Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eduardo Roque dos Reis Falcão
Nomes de citação
- Falcão, Eduardo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E515-74B9-0B78
- ORCID iD
- 0000-0002-0798-1679
Endereços de correio eletrónico
- efalcao@ua.pt (Profissional)
Websites
- https://dufalcao.wordpress.com/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - História e Arqueologia - História
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Hindi | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Mestrado em História e Património (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Toda a gente virou fadista: ressonâncias do processo de patrimonialização do fado na cidade do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2010 - 2012
Concluído
|
Violão avançado (Graduado)
EMESP Tom Jobim, Brasil
|
|
2007
Concluído
|
Licenciatura em História (Licenciatura)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"O público da música de concerto em Campinas do século XIX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2010 | Investigador (Investigação) | Unesco, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Doutoramento | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2011 - 2017 | Professor particular de música | Autónomo, Brasil |
2013 - 2014 | Educador | Museu Casa Guilherme de Almeida, Brasil |
2010 - 2011 | Gerente da Livraria Ponto do Livro | Ponto do Livro, Brasil |
2006 - 2007 | Professor de História | Escola Estadual Prof. Hilton Federici, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - 2023/10 | Cancioneiros em Goa: Representações musicais do colonial ao digital
SFRH/BD/144797/2019
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Em curso
|
2018/03 - 2019/06 | A palavra cantada em Goa a partir da obra de Agapito de Miranda (cc 3.72.10)
BIM_INET - refª UID/EAT/00472/2013
Bolseiro de Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02 - 2024/01 | Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora.
PTDC/ART-PER/4405/2020
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Em curso
|
2007 - 2010 | História Geral da África em português
Bolseiro de Investigação
|
Unesco
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Interpretação musical |
|
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/18 | From the Manor Houses to the Digital Media. The Musical Repertoire of the Agapito de Miranda Collection (1911-1995) in the Face of Digital Musical Life in Goa. | 47th ICTM World Conference
International Council for Traditions of Music and Dance (Accra, Gana)
|
2022/10/21 | Unpublished musical manuscripts to a digital database. Representing music histories in post-colonial Goa, western India. | 24th Meeting of the Study Group on Historical Sources
International Council for Traditional Music (Tervuren, Bélgica)
|
2022/07/21 | Archiving through listening. The construction of Konkani Gramophone Records catalogue by Felix Correia and Franklin D'Souza | 46th ICTM World Conference
International Council for Traditional Music (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/13 | Quando o arquivo da história se torna a história do arquivo. O caso da obra manuscrita de Agapito de Miranda no pluriverso de práticas musicais de Goa. | Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
|
2021/10/21 | Manuscritos dos antepassados. A obra do goês Agapito de Miranda, digitalização e recirculação em suporte digital. | SIBE+21
Sociedad de Etnomusicologia (Aveiro, Portugal)
|
2021/01/13 | The Goan song collector Agapito de Miranda: Digital media and personal songbooks, new challenges for cultural representations. | Research Students' Conference
British Forum for Ethnomusicology and Royal Musical Association (Cambridge, Reino Unido)
|
2020/06/25 | Agapito de Miranda composer of memories. The notebooks of a song collector from XXth century Goa. | Research Summit
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/11/21 | O passado inquieto. Memórias musicais na Goa pós-colonial e a utilização de práticas de investigação partilhada em etnomusicologia. | Post-ip’19 – 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/11/14 | Caderno de Cantigas indianas. A construção de um cânone musical na Goa pós-colonial. | IX Encontro de Investigação em Música (ENIM 2019)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/01/21 | Agapito de Miranda the intimate ethnographer. A Goa's transport history from a nostalgic pespective. | Estado da Índia Colonial Periodic Press, Politics & Culture
Goa university (Panjim, Índia)
|
2018/09/13 | Everyone has became fadista. Ressonances of fado heritage process in Oporto city. | European Seminar in Ethnomusicology
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2018/08/20 | As ressonâncias da patrimonialização do Fado na cidade do Porto | Diálogos em Arte
UNESPAR (Curitiba, Brasil)
|
2018/05/17 | Agapito de Miranda criador de memórias. Os cadernos auto-etnográficos de um coletor de canções de Goa no século XX. | Goa: novos debates
ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/06 | Toda a gente virou fadista: ressonâncias do processo de patrimonialização do fado na cidade do Porto | Post-ip´17, 4.º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/09/13 | As ressonâncias da patrimonialização do Fado na cidade do Porto |
UNICEPE Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto (Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/10 - 2022/11/12 | XI ENIM 2022 - Encontro de Investigação em Música. Universidade de Aveiro. Secretariado (2022/11/10 - 2022/11/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/02/08 - 2019/02/08 | Disciplina: Lusosonia. Post-colonial cartographies on sounds and memories - Susana Sardo. Tópico: Lusosonia. Music and Sound in Brazil - Eduardo Falcão | Cunha Rivara Chair (Master) | Goa University, Índia |
2018/01/19 - 2018/01/19 | Disciplina: Lusosonia. Post-colonial cartographies on sounds and memories - Susana Sardo. Tópico: Lusosonia. Music and Sound in Brazil - Eduardo Falcão | Cunha Rivara Chair (Master) | Goa University, Índia |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/24 - 2023/05/25 | Membro da comissão executiva do 3rd Conference of the Portuguese ICTM National Committee: Open Science, Digital Archives,
and Institutional Repositories: Contemporary Challenges in Ethnomusicology.
Membro
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |