???global.info.a_carregar???
João Arménio Lamego Lopes. Publicou 8 artigos em revistas especializadas, possui 13 livros publicados. Nas suas actividades profissionais interagiu com 22 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Arménio Lamego Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, João

Identificadores de autor

Ciência ID
E21E-DB8A-1251
ORCID iD
0000-0001-5005-120X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Conceptualização de um serviço de apoio a crianças com problemas da leitura e da escrita no 1º ciclo ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1996
Concluído
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Distúrbio Hiperactivo de Défice de Atenção em contexto de sala de aula: A incerta existência de um problema de desenvolvimento da infância e adolescência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991
Concluído
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Formação Psicológica de Professores do Ensino Pré-Primário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1975 - 1981
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/09/01 - Atual AaZ, LER MELHOR, SABER MAIS (AtoZ, READING BETTER, KNOWING MORE)
ARICA&UMINHO_2
Investigador responsável
Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação. , Portugal
Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação.

Governo dos Açores
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2011/08 - 2013/08 ENSINO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: CRENÇAS, CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
FFMS/2011
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lopes, João; Martins, P. S.; Oliveira, C.; Ferreira, J.; Oliveira, J. T.; Crato, N.. Autor correspondente: Lopes, João. "From A to Z: effects of a 2nd-grade reading intervention program for struggling readers". Revista de Psicodidáctica 29 1 (2024): 57-68. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S253038052300014X.
    Publicado • 10.1016/j.psicoe.2023.09.002
  2. Ana Isabel Mota; João Lopes; Célia Oliveira. "The burnout experience among teachers: A profile analysis". Psychology in the Schools (2023): https://doi.org/10.1002/pits.22956.
    10.1002/pits.22956
  3. James M Kauffman; Dimitris Anastasiou; Marion Felder; Joao Lopes; Betty A. Hallenbeck; Garry Hornby; Bernd Ahrbeck. "Trends and Issues Involving Disabilities in Higher Education". Trends in Higher Education (2022): https://doi.org/10.3390/higheredu2010001.
    10.3390/higheredu2010001
  4. James M. Kauffman; Dimitris Anastasiou; Garry Hornby; Joao Lopes; Mack D. Burke; Marion Felder; Bernd Ahrbeck; Andrew Wiley. "Imagining and Reimagining the Future of Special and Inclusive Education". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12120903.
    10.3390/educsci12120903
  5. Kauffman, James M.; Badar, Jeanmarie; Hallenbeck, Betty; Lopes, Joao. "Teaching inclusive and special education during the COVID -19 pandemic: needed support for learning and research of effects on teachers and students". Support for Learning 37 4 (2022): 589-606. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9604.12426.
    10.1111/1467-9604.12426
  6. Kauffman, James M. "The Allure of Neurodiversity". Global Journal of Intellectual & Developmental Disabilities 10 5 (2022): http://dx.doi.org/10.19080/gjidd.2022.10.555796.
    2575-8586
  7. Kauffman, James M. "On Seeking Simplicity". Global Journal of Intellectual & Developmental Disabilities 10 2 (2022): http://dx.doi.org/10.19080/gjidd.2022.10.555782.
    10.19080/GJIDD.2022.10.555782
  8. Odete Conceicao Cadete; Célia Oliveira; João Lopes. "Gestão da sala de aula e perceção de indisciplina: Um estudo com professores angolanos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2022): https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8914.
    10.17979/reipe.2022.9.0.8914
  9. João A. Lopes; Célia Oliveira. "Teacher and school determinants of perceived classroom discipline: a multilevel analysis of TALIS 2013". Learning Environments Research 25 1 (2022): 41-58. https://doi.org/10.1007/s10984-021-09348-z.
    10.1007/s10984-021-09348-z
  10. Lopes, João; Oliveira, Célia; Costa, Patrícia. "Determinantes escolares y de los estudiantes en el rendimiento lector: un análisis multinivel con estudiantes portugueses". Revista de Psicodidáctica 27 1 (2022): 29-37. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicod.2021.05.001.
    10.1016/j.psicod.2021.05.001
  11. Poloni, Raiany Stefane Saué; Lopes, João Arménio Lamego; Oliveira, Célia Regina Gomes. "Satisfação profissional do professor: uma análise multinível de características individuais do professor e de características organizacionais da escola". Psique 18 1 (2022): http://dx.doi.org/10.26619/2183-4806.xviii.1.2.
    10.26619/2183-4806.xviii.1.2
  12. Lopes, João; Oliveira, Célia; Costa, P.. "School and student determinants of reading performance: A multilevel analysis with Portuguese students". Revista de Psicodidáctica (English ed.) 27 1 (2022): 29-37. http://dx.doi.org/10.1016/j.psicoe.2021.05.001.
    Publicado • 10.1016/j.psicoe.2021.05.001
  13. Ana Isabel Mota; João Lopes; Célia Oliveira. "Teachers Voices: A Qualitative Study on Burnout in the Portuguese Educational System". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11080392.
    10.3390/educsci11080392
  14. Isabel, Ana; Lopes, João; Oliveira, Célia. "Burnout in Portuguese Teachers: A Systematic Review". European Journal of Educational Research 10 2 (2021): 693-703. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.10.2.693.
    10.12973/eu-jer.10.2.693
  15. João Lopes; Célia Oliveira. "Inclusive Education in Portugal: Teachers’ Professional Development, Working Conditions, and Instructional Efficacy". Education Sciences (2021): https://www.mdpi.com/2227-7102/11/4/169.
    10.3390/educsci11040169
  16. João A. Lopes; Cristina Gomes; Célia R. Oliveira; Julian G. Elliott; Lopes, João; Oliveira, C.; Elliott, J.. "Research studies on dyslexia: participant inclusion and exclusion criteria". European Journal of Special Needs Education 35 5 (2020): 587-602. https://doi.org/10.1080/08856257.2020.1732108.
    Aceite para publicação • 10.1080/08856257.2020.1732108
  17. Lopes, João. "Looking for a pattern: Error analysis as a diagnostic assessment for making instructional decisions to promote academic success". Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth (2020): http://dx.doi.org/10.1080/1045988x.2020.1818180.
    10.1080/1045988x.2020.1818180
  18. Odete Cadete; Célia Oliveira; João Lopes. "Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 7 1 (2020): 25-36. https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670.
    10.17979/reipe.2020.7.1.5670
  19. Lopes, João; Oliveira, Célia. "Teacher and school determinants of teacher job satisfaction: a multilevel analysis". School Effectiveness and School Improvement (2020): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/09243453.2020.1764593.
    10.1080/09243453.2020.1764593
  20. LOPES, JOÃO; Oliveira, Célia; Spear-Swerling, Louise. "Teachers’ academic training for literacy instruction". European Journal of Teacher Education (2019):
  21. Watson, S.; Lopes, João; Célia Gomes de Oliveira; Judge, S.. "Error patterns in Portuguese students' addition and subtraction calculation Tasks: Implications for teaching". Journal for Multicultural Education 12 1 (2018): 67-82. http://hdl.handle.net/1822/54087.
    Publicado • 10.1108/JME-01-2017-0002
  22. Lopes, João; Silva, E.; Célia Gomes de Oliveira; Sass, Daniel A.; Martin, N.. "Teacher’s Classroom Management Behavior and Students’ Classroom Misbehavior: A Study with 5th through 9th-Grade Students". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 16 3 (2018): 467-490.
    Publicado • 10.14204/ejrep.43/17075
  23. Pinto, Patrícia; Lopes, João A.. "Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária". Psicologia: Teoria e Pesquisa 32 4 (2017): 1-9.
    Publicado • 10.1590/0102.3772e324210
  24. Spear-Swerling, Louise; Lopes, Joao; Oliveira, Celia; Zibulsky, Jamie. "How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction". Annals of Dyslexia 66 1 (2016): 71-90.
    Publicado • 10.1007/s11881-015-0107-x
  25. Sass, Daniel A.; Lopes, João; Oliveira, Célia; Martin, Nancy K.. "An evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale's psychometric properties using Portuguese teachers". Teaching and Teacher Education 55 1 (2016): 279-290. http://hdl.handle.net/1822/42394.
    Publicado • 10.1016/j.tate.2016.01.020
  26. Watson, S.; Judge, S.; Lopes, João; Oliveira, Celia. "Number Knowledge and error types of elementary Portuguese students: Implications for instruction". Clinical and Experimental Psychology 2 1 (2016): 2-6.
    Publicado • 10.4172/cep.1000110
  27. Santos, A. I.; Lopes, João. "Tomada de decisão de profissionais sobre a retirada de menores à família em situações de maus-tratos físicos". Revista Portuguesa de Psicologia 45 1 (2016): 21-29. http://hdl.handle.net/1822/54151.
    Publicado • 10.21631/rpp45_21
  28. Lopes, J.; Madalena, M. M.; Spear-Swerling, L.; Zibulski, J.. "Prosody growth and reading comprehension: A longitudinal study from 2nd through the end of 3rd grade". Revista de Psicodidáctica/Journal of Psychodidactics 20 1 (2015): 5-23. http://hdl.handle.net/1822/32530.
    Publicado
  29. Lopes, J.; Almeida, Leandro S.; Lopes, João. "Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: o caso da Europa e América do Norte". Estudos de Psicologia 32 1 (2015): 75-85. http://hdl.handle.net/1822/33909.
    Publicado • 10.1590/0103-166X2015000100007
  30. Lopes, João; Bueno, Maurício. "Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade". Psicologia: Reflexão e Crítica 27 3 (2014): 434-442.
    Publicado • 10.1590/1678-7153.201427303
  31. Lopes, João; Filipe, Carminda; Moniz, A. V.. "Reconhecimento de palavras e velocidade de leitura de texto: Um estudo com medidas repetidas no ensino primário". Revista Portuguesa de Psicologia 43 43 (2014): 9-29. http://hdl.handle.net/1822/30623.
    Publicado
  32. Lopes, João; Santos, Miguel. "Teachers’ Beliefs, Teachers’ Goals and Teachers’ Classroom Management: A Study with Primary Teachers // Crenças, objectivos e gestão de sala de aula: Um estudo com professores do Ensino Primário". Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 18 1 (2013): 5-24.
    Publicado • 10.1387/RevPsicodidact.4615
  33. Lopes, João; Oliveira, Célia; Reed, Lauren; Gable, Robert A.. "Character Education in Portugal". Childhood Education 89 5 (2013): 286-289. http://hdl.handle.net/1822/28361.
    Publicado • 10.1080/00094056.2013.830880
  34. Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Oliveira, Célia; Velasquez, M. Gabriela; Zibulsky, Jamie. "Actual Disciplinary Knowledge, Perceived Disciplinary Knowledge, Teaching Experience and Teacher’s Training for Reading Instruction: A Study with Primary Portuguese and American Teachers // Conhecimento disciplinar efectivo, conhecimento percebido...". Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 19 1 (2013): 45-65.
    Publicado • 10.1387/RevPsicodidact.8207
  35. Lopes, João. "Biologising reading problems: The specific case of dyslexia". Contemporary Social Sciences: Journal of the Academy of Social Sciences 7 2 (2012): 215-229. http://hdl.handle.net/1822/19561.
    Publicado • 10.1080/21582041.2012.692098
  36. Magalhães, E.; Lopes, João Arménio Lamego. "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório". Psicologia XXV (2011): 163-180.
    Publicado
  37. Lopes, João Arménio Lamego; Fernandes, P. P.. "Emergent literacy beliefs in preschool and kindergarten contexts". Educational Studies in Languages and Literature 9 (2009): 5-26.
    Publicado
  38. Lopes, João Arménio Lamego; Lopes, J.A.. "Prevalence and comorbidity of emotional, behavioral and learning problems: A study of 7th-grade students". Education and Treatment of Children 30 30 (4) (2007): 165-181. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-36549054647&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  39. Gulshak, D.; Lopes, João Arménio Lamego; Gulchak, D.J.; Lopes, J.A.. "Interventions for Students with Behavioral Disorders: An International Literature Review". Behavioral Disorders 267-281 32 32 (2007): 267-281. http://hdl.handle.net/1822/28360.
    Publicado
  40. Thomas, R.; Lopes, João Arménio Lamego. "Diagnosing and treating children with ADHD, OCD, Tourette Syndrome, and conduct Disorder". Psicologia: Teoria, investigação e prática 12 (2007): 237-260.
    Publicado
  41. Veríssimo, L.; Lopes, João Arménio Lamego; Lemos, M. S.. "Dificuldades de aprendizagem: obstáculos à definição e investigação". Revista Portuguesa de investigação Educacional 6 (2007): 47-60.
    Publicado
  42. Lopes, João; Lopes, J.. "Intervention with students with learning, emotional and behavior disorders: Why do we take so long to do it?". Education and Treatment of Children 28 28 (2005): 345-360. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33750716043&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  43. Lopes, João Arménio Lamego; Monteiro, I.; Sil, V.; Rutherford, R.; Quinn, M.. "Teachers' perceptions about teaching problem students in regular classrooms". Education and Treatment of Children 27 (2004): 394-419.
    Publicado
  44. Santos, M.; Lopes, João Arménio Lamego. "Popularidade, amizade e auto-conceito". Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 8 2 (2003): 233-252.
    Publicado
  45. Lopes, João Arménio Lamego; Cruz, M. C.; Rutherford, R.. "The relationship of peer perceptions to student achievement and teacher ratings of 5th and 6th grade students". Education and Treatment of Children 25 (2002): 476-495.
    Publicado
  46. Marinheiro, A. L.; Lopes, João Arménio Lamego. "Avaliação de problemas de comportamento em idade pré-escolar". Psicologia: Teoria, investigação e prática 4 1 (1999): 91-198.
    Publicado
  47. Lopes, João Arménio Lamego. "Distúrbio hiperactivo de défice de atenção em contexto escolar: Uma perspectiva psicoeducacional". Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3 2 (1998): 143-158.
    Publicado
  48. Lopes, João Arménio Lamego. "Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico". Revista Portuguesa de Educação 11 2 (1998): 57-81.
    Publicado
  49. Lopes, João Arménio Lamego; Cruz, M. C.. "A avaliação dos problemas de aprendizagem no 2º Ciclo do Ensino Básico e os regimes educativos para alunos com insucesso escolar". Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3 2 (1998): 285-296.
    Publicado
  50. Lopes, João Arménio Lamego. "Classificação em psicopatologia da infância e da adolescência". Psiquiatria Clínica 14 2 (1993): 107-115.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Kauffman, James M.; Anastasiou, Dimitris; Felder, Marion; Hornby, Garry; Lopes, Joao. "Recent debates in special & inclusive education". In International Encyclopedia of Education(Fourth Edition), 269-283. Elsevier, 2023.
    10.1016/b978-0-12-818630-5.12004-4
  2. Kauffman, James M.; Ahrbeck, Bernd; Anastasiou, Dimitris; Badar, Jeanmarie; Crockett, Jean B.; Felder, Marion; Hallahan, Daniel P.; et al. "Parents’ and Educators’ Perspectives on Inclusion of Students with Disabilities". In Research for Inclusive Quality Education, 205-217. Springer Nature Singapore, 2022.
    10.1007/978-981-16-5908-9_16
  3. Lopes, João; Oliveira, C. R.. "Indisciplina em sala de aula: Aspectos culturais, organizacionais e dos professores". In Psicologia da Educação: Temas de aprofundamento científico para a educação XXI, 445-476. Forte da Casa, Portugal: Climepsi, 2019.
    Publicado
  4. Lopes, João; Lopes, João; Célia Gomes de Oliveira. "Classroom discipline: Theory and practice". In Classrooms: Academic content and behavior strategy instruction for students with and without disabilities, 231-253. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2017.
    Publicado
  5. Lopes, João; Cristina, G. M. S.; Oliveira, C.; Elliott, J.. "Selecting Participants for Dyslexia Studies: Complexities and Challenges". In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options, 145-158. Hauppauge, N.Y. USA, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2016.
    Publicado
  6. Lopes, João. "Selecting participants for dyslexia studies: Complexities and challenges". In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Option, 145-158. Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2016.
    Publicado
  7. Lopes, João Arménio Lamego; Lopes, João A.. "International perspectives in EBD: Critical issues". In Handbook of Emotional & Behavioral Difficulties, 1-20. London, Reino Unido: SAGE, 2014.
    Publicado
  8. Lopes, João; Lemos, M. S.. "Motivação para a leitura". In Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler, 121-147. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  9. Lopes, João Arménio Lamego. "Alunos problemáticos em contexto de sala de aula. In M.S. Lemos & T.R. Carvalho". In O aluno na sala de aula, 153-166. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
    Publicado
  10. Lopes, João Arménio Lamego. "Distúrbios exteriorizados de comportamento: Uma perspectiva desenvolvimental". In Psicopatologia do desenvolvimento, 177-218. Coimbra, Portugal: Quarteto, 2000.
    Publicado
  11. Lopes, João Arménio Lamego. "Formação de professores do ensino pré-primário: Aspectos psicológicos, educacionais e institucionais". In Pensar a escola sob os olhares da psicologia, 173-198. Porto, Portugal: Afrontamento, 1999.
    Publicado
Livro
  1. Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Velasquez, M. G.; Oliveira, Célia; Leandro da Silva Almeida; Luísa Araújo; Zibulsky, Jamie; Cheesman, E.. Ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2014.
    Publicado
  2. Espelage, D.; João A. Lopes. Indisciplina na escola. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2013.
    Publicado
  3. Lopes, João Arménio Lamego; Rutherford, R.; Cruz, M. C.; Mathur, S.; Quinn, M.. Competências sociais: Aspectos emocionais, comportamentais e de aprendizagem. Braga, Portugal: Psiquilíbrios. 2011.
    Publicado
  4. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitectura de um equívoco. Braga, Portugal: Psiquilíbrios. 2010.
    Publicado
  5. Lopes, João Arménio Lamego. Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. Braga, Portugal: Psiquilíbrios. 2009.
    Publicado
  6. Lopes, João Arménio Lamego; Santos, M.. Crenças e práticas de gestão de sala de aula. Coimbra, Portugal: Quarteto. 2008.
    Publicado
  7. Lopes, João; Santos, Miguel Augusto. Ciência e Crença na Gestão de Sala de Aula. Coimbra, Portugal: Editora Quarteto. 2008.
    Publicado
  8. Kauffman, J.; Lopes, João Arménio Lamego. Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. Braga, Portugal: Psiquilíbrios. 2007.
    Publicado
  9. Lopes, João Arménio Lamego. Desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância: Manual de Actividades. Porto, Portugal: ASA. 2006.
    Publicado
  10. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Perspectivas de avaliação e intervenção. Porto, Portugal: ASA. 2005.
    Publicado
  11. Lopes, João Arménio Lamego; Velasquez, M. G.; Fernandes, P. P.; Bártolo, V. N.. Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura. Coimbra, Portugal: Quarteto. 2004.
    Publicado
  12. Lopes, João Arménio Lamego. A hiperactividade. Coimbra, Portugal: Quarteto. 2003.
    Publicado
  13. Lopes, João Arménio Lamego; Rutherford, R.. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. Porto, Portugal: Porto Editora. 2001.
    Publicado
  14. Lopes, João Arménio Lamego. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. Coimbra, Portugal: Quarteto. 2001.
    Publicado
  15. Lopes, João Arménio Lamego. Necessidades educativas especiais: Estudos e investigação. Braga, Portugal: SHO. 1998.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Sil, V.; Lopes, João Arménio Lamego. "A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ACADÉMICO/ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO". Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga, 2010.
    Publicado
  2. Lopes, João; Santos, Miguel Augusto. "Behaviour Management in Classroom Teachers¿ Beliefs and Practices". Trabalho apresentado em 32nd Annual TECBD (Teacher and Educators of Children with Emotional and Behaviour Disorders) Conference, Tempe, Arizona, 2008.
    Publicado
Tradução
  1. Lopes, João Arménio Lamego. Dislexia, disortografia e disgrafia. Lisboa: McGraw Hill. 2001.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Decision-making processes in child abuse situations
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Perfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Rendimento académico em crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados: um estudo comparado
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 João Lopes
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Prosody and reading comprehension development: a longitudinal study with elementary school children
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Olfactory thresholds and olfactory adaptation: A comparative study with blind subjects and sighted subjects
Coorientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequência motivacionais e sociais
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2012 - 2012 Experiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Professionals’ decision-making about children foster care
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Percursos escolares de pessoas sem-abrigo
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar: concepções de professores do Ensino Básico
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Word recognition and reading speed
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Professionals’ perceptions about the New Opportunities program: an exploratory study
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Reading, computation and motivation involvement in math word problems: a study with 5th graders
Coorientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Perceptions about the effectiveness of interventions with families in social risk situations
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Reading comprehension, word math problem solving and school achievement: a study with 4th grade students
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Parental representations about the past and the future of their mentally handicapped children
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Error patterns in computation: students’ achievements and teachers’ perceptions
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Reconhecimento de palavras escritas e competência leitora: Construção e validação do teste de avaliação do reconhecimento de palavras escritas (T.A.R.P.E.)
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Estratégias pedagógicas no ensino de alunos em risco de insucesso escolar: Estudo com professores do ensino Básico.
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Error patterns in computation: a study with 3rd and 4th graders
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Perceptions about dyslexia: a study with regular teachers, speail education teachers, psychologists and psychology students
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Teaching strategies for learning disabled students. A study with elementary school teachers
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Efficacy factors in school: A case study in the basic and in a basic and in a secondary school
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Social skills in ADHD children
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Reading comprehension and school achievement in elementary school children
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Features of human pragmatics in Asperger’s’ syndrome children
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Indicators of school effectiveness: a study with two basic and secondary schools
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Inclusion and mental deficiency: a study with elementary school children
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 Victimization experiences: an exploratory study with children and adolescents
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Concepções e práticas de literacia emergente em contexto de jardim-de-infância
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Percursos Desenvolvimentais de Leitura e Escrita: Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2006 Gestão de sala de aula: Crenças e práticas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2006 Problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula: Um estudo com alunos do 3º ciclo de ensino básico
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2006 Percepção e atribuições de professores do ensino básico sobre o (in)sucesso escolar na Língua Materna: um estudo exploratório
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005 Percepção dos professores do ensino básico acerca da inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2003 - 2003 Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2002 - 2002 Alunos em situação de insucesso escolar: Percepções, estratégias e opiniões dos professores
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2002 - 2002 Consciência Fonológica e Conceitos Acerca da Escrita: Um Estudo com Alunos do 1º Ano de Escolaridade
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2001 - 2001 Avaliação psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem: O difícil consenso de critérios”
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2000 Percepções dos professores do ensino básico acerca de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento: um estudo exploratório a propósito da inclusão educativa
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2000 Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 1999 Relações com os Pares e Auto-Conceito: Estudo das Interacções entre a Popularidade, a Amizade e as Percepções de Auto-Competência
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 Dyslexia in debate: National and International Trends
Conferência (Outra)
Escola de Psicologia da universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 III Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2004 - 2004 II Encontro Nacional Infância e Adolescência - Cultura, Ciência, Educação e Desporto na Promoção do Desenvolvimento Humano
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2002 - 2002 I Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2001 - 2001 “Quem não lê é como quem não sabe” – encontro sobre promoção da leitura e da escrita em alunos do ensino básico
Conferência (Outra)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual Beyond Behavior
Atual International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/06 - Atual ordem dos Psicólogos Portugueses