Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria da Felicidade Morais
Nomes de citação
- Morais, Maria da Felicidade Araújo
- Morais, Felicidade
- Morais, Maria da Felicidade
- Morais, F.
- Morais, M. F.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D411-39A5-40FB
- ORCID iD
- 0000-0001-5772-8930
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=iXdv9pkAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 57190122331
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1999 - 2007
Concluído
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Marcadores da Estruturação Textual: Elementos para a descrição do papel dos Marcadores Discursivos no processamento cognitivo
do texto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Louvor e Distinção |
1994 - 1997
Concluído
|
Mestrado em Linguística Geral (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Análise Temática: Contributos para o estudo das diferenças textuais tipológicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por unanimidade |
1988 - 1993
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Muito Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/03 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1998/02 - 2007/03 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1993/12 - 1998/02 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12 - Atual | Presidente da Comissão Organizadora das Provas Específicas para os Concursos de Maiores de 23 anos e de Estudantes Internacionais da UTAD | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2021/06 - Atual | Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas, Literaturas e Culturas | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/02 - Atual | Presidente do Júri das Provas de Domínio Escrito e Oral da Língua Portuguesa para Ingresso em Cursos de Mestrado em Ensino da UTAD | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2021/06 - 2023/06 | Diretora do curso de Doutoramento em Ciências da Linguagem | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/04 - 2021/06 | Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas e Relações Empresariais | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013/05/10 - 2016/04/04 | Diretora do Curso de 1.º ciclo em Línguas e Relações Empresariais | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/12 - Atual | TeachersMOD - Future Elementary School Teachers - Modernization in Kurdistan
Investigador
Università degli Studi di Pavia, Itália
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidad de Granada, Espanha Unione delle Università del Mediterraneo, Itália University of Duhok, Iraque University of Zakho, Iraque University of Halabja, Iraque University of Raparin, Iraque Salahaddin University - Erbil, Iraque |
Em curso
|
2019 - Atual | Fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education - CERI / OECD (OCDE)
Investigador
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Concluído
|
2016 - 2019/10 | CRITHINKEDU - Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/06 - 2015/06 | Pensamento crítico em rede no ensino superior
131/ID/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2016 | Desenvolver competências comunicativas com as redes sociais | VII Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença
(Vila Real, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Configurações do ensino de Língua Portuguesa no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Brasil
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Processo da Leitura e da Escrita no contexto socioeducacional rural e urbano nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em
Vitória de Santo Antão – PE. Brasil
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | A repetição como organizadora do tópico discursivo entre afásicos e não afásicos em situação interativa
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | A publicidade como mecanismo para criar valor a uma marca
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | A publicidade ao turismo português
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | O Bilinguismo e a Diversidade Linguística: Perspetiva Europeia e Regional, ao nível das Línguas e Falares
Orientador
|
Mestrado em Ens. de Port. no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec. e de Espanhol (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | A Teoria do Gatekeeper aplicada ao Departamento de Agenda e Planeamento da TVI
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Jornalismo de proximidade e barreiras da informação - o caso do Porto Canal
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | Discurso jornalístico em períodos de mudança: O caso do Jornal de Notícias, de 1974 a 1976
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | O clubismo na imprensa desportiva portuguesa: os ‘clássicos’ das épocas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | As novas competências do jornalista multimédia. Relatório de Estágio nos Serviços Audiovisuais da UTAD
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Influência da televisão no telespectador. Os meios de comunicação social como formadores da opinião pública
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Comparação entre rádios locais e rádios nacionais. Relatório de Estágio na rádio Universidade FM
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2011 | O uso das tecnologias de informação e comunicação como facilitadoras do desenvolvimento de vocabulário em alunos com necessidades
educativas especiais de carácter permanente
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2011 | Efeitos do uso da linguagem própria dos ambientes virtuais na utilização da norma escrita padrão
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - 2013 | Digital natives and new configurations of discourses
Conferência
|
Santiago de Compostela International Workshop on Discourse Analysis
Facultade de Filoloxía - Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2013 - 2013 | Revisão entre pares e pensamento crítico: Percurso para uma metodologia transversal
Outro
|
I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação - Investigação, Formação e Perspetivas Futuras
Rede de Pensamento Crítico - Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), Portugal
|
2013 - 2013 | II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Encontro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
|
2013 - 2013 | Coesão e coerência: aspetos do funcionamento da língua nos textos orais e escritos
Oficina (workshop)
|
II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
|
2013 - 2013 | 4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Encontro
|
4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Centro de Estudos em Línguística Geral e Aplicada, CELGA, Portugal
|
2012 - 2012 | Jornadas Pedagógicas: O professor faz a diferença
Encontro
|
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2012 | Novo Acordo Ortográfico: Guia e ferramentas pedagógicas
Encontro
|
5.º Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2012 | Comunicação oral e escrita: especificidades relevantes para o desenvolvimento das competências linguísticas
Oficina (workshop)
|
Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2012 | VII Fórum de Partilha Linguística
Encontro
|
VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
|
2011 - 2011 | VI Fórum de Partilha Linguística
Encontro
|
VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
|
2010 - 2010 | V Fórum de Partilha Linguística
Encontro
|
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
|
2009 - 2009 | Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto
Congresso
|
International Conference on Grammar and Text – GRATO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009 - 2009 | A Internet na investigação experimental em Linguística
Encontro
|
XIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação / Centro de Estudos em Letras, Portugal
|
2007 - 2007 | Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: Um exemplo
Encontro
|
Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong
Centro de Estudos António Maria Mourinho, Portugal
|
2007 - 2007 | The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congresso
|
10th International Pragmatics Conference - SPECIAL THEME: Language data, corpora, and computational pragmatics
International Pragmatics Association, Suécia
|
2007 - 2007 | The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congresso
|
10th International Cognitive Linguistics Conference
International Cognitive Linguistics Association, Polónia
|
2003 - 2003 | Já agora, a propósito de conexões discursivas: elementos para a descrição destes marcadores
Encontro
|
II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2003 - 2003 | Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo já agora
Congresso
|
Congresso Internacional de Linguística Cognitiva – Linguagem, Cultura e Cognição
International Cognitive Linguistics Association / Faculdade de Filosofia, Portugal
|
2002 - 2002 | Towards a semantic-pragmatic account of antes (before) and depois (after) in European Portuguese
Congresso
|
III Congresso Internacional da Associação Espanhola de Linguística Cognitiva
Asociación Española de Lingüística Cognitiva (AELCo/SCOLA), Espanha
|
2001 - 2001 | A Análise Linguística do Discurso na Universidade Portuguesa
Mesa-redonda
|
I Jornada de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
1999 - 1999 | Elementos para uma descrição semântica e pragmática de depois - alguns dados relevantes de um estudo em curso
Encontro
|
Encontros de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Portugal
|
1998 - 1998 | Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática
Congresso
|
Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura
Faculdade de Letras, Portugal
|
1998 - 1998 | Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática
Encontro
|
XIV Encontro Nacional da APL
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06/21 | Os efeitos da aprendizagem cooperativa na escrita criativa e na crença de autoeficácia
Arguente principal
|
Sónia Cristina Mesquita Teixeira Marques (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2023/01/26 | O uso dos gêneros textuais discursivos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Exame Nacional de Acesso às Universidades
Portuguesas: um estudo comparativo de casos
Arguente principal
|
Dinara Soares Chacon Sales (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/12/15 | O impacto da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências argumentativas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Rui Filipe Teixeira da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/12/14 | O conto literário como fundamento de outras aprendizagens. Aplicação prática em contexto educativo
Arguente principal
|
Eduarda Daniela Oliveira Teixeira Mendes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/12/07 | Da polémica à agressividade verbal: análise pragmático-discursiva de conferências de imprensa de treinadores de futebol
Arguente principal
|
Guilherme Delgado Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/02/23 | Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Isabel Cristina Magalhães Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2020/10/14 | O Pensamento Crítico no Contexto Educacional: Um estudo de caso com professores e alunos do Ensino Fundamental de uma escola
da rede de ensino público do município de Campina Grande / Paraíba / Brasil
Arguente principal
|
Rochelle Melo Pereira (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2020/01/06 | Para preencher o défice de esperança... um discurso de afetos: Análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do
Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores
Arguente principal
|
Sílvia Maria Jesus Soares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/07/23 | A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua Operacionalização na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Susana Catarina Coelho Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/04/18 | O princípio da cortesia na relação cliente/rececionista num hotel de 5 estrelas - O caso do Vidago Hotel Palace
Arguente principal
|
Manuel António de Sousa Araújo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/04/11 | O jornalismo televisivo e o jornalismo online – convergências e divergências: o caso da SIC e do Porto Canal
Arguente principal
|
Priscila Catarina Baptista Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A leitura e o humor: processos facilitadores do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira | Ana Celeste Anes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Expressão oral no ensino de Espanhol e Português – Línguas Estrangeiras. Análise de manuais | Carla Sofia Teixeira dos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Coesão e integração social na União Europeia | Luca Rossetti (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem | Maria Bernardete Grilo Queiroga (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/06/11 | A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico – Análise de textos
Arguente principal
|
Joana Daniela Barbosa Macedo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014/03/17 | O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
Arguente principal
|
Mara Lisa Minhava Domingues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A poesia como estratégia de aprendizagem no ensino do Português como língua materna e do Espanhol como línguas Estrangeira - Ensino Secundário (11.º ano) | Soraia Marli de Almeida Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Os tempos do passado do Português: análise de erros cometidos por alunos lusófonos do 3.º ciclo do Ensino Básico | Catarina Lurdes de Barros Lopes Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem | Mónica Ferreira de Moura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira | Mara Lisa Minhava Domingues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Valores semântico-discursivos do marcador assim no gênero artigo científico | Layla Cristina Iapechino Souto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | O uso da imprensa na aula de Espanhol como Língua Estrangeira e na aula de Português como Língua Materna. Relatório de Estágio | Susana da Costa Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Análise Contrastiva de textos literários clássicos no ensino/aprendizagem de Português LM e Espanhol LE. Relatório de Estágio | Ana Paula Lopes Miranda de Morais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Método Fonografema: um percurso literácito para aprendizagem da lectoescrita | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Despertar o interesse pela Escrita em contexto pré-escolar. Relatório de Estágio | Carmen Sofia Sousa Santos Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-Escolar. Relatório de Estágio | Paula Alexandra Lopes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | O acordo ortográfico e o seu impacto no processo de Ensino-Aprendizagem. Relatório de Estágio | Ermelinda Maria Pinto Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Da 1.ª à 2.ª versão da TLEBS : Análise comparativa das duas versões da TLEBS nas áreas da semântica e da análise do discurso, retórica, pragmática e linguística textual | Paula Manuela Ferreira Pinto Vieira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 | Estruturadores do discurso na aula de Português em Moçambique | Nobre Roque dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Animação da leitura no contexto da Animação Sociocultural | Anabela de Moura Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 | O cordel brasileiro como discurso pedagógico: dialogismo e polifonia | Sonia Maria Hessel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2007/03/02 - Atual | Revista de Letras |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2011 - 2011 | Português Intermédio para Professores Espanhóis (A2 ->B1) | Especialização (Curso médio) | FIAVAL (Projeto de Cooperação Transfronteiriça) - Formação, Inovação e Aulas Virtuais na Aprendizagem de Línguas, Portugal |
1998 - 1998 | Curso Livre de Gramática do português | Aperfeiçoamento (Curso médio) | UTAD - Departamento de Letras, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Rede Portuguesa de Pensamento Crítico | |
2013/01 - Atual | Grupo de Pensamento Crítico e Criativo da UTAD | |
2007/03 - Atual | Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD) | |
1999/01 - Atual | Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada | |
1994/01 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística |
Distinções
Outra distinção
1994 | Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|