???global.info.a_carregar???
Vera Lúcia Alves Pereira Diogo. Concluiu o Doutoramento em Doutoramento em Sociologia em 2017 pela Universidade do Porto, Mestrado em Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território em 2010 pelo(a) Universidade do Porto, Licenciatura em Sociologia em 2006 pelo(a) Universidade do Minho e o curso Platform Cooperatives Now - online course to introduce, incubate and accelerate platform cooperatives em 2020/07 pelo(a) Open Campus - The New School. Publicou 20 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Participa e/ou participou como Investigador em 6 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, em Sociologia, em Teoria das Organizações e Geografia humana. É docente na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto desde 2009. Entre os projetos em que participou destaca-se o projeto Erasmus + Stories of Transition in Europe. Cooperation in service of ecological transition in priority neighbourhoods (https://www.ecotransition-stories.eu/). Foi membro do Comité de Gestão da Ação COST "From Sharing to Caring: Examining Socio-technical aspects of the collaborative economy” (Sharing and Caring) CA16121. É membro da rede "Scientists for Cycling Network" da "European Cyclists Federation", do grupo de investigação "Cycling and Society" e da "Postgrowth cities coalition". No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação/Formação; Organizações; Políticas públicas; Empreendedorismo social; Identidade social; Inovação social; Desenvolvimento espacial; Trabalho social; Terceiro setor; gestão escolar; usos de velocípedes; identificação socioprofissional; economia colaborativa; bicyle uses; social justice; Velomobilidade; desenvolvimento biopsicossocial; Cidades Educadoras; diversity; Mobilidade Ativa; bicycle uses; cicloturismo; Modelo de gestão escolar; Inovação pedagógica; Relação ensino-aprendizagem; Imagens organizacionais; trabalho social; formação pós-graduada; ensino superior; aprendizagem; estudantes; Terceiro Setor; E-scooter sharing; Social media platforms; Community bottom-up innitiatives; Bike sharing; Car-Sharing; Sustainable Mobility. Vera Lúcia Alves Pereira Diogo. She completed a PhD in Sociology in 2017 from the University of Porto, a Master's degree in Risks, Cities and Spatial Planning in 2010 from the University of Porto, a degree in Sociology in 2006 from the University of Minho and the course Platform Cooperatives Now - online course to introduce, incubate and accelerate platform cooperatives in 2020/07 from Open Campus - The New School. She has published 20 articles in specialised journals, 8 book chapters and 3 books. Participates and/or has participated as Researcher in 6 projects and Principal Investigator in 1 project. She works in the field of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences, Sociology, Organisational Theory and Human Geography. He has been a lecturer at the Porto Polytechnic School of Education since 2009. Among the projects in which she has participated is the Erasmus + Stories of Transition in Europe project. Cooperation in service of ecological transition in priority neighbourhoods (https://www.ecotransition-stories.eu/). She was a member of the Management Committee of the COST Action "From Sharing to Caring: Examining Socio-technical aspects of the collaborative economy" (Sharing and Caring) CA16121. She is a member of the "Scientists for Cycling Network" of the ECF, the "Cycling and Society" research group and the "Postgrowth cities coalition". In her Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualise his scientific, technological and artistic-cultural output are: Education/Training; Organisations; Social Entrepreneurship; Social Identity; Social Innovation; Spatial Development; Social Work; Educating Cities; Velomobility.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vera Lúcia Alves Pereira Diogo

Nomes de citação

  • Diogo, Vera

Identificadores de autor

Ciência ID
DE19-81C1-6C2C
ORCID iD
0000-0002-3954-932X

Telefones

Telemóvel
  • 936161206 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social
  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas - Teoria das Organizações

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Catalão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Turco Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2021/04/27 - 2021/04/27
Concluído
“Workshop: PNL - Jardinagem Mental para o Sucesso” (Outros)
Especialização em Desenvolvimento Pessoal
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2021/02/02 - 2021/02/23
Concluído
Coaching para a Excelência Pessoal e Profissional (Outros)
Especialização em Desenvolvimento Pessoal
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2020/06 - 2020/07
Concluído
Platform Cooperatives Now - online course to introduce, incubate and accelerate platform cooperatives (Tohtori)
Open Campus - The New School, Estados Unidos
2017
Concluído
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Nas teias da intervenção: trabalho social, formação pós-graduada e práticas profissionais na economia social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção
2008 - 2010
Concluído
Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Dinâmicas de Inovação Social e suas Implicações no Desenvolvimento Espacial. Três Iniciativas do Terceiro Setor no Norte de Portugal." (TESE/DISSERTAÇÃO)
média 17, dissertação 18
2009 - 2009
Concluído
Formação Pedagógica Inicial (Curso médio)
ENA-Escola de Negócios, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Análise e Avaliação de Programas e Projectos de Desenvolvimento (Curso médio)
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2000 - 2006
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"História e Actualidade da Urbanização da Bouça" (TESE/DISSERTAÇÃO)
média 14,1; relatório final 17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10 - 2014 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto, Portugal
2009/10 - 2010/02 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Ass.Para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Setor, Portugal
2009/11 - 2009/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) DINAMIA - Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/30 - 2019/09/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/10 - 2018/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/01 - 2008/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Kordon Dernegi, Turquia
2006/12 - 2007/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Humanitária Habitat, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual “SWAPOL -Social Work and Policing. Vocational Training in Public Order Management”
Investigador
European Centre for Social Welfare Policy and Research, Áustria
Em curso
2018 - Atual “A experiência do diretor no atual modelo de gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Perspetivas e conclusões de uma década de aplicação”
“A experiência do diretor no atual modelo de gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Perspetiv
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (INED), Portugal
Em curso
2018 - Atual ¿A experiência do diretor no atual modelo de gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Perspetivas e conclusões de uma década de aplicação¿
A experiência do diretor no atual modelo de gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Perspetiv
N/A
2012/10 - Atual Projeto “Aprender a Aprender - Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: representações, expetativas e desafios”.
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (INED), Portugal
Em curso
2012/10 - Atual Projeto ¿Aprender a Aprender - Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: representações, expetativas e desafios¿. N/A
2021/11/01 - 2024/01/01 Stories of Transition in Europe. Cooperation in the service of ecological transition in priority neighbourhoods.
KA220-ADU-FB0354B4
Investigador
Concluído
2010/09 - 2013/12 Empreendedorismo Social: as políticas, as organizações e as práticas de educação /formação
Investigador
Universidade do Porto, Portugal

Ass.Para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Setor, Portugal

DINAMIA - Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/02/03 - Atual O potencial educativo da velomobilidade. Perspetivas de utilizadores de bicicleta, educadores e estudantes (BiPEDAL).
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/10 - 2010/02 Dangerous Liaisons: the connection between prostitution and drugs
Investigador
Ass.Para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Setor, Portugal
European Commission – Directorate-General Justice, Freedom and Security (J
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Diogo, Vera. "BiPEDAL - The (bi)cycle and its educative potential. Uses of (bi)cycles as forms of participation in the educating city.". Trabalho apresentado em KiSMIF - Keep it simple, make it fast!, Porto, 2021.
    No prelo
  2. Diogo, Vera ; Coelho, Carina; Cruz, Mario. "Educação e velomobilidade.". Trabalho apresentado em Forum do iNED - Centro de Investigação e Inovação em Educação, Porto, 2021.
    Em revisão
  3. Coelho, Carina; Diogo, Vera. "Velomobilidade e participação na urbe: para um desenvolvimento integrado e sustentável de indivíduos e cidades". Trabalho apresentado em XV Congresso da SPCE – Liberdade, equidade e transformação, Porto, 2020.
    Em revisão
  4. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira; Uribe, Salomé Matias. "The spectrum of artistic practices of social intervention through the arts – the case of Tum Tum Tum (http://www.empowerse.eu/wp-content/uploads/2019/04/3WG2_Case_TumTumTum.pdf)". Trabalho apresentado em Unlocking the transformative potential of culture and the arts Innovative practices and policies from social enterprises and third sector organizations active in the cultural sector, La Valetta, 2019.
    Publicado
  5. Uribe, Salomé Matias; Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. "The spectrum of artistic practices of social intervention through the arts – the case of Projet'arte (http://www.empowerse.eu/wp-content/uploads/2019/04/3WG2_Case-Study-ProjetArte.pdf)". Trabalho apresentado em Unlocking the transformative potential of culture and the arts Innovative practices and policies from social enterprises and third sector organizations active in the cultural sector, La Valetta, 2019.
  6. Diogo, Vera ; Diogo, Fernando; Duarte, Pedro. "Visão de escola – cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas,ISBN: 978-989-704-354-3 (http://www.fpae.pt/publication/atas-do-vi-congresso-ibero-americano-e-o-ix-congresso-luso-brasileiro-de-politica-e-administracao-da-educacao/)". Trabalho apresentado em VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / IX Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018.
    Publicado
  7. Diogo, Vera ; Delgado, João Paulo; Romão, Paula. "O modelo de gestão das escolas – uma década em análise. ISBN: 978-989-704-354-3 (http://www.fpae.pt/publication/atas-do-vi-congresso-ibero-americano-e-o-ix-congresso-luso-brasileiro-de-politica-e-administracao-da-educacao/)". Trabalho apresentado em VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / IX Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação, Lleida, 2018.
    Publicado
  8. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira; Ferreira, Célia; Guerra, Maria. "Co-working spaces in Porto, Portugal: collaborative economy within capitalism reforms or anti-capitalist experiences?". 2018.
  9. Diogo, Vera ; Araújo, Maria José. "Integração no Ensino Superior: desigualdade social e diversidade experiencial. (ISBN: 978-84-09-06760-2 https://www.uv.es/icieweb/Llibres/N5_FracturasSocialesEducativas.pdf )". Trabalho apresentado em II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la Educación Fraturas sociais e educativas: desafios para a Sociologia da Educação, Córdoba, 2017.
    Publicado
  10. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira; Maria José Araújo; Hugo Monteiro; Teresa Martins. ""Integrating Higher Education in Middle Adulthood. Paths to Empowerment: Struggle and Self-accomplishment"". Trabalho apresentado em Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses., Lisboa, 2014.
    Publicado
  11. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. "Pedagogias e trabalho social, reflectindo a transversalidade e a especialização na educação em trabalho social". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Pedagogia Social, Porto, 2014.
    Publicado
  12. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. "Pedagogías del Trabajo Social". Trabalho apresentado em XXVI Seminário Inter-universitário de Pedagogía Social, Oviedo, 2013.
    Publicado
  13. Faculdade de Letras. "Social innovation dynamics: a territorial approach to 3rd sector initiatives in the north of Portugal". 2011.
Artigo em revista
  1. Paulo Delgado; Vera Diogo; João M. S. Carvalho; Pedro Martins. "Qual o Papel do Conselho Geral na Gestão das Escolas Públicas Portuguesas? – Perceções dos Diretores". Educação e Pesquisa 48 contínuo (2023): https://submission.scielo.br/index.php/ep/article/view/249171.
  2. Delgado, Paulo; Diogo, Vera; Carvalho, João M. S.; Martins, Pedro. "Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores". (2023): Delgado, P., Diogo, V., Carvalho, J. M. S., & Martins, P. (2022). Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores. Educação e Pesquisa, 48(n.º contínuo), e249171. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4616.
    10.1590/S1678-4634202248249171
  3. Filipe Teixeira, João; Diogo, Vera; Bernát, Anikó; Lukasiewicz, Agnieszka; Vaiciukynaite, Egle; Stefania Sanna, Venere. "Barriers to bike and e-scooter sharing usage: An analysis of non-users from five European capital cities". (2023): http://hdl.handle.net/10400.22/24417.
    10.1016/j.cstp.2023.101045
  4. Diogo, Vera. ""Qual o Papel do Conselho Geral na Gestão das Escolas Públicas Portuguesas? – Perceções dos Diretores"". Educação e Pesquisa (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  5. Delgado, Paulo; Diogo, Vera; Carvalho, João M. S.; Martins, Pedro. "Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores". (2022): http://hdl.handle.net/10400.22/21553.
    10.1590/s1678-4634202248249171
  6. Carvalho, João M. S.; Delgado, Paulo; Diogo, Vera; Martins, Pedro; Romão, Paula. "As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas". (2022): Carvalho, J. M. S., Delgado, P., Diogo, V., Martins, P., Romão, P. (2022). As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (23), 1-29. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4269.
    10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109
  7. Carvalho, João M. S.; Delgado, Paulo; Diogo, Vera; Martins, Pedro; Romão, Paula. "Principals' perspectives on the schools management model". (2022): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109
  8. Duarte, Pedro; Diogo, Vera; Teixeira, Inês; Diogo, Fernando. "A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola". (2021): http://hdl.handle.net/10400.22/19746.
    10.48528/etpt-5b57
  9. Diogo, Vera ; Diogo, Fernando; Teixeira, Maria Inês da Silva. "Perspetivas de liderança no «sistema concreto de ação» de escolas públicas no distrito do Porto". 7 2 (2020): 40-49. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3554.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Diogo, Vera. "Nas teias da construção identitária socioprofissional: práticas profissionais de trabalhadores sociais pós-graduados inseridos em organizações da economia social". Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto XXXV 2018 (2018): 135-160.
    Publicado • 10.21747/08723419/soc35a6
  11. Diogo, Vera. "Nas teias da construção identitária socioprofissional: práticas profissionais de trabalhadores sociais pós-graduados inseridos em organizações da economia social". (2018): https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/4293.
  12. Diogo, Vera; Diogo, Fernando; Teixeira, Inês; Duarte, Pedro. "Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/22701.
  13. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. "O Projeto Aprender a Aprender". Jornal de Sociologia da Educação 2017 1 (2017): 1-10. https://jornalsocedu.wordpress.com/no-1-2017/.
    Publicado
  14. Maria José Araújo; Hugo Monteiro; Teresa Martins; Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. ""Adultos em contextos juvenis: Prelúdios de um projeto em torno de estudantes “Maiores de 23”". Revista SENSOS 4 1 (2014): 10-23.
    Publicado
  15. Diogo, Vera. "Pedagogias e trabalho social reflectindo a transversalidade e a especialização na educação em trabalho social". (2014): http://hdl.handle.net/10400.22/10186.
  16. Araújo, Maria José; Diogo, Fernando; Diogo, Vera; Monteiro, Hugo; Correia, Mafalda; Sousa, Inês. ""Aprender a aprender". Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: Representações, expetativas e desafios.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.22/10181.
  17. Diogo, Vera; Guerra, Paula. "A Inovação Social como Utopia Renovada: o caso da Associação Humanitária Habitat". Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXV (2013): 141-163. http://hdl.handle.net/10216/68671.
  18. Diogo,Vera; Guerra,Paula. "A inovação social como utopia renovada: o caso da Associação Humanitária Habitat". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-34192013000100008.
  19. Diogo, Vera; Guerra, Paula. "A inovação social como utopia renovada : o caso da Associação Humanitária Habitat". (2013): http://hdl.handle.net/10216/68671.
  20. Diogo, Vera; Guerra, Paula. "A inovação social como utopia renovada : o caso da Associação Humanitária Habitat". (2013): https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/1369.
Artigo em revista (magazine)
  1. Diogo, Vera ; Marques, Joana; Teixeira, João Manuel. "CIDADE À MEDIDA DAS PESSOAS! – PRINCÍPIO ORIENTADOR PARA A MOBILIDADE", Tribuna Aberta, 2020, https://www.campoaberto.pt/2020/09/16/que-cidade-queremos-tribuna-aberta-3/#daspessoas.
Capítulo de livro
  1. Lukasiewicz, Agnieszka; SANNA, VENERE STEFANIA; Diogo, Vera; Bernat, Aniko. "Shared Mobility: A Reflection on Sharing Economy Initiatives in European Transportation Sectors". 2022.
    10.1007/978-3-030-86897-0
  2. Diogo, Vera. "Chapter 20 Collaborative Economy in Portugal: The Recent Evolution". In The Collaborative Economy in Action - European Perspectives, editado por Gabriela Avram; Vida Cesnuityte; Andrzej Klimczuk, 250-262. University of Limerick, Ireland, 2021.
    Publicado
  3. Rossito, Chiara; Lampinen, Airi; Light, Ann; Diogo, Vera; Bernat, Aniko. "Why Are We Still Using Facebook? The Platform Paradox in Collaborative Community Initiatives". Now Publishers, 2021.
    10.1561/9781680838411
  4. Diogo, Vera; Sanna, Venere Stefania; Bernat, Aniko; Vaiciukynaite, Egle. "Chapter 4. In the Scenario of Sustainable Mobility and Pandemic Emergency: Experiences of Bike- and E-Scooter-Sharing Schemes in Budapest, Lisbon, Rome and Vilnius". Now Publishers, 2021.
    10.1561/9781680838411
  5. Diogo, Vera ; Maria José Araújo; Fernando Diogo; Rui Teles; Ruth Sampaio; Humberto Lopes. "Um projeto à flor da pele". In EI! Estudar, Investigar e Intervir., 16-21. Porto, Portugal: ESE - IPP, 2016.
    Publicado
  6. Diogo, Vera ; Maria José Araújo; Teresa Martins. "O que as palavras querem dizer.". In Ei! Estudar, Investiga, Intervir., 22-45. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação- IPP, 2016.
    Publicado
  7. Sofia Cruz; Faculdade de Letras; Faculdade de Economia; Diogo, Vera ; Parente, Cristina ; COSTA, DANIEL. "Educação para o empreendedorismo social". In Empreendedorismo Social em Portugal. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
  8. Cruz, Sofia; Faculdade de Letras; Faculdade de Economia; Diogo, Vera. "Sobre inovação e empreendedorismo social". In Empreendedorismo Social Em Portugal.. 2014.
Documento de trabalho
  1. Diogo, Fernando; Barbot, António; Guedes, António José; Mascarenhas, Daniela; Delgado, Paulo; Maia, J.S; Maia, Mónica; et al. 2023. "Carta Educativa do Município de Paredes [Educational Charter of the Municipality of Paredes]".
Livro
  1. Diogo, Vera; Ferreira, Célia; Guerra, Paula. Co-working spaces in Porto, Portugal: collaborative economy within capitalism reforms or anti-capitalist experiences?. 2018.
  2. Parente, Cristina; Diogo, Vera; Daniel Costa. Educação para o empreendedorismo social. 2014.
  3. Diogo, Vera; Marques, Teresa Sá; Guerra, Paula. Social innovation dynamics: a territorial approach to 3rd sector initiatives in the north of Portugal. 2010.
Relatório
  1. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. 2011. “Dangerous Liaisons – The connection between prostitution and drug abuse”.
Resumo em conferência
  1. Duarte, Pedro Pereira; Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira; Teixeira, Maria Inês da Silva; Diogo, Fernando. "A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola.(http://simposiooge.web.ua.pt/2019/wp-content/uploads/2020/04/20191105_IX-simposio-OGE_Resumos_S.pdf)". Trabalho apresentado em IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Repensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior, Aveiro, 2019.
    Publicado
  2. Diogo, Vera ; Rosa, Afonso. "“Alternative Lifestyles in urban environment: the gender factor regarding the social usages of bicycles” (https://woman.eventqualia.net/en/2018/inicio/publicacoes/)". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Woman XXI and Gender Universes, 2018.
  3. Diogo, Vera. ""About the Wheel" (https://woman.eventqualia.net/en/2018/inicio/publicacoes/)". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Woman XXI and Gender Universes, Porto, 2018.
  4. Diogo, Vera. "“Trabalho Social? Formação e Profissionalização.” (https://associacaoportuguesasociologia.pt/viii_congresso/actas.php?area=actas&m=2)". Trabalho apresentado em VIII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA: 40 anos de democracia(s) – Progessos, Contradições e Prospectivas, Évora, 2014.
    Publicado
  5. Martins, Teresa ; Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira; Monteiro, Hugo. "Educação inclusiva: a integração de estudantes maiores de 23 anos no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Portugal, 40 anos de Democracia, Porto, 2014.
    Publicado
  6. Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira. "The Third Sector Social Innovation Dynamics in The North of Portugal". Trabalho apresentado em IJUP_3º Encontro de Jovens Investigadores da U.Porto, Porto, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vera Lúcia Alves Pereira Diogo. "Nas teias da intervenção: trabalho social, formação pós-graduada e práticas profissionais na economia social". Doutoramento, 2017. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105838.
  2. Vera Lúcia Alves Pereira Diogo. "Nas teias da intervenção: trabalho social, formação pós-graduada e práticas profissionais na economia social". Doutoramento, 2017. https://hdl.handle.net/10216/105838.
  3. Diogo, Vera. "Dinâmicas de inovação social e suas implicações no desenvolvimento espacial : três iniciativas do terceiro sector no Norte de Portugal". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10216/55994.

Outros

Outra produção
  1. A perspetiva dos diretores sobre o papel do Conselho Geral na inovação pedagógica e na gestão das escolas públicas portuguesas [abstract]. O atual modelo de gestão escolar, consagrado no Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, conta com mais de 10 anos de aplicação. [...]. 2022. Delgado, Paulo; Diogo, Vera; Carvalho, João M. S.; Martins, Pedro. Delgado, P., Diogo., V., Carvalho, J. M. S., Martins, P. (2021). A perspetiva dos diretores sobre o papel do Conselho Geral na inovação pedagógica e na gestão das escolas públicas portuguesas [abstract]. In Livro de Resumos do Fórum Interno 2021, Formação e inovação pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal”, Porto, Portugal, 6-7- maio, (p. 77). Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4229.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/16 THE Bicycle And its EDUCATIVE POTENTIAL Cycling and Society Symposium - Planning for Cycling
Cycling and Society (Salford, Reino Unido)
2021/09/09 Mobilità sostenibile e città dei 15 minuti. Bike e monopattini sharing: il futuro della micromobilità urbana post-pandemica o soluzioni dell'ultimo miglio? XXXIII Italian Geographer Congress
XXXIII Italian Geographer Congress
2021/06/04 A Bicicleta e o Património: Roteiros digitais como proposta de fruição. XVII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”: A Era da Infraestrutura
FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e de Utilizadores de Bicicleta (Barcelos, Portugal)
2021/06/04 Aprender a pedalar. Mobilidade, como se a comunidade importasse! XVII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”: A Era da Infraestrutura
FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (Barcelos, Portugal)
2019/09/13 "A DIVERSIDADE DE ATORES DO CAMPO DO TRABALHO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA SOCIAL". (https://espanet-2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/) Conferência Espanet, Portugal, 2019, Política Social Em Portugal Pós-Crise e Austeridade
Rede ESPAnet Portugal (European Network for the Analysis of Social Policy, http://www.espanet.org)
2019/09/03 "Chaos in motion: Porto through Cyclists' Eyes". (http://www.cyclingandsociety.org/2019-symposium-chester/ http://www.cyclingandsociety.org/wp-content/uploads/2019/09/Diogo-Chaos_in_Motion.pdf) Cycling and Society Symposium - “Cycling, Society and Social Justice”
Cycling and Society and Scientists for Cyling (Reino Unido)
2018/09/20 “Alternative Lifestyles in urban environment: the gender factor regarding the social usages of bicycles” 2nd International Conference on Woman XXI and Gender Universes
2018/09 Participação na Round Table 2 | Gender, communitarian empowerment and alternative economies, com a comunicação "About the Wheel". 2nd International Conference on Woman XXI and Gender Universes
2018/06/29 "Alternative Lifestyles In Urban Environment: An Insight Into Sharing Economy From The Social Usages Of Bicycles". (https://www.i-share-economy.org/5th-iwse). 5th International Workshop on the Sharing Economy
University of Mannheim (Alemanha)
2018/05/30 “O Modelo De Gestão Das Escolas – Uma Década Em Análise” VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Forum Europeo de Administradores de la Educación (Espanha)
2018/05/30 “Visão De Escola – Cerebralmente Racional E Instrumentalmente Humana. Uma Análise Dos Relatórios De Avaliação Externa Das Escolas” VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
2018/03/16 “Co-working spaces in Porto: collaborative economy within capitalism reforms or anti-capitalist experiences?” International Interdisciplinary Seminar COST – Socio-tehcnical aspects about circular and collaborative economy
2017/07 “Integração no Ensino Superior: desigualdade social e diversidade experiencial II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación, II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Federação Espanhola de Sociologia e Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (Espanha)
2017/07 “Identificação socioprofissional de trabalhadores sociais pós-graduados, inseridos em organizações da economia social (OES) e a formação pós-graduada em trabalho social” II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación, II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Federação Espanhola de Sociologia e Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (Espanha)
2017/05 "Organizational Metaphors and Participation in a Higher Education Institution." International Conference on Social Sciences and Humanities (ICSSH 2017)
International Balkan University (Skopje, Macedónia)
2014/09 “Apreender a Aprender. Estudo sobre a Integração e Formação de Estudantes no Ensino Superior Politécnico: Representações, Expetativas e Desafios.” XXVII Congresso Internacional/Seminário Inter-universitário de Pedagogia Social – Pedagogia/Educação Social – Teorias e Práticas
2014/05 “Formação pós-graduada no domínio do trabalho social: princípios, condicionamentos e concretizações.” "Portugal, 40 anos de democracia"
2014/04 "Reflection Requirements: Learning to Learn. A Case Study with Portuguese Students in Higher Education.” ETEN Annual Conference 2014 (https://www.etenonline.org/past-conferences.html)
European Teacher Education Network (Alemanha)
2014/04 “Trabalho Social? Formação e Profissionalização.” (https://associacaoportuguesasociologia.pt/viii_congresso/actas.php?area=actas&m=2) VIII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia
2014/03 "Educação Inclusiva: a integração dos adultos maiores de 23 anos no Ensino Superior.” “Portugal, 40 anos de Democracia”,
2014 Integrating Higher Education in Middle Adulthood. Paths to Empowerment: Struggle and Self-accomplishment International Meeting: Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses.
2013/11 Pedagogías del Trabajo Social Seminário Inter-universitário de Pedagogía Social
Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (Oviedo, Espanha)
2013/11 "Professional groups and cooperation dynamics in the field of Social Work" ISA RC52 Interim Conference: «Challenging Professionalism: New directions in Policies, Publics and the Professions»
ISA RC52 (Lisboa, Portugal)
2013/04 “Social Entrepreneurship as if Education Mattered.” Higher Education as if the World Mattered
Society For Research into Higher Education (Edimburgo, Reino Unido)
2012 “Trabalho Social - Formação Pós-Graduada e Práticas Profissionais no Terceiro Setor.” Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crise e Reconfigurações
2010/10 Comunicação - "Dinâmicas de Inovação Social e suas Implicações no desenvolvimento espacial. Uma abordagem a três iniciativas do Terceiro Setor no Norte de Portugal" Colóquio Ibérico de Geografia
Associação Portuguesa de Geógrafos (APG), a Associação Espanhola de Geografia (AGE),Faculdade de Letras, Universidade do Porto
2010/05 “Social innovation dynamics: a territorial approach to 3rd setor initiatives in the north of Portugal.” Bringing Citty Form Back Into Planning
CITTA - Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente
2010/02 “3rd Setor and Social Innovation Dynamics in the north of Portugal” 3º Encontro de Jovens Investigadores da UP
Universidade do Porto
2010 “Habitat For Humanity Portugal: Team building pela responsabilidade social” Fórum: Empresas, empresários e responsabilidade social, percursos em Portugal
2009/12 “El rol de las organizaciones de la sociedad civil.” Desarrollo Local en un mundo global (http://www.eumed.net/eve/desarrollo_local_mundo_global.html)
2009/11 “História da Urbanização da Bouça: da acção cívica popular para a acção concertada” XXIX Encontro da APHES – Associação Portuguesa de História Económica e Social
APHES – Associação Portuguesa de História Económica e Social

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/03/16 - Atual Discussão de comunicação “Architecture 2.0 – Reevaluating the Belgian legal framework for architects in interdisciplinar collaborations”, de Mr. Sander Nysten, Prof. Dr. Sigrid Pauwels e Prof Dr. Esther van Zimmeren, University of Antwerp. International Interdisciplinary Seminar COST – Socio-tehcnical aspects about circular and collaborative economy
2021/09/06 - 2021/09/09 Participação em representação da MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta na Velo-City 2021.
Conferência
Velo-city 2021. Cycle Diversity.
European Cyclist Federation, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/28 “O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissional”
Orientador
Nuno André Vales da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/13 AS PERCEPÇÕES DO ENSINO OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS ALEGRETE - NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO
Arguente
ROSENARA FLORES KELLER (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/14 Grau de adesão dos gestores às recomendações de auditoria interna – estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Arguente
Giancarlo Decio Calliari (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/14 Representações dos Estudantes Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sobre as Comunidades Indígenas da Região Sul Brasileira
Arguente
Débora Cristina Speroni Philippsen (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12/06 Educação e Desenvolvimento Local: A contribuição dos Polos de Educação à Distância do IF Farroupilha
Arguente
Educação e Desenvolvimento Local: A contribuição dos Polos de Educação à Distância do IF Farroupilha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09/19 Cursos de Educação e Formação ministrados no Agrupamento de Escolas Irmãos Passos – Que impacto tiveram no percurso escolar e na inserção na vida ativa dos alunos?
Orientador
Renata José dos Ramos Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/12/15 Os Dispositivos Didáticos de Formação Emancipatória no âmbito do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Uberaba Parque Tecnológico do IFTM
Arguente
Patrícia Lírio Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/24 - 2020/12/21 Velo-city 2021. Cycle Diversity. Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/11/01 - Atual Sensos-e (2183-1432)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/12 - 2020/01/20 Revisão de artigo no âmbito dos IS Working 3ª Série, 2015-2019 Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/03/16 - Atual BYCS (https://bycs.org/about/) Bicycle Mayor of Porto
2020/12/22 - Atual Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicleta Associada
2019 - Atual European Cyclists Federation - Scientists for Cycling Network Associada
2017/04/01 - Atual MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta Coordenadora da Secção Local do Porto, desde Julho de 2019
2009/06 - Atual MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta Associada. Envolvida na reativação e coordenação da Secção Local do Porto, em Julho de 2019, tendo co-organizado um evento de promoção da associação e da mobilidade urbana em bicicleta, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, em 22 de Dezembro de 2019.
2005/04 - Atual Associação de Moradores da Bouça Associada e moradora no Bairro da Bouça construído pela Cooperativa das Águas Férreas.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/10 - Atual Integração da Comissão Organizadora do I Fórum de Estágios de Educação Social, realizado a 13 de Outubro de 2017 (https://www.ese.ipp.pt/noticias/1o-forum-de-estagios-de-educacao-social) e da Comissão Organizadora do II Fórum de Estágios de Educação Social, a realizar em Outubro de 2018.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/11 - 2019/06/12 Membro da Comissão Científica da conferência "COMbART: Arts, activism and citizenship", organizada pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, o CICSNova da Universidade Nova de Lisboa, a Rede Luso-Brasileira Todas as Artes (TAA), a Rede de Pesquisa Luso-Brasileira em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU) e o Electronic Music and Media Arts Obsevatory (ObEMMA – CIC Digital), nos dias 11 e 12 de junho de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/04 - 2019/04 Integração da Comissão Científica da Internetworking Conference, a organizar pelo Gabinete de Relações Internacionais e pelo Instituto de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em Abril de 2019 (https://internetworkingconference.wordpress.com/).
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal