???global.info.a_carregar???
Nicole Gaspar Duarte. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB em 2020 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria e Licenciatura em Educação Básica em 2017 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nicole Gaspar Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, N.

Identificadores de autor

Ciência ID
D718-5FC5-D846
ORCID iD
0000-0001-8396-6369

Endereços de correio eletrónico

  • nicole.duarte@ipleiria.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2023
Concluído
Doutoramento em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
2017 - 2020
Concluído
Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014 - 2017
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador (Investigação) CI&DEI, Portugal
CI&DEI, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2023 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2020 Professora/Explicadora de Matemática Atelier de Saberes, Portugal
2019 - 2020 Professora de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atelier de Saberes, Portugal
2016 - 2017 Monitora de Português Língua Estrangeira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual ELEVATE-WISE
101178121
Investigador
Em curso
2023 - Atual O pensamento computacional na formação inicial de professores dos primeiros anos
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI, Portugal
2022 - 2024 Educação de Infância: Matemática em Contexto de Creche
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores através do estudo de aula". Trabalho apresentado em XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Barcelos, 2023.
  2. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia. "Estratégias e dificuldades dos alunos do 5.º ano na resolução de tarefas que envolvem áreas do paralelogramo e do triângulo". Trabalho apresentado em Atas da IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020.
    Publicado
  3. Duarte, Nicole; Reis, Susana; Rebelo, Isabel. "Um processo de desenvolvimento profissional com vista à inovação de práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em Atas da IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020.
    Publicado
  4. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia. "Potencialidades e limitações da discussão coletiva em contexto de ensino exploratório no ensino e aprendizagem dos números racionais". Trabalho apresentado em Atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ponte, João Pedro da; Duarte, N.; Faria, Filipa. "Conhecimento da prática letiva como núcleo central do conhecimento didático". Educação e Matemática 174 (2025):
    No prelo
  2. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva: práticas de uma professora de Matemática do 5.º ano.". BOLEMA (2025):
    Em revisão
  3. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Discussão Coletiva Num Estudo De Aula: Práticas E Ações De Uma Futura Professora". PNA (2025):
    No prelo
  4. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores". Journal of Mathematics Teacher Education (2025):
    Em revisão
  5. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática". Mathematics Teacher Education and Development (2025):
    Em revisão
  6. Nicole Gaspar Duarte; João Pedro Mendes da Ponte; Hélia Gonçalves Pinto. "Estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre preparação de aulas". Avances de Investigación en Educación Matemática (2024): https://doi.org/10.35763/aiem26.5428.
    Publicado • 10.35763/aiem26.5428
  7. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de colaboração num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática". PNA (2024):
    Publicado
  8. Duarte, Nicole; Faria, Filipa; Ponte, João Pedro da. "Preparar e conduzir a discussão coletiva em Matemática". Educação e Matemática 171 (2024): 11-14.
    Publicado
  9. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "A seleção e adaptação de tarefas matemáticas para promover a aprendizagem da matemática". Educação e Matemática 171 (2024): 7-9.
    Publicado
  10. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Preparar a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Publicado
  11. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Conduzir e refletir sobre a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Publicado
  12. Hélia Pinto; Isabel Simões Dias; Nicole Gaspar Duarte. "O sentido espacial na creche: a torre dos cubos". PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (2023): https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639.
    10.30827/pna.v17i4.26639
  13. Pinto, Hélia; Neuza Carlos; Duarte, Nicole. "Fair sharing in learning rational numbers in a 5th grade class". Journal of the European Teacher Education Network (2023): 27-41.
    Publicado
  14. Martins, Micaela; Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da. "Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores". Quadrante (2023):
    Publicado
  15. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais". BOLEMA (2023):
    Publicado
  16. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia; Ponte, João Pedro da. "O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de uma professora do 2.º ciclo". Educação e Matemática - Revista da Associação de Professores de Matemática 163 (2022): 45-48.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula". Trabalho apresentado em XIII Fórum de Jovens Investigadores, 2023.
  2. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "A promoção do desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2022, 2022.
  3. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia; Ponte, João Pedro da. "O contributo do estudo de aula na condução de uma discussão coletiva: o caso de uma futura professora do 2.º ciclo". Trabalho apresentado em XII Fórum de Jovens Investigadores, 2022.
  4. Duarte, Nicole. "O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento sobre discussão coletiva em matemática de futuros professores". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research (CMR), 2021.
Tese / Dissertação
  1. "O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em matemática". Doutoramento, Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 2023. http://hdl.handle.net/10451/64838.
  2. Duarte, Nicole. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade.". Mestrado, 2020.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Participar num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: que aprendizagens sobre a preparação de aulas exploratórias? XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
2024 Estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: um percurso de aprendizagem de duas futuras professoras do 1.º ciclo XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
2023/09 Computational Thinking in Mathematics: an Experience with Preservice Teachers 21st INTERNATIONAL CONFERENCE OF NUMERICAL ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS (ICNAAM)
(Grécia)
2023/05 O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre prática letiva II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
Brasil (Brasil)
2023 Colaboração docente na prática letiva: a perspetiva dos professores Tertúlias em Educação Matemática
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023 Lesson Study in Initial Teacher Education: key aspects that promote the development of prospective teachers' knowledge 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
ELTE Lágymányosi (Budapeste)
2023 O desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula XIII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2023 O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores através do estudo de aula XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2023
(Barcelos, Portugal)
2022 A abordagem exploratória num estudo de aula: como encaram e que desafios enfrentam os futuros professores na preparação e condução de discussões coletivas? 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING – ICET 2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Whole-Class discussion in an exploratory lesson on rational numbers: the case of teacher Ana Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
2022 Equal sharing in the learning of rational numbers in a 5th grade class Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Áustria)
2022 O contributo do estudo de aula na condução de uma discussão coletiva: o caso de uma futura professora do 2.º ciclo XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2021 O Sentido Espacial na Creche: a Torre dos Cubos International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024 O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais
Coorientador de Ana André Araújo
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2024 A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais
Coorientador de Neuza Carvalho Carlos
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Membro da comissão organizadora do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2024 - 2024 Membro da comissão científica do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
2021 - 2022 VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) (2021/10 - 2022/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - 2024 Codinamizou a oficina de trabalho – estudo de aula
Oficina (workshop)
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - 2024 Oficina de trabalho – estudo de aula
Oficina (workshop)
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024 - 2024 Seminário A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores
Seminário
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024 - 2024 Conferência plenária A discussão coletiva na aula exploratória de Matemática
Conferência
XXXIV SIEM
2023/11/11 - 2023/11/11 Seminário "O estudo de aula na formação inicial de professores".
Seminário
Oficina de trabalho "Estudo de aula"
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 - 2023 Estudos de aula na formação inicial de professores de Matemática
Seminário
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico II Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - Atual Prática Pedagógica III Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - Atual Prática Pedagógica do 2.º Ciclo do Ensino Básico I Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - Atual Prática Pedagógica do 2.º Ciclo do Ensino Básico II Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - Atual Prática Pedagógica II Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - Atual Análise da Prática e dos Contextos Educativos Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023 - Atual Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - Atual Didática da Matemática - Prática Laboratorial Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal