???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elsa Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Elsa

Identificadores de autor

Ciência ID
D614-35E0-4AFA
ORCID iD
0000-0002-9867-6230

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2004/07/27
Concluído
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
"Aprender Matemática para viver e trabalhar no nosso mundo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/01 - 2036/12/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2021/12/01 - 2036/12/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/01 - 2036/12/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/01 - 2036/12/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/01 - 2036 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2004/07/27 - 2020/11/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05/07 - Atual Vice-Reitor Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2026/12/31 Accelerate FutureHEI
HORIZON-WIDERA-2022-ERA-01-51-
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Em curso
2023/10/15 - 2026/10/14 MathIA - Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competencias matemáticas en el alumnado adolescente
E10190578
Investigador
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Em curso
2023/10/01 - 2025/11/30 SPACES
KA220-HED-000156880
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Em curso
2022/04/01 - 2024/03/31 MACARONIGHT 2022 - 2023: The Researchers' Night of the Macaronesia
101061254
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2022/12/31 H2020 Forward - Fostering research excellence in EU Outermost Regions
Investigador
Universidade da Madeira, Portugal
EUROPEAN COMMISSION DIRECTORATE-GENERAL RESEARCH & INNOVATION
Em curso
2018/01/05 - 2020/06/30 Macaronight - Macaronesian Researcher's Night
Investigador
Universidade da Madeira, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2016/01/01 - 2019/04/30 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/06/30 DROIDE II - Robots em Educação Matemática e Informática
PTDC/CPE-CED/099850/2008
Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2010/12/31 APRENDER: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos Santos. "Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da web". 2007.
Artigo em revista
  1. Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa. "Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots". (2019): https://quadrante.apm.pt/article/view/22907.
    10.48489/quadrante.22907
  2. MARTINS,SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA; FERNANDES,ELSA MARIA DOS SANTOS. "Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000200333.
  3. Abreu, Sónia; Fernandes, Elsa. "Learning to be critical with Mathematics: Body Mass Index and Promotions". (2015): https://quadrante.apm.pt/article/view/22915.
    10.48489/quadrante.22915
  4. Martins, Sónia Matilde Pinto Correia; Fernandes, Elsa Maria dos Santos. "Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos". (2015): http://hdl.handle.net/10400.13/1344.
    dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206104
  5. Pais, A.; Fernandes, E.; Matos, J.F.; Alves, A.S.. "Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education". For the Learning of Mathematics 32 1 (2012): 28-33. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859269049&partnerID=MN8TOARS.
  6. Oliveira, Rui; Fernandes, Elsa; Fermé, Eduardo. "Proporcionalidade directa como função: da perfeição à realidade a bordo de um robot". (2007): https://quadrante.apm.pt/article/view/22811.
    10.48489/quadrante.22811
  7. Fernandes, Elsa. "Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar". (2000): https://quadrante.apm.pt/article/view/22726.
    10.48489/quadrante.22726
  8. Fernandes,Elsa. "O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula". (1997): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400004.
  9. Fernandes, Elsa. "O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula". (1997): http://hdl.handle.net/10400.12/5751.
Capítulo de livro
  1. Martins, Sónia; Fernandes, Elsa. "Robots na aprendizagem das STEAM". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2020.
  2. Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa. "Robots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregrounds". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2020.
  3. Fernandes, Elsa. "Ambientes de aprendizagem inovadores como recurso pedagógico". Universidade da Madeira, 2018.
  4. Fernandes, Elsa. "Learning Scenarios with Robots Leading to Problem Solving and Mathematics Learning.". In Broadening the scope of research on mathematical problem solving: Focus on Technology, Creativity and Affect, 129-152. New York, Estados Unidos: Springer, 2018.
    Publicado
  5. Martins, Sónia; Fernandes, Elsa. "A aprendizagem da matemática num projeto com robots". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  6. Martins, Márcio; Fernandes, Elsa. "Educação matemática crítica: um relato". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  7. Fernandes, Elsa. "O design de cenários de aprendizagem para a escola do futuro". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  8. Abreu, Sónia; Fernandes, Elsa. "Aprender a ser crítico com a matemática". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  9. Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa. "Um cenário de aprendizagem com robots para desenvolver competência estatística". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  10. Matos, J.F.; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, N.; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica. "Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives". MES, 2008.
Edição de livro
  1. Fernandes, Elsa. Aprender Matemática e Informática com Robots.. Funchal, Portugal. 2013.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Santana, Maria de Jesus dos Santos. "A formação de professores de matemática na resolução de problemas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1995.
  2. Lopes, Paula Cristina Reis. "Aprender matemática com recurso a tecnologias: robots na sala de aula". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1570.
  3. Lopes, Lúcia Maria Teixeira. "A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/979.
  4. Côrte, Sara Raquel Perestrelo. "Atividades investigativas: abordagem investigativa na aprendizagem da matemática". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/561.
  5. Gonçalves, Ida Maria Faria de Lira. "Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/559.
  6. Araújo, Luís Filipe Gonçalves de, 1975-. "A utilização de aplicações multimédia como veículo para melhorar a aprendizagem da leitura". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/16056.
  7. Lopes, Ana Sofia Fernandes Duarte. "A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/560.
  8. Dias, Ana Paula Nunes de Sousa Jardim. "Atividades investigativas na sala de aula: mudar metodologias". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/564.
  9. Pacheco, Laura Cristina Teixeira. "Atividades investigativas: utopia ou realidade na aprendizagem significativa da matemática?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/977.
  10. Silva, Dalila Maria Teixeira Faria da. "Aprendizagens algébricas e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/653.
  11. Caires, Noel Belerofonte da Fonte de. "Os robots na aprendizagem da trignometria". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1170.
  12. Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira. "A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/368.
  13. Mendonça, Adelaide Maria Drumond Ferreira. "Instrumentos de avaliação no contexto do ensino e aprendizagem da matemática". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/395.
  14. Chá, Arlindo Vieira Chá. "Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem em estatística". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/377.
  15. Freitas, Célia Franco Fernandes Bazenga Marques. "Materiais manipuláveis usados em sala de aula de matemática na aprendizagem dos conteúdos programáticos do 7º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/372.
  16. Camacho, Raquel Cristina Sousa. "Educação matemática crítica: a sua importância na formação de uma sociedade do futuro". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/376.
  17. Neto, Paula Cristina da Silva. "Aprender geometria no 7º ano de escolaridade: diferenciação de estratégias na sala de aula". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/646.
  18. Freitas, Sílvio Martim Barreto de. "Aprendizagem cooperativa e colaborativa em matemática no espaço facebook". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1172.
  19. Freitas, Dulce Orlanda Fernandes Adrego Jorge. "Aprender a ser crítico com a matemática num curso de educação e formação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1171.
  20. Freitas, Silvina Maria Melim Mendonça. "O ensino da matemática num percurso curricular alternativo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/378.
  21. Pereira, Maria Fernanda da Cunha. "A relação matemática-realidade na educação e formação de adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/381.
  22. Martins, Márcio Patrício. "Educação matemática crítica: professor, isto serve para quê?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/464.
  23. Abreu, Sónia José Teixeira Faria de. "Educação matemática crítica: o seu contributo na formação de cidadãos críticos e responsáveis". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/482.
  24. Camacho, Mariana Sofia Fernandes Pereira. "Materiais manipuláveis no processo ensino/aprendizagem da matemática: aprender explorando e construindo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/373.
  25. Gomes, Florinda Isabel Moreira. "Construindo conhecimento: utilização de robots na aprendizagem de funções". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/380.
  26. Andrade, Fátima José Silva. "Robótica educacional: uma metodologia educacional no estudo de funções de 7º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/375.
  27. Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega. "Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1638.
  28. Santos, Elci Alcione Almeida dos. "Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagem". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/700.
  29. Fernandes, Elsa. "Aprender matemática para viver e trabalhar no nosso mundo". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10451/43118.