Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filipe Agostinho Pinto da Costa Galvinas Piedade
Nomes de citação
- Piedade, Filipe
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E119-66F6-7E15
- ORCID iD
- 0000-0001-6490-5472
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - História e Arqueologia - História
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/04/01 - 2021/09/16
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Citizenship and critical thinking
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Contributos da escola para uma cidadania europeia crítica [School's contributions to critical European citizenship]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously approved |
2010 - 2012
Concluído
|
Contemporary History (Mestrado)
Especialização em Political History
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A caminho do Estado Novo e do Terceiro Reich: a ¿Lição de Hitler¿ e a ¿Lição de Salazar¿ na imprensa portuguesa (1930-1933)
[On the way to the New State and the Third Reich: Hitler’s and Salazar’s lessons in the Portuguese press (1930-1933)]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18/20 |
2007 - 2010
Concluído
|
Languages and International Relations (Licenciatura)
Especialização em History
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
15/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2016/01 - 2017/04 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2012/04 - 2014/09 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/22 - 2024/02/28 | ProW - Promoting Teachers Wellbeing through Positive Behaviour Support in Early Childhood Education.
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2017/05 - 2021/05 | Contributos da escola para uma cidadania europeia crítica (School's Contributions to a Critical European Citizenship)
BD/123619/2016
SFRH/BD/123619/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
FCT -Portuguese Science and Technology Foundation
Concluído
|
2016/01/26 - 2017/04 | CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth: Policies, Practices, Challenges and Solutions.
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2012/04/01 - 2014/09 | Estado e memória: políticas públicas da memória da ditadura portuguesa (1974-2009)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/26 - Atual | SINCRONY: interSectIonal iNClusion in delibeRation and participatiON with Youth
Investigador
|
European Union
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/07/21 | Early Childhood Teachers Professional Development: a program based on Positive Psychology and Positive Behaviour Support | Porto International Conference on Research in Education (ICRE 2022, 3ª Edição)
Escola Superior de Educação P.Porto (Porto, Portugal)
|
2020/09/02 | Emotions and Critical Thinking as Nuclear Elements of Citizenship Education in School. | International Conference EARA 2020: Adolescence in a Rapidly Changing World.
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. (Porto, Portugal)
|
2019/12/06 | O populismo em Portugal [Populism in Portugal] | International Conference "Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política" [Constructing the State, Social Movements
and Political Economy].
Institute of Contemporary History of the Universidade Nova de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/25 | The elephant (not) in the room: the demands of Portuguese young people for the politization of citizenship education in schools. | Conference Youth Activism, engagement and the development of new civic learning spaces.
University of Bucarest. (Bucarest, Roménia)
|
2019/03/11 | O papel das emoções no pensamento crítico sobre a política europeia – confrontando a retórica populista na sala de aula [The role of emoticons in critical thinking about European policy – confronting the populista retoric in the classroom]. | Presented in the practical research community Participação, Comunidades e Educação Política [Participation, Communities and
Political Education].
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
|
2018/12/13 | Educar cidadãos/as críticos/as? As visões de professores/as e estudantes sobre o pensamento crítico na escola [Educating critical citizens? Teachers and students’ visions about critical thinking in school]. |
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. (Porto, Portugal)
|
2018/02/20 | As visões de professores/as e estudantes sobre o ensino da União Europeia e da cidadania em Portugal [Teachers and students’ visions about the teaching of the European Union and citizenship in Portugal]. | Seminar "O papel das escolas na promoção da cidadania ativa de jovens europeus: As perspetivas de professores/as e estudantes"
[The role of schools in the promotion of active citizenship of young Europeans: The perspectives of teachers and students].
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. (Porto, Portugal)
|
2017/11/24 | Informados, acríticos e desligados: como os manuais escolares de História e Inglês representam os/as estudantes portugueses do Ensino Secundário enquanto cidadãos europeus [Informed, acritical and disconnected: how History and English textbooks represent Portuguese upper secondary students as European citizens]. (Poster presentation) | 9th International Seminar of the Doctoral Program in Educational Sciences.
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. (Porto, Portugal)
|
2017/03/03 | ”That’s all very nice, but…”. A humorous approach to Portuguese politics. | First CATCH-EyoU Conference "Young People as Active EU Citizens? Challenges and Visions on a Renewed Project for Europe".
CATCH-EyoU research project. (Athens, Grécia)
|
2017/03/02 | Europe goes to school: Portuguese textbooks and teachers' visions on the learning of European identity and citizenship in schools. | First CATCH-EyoU Conference "Young People as Active EU Citizens? Challenges and Visions on a Renewed Project for Europe".
CATCH-EyoU research project. (Athens, Grécia)
|
2011/01/27 | Nazismo e Holocausto, o caminho para a tragédia [The Nazism and the Holocaust: the road to tragedy]. | Commemorations of the International Day in Memory of the Victims of the Holocaust
Secondary school Ramalho Ortigão (Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014/03/27 - 2014/03/29 | Congress "Portugal, 40 anos de democracia" [Portugal, 40 years of democracy]. (2014/03/27 - 2014/03/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/03/27 - 2014/03/29 | Panel «Estado e Memória: 40 anos de políticas sobre a ditadura portuguesa" [State and Memory: 40 years of memory policies
about the Portuguese dictatorship] (Congress "Portugal, 40 years of democracy"]. (2014/03/27 - 2014/03/29)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013/02/08 - 2013/02/09 | Workshop "História e memória da ditadura portuguesa: o caso português" [History and memory of the dictatorship: the Portuguese
case]. (2013/02/08 - 2013/02/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2012/06/08 - 2012/06/09 | International Seminar "Memória(s) e Ditadura(s): Portugal, Espanha e Brasil" [Memory(ies) and Dictatorship(s): Portugal, Spain
and Brazil]. (2012/06/08 - 2012/06/09)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017/11/24 - 2017/11/24 | IX International Seminar in Educational Sciences. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/11/29 - 2022/11/29 | Workshop "Dos profissionais às crianças: o projeto ProW na promoção do bem-estar em contextos educativos" (From professionals to children: the ProW project and the promotion of well-being in educational contexts) | Psychology (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/09/08 - 2022/09/08 | Workshop "Dos profissionais às crianças: o projeto ProW na promoção do bem-estar em contextos educativos" (From professionals to children: the ProW project and the promotion of well-being in educational contexts) | (Outros) | Câmara Municipal de Lousada, Portugal |
2022/06/08 - 2022/06/08 | Workshop "O envolvimento das famílias em contextos de educação de infância: relação & comunicação" (The involvement of families in contexts of pre-school education: relationship & communication) | Project ProW (Promoting Teachers Wellbeing through Positive Behaviour Support in Early Childhood Education) (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/05/28 - 2022/05/28 | Workshop "Dos profissionais às crianças: o projeto ProW na promoção do bem-estar em contextos educativos" (From professionals to children: the ProW project and the promotion of well-being in educational contexts) | 2º Congresso Mais e Melhor Educação (Outros) | Universidade da Maia, Portugal |
2021/04/19 - 2021/04/19 | "Education’s contributions to an European critical citizenship" (Seminar of Contemporary Political Systems of the Masters in History, International Relations and Cooperation). | História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2020/05/11 - 2020/05/11 | "Education’s contributions to an European critical citizenship" (Seminar of Contemporary Political Systems of the Masters in History, International Relations and Cooperation). | História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2017/06/01 - 2017/06/01 | "Young European citizens? Youths connections to the European Union" (Seminar of Contemporary Political Systems of the Masters in History, International Relations and Cooperation). | História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016/03/18 - 2016/03/18 | "A ascensão do Nacional-Socialismo na crise dos sistemas liberais" [The rise of National-Socialism in the crisis of the liberal systems] (Seminar of Contemporary Political Systems of the Masters in History, International Relations and Cooperation). | História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2014/02/08 - 2014/06/24 | History of Contemporary Europe. (as part of the Program for Senior College of the Arts Faculty of the University of Porto). | History (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2014/05/23 - 2014/05/23 | "A ascensão do Nacional-Socialismo na crise dos sistemas liberais" [The rise of National-Socialism in the crisis of the liberal systems] (Seminar of Contemporary Political Systems of the Masters in History, International Relations and Cooperation). | História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2013/04/26 - 2013/04/26 | "A ascensão do Nacional-Socialismo na crise dos sistemas liberais" [The rise of National-Socialism in the crisis of the liberal systems] (Seminar of Contemporary Political Systems of the Masters in History, International Relations and Cooperation). | História, Relações Internacionais e Cooperação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/03/05 - 2020/03/05 | Member of the Organizing Committee of the workshop "What am I going to do after the PhD in Educational Sciences?" organized
under a students initiative called Future Lab.
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/02/24 - Atual | "Relações entre os níveis de bem-estar e perceção de comportamentos de educadoras de infância" (Relationship between well-being levels and behaviour perception of Early Childhood teachers) | Barbara Carolina Pereira Souto Martins Barros |
2020/03 - Atual | Os desafios e o futuro da União Europeia na perspetiva dos jovens (The challenges and the future of the European Union in the perspectives of young people) | Ana Catarina Borges |