Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mónica Dias Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Mónica
- Mónica Dias Pereira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DD15-5314-39C9
- ORCID iD
- 0000-0003-0871-3489
- Scopus Author Id
- 57201772494
Endereços de correio eletrónico
- monica.pereira@ispa.pt (Profissional)
- monica.pereira@ispa.pt (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2014/02/05
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia e Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Aprovada por unanimidade |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2020/07/30 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2017 - 2020/06/14 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014 - 2017 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/04 - Atual | Professora Auxiliar | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01 - 2026/06 | 'EduIn&Out' - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
Investigador responsável
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Submetido
|
2023/02 - 2023/11 | 'EduIn&Out' - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
UIDB/04853/2020.
Investigador responsável
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/07 | Intencionalidade educativa da organização do tempo em contextos de educação de infância | XXXI Colóquio Internacional. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/01 | Time and routines in early childhood education and care contexts [Paper presentation] | 31st EECERA Annual Conference, Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development,
European Early Childhood Education Research Association
EECERA (Cascais, Portugal)
|
2023/08/31 | Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation]. | XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía |
2023/07 | Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation] | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE)
(Portugal)
|
2022/07/22 | A organização e gestão do tempo nos contextos de educação de infância |
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | O papel do educador na gestão de conflitos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação
pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | A participação das crianças em contextos de educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciação
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | As artes visuais em educação de infância: o papel do educador no processo criativo
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | Interculturalidade na educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | Diferenciação pedagógica: práticas no jardim de infância
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | O brincar e os seus benefícios para a mobilidade, segurança e autonomia da criança – explorações no exterior
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Ser e sentir através da dança. Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Loose parts play na educação pré-escolar
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | "A ampliação do Repertório Cultural na Educação Pré-escolar"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020 - 2020 | "A Metodologia de trabalho por projeto e as aprendizagens no jardim de infância"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020 - 2020 | CRIANÇAS, FAMÍLIAS E EDUCADORES DE INFÂNCIA. PERCEÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NUM CONTEXTO DE ATIVIDADES ANIMADAS E DE APOIO
À FAMÍLIA
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR: DA DIVERSIDADE DE LÍNGUAS E CULTURAS À INTERAÇÃO ENTRE PARES
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | A emergência do sentido de número em jardim-de-infância
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 - 2019 | Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | "Quero escrever outras coisas...um texto": A emergência da escrita em educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Envolvimento e participação das crianças no ambiente educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Perceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | A leitura de histórias e a dinamização da área da biblioteca no jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | Heterogeneidade e interações entre um grupo de crianças em contexto de jardim de infância: “Alguma coisa que os mais velhos
não sabem fazer e os pequeninos sabem, vão ajudá-los!”
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Interações entre crianças de diferentes idades
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Atividades livres e dirigidas: perceções e comportamentos de um grupo de crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | "Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação
Pré-Escolar."
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | A construção da identidade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Da experimentação à comunidade da ciência: da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | A cooperação como estratégia relacional num grupo heterogéneo de crianças de educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Contributos da metodologia do trabalho por projeto para a promoção da cooperação num grupo de crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Gostar e partilhar a leitura: estratégias a implementar na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Hábitos e atitudes positivas face à leitura e à escrita em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Estratégias de motivação para o desenvolvimento da leitura e da escrita
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | O contributo das atividades experimentais para a aprendizagem científica de um grupo de crianças em Educação Pré-escolar e
em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Nós e o mundo que nos rodeia: As atividades de ciências e o desenvolvimento social em educação pré-escolar e no 1º ciclo do
Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | "Contributos da prática para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças em educação pré-escolar"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | "Explorando Padrões na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Desafios em Contexto de Sala"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias de estímulo à criatividade em educação pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | As atividades práticas em ciências na educação Pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Promoção da participação das famílias no Jardim-de-Infância
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Do saber escutar ao saber expressar-se: a comunicação oral em Educação Pré-escolar como meio de interação e aprendizagem
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | A exploração e o conhecimento das Artes Visuais com crianças de três anos. A ação das crianças sobre os objetos
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | As artes visuais e a exploração do diálogo e da comunicação a partir das expressões de crianças com três anos
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Como promover o desenvolvimento das relações sociais numa sala com crianças de três anos?
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Como contribuir para o conhecimento dos alimentos e para escolhas alimentares saudáveis com um grupo de crianças em idade
pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Desenvolver a capacidade de representação de dados estatísticos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Das ciências ao movimento. Um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Enino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A importância de uma alimentação e Hábitos saudáveis na infância"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Aprendizagens Cooperativas no Jardim de Infância"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Animais e as suas características. Um trabalho de projeto com crianças de três anos"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Prevenir, proteger e informar. Um projeto de articulação creche/família no âmbito da Educação para a saúde"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A exploração do espaço exterior na Educação Pré-escolar"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | Promover aprendizagens de classificação com crianças de 3 anos
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A Medida na Educação Pré-escolar. "Gostava de saber o comprimento dessas cobras""
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Relações e Interações em Contexto de Jardim de Infância"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "O sentido do número na educação P´re-escolar: A importância das contagens"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A Emergência da Leitura e da Escrita em Educação Pré-escolar. O projeto Leitor/escritor como Percurso Potenciador do Desenvolvimento
da Linguagem"
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Interação e resolução de conflitos. Uma prática intencionalizada na formação pessoal e social de um grupo de 3 anos"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | Contributos de uma área das ciências para o desenvolvimento de capacidades investigativas na Educação pé-escolar
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/16 - 2033/11/16 | Conferência "Educação de Infância In&Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo", envolveu a apresentação e discussão dos
resultados de um projeto de investigação sobre qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância. (2023/11/16)
Conferência (Coorganizador)
|
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
2023/01/24 - 2023/07/18 | Membro da Comissão Científica do I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação. (2023/07/17 - 2023/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2022/12/01 - 2023/02/04 | Membro da Comissão Científica do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. (2023/02/03 - 2023/02/04)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/09/06 - 2021/12/30 | Revista Interacções (1646-2335) |