???global.info.a_carregar???
Bianor Valente is an Assistant Professor at the Lisbon School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon (ESELx-IPL) and has been an invited professor at the Education School of the Polytechnic Institute of Setúbal since 2023. She holds a Ph.D. in Education, Science Didactics from the University of Lisbon, a master¿s degree in Molecular Biology (FCUL), and a degree in Teaching in Natural Sciences (Biology and Geology) (FCT-UNL). Additionally, she has postgraduate qualifications in Digital Education (ESELx-IPL), Evaluation of Social Programs and Projects (Católica), and data analysis in social sciences (ISCTE). Currently, Bianor is the President of the Department of Training and Research in Curriculum and Didactics and Vice-President of the Pedagogical Council of ESE-Lx. Previously, she served as Vice-President at the Lisbon School of Education. Her professional focus is on science education, with research interests including the Nature of Science, Teacher Training, Interdisciplinarity, Curriculum Development and Analysis, and Sustainability Education. Throughout her career, she has published numerous scientific papers, book chapters, and books, and has been involved in various national and international research projects. She has coordinated projects such as Science Teaching in primary - The development of didactic knowledge in initial teacher training and Essential learning: mapping to promote curricular integration, funded by the Polytechnic Institute of Lisbon. She has also contributed to the dissemination of science through activities like organizing science seminars, creating and evaluating didactic materials, and serving as an external consultant for Educational Territories of Priority Intervention schools (TEIP).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
BIANOR ANTÓNIA DA CRUZ VALENTE

Nomes de citação

  • Valente, Bianor

Identificadores de autor

Ciência ID
DA15-0105-CD3A
ORCID iD
0000-0001-6541-8000

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023
Concluído
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021
Concluído
Avaliação de Programas e Projetos Sociais (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017
Concluído
Análise de dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
INDEG-IUL, Portugal
2015
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Experiências investigativas em contextos reais - uma possível abordagem na formação de professores/as do 1º e 2º ciclo do ensino básico?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção
2008
Concluído
Biologia Molecular Humana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Natural frequency of polymorphisms linked to the Chondroitin 4- Sulfotransferase genes and its association with Placental Malaria" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2004
Concluído
Licenciatura em Ensino das Ciências da Natureza (Biologia e Geologia) (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09/01 - 2015/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/17 - Atual Vice-Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Presidente do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Técnico-Cientíico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10/28 - 2024/11/06 Membro do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/19 - 2020/12/02 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2018 Membro do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/05/01 - 2010/08/31 Formadora do Programa de Ensino Experimental das Ciências Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09/01 - 2008/08/31 Professora de Ciências do Ensino Básico Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Professora de Ciências do Ensino Secundário Escola Secundária de Camões, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/03/04 - Atual Estudos de Aula interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professores / Interdisciplinary Lesson Studies in Mathematics and Natural Sciences in initial teacher training
ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/InterMatCN
Bolseiro de Investigação
Em curso
2024/03/04 - Atual O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB / The beginning of teaching career: Strategies for the induction of 1st and 2nd cycle teachers.
ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/INDUCAO
Bolseiro de Investigação
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual Introduzindo a Educação Inclusiva na Formação Inicial de Professores através do Estudo de Aula
2023.11995.PEX
Investigador
2022/01/01 - Atual European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics"
KA220-SCH-D325A38D
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2021 - Atual Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities (INART-dis)
621441-EPP-1-2020-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2023/09/05 - 2025/03/03 Ensino das Ciências no 1.º Ciclo - O desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores / Primary Science teaching: The development of Pedagogical Content Knowledge in initial teacher training
IPL/2023/PCK/PST_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022/09/05 - 2023/12/04 O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos
IPL/2022/ DISCUSSIO_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2022/09/01 - 2023/09/04 Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
IPL/2022/AE.Maps_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2021/09/01 - 2023/09/01 Cenários de Aprendizagem Interdisciplinar na Aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º Ciclo
ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
2022/09/09 - 2023/04/04 O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos de 2º CEB
IPL/2022/ EnGRAL_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017/10/12 - 2019/04/13 Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2018 Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género
ESELX/IPL-CIED/2018/A32
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
2018 - 2018 Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género
ESELX/IPL-CIED/2018/A32
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
2017 - 2018 «Conhecer o ambiente global para agir localmente: das aprendizagens em espaços naturais à intervenção urbana» (GLOCAL-agir).
.
Investigador
Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente
Concluído
2016 - 2018 A Astronomia e o espaço na formação inicial de educadores professores do 1º e 2º CEB
ESELX/IPL-CIED/2016/A25
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Valente, Bianor; Paulo Maurício; Maria João Silva; Melo, Nuno; Pedro Sarreira. "Enhancing primary teacher education: research-based development of a pedagogical content knowledge rubric". Trabalho apresentado em 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2024.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Silva, Maria João; Sarreira, Pedro. "Participatory design of a high-fidelity prototype of an essential learning curricular tool". 2024.
    10.1109/siie59826.2023.10423717
  3. Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra. "The pandemic impact in a higher education school: students perceptions". Trabalho apresentado em 3rd World Higher Education Conference organised by UNESCO, 2022.
  4. Valente, Bianor; Ana Gama; Ana Antunes; Sandra Miranda. "O impacto da pandemia numa escola superior de educação: as perceções dos estudantes.". Trabalho apresentado em Seminário Dar Asas ao Saber, 2021.
  5. Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "The project ‘Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)’". Trabalho apresentado em 20th Annual International Conference on Education, Atenas, 2018.
    Publicado
  6. Almeida, António; Valente, Bianor; Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizar". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2018.
    Publicado
  7. Valente, Bianor; Almeida, António. "The glocal-agir project: a way to connect nature and urban areas". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Publicado
  8. Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Valente, Bianor. "Elementary preservice teachers' knowledge of astronomic phenomena: what can be done". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2018.
  9. Ferreira, Eduarda; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Ferreira, E.; Silva, M.J.; Valente, B.D.C.. "Collaborative uses of ICT in education: Practices and representations of preservice elementary school teachers". Trabalho apresentado em 2018 International Symposium on Computers in Education, 2018.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2018.8586692
  10. Valente, Bianor. "Aprendizagem de Astronomia na formação inicial de Educadores e Professores do 1.º e 2.º CEB". Trabalho apresentado em Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Viana do Castelo, 2018.
    Publicado
  11. Valente, Bianor. "Competences and use of ICT by future teachers and kindergarten educators: using an online survey to portray the case of a Portuguese School of Education". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2018.
    Publicado
  12. Valente, Bianor; Sarreira, Pedro; Mauricio, Paulo. "Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling". Trabalho apresentado em 10th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0951
  13. Silva, Maria João; Almeida, António; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor. "Sensing locally in the global environment: using sensors in the teachers’ education". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Educational Technologies (ICEduTech 2017), Sydney, 2017.
    Publicado
  14. Sarreira, P.; Valente, B.; Mauricio, P.; Sarreira, Pedro; Valente, Bianor; Mauricio, Paulo. "Using ict during preservice teachers' autonomous study". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, Lisboa, 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259660
  15. Silva, M.J.; Caseiro, A.; Rodrigues, M.; Valente, B.; Melo, N.; Almeida, A.; Nunes, C.; et al. "The eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, 2017.
    Publicado • 10.1109/SIIE.2017.8259658
  16. Branco, Daniela; Valente, Bianor; Silva, Maria João. "A Educação Sexual na formação inicial de docentes". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Viseu, 2016.
    Publicado
  17. Ramos, Maria das Mercês; Teodoro, Ana; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Ribeiro, Sandra; et al. "Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores". 2014.
  18. Valente, Bianor; Faria, Cláudia; Galvão, Cecília; Valente, Bianor da Cruz, 1980-; Valente, Bianor; Faria, Cláudia. "Experiências investigativas em contextos reais de ciência ¿ uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico?". Trabalho apresentado em Afirse, Lisboa, 2013.
    Publicado
  19. Valente, Bianor; Maurício, P.; Teodoro, Ana. "What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki?". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  20. Valente, Bianor. "O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED, Lisboa, 2012.
    Publicado
  21. Valente, Bianor; Maurício, P.; Teodoro, Ana. "Pre-service teachers’ ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebook.". Trabalho apresentado em EDULEARN12, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Torres, Joana. "Potentialities of science comics for science communication: lessons from the classroom". Journal of Science Communication 23 08 (2024): 1-14.
    Publicado
  2. Bianor Valente; Teresa Leite. "(In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB". Revista Portuguesa de Pedagogia (2024): https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_02.
    10.14195/1647-8614_58_02
  3. Maurício, Paulo; Valente, Bianor. "Synergy between lesson study and content representation in a preservice teacher practicum". Teaching and Teacher Education 142 (2024): 104525. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2024.104525.
    10.1016/j.tate.2024.104525
  4. Leite, Teresa; Valente, Bianor; Joana Campos. "O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica: a perspetiva de diplomados e professores". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 14 1 (2024): e-382.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Ferreira, Catarina; Valente, Bianor. "Stereotypes and Views of Science among Elementary Students: Gender and Grade Differences". International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology 12 1 (2024): 68-84. http://dx.doi.org/10.46328/ijemst.3058.
    Acesso aberto • Publicado • 10.46328/ijemst.3058
  6. Leite, Teresa; Valente, Bianor. "A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa". Revista Lusófona de Educação (2024):
    Publicado
  7. Bianor Valente; Mariana Areosa Feio; Teresa Leite. "Os cursos de Licenciatura em Educação Básica: uma análise comparativa". Educação e Pesquisa 49 00 (2023): https://submission.scielo.br/index.php/ep/article/view/261454.
  8. Ferreira, Catarina; Valente, Bianor. "Promovendo imagens mais realistas dos cientistas e da atividade científica: a entrevista como estratégia de ensino e aprendizagem". Revista Tempos e Espaços em Educação 16 35 (2023): 1-12. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18533.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v16i35.18533
  9. Mariana Feio; Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos. "As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica". Da Investigação Às Práticas 13 1 (2023): 97-115.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Valente, Bianor; Gama, Ana. "A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária". Educação & Realidade 48 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236124563vs01.
    Acesso aberto • 10.1590/2175-6236124563vs01
  11. Valente, B.; Gama, A.. "The Voice of Students of an Education Action Zone School,A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Este estudo". Educacao and Realidade 48 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85161060002&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/2175-6236124563vs02
  12. Bianor Valente; Mariana Feio; Teresa Leite. "Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa". Educação e Pesquisa (2023): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349261454.
    10.1590/s1678-4634202349261454
  13. Valter Rato; Susana Pereira; Valente, Bianor. "As conceções de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português". Palavras 58-59 (2022): 87-94.
    Publicado
  14. Valente, Bianor; Maurício, Paulo. "Estudo de Aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de Processos Colaborativos". Interacções 18 62 (2022): 5-21.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25755/int.27294
  15. Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Faria, Cláudia. "The Influence of Real-Context Scientific Activities on Preservice Elementary Teachers Thinking and Practice of Nature of Science and Scientific Inquiry". Science & Education (2022): http://dx.doi.org/10.1007/s11191-022-00377-5.
    Publicado • 10.1007/s11191-022-00377-5
  16. Silva,Maria João; Valente,Bianor; Caseiro,Ana. "Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 9 1 (2019): 129-139. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100012.
    Publicado
  17. Valente, Bianor; Paulo Maurício; Faria, Cláudia; Valente, B.; Maurício, P.; Faria, C.. "Understanding the Process and Conditions That Improve Preservice Teachers’ Conceptions of Nature of Science in Real Contexts". Journal of Science Teacher Education 29 7 (2018): 620-643. http://dx.doi.org/10.1080/1046560x.2018.1485399.
    Publicado • 10.1080/1046560x.2018.1485399
  18. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Maria. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". Revista Iberoamericana de Informática Educativa 27 1 (2018): 30-42. http://hdl.handle.net/10400.21/8646.
    Publicado
  19. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Teaching-Learning Sequence of Colour Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 7 (2017): 1177-1194. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-016-9736-8.
    Publicado • 10.1007/s10763-016-9736-8
  20. Maurício, Paulo; Valente, Bianor; Chagas, Isabel. "A Didactic Sequence of Elementary Geometric Optics Informed by History and Philosophy of Science". International Journal of Science and Mathematics Education 15 3 (2017): 527-543. http://dx.doi.org/10.1007/s10763-015-9662-1.
    Publicado • 10.1007/s10763-015-9662-1
  21. Valente, Bianor; Branco, Daniela; Silva, Maria João. "A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas Extr. (2017): 2243-2248.
    Publicado
  22. Bianor Valente; Paulo Maurício; Teodoro, Ana. "O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo". Investigar em Educação 2 6 (2017): 59-80.
    Publicado
  23. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11893.
  24. Maurício, Paulo; Valente, Bianor. "Argumentos para uma humanização do ensino das ciências". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/3136.
    10.1590/S1516-73132013000400014
  25. Campos,Paulo Adão; Valente,Bianor; Campos,Rosa Bessa; Gonçalves,Luzia; Rosário,Virgílio Estóliodo; Varandas,Luís; Silveira,Henrique. "Plasmodium falciparum infection in pregnant women attending antenatal care in Luanda, Angola". (2012): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822012000300017.
  26. Valente, Bianor. "O mestrado em Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Lisboa". Cadernos de Educação de Infância 95 (2012): 34-38.
    Publicado
  27. de Campos, P.A.; Valente, B.; Campos, R.B.; Gonçalves, L.; Rosário, V.E.; Varandas, L.; Silveira, H.. "Plasmodium falciparum infection in pregnant women attending antenatal care in Luanda, Angola,Infecção por Plasmodium falciparum em mulheres grávidas em consultas pré-natal em Luanda, Angola". Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 45 3 (2012): 369-374. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863811427&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0037-86822012000300017
  28. Valente, Bianor; Campos, Paulo A.; do Rosário, Virgílio E.; Varandas, Luis; Silveira, Henrique. "Prevalence and risk factors of Plasmodium falciparum infections in pregnant women of Luanda, Angola". Tropical Medicine & International Health 16 10 (2011): 1206-1214. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-3156.2011.02830.x.
    10.1111/j.1365-3156.2011.02830.x
  29. Ramos, Mercês; Valente, Bianor. "Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar". Da Investigação às Práticas 1 2 (2011): 2-16. http://hdl.handle.net/10400.21/2811.
    Publicado
  30. Valente, Bianor; Campos, Paulo A.; Rosário, Virgílio E. do; Silveira, Henrique. "Natural frequency of polymorphisms linked to the chondroitin 4-sulfotransferase genes and its association with placental malaria". Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene 104 10 (2010): 687-689. http://dx.doi.org/10.1016/j.trstmh.2010.05.005.
    10.1016/j.trstmh.2010.05.005
Capítulo de livro
  1. Allegro, Carolina; Valente, Bianor. "O contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade". In Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores, editado por Cardona, Maria; Linhares, Elisabete, 125-144. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém /ESE, 2024.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos. "Explorando questões curriculares em Portugal: um projeto do Departamento de Currículo e Didáticas". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, editado por Valente, Bianor; Teresa Leite, 4-7. CIED, 2024.
    Publicado
  3. Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos. "O contexto curricular português - breve perspetiva histórica (1989-2024)". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, editado por Valente, Bianor; Teresa Leite, 8-40. CIED, 2024.
  4. Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Pedro Almeida; Pereira, Susana; et al. "Mapeando o currículo: cruzando competências e áreas de conteúdo". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, editado por Valente, Bianor; Teresa Leite, 41-67. 2024.
    Publicado
  5. Maria João Silva; Valente, Bianor; Pedro Sarreira. "Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciais". editado por Valente, Bianor; Teresa Leite, 106-124. 2024.
  6. Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Valente, Bianor. "Aprendizagens Essenciais: características, desafios e perplexidades". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, editado por Valente, Bianor; Teresa Leite, 125-142. CIED, 2024.
    Publicado
  7. Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Valente, Bianor; Almeida, António. "A Natureza da Ciência na formação Inicial de professores e a prática orientada para a promoção da literacia Científica". In History and Philosophy of Science and Science Teaching Proceedings, 40-61. Alemanha: Shaker Verlag, 2020.
    Publicado
  8. Maurício, P.; Ricardo Lopes Coelho; Valente, Bianor; Cláudia C Faria; Mónica Baptista. "História da Ciência nos Manuais de Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico e Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico". 135-160. Aachen, Alemanha: Shaker Verlag, 2020.
    Publicado
  9. Valente, Bianor. "A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: Propostas didáticas para a disciplina de Ciências Naturais e para a participação em saúde ambiental". In Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas, 89-104. Lisboa, Portugal: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2019.
    Publicado
  10. Valente, Bianor. "Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no Ensino Básico". In Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas, 71-88. Lisboa, Portugal: CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2019.
    Publicado
  11. Sarreira, P.; Valente, Bianor; Maurício, P.. "Conhecimento de astronomia à entrada do ensino superior, percursos e interesses pela ciência: Uma procura de influências.". In Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, 204-209. Santarém, Portugal: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Valente, Bianor; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos. Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular. 2024.
    Publicado
  2. Coelho, Ricardo; Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Maurício, Paulo. History and Philosophy of Science and Science Teaching Proceedings. Alemanha: Shaker Verlag. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Ferreira, Nuno Martins; Estrela, Antónia; Valente, Bianor; Covelo, Rui. O edifício da escola superior de educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2018.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Bios. Porto, Portugal: ASA II. 2017.
    Publicado
  2. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Bios. Dossiê do professor.. Porto, Portugal: ASA II. 2017.
    Publicado
  3. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; João Gomes; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Biosfera. Porto, Portugal: ASA II. 2016.
    Publicado
  4. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; João Gomes; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Biosfera. Caderno de Atividades. Porto, Portugal: ASA II. 2016.
    Publicado
  5. Valente, Bianor; Isabel Pacheco; João Gomes; Mariana Feio; Patrícia Pereira. Biosfera. Dossiê do Professor. Porto, Portugal: ASA II. 2016.
    Publicado
  6. Andreia Luz; Valente, Bianor; João Gomes. Ciência 3D. Guia do professor. Porto, Portugal: ASA II. 2011.
    Publicado
  7. Andreia Luz; Valente, Bianor; João Gomes. Ciências 3D. Caderno de Actividades. Porto, Portugal: ASA II. 2011.
    Publicado
  8. Andreia Luz; Valente, Bianor; João Gomes. Ciência 3D. Porto, Portugal: ASA II. 2011.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/27 Preservice Elementary Teachers' Views on Comics in Teaching Telling Science Drawing Science
(Angoulême, França)
2024/01/20 Workshop: Os bombásticos: Uma série de episódios científicos de banda desenhada para o ensino secundário XX Encontro Nacional de Educação em Ciências. VI International Seminar on Science Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2023/11/25 Melhorar a relação entre a Formação Inicial para a Docência e a Produção de conhecimento: Participação de turmas em sessões de World Café 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
2023/11/25 Conhecimento Profissional dos Professores e Processos de Construção: Produção e circulação, coordenação e participação 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
2023/11/25 Integração do Estudo de Aula na formação inicial: algumas considerações 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
2023/11/25 O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica - a perspetiva de alunos e professores 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto
(Lisboa, Portugal)
2023/10/20 Interdisciplinaridade no 1.º ciclo entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
2023/10/20 Mapeando o currículo português: cruzando competências e áreas de conteúdo I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
2023/08/31 “The Bombastics”: A Series of Co-Created Scientific Comics for Secondary School ESERA 2023 - 15th Biennial Conference of the European Science Education Research Association
Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Cappadocia, Turquia)
2023/01/27 Tarefas interdisciplinares no 1.º ciclo: articulação entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio XXX Colóquio da AFIRSE Portugal | Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/01/27 Ser o braço direito do DT¿: as perspetivas dos delegados de turma sobre o seu papel XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/01/27 (In)coerências e (des)articulações nas AE das diferentes áreas disciplinares do 1.º e 2.º CEB” no XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09/15 As assembleias de grupo/turma num agrupamento de escolas TEIP: que desafios na sua implementação? XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09/15 A Licenciatura em Educação Básica - análise comparativa XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa
2021/11/12 Dar voz aos/às alunos/as de um Agrupamento de Escolas TEIP: o início de um percurso 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: Caminhos, Processos e Desafios no Séc. XX
Escola Superior de Educação de Lisboa - CIED (Lisboa, Portugal)
2021/03/06 O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes Dar Asas ao Saber, Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais,
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018/11/24 Educação Sexual no 1.º e 2.º CEB: Constrangimentos e práticas de professores/as IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/24 O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06/23 The Glocal-agir project: a way to connect natural and urban areas 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018/02/03 A natureza da ciência na formação inicial de professores/as e educadores/as XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2018/02/03 Exploração e identificação de processos de raciocínio de professores em formação inicial no ensino e aprendizagem de astronomia XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2018/02/03 O Projeto Glocal - agir: conhecer o território para o valorizar XXV Colóquio, subordinado ao tema A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2017/11/18 Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling 10th annual International Conference of Education
Research and Innovation (ICERI) (Sevilha, Espanha)
2017/11/11 Using ICT during preservice teachers’ autonomous study 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
(Lisboa, Portugal)
2017/11/11 O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting
(Lisboa, Portugal)
2017/10/16 Aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB I Seminário Internacional de Educação em Ciências
(Viana do Castelo, Portugal)
2017/09/06 A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal X Congreso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias
(Sevilla, Espanha)
2017/05/27 Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências naturais do 5º ano 2º Encontro de História da Ciência no Ensino
(Coimbra, Portugal)
2017/02/04 História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores: um estudo preliminar XXIV Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2016/10/08 Educação Sexual na formação inicial de docentes XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação
(Viseu, Portugal)
2015/11/07 Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1º ciclo Encontro Matemática nos Primeiros Anos
(Leiria, Portugal)
2015/09/09 NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015)
(Helsinquia, Finlândia)
2015/07/07 Experiências investigativas em contextos reais de ciência 4º. Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
2015/01/31 Os aspetos do conhecimento - um indicador das aprendizagens desenvolvidas XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
2015/01/31 O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º CEB após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação
(Lisboa, Portugal)
2014/07/08 Aproximando professores e cientistas – um caso de boas práticas: A ciência chegou aos pátios 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
2014/03/05 Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2014/03/05 A (in)visibilidade da Ciência no 1º ciclo – a perspetiva dos alunos XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2014/03/05 A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2013/11/16 Promovendo a qualidade na ESELx para e com os alunos VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais
(Lisboa, Portugal)
2013/09/13 Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? ESERA - European Science Education Research Association
(Nicosia, Chipre)
2013/02/02 Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
(Lisboa, Portugal)
2013 Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? IV Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação
(Lisboa, Portugal)
2012/12/02 What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki? II Congresso Internacional TIC e Educação
(Lisboa, Portugal)
2012 Aproximando futuros professores e cientistas na promoção da literacia científica III Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação
(Lisboa, Portugal)
2012 Pre-service teachers ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebook EDULEARN12 - 4th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
2011 Estratégias de tutorias usadas em Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana V Encontro do CIED – Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)
2011 O que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício V Encontro do CIED – Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/10/21 - 2024/10/21 Promovendo a Literacia do Oceano com recurso a especialistas - um estudo de caso no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/22 - 2024/07/22 Promoção do desenvolvimento da motivação através da gamificação em alunos do 2.º CEB
Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 O ensino e a aprendizagem dos primeiros socorros no 4.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 As conceções de alunos do 2.º ciclo do ensino básico sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do português
Coorientador
Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de caso
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 A utilização das Redes Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Primeiros socorros em contexto escolar: um estudo de caso numa instituição de 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das Ciências
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Jovens promotores de saúde. Uma Abordagem para a Prevenção de Consumos de Substâncias Psicoativas com jovens do 3º ciclo. Projeto de Intervenção
Orientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as)
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/07/12 - 2018/07/12 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI ao 2.º Ciclo (2018/07/12 - 2018/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04/14 - 2018/04/14 Seminário sobre Sexualidade e Género em contextos de educação (2018/04/14 - 2018/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11/09 - 2017/11/11 XIX International Symposium on Computers in Education (SIIE) - VIII CIED Meeting/ III CIED International Meeting (2017/11/09 - 2017/11/11)
Simpósio
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/04 - 2017/07/04 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências (2017/07/04 - 2017/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/07/12 Comunicação Escrita em Matemática: um estudo no 6.º ano
Presidente do júri
Filipa Alexandra Baptista Faria Presidente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica das crianças
Presidente do júri
Carolina Taquelim da Cruz Furtado Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Regulação dos comportamentos sociais através do jogo
Presidente do júri
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/04 Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Presidente do júri
Ana Catarina Patriarca Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/30 Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância
Presidente do júri
Ana Filipa Ribeiro Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/29 Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos
Presidente do júri
Ana Cristina Fernandes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/13 Educação Sexual no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: As alterações do corpo na adolescência.
Arguente principal
Cláudia Cristina França dos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/09 Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais
Arguente principal
Joana Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 "Isso é coisa de miúdas!" - Representações sociais de crianças dos 4 aos 6 anos acerca dos géneros masculino e feminino
Arguente principal
Raquel Cristovão Peixinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03/21 O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas
Presidente do júri
Ana Júlia de Gouveia Jorge Cavaco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03/17 Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância
Arguente principal
Sara de Sá Espadilha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03/17 Naturalmente ciências: As ciências naturais em contexto pré-escolar
Presidente do júri
Diana Sofia Lopes Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12/16 Utilização de materiais manipuláveis na medida de comprimento e área numa turma do 2.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Marta Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07/08 Conceções de Avaliação Formativa de professores do 2.ºCEB: um estudo comparativo
Presidente do júri
Ana Rita Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/15 - Atual 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Via zoom
2022/03/11 - 2022/03/12 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Santarém
2021/11/11 - 2021/11/12 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: caminhos, processos e desafios no sec. XXI Via zoom
2019/09/29 - 2019/12/05 9.º Encontro do CIED - Diversidades, Educação e Inclusão Escola Superior de Educação de Lisboa - Lisboa
2019 - 2019/07/09 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologias Ativas: Desafios e Interpelações Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa
2019 - 2019/03/16 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Santarém
2018 - 2018/07/12 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI ao 2.º Ciclo Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa
2017 - 2017/07/04 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Da investigação às práticas
2021 - Atual Da investigação às práticas
2020 - 2020 Teaching and Teacher Education Elsevier
2017 - 2017 Revista Investigar em Educação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/12/30 - Atual Perita externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Humberto Delgado
2021/02/03 - Atual Perita Externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/01/02 - 2021/07/30 Monitorização e avaliação da Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar – Município de Loures Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Consultora no âmbito do Projeto: Afinal o que é que eles fazem? Ciência Viva, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Indagatio Didactica Universidade de Aveiro
2023 - Atual Sustainability
2023 - Atual Social Sciences
2023 - Atual Societies
2023 - Atual International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology
2023 - Atual Sisyphus
2022 - Atual Interações
2022 - Atual Educação e Realidade
2020 - 2021 Teacher and Teaching Education
2018 - 2018 Revista da UI_IPSantarém (2182-9608)