???global.info.a_carregar???
Músico, sociólogo, produtor, editor e programador cultural. Gil Fesch nasceu no Porto, em 1985. Licenciado e mestre em performance musical — pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e pela Hochschule für Musik Basel, respetivamente —, iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, com Pedro Fesch, tendo, a posteriori, sido orientado pelos guitarristas José Pina e Stephan Schmidt. Durante a sua formação, dedicar-se-ia em particular ao estudo da música contemporânea, beneficiando do contacto com figuras como Helmut Lachenmann, Sofia Gubaidulina, Magnus Lindberg ou Georg Friedrich Haas. Apresentou-se, a solo ou integrado em formações de câmara, em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça e Rússia, num trajeto em que se destaca a sua estreia, em 2011, com a Basel Sinfonieorchester, sob a batuta de Daniel Klajner. Investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, doutorou-se, em 2020, na área da sociologia, com a tese 'Os Impasses da Música Contemporânea: Estudo qualitativo pluriperspetivado em contexto de ensemble', havendo para tal contado com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Como parte do seu percurso profissional, participa ativamente na organização de eventos científicos, de âmbito nacional mas também internacional. Produziu, editou e divulgou trabalho no âmbito da estética, história da música contemporânea, teoria social, políticas culturais e programação artística. O seu primeiro título, De um fio indizível: Livro de memórias do Coral de Letras da Universidade do Porto, foi publicado em 2017 pelas Edições Afrontamento. Fez ainda apoio dramatúrgico, reflexão crítica e pesquisa documental em espetáculos como Pátria (2019), de Bernardo Carvalho, ou Airbnb & Nuvens: uma rádio novela (2020), de Luísa Costa Gomes, ambos levados a cena sob direção de Manuel Tur. É, desde 2019, responsável pela produção e gestão de concertos da Orquestra XXI, além de programador para a área da música contemporânea. Enquanto produtor, esteve diretamente envolvido em estreias nacionais de obras de autores como Hans Werner Henze, Dai Fujikura ou Steve Reich.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
GIL RIBEIRO ALMEIDA FESCH

Nomes de citação

  • Fesch, Gil

Identificadores de autor

Ciência ID
E31C-27A1-56F3

Telefones

Telemóvel
  • 963224001 (Pessoal)

Moradas

  • Rua dos Açores, 265 2.º direito, 4250-014, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/01/14
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Os impasses da música contemporânea: estudo qualitativo pluriperspetivado em contexto de ensemble" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018
Concluído
Curso de Introdução ao Adobe InDesign (Outros)
Modatex Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil Vestuário Confecção e Lanifícios, Portugal
2014
Concluído
Curso de Introdução à Etnografia Urbana (Outros)
Especialização em Etnografia Urbana
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/07/05
Concluído
Música (Mestrado)
Especialização em Solista
Hochschule für Musik FHNW, Suiça
6 (6)
2010/07/01
Concluído
Música (Mestrado)
Especialização em Guitarra
Hochschule für Musik FHNW, Suiça
5,9 (6)
2008/07/18
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Guitarra
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
18 (20)
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/20 - Atual Orchestra Manager Orquestra XXI (Audivi Vocem - Associação Cultural), Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/01 - Atual Diretor Executivo Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/05/01 - 2022/06/30 O Clube de Cinema de Campanhã
253119
Investigador
Associação Cultural Figura Nacional, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
UID/SOC/00727/2019
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fesch, Gil. "Isolation: towards the politics of new music. Reflections on the momentum of new music in Portuguese Cultural Policy". Trabalho apresentado em Keep It Simple Make It Fast! An Approach to Underground Music Scenes, Porto, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fesch, Gil. "Teoria Social e Estética: Sobre o Desígnio Interdisciplinar". Análise Social 223 (2017): 432-443.
    Publicado
  2. Fesch, Gil. "Rumo a uma etnografia da música contemporânea: Prólogo para um projeto de investigação". Revista Crítica de Ciências Sociais 109 (2016): 163-184.
    Publicado
  3. Fesch, Gil. "From Kant to Raymond Williams: An Outlook of Western European Cultural Policy". Revista Lusófona de Estudos Culturais 2 2 (2014): 23-33.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Fesch, Gil. "A sociologia da música e os seus fundadores: Para uma reapreciação diacrónica". In More than loud: os mundos dentro de cada som. Porto: Afrontamento. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Ferro, Lígia; Thomson, Pat; Poveda, David; Lopes, João Teixeira; Azevedo, Natália; Veloso, Ana Luísa; Setrafino, Irene; Fesch, Gil; Teixeira, Rute. ETHNOARTS - Etnographic Explorations of the Arts and Education: book of abstracts. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Instituto de Sociologia. 2017.
    Publicado
  2. Fesch, Gil. De um fio indizível: Livro de memórias do Coral de Letras da Universidade do Porto. Porto, Portugal: Edições Afrontamento. 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Os Impasses da Música Contemporânea: Estudo qualitativo pluriperspetivado em contexto de ensemble". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2020.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Fesch, Gil; Nuno Marques Pinto; Ricardo Fino (Realizador). 2014. Helmut Lachenmann - Salut für Caudwell, Musik für Zwei Gitarristen.
  2. Fesch, Gil; Ricardo Fino (Realizador). 2013. Federico Mompou - Suite Compostelana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/02/26 A música como tópico para a sociologia II Ciclo de Conferências em Sociologia
Escola Secundária de Penafiel (Penafiel, Portugal)
2016 Teoria Social e Estética Jornadas de Reflexão Científica do IS-UP
Universidade do Porto Instituto de Sociologia (Porto, Portugal)
2016 Rumo a uma etnografia da música contemporânea IX Congresso Português de Sociologia — Portugal, território de territórios
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016 Towards an Ethnography of New Music ESA Arts — 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts. Arts and Creativity: Working on Identity and Difference
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015/05/28 Remix Ensemble. A sociologia da música amarrada à âncora
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015 Towards the Politics of Music Classical Music and its Audiences in the Digital Era
Hall de la Chanson (Paris, França)
2015 The sociology of music and its founders: a diachronic review Keep it Simple, Make it Fast! Crossing Borders of Underground Music Scenes
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015 Approaching music in sociological terms. Remix Ensemble and the ethnographic turn Keep it Simple, Make it Fast! Crossing Borders of Underground Music Scenes
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2014 Isolation: towards an ethnography of new music Keep it Simple, Make it Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2014 A sociologia da música e os seus fundadores: para uma reapreciação diacrónica More than Loud! Os mundos dentro de cada som
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/09/14 - 2017/09/15 Perspectives of Art Education and Sustainable Development and ENO Meeting (2017/09/14 - 2017/09/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/06/21 - 2017/06/23 ETHNOARTS - Ethnographic Explorations of the Arts and Education (2017/06/21 - 2017/06/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/09/08 - 2016/09/10 ESA Arts - 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts. Arts and Creativity: Working on Identity and Difference (2016/09/08 - 2016/09/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/07/17 - 2016/07/22 Keep It Simple Make It Fast — DIY Cultures, Places and Spaces (2016/07/17 - 2016/07/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/07/13 - 2015/07/17 Keep It Simple Make It Fast — Crossing Borders of Underground Music Scenes (2015/07/13 - 2023/07/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/07/08 - 2014/07/11 Keep It Simple Make It Fast (2014/07/08 - 2014/07/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/06/08 Caderno de Apoio às Aulas Coletivas de Guitarra. Trabalho de natureza profissional para a obtenção do título de Especialista no âmbito da Área de Música.
Arguente
Paulo Jorge Rodrigues Costa Ramos (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Cidades, Comunidades e Territórios
2018 - 2018 Tapuya: Latin American Science, Technology and Society
2016 - 2016 Revista Colombiana de Ciencias Sociales
2016 - 2016 Working Papers do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Distinções

Prémio

2013 2.º Prémio ex-aequo no Concorso Internazionale Antonio Salieri
Associazione Scuola d'Istrumenti ad Arco Antonio Salieri Legnago, Itália
2008 Prémio ESMAE/Rotary Club do Porto
Rotary Club do Porto, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 1.º Prémio ex-aequo no 'Concurso Nacional de Guitarra de Ourém'
Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2003 1.º Prémio ex-aequo no 'IV Concurso de Guitarra de São João da Madeira'
Academia de Música de São João da Madeira, Portugal
2002 1.º Prémio no 'I Concurso Internacional de Guitarra do Fundão'
Academia de Música e Dança do Fundão, Portugal
2001 1.º Prémio no 'III Concurso de Guitarra de S. João da Madeira'
Academia de Música de São João da Madeira, Portugal

Outra distinção

2011 Artista subvencionado pela Fondation Norbert Schenkel
Fondation Norbert Schenkel, Suiça
2010 Artista subvencionado pela Schweizerische Interpretenstiftung
Schweizerische Interpretenstiftung, Suiça