Curriculum Vitae
Ana Gomes
Ana Maria Paula Marques Gomes, has a PhD in Educational Sciences obtained at the Universidad de Jaén (Spain) in 2011. For
the past 20 years, she has been teaching at the Higher School of Education of Paula Frassinetti and she is currently coordinator
of the Special Education and Psychology Department. She is also a teacher on the Teacher Education Department and a supervisor
for teacher trainees in Primary School. She has a master¿s degree in ¿Logopèdia-Reabilitació Dels Transtorns del Llenguage
I de la Parla¿ taken at Universitat Politècnica De Catalunya, and she is a member of the Col·legi de Logopedes de Catalunya
with professional card nº 1488 / CLC. She has a postgraduate degree in Psychomotricity at the Technical University of Lisbon.
She completed a Degree in Pedagogy: Specific Qualification in Special Education, at the Pontifical Catholic University of
Rio Grande do Sul - Porto Alegre/Brasil, as well as a Degree in the Primary School Teachers taken at the University of Aveiro.
She has published five books and several other articles in specialized and well reconized magazines. She has been also a supervisor
on various thesis/projects/reports on master's and postgraduate courses, in the area of ¿¿Teacher Education and Special Education.
She is an Integrated Researcher at inED - Center for Research and Innovation in Education, a collaborating member at the Researcher
Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED), and at the Research Center of Paula Frassinetti
(CIPAF). She has been a member of the ESEPF Scientific Technical Council since 2018, and also a representative member of ESEPF
at the Work Hearings of ORSIES - Observatory of Social Responsibility and Higher Education Institutions, since 2017. Co-supervisor
of PhD in International Exchange PDSE-CAPES-MEC.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Gomes
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Gomes, Ana Maria Paula Marques
- Ana Gomes
- Ana Maria Gomes
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E511-341F-A6B9
- ORCID iD
- 0000-0002-2492-3112
Endereços de correio eletrónico
- ampaula@esepf.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 225573420 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Investigação Paula Frassinetti. Rua Gil Vicente 138-142, 4000-255, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.esepf.pt/index.php (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/09 - 2011/11
Concluído
|
Educación, Identidad y Futuro (Doutoramento)
Universidad de Jaén, Espanha
"ANÁLISIS E INCIDENCIA DE LOS FACTORES DE RESILIENCIA EN PADRES Y MADRES CON HIJOS, QUE BAJO EL CONSTRUCTO DE LA DIVERSIDAD,
SON ETIQUETADOS COMO DISCAPACITADOS: UNA PROPUESTA DE INTERVENCIÓN EN EL ÁMBITO SOCIOFAMILIAR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente cun Laude por Unanimidad |
1997 - 1998
Concluído
|
Estudos Superiores Especializados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
18 Valores |
1996 - 1998
Concluído
|
Màster En Logopèdia. Reabilitació Dels Transtorns Del Llenguage I de la Par (Mestrado)
Especialização em Problemáticas de Comunicação e Linguagem
Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha
"Intervenção Precoce na Criança com Paralisia Cerebral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Notable |
1996/06
Concluído
|
Pós-Graduação em Psicomotricidade - Núcleo de Estudos e Observação em Psicomotricidade, do Departamento de Educação Especial
e Reabilitação (Pós-Graduação)
Especialização em Psicomotricidade
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
|
1995 - 1996
Concluído
|
Curso de Especialização em Psicomotricidade - NEOPRAXIS (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Aprovado |
1995
Concluído
|
Bacharelato em Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15 Valores |
1981 - 1985
Concluído
|
Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Habilitação Específica em Educação Especial
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
|
17,3 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Investigador (Investigação) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/09 - 2003/07 | Especialista em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem | Unidade de Apoio à Educação de Alunos Surdos – UAEAS/ECAE de Ílhavo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09 - Atual | Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018 - Atual | Membro do Conselho Técnico Científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/01/03 - Atual | Intervenção Especializada em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem | Mindsenses - Especialidades Médicas e Serviços Terapeuticos, Portugal |
2010 - Atual | Gestora do Plano Estratégico da ESEPF | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2002 - Atual | Membro do CIPAF - Centro de Investigação de Paula Frassinetti | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
1996/09/03 - Atual | Intervenção Especializada em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem | ORIGENS DO SER-Centro Terapêutico Educacional e Bem Estar, Portugal |
2012/09 - 2015/06 | Diretora do Mestrado área Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2003/07 | Especialista em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem-CAE de Aveiro/DREC, Ministério da Educação | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação e Cultura, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09 - 2020/08 | PROJETO OTHUKUMANA | “Juntos II” – Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-escolar na Província do Niassa em Moçambique
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
FEC- Fundação. Fé e Cooperação
Concluído
|
2018 - 2019 | The Quality Education for All Project
Outra
Instituto Superior de Educação e Comunicação, São Tomé e Príncipe
|
The World Bank
Concluído
|
2011 - 2013 | Voluntariado: missão e dádiva
Investigador
|
Fundação Fé e Cultura (FEC)
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/05/05 | Perturbação do Espectro do Autismo ou apenas mais uma criança na sala de aula? | POR UMA ESCOLA INCLUSIVA: intervenção ao nível do autismo.
Projeto EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA. Sob o alto patrocínio da Primeira-Dama de Angola, em parceria com a Faculdade de Serviço
Social da Universidade de Luanda e a Escola Superior de Educação de paula Frassinetti (Luanda, Angola)
|
2019/06/28 | Tecnologia Assistiva: um Olhar Pedagógico para o Ensino de Ciências Acessível ao Estudante com Paralisia Cerebral. | I Simpósio Internacional em Tecnologias Assistivas.
Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (Niterói/Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019/03/21 | Promoção de uma cidadania Inclusiva | Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania
ESEPF (Porto, Portugal)
|
2019/02/27 | Educação Inclusiva | Seminário sobre Educação Inclusiva
Instituto Superior de Educação e Tecnologia (São Tomé, São Tomé e Príncipe)
|
2019/01/31 | Aquisição da Linguagem Oral/Escrita pela Criança com Paralisia Cerebral: Comunicação Alternativa na Perspectiva da Neuroeducação. | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. Tempos, Espaços e Artefactos em Educação. 31/janeiro, 1 e 2/fevereiro.Lisboa, 2019.
Instituto de educação-Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/09 | Oportunidades e Desafios na Perspetiva da Parceria Escola – Família | Seminário Passo a Passo – Refletir sobre a Deficiência
VALORIZA – Associação de Desenvolvimento Local, Amares (Amares, Portugal)
|
2015 | O Atendimento Educacional Especializado em Portugal | Videoconferência "O Atendimento Especializado em Portugal"
Centro Universitário La Salle (Canoas - RS - Brasil, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/27 - Atual | Os centros de apoio à aprendizagem e a sua operacionalização.
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - Atual | As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral. | |
2012 - Atual | Relatório de Estágio – Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/09/05 - 2020/07/19 | Potenciar a Intervenção Precoce na Infância através do trabalho colaborativo do Educador de Infância
Orientador
|
MESTRADO EM CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/05/15 - 2020/05/15 | O apoio educativo por parte do educador de infância junto das crianças prematuras numa unidade de neonatologia.
Orientador de Borges, Maria Gabriela Lemos Mota
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/09/04 - 2019/02/28 | O Ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: Discutindo a Formação Docente com Enfoque na Tecnologia Assistiva
Coorientador
|
Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES-FIOCRUZ) na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - Porto/Portugal (Doutoramento)
FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Brasil
|
2018/09 - 2019/02 | O Ensino de Ciências e a deficiência físico-motora: discutindo a Formação de professores e propondo atividades com enfoque
na Tecnologia Assistiva
Coorientador
|
Doutoramento Stricto Sensu em Ensino de Biociências e Saúde (Doutoramento)
FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Brasil
|
2014 - 2014 | O Início da Docência – Consciencialização e Afirmação da Profissionalidade
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Prática Profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Promoção da Aprendizagem Ativa em Contextos Educativos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Profissional Reflexivo como Fator de Excelência no Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Professor Generalista e a Prática Refletida
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Docente Generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso da aprendizagem
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A construção da Profissionalidade docente nos contextos do 1º e 2º CEB enquanto gestor da indisciplina e da diversidade
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A importância da prática na construção da profissionalização.
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Música na socialização de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: perspetivas de Educadores e Professores
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Transição da Escola para um Centro de Reabilitação na Trissomia 21 – Estudo de Caso
Orientador
|
|
2014 - 2014 | APPACDM & Seus Contributos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A importância da Supervisão Colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de Educação Especial
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | O profissional generalista: um percurso, um desafio, uma possibilidade de estabelecer "pontes"
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A intervenção pedagógica do docente generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Iniciação da profissionalidade do docente generalista em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A TRISSOMIA 21 E O IMPACTO NA FAMÍLIA
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A DOCÊNCIA ENQUANTO PAIXÃO: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE NO 1º E NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | ENSINAR, EDUCAR E APRENDER COMO DOCENTE DE DUPLA HABILITAÇÃO – EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE: A PONTE ENTRE O 1.º E O 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | PROFESSOR COMPETENTE - DA TEORIA À PRÁTICA
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | CONSTRUÇÃO DA PROFISSINALIDADE, UM ENSAIO INTERDISCIPLINAR E REFLEXIVO, RUMO À ESTREIA COMO DOCENTE GENERALISTA.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE: INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS EM CONTEXTOS DE 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | PRÁTICAS E INTECIONALIDADE EDUCATIVAS NO ENSINO DO 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Professor em busca da excelência na sua prática
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A utilização do livro adaptado no desenvolvimento da linguagem da criança com trissomia 21: perceções dos educadores de infância:
estudo de caso
Orientador
|
|
2012 - 2012 | De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Intervenção do profissional generalista na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Problematizar para Educar - O Papel da Reflexão na Construção da Profissionalização
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | "Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei"
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A Importância da Articulação Curricular entre o Pré-escolar e o !º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Articulação Curricular entre o Pré-Escolar e o 1º CEB - O papel do profissional generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Professor generalista – que caminho percorrer?
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A criança e a importância da intervenção pedagógica
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Aprendendo com as práticas vivenciadas nos estágios pedagógicos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | O percurso na realidade – Pré-Escolar e 1º Ciclo – o Início
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Um olhar sobre o professor generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | O Recurso à Musicoterapia como Apoio na Comunicação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Um Olhar sobre a educação Inclusiva dos Alunos com Trissomia 21
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Inclusão de crianças com Trissomia 21 no Ensino Regular
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Ferramenta da web 2.0, como potencializadora dos níveis de atenção/concentração, em crianças com Trissomia 21
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A Colaboração Pedagógica e a Inclusão da Criança com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental;
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Intervenção na Trissomia 21 e identidade social no grupo escolar – Estudo de Caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Em que medida a relação família/escola, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Trissomia 18, no
1º Ciclo do Ensino Básico?
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Evolução da linguagem na criança com trissomia 21
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | O contributo do método de Troncoso e del Cerro para a aprendizagem da leitura em crianças com dificuldades intelectuais e
desenvolvimentais
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A criança com Trissomia 21 e a linguagem : estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A Sexualidade na Deficiência Mental.
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | A Escrita e a Leitura na Trissomia 21 : um estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2007 - 2007 | A Música e a Criança com Distúrbios de Comunicação e Linguagem
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/03/21 - Atual | O Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania “O papel da Educação na Promoção da Cidadania” promoveu a reflexão sobre
o papel dos professores como educadores num sentido mais lato bem como a partilha de projetos pedagógicos concretos num arco
iris de multiculturalidade (do Brasil ate à Turquia) que enriqueceu a nossa visão das escolas como transformadoras da realidade. (2019/03/21)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/01 | Co-dinamizou o workshop “Pupils with SEN in mainstream schools – Portuguese practice and Special Education in Portugal”, no
dia 1 de julho de 2019, entre as 9h30 e as 12h30, no âmbito do curso Erasmus+ KA1 "Inclusive Schools for 21st Century”, organizado
pela 21Knowledge. (2019/07/01 - 2019/07/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/22 - Atual | II Jornadas de Educação em Creche Dia 22 de fevereiro 2022 | 16:00 às 19:00 (GMT+1) | Mesa 2 (das 17:30 às 19:00) Moderador: Brigite Silva Tema | Orador: A atenção ao desenvolvimento da criança na creche | Ana Paula Gomes – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
2013 - 2013 | INVESTIGAÇÃO DA RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS FAMILIARES QUE APRESENTAM FILHOS COM DEFICIÊNCIA
Conferência
|
III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade"
PIN - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/06/09 | Atitudes Educacionais face à inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo.
Arguente
|
Maria Teresa Vieira Lopes (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2020/01/23 | A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das Unidades de Ensino Estruturado
Arguente
|
Sandra Daniela Ferreira Barbosa (Doutoramento) |
2019/06/24 | DIGITAL SOCK: estudo e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais com ênfase em Interface Gestual, Análise do Movimento
e Interatividade
Arguente
|
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2019/02/05 | Professores em Serviço e em Formação na Região Norte de Portugal: Perspectivas sobre a Dislexia.
Arguente
|
Sandra do Sameiro da Silva Nobre (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02/05 | A relação entre a fluência e a compreensão na leitura em alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em risco de dislexia
Arguente
|
Paulo Eduardo Almeida Marinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | DIGITAL SOCK
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS COM ÊNFASE EM INTERFACE GESTUAL, ANÁLISE DO MOVIMENTO E INTERATIVIDADE
Vogal
|
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
2014 | A importância da Expressão Plástica para alunos com NEE: um olhar dos professores do 1º Ciclo | Susana Maria Brandão da Rocha (Outro) |
2014 | -(Pre)Ocupação com o Processo de Aprendizagem;2.Ana Rita Lopes Lourenço-Transformar Aprendizagens Ativas em Rotinas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Ana Patrícia Teixeira de Carvalho (Mestrado) |
2014 | Educar, Pesquisar e Entusiasmar: em busca de soluções personalizadas | Ângela Catarina Silva Alexandre (Mestrado) |
2014 | Construir Processos Educativos centrados no Interesse pela Aprendizagem | Filipa Rodrigues Freitas Machado (Mestrado) |
2014 | Criatividade e Crítica: Elementos Essenciais na Construção da Profissionalidade | Inês Ferreira Carvalho (Mestrado) |
2014 | A Interrogação como Fator Promotor de Sucesso na Aprendizagem | Joana Catarina de Carvalho Pires (Mestrado) |
2014 | Promover as Interações Sociais num Aluno com Perturbações do Espectro do Autismo | Isabel Maria Fernandes Simões Santos Marcelino (Mestrado) |
2013 | A Construção de um Profissional de Dupla Habilitação em Educação | Ana Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Profissional Generalista: Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Quais o s maiores desafios? | Joana Maria Costa Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Continuidade educativa – estabelecer pontes entre a Educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico | Mónica Alexandra Martins Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Uma abordagem reflexiva sobre a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: vários caminhos a percorrer | Cindy Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Apoio do Professor de Educação Especial na Síndrome de Asperger | Ana Maria Soares Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O Autismo e o Atraso Global de Desenvolvimento | António Miguel Correia (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Construção do Professor Generalista Enquanto Afirmação Plena da Profissionalidade Docente | Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Docente Generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos | Ana Rita da Silva Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Intervenção Pedagógica do Docente Generalista | Márcia Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A simbiose d educação - Aprender a ensinar, aprender a aprender em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Diana Filipa Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O docente generalista - Construção da profissionalização - Teorias e práticas | Ana Sofia Pinheiro Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Crescer a Par em Educação: os desafios da dupla profissionalização. | Marisa Augusta Moreira Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aprender numa relação dialógica sustentada pela ação | Lúcia de Jesus Vieira Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Construção da Profissionalização - A teoria e a prática na educação | Daniela Laura Vasconcelos Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Construção de um Profissional em Educação | Ana Raquel da Silva Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Profissional em Educação com Dupla Habilitação: A Educação como uma linha contínua! | Inês Fernandes da Ponte Moreira Paes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Prática Educativa em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Laura Sofia Sousa e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aprender a Refletir e a Avaliar para Aprender a Ensinar | Susana Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Educar para a Cooperação | Diana Luísa Costa Pimenta (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância | Inês Ribeiro Vasques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Professor de Dupla Habilitação: (Des)continuidades entre o 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico | Rita Patrícia Gomes Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A importância do brincar no jardim de infãncia | Joana Patrícia Carneiro Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A importância do Envolvimento Parental nos Projetos Lúdicos | Filipa Emanuel Coimbra Branco de Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O desenho e a competência comunicativa na criança com Síndrome de Asperger | Ana Rita Cordeiro Jesus (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Envolvimento familiar e autonomia na criança com síndrome de Asperger | Maria do Carmo Costa Gomes (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Ensinar, Aprender e Refletir - O caminho da Profissionalização | Tânia Margarida Fonseca Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O Educador de Infância e o Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contextos | Diana Patrícia Teixeira da Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Intervanção Educativa em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no panorama do perfil docente generalista | Diana Sofia da Silva Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Reptos à (re)construção da Identidade Profissional: Intervenção Educativa e Bem Comum | Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O PROFESSOR DE PERFIL MISTO - A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DIFERENTE | Mafalda Alves Calisto Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A BRINCAR TAMBÉM SE APRENDE | Cátia Sofia Carvalho Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O impacto da creche no desenvolvimento da criança - Um estudo de caso | Ana Sofia da Cruz Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Educando hoje com valores, para homens e mulheres de amanhã | Melissa Fontes Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Aprendendo os valores e Explorando a natureza | Mélanie Sandra Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Numerofonia, uma estratégia de inclusão da criança autista | Ângela Maria dos Santos Silva Macedo (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O contributo da Intervenção Precoce nas crianças com Espetro do Autismo | Ângela Maria Torres Coelho (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Contributo da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção da aprendizagem de uma criança com PHDA no 2º ciclo | Angélica Paula de Sousa Baldaia (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Aplicação do Aventuras 2 numa criança com síndrome de X-Frágil | Cristiana Alexandra Sousa de Oliveira (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perceções dos professores de educação Física frente à Inclusão de Alunos com Deficiências Motoras | Isabel Pires (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Variabilidade do comportamento da criança com PHDA em contexto escolar -estudo de caso | Joana Barbosa da Fonseca Fernandes (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Qual o impacto da sobredotação em irmãos gémeos? | Ana Isabel Leitão (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Saber & Educar (1647-2144) | Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti |
2017 - Atual | Revista Sensos-e (ISSN 2183-1432) | InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/03/13 - 2019/03/13 | Escola Inclusiva | Ação de Curta Duração (Outros) | Centro de Formação Júlio Resende, Portugal |
2019/01/19 - 2019/03/09 | Ação de Formação: Escola Inclusiva, Pedagogia Diferenciada | Departamento de Fromação em Educação Especial e Psicologia (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/04/27 - 2018/05/26 | Curso Modalidade Oficina de Formação " Metodologias da Escrita e da Leitura", | Oficina de Formação (Outros) | Agrupamento de Escola Nº1 de Loures, Portugal |
2014 - 2014 | Educação Especial: A Intervenção na Família e na Criança com NEE/Sobredotação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | Metodologia da Leitura e da Escrita | Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | O Atendimento a Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Conhecer para Intervir | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | CFAECIVOB, Portugal |
2013 - 2013 | Ação de Formação Metodologia da Escrita e da Leitura | Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2012 - 2012 | A Intervenção na Família e na Criança com Necessidades Educativas Especiais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2012 - 2012 | Conhecer para Intervir na Perturbações da Comunicação e Linguagem | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2000 - Atual | DISLEX _ Associação Portuguesa de Dislexia | |
1999 - Atual | Col.legi de Logopedas de Catalunya | |
2017/09/04 - 2021/07/30 | ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior | Membro Representante da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti nas Audições de trabalho. |