???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tânia Gouveia

Nomes de citação

  • Gouveia, Tânia

Identificadores de autor

Ciência ID
E013-B227-B210
ORCID iD
0000-0002-1803-2372

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2024
Em curso
Biostatistics and Bioinformatics applied to health (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
"Exploring coping profiles in informal caregivers of people with dementia through data from an e-health platform" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022/10 - 2023/12
Concluído
Data Science Applied to Health (Pós-Graduação)
Especialização em 1 year
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
16
2019 - 2019
Concluído
Introduction to Systematic Review and Meta-Analysis (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
18
2011/09 - 2016/09/04
Concluído
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Clinical
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The role of authenticity in attachment and caregiving in adult romantic relationships" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction
2009 - 2009
Concluído
Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
18
2008/02 - 2008/02
Concluído
Structural Equation Modelling with MPlus (Outros)
The University of Manchester Cathie Marsh Institute for Social Research, Reino Unido
2005/06 - 2005/07
Concluído
Exploratory and Confirmatory factor analysis (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1998 - 2003
Concluído
Clinical Psychology (Licenciatura)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2022 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
2017 - 2019 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
(...)
2011 - 2015 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/07/16 - 2022/07/15 GROW:UP - Grow Up in Border Regions in Portugal: Young People, Educational Pathways and Agenda
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Universidade do Porto, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/07/02 - 2022/07 Risk for misconduct in entrepreneurship: developing a risk assessment and guideline program for incubators.
POCI-01-0145-FEDER-030912
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/07/02 - 2022/07 MiscRISK: Risk for Misconduct in entrepreneurship
POCI-01-0145-FEDER-030912
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/09 - 2015/08 Transgenerational discontinuities of attachment patterns: influence of caregiving self- differentiation and authenticity in romantic relationships
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/69949/2010
SFRH/BD/69949/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2009 School experiences and parental involvement: implications for attitudes towards school and the academic success of high-school students
83232
83232/2006
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
2005/07 - 2008/06 Body image and relational contexts of development: a narrative approach
Provided by PTCRIS: POCI/PSI/61722/2004
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2013/07/01 - 2015/09/30 Protective and risk factors in couples experiencing fertility barriers
PTDC/MHC-PSC/4195/2012
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/07/01 - 2010/10/31 Attachment, development, and psychosocial adjustment
PTDC/PSI/65416/2006
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ângela Peixoto; T. Gouveia; P. Sousa; R. Faria; P. R. Almeida. "Dark personality traits and tolerance towards unethical behaviors on entrepreneurship: A comparison between entrepreneurs and non-entrepreneurs:". Journal of White Collar and Corporate Crime 4 1 (2021): 5-13. https://doi.org/10.1177/2631309X21102987.
    Publicado • 10.1177/2631309x211029877
  2. Gouveia, T.; Schulz, M.S.; Costa, Maria. "Authenticity in relationships: Predicting caregiving and attachment in adult romantic relationships". Journal of Counseling Psychology 63 6 (2016): 736-744. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84949908108&partnerID=MN8TOARS.
    10.1037/cou0000128
  3. Tânia Gouveia; Mariana Martins; Ema Loja; Maria Emília Costa. "Dinâmicas relacionais e sucesso escolar: narrativas de pais e alunos de sucesso no ensino secundário". (2009): https://hdl.handle.net/10216/97095.
  4. Ema Loja; Tânia Gouveia; Mariana Martins; Maria Emília Costa. "Factores promotores do sucesso escolar em Portugal: a visão dos conselhos executivos". (2008): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92310.
Capítulo de livro
  1. Silva, Sofia Marques; Gouveia, Tânia; Silva, Ana Milheiro. "Valor e reconhecimento das possibilidades de participação em contexto escolar: Uma análise exploratória de perceções de jovens e documentos de duas escolas em Portugal [Value and recognition of the possibilities of participation in the school context: An exploratory analysis of young people's perceptions and documents from two schools in Portugal]". In Currículo, política e cultura: conversas entre Brasil e Portugal, 209-232. Editora CRV, 2019.
Livro
  1. Sofia Marques da Silva; Gouveia, Tânia; Ana Milheiro Silva. Valor e reconhecimento das possibilidades de participação em contexto escolar: uma análise exploratória de perceções de jovens e documentos de duas escolas em Portugal. 2019.
    Publicado
  2. Mariana Veloso Martins; Tânia Gouveia; Maria Emília Costa. Sucesso escolar no ensino secundário: factores promotores e trajectórias do adolescente. Portugal. 2012.
    Publicado
Manual
  1. Gouveia, Tânia; Matos, Paula Mena. QVPM Manual: Attachment to father and mother questionnaire. Portugal. 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Tânia Luís Costa Gouveia. "The role of authenticity on attachment and caregiving in adult romantic relationships". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85762.
  2. Tânia Gouveia. "Vivências escolares e envolvimento parental: implicações nas atitudes face à escola e no sucesso académico de alunos do ensino secundário". Mestrado, 2008. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/23734.

Outros

Outra produção
  1. Vivências escolares e envolvimento parental: implicações nas atitudes face à escola e no sucesso académico de alunos do ensino secundário. 2008. Tânia Gouveia. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/23734.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Misconduct and Unethical pro-organizational Behaviours in Entrepreneurship. Eurocrim 2021
European Society of Criminology.
2020/09 Walking on eggshells. Convincing entrepreneurs to collaborate in criminological research: sampling issues and other challenges Eurocrim 2020
European Society of Criminology
2020 Misconduct in entrepreneurship: Interviews with investors and entrepreneurs Eurocrim 2020
European Society of Criminology.
2018/02 Young People from Border and Interior Regions transitions to Higher Education III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
2018 Young People and Construction of Educational Pathways in Border Regions of Mainland Portugal: Thinking about the Role of School based on the Concept of Resilience XIV Congresso SPCE 2018: Ciências, Culturas e Cidadanias
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbr (Portugal)
2018 Resilient Schools and Young People’s Sense of Belonging: Young People and Their Schools in Portuguese Border Regions ECER 2018: Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research?
(Bolzano, Itália)
2014/03 What makes us more authentic? Contributions of caregiving and attachment to parents and partner
(Panamá)
2014/03 Authenticity in Relationship Scale: Adaptation and Validation to the Portuguese Population XXII World Therapy Congress
(Panamá)
2008 Relationships dynamics and school success: parents, teachers, and peers’ influences: a qualitative approach
(Itália)
2007/06 Relationships dynamics and school success. Parents, teachers, and peers influence
(Praga, República Checa)

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Journal of White Collar and Corporate Crime (2631-309X) Sage Publications
2018 - Atual Journal of Counseling Psychology (0022-0167) American Psychological Association
Distinções

Outra distinção

2011 Individual Doctoral Grant
2007 Research grant