???global.info.a_carregar???
Mónica Pereira, PhD in Educational Sciences from the Universidade Nova de Lisboa, is an Assistant Professor at ISPA, where she is responsible for curricular units in the Master's Degree in Preschool Education and the Degree in Basic Education, with focus on professional practices, learning projects and research intervention in preschool education. She is currently Principal Investigator of a project funded by the National Agency on the quality of the educational environment in early childhood education. Mónica Pereira has also published articles in national and international scientific journals. Her main research interests are: Early childhood education, quality in early childhood education, collaboration between professionals and families, educational environment and children's participation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Dias Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Mónica
  • Mónica Dias Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
DD15-5314-39C9
ORCID iD
0000-0003-0871-3489
Scopus Author Id
57201772494

Endereços de correio eletrónico

  • monica.pereira@ispa.pt (Profissional)
  • monica.pereira@ispa.pt (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2010 - 2014/02/05
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia e Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Aprovada por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2020/07/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2020/06/14 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2017 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/04 - Atual Professora Auxiliar ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2025/01 - 2026/06 'EduIn&Out' - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
Investigador responsável
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Submetido
2023/02 - 2023/11 'EduIn&Out' - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
UIDB/04853/2020.
Investigador responsável
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Mónica; Azevedo, Nair Rios; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Famílias e profissionais perspectivando qualidade em creches". 2012.
  2. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios; Pereira, Mónica. "Famílias e profissionais perspetivando qualidade em educação de infância: um estudo de caso em contextos diferenciados". Trabalho apresentado em 11º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Mónica; Santos, Natalie Nóbrega; Mata, Lourdes; Ana Teresa Brito. Autor correspondente: Pereira, Mónica. ""Time and Routines Organisation in Early Childhood Education and Care – Participation, Opportunities and Constraints". Journal of Research in Childhood Education (2023):
    Submetido
  2. Mata, Lourdes; Pacheco, Patrícia; Brito, Ana Teresa; Pereira, Mónica; Cabral, Sónia. "Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais". Revista Portuguesa de Educação 35 2 (2022): 163-290. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.24634.
    Publicado • 10.21814/rpe.24634
  3. Mata, Lourdes; Brito, Ana Teresa; Pereira, Mónica. "Transição para a escolaridade obrigatória - um olhar sobre as famílias". Mediações - Revista online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 10 2 (2022): 70-83.
    Publicado
  4. Pereira, Mónica; Brito, Ana Teresa; Mata, Lourdes. "O sentido do tempo das crianças nos contextos de educação de infância". Revista Medi@ções 10 1 (2022): 132-142. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/333/303.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pereira, Mónica; Azevedo, Nair Rios; Brito, Ana Teresa. "Qualidade na creche: Um estudo de caso múltiplo em Portugal". Cadernos de Pesquisa 48 167 (2018): 330-355. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4660.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Pereira, M.D.; Azevedo, N.R.; Brito, A.T.. "Quality in day care centers: A multiple case study in Portugal,Qualité des crèches: Une étude de cas multiple au Portugal,Qualidade na creche: Um estudo de caso múltiplo em Portugal,Calidad en la guardería: Un estudio de caso múltiple en Portugal". Cadernos de Pesquisa 48 167 (2018): 330-355. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85046095459&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/198053144660
  7. "Pensar a Creche no Mestrado em Educação Pré-Escolar". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 427-433. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2976.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2976
  8. "Investigar em Educação: dois olhares em construção". Interacções 9 27 (2014): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3402.
Capítulo de livro
  1. Pereira, Mónica. "Reflexividade em torno da própria prática. Uma perspetiva de qualidade com os formandos". In Investigação, educação e desenvolvimento: revistar o pensamento de Teresa Ambrósio, 145-161. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pereira, Mónica; Santos, Natalie Nóbrega; Ana Teresa Brito; Mata, Lourdes. "Organização das rotinas em contextos de educação de infância – Intenções e constrangimentos". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), 2023.
Resumo em conferência
  1. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão do(s) espaço(s), tempo e rotina no jardim de infância ¿ Sentimentos de autoeficácia de educadores de infância". Trabalho apresentado em 11.º Encontro do CIED. Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Pereira, Mónica; Mata, Lourdes; Natalie Nóbrega Santos; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Time and routines in early childhood education and care contexts". Cascais, 2023.
    Publicado
  3. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruna, 2023.
    Publicado
  4. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), Coimbra, 2023.
    Publicado
Website
  1. Mónica Dias Pereira; Mata, Lourdes; Ana Teresa Brito; Natalie Nóbrega Santos. EduIn&Out. 2023. https://www.eduinout.com/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/07 Intencionalidade educativa da organização do tempo em contextos de educação de infância XXXI Colóquio Internacional. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2023/09/01 Time and routines in early childhood education and care contexts [Paper presentation] 31st EECERA Annual Conference, Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, European Early Childhood Education Research Association
EECERA (Cascais, Portugal)
2023/08/31 Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation]. XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
2023/07 Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation] I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE)
(Portugal)
2022/07/22 A organização e gestão do tempo nos contextos de educação de infância
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 O papel do educador na gestão de conflitos
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 A participação das crianças em contextos de educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciação
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 As artes visuais em educação de infância: o papel do educador no processo criativo
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 Interculturalidade na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 Diferenciação pedagógica: práticas no jardim de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 O brincar e os seus benefícios para a mobilidade, segurança e autonomia da criança – explorações no exterior
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Ser e sentir através da dança. Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Loose parts play na educação pré-escolar
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 "A ampliação do Repertório Cultural na Educação Pré-escolar"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020 - 2020 "A Metodologia de trabalho por projeto e as aprendizagens no jardim de infância"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020 - 2020 CRIANÇAS, FAMÍLIAS E EDUCADORES DE INFÂNCIA. PERCEÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NUM CONTEXTO DE ATIVIDADES ANIMADAS E DE APOIO À FAMÍLIA
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR: DA DIVERSIDADE DE LÍNGUAS E CULTURAS À INTERAÇÃO ENTRE PARES
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 A emergência do sentido de número em jardim-de-infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 "Quero escrever outras coisas...um texto": A emergência da escrita em educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Envolvimento e participação das crianças no ambiente educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 O papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Perceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 A leitura de histórias e a dinamização da área da biblioteca no jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 Heterogeneidade e interações entre um grupo de crianças em contexto de jardim de infância: “Alguma coisa que os mais velhos não sabem fazer e os pequeninos sabem, vão ajudá-los!”
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Interações entre crianças de diferentes idades
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Atividades livres e dirigidas: perceções e comportamentos de um grupo de crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 "Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação Pré-Escolar."
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 A construção da identidade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Da experimentação à comunidade da ciência: da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 A cooperação como estratégia relacional num grupo heterogéneo de crianças de educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Contributos da metodologia do trabalho por projeto para a promoção da cooperação num grupo de crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Gostar e partilhar a leitura: estratégias a implementar na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Hábitos e atitudes positivas face à leitura e à escrita em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Estratégias de motivação para o desenvolvimento da leitura e da escrita
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 O contributo das atividades experimentais para a aprendizagem científica de um grupo de crianças em Educação Pré-escolar e em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 Nós e o mundo que nos rodeia: As atividades de ciências e o desenvolvimento social em educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 "Contributos da prática para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças em educação pré-escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim-de-infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 "Explorando Padrões na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Desafios em Contexto de Sala"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de estímulo à criatividade em educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 As atividades práticas em ciências na educação Pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Promoção da participação das famílias no Jardim-de-Infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Do saber escutar ao saber expressar-se: a comunicação oral em Educação Pré-escolar como meio de interação e aprendizagem
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 A exploração e o conhecimento das Artes Visuais com crianças de três anos. A ação das crianças sobre os objetos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 As artes visuais e a exploração do diálogo e da comunicação a partir das expressões de crianças com três anos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Como promover o desenvolvimento das relações sociais numa sala com crianças de três anos?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Como contribuir para o conhecimento dos alimentos e para escolhas alimentares saudáveis com um grupo de crianças em idade pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Desenvolver a capacidade de representação de dados estatísticos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Das ciências ao movimento. Um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Enino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A importância de uma alimentação e Hábitos saudáveis na infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Aprendizagens Cooperativas no Jardim de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Animais e as suas características. Um trabalho de projeto com crianças de três anos"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Prevenir, proteger e informar. Um projeto de articulação creche/família no âmbito da Educação para a saúde"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A exploração do espaço exterior na Educação Pré-escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 Promover aprendizagens de classificação com crianças de 3 anos
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A Medida na Educação Pré-escolar. "Gostava de saber o comprimento dessas cobras""
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Relações e Interações em Contexto de Jardim de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "O sentido do número na educação P´re-escolar: A importância das contagens"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "A Emergência da Leitura e da Escrita em Educação Pré-escolar. O projeto Leitor/escritor como Percurso Potenciador do Desenvolvimento da Linguagem"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 "Interação e resolução de conflitos. Uma prática intencionalizada na formação pessoal e social de um grupo de 3 anos"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 Contributos de uma área das ciências para o desenvolvimento de capacidades investigativas na Educação pé-escolar
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/16 - 2033/11/16 Conferência "Educação de Infância In&Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo", envolveu a apresentação e discussão dos resultados de um projeto de investigação sobre qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância. (2023/11/16)
Conferência (Coorganizador)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2023/01/24 - 2023/07/18 Membro da Comissão Científica do I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação. (2023/07/17 - 2023/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2022/12/01 - 2023/02/04 Membro da Comissão Científica do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. (2023/02/03 - 2023/02/04)
Encontro (Membro da Comissão Científica)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/09/06 - 2021/12/30 Revista Interacções (1646-2335)