Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo
Nomes de citação
- Figueiredo, Carla
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CF11-908D-1FF7
- ORCID iD
- 0000-0003-3261-4907
- Researcher Id
- K-9496-2014
- Scopus Author Id
- 55884888900
Endereços de correio eletrónico
- cfigueiredo@fpce.up.pt (Profissional)
Moradas
- Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/12/01 - 2018/12/31
Concluído
|
Indicators for non-Higher Education: exploring its relevance, use and effects [Indicadores para a educação não-superior: uma
exploração da sua importância, utilidade e efeitos] (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Aprovado |
2012/10 - 2017/04
Concluído
|
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"SCHOOL EVALUATION: POLICIES, CONCEPTS, PROCESSES AND IMPACTS [AVALIAÇÃO DE ESCOLAS: POLÍTICAS, CONCEITOS, PROCESSOS E IMPACTOS]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção |
2008/09 - 2010/07
Concluído
|
Masters Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Advisory and self-evaluation: an intervention in a TEIP [Assessoria e auto-avaliação : uma experiência de intervenção em
contexto TEIP]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2005/10 - 2008/07
Concluído
|
First Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Red de Investigación sobre Liderazgo y Mejora de la Educación, Espanha | ||
2019/05 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2018/10 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2017 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (comunidade de prática CIIE), Portugal | ||
2017 - 2020 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2018 - 2019 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2013/02 - 2017/01 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2013 - 2015 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2011/02 - 2013/07 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2011 - 2012 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2009 - 2010 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | School evaluation and educational quality: mapping the actual effects evaluation processes
CEECIND/04172/2017
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2013/02 - 2017/01 | SCHOOL EXTERNAL EVALUATION AND SELF-EVALUATION, in Portugal and England: effects in the improvement of the quality of educational
service and classroom [AVALIAÇÃO EXTERNA E AUTOAVALIAÇAO, em Portugal e Inglaterra: efeitos na melhoria da qualidade do serviço
educativo e nas dinâmicas de sala de aula]
SFRH/BD/86125/2012
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
2011/02 - 2013/01 | Putting Knowledge in Context towards the Improvement of Students' Achievement [Contextualizar o Saber para a melhoria dos
resultados dos alunos]
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | School Self-evaluation and School Management: Using evaluation for decision making
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Em curso
|
2019 - Atual | DEMOSpEJS – Democracy in schools as the cornerstone of an education for social justice [La democracia en las escuelas como
fundamento de una educación para la Justicia Social]
EDU2017-82688-P
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Gobierno de España Agencia Estatal de Investigación
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017 - 2018 | Observatory of Education [Observatório da Educação]
NA
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
EDULOG – Think Tank da Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2016 - 2017 | Schools' self-evaluation - Self-evaluation procedures relevant for primary and secondary schools [A relevância dos processos
de autoavaliação das escolas básicas e secundárias]
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2010 | Argumentation is needed! [Argumentar, Precisa-se!]
Proj. PP19
Junior researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Banco Santander Portugal
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | School that Resists - transformative resistent in schools: counter-narratives in education for social justice [EscuelaQResiste
- Resistência transformadora nas escolas: Contra-narrativas na Educação para a Justiça Social]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Em curso
|
2022 - Atual | "CARE4SUD" - Vocational Training in illicit drug addiction: Equipping Health Care Practitioners with Addiction Treatment competences
and techniques
1-LT01-KA220-VET-000086077
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | DigP-SEM - Digital Platforms in School Clusters' Educational Management [DigP-SEM - Plataformas Digitais na Gestão Educacional
dos Agrupamentos]
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal Universidade do Porto, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2012/03/01 - 2015/12/31 | Impacts and Effects of Schools' External Evaluation in Non-Higher Education - AEEENS [Impactos e Efeitos da Avaliação Externa
de Escolas do ensino não superior]
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01 | AGE Project: the use of evaluation in decision-making (AGE-CIIE) [Projeto AGE: a utilização da avaliação na tomada de decisão (AGE-CIIE)] | CIIE internal seminar "Education, Social Justice, Democracy"
CIIE - Centre for Research and Intervention in Education (Porto, Portugal)
|
2023/09 | School self-evaluation and school management: the use of evaluation in decision-making [A Autoavaliação de Escolas e a Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão] | IV International Seminar CAFTe/XIV EIFORPECS [CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2023/06/09 | Presentation of the results of the project Self-evaluation of Schools and School Management: the use of evaluation in decision making [Apresentação de resultados do projeto Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisã] | Final Seminar "School self-evaluation and school management: the use of evaluation in decision-making"
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2023 | The decision-making process of school principals: the Portuguese case [El proceso de toma de decisiones de los directores de centros escolares: el caso português.] | IV CILME [Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación]
Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
|
2022 | Digital platforms and technologies in school management: perspectives of primary school teachers and administrative technicians [As plataformas e tecnologias digitais na gestão escolar: perspetivas de professores do 1º ciclo e técnicos administrativos] | Final international seminar of the DigP-SEM Project - Digital Platforms in the Educational Management of Schools/School Groups
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2021 | The place of School Self-Evaluation in the External Evaluation of Schools: from benchmarks to reports. Round table Educational evaluation: policies, perspectives and practices | III International CAFTe Seminar (Curriculum, Evaluation, Training and Technologies in Education - Porto (Portugal)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2019/06 | The use of ICT in teaching and learning: an analysis of academic studies. | IV European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies
EuroACS (Maynooth, Irlanda)
|
2019/06 | The use of digital platforms in school management [O uso das plataformas digitais na gestão escolar] | II International Seminar CAFTe
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Tendencies of School External Evaluation: contributions from Portugal and England [Tendências da Avaliação Externa de Escolas: contributos de Portugal e Inglaterra] - Symposium 5 | Simpósio 5 - Evaluation, Curriculum and Cross-Curricular Teaching | Avaliação, Currículo e Ensino Transversal | International Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation
Universidade do Minho (Braga/Guimarães, Portugal)
|
2018 | School external evaluation policies in Portugal and England - implementation modes and effects [Políticas de Avaliação Externa de Escolas em Portugal e Inglaterra: modos e efeitos da sua implementação] | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2017/06 | Teachers’ most common curricular contextualisation practices: teachers’ and students’ opinions. | III European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies
EuroACS (Stirling, Reino Unido)
|
2017/06 | Teachers’ difficulties in acting as curricular co-constructors: teachers’ opinions | III European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies
EuroACS (Stirling, Reino Unido)
|
2017/06 | Impacts of curricular contextualisation in students’ learning: teachers’ and students’ perspectives | III European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies
EuroACS (Stirling, Reino Unido)
|
2017 | School external evaluation – uncovering the European educational political agenda | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Copenhaga, Dinamarca)
|
2017 | Quality evaluation in Higher Education [Avaliação da Qualidade do Ensino Superior] | XXV Semana de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | School external evaluation in the Portuguese educational system and its relationship with educational improvement [Avaliação externa das escolas no sistema educativo português e sua relação com a melhoria educacional] | Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | The influence of school external evaluation in the processes of curricular development [Processos de desenvolvimento do currículo nos modos como são influenciados pela avaliação externa das escolas] | XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo:
Currículo: entre o comum e o singular
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2016 | Can School External Evaluation to promote school improvement? School teachers’ opinions | European Conference on Educational Research: Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers
European Educational Research Association (Dublin, Irlanda)
|
2016 | Impacts and effects of School internal evaluation [Impacto e efeitos da Avaliação Interna das Escolas] | VI Fórum de Partilha e Reflexão: “Voar mais alto – Avaliação Interna”
CFAE Famalicão (Famalicão, Portugal)
|
2016 | School external evaluation and school improvement [Avaliação externa das escolas e melhoria] | XXIV Semana de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | School evaluation policies and processes, in Portugal and England: from discourse do practices [Políticas e processos de Avaliação de escolas, em Portugal e Inglaterra: entre o discurso e as práticas] | II Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas: Autoavaliação de Escolas: Perspetivas sobre o novo ciclo de Avaliação
Externa de Escolas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/10 | School evaluation and the improvement of curricular processes: which relations? | II European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/09 | School Evaluation: between the political discourse and the policy implementation | European Conference on Educational Research: Education and Transition. Contributions from Educational Research
European Educational Research Association (Budapeste, Hungria)
|
2015 | The influence of School external evaluation in the implementation of improvement actions [A influência da Avaliação Externa de Escolas na implementação de ações de melhoria] | Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Effects of school evaluation processes: from the expected to the achieved [Efeitos dos processos de avaliação de escolas: entre o esperado e o concretizado] | XXII Colóquio AFIRSE 2015: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/11 | School external and self-evaluation: effects and difficulties from schools [Avaliação externa e autoavaliação de escolas: efeitos e dificuldades para as escolas] | VI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/09 | The impacts of School Evaluation Processes – Schools’ Perspectives on School Evaluation | European Conference on Educational Research (ECER): The Past, Present and Future of Educational Research in Europe
European Educational Research Association (Porto, Portugal)
|
2014 | School evaluation and curricular processes: which relationship? [Avaliação de escolas e processos curriculares: que relações?] | XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro
sobre Questões Curriculares: Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | The place of accountability in school evaluation policies: between improvement and being accountable - an analysis of policies [O lugar da “accountability” nas políticas de avaliação de escolas: entre a melhoria e a prestação de contas – uma análise focada nas políticas] | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Vila Real, Portugal)
|
2013/11 | The place of training in teachers professional development: a study focused on teachers' opinions [O lugar da formação no desenvolvimento profissional docente: um estudo centrado na opinião de professores] | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/11 | School evaluation policies: what are the implications for teachers' work? [Políticas de avaliação de escolas: que implicações para o trabalho docente?] | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/10 | National curriculum vs curricular adaptation – teachers’ perspectives. | European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility
EuroACS (Braga, Portugal)
|
2013/10 | Assessing curriculum development through schools’ external evaluation – which referents in Portugal and England | European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility
EuroACS (Braga, Portugal)
|
2013/09 | Contextualization and Curricular Innovation: Teachers’ Perceptions | European Conference on Educational Research 2013: Creativity and Innovation in Educational Research
European Educational Research Association (Istambul, Turquia)
|
2013/09 | School education and school evaluation policies: the gap between intentions and procedures. | European Conference on Educational Research 2013: Creativity and Innovation in Educational Research
European Educational Research Association (Istambul, Turquia)
|
2013 | School external evaluation models in Portugal and England: similarities and differences [Modelos de avaliação externa de escolas em Portugal e em Inglaterra semelhanças e diferenças] | Seminário "Avaliação Externa das Escolas - percursos, consensos e divergências"
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2012/06 | CONCEIVING TEACHING AND LEARNING PROCESSES: FOSTERING CURRICULAR CONTEXTUALIZATION PRATICES | Internacional Conference The Future of Education
(Florença, Itália)
|
2012/02 | The place of curricular contextualisation in the political discourses on education, in Portugal [O Lugar da Contextualização Curricular nos Discursos Políticos sobre Educação em Portugal] | Colóquio AFIRSE: Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/09 | Meanings attributed to the concept of "Curricular Contextualisation" [Significados atribuidos al concepto de “Contextualización Curricular"] | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidad de Coruña (Coruña, Espanha)
|
2011/07 | Contextualise the knowledge to improve students' results [CONTEXTUALIZAR O SABER PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS DOS ALUNOS] | XI Congresso SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Guarda, Portugal)
|
2011 | Argumentative Skills in Higher Education – a comparative approach | IJUP - 4th meeting of young researchers at UP
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Argumentation is needed! [Argumentar, precisa-se!] | Congresso Ibérico "Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | A Autoavaliação da Escola e a Gestão Democratizante [School Self-Assessment and Democratizing Management]
Orientador
|
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Avaliação externa de escolas em Minas Gerais: da escuta à possibilidade de desenho de um processo [External evaluation of
schools in Minas Gerais: from listening to the possibility of designing a process]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Avaliação Externa das Escolas como Instrumento para a Melhoria da Qualidade da Educação [External Evaluation of Schools as
a Tool for Improving the Quality of Education]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Educação a Nível Local - O Papel do Município na Educação [Education at Local Level - The Role of the Municipality in Education]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - Atual | Profissionalismo e profissionalidade docente Construção da identidade digital dos professores [Teacher professionalism and
professionalism Building teachers' digital identity]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - Atual | PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL E A SUA RELAÇÃO COM A AUTONOMIA E LIDERANÇAS ESCOLARES [PROMOTING DIGITAL EDUCATION AND ITS RELATIONSHIP
WITH AUTONOMY AND SCHOOL LEADERSHIP]
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Primeiros Socorros na Educação para a saúde em contexto escolar: Perceções de Professores [First Aid in School Health Education:
Teachers' Perceptions]
Coorientador
|
Mestrado em Educação para a Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Hábitos de vida saudável de jovens em fase de transição para o Ensino Superior [Healthy lifestyle habits of young people transitioning
to higher education]
Coorientador
|
Mestrado em Educação para a Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO ENSINO BÁSICO [DEVELOPMENT OF
EMOTIONS THROUGH DIGITAL NARRATIVES: AN EXPERIMENT WITH ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN.]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Ações e sentidos de democracia numa escola do 1º CEB: estudo etnográfico [Actions and meanings of democracy in a primary school:
an ethnographic study]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02 - 2024/02 | Review and evaluation of candidate's proposals for participation in the EERA Summer School 2022 "Educational Research in Europe:
decolonise, democratise and develop. Legacies and futurities" (2024/07/01 - 2024/07/05)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
European Educational Research Association, Bélgica Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2024/01 - 2024 | Member of the Organising Commission of the Congress: APRIL THE GROUND OF UTOPIAS THAT HAVE BECOME GROUND from the "Observatory
of Life in Schools" (OBVIE) (2024/07 - 2024/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2024 - 2024 | Member of the Organising Commission of the XIII Debate Cycle from the "Observatory of Life in Schools" (OBVIE) (2024/01 - 2024/12)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2024 | Member of the Scientific Commission of the V CILME [Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación] (2024/05/27 - 2024/05/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2024 | Member of the Organising Commission of the V CILME [Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación] (2024/05/27 - 2024/05/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/09 | Member of the Scientific Commission of the IV Seminário Internacional CAFTe/XIV EIFORPECS [CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação
e Tecnologias educativas] (2023/09/11 - 2033/09/13)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/09 | Member of the Organising Commission of the IV International Seminar CAFTe/XIV EIFORPECS [CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação
e Tecnologias educativas] (2023/09/11 - 2023/09/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023/02 - 2023/02 | Review and evaluation of candidate's proposals for participation in the EERA Summer School 2022 "Participatory approaches
in educational research " (2023/06/26 - 2023/06/30)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
European Educational Research Association, Bélgica Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Algarve, Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Scientific Commission of the IV CILME [Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación] (2023/05/23 - 2023/05/25)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Organising Commission of the Final Seminar "School self-evaluation and school management: the use of evaluation
in decision-making" (2023/06/09 - 2023/06/09)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/02 - 2022/02 | Review and evaluation of candidate's proposals for participation in the EERA Summer School 2022 "Research design from scratch:
Making sense of the whats, whos and hows of your investigation" (2022/07/11 - 2022/07/15)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
European Educational Research Association, Bélgica Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Algarve, Portugal |
2021/04 - 2021/10 | Member of the Scientific Commission of the III International Seminar CAFTe [CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias
educativas] (2021/10 - 2021/10)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/03 - 2021/07 | Member of the Scientific Committee of the IV Forum of Projects Investigate and Intervene in Education (IINEDU) [IV Fórum de
Projetos Investigar e Intervir em Educação] (2021/07 - 2021/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - 2020/09 | Member of the Organisation Commission of the XV Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences [XV congresso da
Sociedade Portuguesa de Ciencias da Educação] (2020/09 - 2020/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/07 - 2019/10 | Member of the Organisation Commission of the II International Seminar EXPRESSA: Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Member of the Organisation Commission of the II International Seminar CAFTe [CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias
educativas] (2019/06/13 - 2019/06/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2017/11 - 2018/07 | Member of the Organisation Commission of the I International Seminar CAFTe [CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias
educativas] (2018/07/09 - 2018/07/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Member of the Organisation Commission of the I International Seminar DESUP: Ensino Superior: Desafios e futuros (2017/07/03 - 2017/07/03)
Seminário
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2016/01 - 2017/06 | Member of the Organisation Commission of the I International Seminar EXPRESSA: Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação (2017/06/21 - 2017/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/14 | Abrindo janelas: integração da promoção de competências socioemocionais nos contextos escolares: um estudo exploratório [Opening
windows: integrating the promotion of socio-emotional competences into school contexts - an exploratory study]
Presidente do júri
|
Ana Isabel Maia Álvares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/10/31 | “A GENTE TEVE QUE REINVENTAR TOTALMENTE O QUE FAZIA” - SENTIDOS DE AVALIAÇÃO MOVIMENTADOS EM CONTEXTOS EXTRAORDINÁRIOS: A
IMPOSSIBILIDADE DE SUTURAÇÃO E FIXAÇÃO NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ["WE HAD TO TOTALLY REINVENT
WHAT WE WERE DOING" - MEANINGS OF EVALUATION MOVED IN EXTRAORDINARY CONTEXTS: THE IMPOSSIBILITY OF SUTURATION AND FIXATION
IN THE DISCURSIVE PRACTICES OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS]
Arguente
|
Crislainy de Lira Gonçalvez (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2021/11/17 | Ações e sentidos de democracia numa escola do 1° CEB: Estudo etnográfico [Actions and meanings of democracy in a primary school:
An ethnographic study]
Orientador
|
Tânia Ferreira Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/10/02 | SENTIDOS DE AVALIAÇÃO QUE PERPASSAM OS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA-PROFISSIONAL: INDECIDIBILIDADES E ARTICULAÇÕES REVERBERADAS
NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS [MEANINGS OF EVALUATION THAT PERMEATE THE CURRICULA OF THE ACADEMIC-PROFESSIONAL EDUCATION: UNDECIDABILITIES
AND ARTICULATIONS REVERBERATED IN THE EVALUATIVE PRACTICES ]
Arguente
|
Crislainy de Lira Gonçalvez (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2020/10 | O LUGAR, E A ESPECIFICIDADE, DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NO 1.º CEB [THE PLACE AND SPECIFICITY OF PEDAGOGICAL SUPERVISION IN
THE 1ST CYCLE]
Arguente
|
Célia de Fátima Batista Andrade (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - 2021 | revista investigar em educação (2183-1793) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2012 - Atual | Expert member of the evaluation teams in School external evaluation programme, from the Portuguese General Inspection for
Education and Scicence )IGEC)
Especialista
|
Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal | |
2015 - 2016 | Stundent member of the evaluation committees in the process of assessment and accreditation of study programmes and higher
education institutions, from the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES)
Membro
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Advisory/consultancy of the School Self-evaluation Team from a School Cluster in the northern Portugal | Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Portugal |
2017 - 2023 | Advisory/consultancy in a TEIP School - schools included in a compensatory educational programme for Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) | Agrupamento de Escolas de Perafita, Portugal |
2021 - 2021 | Consultant at CESO Technical Assistance to the Management Commission for the Project for the Creation of Reference Schools, as an expert in Internal and External Evaluation of Schools and School and Curriculum Management in Pre-school Education, Primary and General Secondary Education |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/02 - Atual | School Curriculum and Health Education [Currículo Escolar e Educação para a Saúde]. Discipline taught in co-teaching, from the Masters in HEALTH EDUCATION at the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/02 - Atual | Social Justice and School Evaluation Policies [Justiça Social e Políticas de Avaliação de Escolas]. Optional discipline from the First Degree in Education Sciences, at the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto, taught on co-teaching | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/02 - Atual | SIMF: Unit Contact with the outside [SIMF: Unidade de contacto com o exterior]. Students' orientation in the discipline SIMF, from the First Degree in Eduation Sciences, in the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/02 - 2023/06 | Questões Aprofundadas sobre Avaliação e Gestão da Qualidade em Educação: Políticas e Práticas [In-depth Issues in Evaluation and Quality Management in Education: Policy and Practice] | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/02 - 2023/06 | Evaluation in Education and Training [Avaliação em Educação e Formação]. Discipline taught in co-teaching, from the First Degree in Education Sciences, at the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/02/01 | Avaliação como Campo de Ação em Educação: Referenciais e Reconfigurações de Intervenção Profissional [Evaluation as a Field of Action in Education: Frameworks and Reconfigurations of Professional Intervention] | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/07/11 - 2022/07/15 | Tutor at the EERA Summer School 2022 "Research design from scratch: Making sense of the whats, whos and hows of your investigation" | (Outros) | European Educational Research Association, Bélgica Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Algarve, Portugal |
2019/09 - 2022/06 | Curricular Theory and Development [Teoria e Desenvolvimento do Currículo]. Discipline taught in co-teaching, from the First Degree in Education Sciences, at the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/04/05 - 2021/04/05 | EXTERNAL EVALUATION AND SELF EVALUATION OF SCHOOLS:Which referential? What relationships? [AVALIAÇÃO EXTERNA E AUTOAVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: Que referencial(ais)? Que relações?] (Class taught, per invitation, in the Master in Education Sciences, in the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto) | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/11 - 2021/04 | School Self-evaluation: designing processes [Autoavaliação de escolas: construção de dispositivos] | (Outros) | Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | SIMF: Initiation to the professional areas in Education/Training [SIMF: Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/01 - 2020/01 | School self-evaluation: contributions [Autoavaliação de escolas: contributos]. Teacher training course developed at the Centro de Formação Aurélio Paz dos Reis. | (Outros) | Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal |
2017 - 2019 | ‘Student Auditor’, I, II and III editions. Course taught in co-teaching, included in the project 'European Students Sustainability Auditing' (ESSA) | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/11/22 - 2018/11/22 | School External Evaluation: political mandates and models and evaluation practices developed/Evaluation of Higher Education Courses [Avaliação Externas de Escolas: mandatos políticos e modelos e práticas de avaliação desenvolvidos - Avaliação de Cursos do Ensino Superior], Class taught in co-teaching , per invitation, in the Master in Adult Education and Training, in the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Mestrado em Educação e Formação de Adultos (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/03/20 - 2018/03/20 | The utilisation of NVivo software for qualitative data analysis [A utilização em investigação do software de análise qualitativa de dados Nvivo]. Class taught, per invitation, in the Master in Education Sciences, in the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Training course included in the I International Seminar CAFTe [I Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas], at the Faculty of Pscychology and Education Sciences - University of Porto | Curso do ‘I Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas”, (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | School externa evaluation: procedures and effects [Avaliação Externa de Escolas. Procedimentos e impactos]. Class taught per invitation for the curricular units of Innovation, Eduaction Quality and Improvement Plans [Inovação, Qualidade Educativa e Planos de Melhoria] and Seminars for Project Support [Seminários de Apoio ao Projeto], from the Post-Graduation course in School Administration and Educational Innovation [Curso de Pós-graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional], from ESE-IPVC | Administração Escolar e Inovação Educacional (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Social Justice and School Evaluation Policies [Justiça Social e Políticas de Avaliação de Escolas]. Optional discipline from the First Degree in Education Sciences, at the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto, taught on co-teaching | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014 - 2016 | School self-evaluation and the development of meaningful curricula, levels I and II [A autoavaliação das escolas e a construção de currículos significativos, nível I e II]. Course included in the activities of the Observatory of School Life ( OBVIE - Observatório da Vida nas Escolas), from the Centre for Research and Intervention in Education, at the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | School self-evaluation and the development of meaningful curricula (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/05 - 2015/05 | School external evaluation [A avaliação externa de escolas]. Class taught in co-teaching with a colleague, per invitation, in the First Degree of Education Sciences in the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2013 | SIMF: Initiation to the areas of professionalization in Education/Training [SIMF 5º semestre na área de profissionalização em Educação/formação: Educação e Gestão Educacional]. Discipline taught in co-teaching, from the First Degree in Education Sciences in the Faculty of Psychology and Education Sciences - University of Porto | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Call for applications for a research scholarship | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/10/02 - 2020/10/02 | Proof of qualification for doctoral studies | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
Distinções
Título
2017 | European Doctorate
Universidade do Porto, Portugal
|
Outra distinção
2019 | Grant in Individual Call to Scientific Employment Stimulus (1st edition)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2012 | Studentships for Doctoral Research
Fundação para a Ciência e Tecnologia , Portugal
|