eletrónico

  • apinto@ese.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Rua Dr. Roberto Frias, 602, 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Da Formação de Professores à sua Prática: Contributo para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1998 - 2001
Concluído
Supervisão Pedagógica em Ensino de Ciências da Natureza (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A aprendizagem das Ciências da Natureza por via de uma abordagem CTS: Microrganismos e qualidade de vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987 - 1991
Concluído
PEB variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigacao Didatica e Tecnologia na Formacao de Formadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/14 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
2003/10/01 - 2020/12/13 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
1995/10/01 - 2003/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/01 - Atual Coordenador do Curso de Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
2018/04/06 - 2022/04/06 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politecnico do Porto, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
2015/09/01 - 2018/01/31 Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Matemática, Ciências e Tecnologias Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal
2009/09/15 - 2014/09/15 Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Ciências Físicas da Vida e do Ambiente Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Educacao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/01/09 - 2001/08/31 Professor do Quadro de Nomeação Definitiva do 04 grupo Ministerio da Educacao, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011/01/01 - 2014/03/31 The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
PTDC/CPE-CED/112303/2009
Investigador
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluído
2009/09/01 - 2012/09/01 European Primary Teacher Education (EPTE)
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Desenvolvimento técnico
Instituto Politecnico do Porto, Portugal
Concluído
2007/01/01 - 2009/03/31 GUIDING PRINCIPLES AND TOOLS FOR FOSTERING TEACHER MEDIATION IN PHYSICAL SCIENCES' CLASSES
PTDC/CED/66699/2006
Investigador
Concluído
2001/01/01 - 2003/03/16 O Ensino das Ciências em contextos de Ensino Superior: avaliar e intervir para melhorar a sua qualidade
FCT-Ref.ª CED/36466/99-00
Investigador
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pessoa, Patrícia; Soares, Armando; Catarino, Paula; Pinto, Alexandre; Lopes, J. Bernardino; Sá-Pinto, Xana. "SOCIOSCIENTIFIC ISSUES IN THE PORTUGUESE SCIENCE CURRICULA FROM THE FIRST TO THE SIXTH GRADE". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0833
  2. Andrade, Ana Francisca; Quadros-Flores, Paula; Pinto, José Alexandre da Silva. "Potencialidades da Gamificação no envolvimento de crianças: uma estratégia no 1.º CEB". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação. Livro de resumos, Porto, 2021.
    Publicado
  3. Castro, A.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.; Barbot, A.; Pinto, José Alexandre da Silva. ""Um olhar sobre o consumo dos alunos na Escola"". Trabalho apresentado em International Conference on Research in Education,, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Diana, A.; Aboim, S.; Pinto, José Alexandre da Silva; Barbot, A.. ""Understanding Electricity in Daily-Life Objects: an Approach to Empower Lifelong Problem Solving"". Trabalho apresentado em III International Conference On Lifelong Education And Leadership For All, Porto, 2017.
    Publicado
  5. Castro, A.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.; Aboim, S.; Pinto, José Alexandre da Silva; Barbot, A.. ""The Management of Students' Virtual Money- Sensibilisation and Learning For Life"". Trabalho apresentado em III International Conference on Lifelong Education and leadership for all, Porto, 2017.
    Publicado
  6. Pinto, José Alexandre da Silva; Barbot, A.; Vale, A.; Marçal, A.; Pedrosa, A.; Ribeiro, C.; Maia, C.; Silva, L.; Fonseca, Ma. ""Os Animais: um percurso de exploração em Contexto de Creche"". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  7. Filipa Pinto; Carla Elias; António Barbot; Alexandre Pinto; Daniela Mascarenhas; Miguel Santos. "USING SCRATCH SOFTWARE WITH STUDENTS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS IN TEACHING NATURAL SCIENCES AND MATHEMATICS". 2016.
    10.21125/inted.2016.1988
  8. Pinto, Alexandra Isabel Sá; Pinto, José Alexandre da Silva; Cardia, Pedro; Fonseca, Maria João; Lopes, J. B.. "Nada no ensino da Biologia faz sentido se não à luz da evolução". Trabalho apresentado em V Congresso da Ordem dos Biólogos, Évora, 2016.
    Publicado
  9. Pires, Ynés; Martins, Ana Paula; Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, J. B.; Pinto, Alexandra Isabel Sá. "Bacalhau, sardinhas, cotas de pesca e evolução". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 2016.
    Publicado
  10. Gomes, Rita; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Pinto, José Alexandre da Silva. "Língua em andamento". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 2016.
    Publicado
  11. Ribeiro, Joana; Sarmento, Inês; Pinto, José Alexandre da Silva; Pinto, Alexandra Isabel Sá. "Matematicando nas pegadas de Darwin". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 2016.
    Publicado
  12. Rocha, Rios; Pinto, José Alexandre da Silva; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Gomes, J.; Oliveira, E.. "De poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor: dos provérbios ao conhecimento científico". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 2016.
    Publicado
  13. Ribeiro, J.; Sarmento, I.; Pinto, José Alexandre da Silva; Pinto, Alexandra Isabel Sá. "Malthus and Darwin for children: the impact of exploring Malthus principle in elementary students evolution understanding". Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Biologia Evolutiva, Aveiro, 2016.
    Publicado
  14. Pinto, Filipa; Elias, Carla; Barbot, A.; Pinto, José Alexandre da Silva; Mascarenhas, D.; Santos, M.. "Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2016.
    Publicado
  15. Maia-Lima, Cláudia; Silva, Armando; Pinto, Alexandre; Barbot, António. "SMARTPHONES IN THE CLASSROOM: TWO DIDACTICS EXPERIENCES". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Seville, Spain, 2016.
    Publicado • 10.21125/iceri.2016.1484
  16. Pinto, Tânia; Pinto, Alexandre; Maia-Lima, Cláudia; Barbot, António. "LEARNING ABOUT VOLCANOES USING VIRTUAL FIELD TRIPS: A STUDY IN A PORTUGUESE ELEMENTARY SCHOOL". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Seville, Spain, 2016.
    Publicado • 10.21125/iceri.2016.1487
  17. Pinto, A. S.; Pinto, José Alexandre da Silva; Cardia, P.; Fonseca, M.; Lopes, J. Bernardino. "Serão os alunos do primeiro ciclo capazes de compreender e prever a evolução biológica?". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, Lisboa, 2015.
    Publicado
  18. Silva, J.; Pinto, José Alexandre da Silva; Armando, S.; Barros, S.; Pessanha, M.; Lima, C. M.; Mascarenhas, D.; et al. "Sensos-e: the potential and challenges of a multimedia journal of research in education". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Porto, 2015.
    Publicado • 10.1145/2808580.2808638
  19. Martins, A.; Pinto, A. S.; Pinto, José Alexandre da Silva. "Sobre)vivendo: Contributos do estudo da evolução biológica para o desenvolvimento da responsabilidade ecológica nos alunos". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências: Ciência como Cultura, Lisboa, 2015.
    Publicado
  20. Pinto, José Alexandre da Silva; Silva, J.; Aboim, S.. "Utilização de sensores eletrónicos no ensino experimental das ciências: mediação do desenvolvimento de práticas epistémicas e do pensamento abstrato". Trabalho apresentado em XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências: Ciência como Cultura, Lisboa, 2015.
    Publicado
  21. Silva, J.; Pinto, José Alexandre da Silva; Aboim, S.; Barbot, A.; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching". Trabalho apresentado em 7º Annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2015.
    Publicado
  22. Araújo, E.; Nunes, C.; Barbot, A.; Pinto, José Alexandre da Silva. "No pré-escolar também entra a ciência e a sua história vem com ela". Trabalho apresentado em 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, Vila Real, 2015.
    Publicado
  23. Silva, J.; Sara Aboim Silva; Costa, A.; Marques, T.; Pinto, José Alexandre da Silva. "Sensing the Environment with Human Senses and Electronic Sensors in Teachers Education". Trabalho apresentado em International Congress on Environmental Health, Porto, 2014.
    Publicado
  24. Silva, J.; Aboim, S.; Pinto, José; Teixeira, S.; Pereira, M.. "Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato: Avaliação das Potencialidades de Sensores Eletrónicos". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 2013.
    Publicado
  25. Pinto, José; Barbot, A.; Viegas, Clara; Silva, Adília; Santos, Carla; Lopes, Joaquim. "Education Using Computer Simulations – Pré and In-Service Primary School Teacher Training to teach Science". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
    Publicado
  26. Silva, J.; Carvalho, J.; Pinto, José. "Exploring Strategies to Support Elementary Schoolchildren in Searching on the Internet: A Case Study in Natural Sciences Classes"". Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (EDMEDIA) 2011, Lisboa, 2011.
    Publicado
  27. Santos, Carla; Saraiva, Maria; Pinto, José; Lopes, Joaquim; Silva, Adília; Silva, António. "Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas. Oficina de prática". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  28. Silva, Adília; Pinto, José; Viegas, Clara; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Santos, Carla. "Contributions to the understanding of use of scientific and tecnologic contexts in Physical Sciences teaching.". Trabalho apresentado em Conference of European Science Education Research Association, Istambul, 2009.
    Publicado
  29. Silva, J.; Abreu, A.; Magalhães, R.; Pinto, José. "Adding Human Senses and Environmental Sensors to Teachers Education: Experiences in Porto and Díli". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática Educativa, Coimbra, 2009.
    Publicado
  30. Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António. "Estudo comparativo entre dois grupos de professores acerca das suas percepções sobre a ciência, a tecnologia e suas relações com a sociedade". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação em Ciências, Vila Real, 2007.
    Publicado
  31. Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim. "Contribuições para o estudo da auto-eficácia e atitudes CTS na formação inicial e continuada de professores". Trabalho apresentado em XI Encontro Ibérico de Ensino da Física, Aveiro, 2006.
    Publicado
  32. Silva, António; Pinto, José. "Disciplines and the interdisciplinary nature of basic teacher training: a developing case". Trabalho apresentado em Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations, Aveiro, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto, Alexandre; Couto, Ângela; Barbot, António; Maia Lima, Cláudia Manuela; Aboim, Sara; Teles, Rui. "Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula". Revista Portuguesa de Educação 36 2 (2023): e23037. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.26306.
    10.21814/rpe.26306
  2. Sá-Pinto, Xana; Pessoa, Patrícia; Pinto, Alexandre; Cardia, Pedro; Bernardino Lopes, Joaquim. "The Impact of Exploring Sexual Selection on Primary School Students’ Understanding of Evolution". Center for Educational Policy Studies Journal 13 1 (2023): 121-141. http://dx.doi.org/10.26529/cepsj.1508.
    10.26529/cepsj.1508
  3. Sá-Pinto, Xana; Pinto, Alexandre; Ribeiro, Joana; Sarmento, Inês; Pessoa, Patrícia; Rodrigues, Leonor R.; Vázquez-Ben, Lucía; Mavrikaki, Evangelia; Bernardino Lopes, Joaquim. "Following Darwin’s footsteps: Evaluating the impact of an activity designed for elementary school students to link historically important evolution key concepts on their understanding of natural selection". Ecology and Evolution 11 18 (2021): 12236-12250. http://dx.doi.org/10.1002/ece3.7849.
    10.1002/ece3.7849
  4. Sara Ramos; Susana Vale; Pinto, José Alexandre da Silva; Pedro Rodrigues; António Barbot. "Sustainability and healthy habits in School: eating and physical activity". International Journal of Curriculum and Instruction 12 (2020): 1-15. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1245132.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Ana Sousa; Pedro Rodrigues; Maia-Lima, Cláudia; Pinto, José Alexandre da Silva; António Barbot. "Learning about UV radiation and sustainability with arduino and sensors". International Journal of Curriculum and Instruction 12 (2020): 422-434. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1245292.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Ramos, Sara; Vale, Susana ; Pinto, José Alexandre da Silva; Rodrigues, Pedro Correia; Barbot, A.. "Sustainability and healthy habits in School: eating and physical activity.". International Journal of Curriculum and Instruction 12 (2020): 1-15. https://eric.ed.gov/?id=EJ1245132.
    Publicado
  7. Sousa, Ana; Rodrigues, Pedro; Maia-Lima, Cláudia; Pinto, José Alexandre da Silva; Barbot, A.. "Learning about UV radiation and sustainability with arduino and sensors". Learning about UV radiation and sustainability with arduino and sensors. International Journal of Curriculum and Instruction 12 (2020): 422-434. https://eric.ed.gov/?id=EJ1245292.
    Publicado
  8. Pessoa, Patrícia Alexandra; Sá-Pinto, Xana; Cardia, Pedro; Pinto, Alexandre. "Valorizar e preservar o patrimônio natural explorando as espécies invasoras". Comunicações 26 2 (2019): 213. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p213-242.
    10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p213-242
  9. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, Cláudia; Pinto, José Alexandre da Silva; Couto, A.. ""Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais"". Enseñanza de las Ciencias Extra (2017): 995-1001.
    Publicado
  10. Pinto, Alexandra Isabel Sá; Pinto, José Alexandre da Silva; Cardia, P.; Fonseca, M.; Lopes, J. B.. "PROPOSAL FOR A FRAMEWORK TO EVALUATE ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS UNDERSTANDING OF NATURAL SELECTION". ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS Extra (2017): 1083-1088.
    Publicado
  11. Rocha, J.; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Pinto, José Alexandre da Silva; Gomes, J.; Oliveira, E.. "Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Indagatio Didactica 8 4 (2016): 53-61.
    Publicado
  12. Pinto, Alexandre; Barbot, António; Viegas, Clara; Silva, António A.; Santos, Carla A.; Lopes, J. Bernardino. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?". Procedia Technology 13 1 (2014): 86-96.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2014.02.012
  13. Pinto, J. A.; Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Santos, Carla A.. "Developing a Teacher Education Programme to Promote Scientific Literacy Improving a Positive Attitude About Science". Problems of Education in the 21st Century 60 (2014): 000-000.
    Publicado
  14. Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Cravino, J. P.; Santos, C. A.; Cunha, A.; Pinto, A.; Silva, A.; et al. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom". Research in Science Education 44 3 (2013): 415-438.
    Publicado • 10.1007/s11165-013-9381-y
  15. Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; Branco, Maria; Santos, Carla. "Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Aprendizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional de Professores". Sensos 2 1 (2012): 125-171.
    Publicado
  16. Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António. "Situação Formativa: Um instrumento de gestão do currículo capaz de promover literacia científica". Enseñanza de las ciências Extra (2009): 1616-1621. http://ensciencias.uab.es.
    Publicado
  17. Silva, Adília; Pinto, José; Viegas, Clara; Lopes, Joaquim; Silva, António; Santos, Carla. "Utilização de contextos científicos e tecnológicos no ensino das Ciências Físicas: Conhecer para valorizar. Enseñanza de las ciências". Enseñanza de las ciências Extra (2009): 2313-2317.
    Publicado
  18. Silva, António; Pinto, José. "Disciplinas e interdisciplinaridade na formação inicial de professores: Um caso em Estudo". Inovação 15 123 (2002): 203-217.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mestrinho, Nelson; Ribeiro, Joana; Pinto, Alexandre; Sarmento, Inês; Sá-Pinto, Xana. "Malthus' Principle in the Teaching of Evolution as an Integrative Context of Science and Mathematics in Elementary Education". In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education, 224-241. IGI Global, 2023.
    10.4018/978-1-6684-5765-8.ch010
  2. Pinto, José Alexandre da Silva. "The Importance of Making Teaching Practices Public, Shareable, and Usable". In The Role of Multimodal Narratives, 1-42. {IGI, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8570-1.ch001
  3. Pinto, José Alexandre da Silva; Nzau, D.. "Training teachers how to plan for teaching science and technology". In Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 61-78. new york, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2017.
    Publicado
  4. Pinto, José Alexandre da Silva. "From the lived experiences of an initial teacher training program to professional practice: The possibilities and limitations in view of scientific literacy development". In Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 337-354. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2017.
    Publicado
  5. Silva, J.; Aboim, S.; Teixeira, S.; Pinto, A.; Pereira, M.. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking: Evaluating the Utility and Usability of Electronic Sensors". 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22900-3
Edição de livro
  1. Sanches-Ferreira, Manuela; Serrao, C.; Ribeiro, Deolinda; Pinto, José Alexandre da Silva; Pessanha, Manuela; Santos, Miguel Augusto; Delgado, Paulo; et al. Anais Resumos Porto ICRE'17 International Conference In Education. Porto, Portugal: Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação. 2017.
    Publicado
Livro
  1. Pinto, José Alexandre da Silva. Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Pinto, A.; Nzau, D.K.. Training teachers how to plan for teaching science and technology. 2017.
  3. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; Branco, Maria; et al. Investigação sobre a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real, Portugal: UTAD. 2010.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/10/01 - Atual BEE (Biological Evolution Education) for Sustainability: how a socio scientific issues learning approach informed by biological evolution contributes to elementary students’ literacy on sustainability
Coorientador
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Porto International Conference on Research in Education
Congresso (Outra)
2016 - 2016 EVOKE 2017 - EVOlutionary Knowledge for Everyone,2017
Encontro (Outra)
2005 - 2005 Encontro Nacional de Educação em Ciências (XI ENEC)
Encontro (Outra)
ESE/IPP e Diversos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC)
Encontro
XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) | I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC).
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana Castelo, Portugal
2016 - 2016 Encontro Internacional A Voz dos Professores de C&T 2016
Congresso
Encontro Internacional A Voz dos Professores de C&T 2016
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'16
Congresso
International Conference Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality
Instituto Politecnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2015 - 2015 Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15, 2015
Congresso
Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15
Instituto Politecnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/08 Reforma curricular à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estudo sobre o impacto da BNCC nas práticas curriculares de professores alfabetizadores
Arguente principal
Sandra Maria Tavares Assunção (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/01/01 - 2023/12/01 International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality Bragança - Portugal
2022/01/01 - 2022/12/01 VPCT 2022 ENCONTRO INTERNACIONAL UTAD

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/01/01 - 2016/01/01 Sensos Livpsic
2013/01/01 - 2014/01/01 Sensos-e

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/09 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC
Distinções

Outra distinção

2014 Apoio à publicação em revistas de elevada qualidade PAPRE (4ª Edição)
Instituto Politecnico do Porto, Portugal